Sunteți pe pagina 1din 81

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

AULA 01

ASSUNTOS: 1 Administrao pblica: princpios bsicos. 2 Poderes administrativos: poder vinculado; poder discricionrio; poder hierrquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polcia; uso e abuso do poder.

(CESPE/ANATEL/2009) O presidente de um tribunal de justia estadual tem disponvel no oramento do tribunal a quantia de R$ 2.000.000,00 para pagamento de verbas atrasadas dos juzes de direito e desembargadores. Cada juiz e desembargador faz jus, em mdia, a R$ 130.000,00. Ocorre que o presidente da Corte determinou, por portaria publicada no Dirio Oficial, o pagamento das verbas apenas aos desembargadores, devendo os juzes de direito aguardar nova disponibilizao de verba oramentria para o pagamento do que lhes devido. O presidente fundamentou sua deciso de pagamento inicial em razo de os desembargadores estarem em nvel hierrquico superior ao dos juzes. Irresignados, alguns juzes pretendem ingressar com ao popular contra o ato que determinou o pagamento das verbas aos desembargadores. Considerando a situao hipottica acima apresentada, julgue os itens subsequentes, acerca do controle e dos princpios fundamentais da administrao pblica.

1. (CESPE/ANATEL/2009) A deciso do presidente do tribunal de justia violou o princpio da impessoalidade, na medida em que esse princpio objetiva a igualdade de tratamento que o administrador deve dispensar aos administrados que se encontrarem em idntica situao jurdica.

Comentrios: CERTO. O princpio da impessoalidade relaciona-se com o princpio da isonomia quando exige tratamento isonmico para todos os administrados, de modo que sejam tratados com base nos mesmos critrios.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

2. (CESPE/ANATEL/2009) Respeitado o princpio da publicidade, uma vez que a deciso do presidente que determinou o pagamento aos desembargadores foi publicada mediante portaria no Dirio Oficial, correto afirmar que, em consequncia, os princpios da moralidade e legalidade no foram violados.

Comentrios: ERRADO. Em relao Administrao, a nica vontade que podemos considerar a vontade da lei, independentemente da vontade pessoal do agente. Assim, como a lei oramentria destinou os recursos para pagamento de verbas atrasadas dos juzes de direito e desembargadores, no pode o presidente do tribunal, por vontade prpria, determinar o pagamento das verbas apenas aos desembargadores. Afinal, a Administrao Pblica no pode conceder direitos, criar obrigaes ou impor proibies, por meio de ato administrativo. Ademais, tal comportamento incondizente com a tica e a probidade administrativa, razo pela qual viola o princpio da moralidade.

3. (CESPE/AGU/2009) Com base no princpio da eficincia e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituio a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: CERTO. O STF, visando extino da prtica do nepotismo, aprovou o Enunciado da Smula Vinculante n 13 nestes termos: "A nomeao de cnjuge, companheiro, ou parente, em linha reta, colateral ou por afinidade, at o 3 grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica, investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana, ou, ainda, de funo gratificada na Administrao Pblica direta e indireta, em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas, viola a Constituio Federal."

4. (CESPE/AGU/2009) Considere que Plato, governador de estado da Federao, tenha nomeado seu irmo, Aristteles, que possui formao superior na rea de engenharia, para o cargo de secretrio de estado de obras. Pressupondo-se que Aristteles atenda a todos os requisitos legais para a referida nomeao, conclui-se que esta no vai de encontro ao posicionamento adotado em recente julgado do STF.

Comentrios: CERTO. Os cargos de carter poltico, exercidos por agentes polticos (ministro de Estado, secretrio estadual e secretrio municipal), desde que respeitados os princpios da moralidade e da impessoalidade, ficaram excludos da regra estabelecida pela smula vinculante n 13.

5. (CESPE/AGU/2009) Segundo entendimento do STF, a vedao ao nepotismo no exige edio de lei formal, visto que a proibio extrada diretamente dos princpios constitucionais que norteiam a atuao administrativa.

Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ CERTO. Segundo entendimento do STF, a vedao ao nepotismo no exige edio de lei formal, visto que a proibio extrada diretamente dos princpios constitucionais que norteiam a atuao administrativa.

JURISPRUDNCIA DO STF: (...) A vedao do nepotismo no exige a edio de lei formal para coibir a prtica, uma vez que decorre diretamente dos princpios contidos no art. 37, caput, da Constituio Federal. (...). (Rcl 6.702AgR-MC, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, julgamento em 4-3-09, Plenrio, DJE de 30-4-09)

6. (CESPE/TRE-GO/2009) Assinale a opo correspondente a princpio constitucional aplicvel administrao pblica, porm no previsto expressamente na CF, Captulo VII, Seo I, art. 37, que trata das disposies gerais aplicveis administrao pblica. a) princpio da moralidade b) princpio da proporcionalidade c) princpio da eficincia d) princpio da impessoalidade

Comentrios:

importante registrar que os princpios tanto podem ser explcitos (o seu nome est taxativamente previsto em normas jurdicas) como implcitos (a sua aplicao est prevista em normas jurdicas). Os princpios que regem a Administrao Pblica so exemplos de princpios explcitos no sistema constitucional ptrio, previstos no art. 37 da Constituio Federal de 1988, nos seguintes termos:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ CF/88, ART. 37: A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte:

Assim, percebemos que os princpios bsicos da administrao pblica esto consubstanciados em cinco regras de observncia permanente e obrigatria para o bom administrador: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Se voc no os conhecia, pode chamlos de LIMPE.

Princpios da Administrao Pblica (CF/88, art. 37) Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficincia

ATENO: H questes de prova cujo enunciado cita apenas trs ou quatro desses princpios como sendo aplicveis administrao pblica. Por exemplo: a administrao pblica direta ou indireta de todas as esferas de governo obedecer aos princpios da legalidade, da impessoalidade e da moralidade. Se vocs se deparassem com essa afirmativa em uma prova, marcariam V ou F?

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Tenho certeza que todos aqui marcariam VERDADEIRO. isso mesmo! Parabns! O item estaria corretssimo! No o seria, porm, se houvesse alguma palavra com significado restritivo (somente, apenas, exclusivamente...). Ou seja, se a nossa questo hipottica afirmasse que a administrao pblica direta ou indireta de todas as esferas de governo obedecer, somente (apenas, exclusivamente), aos princpios da legalidade, da impessoalidade e da moralidade, consideraramos o item como FALSO.

IMPORTANTE: Os princpios enumerados no art. 37 da CF/88 (LIMPE) so de observncia obrigatria para os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, quando no exerccio de atividades administrativas, e em todas as esferas da federao (U, E, DF e M), alcanando a Administrao Direta e a Indireta.

Por fim, saibam que o princpio da proporcionalidade est expressamente previsto na Lei n 9.784/99, mas no est explcito no texto da Constituio Federal. No obstante, de acordo com o STF, esse princpio decorre do princpio do devido processo legal, expresso no art. 5, LIV, da CF. Pelo exposto, a resposta desta questo a letra b.

7. (CESPE/OAB-SP/2009) Tanto a administrao direta quanto a indireta se submetem aos princpios constitucionais da administrao pblica.

Comentrios: CERTO. Os princpios enumerados no art. 37 da CF/88 (LIMPE) so de observncia obrigatria para os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, quando no exerccio de atividades administrativas, e em todas as

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ esferas da federao (U, E, DF e M), alcanando a Administrao Direta e a Indireta.

8. (CESPE/OAB-SP/2009) O rol dos princpios administrativos, estabelecido originariamente na CF, foi ampliado para contemplar a insero do princpio da eficincia.

Comentrios: CERTO. O princpio da eficincia foi inserido no texto constitucional pela Emenda Constitucional n 19/1998.

9. (CESPE/OAB-SP/2009) O princpio da legalidade, por seu contedo generalizante, atinge, da mesma forma e na mesma extenso, os particulares e a administrao pblica.

Comentrios: ERRADO. O princpio da legalidade estabelece que toda atividade administrativa imprescinde de previso em lei. Caso contrrio, a atividade ser ilcita. Esse significado no o mesmo quando o princpio se aplica aos particulares. Pois, enquanto a Administrao Pblica s pode fazer aquilo que a lei permite, o particular pode fazer tudo aquilo que a lei no probe.

10. (CESPE/OAB-SP/2009) Embora vigente o princpio da publicidade para os atos administrativos, o sigilo aplicvel em casos em que este seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado.

Comentrios:
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ CERTO. Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. (CF, art.5, XXXIII)

11. (CESPE/FUNDAC-PB/2008) Os princpios fundamentais da administrao pblica previstos de forma expressa na Constituio Federal no incluem o da: a) moralidade. b) publicidade. c) legalidade. d) proporcionalidade.

Comentrios:

O princpio da proporcionalidade est expressamente previsto na Lei n 9.784/99, mas no est explcito no texto da Constituio Federal. No obstante, de acordo com o STF, esse princpio decorre do princpio do devido processo legal, expresso no art. 5, LIV, da CF.

Princpios da Administrao Pblica (CF/88, art. 37) Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficincia

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Logo, a resposta desta questo a letra d.

12. (CESPE/TJ-RJ/2008) Assinale a opo correspondente ao princpio constitucional segundo o qual o ato administrativo visa a proteo do interesse pblico ou de determinada coletividade. a) legalidade administrativa b) impessoalidade c) publicidade d) eficincia e) moralidade administrativa

Comentrios:

O princpio da impessoalidade, quando relacionado com o princpio da finalidade, exige que a atividade administrativa seja exercida em atendimento aos interesses da coletividade. Assim, a finalidade de toda atuao da Administrao a defesa do interesse pblico. A resposta desta questo, portanto, a letra b.

13. (CESPE/DFTRANS/2008) Considerada um princpio fundamental da administrao pblica, a impessoalidade representa a divulgao dos atos oficiais de qualquer pessoa integrante da administrao pblica, sem a qual tais atos no produzem efeitos.

Comentrios: ERRADO. A divulgao oficial dos atos da Administrao Pblica est relacionada com o princpio da publicidade.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ATENO: Em provas, comum haver questo misturando o princpio da publicidade com a vedao promoo pessoal. Vejam a seguinte pegadinha: o princpio da publicidade obriga a presena do nome do administrador nos atos, obras, servios e campanhas do Poder Pblico. FALSO!

O princpio da publicidade exige a publicao oficial dos atos externos da administrao pblica.

A publicidade de atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicas dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem a promoo pessoal de autoridade ou servidores pblicos. (CF, art. 37, 1)

14. (CESPE/PC-TO/2008) O princpio da vinculao poltica ao bem comum , entre os princpios constitucionais que norteiam a administrao pblica, o mais importante.

Comentrios: ERRADO. Todos os princpios se equivalem juridicamente, isto , no h hierarquia entre eles. Sempre incidiro de forma conjunta e harmnica. Por exemplo, a Administrao no pode, sob alegao de uma atuao mais eficiente, praticar atos no previstos em lei. Ou seja, o princpio da eficincia no pode opor exceo ao da legalidade. Em uma determinada situao, o que pode ocorrer a incidncia de um princpio em grau maior do que os demais. Ainda assim, todos so observados, j que a aplicao de um princpio no impede a aplicao de outro.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ IMPORTANTE: Os princpios administrativos se equivalem juridicamente, isto , no h hierarquia entre eles. A aplicao de um princpio no impede a aplicao de outro. Portanto, a Administrao no pode, sob alegao de uma atuao mais eficiente, praticar atos no previstos em lei.

15. (CESPE/PC-TO/2008) Em toda atividade desenvolvida pelos agentes pblicos, o princpio da legalidade o que precede todos os demais.

Comentrios: CERTO. O princpio da legalidade estabelece que toda atividade administrativa imprescinde de previso em lei. Caso contrrio, a atividade ser ilcita. Toa, isso no significa que o princpio da legalidade mais importante que os demais princpios. Perceberam a diferena?

16. (CESPE/TCU/2007) A declarao de sigilo dos atos administrativos, sob a invocao do argumento da segurana nacional, privilgio indevido para a prtica de um ato administrativo, pois o princpio da publicidade administrativa exige a transparncia absoluta dos atos, para possibilitar o seu controle de legalidade.

Comentrios: ERRADO. Nos termos do art.5, XXXIII da CF: todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. Ou seja, h exceo ao princpio da transparncia.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

17. (CESPE/TCU/2007) O atendimento do administrado em considerao ao seu prestgio social angariado junto comunidade em que vive no ofende o princpio da impessoalidade da administrao pblica.

Comentrios: ERRADO. O princpio da impessoalidade relaciona-se com o princpio da isonomia quando exige tratamento isonmico para todos os administrados, de modo que sejam tratados com base nos mesmos critrios.

18. (CESPE/TSE/2007) De acordo com o art. 37 da Constituio Federal, a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios deve obedecer aos princpios de legalidade, a) qualidade, liberdade, pluralidade e eficincia. b) impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. c) impessoalidade, moralidade, pluralidade e eficincia. d) imparcialidade, moralidade, publicidade e eficincia.

Comentrios:

So princpios bsicos da administrao pblica: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia. Por isso, a resposta desta questo a letra b.

