Sunteți pe pagina 1din 50

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS

S PROFESSOR: SRGIO MENDES

Aula 3
ENDIVIDAMENTO PBLICO

Ol amigos! Como bom estar aqui!

Conta-se que um fazendeiro, dono de excelentes cavalos de muita valia nos trabalhos de sua propriedade rural recebeu um dia a notcia de que o preferido dele, um alazo forte e muito bonito, havia cado num poo abandonado. O capataz que lhe trouxe a m notcia estava desolado porque o poo era muito fundo e pouco largo e no havia como tirar o animal de l, apesar de todos os esforos dos pees da fazenda. O fazendeiro foi at o local, tomou tento da situao e concordou com seu capataz: no havia mais o que fazer, embora o animal no estivesse machucado. No achou que valia a pena resgat-lo, ia ser demorado e custaria muito dinheiro. J que est no buraco - disse ao capataz - voc acabe de enterr-lo, jogando terra em cima dele. Virou as costas, preocupado com seus negcios, e os pees de imediato comearam a cumprir a sua ordem. Cinco homens, sob o comando do capataz, atiravam terra dentro do buraco, em cima do cavalo. A cada pazada, o alazo se sacudia todo e a terra ia-se depositando no fundo do poo seco. Os homens ficaram admirados com a esperteza do animal: a terra ia enchendo o poo e o cavalo subindo em cima dela! No demorou muito e o animal j estava com a cabea aparecendo na sada do poo; mais algumas pazadas de terra e ele saltou fora, sacudindo-se e relinchando, feliz.

Caro estudante, no aceite a terra que os pessimistas possam vir a jogar sobre voc! Tenha confiana, estude, se esforce, acredite e aproveite para subir nessa terra cada vez mais! Quando pensarem que voc no tem chances, a sua aprovao ser ainda mais espetacular!

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES Nesta aula estudaremos o Endividamento Pblico: Dvida Pblica: Definies, Competncias, Limites, Reconduo e Excees. Operaes de Crdito: Regras Gerais e Operaes de Crdito por Antecipao de Receita Oramentria. Vedaes. Banco Central do Brasil: Operaes na LRF. Garantia e Contragarantia.

1. DVIDA PBLICA

1.1 Definies

A dvida pblica a decorrncia natural dos emprstimos. So consideradas fundamentais para o equilbrio entre receitas e despesas, em virtude de seu potencial para causar danos s contas pblicas. O assunto to importante que o art. 34 da CF/1988 dispe que a Unio no intervir nos Estados nem no Distrito Federal, exceto, entre outros motivos, para reorganizar as finanas da unidade da Federao que suspender o pagamento da dvida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de fora maior; ou deixar de entregar aos Municpios receitas tributrias fixadas na Constituio, dentro dos prazos estabelecidos em lei. A Lei de Responsabilidade Fiscal estabeleceu regras mais rgidas para o endividamento pblico, at mesmo redefinindo conceitos da Lei 4.320/1964 e do Decreto 93.872/1986. A LRF adota no art. 29 as definies relacionadas ao crdito pblico e ao endividamento.

A dvida pblica consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. Tambm ser includa na dvida pblica consolidada da Unio a relativa emisso de ttulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil e as operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES Ainda, para fins de aplicao dos limites ao endividamento, os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos integram a dvida consolidada. Os precatrios so pagamentos devidos pelas Fazendas Pblicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentena judicial. Decorrem de situaes em que a administrao no reconhece uma dvida na esfera administrativa e o credor ingressa com uma ao no Poder Judicirio. Em caso de vitria do credor, haver um procedimento diferenciado para o pagamento, j que os bens pblicos so impenhorveis.

A dvida pblica mobiliria a dvida pblica representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios. uma especificao da dvida consolidada geral para que ocorra um maior controle. Caiu na prova: 1) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) A dvida pblica mobiliria representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, estados e municpios. J a dvida pblica consolidada ou fundada consiste no montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses.

A dvida pblica consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. A dvida pblica mobiliria a dvida pblica representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios. Resposta: Certa

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES Considera-se operao de crdito o compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros. Equiparam-se operao de crdito a assuno, o reconhecimento ou a confisso de dvidas pelo ente da Federao, sem prejuzo do cumprimento das exigncias dos arts. 15 e 16 da LRF, relacionados gerao de despesa.

A concesso de garantia corresponde a compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada.

O refinanciamento da dvida mobiliria corresponde emisso de ttulos para pagamento do principal acrescido da atualizao monetria. O refinanciamento do principal da dvida mobiliria no exceder, ao trmino de cada exerccio financeiro, o montante do final do exerccio anterior, somado ao das operaes de crdito autorizadas no oramento para este efeito e efetivamente realizadas, acrescido de atualizao monetria. Nas restries s despesas de pessoal, se no alcanada a reduo no prazo estabelecido, e enquanto perdurar o excesso, o ente no poder contratar, entre outros, operaes de crdito, ressalvadas as destinadas ao

refinanciamento da dvida mobiliria e as que visem reduo das despesas com pessoal.

A Resoluo do Senado Federal 43/2001 acrescenta que a dvida consolidada lquida a dvida pblica consolidada deduzidas as

disponibilidades de caixa, as aplicaes financeiras e os demais haveres financeiros.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES Caiu na prova: 2) (CESPE - Analista Administrativo - ANATEL - 2009) O refinanciamento da dvida mobiliria corresponde emisso de ttulos para pagamento do principal, no includos a atualizao monetria e os juros, e se limita, ao final de cada exerccio, ao montante existente no exerccio anterior. O refinanciamento da dvida mobiliria corresponde emisso de ttulos para pagamento do principal, acrescido da atualizao monetria, e se limita, ao final de cada exerccio, ao montante existente no exerccio anterior somado ao das operaes de crdito autorizadas no oramento para este efeito e efetivamente realizadas, acrescido de atualizao monetria. Resposta: Errada

1.2 Competncias

Sobre o montante da dvida pblica brasileira, a CF/1988 atribuiu competncias ao Congresso Nacional e separadamente ao Senado Federal. Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, dispor sobre matria financeira, cambial e monetria, instituies financeiras e suas operaes; bem como sobre moeda, seus limites de emisso, e montante da dvida mobiliria federal.

Compete privativamente ao Senado Federal: autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios; fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; dispor sobre limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Pblico federal;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES dispor sobre limites e condies para a concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno; estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

1.3 Limites ao endividamento

Os limites para a dvida pblica, operaes de crdito e concesso de garantia sero fixados em percentual da receita corrente lquida para cada esfera de governo e aplicados igualmente a todos os entes da Federao que a integrem, constituindo, para cada um deles, limites mximos. Para fins de verificao do atendimento do limite, a apurao do montante da dvida consolidada ser efetuada ao final de cada quadrimestre. Exceo se d para os municpios com populao inferior a cinquenta mil habitantes, que podem usufruir de regras especiais de aplicao das determinaes constantes na LRF, entre as quais se inclui a apurao semestral dos limites da dvida consolidada. A mesma exceo ocorre na apurao das despesas com pessoal.

Sero estabelecidos pelo Senado Federal por proposta do Chefe do Poder Executivo da Unio: limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, Estados e Municpios e de limites e condies relativos s operaes de crdito externo e interno da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Pblico federal; concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno e montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

Os limites para o montante da dvida mobiliria federal sero estabelecidos pelo Congresso Nacional, mediante projeto de lei encaminhado pelo Chefe do Poder Executivo da Unio.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES As propostas tambm podero ser apresentadas em termos de dvida lquida, evidenciando a forma e a metodologia de sua apurao. Sempre que alterados os fundamentos das propostas enviadas ao Senado Federal ou ao Congresso Nacional, em razo de instabilidade econmica ou alteraes nas polticas monetria ou cambial, o Presidente da Repblica poder encaminhar solicitao de reviso dos limites. As propostas enviadas e suas alteraes contero: demonstrao de que os limites e condies guardam coerncia com as normas estabelecidas na LRF e com os objetivos da poltica fiscal; estimativas do impacto da aplicao dos limites a cada uma das trs esferas de governo; razes de eventual proposio de limites diferenciados por esfera de governo; metodologia de apurao dos resultados primrio e nominal.

