Sunteți pe pagina 1din 6

A criao da CSN e da Vale do Rio Doce frente ao contexto internacional

Alunos: Danillo Costa Lima, Felipe Augusto, Iury Ribeiro Cordeiro, Jorge Jacques Bazi, Simon Dethier

Contexto histrico nacional A Era Vargas: Trata-se do nome dado ao perodo compreendido entre os anos de 1930 1945, em que Getlio Dorneles Vargas governou o Brasil ininterruptamente. Antecedentes: - A revoluo de 30: At o ano de 1930, vigorava, no Brasil, a chamada Repblica Velha (tambm chamada Primeira Republica), perodo que se estendeu da proclamao da repblica (em 15 de novembro de 1889), at a revoluo de 1930, que deps seu ltimo presidente, Washington Lus. Esta caracterizada pela famigerada "poltica do caf com leite", representada, respectivamente, pelos estados mais poderosos do pas neste momento: So Paulo e Minas Gerais. O primeiro, tendo sua fora alicerada ao caf, sendo o maior produtor do pas, e o segundo baseada na grande produo de leite. Tal poltica consistiu-se em um revezamento de presidentes da repblica paulistas e mineiros, indicados pelos respectivos partidos PRP e PRM (Partido Republicano Paulista e Partido Republicano Mineiro), caractezando-se, assim, um "monoplio" dos dois estados na presidncia da repblica durante este intervalo de tempo. - Os meandros da revoluo: Washington Lus indicou Jlio Prestes para suced-lo por So Paulo, desagradando profundamente a oligarquia mineira. Esta, buscou ento formar uma aliana com oligarquias no menos influentes. Surgiria a chamada Aliana Liberal, congregando as oligarquias de Minas, Rio Grande do Sul e Paraba que indicaria o nome de Getlio Vargas para a presidncia. Jlio Prestes sair vencedor das eleies e a Aliana Liberal alegar fraudes no processo. O vice de Vargas, Joo Pessoa, aumentando ainda mais a tenso no cenrio poltico, assassinado. poca o motivo do crime permaneceu indefinido. Vargas ento, aproveitando-se da situao delicada, culpa a oposio. Juntando-se isso o fato de o pas estar vivendo uma crise ecmica graas a crise de 1929 e o exrcito estar insatisfeito com a presidncia da repblica, um golpe arquitetado para depr Jlio Prestes. Este bem sucedido e garantir ascenso de Vargas presidncia, dando incio Era Vargas. - Governo Provisrio (1930-34): Nomeado presidente, Getlio Vargas usufruia de poderes quase ilimitados e, aproveitando-se deles, comeou a tomar polticas de modernizao do pas. Ele criou, por

exemplo, novos ministrios - como o Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio e o Ministrio da Educao e Sade -, e nomeou interventores de estados. Na prtica, os estados perdiam grande parte da sua autonomia poltica para o presidente. Continuou com a Poltica de Valorizao do Caf (PVC) e criou o Conselho Nacional do Caf e o Instituto do Cacau atendendo assim a algumas das reivindicaes das oligarquias cafeeiras. A Getlio Vargas tambm creditado, nesta poca, a Lei da Sindicalizao, que vinculava os sindicatos brasileiros indiretamente - por meio da cmara dos deputados - ao Presidente. Vargas pretendia, assim, tentar ganhar o apoio popular, para que estes apoiassem suas decises (a poltica conhecida como populismo). Assim sendo, houve, na Era Vargas, grandes avanos na legislao trabalhista brasileira, muitos deles no devidos exatamente a Vargas - a quem cujo crdito maior o estabelecimento da CLT - mas sim por parte de parlamentares constituintes do perodo. Mudanas essas que perduram at hoje.