19. (CESPE/TCU/2004) O princpio da eficincia relaciona-se com o modo de atuao do agente e com o modo de organizao e estruturao da

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ administrao pblica, aspectos cujo contedo identifica-se com a obteno de melhores resultados na relao custo versus benefcios e com o satisfatrio atendimento das necessidades do administrado.

Comentrios: CERTO. O princpio da eficincia possui trs interpretaes: Dirigido Administrao: exige que o modo de estruturao, organizao e disciplina seja racional, com o objetivo de alcanar os melhores resultados no desempenho da atividade administrativa. Dirigido aos agentes pblicos: exige uma atuao que resulte no melhor desempenho possvel de suas atribuies, a fim de obter os melhores resultados. Relativo ao princpio da economicidade: impe Administrao uma atuao sob uma adequada relao custo/benefcio, com vistas a obter o mximo de benefcios com o mnimo de despesas.

DIRIGIDA ADMINISTRAO
(estruturao, organizao e disciplina)

EFICINCIA
(3 interpretaes)

DIRIGIDA AOS AGENTES PBLICOS


(atuao)

ECONOMICIDADE
(custo/benefcio)

20. (CESPE/PGE-RR/2004) A administrao pblica direta dos estados obedecer aos princpios de legalidade, de impessoalidade, de moralidade e de publicidade, mas o princpio de eficincia ainda no se encontra previsto expressamente na Constituio da Repblica.

Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ERRADO. So princpios bsicos da administrao pblica: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia. Este foi inserido no texto constitucional pela Emenda Constitucional n19/1998.

21. (CESPE/TCE-PE/2004) Um ato administrativo que ofenda o princpio constitucional da moralidade passvel de anulao e, para que esta ocorra, no indispensvel, em todos os casos, examinar a inteno do agente pblico.

Comentrios: CERTO. O ato invlido deve ser anulado, independentemente da inteno do agente pblico que o pratocou.

22. (CESPE/TCE-PE/2004) O princpio da moralidade envolve um conceito indeterminado, que a prpria noo de moralidade, a qual no definida de modo preciso no ordenamento jurdico; por conseguinte, a ocorrncia de ofensa ao princpio deve ser elucidada em cada caso, em face do direito e com o fim de realizar a tica na administrao pblica.

Comentrios: CERTO. A moral administrativa toma como referncia um conceito impessoal, geral, primado no grupo social, independente dos valores intrnsecos do indivduo. No obstante, esse conceito comporta valores de juzos elsticos, indeterminados. Tal fato decorre da impossibilidade de a lei prever todas as condutas morais e amorais.

23. (CESPE/Delegado-PF/2004) A veiculao do ato praticado pela Administrao Pblica na Voz do Brasil, programa de mbito nacional dedicado a divulgar fatos e aes ocorridos ou praticados no mbito dos Trs Poderes da Unio, suficiente para ter-se como atendido o princpio da publicidade.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios: ERRADO. O princpio da publicidade exige a publicao oficial dos atos externos da administrao pblica, estabelecendo-a como condio de eficcia (produo de efeitos jurdicos). A divulgao dos atos praticados pela Unio, pelos Estados ou pelo Distrito Federal obedece mesma regra: publicao no respectivo Dirio Oficial. A divulgao dos atos praticados pelos Municpios obedece a duas regras distintas: (1) aqueles que possuem Dirio Oficial, seguem a regra dos demais entes federativos. (2) aqueles que no possuem Dirio Oficial devero afixar seus atos na sede da Prefeitura ou da Cmara de Vereadores.

A divulgao do ato na Voz do Brasil no considerada publicao oficial. Logo, continua ineficaz o ato cuja divulgao ocorra apenas nesses meios.

24. (CESPE/Auditor/INSS/2003) A administrao pblica direta e indireta dequalquer dos poderes da Unio, dos Estados, do DF e dos Municpios obedecer os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade.

Comentrios: CERTO. So princpios bsicos da administrao pblica: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 25. (ESAF/APO/SEFAZ-SP/2009) O princpio da legalidade significa que existe autonomia de vontade nas relaes travadas pela Administrao Pblica, ou seja, permitido fazer tudo aquilo que a lei no probe. Comentrios: ERRADO. O princpio da legalidade, que uma exigncia decorrente do Estado de Direito, estabelece que toda atividade administrativa s poder ser exercida em conformidade absoluta com a lei. Caso contrrio, a atividade ser ilcita. Esse significado no o mesmo quando o princpio se aplica aos particulares. Pois, enquanto a Administrao Pblica s pode fazer aquilo que a lei permite, o particular pode fazer tudo aquilo que a lei no probe. Para os particulares, o princpio da legalidade est previsto no art. 5, II, da CF. Segundo o dispositivo constitucional, a eles permitido praticar quaisquer atos que no sejam expressamente proibidos por lei. Nessa acepo, o princpio da legalidade tambm chamado de princpio da autonomia da vontade. Vejam que os particulares tm liberdade para agir, exceto quando h vedao em lei. Por isso, diz-se que essa a interpretao negativa do princpio da legalidade. negativa porque a lei surge para proibir, negar a prtica de determinado ato. Por outro lado, em relao Administrao, a nica vontade que podemos considerar a vontade da lei, independentemente da vontade pessoal do agente. Em outras palavras, no existe autonomia de vontade nas relaes travadas pela Administrao Pblica. Assim, para a Administrao agir, no basta inexistir norma proibitiva. Isto , a Administrao Pblica s pode atuar quando autorizada (nas competncias discricionrias) ou determinada (nas competncias vinculadas) por lei.

PARA A ADMINISTRAO PBLICA LEGALIDADE (2 interpretaes) (positiva) PARA O PARTICULAR (negativa)

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

26. (ESAF/APO/SEFAZ-SP/2009) O ato administrativo em consonncia com a lei, mas que ofende os bons costumes, as regras da boa administrao e os princpios de justia, viola o princpio da moralidade. Comentrios: CERTO. Por oportuno, reproduzo um importante entendimento de Maria Sylvia Zanella Di Pietro acerca do princpio da moralidade. Segundo a ilustre autora, haver ofensa ao referido princpio sempre que em matria administrativa se verificar que o comportamento da Administrao Pblica ou do administrado que com ela se relacione juridicamente, embora em consonncia com a lei, ofende a moral, os bons costumes, as regras da boa administrao, os princpios de justia e de equidade, ou a idia comum de honestidade. Assim, podemos concluir que a moralidade no se confunde com a legalidade. Pois, um ato praticado pela Administrao pode estar perfeitamente legal, mas moralmente falho, caso viole os preceitos da tica e da boa-f.

27. (ESAF/APO/SEFAZ-SP/2009) O modo de atuao do agente pblico, em que se espera melhor desempenho de suas funes, visando alcanar os melhores resultados e com o menor custo possvel, decorre diretamente do princpio da razoabilidade. Comentrios: ERRADO. O princpio da eficincia, que integra o caput do art. 37 da Constituio Federal por fora da Emenda Constitucional n 19/98, possui trs interpretaes: Dirigido Administrao: exige que o modo de estruturao, organizao e disciplina seja racional, com o objetivo de alcanar os melhores resultados no desempenho da atividade administrativa. Dirigido aos agentes pblicos: exige uma atuao que resulte no melhor desempenho possvel de suas atribuies, a fim de obter os melhores resultados.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Relativo ao princpio da economicidade: impe Administrao uma atuao sob uma adequada relao custo/benefcio, com vistas a obter o mximo de benefcios com o mnimo de despesas.

J os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade limitam a atuao e a discricionariedade dos poderes pblicos. Ou seja, vedam que a Administrao Pblica aja com excesso, praticando atos desproporcionais ou desarrazoados. A razoabilidade e a proporcionalidade so consideradas as maiores limitaes s competncias discricionrias da Administrao Pblica. Pois, exigem que os atos discricionrios praticados pela Administrao sejam necessrios, adequados e proporcionais, a partir do critrio do homem mdio (homem ponderado, comum, racional).

28. (ESAF/APO/SEFAZ-SP/2009) decorrncia do princpio da publicidade a proibio de que conste nome, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos em divulgao de atos, programas ou campanhas de rgos pblicos. Comentrios: ERRADO. Em uma de suas interpretaes, o princpio da impessoalidade reporta-se vedao promoo pessoal, prevista no art. 37, 1, da Constituio Federal.

CF, ART. 37, 1: A publicidade de atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem a promoo pessoal de autoridade ou servidores pblicos.

De acordo com essa acepo do princpio da impessoalidade, os agentes pblicos, no exerccio de suas atividades, atuam em nome da Administrao. Deste modo, no podero promover-se pessoalmente. Vejam o exemplo abaixo:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Na divulgao de apreenses feitas pela Polcia Federal no pode haver meno ao nome dos policiais responsveis pela operao.

JURISPRUDNCIA DO STF: Publicidade de Atos Governamentais e Impessoalidade O art. 37, caput, e seu 1, da CF, impedem que haja qualquer tipo de identificao entre a publicidade e os titulares dos cargos alcanando os partidos polticos a que pertenam. (...) A referida regra constitucional objetiva assegurar a impessoalidade da divulgao dos atos governamentais, que devem voltar-se exclusivamente para o interesse social, sendo incompatvel com a meno de nomes, smbolos ou imagens, a includos slogans que caracterizem a promoo pessoal ou de servidores pblicos. (...) A possibilidade de vinculao do contedo da divulgao com o partido poltico a que pertena o titular do cargo pblico ofende o princpio da impessoalidade e desnatura o carter educativo, informativo ou de orientao que constam do comando imposto na Constituio. RE 191668/RS, rel. Min. Menezes Direito, 15.4.2008. (RE191668)

IMPORTANTE: O princpio da publicidade exige a publicao oficial dos atos externos da administrao pblica.

A publicidade de atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicas dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem a promoo pessoal de autoridade ou servidores pblicos. (CF, art. 37, 1)

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 29. (ESAF/APO/SEFAZ-SP/2009) A Administrao Pblica pode, por ato administrativo, conceder direitos de qualquer espcie, criar obrigaes ou impor vedaes aos administrados. Comentrios: ERRADO. No existe autonomia de vontade nas relaes travadas pela Administrao Pblica. Deste modo, ela no pode, por exemplo, conceder direitos, criar obrigaes ou impor proibies, por meio de ato administrativo. Para tanto, deve haver previso em lei. A, sim, um ato administrativo poder regulamentar essa lei. Nas situaes em que essas normas legais no existem, a administrao est impedida de agir, j que ela integralmente subserviente a lei. Essa a interpretao positiva do principio da legalidade. Diz-se positiva porque a lei surge para permitir a prtica de determinado ato.

30. (ESAF/AFRFB/RFB/2005) O princpio da moralidade administrativa incide apenas em relao s aes do administrador pblico, no sendo aplicvel ao particular que se relaciona com a Administrao Pblica. Comentrios: ERRADO. Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, haver ofensa ao princpio da moralidade sempre que em matria administrativa se verificar que o comportamento da Administrao Pblica ou do administrado que com ela se relacione juridicamente, embora em consonncia com a lei, ofende a moral, os bons costumes, as regras da boa administrao, os princpios de justia e de equidade, ou a idia comum de honestidade. Ou seja, o princpio da moralidade deve ser observado no s pelos administradores, mas tambm pelos particulares que se relacionam com a Administrao Pblica. Por exemplo: sabe-se que, nas contrataes pblicas, a apresentao de propostas em conluio ocorre quando os proponentes, em vez de competirem, como seria de se esperar, conspiram secretamente para aumentar os preos ou baixar a qualidade dos bens e servios para compradores que desejem adquirir produtos ou servios por meio de concursos, licitaes ou leiles. Ento, em matria de licitao, quando uma auditoria realizada pela CGU ou pelo TCU constata a ocorrncia de conluio entre os licitantes fica caracterizada a violao do princpio da moralidade praticada por particulares.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

31. (FCC/TJ-PA/2009) O princpio da publicidade apresenta dupla acepo: exigncia de publicao dos atos administrativos em rgo oficial como requisito de eficcia e exigncia de transparncia da atuao administrativa Comentrios: CERTO. O princpio da publicidade pode ser interpretado de duas maneiras. Na primeira delas, faz referncia ao princpio da publicao oficial dos atos administrativos. Na segunda, refere-se ao princpio da transparncia.

PUBLICIDADE (2 interpretaes)

PUBLICAO OFICIAL (condio de eficcia) TRANSPARNCIA

De acordo com a primeira interpretao, o princpio da publicidade exige a publicao oficial dos atos externos da administrao pblica, estabelecendo-a como condio de eficcia (produo de efeitos jurdicos). Pela segunda interpretao, o princpio da publicidade exige uma atividade administrativa transparente (princpio da transparncia) a fim de que o administrado tome conhecimento dos comportamentos administrativos do Estado. Assim, todos tm o direito de receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral. Embora essa seja a regra, a Constituio Federal cria excees, seja por exigncia dos interesses sociais, seja por imperativos da segurana do Estado. Outrossim, a todos so assegurados, independentemente do pagamento de taxas, o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; e a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ CF, ART. 5, XXXIII: Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. CF, ART. 5, XXXIV, a e b: A todos so assegurados, independentemente do pagamento de taxas, o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; e a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal.

