Sunteți pe pagina 1din 13

Na idade Antiga Na idade Antiga, a inveno da moeda pelos sumrios (Babilnia) e o desenvolvimento do comercio por volta de 4.000 a.C.

, marcam provavelmente o inicio da era moderna das viagens. Os sumrio abraaram primeiro o dinheiro e o utilizavam em transaes comerciais. ( Inventaram ainda a escrita e a roda, e so considerados por alguns como os criadores das viagens). A partir dos sumrios, os homens poderiam pagar pelo transporte e pela acomodao com dinheiro ou pela barganha de mercadorias. (Macintosh, 1975:09). O comercio da-se ento, em boa parte por meio de viagens. A cultura grega um exemplo bem ntido das viagens. Os viajantes eram conduzidos pelo imperativo do destino, decorrente da vontade divida. Deslocavam-se pelos mares, desertos e montanhas realizando os desejos dos deuses. Dos egpcios pode-se dizer que j uns cinco mil anos realizaram os famosos e talvez os primeiros cruzeiros fluviais do mundo. Os fencios tambm se caracterizavam por sua grande atividade comercial, realizando grandes viagens atingindo o oriente, convertendo-se em importantes mercadores e navegantes.

Os gregos se beneficiaram da experincia naval, comercial e colonizadora dos fencios e, pouco a pouco, foram adquirindo o controle do mediterrneo ocidental. O povo grego foi uma das culturas mais voltadas a viagens. Realizaram continuas e freqentes viagens a seus santurios, celebrando simultaneamente competies atlticas e imortalizando algumas das suas cidades como Delfos, Atenas, Corinto e Olmpia ( Bermudez, 1997:36) Os gregos criaram uma rede de aquisio e distribuio de mercadorias entre as varias cidades do mediterrneo. As viagens por meio de estradas eram arduas, sobretudo por serem feitas a p, com o emprego de animais e escravos para transporte de pertences e suprimentos. Havia, porem esxees, com uso de mulas ou cavalos geralmente para corridas, caa ou para uso

militar. Quando as estradas permitiam, usavam-se veculos um modelo padro era construdo de madeira. Os gregos davam muita ateno as estradas que levam ais lugares sagrados, principalmente aos dos grandes festivais. Um aspecto importante a se destacar nas viagens pela Grcia consistia no perigo que envolvia os deslocamentos. As viagens pelo mar, nessa poca, tambm tinham seus riscos para aqueles que fizeram essa opo, pois poderiam sofrer ataques de piratas ou de inimigos, se fosse um perodo de guerra. Nas estradas poderia surgir emboscadas, dificultando a proteo dos viajantes. Em qualquer cidade comercial poderia se encontrar cambistas prontos para realizar a troca de moeda e facilitar as transaes comerciais.

Os romanos e as Viagens Segundo alguns escritores, turismo significa viagem com o intuito de lazer, de diverso, tendo o prazer como principais motivos. Os Romanos conseguiam viajar mais de 150 quilmetros num nico dia usando cavalos. Construram vrios tipos de veculos de transporte e uma vasta rede de comunicao atravs de estradas. Nessa poca, surgiram ao longo das estradas varias hospedarias para atender aos viajantes. Eles ainda viajavam nas ocasies de festejos e dos jogos olmpicos. Os banhos medicinais eram outra grande modalidade muito apreciada pelos romanos e at algum tipo de spa, que eram locais de descanso e divertimento. O Fim do Imprio Romano As estradas herdadas do povo romano se deterioravam com o decorrer do tempo, a carruagem como nico mio de transprte havia sido suspensa e somente pesados e desconfortveis veculos transitavam pelos abandonados caminhos medievais.

