Sunteți pe pagina 1din 10

Infinitos racionais Srie Rdio Canglia

Objetivos 1. Apresentar o teorema e uma demonstrao de que h tantos infinitos nmeros racionais quanto naturais.

Infinitos racionais

Srie Rdio Canglia Contedos Nmeros e funes. Nmeros racionais. Durao Aprox. 10 minutos. Objetivos 1. Apresentar o teorema e uma demonstrao de que h tantos infinitos nmeros racionais quanto naturais.

Sinopse O programa apresenta o teorema que diz que h infinitos nmeros racionais construindo uma funo biunvoca ou bijetiva entre o conjunto dos nmeros naturais e o conjunto dos nmeros racionais. Material relacionado Vdeos: Hotel Hilbert, A razo dos irracionais; udios: Infinitos I, Infinitos II, Newton e os nmeros.

UDIO Infinitos racionais 2/10

Introduo
Sobre a srie
A srie Rdio Canglia apresenta programas descontrados de variedades que usualmente abordam uma informao ou notcia de conhecimentos gerais, com comentrios de um professor de matemtica. Os temas no so tratados em profundidade, mas oferecem oportunidade de o professor trabalhar assuntos interdisciplinares em sala de aula ou em atividades extraclasse. O programa pode trazer tambm uma piada ou uma frase clebre, sem preocupaes maiores alm de oferecer motivos de discusso em torno de um contedo e reforar a descontrao.

Sobre o programa
O programa foi desenvolvido a partir das seguintes falas: E a piada de hoje : gua mole, pedra dura, tanto bate, at que acaba a gua. Mas esse no o ditado certo. Sim, por isso que engraado. E tem essa tambm: melhor ter um maribondo voando do que dois na mo. Demais, n? S uma pergunta: o que tem de matemtica nisso? a graa das incertezas. No falamos de probabilidades? Depois dessas piadas horrveis, vamos para a frase do dia: "Os homens esto mais dispostos a pagar um prejuzo do que um benefcio, pois a gratido pesa pro homem, e a vingana um prazer! uma frase pessimista na natureza do ser humano do senador do Imprio Romano, Cornlio Tcito. Ele viveu entre os anos 56 e 117 depois de Cristo. O conjunto dos nmeros racionais enumervel, ou contvel. Primeiro vamos explicar o significado de um conjunto ser enumervel. Se um conjunto tiver um nmero finito de elementos, ento enumerar dar um nmero natural de contagem pra cada

UDIO Infinitos racionais 3/10

elemento, e assim podemos colocar em fila indiana e contar um, dois, trs... at o ltimo elemento. Vamos fixar a nomenclatura. Nmero natural o conjunto dos nmeros um, dois, trs etc. Dizemos que um conjunto enumervel se todos os elementos tiverem seu nmero natural por algum protocolo. E sabendo o nmero natural, a gente saberia qual elemento correspondente, atravs do protocolo. E o protocolo seria uma funo bijetora entre o conjunto finito e um subconjunto tambm finito dos nmeros naturais. Exatamente. A cada elemento de um conjunto correspondemos um e somente um elemento do outro conjunto. E quando o conjunto tiver uma quantidade infinita de elementos? Neste caso, um conjunto enumervel se tiver uma funo bijetora entre seus elementos e os nmeros naturais. Em outras palavras, se conseguirmos colocar todos os elementos em uma ordem natural, em uma fila indiana, um atrs do outro, como se fosse UMA LISTA e todos serem contados, ainda que a contagem seja infinita, ento o conjunto enumervel. Exatamente. O matemtico que estabeleceu esses conceitos de infinitos e contabilidade de conjuntos infinitos foi GEORGE CNTOR. Cabe lembrar que o conjunto dos nmeros naturais tem infinitos elementos, pois sempre existe um sucessor a um nmero natural. No tem fim. Entendido. Voltamos ao teorema. Vamos mostrar que o conjunto dos nmeros RACIONAIS enumervel. Nmeros racionais so aqueles que construmos pela diviso de dois nmeros, do tipo A sobre B, onde A chamado de numerador e um nmero inteiro, e B chamado de denominador e um nmero natural. bom visualizar o numerador sobre o denominador e, para facilitar, vamos considerar apenas os naturais no numerador. Vamos mostrar que o conjunto dos racionais positivos enumervel. Ok. Ns trataremos os positivos aqui, e depois a turma completa a demonstrao. Agora temos que um racional positivo da forma: numerador sobre denominador, sendo que ambos so nmeros naturais de contagem. Portanto, podemos construir um protocolo de contagem