32. (FCC/PGE-RJ/2009) O reconhecimento de circunstncias excepcionais, como estado de stio e estado de defesa, autoriza a Administrao a praticar atos discricionrios e arbitrrios, isentos de controle jurisdicional Comentrios: ERRADO. Em situaes especiais e expressamente previstas na Constituio Federal, o princpio da legalidade pode sofrer supresses provisrias e excepcionais. So exemplos, o Estado de Defesa e o Estado de Stio (artigos 136 a 141). Contudo, isso no significa que a Administrao Pblica est autorizada a praticar atos discricionrios e arbitrrios, isentos de controle jurisdicional.

33. (CESPE/TRE-MT/2010) H excesso de poder quando o agente pblico decreta a remoo de um servidor no como necessidade do servio, mas como punio. Comentrios: ERRADO. De acordo com Hely Lopes Meirelles, o abuso de poder ocorre quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, ultrapassa os limites de suas atribuies ou se desvia das finalidades administrativas. Portanto, o abuso de poder pode ocorrer em duas hipteses:
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Vcio no elemento competncia: o agente pblico atua fora dos limites de sua competncia. Nesse caso, diz-se que ocorreu abuso de poder na modalidade excesso de poder. Vcio no elemento finalidade: o agente pblico, embora competente, atua de forma contrria satisfao do interesse pblico. Nesse caso, dizse que ocorreu abuso de poder na modalidade desvio de poder (ou desvio de finalidade).

Abuso de poder Desvio de poder (ou desvio de finalidade) Vcio no elemento finalidade. Vcio no elemento competncia. Excesso de poder

IMPORTANTE: A remoo de ofcio s pode ser praticada com o objetivo de suprir carncia de pessoal. Assim, independentemente das justificativas apresentadas, a remoo de ofcio de servidor realizada com propsito diverso desse ofender, sempre, o princpio da finalidade. Todo ato da Administrao deve ser praticado com o propsito de satisfazer o interesse pblico. Qualquer ato praticado em desacordo com o interesse da coletividade ser invlido por desvio da finalidade.

34. (CESPE/TRE-MT/2010) possvel a delegao do poder de polcia a particular mediante celebrao de contratos administrativos, em especial nos locais em que a presena do poder pblico seja deficiente. Comentrios: ERRADO. Segundo o STF, apenas as pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atividades tpicas de Estado.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ IMPORTANTE: Apenas as pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atividades tpicas de Estado.

35. (CESPE/TRE-MT/2010) Poder regulamentar a prerrogativa conferida administrao pblica de editar atos de carter geral que visam complementar ou alterar a lei, em face de eventuais lacunas e incongruncias. Comentrios: ERRADO. O poder regulamentar aquele que a Constituio Federal confere aos chefes do Poder Executivo poder para editar normas gerais e abstratas que explicam a lei, complementando-a e dando sua correta aplicabilidade (sem, contudo, alter-la). Com efeito, cabe ao Poder Executivo a tarefa de expedir regulamentos para dar a fiel execuo da lei (art. 84, IV, CF/88). So os chamados decretos de execuo. Ressalta-se que aps a EC n 32/01, excepcionalmente, o Poder Executivo pode editar decretos que inovem o ordenamento jurdico, isto , criando novas regras diretamente da Constituio, independentes de qualquer lei. So os chamados decretos autnomos. Desta forma, segundo o art. 84, VI da CF, o Presidente da Repblica pode dispor, mediante decreto, sobre a organizao e funcionamento da Administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos, e a extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos. Ademais, o pargrafo nico do art. 84 da CF permite que o Presidente da Repblica delegue tais atribuies aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da Repblica ou ao Advogado-Geral da Unio.

36. (CESPE/TRE-MT/2010) No exerccio do poder disciplinar, cabe administrao apurar e aplicar penalidades aos servidores pblicos e s demais pessoas sujeitas disciplina administrativa. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ CERTO. O poder disciplinar pode ser definido como a prerrogativa que possui a Administrao Pblica de punir seus prprios agentes e particulares que com ela mantenham um vnculo especfico.

IMPORTANTE: O poder disciplinar no recai apenas sobre os agentes pblicos, mas tambm sobre os particulares que tenham um vnculo especfico com a Administrao Pblica (por exemplo: celebrao de um contrato com a Administrao).

37. (CESPE/TRE-MT/2010) A hierarquia atribuio exclusiva do Poder Executivo, que no existe na esfera do Poder Judicirio e do Poder Legislativo, pois as funes atribudas a esses ltimos poderes so apenas de natureza jurisdicional e legiferante. Comentrios: ERRADO. O poder hierrquico aquele exercido em funo da relao de subordinao entre rgos e agentes dentro de uma mesma pessoa da Administrao Pblica. So exemplos de exerccio desse poder: O superior dar ordens para o subordinado; A delegao e a avocao de competncias;

Logo, a hierarquia atribuio dos Poderes Executivo, Judicirio e Legislativo.

38. (CESPE/TRE-MT/2010) Poder de polcia administrativa manifesta-se por meio de atos concretos e especficos, mas no de atos normativos, pois estes no constituem meios aptos para seu adequado exerccio. Comentrios: ERRADO. O Poder de polcia (ou poder de polcia administrativa) prerrogativa que possui a Administrao Pblica para condicionar e limitar o

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ exerccio de direitos e atividades individuais em prol do interesse coletivo. O exerccio desse poder fundamenta-se no princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado e manifesta-se no somente por meio de atos concretos e especficos, mas tambm mediante atos normativos. Diferentemente do poder disciplinar e do poder hierrquico, o poder de polcia no se baseia na existncia de qualquer vnculo especfico entre as partes.

IMPORTANTE: O poder de polcia no se baseia na existncia de qualquer vnculo especfico entre as partes, razo pela qual alcana terceiros, fora de sua estrutura funcional da Administrao Pblica.

39. (CESPE/TRE-MT/2010) No exerccio do poder de polcia, a administrao age sempre com auto-executoriedade, no dependendo de outro poder para torn-lo efetivo. Comentrios: ERRADO. So atributos do poder de polcia: a discricionariedade (a administrao pode valorar a convenincia e a oportunidade da prtica do ato), a auto-executoriedade (os atos so executados direta e imediatamente, no dependendo de ordem judicial) e a imperatividade (as medidas podem ser adotadas so impostas independentemente do consentimento do administrado). Nem todo ato de polcia goza de auto-executoriedade. Por exemplo: a Administrao Pblica no pode se valer da auto-executoriedade (ou executoriedade) em relao cobrana de multas no quitadas espontaneamente pelo administrado.

40. (CESPE/PM-DF/2010) Ao apurar infraes e aplicar penalidades aos servidores pblicos, a administrao pblica exerce o poder hierrquico. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ERRADO. O poder disciplinar pode ser definido como a prerrogativa que possui a Administrao Pblica de punir seus prprios agentes e particulares que com ela mantenham um vnculo especfico.

IMPORTANTE: Ao apurar infraes e aplicar penalidades aos servidores pblicos, a administrao pblica exerce o poder disciplinar.

41. (CESPE/DPE-PI/2009) Em razo da impossibilidade de que as leis prevejam todas as contingncias que possam surgir na sua execuo, em especial nas diversas situaes que a administrao encontrar para cumprir as suas tarefas e optar pela melhor soluo, necessria a utilizao do poder administrativo denominado poder a) b) c) d) e) hierrquico. de polcia. vinculado. regulamentar. disciplinar. Comentrios: O poder regulamentar aquele que a Constituio Federal confere aos chefes do Poder Executivo poder para editar normas gerais e abstratas que explicam a lei, complementando-a e dando sua correta aplicabilidade. Logo, a resposta desta questo a letra d.

42. (CESPE/TRT-17Regio/2009) A administrao exerce o poder de polcia por meio de atos e operaes materiais de aplicao da lei ao caso concreto, compreendendo medidas preventivas e repressivas. A edio, pelo Estado, de atos normativos de alcance geral no pode ser considerada meio adequado para o exerccio do poder de polcia. Comentrios: www.pontodosconcursos.com.br 27

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ERRADO.

IMPORTANTE: O exerccio do poder de polcia fundamenta-se no princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado e manifesta-se no somente por meio de atos concretos e especficos, mas tambm mediante atos normativos.

43. (CESPE/TRE-MG/2009) Considerando que h verdadeira relao de coordenao e de subordinao entre os rgos integrantes da administrao pblica, no constitui decorrncia do poder hierrquico a) a possibilidade de dar ordens aos subordinados. b) controle da atividade de rgos inferiores para exame quanto legalidade de atos e ao cumprimento de obrigaes. c) a possibilidade de avocao de atribuies no-exclusivas do rgo subordinado. d) a delegao de atribuies no-privativas. e) a limitao ao exerccio de direitos individuais em benefcio do interesse pblico. Comentrios: O Poder de polcia (ou poder de polcia administrativa) prerrogativa que possui a Administrao Pblica para condicionar e limitar o exerccio de direitos e atividades individuais em prol do interesse coletivo. Logo, a resposta desta questo a letra e.

44. (CESPE/TRE-GO/2009) Um aougue recebeu a visita de agentes da Vigilncia Sanitria, que pretendiam aferir as condies de higiene do estabelecimento. Constataram diversas irregularidades, entre as quais: carnes acondicionadas indevidamente e sem comprovao de procedncia; funcionrios no utilizavam os equipamentos bsicos exigidos por lei; pssimas condies de limpeza das geladeiras. Diante desse quadro, os agentes pblicos multaram o dono do aougue e fecharam o estabelecimento at que as irregularidades fossem sanadas.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Considerando a atuao da administrao na situao hipottica acima, assinale a opo correspondente ao poder administrativo exercido no caso descrito. a) b) c) d) poder poder poder poder hierrquico disciplinar discricionrio de polcia

Comentrios: So exemplos de exerccio do poder de polcia: a edio de atos normativos pela Administrao, regulamentando as condies e restries estabelecidas em lei; a fiscalizao do cumprimento destas normas; concesso de licena (ato vinculado) e autorizao (ato discricionrio); interdio de atividade, demolio de obra irregular, apreenso/destruio de mercadorias e aplicao de multa etc. Portanto, a resposta desta questo a letra e.

45. (CESPE/IBAMA/2009) O poder de polcia delegvel a particulares e a outros rgos e entidades pblicas, apesar de decorrer da imperatividade do poder estatal e da prpria fora de coero sobre os administrados. Comentrios: ERRADO. Segundo o STF, apenas as pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atividades tpicas de Estado. Por conseguinte, as autarquias e as fundaes pblicas de direito pblico, que tm personalidade jurdica de direito pblico, podem exercer o poder de polcia administrativa, que uma atividade tpica de Estado.

IMPORTANTE: Apenas as pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atividades tpicas de Estado. As autarquias e as fundaes pblicas de direito pblico podem exercer poder de polcia administrativa. Porm, as fundaes pblicas de direito privado e os particulares no podem.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 46. (CESPE/IBAMA/2009) A administrao pblica pode exercer o seu poder de polcia por meio de atos administrativos gerais, de carter normativo, ou por meio de atos concretos, como o de sancionamento. Comentrios: CERTO. De novo!!! Notem como o CESPE gosta desta assertiva.

IMPORTANTE: O exerccio do poder de polcia fundamenta-se no princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado e manifesta-se no somente por meio de atos concretos e especficos, mas tambm mediante atos normativos.

47. (CESPE/IBAMA/2009) Os atos praticados com esteio no poder de polcia administrativa possuem os atributos da presuno de legitimidade, autoexecutoriedade e imperatividade. Comentrios: ERRADO. So atributos do poder de polcia: a discricionariedade (a administrao pode valorar a convenincia e a oportunidade da prtica do ato), a autoexecutoriedade (os atos so executados direta e imediatamente, no dependendo de ordem judicial) e a imperatividade (as medidas podem ser adotadas so impostas independentemente do consentimento do administrado).

48. (CESPE/ABIN/2008) Decorre do poder disciplinar do Estado a multa aplicada pelo poder concedente a uma concessionria do servio pblico que tenha descumprido normas reguladoras impostas pelo poder concedente. Comentrios: CERTO. O poder disciplinar a prerrogativa que possui a Administrao Pblica de punir seus prprios agentes e particulares que com ela mantenham um vnculo especfico.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ IMPORTANTE: O poder disciplinar no recai apenas sobre os agentes pblicos, mas tambm sobre os particulares que tenham um vnculo especfico com a Administrao Pblica (por exemplo: celebrao de um contrato com a Administrao).

49. (CESPE/ABIN/2008) O poder de polcia do Estado pode ser delegado a particulares. Comentrios: ERRADO. Novamente!!!! Segundo o STF, apenas as pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atividades tpicas de Estado.

IMPORTANTE: Apenas as pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atividades tpicas de Estado. As autarquias e as fundaes pblicas de direito pblico podem exercer poder de polcia administrativa. Porm, as fundaes pblicas de direito privado e os particulares no podem.