Agravando um pouco mais a situao, surgia um outro inconveniente: havia vrios assaltantes de estradas, obrigando as pessoas a transitarem em grupo. Lentamente, na idade media, foi aparecendo a cidade feudal como receptculo de um sistema de vida que tinha seus antecedentes no monastrio. Pouco a pouco foram construindo as cidades, e as principais celebravam importantes festas religiosas, conseguindo atrair peregrinos procedentes de distintos pontos do pais. Por causa dessas festas, chegavam mercadores de outros lugares para intercambiar e vender mercadorias, formando o embrio do que seriam mais tarde as feiras. O nomadismo era um trao marcante da sociedade medieval, pelo menos ate o final do sculo XII, herdado dos antepassados germnicos, reforado pelo modo de vida e pela ausncia de estruturas e de outras barreiras que ancorassem firmemente o homem ao seu lar ou a sua ptria. Esse nomadismo, que repercutia nas incessantes viagens, demandas e busca de aventuras de boa parte da literatura da poca, mormente as historias da cavalaria errante, ainda era secundado pela curiosidade e pelo esprito de aventura. A Europa medieval conheceu, nos mil anos de sua historia, um infinidade de santurios, cuja procura variou conforme a moda e a ao propagandista de seus guardies. Viagens de Peregrinos Peregrinos cristos de todas as camadas sociais iam a Terra Santa, a Roma, a Jerusalm, a Santiago de Compostela, a Canterbury, que eram os lugares mais visitados. Os dois primeiros estiveram em evidencia. Roma, em razo das relquias dos apstolos Pedro e Paulo, e Jerusalm, para as pessoas daquela poca, constitua o centro do mundo, um aspecto simblico muito forte. Uma visita quela poca cidade santa significava empreender uma caminhada espiritual que ia desde a pr-histria do cristianismo a passagem de cristo. Compostela constitua o lugar mais popular de visitao de peregrinos, porem Roma tinha mais prestigio.

Grande parte da Europa Ocidental era atravessada pelas estradas romanas; no entanto, os brbaros certamente tinham sido capazes de se deslocar em grande numero para regies onde no existiam estradas. Os mercadores transportavam mercadorias em caravanas de mulas e por via fluvial ou martima. Os distrbios polticos podiam, claro, interromper mais facilmente o fluxo por terra, mais mesmo em pocas de maior dificuldade de locomoo a Europa manteve-se interligada. O peregrino no escolhia o itinerrio nem a durabilidade de seu priplo. Ele estava totalmente exposto as dificuldades e as intempries do caminho a ser percorrido. Isso no era um sinal de liberdade, mais de incerteza. No havia alternativa nessa viagem. Ao seguir seu objetivo, o viajante deveria submeterse e adaptar-se ao estado rudimentar dos meios de comunicao de sua poca. Essas viagens eram de natureza estritamente religiosa e, portanto, como os cristos se viam obrigados a empreende-las, elas estavam distantes do aspecto de lazer. Pode-se dizer que a civilizao maometana tambm fazia sua peregrinao. Essa corrente de pessoas circulando em decorrncia das cruzadas e que paralelamente incrementava o comercio, propiciava naturalmente o surgimento de pousadas e de alojamentos ao logo das rotas europias. Dentre os viajantes de destaque nessa poca, embora pouco conhecido em nossa literatura, pode-se citar um estudante judeu, Bejamin de Tudela, o primeiro viajante medieval a alcanar o oriente, e que deixou saragosa em 1160. Outro exemplo de viajante muito conhecido foi Marco Plo, que nasceu em Veneza, em 1254. Tinha aproximadamente 16 anos quando o pai Nicolau e o tio Mateus regressaram de uma viajem ao oriente. Marco Plo transmitiu a posteridade uma profuso de conhecimentos sobre povos e costumes muito superior a imaginao de seus contemporneos italianos. Retornou a Itlia passando por Sumatra, Java, Celo e ndia.

H duvidas, porem, sobre a veracidade dos relatos de Marco Plo.

2Viagens culturais o GRAND TOUR No sculo xvi, a reforma protestante dissipou a aura santificada dos templos miraculosos para onde os peregrinos afluam. O humanismo cientifico enfatizava a busca do conhecimento imediato. Francis Bacon considerava o viajante de um tour Elizabetano ou Grand tour como um mercador da luz- experincia de um turista que vai ao exterior para alargardos conhecimentos. Os rabes tambm davam muita importncia as viagens. Os letrados muulmanos da Idade Media ansiavam por elas. Cultivavam ainda a paixo pela arte da perigrinaao. As viagens era, para a maioria, uma prova de vida, porque a condio do saber brotava do sofrimento. Com o surgimento d aidade moderna, aparecia uma dupla vertente no sentido de viagem, num primeiro momento, as viagens dos descobrimentos tinham um sentido expansionista: ampliao dos territrios europeus alem mar. Num segundo momento, ocorreu a expanso das fronteiras culturais, surgindo o Grand Tour das classes privilegiadas, a percussora do turismo. Os jovens europeus tem as viagens como um enriquecimento cultural e espontneo, as quais recebem incentivos do governo por meio de descontos concedidos aos estudantes. Essas viagens eram restritas as famlias ricas, e esses jovens deveriam percorrer o mundo, ver como ele era governado e se preparar para ser um membro da classe dominante. Porem o propsito do grand tour era educacional, voltado para visitas histricas e lugares culturais, observando costumes das naes estrangeiras. Os jovens tinham normalmente 25 anos e o gran tour era restrito aos homens. Havia dois estgios primeiro era realizado na costa britnica, e servia como uma espcie de treinamento para e empreitada mais longa, por isso a lngua no era um impecilio. As viagens duravam de seis meses a um ano. Ento o