Caiu na prova: 3) (CESPE - Tcnico de Oramento - MPU - 2010) Os limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio e para o montante da dvida mobiliria federal devem ser fixados, em percentual da receita corrente lquida, para cada esfera de governo.

Os limites para a dvida pblica, operaes de crdito e concesso de garantia sero fixados em percentual da receita corrente lquida para cada esfera de governo e aplicados igualmente a todos os entes da Federao que a integrem, constituindo, para cada um deles, limites mximos. Resposta: Certa

1.4 Reconduo da dvida aos limites

Consoante o art. 31 da LRF, se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES pelo menos 25% no primeiro.

Enquanto perdurar o excesso, o ente que nele houver incorrido se submeter s seguintes sanes: I estar proibido de realizar operao de crdito interna ou externa, inclusive por antecipao de receita, ressalvado o refinanciamento do principal atualizado da dvida mobiliria. Tais restries so aplicadas imediatamente se o montante da dvida exceder o limite no primeiro quadrimestre do ltimo ano do mandato do Chefe do Poder Executivo. II obter resultado primrio necessrio reconduo da dvida ao limite, promovendo, entre outras medidas, limitao de empenho.

Vencido o prazo para retorno da dvida ao limite, e enquanto perdurar o excesso, o ente ficar tambm impedido de receber transferncias voluntrias da Unio ou do Estado. Ressalto que, para fins da aplicao das sanes de suspenso de transferncias voluntrias constantes da LRF, excetuam-se aquelas relativas a aes de educao, sade e assistncia social. As normas sero observadas nos casos de descumprimento dos limites da dvida mobiliria e das operaes de crdito internas e externas. Caiu na prova: 4) (CESPE - TFCE - TCU - 2009) Se um municpio, ao final do primeiro quadrimestre de 2009, tiver ultrapassado o limite da sua dvida consolidada em R$ 600 milhes, isso significar que, at o final de agosto, ele dever reduzi-la em R$ 200 milhes, sob pena de ficar impedido de receber transferncias voluntrias a partir de setembro.

Consoante o art. 31 da LRF, se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro. Logo, se um municpio, ao final do primeiro quadrimestre, tiver ultrapassado o

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES limite da sua dvida consolidada em R$ 600 milhes, isso significar que, at o final de agosto (primeiro quadrimestre aps a ultrapassagem do limite), ele dever reduzi-la em no mnimo R$ 150 milhes, pois o excedente deve ser reduzido em pelo menos 25% no primeiro quadrimestre subsequente. Resposta: Errada

1.5 Excees aos prazos para reconduo da dvida aos limites

Estas so as excees aos prazos do art. 31 da LRF para reconduo da dvida aos limites:

Suspenso: na ocorrncia de calamidade pblica reconhecida pelo Congresso Nacional, no caso da Unio, ou pelas Assembleias Legislativas, na hiptese dos Estados e Municpios; e em caso de estado de defesa ou de stio decretado na forma da constituio, enquanto perdurar a situao, sero suspensas a contagem dos prazos e as disposies estabelecidas no artigo.

Duplicao: j em caso de crescimento real baixo ou negativo do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, regional ou estadual por perodo igual ou superior a quatro trimestres, os prazos do artigo sero duplicados. Entende-se por baixo crescimento a taxa de variao real acumulada do PIB inferior a 1%, no perodo correspondente aos quatro ltimos trimestres.

Ampliao: ainda, na hiptese de se verificarem mudanas drsticas na conduo das polticas monetria e cambial, reconhecidas pelo Senado Federal, o prazo poder ser ampliado em at quatro quadrimestres. Caiu na prova: 5) (CESPE - Planejamento e Execuo Oramentria - Min. da Sade - 2008) Se, em determinado estado da Federao, o crescimento do produto interno bruto tiver permanecido, por doze meses, inferior a 1% e a dvida consolidada desse estado tiver excedido, nesse perodo, os limites estabelecidos pelo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES Senado Federal, ento o prazo para reconduo da dvida ao seu respectivo limite ser de vinte e quatro meses.

Estamos diante de um caso de necessidade de duplicao de prazo, pois o crescimento do produto interno bruto permaneceu, por doze meses, inferior a 1%. Se a dvida consolidada desse estado tiver excedido, nesse perodo, os limites estabelecidos pelo Senado Federal, ento o prazo para reconduo da dvida ao seu respectivo limite passar de trs para seis quadrimestres, ou seja, ser de vinte e quatro meses. Resposta: Certa 2. OPERAES DE CRDITO 2.1 Regras gerais para as operaes de crdito

O Ministrio da Fazenda verificar o cumprimento dos limites e condies relativos realizao de operaes de crdito de cada ente da Federao, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente. O ente interessado formalizar seu pleito fundamentando-o em parecer de seus rgos tcnicos e jurdicos, demonstrando a relao custo-benefcio, o interesse econmico e social da operao e o atendimento das seguintes condies: I existncia de prvia e expressa autorizao para a contratao, no texto da lei oramentria, em crditos adicionais ou lei especfica; II incluso no oramento ou em crditos adicionais dos recursos provenientes da operao, exceto no caso de operaes por antecipao de receita; III observncia dos limites e condies fixados pelo Senado Federal; IV autorizao especfica do Senado Federal, quando se tratar de operao de crdito externo; V atendimento da regra de ouro (inciso III do art. 167 da CF/1988); VI observncia das demais restries estabelecidas na LRF.

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES Ateno: os contratos de operao de crdito externo no contero clusula que importe na compensao automtica de dbitos e crditos.

A instituio financeira que contratar operao de crdito com ente da Federao, exceto quando relativa dvida mobiliria ou externa, dever exigir comprovao de que a operao atenda s condies e limites estabelecidos. A operao realizada com infrao do disposto na LRF ser considerada nula, procedendo-se ao seu cancelamento, mediante a devoluo do principal, vedados o pagamento de juros e demais encargos financeiros. Se a devoluo no for efetuada no exerccio de ingresso dos recursos, ser consignada reserva especfica na lei oramentria para o exerccio seguinte. Enquanto no efetuado o cancelamento, a amortizao, ou constituda a reserva, aplicam-se as sanes previstas nos incisos do 3.o do art. 23 (as mesmas para despesas com pessoal). Tambm se constituir reserva, no montante equivalente ao excesso, se no atendido o disposto na LRF sobre a regra de ouro.

2.2 Das operaes de crdito por antecipao de receita oramentria

Um tipo destacado de operao de crdito a que ocorre por antecipao de receita oramentria (ARO). Em geral, o primeiro contato com o termo acontece quando se estuda o princpio oramentrio da exclusividade, previsto na CF/1988, pois ele determina que a lei oramentria no poder conter matria estranha previso das receitas e fixao das despesas. Exceo se d para as autorizaes de crditos suplementares e operaes de crdito, inclusive por ARO.

De acordo com o art. 7. da Lei 4.320/1964: Art. 7. A Lei de Oramento poder conter autoriza o ao Executivo para: II Realizar em qualquer ms do exerccio financeiro, operaes de crdito por antecipao da receita, para atender a insuficincias de caixa.

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES De acordo apenas com a Lei 4.320/1964, a LOA poder conter autorizao ao Executivo para realizar em qualquer ms do exerccio financeiro, operaes de crdito por antecipao da receita, para atender a insuficincias de caixa.

No entanto, esse dispositivo foi parcialmente prejudicado e deve ter sua leitura combinada com a LRF, por ser esta mais restritiva. Segundo o art. 38 da LRF, a operao de crdito por antecipao de receita destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro e cumprir as exigncias para as operaes de crdito (tpico anterior) e as seguintes: I realizar-se- somente a partir do dcimo dia do incio do exerccio; II dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano; III no ser autorizada se forem cobrados outros encargos que no a taxa de juros da operao, obrigatoriamente prefixada ou indexada taxa bsica financeira, ou que vier a esta substituir; IV estar proibida enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada, bem como no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

As operaes de crdito por antecipao de receita oramentria no sero computadas para efeito do que dispe a regra de ouro, desde que liquidadas com juros e outros encargos incidentes, at o dia 10 de dezembro de cada ano. As operaes de crdito por antecipao de receita realizadas por Estados ou Municpios sero efetuadas mediante abertura de crdito junto instituio financeira vencedora em processo competitivo eletrnico promovido pelo Banco Central do Brasil, o qual manter um sistema de acompanhamento e controle do saldo do crdito aberto e, no caso de inobservncia dos limites, aplicar as sanes cabveis instituio credora.

