Sunteți pe pagina 1din 4

7 aula 15.5.09 CONT. CONTRIBUIES SOCIAIS 3.

. CONTRIBUIO DO EMPREGADOR, EMPRESA OU ENTIDADE A ELA EQUIPARADA SOBRE O LUCRO As alquotas sobre o lucro lquido podem ser de: - 15% para entidades seguradoras e demais institui !es "inanceiras# e - 9% para as demais institui !es em geral. Art 1$9# %&' da ()*++ n,o -. a incid/ncia de contribui ,o sobre as receitas decorrentes de e0porta ,o. A () dita que a imunidade se aplica em rela ,o 1s receitas decorrentes de e0porta ,o. Assim# n,o podem ser cobradas a (2)345 e o 635*6A576. A discuss,o atual pendente no 58) 9 se essa contribui ,o se aplica ou n,o sobre o 635*6A576 e sobre a (2)345. 70istem# atualmente# no 58)# duas lin-as de pensamento: - a imunidade n,o incide sobre o lucro. 4,o e0iste imunidade sobre o lucro. Argumento baseado na literalidade da constitui ,o# pois a () "ala em :receita; e n,o em :lucro;. A imunidade est. restrita apenas a receita para esse entendimento. - a imunidade desse art se aplica tanto 1 contribui ,o sobre a receita quanto 1 contribui ,o sobre o lucro. 5e a receita so"reu desonera ,o# com muito mais ra<,o de=e-se desonerar o lucro a "im de incenti=ar as e0porta !es. A interpreta ,o# nesses termos# 9 teleol>gica. 4. CONTRIBUIO DOS TRABALHADORES E DEMAIS SEGURADOS Art 195# 33 ()*++ incide sobre o sal.rio de contribui ,o. A base de c.lculo da contribui ,o do segurado 9 o 5(. Exce ! "e#$%&' e"(ec)&* 2 ?nico segurado que n,o paga a sua contribui ,o sobre o 5( 9 o segurado especial. 2 5(# em regra# 9 uma grande<a de periodicidade mensal. 2 segurado especial @pequeno trabal-ador rural# pescador artesanalA e0erce sua ati=idade indi=idualmente ou em regime de economia "amiliar. (omo sua renda est. atrelada 1 col-eita ou produ ,o# n,o 9 poss=el tribut.-lo sobre sua contribui ,o mensal. Biante dessas peculiaridades# e =isando atender ao p. da equidade na participa ,o do custeio# para ele# a contribui ,o incide sobre a receita bruta decorrente da comerciali<a ,o de sua produ ,o. Assim# sua contribui ,o tb 9 substituti=a. A*+,$ -&" '&" c .-%)/$)0e" ' " -%&/&*1&' %e" e 'e2&)" "e#$%&' " As alquotas s,o =ari.=eis. E2(%e#&' ", &3$*" " e ' 24"-)c " 6ara os empregados# a=ulsos e dom9sticos as alquotas =ariam# con"orme a "ai0a salarial# entre as seguintes alquotas: +# 9 ou 11%. Cuanto maior o sal.rio# maior a alquota. 6. progressi=idade. C .-%)/$).-e ).')3)'$&* Cuanto ao contribuinte indi=idual a alquotas podem ser: - &0% quando "or respons.=el pelo pr>prio recol-imento da contribui ,o. 70: m9dico que presta ser=i os em sua clnica para 6).