grand tour significava a viagem de um jovem britnico homem, membro da aristocracia, realizada ao lado de um tutore a jornada inclua passeio a Roma e Paris, como principais destinos. Eram em partes as viagens movidas pelo prazer, o que aproximam um pouco do turismo. CONDIOES DAS ESTRADAS As estradas que cortava a Europa no sculo XVIII no eram muito satisfatrias, elas ainda preservavam as estruturas deixadas do Imprio Romano, e praticamente no havia a manuteno ou construo de novas vias. A precariedade das estradas deixava os viajantes inseguros. A fragilidade dos veculos e as estradas ruins deixavam os viajantes vulnerveis a acidentes, sobretudo nos perodos de chuva e neve. O cavalo consistia no principal meio de transporte mais rpido e seguro que conseguia superar a precariedade das estradas. 3- O ressurgimento do balnerio e o turismo da cura Ao referir-se ao mar, deve-se remontar a historia dos gregos e dos romanos. Na Grcia Antiga a natao era uma necessidade higinica e a elite romana era fantica sobre os efeitos auriculares e visuais do mar. Cidades imperiais proliferaram ao longo de toda a costa, prxima Roma. Nos tempos da idade media, o modelo do novo paraso era o monastrio, cujos menbros passavam fome, frio e deixavam seus corpos em xtase religioso para ser um bom cristo. Banho no se situava entre as atitudes de um bomcristao. Porem as casas de banho no desapareceram por completo. O sentido da limpeza era manifestado nas roupas e no no corpo. Assim ocorre uma averso a imerso do corpo em gua, o que surge o horror a praia, praiafobia. Vale lembrar que um dos motivos das viagens do Grand Tour seria em busca de conhecimetnos, cultura, artes, arquitetura antiga e stios arqueolgicos, da Itlia constitui-se no maior interrese dos britnicos, para essas viagens.

Entre os viajantes havia muitos deficientes que procuravam tratamento no exterior, a cura pela gua. A inveno da estao termal, contempornea do Tour, de origem britnica, como tambm o banho de mar como terapia e penitncia. Como um antdoto para certas patologia, a evoluo em atitudes tendo em vista a gua do mar passou por dois estgios: num primeiro momento a convico de que a gua fria e salgada seria ainda mais saldavel, e ultilizavam mtodos como a hidroterapia. Uma outro terapia medicinal seria inventada a partir de 1750 com a descoberta de que a ahua fria era boa para o corpo. Tanto o banho quanto as visitas as estaoes termais so invenes magnficas do turismo. Ao se articular com a ideia de terapia a cura com os banhos, comearam-se a proporcionar credibilidade de uma populao que tinha condies de viajar, pertencente a uma classe que detinha renda e poderia gasta-la nessas novas criaes do turismo: a aristocracia. A burguesia preparava o campo para a busca do lucro. Talvez o exemplo do turismo de cura, como o de guas termais. Via se a idia de tratamento com um simples deslocamento para um determinado local. O que interessava para o viajante era a possibilidade de consumismo, isto , consumir o lugar.

O AR PURO DAS MONTANHAS Surgia, assim, a cura pelo ar das montanhas. Ate ento, as montanhas, que eram consideradas um acidente de relevo que dificultava a vida e interferia na paisagem, passaram a ter interrese para o turismo ao ser divulgado que apresentavam um ar puro das montanhas. O ar das montanhas se trasnformava num produto de consumo, indicado,sobretudo,para quem tivesse contrado tuberculose. No Brasil, Campos de Jordo, no interior de So Paulo, e Caldas Novas, em Gois, constituam exemplos de turismo de cura. Nesse sentido, observa-