- Revoluo Constitucionalista (1932): Em 1931, Getlio Vargas derruba a Constituio brasileira, reunindo enormes poderes no Brasil. Isso despertou a indignao dos opositores, principalmente as oligarquias cafeeiras e a classe mdia paulista, que estavam desgostosos com o governo getulista. A perda de autonomia estadual, com a nomeao de interventores, desagradou ainda mais. Por mais que Getlio tenha percebido o erro e tentado nomear um interventor oligarca paulista, estes j arquitetavam uma revolta armada, a fim de defender a criao de uma nova Constituio. Quando quatro jovens estudantes paulistanos (Martins, Miragaia, Drusio e Camargo) so assassinados no dia 23 de Maio de 1932, diversos setores da sociedade paulista se mobilizam com o evento, e toda a sociedade passa a apoiar a causa constitucional. No dia 9 de Julho do mesmo ano, a revoluo explode pelo estado. Os paulistas contavam com apoio de tropas de diversos estados, como Rio de Janeiro, Minas e Rio Grande do Sul, mas Getlio Vargas foi mais rpido e conseguiu reter esta aliana, isolando So Paulo. Sem qualquer apoio, os flancos paulistas ficaram vulnerveis, e o plano de rpida conquista do Rio de Janeiro transformou-se em uma tentativa desesperada de defender o territrio estadual. Sem sada, o estado se rende em 28 de Setembro. Mesmo com a vitria militar, Getlio Vargas atende alguns pedidos dos republicanos, e aprova a Constituio de 1934 O estado de So Paulo no conseguiu a adeso de praticamente nenhum outro estado brasileiro. Os paulistas, chefiados por Isidoro Dias Lopes, permaneceram isolados, sem adeso das demais unidades da federao, excetuando um pequeno contingente militar vindo do Mato Grosso, sob o comando do general Bertoldo Klinger. Claramente porque era uma revoluo encabeada basicamente pela elite do PRP - Partido Republicano Paulista que, por meios de propagandas eficientes, conseguiu galgar apoio de diversos setores da sociedade paulista - taxando Getlio Vargas como um cruel ditador fascista. Para reprimir a rebelio paulista, Getlio Vargas enfrentou srias dificuldades no setor militar, pois inmeros generais simplesmente recusaram a misso, tendo em vista que estes temiam a ameaa de perder os cargos. Percebendo o dbil apoio que tinha no seio da cpula do Exrcito, e a fim de conquist-lo, Vargas rompeu em definitivo com os tenentes,

que no eram bem vistos pelos oficiais legalistas. Em 3 de outubro de 1932, em meio a crise militar e apesar dela, Getlio conseguiu esmagar a revolta paulista.

- O Governo Constitucionalista (1934-37): Getlio Vargas convoca a Assemblia em 1933, e em 16 de julho de 1934 a nova Constituio, trazendo novidades como o voto secreto, ensino primrio obrigatrio, o voto feminino e diversas leis trabalhistas. O voto secreto significou o fim do voto aberto preponderante na Repblica Velha, onde os coronis tinham a oportunidade de controlar os votos. A nova constituio estabeleceu tambm que, aps sua promulgao, o primeiro presidente seria eleito de forma indireta pelos membros da Assembleia Constituinte. Getlio Vargas saiu vitorioso. Nessa mesma poca, duas vertentes polticas comearam a influenciar a sociedade brasileira. De um lado, a direita fundara a Ao Integralista Brasileira (AIB), pregando um Estado totalitrio. Do outro, crescia a fora de esquerda da Aliana Nacional Libertadora (ANL), patrocinado pelo regime comunista da Unio Sovitica, que era uma ditadura totalitria de esquerda. Estes partidos possuam carater nacional, diferentemente dos partidos dominantes durante a Repblica Velha, que geralmente representavam o seu estado (So Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro...). Essa tendncia persiste at hoje.

- O Plano Cohen: Getlio Vargas e o alto comando das Foras Armadas sempre se mostraram contra o comunismo, e usaram este pretexto para o seu maior sucesso poltico - o golpe de 1937. O PCB, que surgiu em 1922, havia criado a Aliana Nacional Libertadora, mas Getlio Vargas a declarou ilegal, e a fechou. Assim, em 1935, a ANL (com o apoio da Internacional Comunista Comintern) montou a Intentona Comunista, uma revolta contra Getlio Vargas, mas que este facilmente conteve. Em 1937, os integralistas forjaram o "Plano Cohen", em que dizia-se que os comunistas planejavam uma revoluo maior e mais bem-arquitetada do que a de 1935, e teria o amplo apoio do Partido Comunista da Unio Sovitica. Os militares e boa parte da classe mdia brasileira, assim, apiam a idia de um governo mais fortalecido, para espantar a idia da imposio de um governo comunista no Br:asil. Com o apoio militar e popular, Getlio Vargas derruba a Constituiode 1934,e declara o Estado Novo. - Estado Novo (1937-45): A constituio de 1937, que criou o "Estado Novo" getulista, tinha carter centralizador e autoritrio. Ela suprimiu a liberdade partidria, a independncia entre os trs poderes e o prprio federalismo existente no pas, Vargas fechou o Congresso Nacional e criou o Tribunal de Segurana Nacional. Os prefeitos passaram a ser nomeados pelos governadores e esses, por sua vez, pelo presidente. Foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), com o intuito de projetar Getlio Vargas como o "Pai dos Pobres" e o "Salvador da Ptria".