UDIO Infinitos racionais 4/10

da seguinte forma: o numerador e o denominador podem ser fatorados em nmeros primos e simplificados. E pelo teorema fundamental da aritmtica, todo nmero natural pode ser escrito de maneira nica pelo produto de potncias de nmeros primos. Ento, tenha em mente os primos e respectivas potncias do numerador, assim como outros primos e respectivas potncias do denominador. Certo, no numerador vai ter um produto de potncias de nmeros primos e no denominador outro produto de nmeros primos. (pausa) Agora construa a seguinte a funo: multiplique os nmeros primos do numerador com as respectivas potncias dobradas e multiplique tudo pelo produto dos nmeros primos do denominador com as respectivas potncias dobradas menos um. Ento este protocolo vai ser o produto do numerador ao quadrado pelo produto dos primos do denominador cujas respectivas potncias sero modificadas para o dobro menos um, quer dizer, um nmero mpar. Correto, vai ser um nmero natural fatorado em nmeros primos com potncias pares e mpares. As potncias pares so do numerador e as potncias mpares so do denominador. Acho que d tempo de dar um exemplo. Anotem a. Digamos que o numerador seja dois elevado a trs vezes sete. (pausa) E o denominador seja trs vezes cinco elevado a dois. A frao ento 56 sobre 75. Certo, mas escreva na forma fatorada: dois potncia trs vezes sete dividido por trs vezes cinco potncia dois. Ento, o nmero natural que esta frao ou nmero racional vai receber dois potncia seis, vezes sete potncia dois, vezes trs potncia um, vezes cinco potncia trs. Entendi. Fazendo as contas, este nmero racional 56 sobre 75 vai receber a etiqueta um milho, cento e setenta e seis mil. Certo, o importante que todas as funes utilizadas so bijetivas, de forma que se conhecemos o nmero natural dado, conseguimos saber qual o nmero racional correspondente e vice-versa. Dado um nmero racional positivo, construmos um nico nmero natural correspondente. E assim terminamos os principais passos para mostrar que o conjunto dos nmeros racionais enumervel. E por que este teorema importante?

UDIO Infinitos racionais 5/10

importante pelo seu grau de abstrao de infinito. Cntor teve muito transtorno para entender e ser entendido com os vrios conceitos de infinitos que ele encontrou ou definiu. Mas, na prtica, este teorema serve pra alguma coisa? Serve para a gente entender o conjunto de nmeros racionais em comparao aos naturais e o passo importante para entendermos os nmeros REAIS e IRRACIONAIS. O conjunto dos REAIS no enumervel. Tem outro tipo de infinidade. E importante, pois os nmeros aparecem em todos os lugares! Os nmeros so abstraes matemticas. O que fazemos com frequncia uma correspondncia entre os conjuntos numricos e alguns objetos concretos, mas os nmeros mesmos esto nas nossas mentes. Mas os computadores usam nmeros o tempo todo! Sim, a gente programa os computadores, isto , faz as devidas correspondncias ou funes que eu estava falando. Mas eu entendo o jeito de falar - os nmeros aparecem em todos os lugares. Bom, nosso tempo acabou e, novamente, obrigada professor Leumas pelas explicaes de hoje. E obrigada Henrique pelo suporte de sempre! (sotaque francs) Merci Ivone et au revoir! O programa comea em ingls e termina em francs! Vai entender!

Sugestes de atividades
Antes da execuo
Revisar os conceitos bsicos de conjuntos dos nmeros, potenciao e de funes. Definio de funo Uma relao f entre dois conjuntos A e B uma funo de um conjunto A em um conjunto B se, e somente se, todo elemento de A estiver associado atravs de f a um nico elemento de B. Em outras palavras:

UDIO Infinitos racionais 6/10

: funo dado ! . . = . Definio de funo injetora Considerando a funo definida acima, ela dita injetora (ou injetiva) se, e somente se, a imagem por f de elementos distintos de A corresponderem a elementos distintos de B. Em outras palavras: : injetora dados , , se . Definio de funo sobrejetora Considerando a funo definida acima, ela dita sobrejetora (ou sobrejetiva) se, e somente se, todo elemento de B for associado a algum elemento de A pela funo f. E outras palavras: : sobrejetora dado . . = Definio de funo bijetora Uma funo f de A em B bijetora se, e somente se, ela injetora e sobrejetora. Definio do Conjunto dos Racionais O conjunto dos nmeros racionais, denotado por , o conjunto dos pares ordenados (fraes) , onde a um nmero inteiro qualquer e b um nmero inteiro qualquer diferente do zero. O nmero a chamado de numerador e o b de denominador da frao . As fraes devem ter as seguintes propriedades: Igualdade:

Soma: + =

Multiplicao: =

Durante a execuo
Escrever no quadro os dados e as contas mencionados no programa medida que eles forem falados.