50. (CESPE/OAB/2008) Poder de polcia somente pode ser exercido de maneira discricionria. Comentrios: ERRADO. So atributos do poder de polcia: a discricionariedade (a administrao pode valorar a convenincia e a oportunidade da prtica do ato), a auto-executoriedade (os atos so executados direta e imediatamente, no dependendo de ordem judicial) e a imperatividade (as medidas podem ser adotadas so impostas independentemente do consentimento do administrado). No exerccio do poder de polcia, ainda que a discricionariedade seja regra, possvel que a lei estabelea, em relao a determinados atos, total vinculao da atuao administrativa a seus preceitos.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

51. (CESPE/OAB/2008) Uma autarquia ou uma empresa pblica estadual est ligada a um estado-membro por uma relao de subordinao decorrente da hierarquia. Comentrios: ERRADO. Na descentralizao no h hierarquia entre a Administrao Direta e a Indireta. Esta relao caracterizada pela vinculao (e no pela subordinao). Pois, a Administrao Direta exerce sobre a Administrao Indireta o chamado controle finalstico, tutela administrativa ou superviso (tambm chamada, na esfera federal, de superviso ministerial).

52. (CESPE/OAB/2008) No exerccio do poder regulamentar, a administrao no pode criar direitos, obrigaes, proibies, medidas punitivas, devendo limitar-se a estabelecer normas sobre a forma como a lei vai ser cumprida. Comentrios: CERTO. O poder regulamentar aquele que a Constituio Federal confere aos chefes do Poder Executivo poder para editar normas gerais e abstratas que explicam a lei, complementando-a e dando sua correta aplicabilidade (sem, contudo, alter-la). No exerccio do poder regulamentar, a Administrao Pblica no pode, por exemplo, conceder direitos, criar obrigaes ou impor proibies. Para tanto, deve haver previso em lei. A, sim, um ato administrativo poder regulamentar essa lei.

53. (CESPE/Natal-RN/2008) Poder de polcia, regido pelo direito administrativo, o meio pelo qual a administrao pblica exerce atividade de segurana pblica, seja por meio da polcia civil, seja pela polcia militar, a fim de coibir ilcitos administrativos. Comentrios: ERRADO. A atividade de polcia administrativa no se confunde com a de polcia judiciria. Pois:
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A polcia administrativa exercida sobre atividades privadas, bens ou direitos, enquanto a polcia judiciria incide diretamente sobre pessoas. A polcia administrativa desempenhada por rgos administrativos de carter fiscalizador integrantes dos vrios setores de toda a Adminisrao Pblica. Por outro lado, a polcia judiciria executada por corporaes especficas (polcia civil ou militar). Ser atividade de polcia administrativa a que incida na seara das infraes administrativas e atividade de polcia judiciria a que concerne ao ilcito de natureza penal.

Polcia Administrativa Atua sobre bens, direitos ou atividades desempenhada por rgos administrativos de carter fiscalizador Incide na seara das infraes administrativas

Polcia Judiciria Atua apenas sobre as pessoas privativa de corporaes especializadas (polcia civil e militar) Pune infratores da lei penal

54. (CESPE/Natal-RN/2008) As sanes impostas aos particulares pela administrao pblica so exemplos de exerccio do poder disciplinar. Comentrios: ERRADO. O poder disciplinar no recai apenas sobre os agentes pblicos, mas tambm sobre os particulares que tenham um vnculo especfico com a Administrao Pblica (por exemplo: celebrao de um contrato com a Administrao). Diferentemente do poder disciplinar e do poder hierrquico, o poder de polcia no se baseia na existncia de qualquer vnculo especfico entre as partes, razo pela qual alcana terceiros, fora de sua estrutura funcional da Administrao Pblica.

55. (CESPE/Natal-RN/2008) Com o estado de direito, passou-se a afirmar a existncia de uma funo de natureza administrativa cujo objeto a proteo
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ do bem-estar geral, mediante a regulao dos direitos individuais, expressa ou implicitamente reconhecidos no sistema jurdico. Nesse contexto, o poder pblico, alm de impor certas limitaes, emite atos preventivos de controle, aplica penalidades por eventuais infraes e, em determinados contextos, exerce coao direta em face de terceiros para preservar interesses sociais. Raquel M. U. de Carvalho. Curso de direito administrativo. Salvador: Juspodivum, 2008, p. 327 (com adaptaes ). O texto acima trata do poder a) b) c) d) discricionrio. de polcia. regulatrio. disciplinar. Comentrios: O Poder de polcia (ou poder de polcia administrativa) prerrogativa que possui a Administrao Pblica para condicionar e limitar o exerccio de direitos e atividades individuais em prol do interesse coletivo. Por isso, a resposta desta questo a letra b.

56. (CESPE/Teresina-PI/2008) Tendo por base norma constitucional estadual, Joo, fiscal de tributos, reteve temporariamente mercadorias que estavam em poder de Maria, com o objetivo de arrolar bens encontrados em situao de ilcito tributrio at a comprovao da posse legtima dos bens por parte de Maria. Na situao descrita, Joo atuou no exerccio do poder de polcia. Comentrios: CERTO. So exemplos de exerccio do poder de polcia: a edio de atos normativos pela Administrao, regulamentando as condies e restries estabelecidas em lei; a fiscalizao do cumprimento destas normas; concesso de licena (ato vinculado) e autorizao (ato discricionrio); interdio de atividade, demolio de obra irregular, apreenso/destruio de mercadorias e aplicao de multa etc.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 57. (CESPE/TJDFT/2008) No exerccio do poder de polcia, a administrao pblica est autorizada a tomar medidas preventivas e no apenas repressivas. Comentrios: CERTO. O poder de polcia pode ser exercido em carter preventivo ou repressivo. O exerccio preventivo quando visa a evitar que o ilcito ocorra. Por outro lado, repressivo quando o exerccio ocorre aps a ocorrncia de dano ao interesse pblico. So exemplos de exerccio preventivo do poder de polcia: a edio de atos normativos pela Administrao, regulamentando as condies e restries estabelecidas em lei; a fiscalizao do cumprimento destas normas; concesso de licena (ato vinculado) e autorizao (ato discricionrio). So exemplos de exerccio repressivo do poder de polcia: interdio de atividade, demolio de obra irregular, apreenso/destruio de mercadorias e aplicao de multa

58. (CESPE/TJDFT/2008) Do objeto do poder de polcia exige-se tosomente a licitude. A discusso acerca da proporcionalidade do ato de poder de polcia matria que escapa apreciao de sua legalidade. Comentrios: ERRADO. Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade limitam a atuao e a discricionariedade dos poderes pblicos. Ou seja, vedam que a Administrao Pblica aja com excesso, praticando atos desproporcionais ou desarrazoados. Esses princpios exigem a adequao entre meios e fins, sendo vedado Administrao impor obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico. Assim, se o ato implicar limitaes inadequadas, desnecessrias ou desproporcionais (no razoveis) dever ser anulado. O exame da proporcionalidade do ato ocorre conforme o caso concreto, um mesmo ato pode ser considerado proporcional em uma situao e desproporcional em outra, em funo da variao do interesse pblico. Por exemplo: o ato de interdio de uma padaria poder ser proporcional ou no, a depender do interesse pblico a ser protegido pelo referido ato. Se a padaria situada em um prdio que corre risco de desabar, o ato ser proporcional.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Porm, ser desproporcional se resultar da comercializao de um tipo de queijo fora do prazo de validade. Nessa segunda hiptese, a aplicao de uma multa seria menos gravosa para a populao, que continuaria a usufruir dos servios da padaria.

59. (CESPE/TJDFT/2008) Programa de restrio ao trnsito de veculos automotores, em esquema conhecido como rodzio de carros, ato que se insere na conceituao de poder de polcia, visto ser uma atividade realizada pelo Estado com vistas a coibir ou limitar o exerccio dos direitos individuais em prol do interesse pblico. Comentrios: CERTO. O Poder de polcia (ou poder de polcia administrativa) prerrogativa que possui a Administrao Pblica para condicionar e limitar o exerccio de direitos e atividades individuais em prol do interesse coletivo.

60. (CESPE/TRT-9Regio/2008) Pelo atributo da coercibilidade, o poder de polcia tem execuo imediata, sem dependncia de ordem judicial. Comentrios: ERRADO.

Atributos do poder de polcia (DIA) Discricionariedade A administrao pode valorar a convenincia e a oportunidade da prtica do ato ser adotadas so impostas do consentimento do

Imperatividade (ou As medidas podem coercibilidade) independentemente administrado

Autoexecutoriedade Os atos so executados direta e imediatamente, no dependendo de ordem judicial

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 61. (CESPE/TSE/2008) administrativa Caracteriza exerccio de poder de polcia

a) a aplicao de uma penalidade de suspenso a servidor que infringiu reiteradamente deveres funcionais. b) a realizao de uma sindicncia para apurar a culpa de um servidor, acerca de dano causado ao patrimnio da repartio em que ele trabalha. c) a aplicao de uma multa a restaurante que infringiu normas ligadas proteo da sade pblica. d) a apreciao de um recurso contra deciso que indeferiu pedido de concesso de licena para tratar de interesses particulares. Comentrios:

A aplicao de uma penalidade de suspenso a servidor que Poder disciplinar infringiu reiteradamente deveres funcionais A realizao de uma sindicncia para apurar a culpa de um Poder disciplinar servidor, acerca de dano causado ao patrimnio da repartio em que ele trabalha A aplicao de uma multa a restaurante que infringiu normas Poder de polcia ligadas proteo da sade pblica A apreciao de um recurso contra deciso que indeferiu Poder hierrquico pedido de concesso de licena para tratar de interesses particulares

Com efeito, a resposta desta questo a letra c.

62. (CESPE/TSE/2008) Um servidor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a seus subordinados que eles deveriam tomar mais cuidado com o horrio e que atrasos superiores a dez minutos no seriam tolerados. Tal determinao constitui exerccio de a) poder disciplinar. b) poder hierrquico. c) poder de polcia. d) poder regulamentar.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios: O poder hierrquico aquele exercido em funo da relao de subordinao entre rgos e agentes dentro de uma mesma pessoa da Administrao Pblica. So exemplos de exerccio desse poder: O superior dar ordens para o subordinado; A delegao e a avocao de competncias; Assim, a resposta desta questo a letra b.

63. (CESPE/PF/2008) O poder de policia incide sobre pessoas e atividades, mas no sobre bens. Comentrios: ERRADO.

Polcia Administrativa Atua sobre bens, direitos ou atividades desempenhada por rgos administrativos de carter fiscalizador Incide na seara das infraes administrativas

Polcia Judiciria Atua apenas sobre as pessoas privativa de corporaes especializadas (polcia civil e militar) Pune infratores da lei penal

64. (CESPE/PF/2008) A expedio de autorizao de porte de arma de fogo constitui exerccio de poder administrativo regulamentar. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ERRADO. So exemplos de exerccio do poder de polcia: a edio de atos normativos pela Administrao, regulamentando as condies e restries estabelecidas em lei; a fiscalizao do cumprimento destas normas; concesso de licena (ato vinculado) e autorizao (ato discricionrio); interdio de atividade, demolio de obra irregular, apreenso/destruio de mercadorias e aplicao de multa etc.

65. (CESPE/TJ-AC/2002) Atos praticados por servidor pblico no exerccio de poder discricionrio no podem ser objeto de qualquer ao judicial. Comentrios: ERRADO. Se provocado, o Poder Judicirio pode controlar a legalidade de um ato discricionrio, em relao a qualquer elemento deste ato. Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade limitam a atuao e a discricionariedade dos poderes pblicos. Ou seja, os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade vedam que a Administrao Pblica aja com excesso, praticando atos desproporcionais ou desarrazoados.

66. (CESPE/TJ-AC/2002) A auto-executoriedade e a coercibilidade so atributos do poder de polcia. Comentrios: CERTO.

Atributos do poder de polcia (DIA) Discricionariedade A administrao pode valorar a convenincia e a oportunidade da prtica do ato ser adotadas so impostas do consentimento do

Imperatividade (ou As medidas podem coercibilidade) independentemente administrado

Autoexecutoriedade Os atos so executados direta e imediatamente, no dependendo de ordem judicial

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

67. (CESPE/TJ-AC/2002) Se um funcionrio da prefeitura de Rio Branco apreender mercadorias deterioradas em feira no centro da cidade, ele no estar exercendo poder de polcia e, sim, poder vinculado e hierrquico. Comentrios: ERRADO. So exemplos de exerccio do poder de polcia: a edio de atos normativos pela Administrao, regulamentando as condies e restries estabelecidas em lei; a fiscalizao do cumprimento destas normas; concesso de licena (ato vinculado) e autorizao (ato discricionrio); interdio de atividade, demolio de obra irregular, apreenso/destruio de mercadorias e aplicao de multa etc.