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES Caiu na prova: 6) (CESPE - Administrador - Ministrio dos Esportes - 2008) Nos ltimos dezoito meses do mandato do chefe do Poder Executivo, o ente respectivo da Federao est proibido de realizar qualquer tipo de operao de crdito por antecipao de receita.

A operao de crdito por ARO estar proibida no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. Resposta: Errada

3. VEDAES

Vamos falar das vedaes previstas na LRF. Segundo o art. 34 da LRF, o Banco Central do Brasil no emitir ttulos da dvida pblica a partir de dois anos aps a publicao da LRF, o que significa que tal determinao j est produzindo efeitos h vrios anos. Consoante o art. 35, vedada a realizao de operao de crdito entre um ente da Federao, diretamente ou por intermdio de fundo, autarquia, fundao ou empresa estatal dependente, e outro, inclusive suas entidades da administrao indireta, ainda que sob a forma de novao, refinanciamento ou postergao de dvida contrada anteriormente. Essa vedao no impede Estados e Municpios de comprar ttulos da dvida da Unio como aplicao de suas disponibilidades. Excetuam-se da vedao citada as operaes entre instituio financeira estatal e outro ente da Federao, inclusive suas entidades da administrao indireta, que no se destinem a financiar, direta ou indiretamente, despesas correntes; e a refinanciar dvidas no contradas junto prpria instituio concedente.

Segundo o art. 36, proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES beneficirio do emprstimo. Essa vedao no probe instituio financeira controlada de adquirir, no mercado, ttulos da dvida pblica para atender investimento de seus clientes, ou ttulos da dvida de emisso da Unio para aplicao de recursos prprios.

Ainda, de acordo com o art. 37, I a IV, da LRF: Art. 37. Equiparam-se a operaes de crdito e esto vedados: I captao de recursos a ttulo de antecipao de receita de tributo ou contribuio cujo fato gerador ainda no tenha ocorrido, sem prejuzo do disposto no 7.o do art. 150 da Constituio; II recebimento antecipado de valores de empresa em que o Poder Pblico detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislao; III assuno direta de compromisso, confisso de dvida ou operao assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou servios, mediante emisso, aceite ou aval de ttulo de crdito, no se aplicando esta vedao a empresas estatais dependentes; IV assuno de obrigao, sem autorizao oramentria, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e servios. O inciso I acima faz referncia ao 7.o do art. 150 da CF/1988, o qual dispe que a lei poder atribuir a sujeito passivo de obrigao tributria a condio de responsvel pelo pagamento de imposto ou contribuio, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituio da quantia paga, caso no se realize o fato gerador presumido.

Caiu na prova: 7) (CESPE - Contador - Ministrio dos Esportes - 2008) proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo.

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES Segundo o art. 36 da LRF, proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. Resposta: Certa

4. BANCO CENTRAL DO BRASIL

4.1 BACEN e suas operaes na LRF

O Banco Central do Brasil (BACEN), criado pela Lei 4.595, de 31.12.1964, uma autarquia federal, vinculada ao Ministrio da Fazenda, que tem por misso assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro slido e eficiente. No se confunde com o Banco do Brasil S.A. (BB), que uma instituio financeira constituda na forma de sociedade de economia mista. Quanto s operaes com o Banco Central do Brasil, a LRF dispe que nas suas relaes com ente da Federao, o BACEN est sujeito s vedaes do art. 35 (estudamos no tpico sobre vedaes) e s seguintes: emisso de ttulos da dvida pblica; compra de ttulo da dvida, na data de sua colocao no mercado. S poder comprar diretamente ttulos emitidos pela Unio para refinanciar a dvida mobiliria federal que estiver vencendo na sua carteira. Ainda, tal operao dever ser realizada taxa mdia e condies alcanadas no dia, em leilo pblico; permuta, ainda que temporria, por intermdio de instituio financeira ou no, de ttulo da dvida de ente da Federao por ttulo da dvida pblica federal, bem como a operao de compra e venda, a termo, daquele ttulo, cujo efeito final seja semelhante permuta. No se aplica ao estoque de Letras do Banco Central do Brasil, Srie Especial, existente na carteira das instituies financeiras, que pode ser refinanciado mediante novas operaes de venda a termo;

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES concesso de garantia.

vedado ao Tesouro Nacional adquirir ttulos da dvida pblica federal existentes na carteira do Banco Central do Brasil, ainda que com clusula de reverso, salvo para reduzir a dvida mobiliria. O Tribunal de Contas da Unio acompanhar o cumprimento de tal vedao e da determinao que o BACEN s poder comprar diretamente ttulos emitidos pela Unio para refinanciar a dvida mobiliria federal que estiver vencendo na sua carteira, bem como que a operao dever ser realizada taxa mdia e condies alcanadas no dia, em leilo pblico.

Caiu na prova: 8) (CESPE - Tcnico Administrativo - MPU - 2010) Cabe ao MPU acompanhar a legalidade das operaes com ttulos pblicos realizadas entre a Unio e o BACEN.

Cabe ao Tribunal de Contas Unio - TCU acompanhar a legalidade das operaes com ttulos pblicos realizadas entre a Unio e o BACEN. Resposta: Errada

4.2 Outras consideraes sobre o BACEN

A competncia da Unio para emitir moeda ser exercida exclusivamente pelo banco central.

vedado ao banco central conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer rgo ou entidade que no seja instituio financeira. No entanto, o BACEN poder comprar e vender ttulos de emisso do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros.

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES Integraro as despesas da Unio, e sero includas na LOA, as despesas do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, inclusive os destinados a benefcios e assistncia aos servidores, e a investimentos.

O resultado do Banco Central do Brasil, apurado aps a constituio ou reverso de reservas, constitui receita do Tesouro Nacional, e ser transferido at o dcimo dia til subsequente aprovao dos balanos semestrais. O resultado negativo constituir obrigao do Tesouro para com o Banco Central do Brasil e ser consignado em dotao especfica no oramento. Assim, o Tesouro Nacional beneficirio dos resultados positivos do BACEN, apurados aps a constituio ou a reverso de reservas, bem como devedor de eventuais resultados negativos da mesma instituio. O impacto e o custo fiscal das operaes realizadas pelo Banco Central do Brasil sero demonstrados trimestralmente, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes oramentrias da Unio. Os balanos trimestrais do BACEN contero notas explicativas sobre os custos da remunerao das

disponibilidades do Tesouro Nacional e da manuteno das reservas cambiais e a rentabilidade de sua carteira de ttulos, destacando os de emisso da Unio.

Caiu na prova: 9) (CESPE - TFCE - TCU - 2009) Veda-se ao Banco Central conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer rgo ou entidade que no seja instituio financeira.

vedado ao banco central conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer rgo ou entidade que no seja instituio financeira. Resposta: Certa

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES 5. GARANTIA E CONTRAGARANTIA

Consoante o art. 40 da LRF, os entes podero conceder garantia em operaes de crdito internas ou externas, observados o disposto neste artigo, as normas do art. 32 (so as normas sobre operaes de crdito previstas na LRF) e, no caso da Unio, tambm os limites e as condies estabelecidos pelo Senado Federal.

O 1. do art. 40 determina que a garantia estar condicionada ao oferecimento de contragarantia, em valor igual ou superior ao da garantia a ser concedida, e adimplncia da entidade que a pleitear relativamente a suas obrigaes junto ao garantidor e s entidades por este controladas, observado o seguinte: no ser exigida contragarantia de rgos e entidades do prprio ente; a contragarantia exigida pela Unio a Estado ou Municpio, ou pelos Estados aos Municpios, poder consistir na vinculao de receitas tributrias diretamente arrecadadas e provenientes de transferncias constitucionais, com outorga de poderes ao garantidor para ret-las e empregar o respectivo valor na liquidao da dvida vencida.