UDIO Infinitos racionais 7/10

Depois da execuo
O jeito mais simples de mostrar que os racionais so enumerveis, isto , contveis, e com a mesma cardinalidade dos nmeros naturais fazer uma tabela da seguinte forma:
Tabela 1

... 5/5 5/4 5/3 5/2 5/1 4/5 4/4 4/3 4/2 4/1 3/5 3/4 3/3 3/2 3/1 2/5 2/4 2/3 2/2 2/1 1/5 1/4 1/3 1/2 1/1 0 -1/1 -1/2 -1/3 -1/4 -1/5 ... -2/1 -2/2 -2/3 -2/4 -2/5 -3/1 -3/2 -3/3 -3/4 -3/5 -4/1 -4/2 -4/3 -4/4 -4/5 -5/1 -5/2 -5/3 -5/4 -5/5

...

...

Cada clula da tabela corresponde a um nmero racional e um nmero racional corresponde a pelo menos uma clula da tabela. Isso porque os nmeros 1/1=2/2=3/3 etc. tm o mesmo valor, assim como =2/4=4/8 etc. Isto , essa tabela quando estendida infinitamente em todos os lados tem todos os nmeros racionais com repeties. Mas claro que, se essa tabela for contvel, isto , enumervel, ento o conjunto dos nmeros racionais tambm enumervel. Com efeito, se considerarmos a diagonal que vai da esquerda para a direita e, comeando no 0, alterarmos os lados com nmeros positivos e negativos, teremos uma sequncia contvel dos elementos da tabela, a saber 0, 1/1, -1/1, 2/1, 1/1, -1/2, -2/1, 3/1, 2/2, 1/3 etc. Isso porque essas diagonais tm quantidade finita de elementos com nmeros racionais que vai crescendo de maneira enumervel.

UDIO Infinitos racionais 8/10

Da conclumos que o conjunto dos nmeros racionais contvel, isto , correspondemos um nmero natural a cada elemento da Tabela 1. A forma com que o programa do udio apresenta uma demonstrao de que os nmeros racionais so contveis interessante pois envolve o conceito de fatorao de nmeros naturais e de funo bijetiva. Isto , todo nmero racional positivo pode ser escrito da seguinte forma:
=

Ou melhor, a frao est simplificada e tanto o numerador quanto o denominador esto fatorados nos seus nmeros primos P e Q, respectivamente, tendo cada um, suas potncias p e q. Assim, a proposta funo bijetiva do nmero racional x>0 acima a seguinte: =

A imagem dessa funo o conjunto dos nmeros naturais. Podemos mostrar que essa funo bijetiva, pois cada nmero racional estar associado a um nico nmero natural e cada nmero natural pode ser fatorado em nmeros primos, e assim podemos recompor o nmero racional x. Por exemplo: f(( )= 12 x 2 = 2 f(5/4)= 52 x 23 = 200 = =

assim = 2 7 3 5 = 1.176.000

Podemos dar os seguintes exemplos da funo inversa: y=7, ento temos um nmero primo elevado potncia mpar. Assim x=1/7, pois f(1/7)=7.

UDIO Infinitos racionais 9/10

y=52. Fatoramos 26=22 x 13. Ento, o primo elevado potncia par estar no numerador e o outro no denominador. Assim, = , pois f(2/13)=52.

O protocolo de enumerao dos racionais positivos, ento, est dado e, dessa forma, mostramos que eles so contveis. Sugestes de leitura G. Iezzi e C. Murakami (1977). FUNDAMENTOS DE MATEMTICA E LEMENTAR. 3 Ed. Vol. 1 Cap. III, V e X. Atual Editora. Ficha tcnica Autor Samuel Rocha de Oliveira Revisoras Otlia W. Paques e Carolina Bonturi Coordenao de Mdias Audiovisuais Prof. Dr. Eduardo Paiva Coordenao Geral Prof. Dr. Samuel Rocha de Oliveira Universidade Estadual de Campinas Reitor Fernando Ferreira Costa Vice-reitor Edgar Salvadori de Decca Pr-Reitor de Ps-Graduao Euclides de Mesquita Neto Instituto de Matemtica, Estatstica e Computao Cientfica Diretor Caio Jos Colletti Negreiros Vice-diretor Vernica Andrea Gonzlez-Lpez

UDIO Infinitos racionais 10/10

S-ar putea să vă placă și