Contexto histrico internacional:

A chamada Era Vargas aconteceu em meio a um dos perodos mas atribulados da histria: o perodo entre Guerras desde a crise de 1929, extendendo-se 2 Guerra Mundial em si. Em uma poca na qual o mundo se dividia em duas tendncias, ou dois modelos de governo e de modelo a ser seguido o mundo livre e o mundo fascista, o Brasil tentou manter-se neutro tanto quanto pode. O governo de Vargas, principalmente a partir do Estado Novo, manifestava grande simpatia pelo modelo fascista, tendo at criado uma Constituio para o Brasil inspirada em uma Constituio fascista polaca. Porm no era definitivamente associado ao mundo fascista; dentro do governo Vargas, os dois homens mais influentes eram expresso viva dessa disputa que se desenrolava em todo o mundo: de um lado, o general Eurico Gaspar Dutra, de tendncia fascista; de outro, o diplomata Oswaldo Aranha, de tendncia liberal. Quando dos ataques japoneses a Pearl Harbor, e a conseqente entrada dos EUA na Guerra, o Brasil foi intimado a abandonar sua neutralidade. Como incentivo associao aos Aliados na Guerra, os EUA ofereceram ao Brasil o crdito que permitiria a fundao da primeira grande siderrgica nacional (CSN) e a primeira grande mineradora nacional (Vale do Rio Doce).

A fundao da CSN e da Vale do Rio Doce:

Parte de um projeto de desenvolvimento econmico mais amplo que visava industrializao do pas, a construo da CSN se relaciona com a criao da Companhia Vale do Rio Doce. Vargas tinha o plano de nacionalizao das reservas minerais do pas e ento ele nacionalizou uma empresa inglesa que controlava as reservas brasileiras. importante dizer que a extrao do minrio era controlado pela Inglaterra, refletindo o momento anterior em que o Brasil criara uma grande dependncia economica da Inglaterra parecido com uma relao metrpole - colnia. Em seguida, o Brasil e os EUA assinaram os Acordos de Washington que estabeleciam o incio da construo de uma exportadora de minrio de ferro. Para isso, um acordo de 14 milhes de dlares foi adquirido do governo americano para a compra de mquinas e equipamentos. Vale destacar tambm que a primeira exportao da Vale do Rio Doce foi para os EUA, reafirmando a aproximao entre os dois pases. Antes de surgir o plano de estabelecimento de uma grande siderrgica no Brasil, vale destacar que j existiam vrias pequenas siderrgicas instaladas por aqui. Com a produo insuficiente para a demanda interna, ainda mais porque o Brasil passava por um processo de industrializao emergente, ns exportvamos o minrio de ferro pela Vale e importvamos, por exemplo, os trilhos para construirmos nossas estradas de ferro. importante dizer tambm que at mesmo a extrao do minrio era controlado pela Inglaterra, refletindo o momento anterior em que o Brasil criara uma grande dependncia economica da Inglaterra parecido com uma relao metrpole - colnia. As coisas comearam a mudar quando viagens oficiais para os EUA e para a Inglaterra ocorrem na inteno de construo de uma grande siderrgica nacional. O resultado foi a criao de uma Comisso para trabalhar junto aos americanos para a criao da empresa,

refletindo assim a nova fase de aproximao estreita com os EUA, onde a Inglaterra ficara em segundo plano. Tcnicos da U.S. Steel vieram ao Brasil para estudar a viabilidade da construo da CSN. Dessa forma, estudos para atenderem ao interesses nacionais e da empresa americana foram feitos. Entretanto, a evoluo da Segunda Guerra Mundial faz a U.S. Steel desistir do investimento no Brasil. Com a difcil situao que ficara o plano brasileiro, Vargas refez o plano com a utilizao do capital estrangeiro como emprstimo apenas, desistindo da associao com empresas estrangeiras. Assim, ele comeou a entrar em contato com o Eximbank, banco americano, para a obteno de um emprestimo de 20 milhes de dlares. Os americanos ainda tentaram refazer um plano de associao com empresas deles, porm o governo brasileiro j no se interessava mais. Vrios empasses ocorriam para a liberao do emprstimo. Portanto, um intencional discurso de Vargas considerado como um apoio do Brasil aos pases do Eixo na guerra tiveram resultados imediatos: os EUA liberaram rapidamente o emprstimo como uma forma de obter o apoio brasileiro na guerra. Assim o proximo passo era o incio da construo da CSN.