No caso de operao de crdito junto a organismo financeiro internacional, ou a instituio federal de crdito e fomento para o repasse de recursos externos, a Unio s prestar garantia a ente que atenda, alm do disposto no 1.o, as exigncias legais para o recebimento de transferncias voluntrias ( estudado no tpico Transferncias Voluntrias). Ainda, nula a garantia concedida acima dos limites fixados pelo Senado Federal.

Quando honrarem dvida de outro ente, em razo de garantia prestada, a Unio e os Estados podero condicionar as transferncias constitucionais ao ressarcimento daquele pagamento. O ente da Federao cuja dvida tiver sido honrada pela Unio ou por Estado, em decorrncia de garantia prestada em operao de crdito, ter suspenso o acesso a novos crditos

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES ou financiamentos at a total liquidao da mencionada dvida. vedado s entidades da administrao indireta, inclusive suas empresas controladas e subsidirias, conceder garantia, ainda que com recursos de fundos. Tal vedao no se aplica concesso de garantia por: I empresa controlada a subsidiria ou controlada sua, nem prestao de contragarantia nas mesmas condies; II instituio financeira a empresa nacional, nos termos da lei. Excetua-se das regras dispostas na LRF a garantia prestada por instituies financeiras estatais, que se submetero s normas aplicveis s instituies financeiras privadas, de acordo com a legislao pertinente; bem como a prestada pela Unio, na forma de lei federal, a empresas de natureza financeira por ela controladas, direta e indiretamente, quanto s operaes de seguro de crdito exportao.

Caiu na prova: 10) (CESPE - Analista Administrativo - MPU - 2010) A vinculao de receitas tributrias diretamente arrecadadas por um estado pode ser legalmente oferecida como contragarantia Unio.

De acordo com o art. 40, II, da LRF, a contragarantia exigida pela Unio a Estado ou Municpio, ou pelos Estados aos Municpios, poder consistir na vinculao de receitas tributrias diretamente arrecadadas e provenientes de transferncias constitucionais, com outorga de poderes ao garantidor para ret-las e empregar o respectivo valor na liquidao da dvida vencida. Resposta: Certa

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES MAIS QUESTES DE CONCURSOS ANTERIORES

11) (CESPE - Planejamento e Execuo Oramentria - Min. da Sade - 2008) Considerando que um ente pblico tenha contratado operao de crdito por antecipao de receita (ARO), que no requer prvia e expressa autorizao oramentria, caso, no ms de dezembro, no se tenha realizado a arrecadao prevista, o ente em questo, coerentemente com a legislao, poder quitar parte do dbito mediante contratao de nova operao do gnero, a ser quitada at o final do exerccio subsequente, com a recuperao esperada da arrecadao.

A operao de crdito por ARO estar proibida enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada. Resposta: Errada

12) (CESPE - Contador - Ministrio dos Esportes - 2008) proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo.

Segundo o art. 36 da LRF, proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. Resposta: Certa

13) (CESPE - Analista Administrativo - MPU - 2010) instituio financeira controlada pela Unio permitida a aquisio de ttulos da dvida pblica para atender investimentos de seus clientes.

Segundo o art. 36 da LRF, proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. Essa vedao no probe, ou seja, permite a instituio financeira controlada de adquirir, no mercado, ttulos

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES da dvida pblica para atender investimento de seus clientes, ou ttulos da dvida de emisso da Unio para aplicao de recursos prprios. Resposta: Certa

14) (CESPE Consultor do Executivo SEFAZ/ES 2010) Se o estado do Esprito Santo tivesse ultrapassado o limite de endividamento no ltimo quadrimestre de 2009, ento ele deveria tomar medidas imperativas de reconduo ao limite, no mximo at o trmino de 2010, enquanto perdurasse o excesso, as operaes de crdito ficariam suspensas, at mesmo as de antecipao de receita.

Se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro. Enquanto perdurar o excesso, o ente que nele houver incorrido se submeter a sanes, entre elas, a proibio de realizar operao de crdito interna ou externa, inclusive por antecipao de receita, ressalvado o refinanciamento do principal atualizado da dvida mobiliria. Logo, se o estado do Esprito Santo tivesse ultrapassado o limite de endividamento no ltimo quadrimestre de 2009, ento ele deveria tomar medidas imperativas de reconduo ao limite, no mximo at o trmino de 2010, ou seja, at o trmino dos trs quadrimestres subsequentes. Enquanto perdurasse o excesso, como regra geral, entre outras sanes, as operaes de crdito ficariam suspensas, at mesmo as de antecipao de receita. Resposta: Certa

(CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) Acerca da elaborao e do controle dos oramentos e balanos da Unio, dos estados, dos municpios e do Distrito Federal, julgue o item. 15) A lei de oramento pode conter autorizao ao Poder Executivo para que este realize, em qualquer ms do exerccio financeiro, operaes de crdito por antecipao da receita, para atender insuficincias de caixa.

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES De acordo apenas com a Lei 4.320/1964, a qual estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal, a LOA poder conter autorizao ao Executivo para realizar em qualquer ms do exerccio financeiro, operaes de crdito por antecipao da receita, para atender a insuficincias de caixa. Resposta: Certa

16) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) A operao de crdito consiste no compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada.

A concesso de garantia corresponde a compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada. Resposta: Errada

17) (CESPE - Contador - Ministrio dos Esportes - 2008) Integram a dvida consolidada, para fins de aplicao dos limites da dvida pblica e de operaes de crdito, todos os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos.

Os precatrios so pagamentos devidos pelas Fazendas Pblicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentena judicial. Decorrem de situaes em que a administrao no reconhece uma dvida na esfera administrativa e o credor ingressa com uma ao no Poder Judicirio. Em caso de vitria do credor, haver um procedimento diferenciado para o pagamento, j que os bens pblicos so impenhorveis. Para fins de aplicao dos limites ao endividamento, os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos integram a dvida consolidada. Resposta: Certa

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES 18) (CESPE Consultor do Executivo SEFAZ/ES 2010) A dvida fundada refere-se ao montante, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do estado do Esprito Santo, assumida em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados. Refere-se, tambm, s obrigaes decorrentes de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a 12 meses.

A dvida pblica consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. Segundo a LRF, so entes da federao: a Unio, cada Estado, o Distrito Federal e cada Municpio. Resposta: Certa

19) (CESPE - Contador - Ministrio dos Esportes - 2008) A dvida pblica consolidada ou fundada o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a cinco anos.

A dvida pblica consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. Resposta: Errada.

20) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) Os ttulos emitidos pelo Banco Central do Brasil no so computados no clculo da dvida pblica.

Ser includa na dvida pblica consolidada da Unio a relativa emisso de ttulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil e as operaes de

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento. Logo, os ttulos emitidos pelo Banco Central do Brasil so computados no clculo da dvida pblica. Resposta: Errada

21) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) O refinanciamento da dvida mobiliria consiste na emisso de ttulos para pagamento do principal acrescido da atualizao monetria e juros de mora no percentual anual fixado pelo Banco Central do Brasil.

O refinanciamento da dvida mobiliria corresponde emisso de ttulos para pagamento do principal acrescido da atualizao monetria. Tal

refinanciamento no exceder, ao trmino de cada exerccio financeiro, o montante do final do exerccio anterior, somado ao das operaes de crdito autorizadas no oramento para este efeito e efetivamente realizadas, acrescido de atualizao monetria. Logo, no h juros de mora no percentual anual fixado pelo Banco Central do Brasil. Resposta: Errada

22) (CESPE - Oficial Tcnico de Inteligncia - Administrao - ABIN - 2010) O resultado positivo do Banco Central, apurado aps a constituio ou reverso de reservas, constitui receita do Tesouro Nacional; o resultado negativo, obrigao do Tesouro para com o Banco Central, devendo ser consignado em dotao especfica no oramento.