68. (CESPE/INSS/1998) Em decorrncia do poder de polcia de que investida, a administrao pblica pode condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, independentemente de prvia autorizao judicial. Comentrios: CERTO. O Poder de polcia (ou poder de polcia administrativa) prerrogativa que possui a Administrao Pblica para condicionar e limitar o exerccio de direitos e atividades individuais em prol do interesse coletivo. So atributos do poder de polcia: a discricionariedade (a administrao pode valorar a convenincia e a oportunidade da prtica do ato), a autoexecutoriedade (os atos so executados direta e imediatamente, no dependendo de ordem judicial) e a imperatividade (as medidas podem ser adotadas so impostas independentemente do consentimento do administrado).

69. (CESPE/INSS/1998) O acatamento do ato de polcia administrativa obrigatrio ao seu destinatrio. Para fazer valer o seu ato, a administrao pode at mesmo empregar fora pblica em face da resistncia do administrado, sem que, para isso, dependa de qualquer autorizao judicial. Comentrios:
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ CERTO.

Atributos do poder de polcia (DIA) Discricionariedade Imperatividade A administrao pode valorar a convenincia e a oportunidade da prtica do ato As medidas podem independentemente administrado ser adotadas so impostas do consentimento do

Autoexecutoriedade Os atos so executados direta e imediatamente, no dependendo de ordem judicial

70. (CESPE/INSS/1998) As sanes decorrentes do exerccio do poder de polcia administrativa) por exemplo, a interdio de atividade, o fechamento de estabelecimento, a demolio de construo, a destruio de objetos e a proibio de fabricao de determinados produtos, s podem ser aplicadas aps regular processo judicial, haja vista a dimenso da restrio de direitos individuais implementada. Comentrios: ERRADO.

Atributos do poder de polcia (DIA) Discricionariedade Imperatividade A administrao pode valorar a convenincia e a oportunidade da prtica do ato As medidas podem independentemente administrado ser adotadas so impostas do consentimento do

Autoexecutoriedade Os atos so executados direta e imediatamente, no dependendo de ordem judicial

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 71. (CESPE/INSS/1998) Considerando a natureza e os efeitos da atuao da polcia administrativa, os atos administrativos praticados nessa esfera so estritamente vinculados. Comentrios: ERRADO.

Atributos do poder de polcia (DIA) Discricionariedade Imperatividade A administrao pode valorar a convenincia e a oportunidade da prtica do ato As medidas podem independentemente administrado ser adotadas so impostas do consentimento do

Autoexecutoriedade Os atos so executados direta e imediatamente, no dependendo de ordem judicial

72. (CESPE/BACEN/1997) O poder disciplinar abrange as sanes impostas a particulares, tais como: multa, interdio de atividade, fechamento de estabelecimento e destruio de objetos. Comentrios: ERRADO. So exemplos de exerccio do poder de polcia: a edio de atos normativos pela Administrao, regulamentando as condies e restries estabelecidas em lei; a fiscalizao do cumprimento destas normas; concesso de licena (ato vinculado) e autorizao (ato discricionrio); interdio de atividade, demolio de obra irregular, apreenso/destruio de mercadorias e aplicao de multa etc.

73. (CESPE/BACEN/1997) So atributos do poder discricionariedade, a auto-executoriedade e a coercibilidade. Comentrios:

de

polcia:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ CERTO.

Atributos do poder de polcia (DIA) Discricionariedade A administrao pode valorar a convenincia e a oportunidade da prtica do ato ser adotadas so impostas do consentimento do

Imperatividade (ou As medidas podem coercibilidade) independentemente administrado

Autoexecutoriedade Os atos so executados direta e imediatamente, no dependendo de ordem judicial

74. (CESPE/BACEN/1997) Do exerccio do poder hierrquico decorrem as faculdades de fiscalizar, rever, delegar, dar ordens e avocar. Comentrios: CERTO. O poder hierrquico aquele exercido em funo da relao de subordinao entre rgos e agentes dentro de uma mesma pessoa da Administrao Pblica. So exemplos de exerccio desse poder: O superior dar ordens para o subordinado; A delegao e a avocao de competncias;

75. (ESAF/ATA/MF/2009) Administrao: a) poder normativo. b) poder de polcia. c) poder hierrquico. d) poder independente. e) poder disciplinar. Comentrios:

No

se

pode

enumerar

como

poder

da

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Segundo a doutrina, os principais poderes administrativos so: Poder vinculado; Poder discricionrio; Poder hierrquico; Poder disciplinar; Poder regulador; e Poder de polcia

vinculado discricionrio Poderes Adminstrativos hierrquico disciplinar regulador de polcia

Logo, a resposta desta questo a letra d.

76. (ESAF/Auditor/TCE-GO/2007) No que tange ao poder disciplinar, relativamente aos servidores aposentados e aos em disponibilidade, a) tais servidores no podero sofrer penalidade administrativa, por no ocuparem cargo pblico. b) ambos os servidores, aposentados e em disponibilidade, esto sujeitos ao poder disciplinar da Administrao. c) a depender da gravidade da conduta, o servidor em disponibilidade sujeita-se pena de demisso. d) apenas os servidores aposentados podero sofrer penalidade. e) tecnicamente, mesmo o aposentado est sujeito pena de demisso, considerada sua conduta quando ainda permanecia em atividade na Administrao.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios: Conforme o art. 127 da Lei n 8.112/90, so penalidades disciplinares: Advertncia; Suspenso; Demisso; Cassao de aposentadoria ou disponibilidade; Destituio de cargo em comisso; Destituio de funo comissionada.

Ou seja, os servidores aposentados e os em disponibilidade esto sujeitos ao poder disciplinar da Administrao Pblica. Com efeito, a resposta desta questo a letra b.

77. (ESAF/Auditor/SEFAZ-CE/2007) A aplicao da penalidade de advertncia a servidor pblico infrator, por sua chefia imediata, ato administrativo que expressa a manifestao do poder a) hierrquico. b) regulamentar. c) de polcia. d) disciplinar. e) vinculado. Comentrios: O poder disciplinar a prerrogativa que possui a Administrao Pblica de punir seus prprios agentes e particulares que com ela mantenham um vnculo especfico. Por isso, a resposta desta questo a letra d.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

78. (ESAF/Administrador/ENAP/2006) Incluem-se entre os denominados poderes administrativos, o poder a) de controle jurisdicional dos atos administrativos. b) de representao decorrente de mandato. c) de veto do Presidente da Repblica. d) hierquico no mbito da Administrao Pblica. e) legislativo exercido pelo Congresso Nacional. Comentrios:

vinculado discricionrio Poderes Adminstrativos hierrquico disciplinar regulador de polcia

Por isso, a resposta desta questo a letra d.

79. (ESAF/Advogado/IRB/2006) Tcio, servidor pblico de uma Autarquia Federal, aprovado em concurso pblico de provas e ttulos, ao tomar posse, descobre que seria chefiado pelo Sr. Abel, pessoa com quem sua famlia havia cortado relaes, desde a poca de seus avs, sem que Tcio soubesse sequer o motivo. Depois de sua primeira semana de trabalho, apesar da indiferena de seu chefe, Tcio sentia-se feliz, era seu primeiro trabalho depois de tanto estudar para o concurso ao qual se submetera. Qual no foi sua surpresa ao descobrir, em sua segunda semana de trabalho, que havia sido removido para a cidade de So Paulo, devendo, em trinta dias adaptar-se para se apresentar ao seu novo chefe, naquela localidade.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Considerando essa situao hipottica e os preceitos, a doutrina e a jurisprudncia do Direito Administrativo Brasileiro, assinale a nica opo correta. a) A conduta do Sr. Abel no merece reparos, posto que amparada pela lei. b) O Sr. Abel agiu com excesso de poder, razo pela qual seu ato padece de vcio. c) O Sr. Abel agiu corretamente, na medida em que Tcio ainda se encontrava em estgio probatrio. d) O Sr. Abel incidiu em desvio de finalidade, razo pela qual o ato por ele praticado merece ser anulado. e) Considerando que o ato do Sr. Abel padece de vcio, o mesmo dever ser revogado. Comentrios:

Abuso de poder Desvio de poder (ou desvio de finalidade) Vcio no elemento finalidade. Vcio no elemento competncia. Excesso de poder

IMPORTANTE: A remoo de ofcio s pode ser praticada com o objetivo de suprir carncia de pessoal. Assim, independentemente das justificativas apresentadas, a remoo de ofcio de servidor realizada com propsito diverso desse ofender, sempre, o princpio da finalidade. Todo ato da Administrao deve ser praticado com o propsito de satisfazer o interesse pblico. Qualquer ato praticado em desacordo com o interesse da coletividade ser invlido por desvio da finalidade.

Pelo exposto, a resposta desta questo a letra d.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 80. (ESAF/Advogado/IRB/2006) Considerando que o poder de polcia pode incidir em duas reas de atuao estatal, a administrativa e a judiciria, relacione cada rea de atuao com a respectiva caracterstica e aponte a ordem correta. (1) Polcia Administrativa (2) Polcia Judiciria ( ) Atua sobre bens, direitos ou atividades. ( ) Pune infratores da lei penal. ( ) privativa de corporaes especializadas. ( ) Atua preventiva ou repressivamente na rea do ilcito administrativo. ( ) Sua atuao incide apenas sobre as pessoas. a) 1/2/2/1/2 b) 2/1/2/1/2 c) 2/2/2/1/1 d) 1/2/1/1/2 e) 1/2/2/2/1 Comentrios:

Polcia Administrativa Atua sobre bens, direitos ou atividades desempenhada por rgos administrativos de carter fiscalizador Incide na seara das infraes administrativas

Polcia Judiciria Atua apenas sobre as pessoas privativa de corporaes especializadas (polcia civil e militar) Pune infratores da lei penal

Com efeito, a resposta desta questo a letra a.

81. (ESAF/AFC/CGU/2006) Em tese, na estrutura organizacional, da Administrao Pblica Direta Federal, onde vigora o regime jurdico da disciplina hierarquizada, a autoridade de nvel superior pode rever os atos da que lhe seja
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ subordinada, bem como pode delegar-lhe competncia ou avocar o exerccio de suas atribuies e das que delegou. a) Correta essa assertiva. b) Incorreta essa assertiva, porque a delegao opera irretratvel. c) Incorreta, porque a delegao no vnculo hierrquico de subordinao. entre autoridades, com

d) Incorreta, porque no cabe avocao, para a prtica de atos delegados, nem de atribuies do subordinado. e) Incorreta, porque na Administrao Pblica no vigora o regime da disciplina hierrquizada. Comentrios: A desconcentrao administrativa a distribuio de competncias, no mbito de uma mesma pessoa jurdica (ou seja, h hierarquia), com vista a agilizar a prestao dos servios. Em outras palavras, a distribuio interna de competncias no mbito de uma pessoa jurdica. O poder hierrquico: exercido em funo da relao de subordinao entre rgos e agentes dentro de uma mesma pessoa da Administrao Pblica. So exemplos de exerccio desse poder: O superior dar ordens para o subordinado; A aplicao de sanes disciplinares aos servidores pblicos; e A delegao e a avocao de competncias; Por isso, a resposta desta questo a letra a.

82. (ESAF/AFC/CGU/2006) Por decorrncia do poder hierrquico da Administrao Pblica, surge o instituto da delegao de competncias. Assinale, entre as atividades abaixo, aquela que no pode ser delegada. a) Matria de competncia concorrente de rgo ou entidade. b) Edio de atos de nomeao de servidores. c) Deciso de recursos administrativos. d) Homologao de processo licitatrio.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) Aplicao de pena disciplinar a servidor. Comentrios: De acordo com o art. 13 da Lei n 9.784/99, no podem ser objeto de delegao: A edio de atos de carter normativo; A deciso de recursos administrativos; As matrias de competncia exclusiva. Logo, a resposta desta questo a letra c.

83. (ESAF/AFRF/SRF/2005) Considerando-se os poderes administrativos, relacione cada poder com o respectivo ato administrativo e aponte a ordem correta. 1) poder vinculado 2) poder de polcia 3) poder hierrquico 4) poder regulamentar 5) poder disciplinar ( ) decreto estadual sobre transporte intermunicipal ( ) alvar para construo de imvel comercial ( ) aplicao de penalidade administrativa a servidor ( ) avocao de competncia por autoridade superior ( ) apreenso de mercadoria ilegal na alfndega a) 3/2/5/4/1 b) 1/2/3/5/4 c) 4/1/5/3/2 d) 2/5/4/1/3 e) 4/1/2/3/5

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios:

Atos Administrativos decreto estadual sobre transporte intermunicipal alvar para construo de imvel comercial aplicao de penalidade administrativa a servidor avocao de competncia por autoridade superior apreenso de mercadoria ilegal na alfndega

Poderes 4) regulamentar 1) vinculado 5) disciplinar 3) hierrquico 2) de polcia

Assim, a resposta desta questo a letra c.

84. (ESAF/Gestor/SEFAZ-MG/2005) No se pode falar em utilizao de poder de polcia pela Administrao indireta. Comentrios: ERRADO. Segundo o STF, apenas as pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atividades tpicas de Estado. Por conseguinte, as autarquias e as fundaes pblicas de direito pblico, que tm personalidade jurdica de direito pblico, podem exercer o poder de polcia administrativa, que uma atividade tpica de Estado.