A CSN:

A Companhia Siderrgica Nacional foi fundada em 9 de abril de 1941 e iniciou suas operaes em 1 de outubro de 1946. Como primeira produtora integrada de ao plano no Brasil, a CSN um marco no processo brasileiro de industrializao. O seu ao viabilizou a implantao das primeiras indstrias nacionais, ncleo do atual parque fabril brasileiro. Privatizada em 1993, e aps mais de seis dcadas de atividade, continua a fazer histria. Com capacidade de produo anual de 5,6 milhes de toneladas e cerca de dezesseis mil empregados, a CSN concentra suas atividades em siderurgia, minerao e infra-estrutura. A estratgia integrada e alinhada ao negcio principal assegura posio de liderana no setor siderrgico brasileiro. A aquisio dos ativos da Heartland Steel, constituindo a CSN LLC, nos Estados Unidos, em 2001, marcou o incio do processo de internacionalizao da CSN. Atualmente, entre seus ativos a empresa conta com uma usina siderrgica integrada, cinco unidades industriais, sendo duas delas no exterior (Estados Unidos e Portugal), minas de minrio de ferro, calcrio e dolomita, uma forte distribuidora de aos planos, terminais porturios, participaes em estradas de ferro e em duas usinas hidreltricas. Com uma gesto firme e inovadora, a empresa acredita na fora empreendedora do capital nacional e no enorme potencial brasileiro de competitividade no setor siderrgico. O ao da CSN est presente em diversos segmentos, entre os quais se destacam o Automotivo, Construo Civil, Embalagem, Linha Branca e OEM, fornecidos para clientes no Brasil e no Exterior.

A Vale do Rio Doce:

Durante mais de vinte anos, a Itabira Iron com capital da Inglaterra, deteve os direitos de explorao do ferro de Minas e foi objeto de ataques de intelectuais, dos tenentes e de autoridades, que rejeitavam a explorao do ferro brasileiro por capitais estrangeiros, considerando ser essa uma situao tipicamente colonial e contrria aos interesses brasileiros. Em 1935, o Governo Federal entrava em confronto com a Itabira Iron ao encampar a Estrada de Ferro Vitria-Minas. Dois anos depois, em 1937, a Carta outorgada do Estado Novo estabelecia que a explorao das jazidas minerais do pas dependia de concesso do Governo Federal e que s poderia ser concedida a empresas organizadas no pas cujos acionistas fossem brasileiros. Esse dispositivo vedava ao capital estrangeiro a explorao das minas de ferro de Minas Gerais. E representava o fim das atividades da Itabira Iron no Brasil. Em 1 de junho de 1942, Getlio Vargas publicava o Decreto 4.352 criando a Companhia Vale do Rio Doce, com o propsito de explorar as jazidas da regio de Itabira, bem como garantir o suprimento de ferro para a nascente Companhia Siderrgica Nacional. Tal como a CSN, a nova companhia era constituda como uma sociedade annima de economia mista. Em 11 de janeiro de 1943 reuniu-se a assembleia de acionistas para constituio da Companhia Vale do Rio Doce. Israel Pinheiro foi eleito o primeiro presidente da empresa. A partir desse momento as exportaes de ferro cresceriam exponencialmente. Aps sua fundao, a Vale conseguiu ir, pouco a pouco, expandindo sua produo de minrio de ferro. O Brasil tinha grandes reservas do mineral, mas a demanda era reduzida. A Vale vivia praticamente s para fornecer matria prima para as siderrgicas nacionais, sendo a maior delas, ento, a Companhia Siderrgica Nacional. Hoje em dia, a Vale a maior produtora de minrio de ferro do mundo e a segunda maior de nquel. A Vale destaca-se ainda na produo de mangans, cobre, carvo, cobalto, pelotas, ferroligas e alguns fertilizantes, como os fosfatados e nitrogenados.

S-ar putea să vă placă și