O resultado do Banco Central do Brasil, apurado aps a constituio ou reverso de reservas, constitui receita do Tesouro Nacional, e ser transferido at o dcimo dia til subsequente aprovao dos balanos semestrais. O resultado negativo constituir obrigao do Tesouro para com o Banco Central do Brasil e ser consignado em dotao especfica no oramento. Resposta: Certa

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES (CESPE Analista Judicirio Administrativo STM - 2011) Com relao ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal acerca das garantias e contragarantias em operaes de crdito internas e externas, julgue os itens a seguir. 23) O ente da Federao que tiver a sua dvida honrada pela Unio em decorrncia de garantia prestada em operao de crdito no ter acesso a novos crditos ou financiamentos at que a respectiva dvida seja totalmente liquidada.

Quando honrarem dvida de outro ente, em razo de garantia prestada, a Unio e os Estados podero condicionar as transferncias constitucionais ao ressarcimento daquele pagamento. O ente da Federao cuja dvida tiver sido honrada pela Unio ou por Estado, em decorrncia de garantia prestada em operao de crdito, ter suspenso o acesso a novos crditos ou financiamentos at a total liquidao da mencionada dvida. Resposta: Certa

24) vedado s entidades da administrao indireta e suas respectivas empresas controladas e subsidirias conceder garantia com recursos de seus prprios fundos.

A LRF veda s entidades da administrao indireta, inclusive suas empresas controladas e subsidirias, conceder garantia, ainda que com recursos de fundos. Resposta: Certa

25) (CESPE Analista Administrao - FINEP - 2009) Integram as despesas da Unio e so includas na lei oramentria as despesas do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais e custeio administrativo, excludas as destinadas a benefcios e assistncia aos servidores.

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES Integraro as despesas da Unio, e sero includas na LOA, as despesas do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, inclusive os destinados a benefcios e assistncia aos servidores, e a investimentos. Resposta: Errada

26) (CESPE Analista Judicirio Administrativa TRE/MT 2010) Uma operao de crdito por antecipao de receita somente pode ser feita nos ltimos quatro meses do exerccio financeiro.

Uma operao de crdito por antecipao de receita somente pode ser feita a partir do dcimo dia do incio do exerccio, desde que cumpra as demais exigncias. Resposta: Errada

27) (CESPE Analista Finanas e Contabilidade - FINEP - 2009) Os municpios com populao inferior a cinquenta mil habitantes podem usufruir de regras especiais de aplicao das determinaes constantes na LRF, entre as quais inclui-se a possibilidade de realizao de operaes de crdito por antecipao de receita em qualquer perodo.

A operao de crdito por antecipao de receita estar proibida no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. No se inclui nas regras especiais de aplicao das determinaes constantes na LRF para os municpios com populao inferior a cinquenta mil habitantes. Resposta: Errada

28) (CESPE Analista Finanas e Contabilidade - FINEP - 2009) O Tesouro Nacional beneficirio dos resultados positivos do BACEN, apurados aps a constituio ou a reverso de reservas, assim como devedor de eventuais resultados negativos da mesma instituio.

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES O resultado do Banco Central do Brasil, apurado aps a constituio ou reverso de reservas, constitui receita do Tesouro Nacional, e ser transferido at o dcimo dia til subsequente aprovao dos balanos semestrais. O resultado negativo constituir obrigao do Tesouro para com o Banco Central do Brasil e ser consignado em dotao especfica no oramento. Resposta: Certa

29) (CESPE Analista Administrativo IBRAM/DF - 2009) Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a operao de crdito por antecipao de receita oramentria dever ser liquidada at o dia 10 de dezembro de cada ano, sem juros e outros encargos incidentes.

A operao de crdito por antecipao de receita dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano. Resposta: Errada

30) (CESPE Analista Administrao - FINEP - 2009) Nas suas relaes com ente da Federao, o Banco Central do Brasil no est sujeito a vedaes, pois a entidade responsvel por regular o mercado, devendo atuar livremente. Quanto s operaes com o Banco Central do Brasil, a LRF dispe que nas suas relaes com ente da Federao, o BACEN est sujeito a diversas vedaes, como emisso de ttulos da dvida pblica, concesso de garantia e outras. Resposta: Errada

31) (CESPE Economista - DPU - 2010) Conforme a LRF, no ltimo ano de mandato, permitido aos prefeitos firmar, pela prefeitura, operao de crdito por antecipao de receita, em meados de janeiro desse ano, desde que a liquide at o ltimo dia de novembro do mesmo ano.

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES De acordo com a LRF, a operao de crdito por antecipao de receita estar proibida no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. Resposta: Errada 32) (CESPE Analista Finanas e Contabilidade - FINEP - 2009) As despesas do Banco Central do Brasil (BACEN) relativas a pessoal, encargos sociais e custeio administrativo devem integrar a LOA.

Integraro as despesas da Unio, e sero includas na LOA, as despesas do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, inclusive os destinados a benefcios e assistncia aos servidores, e a investimentos. Resposta: Certa

33) (CESPE Analista Judicirio Administrativa TRE/MT 2010) a dvida fundada de um ente da Federao corresponde ao montante das suas obrigaes financeiras assumidas para amortizao em prazo superior a doze meses.

A dvida pblica consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. Resposta: Certa

34) (CESPE Analista Finanas e Contabilidade - FINEP - 2009) Os municpios com populao inferior a cinquenta mil habitantes podem usufruir de regras especiais de aplicao das determinaes constantes na LRF, entre as quais inclui-se a apurao semestral dos limites de despesas de pessoal e da dvida consolidada.

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES Os municpios com populao inferior a cinquenta mil habitantes podem usufruir de regras especiais de aplicao das determinaes constantes na LRF, entre as quais se inclui a apurao semestral dos limites da dvida consolidada. A mesma regra especial ocorre na apurao das despesas com pessoal de tais municpios. Resposta: Certa

35) (Universa - Tcnico em Gesto - MPE/GO - 2010) Em consonncia com o princpio da exclusividade, e particularmente aps a Lei de Responsabilidade Fiscal, a lei oramentria no poder autorizar operaes de crdito por antecipao de receita com vencimento posterior ao de aprovao da LDO.

A operao de crdito por antecipao de receita poder ser realizada a partir do dcimo dia do incio do exerccio e dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano. Logo, no tem como limite de vencimento a aprovao da LDO. Resposta: Errada

36) (Universa - Economista - Terracap - 2010) Segundo a LRF, se a dvida consolidada de qualquer ente federativo ultrapassar o respectivo limite mximo fixado em percentual da receita corrente lquida, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs quadrimestres subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro.

Consoante o art. 31 da LRF, se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro. Resposta: Certa

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES 37) (Universa - Analista de Finanas e Controle - SEPLAG/DF - 2009) A dvida referente a ttulos emitidos que so de responsabilidade do Banco Central do Brasil integra a dvida pblica consolidada da Unio.

Tambm ser includa na dvida pblica consolidada da Unio a relativa emisso de ttulos de responsabilidade do BACEN e as operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento. Resposta: Certa

38) (Universa - Tcnico em Gesto - MPE/GO - 2010) A dvida pblica consolidada, que dever constar do relatrio de gesto fiscal, corresponde quela com prazos de vencimento superior a doze meses, alm das dvidas de prazos menores cujas receitas tenham constado do oramento.

A dvida pblica consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. Tambm ser includa na dvida pblica consolidada da Unio a relativa emisso de ttulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil e as operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento. O Relatrio de Gesto Fiscal conter comparativo com os limites de que trata a LRF, dos seguintes montantes: despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas; dvidas consolidada e mobiliria; concesso de garantias; operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita; e despesas de que trata o inciso II do art. 4o, ou seja, do demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia que acompanha o projeto de lei oramentria. Resposta: Certa

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES 39) (FGV Auditor Substituto de Conselheiro TCM/RJ - 2008) Dvida Pblica Consolidada considerada o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses.

A dvida pblica consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. Resposta: Certa

40) (FGV Auditor Substituto de Conselheiro TCM/RJ - 2008) O refinanciamento do principal da dvida mobiliria no exceder, ao trmino de cada exerccio financeiro, o montante do final do exerccio anterior, somado ao das operaes de crdito autorizadas no oramento para esse efeito e efetivamente realizadas, acrescido de atualizao monetria.