- 11% quando prestar ser=i os 1 6D ou equiparado 1 6D. 70: m9dico que presta ser=i os em -ospital. 7ssa desigualdade n,o seria o"ensi=aE 7ntende-se que -. uma poltica de remunera ,o no sentido que o -ospital paga &0% sobre os ser=i os prestados pelos contribuintes indi=iduais e 11% sobre a remunera ,o do prestador de ser=i o. 2u seFa# nesse caso# incide duas tributa !es de di"erentes "ormas. Se#$%&' 5&c$*-&-)3 2 segurado "acultati=o tem# em regra# alquota de &0% sobre o 5(. P*&. ")2(*)5)c&' 'e (%e3)'6.c)& " c)&* 7 PSPS 2 contribuinte indi=idual e o contribuinte "acultati=o podem aderir ao plano simpli"icado de pre=id/ncia social. 4esse caso# as regras s,o di"erentes das acima postas. 7sse plano tem origem na ()*++ que pre=iu o sistema especial de inclus,o pre=idenci.ria. Art &01# %1&' ()*++ que tem como obFeti=o: "acilitar o acesso ao sistema pre=idenci.rio aos trabal-adores de bai0a renda. Art &1# %&' da Gei +&1& pre=/ o 6565# que regulamentou o dispositi=o constitucional acima disposto. Hene"cio: gerar uma alquota redu<ida de 11%. Iiu-se que# pela sistem.tica tradicional# a alquota do contribuinte indi=idual que trabal-a por conta pr>pria e do contribuinte "acultati=o 9 de &0%. Cuem adere a esse plano ter. alquota signi"icati=amente in"erior de 11%. 6ossibilita-se assim o acesso 1 25 com alquota in"erior. 6or9m# aderindo a esse plano# a pessoa s> poder. receber bene"cios com =alor m.0imo de um sal.rio mnimo. Ademais# e0istem algumas limita !es sob o ponto de =ista proteti=o. Aderindo ao 6565# o contribuinte n,o ter. direito a receber: aposentadoria por tempo de contribui ,o# aposentadoria especial# au0lio acidente e sal.rio-"amlia. A op ,o pelo 6lano 5impli"icado pode ser "eita a qualquer tempo. 6or9m# aderindo a ele# estar-se-. renunciando aos bene"cios acima postos. J poss=el retornar 1 sistem.tica tradicional @reFeitar a ades,o ao 6565# arrependerseA. 6ara tanto# o contribuinte de=er. "a<er a complementa ,o da contribui ,o# ou seFa# de=er. pagar a di"eren a de 9%# que dei0ou de recol-er# para que possa computar esse perodo como tempo de ser=i o para "ins de aposentadoria. 8. CONTRIBUIO SOBRE A RECEITA DE CONCURSOS DE PROGN9STICOS :PR;MIOS DA LOTERIA< Art 195 ()*++ parte do pr/mio recebido em loterias direciona-se a essa contribui ,o. =. CONTRIBUIO DO IMPORTADOR DE BENS E SER>IOS DO E?TERIOR Art 195 ()*++# includa pela K( $1*0L. 8ra< como "inalidade a onera ,o ainda maior da importa ,o# a "im de e=it.-la. A "inalidade dessa contribui ,o# portanto# 9 arrecadat>ria e e0tra"iscal. 2bs. 3mportante. A (6M) era contribui ,o para a seguridade social# mas n,o "oi prorrogada. OUTRAS RECEITAS DA SEGURIDADE SOCIAL A%- @A '& Le) B@C@
Lei 8212. 27. Constituem outras receitas da Seguridade Social: I - as multas, a atualizao monetria e os uros morat!rios"

5e uma empresa n,o cumpre as obriga !es pre=idenci.rias suFeita-se a essas san !es.
II - a remunerao rece#ida $or ser%ios de arrecadao, &iscalizao e co#rana $restados a terceiros" III - as receitas $ro%enientes de $restao de outros ser%ios e de &ornecimento ou arrendamento de #ens" I' - as demais receitas $atrimoniais, industriais e &inanceiras" ' - as doa(es, legados, su#%en(es e outras receitas e%entuais" 'I - )*+ dos %alores o#tidos e a$licados na &orma do $argra&o ,nico do art. 2-. da Constituio /ederal"

Art &$L ()*++ receita da desapropria ,o em ra<,o do plantio de plantas psicotr>picas =,o para seguridade social.
'II - -*+ do resultado dos leil(es dos #ens a$reendidos $elo 0e$artamento da 1eceita /ederal" 'III - outras receitas $re%istas em legislao es$ec2&ica. 3 ,nico. 4s com$an5ias seguradoras 6ue mant7m o seguro o#rigat!rio de danos $essoais causados $or %e2culos automotores de %ias terrestres, de 6ue trata a Lei n8 9.1:-, de dezem#ro de 1:7-, de%ero re$assar ; Seguridade Social )*+ do %alor total do $r7mio recol5ido e destinado ao Sistema <nico de Sa,de-S=S, $ara custeio da assist7ncia m>dico-5os$italar dos segurados %itimados em acidentes de tr?nsito.