IMPORTANTE: Apenas as pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atividades tpicas de Estado. As autarquias e as fundaes pblicas de direito pblico podem exercer poder de polcia administrativa. Porm, as fundaes pblicas de direito privado no podem.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 85. (ESAF/Gestor/SEFAZ-MG/2005) Como regra, o poder de polcia ser discricionrio Comentrios: CERTO. No exerccio do poder de polcia, ainda que a discricionariedade seja regra, possvel que a lei estabelea, em relao a determinados atos, total vinculao da atuao administrativa a seus preceitos.

86. (ESAF/Gestor/SEFAZ-MG/2005) O meio de ao que concretize a atuao do poder de polcia encontra limites no princpio da proporcionalidade. Comentrios: CERTO. Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade limitam a atuao e a discricionariedade dos poderes pblicos. Ou seja, vedam que a Administrao Pblica aja com excesso, praticando atos desproporcionais ou desarrazoados. Esses princpios exigem a adequao entre meios e fins, sendo vedado Administrao impor obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico.

87. (ESAF/Gestor/SEFAZ-MG/2005) Nem sempre as aes atinentes ao poder de polcia sero auto-executveis. Comentrios: CERTO. Nem todo ato de polcia goza de auto-executoriedade. Por exemplo: a Administrao Pblica no pode se valer da auto-executoriedade (ou executoriedade) em relao cobrana de multas no quitadas espontaneamente pelo administrado.

88. (ESAF/Gestor/SEFAZ-MG/2005) O poder de polcia no abrange apenas medidas repressivas.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: CERTO. O poder de polcia pode ser exercido em carter preventivo ou repressivo. O exerccio preventivo quando visa a evitar que o ilcito ocorra. Por outro lado, repressivo quando o exerccio ocorre aps a ocorrncia de dano ao interesse pblico. So exemplos de exerccio preventivo do poder de polcia: a edio de atos normativos pela Administrao, regulamentando as condies e restries estabelecidas em lei; a fiscalizao do cumprimento destas normas; concesso de licena (ato vinculado) e autorizao (ato discricionrio). So exemplos de exerccio repressivo do poder de polcia: interdio de atividade, demolio de obra irregular, apreenso/destruio de mercadorias e aplicao de multa

89. (ESAF/Analista/MPU/2004) No mbito do poder hierrquico, insere-se a faculdade de revogar-se atos de rgos inferiores, considerados inconvenientes, de ofcio ou por provocao. Comentrios: CERTO. So exemplos de exerccio do poder hierrquico: O superior dar ordens para o subordinado; A aplicao de sanes disciplinares aos servidores pblicos; A delegao e a avocao de competncias; e A anulao e a revogao de atos de rgo inferiores

90. (ESAF/AFC/CGU/2004) O mrito administrativo, na atuao do administrador pblico, cujo controle jurisdicional sofre restries, condiz em particular com o exerccio regular do seu poder a) disciplinar b) hierrquico c) de polcia d) discricionrio e) vinculado

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: Mrito administrativo a margem de liberdade, nos limites da lei, que a Administrao Pblica possui na valorao da convenincia e oportunidade para a prtica de ato administrativo discricionrio. Decorre, portanto, do poder discricionrio. Assim a resposta desta questo a letra d.

91. (ESAF/Analista/MPU/2004) O poder disciplinar pode alcanar particulares, desde que vinculados ao Poder Pblico mediante contratos. Comentrios: CERTO.

IMPORTANTE: O poder disciplinar no recai apenas sobre os agentes pblicos, mas tambm sobre os particulares que tenham um vnculo especfico com a Administrao Pblica (por exemplo: celebrao de um contrato com a Administrao).

92. (ESAF/AFC/CGU/2004) Uma determinada autoridade administrativa, de um certo setor de fiscalizao do Estado, ao verificar que o seu subordinado havia sido tolerante com o administrado incurso em infrao regulamentar, da sua rea de atuao funcional, resolveu avocar o caso e agravar a penalidade aplicada, no uso da sua competncia legal, tem este seu procedimento enquadrado no regular exerccio dos seus poderes a) disciplinar e vinculado b) discricionrio e regulamentar c) hierrquico e de polcia d) regulamentar e discricionrio e) vinculado e discricionrio

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: Uma determinada autoridade administrativa, de um certo setor de fiscalizao do Estado (poder de polcia), ao verificar que o seu subordinado havia sido tolerante com o administrado incurso em infrao regulamentar, da sua rea de atuao funcional, resolveu avocar (poder hierrquico) o caso e agravar a penalidade aplicada, no uso da sua competncia legal... Logo, a resposta desta questo a letra c.

93. (ESAF/TRF/SRF/2003) O ato de autoridade administrativa que aplica uma penalidade de advertncia a servidor seu subordinado, pela inobservncia de um determinado dever funcional, estar contido no contexto, particularmente, do exerccio regular de seu poder a) discricionrio e de polcia. b) discricionrio e de imprio. c) disciplinar e hierrquico. d) regulamentar e de polcia. e) vinculado e de gesto. Comentrios: O ato de autoridade administrativa que aplica uma penalidade de advertncia a servidor (poder disciplinar) seu subordinado (poder hierrquico)... Por isso, a resposta desta questo a letra c.

94. (ESAF/AFT/MTE/2003) Tratando-se dos poderes administrativos, correlacione as duas colunas, vinculando a cada situao o respectivo poder: 1) poder hierrquico 2) poder disciplinar 3) poder discricionrio 4) poder de polcia
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ( ) penalidade em processo administrativo ( ) nomeao para cargo de provimento em comisso ( ) delegao de competncias ( ) limitao do exerccio de direitos a) 2/3/1/4 b) 4/2/1/3 c) 4/3/2/1 d) 2/1/3/4 e) 4/2/3/1 Comentrios:

Atos Administrativos penalidade em processo administrativo nomeao para cargo de provimento em comisso delegao de competncias limitao do exerccio de direitos

Poderes 2) disciplinar 3) discricionrio 1) hierrquico 4) de polcia

A resposta desta questo, portanto, a letra a.

95. (ESAF/Auditor/Recife-PE/2003) Considerando-se os poderes administrativos, relacione cada poder com o respectivo ato administrativo e aponte a ordem correta: 1) poder vinculado 2) poder de polcia 3) poder hierrquico 4) poder regulamentar 5) poder disciplinar ( ) decreto estadual sobre ICMS

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ( ) ato de autorizao para funcionamento de estabelecimento comercial ( ) apreenso de mercadoria estragada em depsito alimentcio ( ) aplicao de penalidade administrativa a servidor desidioso ( ) delegao de competncia a autoridade inferior a) 3/2/5/4/1 b) 4/1/2/5/3 c) 1/2/3/5/4 d) 2/5/4/1/3 e) 3/1/2/4/5 Comentrios:

Atos Administrativos decreto estadual sobre ICMS ato de autorizao estabelecimento comercial apreenso alimentcio aplicao desidioso de de para funcionamento em a

Poderes 4) regulamentar de 1) vinculado

mercadoria penalidade

estragada administrativa

depsito 2) de polcia servidor 5) disciplinar 3) hierrquico

delegao de competncia a autoridade inferior

Portanto, a resposta desta questo a letra b.

96. (ESAF/Procurador/BACEN/2002) Conforme a doutrina, o poder de polcia administrativa no incide sobre: a) direitos b) atividades c) bens d) pessoas
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) liberdades Comentrios:

Polcia Administrativa Atua sobre bens, direitos ou atividades

Polcia Judiciria Atua apenas sobre as pessoas

Por isso, a resposta a letra d.

97. (ESAF/Oficial de Chancelaria/MRE/2002) O poder de comando, que autoriza o titular de um rgo pblico a expedir determinaes gerais ou especficas a determinados subalternos, sobre cujas atividades mantm permanente autoridade, quanto ao modo de executar certos servios, comporta-se mais propriamente no campo da(do) a) descentralizao administrativa. b) poder disciplinar. c) poder hierrquico. d) poder regulamentar. e) poder de polcia. Comentrios: So exemplos de exerccio do poder hierrquico: O superior dar ordens para o subordinado; A aplicao de sanes disciplinares aos servidores pblicos; A delegao e a avocao de competncias; e A anulao e a revogao de atos de rgo inferiores. Assim, a resposta desta questo a letra c.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 98. (ESAF/Oficial de Chancelaria/MRE/2002) A autorizao dada por uma autoridade administrativa, discricionariamente, para o exerccio de determinada atividade, sem a qual esta seria uma prtica ilegal, podendo at constituir infrao penal, seria um ato mais prprio do chamado poder a) disciplinar b) hierrquico c) regulamentar d) de gesto e) de polcia Comentrios: O Poder de polcia prerrogativa que possui a Administrao Pblica para condicionar e limitar o exerccio de direitos e atividades individuais em prol do interesse coletivo.

IMPORTANTE: O poder de polcia no se baseia na existncia de qualquer vnculo especfico entre as partes, razo pela qual alcana terceiros, fora de sua estrutura funcional da Administrao Pblica.

Portanto, a resposta desta questo a letra e.

99. (ESAF/Auditor/Natal-RN/2001) Assinale, entre os atos abaixo, aquele decorrente do poder vinculado da Administrao Pblica. a) Nomeao de servidor para o exerccio de cargo de provimento em comisso. b) Decreto de desapropriao de imvel urbano para construo de hospital pblico. c) Autorizao para o uso temporrio de rea pblica. d) Concesso do ttulo de cidado honorrio do Municpio. e) Aposentadoria compulsria pelo implemento de idade.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: A aposentadoria compulsria praticado com base no poder vinculado. ato administrativo vinculado,

IMPORTANTE: O poder vinculado (ou poder regrado) aquele concedido por lei Administrao Pblica para a prtica de ato administrativo de sua competncia, com determinao dos elementos e requisitos necessrios sua formalizao.

Assim, a resposta desta questo a letra e.

100. (ESAF/Procurador/MF/1998) No atribuio da Administrao Pblica decorrente do poder hierrquico: a) editar atos regulamentares b) aplicar sanes disciplinares c) avocar e/ou delegar atribuies d) controlar as atividades dos rgos subordinados e) anular atos ilegais praticados por rgos inferiores Comentrios: So exemplos de exerccio do poder hierrquico: o superior dar ordens para o subordinado; a aplicao de sanes disciplinares aos servidores pblicos; a delegao e a avocao de competncias; a anulao e a revogao de atos de rgo inferiores; e o controle das atividades dos rgo subordinados. A edio de atos regulamentares decorre do poder regulamentar. Com efeito, a resposta desta questo a letra a. Amigos(as), at a prxima aula...

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ LISTA DAS QUESTES COMENTADAS NESTA AULA (CESPE/ANATEL/2009) O presidente de um tribunal de justia estadual tem disponvel no oramento do tribunal a quantia de R$ 2.000.000,00 para pagamento de verbas atrasadas dos juzes de direito e desembargadores. Cada juiz e desembargador faz jus, em mdia, a R$ 130.000,00. Ocorre que o presidente da Corte determinou, por portaria publicada no Dirio Oficial, o pagamento das verbas apenas aos desembargadores, devendo os juzes de direito aguardar nova disponibilizao de verba oramentria para o pagamento do que lhes devido. O presidente fundamentou sua deciso de pagamento inicial em razo de os desembargadores estarem em nvel hierrquico superior ao dos juzes. Irresignados, alguns juzes pretendem ingressar com ao popular contra o ato que determinou o pagamento das verbas aos desembargadores. Considerando a situao hipottica acima apresentada, julgue os itens subsequentes, acerca do controle e dos princpios fundamentais da administrao pblica.

1. (CESPE/ANATEL/2009) A deciso do presidente do tribunal de justia violou o princpio da impessoalidade, na medida em que esse princpio objetiva a igualdade de tratamento que o administrador deve dispensar aos administrados que se encontrarem em idntica situao jurdica.

2. (CESPE/ANATEL/2009) Respeitado o princpio da publicidade, uma vez que a deciso do presidente que determinou o pagamento aos desembargadores foi publicada mediante portaria no Dirio Oficial, correto afirmar que, em consequncia, os princpios da moralidade e legalidade no foram violados.

3. (CESPE/AGU/2009) Com base no princpio da eficincia e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituio a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou www.pontodosconcursos.com.br 61

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas.

4. (CESPE/AGU/2009) Considere que Plato, governador de estado da Federao, tenha nomeado seu irmo, Aristteles, que possui formao superior na rea de engenharia, para o cargo de secretrio de estado de obras. Pressupondo-se que Aristteles atenda a todos os requisitos legais para a referida nomeao, conclui-se que esta no vai de encontro ao posicionamento adotado em recente julgado do STF.

5. (CESPE/AGU/2009) Segundo entendimento do STF, a vedao ao nepotismo no exige edio de lei formal, visto que a proibio extrada diretamente dos princpios constitucionais que norteiam a atuao administrativa.