O refinanciamento da dvida mobiliria corresponde emisso de ttulos para pagamento do principal acrescido da atualizao monetria. O refinanciamento do principal da dvida mobiliria no exceder, ao trmino de cada exerccio financeiro, o montante do final do exerccio anterior, somado ao das operaes de crdito autorizadas no oramento para este efeito e efetivamente realizadas, acrescido de atualizao monetria. Resposta: Certa

41) (FGV Fiscal de Rendas ICMS/RJ 2010) A LRF estabeleceu critrios a serem adotados pelos entes da federao para reconduo da dvida pblica aos limites.

A LRF estabeleceu critrios a serem adotados pelos entes da federao para reconduo da dvida pblica aos limites. Consoante o art. 31 da LRF, se a

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro. Enquanto perdurar o excesso, o ente que nele houver incorrido se submeter a diversas sanes. Resposta: Certa

42) (FGV Auditor Substituto de Conselheiro TCM/RJ - 2008) Dvida Pblica Mobiliria conceituada como a dvida pblica representada por ttulos emitidos pela Unio, excludos os do Banco Central do Brasil.

A dvida pblica mobiliria a dvida pblica representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios. uma especificao da dvida consolidada geral para que ocorra um maior controle. Resposta: Errada

43) (FGV Auditor Substituto de Conselheiro TCM/RJ - 2008) Operao de Crdito o compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros.

Considera-se operao de crdito o compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros. Resposta: Certa

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES 44) (FGV Economista BADESC 2010) A operao de crdito por antecipao de receita destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro.

Segundo o art. 38 da LRF, a operao de crdito por antecipao de receita destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro. Resposta: Certa

45) (FGV Consultor Oramentrio - Senado - 2008) Os limites da dvida consolidada da Unio, Estados e Municpios definida em percentual da Receita Corrente Lquida, por ato do Senado Federal.

Sero estabelecidos pelo Senado Federal por proposta do Chefe do Poder Executivo da Unio os limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, Estados e Municpios e de limites e condies relativos s operaes de crdito externo e interno da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Pblico federal. Os limites para a dvida pblica, operaes de crdito e concesso de garantia sero fixados em percentual da receita corrente lquida para cada esfera de governo e aplicados igualmente a todos os entes da Federao que a integrem, constituindo, para cada um deles, limites mximos. Resposta: Certa

46) (FGV Economista BADESC 2010) vedada a realizao de operao de crdito entre um ente da Federao e outro, inclusive suas entidades da administrao indireta.

Consoante o art. 35 da LRF, vedada a realizao de operao de crdito entre um ente da Federao, diretamente ou por intermdio de fundo, autarquia, fundao ou empresa estatal dependente, e outro, inclusive suas

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES entidades da administrao indireta, ainda que sob a forma de novao, refinanciamento ou postergao de dvida contrada anteriormente. Resposta: Certa

47) (FGV Auditor Substituto de Conselheiro TCM/RJ - 2008) vedado a um banco estatal conceder emprstimo ao ente federado que o controla, bem como probe instituio financeira controlada de adquirir, no mercado, ttulos da dvida pblica para atender a investimentos de seus clientes.

Segundo o art. 36 da LRF, proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. Essa vedao no probe, ou seja, permite a instituio financeira controlada de adquirir, no mercado, ttulos da dvida pblica para atender investimento de seus clientes, ou ttulos da dvida de emisso da Unio para aplicao de recursos prprios. Resposta: Errada

48) (FGV Fiscal de Rendas ICMS/RJ 2010) A LRF criou obstculos capacidade de municpios ou estados endividados de conseguir financiamento junto a outros entes da federao.

Podemos visualizar a dificuldade imposta pela LRF ao financiamento de endividados por outros entes em vrios dispositivos. Por exemplo, enquanto perdurar o excesso de dvida, o ente que nele houver incorrido estar proibido de realizar operao de crdito interna ou externa, inclusive por antecipao de receita, ressalvado o refinanciamento do principal atualizado da dvida mobiliria. Resposta: Certa

49) (FGV Auditor Substituto de Conselheiro TCM/RJ - 2008) O Banco Central poder comprar e vender ttulos de emisso do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros.

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES vedado ao banco central conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer rgo ou entidade que no seja instituio financeira. No entanto, o BACEN poder comprar e vender ttulos de emisso do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros. Resposta: Certa

50) (FGV APO/PE - 2008) A dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassou o limite legal no montante de R$ 1.200.000 ao final do quadrimestre. Nesse caso, conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal, dever retornar ao limite at o trmino dos trs quadrimestres subsequentes. No primeiro, haver uma reduo de pelo menos: (A) 240.000. (B) 300.000. (C) 360.000. (D) 420.000. (E) 180.000.

Consoante o art. 31 da LRF, se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro.

Clculo: 25% de R$ 1.200.000 = R$ 300.000 Logo, no 1 quadrimestre haver uma reduo de pelo menos R$ 300.000. Resposta: Letra B

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES E assim terminamos a aula 3.

Na prxima aula trataremos dos seguintes temas da LRF: Gerao de Despesa e Despesa Obrigatria de Carter Continuado. Transferncias. Gesto e Preservao do Patrimnio Pblico: Regra de Ouro, Alienao de Bens e Direitos, Conservao do Patrimnio Pblico, Restos a Pagar na LRF, Empresas Controladas pelo Setor Pblico e Conta nica na LRF.

Forte abrao!

Srgio Mendes

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES

MEMENTO III
DVIDA PBLICA A dvida pblica consolidada ou fundada corresponde ao montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. Tambm ser includa na dvida pblica consolidada da Unio a relativa emisso de ttulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil e as operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento. Ainda, para fins de aplicao dos limites ao endividamento, os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos integram a dvida consolidada. A dvida pblica mobiliria corresponde dvida pblica representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios. Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, dispor sobre matria financeira, cambial e monetria, instituies financeiras e suas operaes; bem como sobre moeda, seus limites de emisso, e montante da dvida mobiliria federal. Compete privativamente ao Senado Federal: Autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios; Fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; Dispor sobre limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno da Unio, dos Estados, do DF e dos Municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Pblico federal; Dispor sobre limites e condies para a concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno; Estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, DF e Municpios. Reconduo da dvida aos limites: Se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no 1..

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES Enquanto perdurar o excesso, o ente que nele houver incorrido se submeter s seguintes sanes: Estar proibido de realizar operao de crdito interna ou externa, inclusive por antecipao de receita, ressalvado o refinanciamento do principal atualizado da dvida mobiliria. Obter resultado primrio necessrio reconduo da dvida ao limite, promovendo, entre outras medidas, limitao de empenho. OPERAES DE CRDITO E VEDAES A LRF define operao de crdito como o compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros. vedada a realizao de operao de crdito entre um ente da Federao, diretamente ou por intermdio de fundo, autarquia, fundao ou empresa estatal dependente, e outro, inclusive suas entidades da administrao indireta, ainda que sob a forma de novao, refinanciamento ou postergao de dvida contrada anteriormente. Essa vedao no impede Estados e Municpios de comprar ttulos da dvida da Unio como aplicao de suas disponibilidades. Excetuam-se da vedao citada as operaes entre instituio financeira estatal e outro ente da Federao, inclusive suas entidades da administrao indireta, que no se destinem a financiar, direta ou indiretamente, despesas correntes; e a refinanciar dvidas no contradas junto prpria instituio concedente. proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo. Essa vedao no probe instituio financeira controlada de adquirir, no mercado, ttulos da dvida pblica para atender investimento de seus clientes, ou ttulos da dvida de emisso da Unio para aplicao de recursos prprios. O ente interessado formalizar seu pleito fundamentando-o em parecer de seus rgos tcnicos e jurdicos, demonstrando a relao custo-benefcio, o interesse econmico e social da operao e o atendimento das seguintes condies: Existncia de prvia e expressa autorizao para contratao, na LOA, em crditos adicionais ou lei especfica; Incluso na LOA ou em crditos adicionais dos recursos provenientes da operao, exceto em ARO; Observncia dos limites e condies fixados pelo Senado Federal; Autorizao especfica do Senado Federal, quando se tratar de operao de crdito externo; Atendimento da regra de ouro (inciso III do art. 167 da CF/1988);