se uma propagao de viagens para lugares de tratamento, ou o chamado turismo de cura. 4- A MODERNIZAAO NOS TRASNPORTES: AS ESTRADAS DE FERRO Uma das c]grandes invenes dos ltimos tempos, a estrada de ferro, teria um papel muito importante na historia das viagens, sendo o marco da criao de uma das mais importantes atividades da era moderna do turismo. A primeira ferrovia totalmente com trem a vapor e a primeira a transportar um significante numero de passageiros teve inicio em 1830, ligando Liverpool a Manchester, reduzindo o tempo de percurso pela metade entre as duas cidades. A ferrovia e a travessia de distancias tornaram possvel para um grande numero de pessoas fazer excurses noite, nos fins de semana e mesmo excurses longas. O telegrafo e, mais tarde o telefone tornara possvel coordenar viagens do escritrio e de casa, assegurando servios e passagens confiveis. A maquina a vapor e a eletricidade cumpriu o tempo e o espao e transformaram a viagem de um transtorno em prazer. Um outro fator a ter uma certa influencia era a falta de costume da classe media e principalmente da classe trabalhadora com a viagem por prazer. Aproveitando esse potencial, surgia um empreendedor para oferecer condies para essa nova classe de turista: Thomas Cook. THOMAS COOK E A CONSOLIDAO DAS VIAGENS DE TURISMO O grande cone do turismo, o primeiro agente de viagens do mundo, Thomas Cook, nasceu em 1808, em Melbourne, na Inglatera, perodo em que Napoleo era senhor da europa e a inglaterra passava por uma revoluaona agricultura e na industria, que a tornaria uma grande potencia mundial. Esse enriquecimentodo pas criou um ambiente propicio para novas oportunidades em negcios. Thomas Cook, um jovem de 32 anos, foi o responsvel por uma das mais importantes transformaes nas viagens, conseguiu imaginar o trasporte de passageiros com tarifas reduzidas, o que aumentaria a demand. O resultado seria um surpreendente ganho em escala. A grande

arracada de Cook ocorreu durante um encontro em Leicester, num vero em 1841, quando teve a idia de criar um trem fretado para o evento seguinte.Cook organizou o primeiro tuor de viagem em larga escala, conduzindo juntas quaze 500 pessoas dos amis diversos tipos. As tarifas de trens, mesmo para curtas distancias, eram muito elevadas para a classe operaria, e com isso ele reduzio preos. O que podemos perceber claramente que, se por um lado Cook teve, do ponto de vista empresarial, idias inovadoras e autenticas, por outro lado, estava dando inicio a um tipo de viagem ou de turismo de massa voltado exclusivamente para o lucro em larga escala, resultante da popularizao das viagens. COMPETITIVIDADE NAS VIAGENS Os escoceses colocaram o primeiro obstculo a popularizao das viagens de Cook. Em 1863 as companhias descobriram que poderiam vender os bilhetes na mesma condio de Cook, diretamente aos consumidores, ento comeou a surgir o interesse por viagens independente de agenciamento, o que facilitou a negociao entre as empresas de ferrovias e os passageiros. Com a experincia adquirida com os bilhetes de trem Cook criou os cupons de hotis, que seria uma cartada ousada no mercado, a idia era criar um grupo de hotis em que o cliente teria condies de escolher melhor e com tarifas diferenciadas, tendo ainda a possibilidade de agendamento. As idias de Cook eram surpreendentes. Deste modo Cook criou uma nova possibilidade de se viagem e ampliou os horizontes comerciais das viagens. LUXO E CONFORTO NAS VIAGENS TREM As viagens que levavam semanas foram reduzidas a dias, com o advento dos trilhos. Desde a sua inveno o trem evoluiu em tecnologia e conforto. A medida que as redes ferrovirias aumentavam em extenso, tambm

crescia a demanda e a exigncia por maior conforto no transporte ferrovirio. Uma das mais interessantes estratgias de expanso foi a criao de uma linha ligado o Ocidente ao Oriente, que se tornou a mais famosa linha de trem do mundo o Expresso Oriente. Os negcios expandiram com a criao de hotis e hospedarias em torno das linhas. A EVOLUAO DOS NAVIOS DE PASSAGEIROS Deixando o conforto e o luxo dos trens, as viagens de navio, os transatlnticos, tiveram tambm um papel de destaque na evoluo do turismo .e hoje transformou em um produto exclusivo de lazer para o setor de turismo, um pico. A viagem acaba tendo um aspecto mais fetichista, um smbolo de riqueza. O turismo aproveitou dessa oportunidade para atender a uma elite, a condio do mercado naquele momento. A EVOLULAO NO TRANSPORTE EREO O desenvolvimento desse turismo deu-se com a evoluo dos meios de transporte, no inicio com as ferrovias e os grandes navios de passageiro se, posteriormente, com o aparecimento do avio, no comeo do sculo XX proporcionando maior rapidez as viagens.

