Sunteți pe pagina 1din 4

Felipe Oliveira Moura 21353682 Fsica Lic.

(Diurno) IE013

As trades de Dbereiner No incio do sculo XIX valores aproximados para a massa dos tomos de alguns elementos (denominada massa atmica) haviam sido estabelecidos. Em 1829, o qumico alemo Johann Dbereiner, analisando 3 elementos quimicamente semelhantes - o clcio (Ca), o estrncio (Sr) e o brio (Ba) percebeu uma relao simples entre suas massas atmicas: a massa do tomo de estrncio apresenta um valor bastante prximo da mdia das massas atmicas do clcio e do brio. Ele tambm observou o mesmo efeito para outras trades (trios) de elementos qumicos, por exemplo, cloro/bromo/iodo e enxofre/selnio e telrio. Os qumicos da poca no se impressionaram muito com as observaes de Dbereiner e estas passaram praticamente despercebidas. Seu mrito foi ter sido, aparentemente, o primeiro a mostrar relaes entre elementos conhecidos.

O parafuso telrico de Chancourtois Em 1862, o gelogo francs Alexandre Chancourtois (1819-1886) disps os elementos qumicos conhecidos em ordem crescente de suas massas atmicas numa linha espiral em volta de um cilindro. Tal disposio ficou conhecida como parafuso telrico de Chancourtois (telrico significa relativo Terra). Ao redor do cilindro foram feitas dezesseis divises, e os elementos com propriedades semelhantes apareciam uns sobre os outros em voltas consecutivas da espiral. Chancourtois estava sugerindo que as propriedades dos elementos estavam relacionadas ao nmero que o elemento ocupava na sequncia. As regularidades que ele encontrou no funcionavam para todos os elementos conhecidos e a ideia no recebeu muita ateno.

As oitavas de Newlands Em 1864, o ingls John Newlands, um amante da msica, organizou os elementos em ordem crescente de suas massas atmicas em linhas

horizontais, contendo sete elementos cada. O oitavo elemento apresentava propriedades semelhantes ao primeiro e assim por diante, numa relao peridica que lembra a periodicidade das notas musicais. A essa repetio de propriedades dentro da sequncia o qumico ingls deu o nome de lei das oitavas. Por buscar essa relao entre Qumica e Msica, Newlands sofreu o desprezo e o escrnio dos membros da Sociedade de Qumica de Londres. Ao apresent-lo aos membros dessa entidade, um deles teria perguntado sarcasticamente se ele j teria tentado organizar os elementos na ordem alfabtica das letras iniciais dos nomes. Entretanto seu trabalho foi reconhecido cerca de duas dcadas mais tarde, por ser um precursor das ideias de Mendeleiev. O grande mrito de Newlands foi introduzir a ideia da periodicidade das propriedades dos elementos em funo das massas atmicas.

Mendeleev: periodicidade e previses Dmitri Mendeleev foi professor universitrio na Rssia e fez uma importante descoberta na histria da Cincia enquanto estava escrevendo um livro de Qumica. Ele registrou as propriedades de cada um dos elementos qumicos conhecidos (na poca eram 63; hoje so mais de 100) em fichas de papel, cada ficha para um elemento. Manipulando as fichas, na tentativa de encadear as ideias antes de escrever determinada parte da obra, Mendeleev percebeu algo extraordinrio. Como j dissemos, na poca havia evidncias cientficas de que os tomos de cada elemento tm massas diferentes. Mendeleev organizou as fichas de acordo com a ordem crescente da massa dos tomos de cada elemento. Notou que essa sequncia aparecia, a intervalos regulares, elementos com propriedades semelhantes, de modo similar ao que Newlands fizera. Havia uma periodicidade, ou seja, uma repetio nas propriedades dos elementos. Em 1869, Mendeleev pde organizar os elementos em uma tabela, na qual aqueles com propriedades semelhantes apareciam numa mesma coluna. Elaborando melhor sua descoberta, ele percebeu que pareciam estar faltando

alguns elementos para que ela fosse completa. Mendeleev resolveu, ento, deixar alguns locais em branco nessa tabela, julgando que algum dia algum descobriria novos elementos qumicos que pudessem ser encaixados nesses locais, com base em suas propriedades. Ele chegou, at, a prever algumas das propriedades que esses elementos teriam. Abaixo do silcio, por exemplo, Mendeleev suspeitou que deveria existir um elemento que ele denominou eka-silcio e cujas propriedades previu (eka uma palavra do snscrito que pode ser traduzida como "o primeiro a seguir"). Esse elemento foi descoberto em 1886 pelo alemo Clemens Winkler, que o chamou de germnio. As propriedades do germnio so espantosamente prximas das previstas por Mendeleev. Mendeleev tambm percebeu que em alguns locais da tabela seria melhor fazer pequenas inverses na ordem dos elementos. Em 1871, ele publicou uma verso aprimorada de seu trabalho. Antes de Mendeleev, outros cientistas - como Dbereiner, Chancourtois e Newlands - j haviam percebido que alguns elementos tm propriedades semelhantes, mas o mrito do qumico russo foi o de fazer uma extensiva organizao dos elementos com base em suas propriedades, realizar pequenos ajustes necessrios e deixar locais para elementos que poderiam existir, mas que ainda no haviam sido descobertos. Alm do germnio, outros elementos cuja existncia foi prevista por Mendeleev foram descobertos posteriormente como o escndio (Sc), o glio (Ga) e o polnio (Po). E as propriedades desses elementos so iguais s previstas por ele ou bastante prximas delas.

Moseley e o nmero atmico: ruma tabela peridica atual Na tabela peridica atual encontramos informaes como o nome dos elementos, seus smbolos e nmeros atmicos. O conceito de massa atmica uma ideia muito importante para o estudo da Qumica, para a elaborao de previses e para a interpretao de experimentos. (Massa atmica no o mesmo que nmero de massa, embora haja uma relao entre ambos).

Mendeleev ordenou os elementos de acordo com a sequncia crescente de suas massas atmicas. Percebeu, contudo, que algumas pequenas inverses eram necessrias para que os elementos ficassem corretamente posicionados juntamente a outros com propriedades semelhantes. Em 1913 e 1914, o ingls Henry Moseley fez importantes descobertas trabalhando com uma complexa tcnica envolvendo raios X. Ele descobriu uma caracterstica numrica dos tomos de cada elemento que ficou conhecida como nmero atmico e que posteriormente foi associada ao nmero de prtons. Os elementos no esto dispostos na tabela peridica atual por ordem crescente de massa atmica, mas sim por ordem crescente de nmero atmico. Hoje se sabe que quando os elementos qumicos so organizados em ordem crescente de nmero atmico, ocorre uma periodicidade nas suas propriedades, ou seja, repetem-se regularmente elementos com propriedades semelhantes. Essa regularidade da natureza conhecida como Lei Peridica dos Elementos de modo geral, medida que o nmero atmico cresce, a massa atmica tambm cresce. H apenas quatro casos de elementos consecutivos na tabela em que o de menor nmero atmico apresenta a maior massa atmica. Outros cientistas aprimoraram as descobertas de Mendeleev e de Moseley. Esses aprimoramentos conduziram atual Tabela Peridica dos Elementos (ou classificao peridica dos elementos). Apesar de nela aparecerem muitos elementos que no eram conhecidos na poca de Mendeleev, a ideia envolvida essencialmente aquela proposta por ele, com a ressalva de estarem em ordem crescente de nmero atmico e no de massa atmica. Felipe Oliveira Moura 21353682 Fsica Lic. (Diurno) IE013

S-ar putea să vă placă și