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES Observncia das demais restries estabelecidas na LRF. Equiparam-se a operaes de crdito e esto vedados: I captao de recursos a ttulo de antecipao de receita de tributo ou contribuio cujo fato gerador ainda no tenha ocorrido, sem prejuzo do disposto no 7.o do art. 150 da CF/1988; II recebimento antecipado de valores de empresa em que o Poder Pblico detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislao; III assuno direta de compromisso, confisso de dvida ou operao assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou servios, mediante emisso, aceite ou aval de ttulo de crdito, no se aplicando esta vedao a empresas estatais dependentes; IV assuno de obrigao, sem autorizao oramentria, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e servios. ARO Apenas poder ser realizada a partir do dcimo dia do incio do exerccio e dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano. No ser autorizada se forem cobrados outros encargos que no a taxa de juros da operao, obrigatoriamente prefixada ou indexada taxa bsica financeira, ou que vier a esta substituir. proibida enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada e no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. BACEN Atribuies do BACEN segundo a CF/1988 A competncia da Unio para emitir moeda ser exercida exclusivamente pelo BACEN. A CF veda ao BACEN conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer rgo ou entidade que no seja instituio financeira. Porm, faculta ao BACEN comprar e vender ttulos de emisso do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros. BACEN nas relaes com entes da federao: Vedao: emitir ttulos da dvida pblica. Vedao: compra de ttulo da dvida, na data de sua colocao no mercado.

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES Exceo: s poder comprar diretamente ttulos emitidos pela Unio para refinanciar a dvida mobiliria federal que estiver vencendo na sua carteira. Ainda, tal operao dever ser realizada taxa mdia e condies alcanadas no dia, em leilo pblico. Vedao: permuta, ainda que temporria, por intermdio de instituio financeira ou no, de ttulo da dvida de ente da Federao por ttulo da dvida pblica federal, bem como a operao de compra e venda, a termo, daquele ttulo, cujo efeito final seja semelhante permuta. Exceo: no se aplica ao estoque de Letras do BACEN, Srie Especial, existente na carteira das instituies financeiras, que pode ser refinanciado mediante novas operaes de venda a termo. Vedao: concesso de garantia. Vedao ao Tesouro Nacional: adquirir ttulos da dvida pblica federal existentes na carteira do BACEN, ainda que com clusula de reverso. Exceo: poder adquirir para reduzir a dvida mobiliria. CONCESSO DE GARANTIA Corresponde ao compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada. A garantia estar condicionada ao oferecimento de contragarantia, em valor igual ou superior ao da garantia a ser concedida, e adimplncia da entidade que a pleitear relativamente a suas obrigaes junto ao garantidor e s entidades por este controladas, observado o seguinte: No ser exigida contragarantia de rgos e entidades do prprio ente; A contragarantia exigida pela Unio a Estado ou Municpio, ou pelos Estados aos Municpios, poder consistir na vinculao de receitas tributrias diretamente arrecadadas e provenientes de transferncias constitucionais, com outorga de poderes ao garantidor para ret-las e empregar o respectivo valor na liquidao da dvida vencida. vedado s entidades da administrao indireta, inclusive suas empresas controladas e subsidirias, conceder garantia, ainda que com recursos de fundos. Tal vedao no se aplica concesso de garantia por: Empresa controlada a subsidiria ou controlada sua, nem prestao de contragarantia nas mesmas condies. Instituio financeira a empresa nacional, nos termos da lei. Excetua-se das regras dispostas na LRF a garantia prestada por instituies financeiras estatais, que se submetero s normas aplicveis s instituies financeiras privadas, de acordo com a legislao pertinente; bem como a prestada pela Unio, na forma de lei federal, a empresas de natureza financeira por ela controladas, direta e indiretamente, quanto s operaes de seguro de crdito exportao.

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES

LISTA DE QUESTES COMENTADAS NESTA AULA


1) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) A dvida pblica mobiliria representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, estados e municpios. J a dvida pblica consolidada ou fundada consiste no montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses.

2) (CESPE - Analista Administrativo - ANATEL - 2009) O refinanciamento da dvida mobiliria corresponde emisso de ttulos para pagamento do principal, no includos a atualizao monetria e os juros, e se limita, ao final de cada exerccio, ao montante existente no exerccio anterior.

3) (CESPE - Tcnico de Oramento - MPU - 2010) Os limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio e para o montante da dvida mobiliria federal devem ser fixados, em percentual da receita corrente lquida, para cada esfera de governo.

4) (CESPE - TFCE - TCU - 2009) Se um municpio, ao final do primeiro quadrimestre de 2009, tiver ultrapassado o limite da sua dvida consolidada em R$ 600 milhes, isso significar que, at o final de agosto, ele dever reduzi-la em R$ 200 milhes, sob pena de ficar impedido de receber transferncias voluntrias a partir de setembro.

5) (CESPE - Planejamento e Execuo Oramentria - Min. da Sade - 2008) Se, em determinado estado da Federao, o crescimento do produto interno bruto tiver permanecido, por doze meses, inferior a 1% e a dvida consolidada desse estado tiver excedido, nesse perodo, os limites estabelecidos pelo Senado Federal, ento o prazo para reconduo da dvida ao seu respectivo limite ser de vinte e quatro meses.

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES 6) (CESPE - Administrador - Ministrio dos Esportes - 2008) Nos ltimos dezoito meses do mandato do chefe do Poder Executivo, o ente respectivo da Federao est proibido de realizar qualquer tipo de operao de crdito por antecipao de receita.

7) (CESPE - Contador - Ministrio dos Esportes - 2008) proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo.

8) (CESPE - Tcnico Administrativo - MPU - 2010) Cabe ao MPU acompanhar a legalidade das operaes com ttulos pblicos realizadas entre a Unio e o BACEN.

9) (CESPE - TFCE - TCU - 2009) Veda-se ao Banco Central conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer rgo ou entidade que no seja instituio financeira.

10) (CESPE - Analista Administrativo - MPU - 2010) A vinculao de receitas tributrias diretamente arrecadadas por um estado pode ser legalmente oferecida como contragarantia Unio.

11) (CESPE - Planejamento e Execuo Oramentria - Min. da Sade - 2008) Considerando que um ente pblico tenha contratado operao de crdito por antecipao de receita (ARO), que no requer prvia e expressa autorizao oramentria, caso, no ms de dezembro, no se tenha realizado a arrecadao prevista, o ente em questo, coerentemente com a legislao, poder quitar parte do dbito mediante contratao de nova operao do gnero, a ser quitada at o final do exerccio subsequente, com a recuperao esperada da arrecadao.

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES 12) (CESPE - Contador - Ministrio dos Esportes - 2008) proibida a operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controle, na qualidade de beneficirio do emprstimo.

13) (CESPE - Analista Administrativo - MPU - 2010) instituio financeira controlada pela Unio permitida a aquisio de ttulos da dvida pblica para atender investimentos de seus clientes.

14) (CESPE Consultor do Executivo SEFAZ/ES 2010) Se o estado do Esprito Santo tivesse ultrapassado o limite de endividamento no ltimo quadrimestre de 2009, ento ele deveria tomar medidas imperativas de reconduo ao limite, no mximo at o trmino de 2010, enquanto perdurasse o excesso, as operaes de crdito ficariam suspensas, at mesmo as de antecipao de receita.

(CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) Acerca da elaborao e do controle dos oramentos e balanos da Unio, dos estados, dos municpios e do Distrito Federal, julgue o item. 15) A lei de oramento pode conter autorizao ao Poder Executivo para que este realize, em qualquer ms do exerccio financeiro, operaes de crdito por antecipao da receita, para atender insuficincias de caixa.

16) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) A operao de crdito consiste no compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada.

17) (CESPE - Contador - Ministrio dos Esportes - 2008) Integram a dvida consolidada, para fins de aplicao dos limites da dvida pblica e de operaes de crdito, todos os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos.

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES 18) (CESPE Consultor do Executivo SEFAZ/ES 2010) A dvida fundada refere-se ao montante, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do estado do Esprito Santo, assumida em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados. Refere-se, tambm, s obrigaes decorrentes de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a 12 meses.