6. (CESPE/TRE-GO/2009) Assinale a opo correspondente a princpio constitucional aplicvel administrao pblica, porm no previsto expressamente na CF, Captulo VII, Seo I, art. 37, que trata das disposies gerais aplicveis administrao pblica. a) princpio da moralidade b) princpio da proporcionalidade c) princpio da eficincia d) princpio da impessoalidade

7. (CESPE/OAB-SP/2009) Tanto a administrao direta quanto a indireta se submetem aos princpios constitucionais da administrao pblica.

8. (CESPE/OAB-SP/2009) O rol dos princpios administrativos, estabelecido originariamente na CF, foi ampliado para contemplar a insero do princpio da eficincia.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

9. (CESPE/OAB-SP/2009) O princpio da legalidade, por seu contedo generalizante, atinge, da mesma forma e na mesma extenso, os particulares e a administrao pblica.

10. (CESPE/OAB-SP/2009) Embora vigente o princpio da publicidade para os atos administrativos, o sigilo aplicvel em casos em que este seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado.

11. (CESPE/FUNDAC-PB/2008) Os princpios fundamentais da administrao pblica previstos de forma expressa na Constituio Federal no incluem o da: a) moralidade. b) publicidade. c) legalidade. d) proporcionalidade.

12. (CESPE/TJ-RJ/2008) Assinale a opo correspondente ao princpio constitucional segundo o qual o ato administrativo visa a proteo do interesse pblico ou de determinada coletividade. a) legalidade administrativa b) impessoalidade c) publicidade d) eficincia e) moralidade administrativa

13. (CESPE/DFTRANS/2008) Considerada um princpio fundamental da administrao pblica, a impessoalidade representa a divulgao dos atos oficiais de qualquer pessoa integrante da administrao pblica, sem a qual tais atos no produzem efeitos.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 14. (CESPE/PC-TO/2008) O princpio da vinculao poltica ao bem comum , entre os princpios constitucionais que norteiam a administrao pblica, o mais importante.

15. (CESPE/PC-TO/2008) Em toda atividade desenvolvida pelos agentes pblicos, o princpio da legalidade o que precede todos os demais.

Comentrios: CERTO. O princpio da legalidade estabelece que toda atividade administrativa imprescinde de previso em lei. Caso contrrio, a atividade ser ilcita. Toa, isso no significa que o princpio da legalidade mais importante que os demais princpios. Perceberam a diferena?

16. (CESPE/TCU/2007) A declarao de sigilo dos atos administrativos, sob a invocao do argumento da segurana nacional, privilgio indevido para a prtica de um ato administrativo, pois o princpio da publicidade administrativa exige a transparncia absoluta dos atos, para possibilitar o seu controle de legalidade.

17. (CESPE/TCU/2007) O atendimento do administrado em considerao ao seu prestgio social angariado junto comunidade em que vive no ofende o princpio da impessoalidade da administrao pblica.

18. (CESPE/TSE/2007) De acordo com o art. 37 da Constituio Federal, a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios deve obedecer aos princpios de legalidade, a) qualidade, liberdade, pluralidade e eficincia. b) impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. c) impessoalidade, moralidade, pluralidade e eficincia. d) imparcialidade, moralidade, publicidade e eficincia.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

19. (CESPE/TCU/2004) O princpio da eficincia relaciona-se com o modo de atuao do agente e com o modo de organizao e estruturao da administrao pblica, aspectos cujo contedo identifica-se com a obteno de melhores resultados na relao custo versus benefcios e com o satisfatrio atendimento das necessidades do administrado.

20. (CESPE/PGE-RR/2004) A administrao pblica direta dos estados obedecer aos princpios de legalidade, de impessoalidade, de moralidade e de publicidade, mas o princpio de eficincia ainda no se encontra previsto expressamente na Constituio da Repblica.

21. (CESPE/TCE-PE/2004) Um ato administrativo que ofenda o princpio constitucional da moralidade passvel de anulao e, para que esta ocorra, no indispensvel, em todos os casos, examinar a inteno do agente pblico.

22. (CESPE/TCE-PE/2004) O princpio da moralidade envolve um conceito indeterminado, que a prpria noo de moralidade, a qual no definida de modo preciso no ordenamento jurdico; por conseguinte, a ocorrncia de ofensa ao princpio deve ser elucidada em cada caso, em face do direito e com o fim de realizar a tica na administrao pblica.

23. (CESPE/Delegado-PF/2004) A veiculao do ato praticado pela Administrao Pblica na Voz do Brasil, programa de mbito nacional dedicado a divulgar fatos e aes ocorridos ou praticados no mbito dos Trs Poderes da Unio, suficiente para ter-se como atendido o princpio da publicidade.

24. (CESPE/Auditor/INSS/2003) A administrao pblica direta e indireta dequalquer dos poderes da Unio, dos Estados, do DF e dos Municpios obedecer os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 25. (ESAF/APO/SEFAZ-SP/2009) O princpio da legalidade significa que existe autonomia de vontade nas relaes travadas pela Administrao Pblica, ou seja, permitido fazer tudo aquilo que a lei no probe. 26. (ESAF/APO/SEFAZ-SP/2009) O ato administrativo em consonncia com a lei, mas que ofende os bons costumes, as regras da boa administrao e os princpios de justia, viola o princpio da moralidade. 27. (ESAF/APO/SEFAZ-SP/2009) O modo de atuao do agente pblico, em que se espera melhor desempenho de suas funes, visando alcanar os melhores resultados e com o menor custo possvel, decorre diretamente do princpio da razoabilidade. 28. (ESAF/APO/SEFAZ-SP/2009) decorrncia do princpio da publicidade a proibio de que conste nome, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos em divulgao de atos, programas ou campanhas de rgos pblicos. 29. (ESAF/APO/SEFAZ-SP/2009) A Administrao Pblica pode, por ato administrativo, conceder direitos de qualquer espcie, criar obrigaes ou impor vedaes aos administrados. 30. (ESAF/AFRFB/RFB/2005) O princpio da moralidade administrativa incide apenas em relao s aes do administrador pblico, no sendo aplicvel ao particular que se relaciona com a Administrao Pblica. 31. (FCC/TJ-PA/2009) O princpio da publicidade apresenta dupla acepo: exigncia de publicao dos atos administrativos em rgo oficial como requisito de eficcia e exigncia de transparncia da atuao administrativa 32. (FCC/PGE-RJ/2009) O reconhecimento de circunstncias excepcionais, como estado de stio e estado de defesa, autoriza a Administrao a praticar atos discricionrios e arbitrrios, isentos de controle jurisdicional 33. (CESPE/TRE-MT/2010) H excesso de poder quando o agente pblico decreta a remoo de um servidor no como necessidade do servio, mas como punio.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

34. (CESPE/TRE-MT/2010) possvel a delegao do poder de polcia a particular mediante celebrao de contratos administrativos, em especial nos locais em que a presena do poder pblico seja deficiente. 35. (CESPE/TRE-MT/2010) Poder regulamentar a prerrogativa conferida administrao pblica de editar atos de carter geral que visam complementar ou alterar a lei, em face de eventuais lacunas e incongruncias. 36. (CESPE/TRE-MT/2010) No exerccio do poder disciplinar, cabe administrao apurar e aplicar penalidades aos servidores pblicos e s demais pessoas sujeitas disciplina administrativa. 37. (CESPE/TRE-MT/2010) A hierarquia atribuio exclusiva do Poder Executivo, que no existe na esfera do Poder Judicirio e do Poder Legislativo, pois as funes atribudas a esses ltimos poderes so apenas de natureza jurisdicional e legiferante. 38. (CESPE/TRE-MT/2010) Poder de polcia administrativa manifesta-se por meio de atos concretos e especficos, mas no de atos normativos, pois estes no constituem meios aptos para seu adequado exerccio. 39. (CESPE/TRE-MT/2010) No exerccio do poder de polcia, a administrao age sempre com auto-executoriedade, no dependendo de outro poder para torn-lo efetivo. 40. (CESPE/PM-DF/2010) Ao apurar infraes e aplicar penalidades aos servidores pblicos, a administrao pblica exerce o poder hierrquico. 41. (CESPE/DPE-PI/2009) Em razo da impossibilidade de que as leis prevejam todas as contingncias que possam surgir na sua execuo, em especial nas diversas situaes que a administrao encontrar para cumprir as suas tarefas e optar pela melhor soluo, necessria a utilizao do poder administrativo denominado poder a) b) c) d) hierrquico. de polcia. vinculado. regulamentar. www.pontodosconcursos.com.br 67

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) disciplinar. 42. (CESPE/TRT-17Regio/2009) A administrao exerce o poder de polcia por meio de atos e operaes materiais de aplicao da lei ao caso concreto, compreendendo medidas preventivas e repressivas. A edio, pelo Estado, de atos normativos de alcance geral no pode ser considerada meio adequado para o exerccio do poder de polcia. 43. (CESPE/TRE-MG/2009) Considerando que h verdadeira relao de coordenao e de subordinao entre os rgos integrantes da administrao pblica, no constitui decorrncia do poder hierrquico a) a possibilidade de dar ordens aos subordinados. b) controle da atividade de rgos inferiores para exame quanto legalidade de atos e ao cumprimento de obrigaes. c) a possibilidade de avocao de atribuies no-exclusivas do rgo subordinado. d) a delegao de atribuies no-privativas. e) a limitao ao exerccio de direitos individuais em benefcio do interesse pblico. 44. (CESPE/TRE-GO/2009) Um aougue recebeu a visita de agentes da Vigilncia Sanitria, que pretendiam aferir as condies de higiene do estabelecimento. Constataram diversas irregularidades, entre as quais: carnes acondicionadas indevidamente e sem comprovao de procedncia; funcionrios no utilizavam os equipamentos bsicos exigidos por lei; pssimas condies de limpeza das geladeiras. Diante desse quadro, os agentes pblicos multaram o dono do aougue e fecharam o estabelecimento at que as irregularidades fossem sanadas. Considerando a atuao da administrao na situao hipottica acima, assinale a opo correspondente ao poder administrativo exercido no caso descrito. a) b) c) d) poder poder poder poder hierrquico disciplinar discricionrio de polcia

45. (CESPE/IBAMA/2009) O poder de polcia delegvel a particulares e a outros rgos e entidades pblicas, apesar de decorrer da imperatividade do poder estatal e da prpria fora de coero sobre os administrados. 46. (CESPE/IBAMA/2009) A administrao pblica pode exercer o seu poder

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ de polcia por meio de atos administrativos gerais, de carter normativo, ou por meio de atos concretos, como o de sancionamento. 47. (CESPE/IBAMA/2009) Os atos praticados com esteio no poder de polcia administrativa possuem os atributos da presuno de legitimidade, autoexecutoriedade e imperatividade. 48. (CESPE/ABIN/2008) Decorre do poder disciplinar do Estado a multa aplicada pelo poder concedente a uma concessionria do servio pblico que tenha descumprido normas reguladoras impostas pelo poder concedente. 49. (CESPE/ABIN/2008) O poder de polcia do Estado pode ser delegado a particulares. 50. (CESPE/OAB/2008) Poder de polcia somente pode ser exercido de maneira discricionria. 51. (CESPE/OAB/2008) Uma autarquia ou uma empresa pblica estadual est ligada a um estado-membro por uma relao de subordinao decorrente da hierarquia. 52. (CESPE/OAB/2008) No exerccio do poder regulamentar, a administrao no pode criar direitos, obrigaes, proibies, medidas punitivas, devendo limitar-se a estabelecer normas sobre a forma como a lei vai ser cumprida. 53. (CESPE/Natal-RN/2008) Poder de polcia, regido pelo direito administrativo, o meio pelo qual a administrao pblica exerce atividade de segurana pblica, seja por meio da polcia civil, seja pela polcia militar, a fim de coibir ilcitos administrativos. 54. (CESPE/Natal-RN/2008) As sanes impostas aos particulares pela administrao pblica so exemplos de exerccio do poder disciplinar. 55. (CESPE/Natal-RN/2008) Com o estado de direito, passou-se a afirmar a existncia de uma funo de natureza administrativa cujo objeto a proteo do bem-estar geral, mediante a regulao dos direitos individuais, expressa ou implicitamente reconhecidos no sistema jurdico. Nesse contexto, o poder
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

69

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ pblico, alm de impor certas limitaes, emite atos preventivos de controle, aplica penalidades por eventuais infraes e, em determinados contextos, exerce coao direta em face de terceiros para preservar interesses sociais. Raquel M. U. de Carvalho. Curso de direito administrativo. Salvador: Juspodivum, 2008, p. 327 (com adaptaes ). O texto acima trata do poder a) b) c) d) discricionrio. de polcia. regulatrio. disciplinar.