6arte do B6AI8 custeia a seguridade social - sa?de. C .-%)/$)0e" & -e%ce)% " ! &%- @A, II '& Le) B@C@ Art &$0 e &1&# %5' da ()*++. (ontribui !es destinadas a outras pessoas que n,o seFa a seguridade social. 7sses terceiros podem ser: entidades pri=adas que constituem o 5istema 5 @57(5 57HKA7# etcA e entidades p?blicas @34(KA# )undo 4acional de Besen=ol=imento da 7duca ,oA.
C/. 2-*. /icam ressal%adas do dis$osto no art. 1:) as atuais contri#ui(es com$uls!rias dos em$regadores so#re a &ol5a de salrios, destinadas ;s entidades $ri%adas de ser%io social e de &ormao $ro&issional %inculadas ao sistema sindical. C/@88. 212. 3)8 4 educao #sica $,#lica ter como &onte adicional de &inanciamento a contri#uio social do salrio-educao, recol5ida $elas em$resas na &orma da lei. A1edao BC ).@*9C

C .-%)/$) (&%&

INCRA

4ature<a Furdica 58D: contribui ,o de inter=en ,o no domnio econNmico. 2 34(KA 9 >rg,o respons.=el pela desapropria ,o. A desapropria ,o 9 uma "orma de inter=en ,o do estado no domnio econNmico# por isso# entende-se tratar de (3B7. D$.' .&c) .&* 'e 'e"e.3 *3)2e.- '& e'$c& ! DNDE 4ature<a Furdica 58): contribui ,o social geral. OPeralQ pq n,o se destina 1 seguridade social# apesar de ser contribui ,o social# posto que se destina 1 educa ,o. 5. 7L& 58).
7.2 SD/. E constitucional a co#rana da contri#uio do salrio-educao, se a so# a Carta de 1:9:, se a so# a C/ de 1:88, e no regime da Lei n. :.-2-@:9.

)onte de custeio sal.rio educa ,o. 5al.rio educa ,o n,o 9 bene"cio# mas# sim# uma contribui ,o social geral que "inancia o )4B7. C .-%)/$)0e" (&%& S)"-e2& S 4ature<a Furdica duas correntes: 1 - contribui ,o de interesse das categorias pro"issionais e econNmicas.

& - contribui ,o social geral. Apesar de "inanciar o 5istema 5# esse cont9m institui !es que prestam ser=i o a toda comunidade. Cualquer pessoa poder. ser bene"iciada pelas ati=idades dessas institui !es. 2 bene"cio n,o se destina a apenas uma categoria econNmica. A%%ec&'& 7ssas contribui !es acima s,o direcionadas a terceiros# mas quem arrecada essas contribui !es 9 o 6oder 6?blico @por meio da K)HA. 6elo ser=i o de arrecada ,o# -. uma remunera ,o de L#5% sobre as contribui !es para o 5istema 5 e para o 34(KA e de 1% nas contribui !es para o )4B7. 7ssa arrecada ,o destina-se 1 seguridade social. Mesmo assim# 9 poss=el a e0ist/ncia de con=/nio entre o 6oder 6?blico e essas institui !es para que a pr>pria institui ,o "a a a arrecada ,o. As contribui !es sobre terceiros incidem sobre a "ol-a de remunera ,o. 6or9m# e0istem algumas e0ce !es: - contribui ,o para o 574AK @ser=i o nacional de aprendi<agem ruralA incide sobre a receitaR - 5758*574A8 @ser=i o nacional de transporteA.

S-ar putea să vă placă și