19) (CESPE - Contador - Ministrio dos Esportes - 2008) A dvida pblica consolidada ou fundada o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a cinco anos.

20) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) Os ttulos emitidos pelo Banco Central do Brasil no so computados no clculo da dvida pblica.

21) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) O refinanciamento da dvida mobiliria consiste na emisso de ttulos para pagamento do principal acrescido da atualizao monetria e juros de mora no percentual anual fixado pelo Banco Central do Brasil.

22) (CESPE - Oficial Tcnico de Inteligncia - Administrao - ABIN - 2010) O resultado positivo do Banco Central, apurado aps a constituio ou reverso de reservas, constitui receita do Tesouro Nacional; o resultado negativo, obrigao do Tesouro para com o Banco Central, devendo ser consignado em dotao especfica no oramento.

(CESPE Analista Judicirio Administrativo STM - 2011) Com relao ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal acerca das garantias e contragarantias em operaes de crdito internas e externas, julgue os itens a seguir.

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES 23) O ente da Federao que tiver a sua dvida honrada pela Unio em decorrncia de garantia prestada em operao de crdito no ter acesso a novos crditos ou financiamentos at que a respectiva dvida seja totalmente liquidada. 24) vedado s entidades da administrao indireta e suas respectivas empresas controladas e subsidirias conceder garantia com recursos de seus prprios fundos.

25) (CESPE Analista Administrao - FINEP - 2009) Integram as despesas da Unio e so includas na lei oramentria as despesas do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais e custeio administrativo, excludas as destinadas a benefcios e assistncia aos servidores.

26) (CESPE Analista Judicirio Administrativa TRE/MT 2010) Uma operao de crdito por antecipao de receita somente pode ser feita nos ltimos quatro meses do exerccio financeiro.

27) (CESPE Analista Finanas e Contabilidade - FINEP - 2009) Os municpios com populao inferior a cinquenta mil habitantes podem usufruir de regras especiais de aplicao das determinaes constantes na LRF, entre as quais inclui-se a possibilidade de realizao de operaes de crdito por antecipao de receita em qualquer perodo.

28) (CESPE Analista Finanas e Contabilidade - FINEP - 2009) O Tesouro Nacional beneficirio dos resultados positivos do BACEN, apurados aps a constituio ou a reverso de reservas, assim como devedor de eventuais resultados negativos da mesma instituio.

29) (CESPE Analista Administrativo IBRAM/DF - 2009) Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a operao de crdito por antecipao de receita oramentria dever ser liquidada at o dia 10 de dezembro de cada ano, sem juros e outros encargos incidentes.

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES 30) (CESPE Analista Administrao - FINEP - 2009) Nas suas relaes com ente da Federao, o Banco Central do Brasil no est sujeito a vedaes, pois a entidade responsvel por regular o mercado, devendo atuar livremente.

31) (CESPE Economista - DPU - 2010) Conforme a LRF, no ltimo ano de mandato, permitido aos prefeitos firmar, pela prefeitura, operao de crdito por antecipao de receita, em meados de janeiro desse ano, desde que a liquide at o ltimo dia de novembro do mesmo ano.

32) (CESPE Analista Finanas e Contabilidade - FINEP - 2009) As despesas do Banco Central do Brasil (BACEN) relativas a pessoal, encargos sociais e custeio administrativo devem integrar a LOA.

33) (CESPE Analista Judicirio Administrativa TRE/MT 2010) a dvida fundada de um ente da Federao corresponde ao montante das suas obrigaes financeiras assumidas para amortizao em prazo superior a doze meses.

34) (CESPE Analista Finanas e Contabilidade - FINEP - 2009) Os municpios com populao inferior a cinquenta mil habitantes podem usufruir de regras especiais de aplicao das determinaes constantes na LRF, entre as quais inclui-se a apurao semestral dos limites de despesas de pessoal e da dvida consolidada.

35) (Universa - Tcnico em Gesto - MPE/GO - 2010) Em consonncia com o princpio da exclusividade, e particularmente aps a Lei de Responsabilidade Fiscal, a lei oramentria no poder autorizar operaes de crdito por antecipao de receita com vencimento posterior ao de aprovao da LDO.

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES 36) (Universa - Economista - Terracap - 2010) Segundo a LRF, se a dvida consolidada de qualquer ente federativo ultrapassar o respectivo limite mximo fixado em percentual da receita corrente lquida, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs quadrimestres subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro.

37) (Universa - Analista de Finanas e Controle - SEPLAG/DF - 2009) A dvida referente a ttulos emitidos que so de responsabilidade do Banco Central do Brasil integra a dvida pblica consolidada da Unio.

38) (Universa - Tcnico em Gesto - MPE/GO - 2010) A dvida pblica consolidada, que dever constar do relatrio de gesto fiscal, corresponde quela com prazos de vencimento superior a doze meses, alm das dvidas de prazos menores cujas receitas tenham constado do oramento.

39) (FGV Auditor Substituto de Conselheiro TCM/RJ - 2008) Dvida Pblica Consolidada considerada o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses.

40) (FGV Auditor Substituto de Conselheiro TCM/RJ - 2008) O refinanciamento do principal da dvida mobiliria no exceder, ao trmino de cada exerccio financeiro, o montante do final do exerccio anterior, somado ao das operaes de crdito autorizadas no oramento para esse efeito e efetivamente realizadas, acrescido de atualizao monetria.

41) (FGV Fiscal de Rendas ICMS/RJ 2010) A LRF estabeleceu critrios a serem adotados pelos entes da federao para reconduo da dvida pblica aos limites.

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES 42) (FGV Auditor Substituto de Conselheiro TCM/RJ - 2008) Dvida Pblica Mobiliria conceituada como a dvida pblica representada por ttulos emitidos pela Unio, excludos os do Banco Central do Brasil.

43) (FGV Auditor Substituto de Conselheiro TCM/RJ - 2008) Operao de Crdito o compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros.

44) (FGV Economista BADESC 2010) A operao de crdito por antecipao de receita destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro.

45) (FGV Consultor Oramentrio - Senado - 2008) Os limites da dvida consolidada da Unio, Estados e Municpios definida em percentual da Receita Corrente Lquida, por ato do Senado Federal.

46) (FGV Economista BADESC 2010) vedada a realizao de operao de crdito entre um ente da Federao e outro, inclusive suas entidades da administrao indireta.

47) (FGV Auditor Substituto de Conselheiro TCM/RJ - 2008) vedado a um banco estatal conceder emprstimo ao ente federado que o controla, bem como probe instituio financeira controlada de adquirir, no mercado, ttulos da dvida pblica para atender a investimentos de seus clientes.

48) (FGV Fiscal de Rendas ICMS/RJ 2010) A LRF criou obstculos capacidade de municpios ou estados endividados de conseguir financiamento junto a outros entes da federao.

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES 49) (FGV Auditor Substituto de Conselheiro TCM/RJ - 2008) O Banco Central poder comprar e vender ttulos de emisso do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros.

50) (FGV APO/PE - 2008) A dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassou o limite legal no montante de R$ 1.200.000 ao final do quadrimestre. Nesse caso, conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal, dever retornar ao limite at o trmino dos trs quadrimestres subsequentes. No primeiro, haver uma reduo de pelo menos: (A) 240.000. (B) 300.000. (C) 360.000. (D) 420.000. (E) 180.000.

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE LRF PARA UNIVERSA, FGV E CESPE ICMS/DF, ICMS/RJ, SENADO E OUTROS TEORIA E 300 QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: SRGIO MENDES

GABARITO
1 C 11 E 21 E 31 E 41 C 2 E 12 C 22 C 32 C 42 E 3 C 13 C 23 C 33 C 43 C 4 E 14 C 24 C 34 C 44 C 5 C 15 C 25 E 35 E 45 C 6 E 16 E 26 E 36 C 46 C 7 C 17 C 27 E 37 C 47 E 8 E 18 C 28 C 38 C 48 C 9 C 19 E 29 E 39 C 49 C 10 C 20 E 30 E 40 C 50 B

www.pontodosconcursos.com.br

50

S-ar putea să vă placă și