5- O SIGNIFICADO DA PALAVRA TURISMO Os historiadores admitem que o advento do turismo de massa iniciou-se na Inglaterra durante a revoluo industrial, com o despertar da classe media diante do transporte relativamente mais barato. Esse crescimento conduziu ao desenvolvimento de um nova industria, o turismo. ORIGEM ETIMOLGICA A palavra turismo teve sua origem no ingls tourism, originrio do francs tourisme. Segundo Thebald (1997:06), etimologicamente, a palavra tour (frances) derivada do latim tornare e do grego tornos, significando um giro ou um circulo. Ou ainda, o movimento ao redor de um ponto central ou

eixo. O significado mudou no ingls moderno, passando a representar especificamente um giro. A palavra turista bem anterior palavra turismo, atestando a preexistncia do sujeito em face do fenmeno. Turista entra na lngua francesa em 1816, enquanto que turismo apenas em 1841, trs anos aps as memrias de um turista, de Stheandal. Localiza-se a apario do turista em ingls por vouta de 1800 no entanto, h evidencias de ter sido j usada em 1792, numa narrativa de viagem de John Byng ( Urbain, 1993:28-29). Em portugus, de acordo com o aurlio, turismo significa viagem ou excurso feita por prazer, a locais que despetam interesse. A palavra turismo acabou recebendo uma variedade de influencias na sua definio, seja por rgos governamentais, de cunho mais tcnico ou no mbito acadmico. Por esse motivo, a palavra turismo, em qualquer lngua, ampliou seu significado, sobretudo com a dinmica que aquele setor de servios vem alcanando nos ltimos anos. A sociologia emprica mostra que pelos bens e servios de lazer (frias), as agencias comerciais vendem o sol, a praia, o mar, a neve, a aventura, a fim de atrair o Maximo de clientes. Os bens e servios de lazer esto, pois submetidos s mesmas leis de mercado que movimentaram outros bens e servios. A definio tcnica de turista O mundo se preocupava em criar uma definio oficial para caracterizar o turista, para transform-lo em dados estticos. Ao dar prosseguimento s definies de turista, acontece em Roma, 1963, a conferencia da Naes Unidas sobre viagem e Turismo Internacional, organozada pelo IUOTO ( International union Of Official Travel

Organization), atualmente WTO ( Word Tourism Organization), ou Organizao Mundial do Turismo, OMT, que recomendava uma nova

designao para definir um turista; o visitante seria qualquer pessoa em visita a um pais que no fosse seu local de residncia habitual. Ao observar essas definies oficiais da Organizao Mundial do Turismo, OMT, nota-se que so eminentemente tcnicas, apenas de uma tentativa de se ter um parmetro mundial para que cada pais possa chegar a um consenso nos dados estatsticos, tendo em vista o numero de turistas que visitam a nao. A definio do termo visitante, estabelecida em 1963, referia-se apenas ao turismo internacional. Entretanto, embora seja mais difcil introduzir os mesmo parmetros no turismo domestico, obvio que se poderia aplica-los da mesma forma. Essas definies passaram por varias alteraes e ajustes. O intuito da OMT sobre o turismo seria a obteno de uma base uniforme para um registro padro do turismo em nvel mundial. Viajante e Turista Seria classificada como viajante aquela pessoa que consome equipamentos tursticos, transportes avies, trens, navios, carros e hotis ou restaurantes, porem, faz seu prprio intinerario, preocupando-se m interagir com os lugares visitados, com a cultura local. Informa-se antecipadamente sobre os destinos, s vezes, tem senso critico e seu prprio guia, isto , um grande desbravador. Dessa forma, enfrenta mais dificuldades nas viagens e corre mais riscos do que aquele que compra tudo pronto, o turista. Ao contrario dos objetivos do viajante, o desenvolvimento do turiso s se deu com a difuso dos novos meios de transporte e com a melhoria das condies de vida. O turista um consumidor que busca sempre o conforto, acomodado; quanto menos sacrifcio numa viagem melhor. Na realidade, o turista enquadra-se numa sociedade de consumo semelhante a outras reas do entretenimento como, por exemplo, o cinema

de Hollywood, onde a pirotecnia e efeitos especiais, os finais sempre felizes dos filmes atraem milhares de adeptos no mundo inteiro, gerando u lucro em larga escala. Nesse sentido, o turista prefere o embrulho que contem toda uma simulao, emoo e a possibilidade de viajar sem se preocupar com o que est ao seu redor. O turista, portanto, acaba ficando numa bolha ambulante.

S-ar putea să vă placă și