56. (CESPE/Teresina-PI/2008) Tendo por base norma constitucional estadual, Joo, fiscal de tributos, reteve temporariamente mercadorias que estavam em poder de Maria, com o objetivo de arrolar bens encontrados em situao de ilcito tributrio at a comprovao da posse legtima dos bens por parte de Maria. Na situao descrita, Joo atuou no exerccio do poder de polcia. 57. (CESPE/TJDFT/2008) No exerccio do poder de polcia, a administrao pblica est autorizada a tomar medidas preventivas e no apenas repressivas. 58. (CESPE/TJDFT/2008) Do objeto do poder de polcia exige-se tosomente a licitude. A discusso acerca da proporcionalidade do ato de poder de polcia matria que escapa apreciao de sua legalidade. 59. (CESPE/TJDFT/2008) Programa de restrio ao trnsito de veculos automotores, em esquema conhecido como rodzio de carros, ato que se insere na conceituao de poder de polcia, visto ser uma atividade realizada pelo Estado com vistas a coibir ou limitar o exerccio dos direitos individuais em prol do interesse pblico. 60. (CESPE/TRT-9Regio/2008) Pelo atributo da coercibilidade, o poder de polcia tem execuo imediata, sem dependncia de ordem judicial. 61. (CESPE/TSE/2008) administrativa Caracteriza exerccio de poder de polcia

a) a aplicao de uma penalidade de suspenso a servidor que infringiu reiteradamente deveres funcionais.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) a realizao de uma sindicncia para apurar a culpa de um servidor, acerca de dano causado ao patrimnio da repartio em que ele trabalha. c) a aplicao de uma multa a restaurante que infringiu normas ligadas proteo da sade pblica. d) a apreciao de um recurso contra deciso que indeferiu pedido de concesso de licena para tratar de interesses particulares. 62. (CESPE/TSE/2008) Um servidor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a seus subordinados que eles deveriam tomar mais cuidado com o horrio e que atrasos superiores a dez minutos no seriam tolerados. Tal determinao constitui exerccio de a) poder disciplinar. b) poder hierrquico. c) poder de polcia. d) poder regulamentar. 63. (CESPE/PF/2008) O poder de policia incide sobre pessoas e atividades, mas no sobre bens. 64. (CESPE/PF/2008) A expedio de autorizao de porte de arma de fogo constitui exerccio de poder administrativo regulamentar. 65. (CESPE/TJ-AC/2002) Atos praticados por servidor pblico no exerccio de poder discricionrio no podem ser objeto de qualquer ao judicial. 66. (CESPE/TJ-AC/2002) A auto-executoriedade e a coercibilidade so atributos do poder de polcia. 67. (CESPE/TJ-AC/2002) Se um funcionrio da prefeitura de Rio Branco apreender mercadorias deterioradas em feira no centro da cidade, ele no estar exercendo poder de polcia e, sim, poder vinculado e hierrquico. 68. (CESPE/INSS/1998) Em decorrncia do poder de polcia de que investida, a administrao pblica pode condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, independentemente de prvia autorizao judicial.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

71

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 69. (CESPE/INSS/1998) O acatamento do ato de polcia administrativa obrigatrio ao seu destinatrio. Para fazer valer o seu ato, a administrao pode at mesmo empregar fora pblica em face da resistncia do administrado, sem que, para isso, dependa de qualquer autorizao judicial. 70. (CESPE/INSS/1998) As sanes decorrentes do exerccio do poder de polcia administrativa) por exemplo, a interdio de atividade, o fechamento de estabelecimento, a demolio de construo, a destruio de objetos e a proibio de fabricao de determinados produtos, s podem ser aplicadas aps regular processo judicial, haja vista a dimenso da restrio de direitos individuais implementada. 71. (CESPE/INSS/1998) Considerando a natureza e os efeitos da atuao da polcia administrativa, os atos administrativos praticados nessa esfera so estritamente vinculados. 72. (CESPE/BACEN/1997) O poder disciplinar abrange as sanes impostas a particulares, tais como: multa, interdio de atividade, fechamento de estabelecimento e destruio de objetos. 73. (CESPE/BACEN/1997) So atributos do poder discricionariedade, a auto-executoriedade e a coercibilidade. de polcia: a

74. (CESPE/BACEN/1997) Do exerccio do poder hierrquico decorrem as faculdades de fiscalizar, rever, delegar, dar ordens e avocar. 75. (ESAF/ATA/MF/2009) Administrao: a) poder normativo. b) poder de polcia. c) poder hierrquico. d) poder independente. e) poder disciplinar. 76. (ESAF/Auditor/TCE-GO/2007) No que tange ao poder disciplinar, relativamente aos servidores aposentados e aos em disponibilidade, No se pode enumerar como poder da

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

72

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) tais servidores no podero sofrer penalidade administrativa, por no ocuparem cargo pblico. b) ambos os servidores, aposentados e em disponibilidade, esto sujeitos ao poder disciplinar da Administrao. c) a depender da gravidade da conduta, o servidor em disponibilidade sujeita-se pena de demisso. d) apenas os servidores aposentados podero sofrer penalidade. e) tecnicamente, mesmo o aposentado est sujeito pena de demisso, considerada sua conduta quando ainda permanecia em atividade na Administrao. 77. (ESAF/Auditor/SEFAZ-CE/2007) A aplicao da penalidade de advertncia a servidor pblico infrator, por sua chefia imediata, ato administrativo que expressa a manifestao do poder a) hierrquico. b) regulamentar. c) de polcia. d) disciplinar. e) vinculado. 78. (ESAF/Administrador/ENAP/2006) Incluem-se entre os denominados poderes administrativos, o poder a) de controle jurisdicional dos atos administrativos. b) de representao decorrente de mandato. c) de veto do Presidente da Repblica. d) hierquico no mbito da Administrao Pblica. e) legislativo exercido pelo Congresso Nacional. 79. (ESAF/Advogado/IRB/2006) Tcio, servidor pblico de uma Autarquia Federal, aprovado em concurso pblico de provas e ttulos, ao tomar posse, descobre que seria chefiado pelo Sr. Abel, pessoa com quem sua famlia havia cortado relaes, desde a poca de seus avs, sem que Tcio soubesse sequer o motivo. Depois de sua primeira semana de trabalho, apesar da indiferena de seu chefe, Tcio sentia-se feliz, era seu primeiro trabalho depois de tanto estudar para o concurso ao qual se submetera. Qual no foi sua surpresa ao descobrir, em sua segunda semana de trabalho, que havia sido removido para a

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

73

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ cidade de So Paulo, devendo, em trinta dias adaptar-se para se apresentar ao seu novo chefe, naquela localidade. Considerando essa situao hipottica e os preceitos, a doutrina e a jurisprudncia do Direito Administrativo Brasileiro, assinale a nica opo correta. a) A conduta do Sr. Abel no merece reparos, posto que amparada pela lei. b) O Sr. Abel agiu com excesso de poder, razo pela qual seu ato padece de vcio. c) O Sr. Abel agiu corretamente, na medida em que Tcio ainda se encontrava em estgio probatrio. d) O Sr. Abel incidiu em desvio de finalidade, razo pela qual o ato por ele praticado merece ser anulado. e) Considerando que o ato do Sr. Abel padece de vcio, o mesmo dever ser revogado. 80. (ESAF/Advogado/IRB/2006) Considerando que o poder de polcia pode incidir em duas reas de atuao estatal, a administrativa e a judiciria, relacione cada rea de atuao com a respectiva caracterstica e aponte a ordem correta. (1) Polcia Administrativa (2) Polcia Judiciria ( ) Atua sobre bens, direitos ou atividades. ( ) Pune infratores da lei penal. ( ) privativa de corporaes especializadas. ( ) Atua preventiva ou repressivamente na rea do ilcito administrativo. ( ) Sua atuao incide apenas sobre as pessoas. a) 1/2/2/1/2 b) 2/1/2/1/2 c) 2/2/2/1/1 d) 1/2/1/1/2 e) 1/2/2/2/1 81. (ESAF/AFC/CGU/2006) Em tese, na estrutura organizacional, da Administrao Pblica Direta Federal, onde vigora o regime jurdico da disciplina hierarquizada, a autoridade de nvel superior pode rever os atos da que lhe seja

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

74

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ subordinada, bem como pode delegar-lhe competncia ou avocar o exerccio de suas atribuies e das que delegou. a) Correta essa assertiva. b) Incorreta essa assertiva, porque a delegao opera irretratvel. c) Incorreta, porque a delegao no vnculo hierrquico de subordinao. entre autoridades, com

d) Incorreta, porque no cabe avocao, para a prtica de atos delegados, nem de atribuies do subordinado. e) Incorreta, porque na Administrao Pblica no vigora o regime da disciplina hierrquizada. 82. (ESAF/AFC/CGU/2006) Por decorrncia do poder hierrquico da Administrao Pblica, surge o instituto da delegao de competncias. Assinale, entre as atividades abaixo, aquela que no pode ser delegada. a) Matria de competncia concorrente de rgo ou entidade. b) Edio de atos de nomeao de servidores. c) Deciso de recursos administrativos. d) Homologao de processo licitatrio. e) Aplicao de pena disciplinar a servidor. 83. (ESAF/AFRF/SRF/2005) Considerando-se os poderes administrativos, relacione cada poder com o respectivo ato administrativo e aponte a ordem correta. 1) poder vinculado 2) poder de polcia 3) poder hierrquico 4) poder regulamentar 5) poder disciplinar ( ) decreto estadual sobre transporte intermunicipal ( ) alvar para construo de imvel comercial ( ) aplicao de penalidade administrativa a servidor ( ) avocao de competncia por autoridade superior ( ) apreenso de mercadoria ilegal na alfndega a) 3/2/5/4/1
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

75

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) 1/2/3/5/4 c) 4/1/5/3/2 d) 2/5/4/1/3 e) 4/1/2/3/5 84. (ESAF/Gestor/SEFAZ-MG/2005) No se pode falar em utilizao de poder de polcia pela Administrao indireta. 85. (ESAF/Gestor/SEFAZ-MG/2005) Como regra, o poder de polcia ser discricionrio 86. (ESAF/Gestor/SEFAZ-MG/2005) O meio de ao que concretize a atuao do poder de polcia encontra limites no princpio da proporcionalidade. 87. (ESAF/Gestor/SEFAZ-MG/2005) Nem sempre as aes atinentes ao poder de polcia sero auto-executveis. 88. (ESAF/Gestor/SEFAZ-MG/2005) O poder de polcia no abrange apenas medidas repressivas. 89. (ESAF/Analista/MPU/2004) No mbito do poder hierrquico, insere-se a faculdade de revogar-se atos de rgos inferiores, considerados inconvenientes, de ofcio ou por provocao. 90. (ESAF/AFC/CGU/2004) O mrito administrativo, na atuao do administrador pblico, cujo controle jurisdicional sofre restries, condiz em particular com o exerccio regular do seu poder a) disciplinar b) hierrquico c) de polcia d) discricionrio e) vinculado

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

76

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 91. (ESAF/Analista/MPU/2004) O poder disciplinar pode alcanar particulares, desde que vinculados ao Poder Pblico mediante contratos. 92. (ESAF/AFC/CGU/2004) Uma determinada autoridade administrativa, de um certo setor de fiscalizao do Estado, ao verificar que o seu subordinado havia sido tolerante com o administrado incurso em infrao regulamentar, da sua rea de atuao funcional, resolveu avocar o caso e agravar a penalidade aplicada, no uso da sua competncia legal, tem este seu procedimento enquadrado no regular exerccio dos seus poderes a) disciplinar e vinculado b) discricionrio e regulamentar c) hierrquico e de polcia d) regulamentar e discricionrio e) vinculado e discricionrio 93. (ESAF/TRF/SRF/2003) O ato de autoridade administrativa que aplica uma penalidade de advertncia a servidor seu subordinado, pela inobservncia de um determinado dever funcional, estar contido no contexto, particularmente, do exerccio regular de seu poder a) discricionrio e de polcia. b) discricionrio e de imprio. c) disciplinar e hierrquico. d) regulamentar e de polcia. e) vinculado e de gesto. 94. (ESAF/AFT/MTE/2003) Tratando-se dos poderes administrativos, correlacione as duas colunas, vinculando a cada situao o respectivo poder: 1) poder hierrquico 2) poder disciplinar 3) poder discricionrio 4) poder de polcia ( ) penalidade em processo administrativo ( ) nomeao para cargo de provimento em comisso ( ) delegao de competncias

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

77

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ( ) limitao do exerccio de direitos a) 2/3/1/4 b) 4/2/1/3 c) 4/3/2/1 d) 2/1/3/4 e) 4/2/3/1 95. (ESAF/Auditor/Recife-PE/2003) Considerando-se os poderes administrativos, relacione cada poder com o respectivo ato administrativo e aponte a ordem correta: 1) poder vinculado 2) poder de polcia 3) poder hierrquico 4) poder regulamentar 5) poder disciplinar ( ) decreto estadual sobre ICMS ( ) ato de autorizao para funcionamento de estabelecimento comercial ( ) apreenso de mercadoria estragada em depsito alimentcio ( ) aplicao de penalidade administrativa a servidor desidioso ( ) delegao de competncia a autoridade inferior a) 3/2/5/4/1 b) 4/1/2/5/3 c) 1/2/3/5/4 d) 2/5/4/1/3 e) 3/1/2/4/5 96. (ESAF/Procurador/BACEN/2002) Conforme a doutrina, o poder de polcia administrativa no incide sobre: a) direitos b) atividades c) bens d) pessoas

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

78

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) liberdades 97. (ESAF/Oficial de Chancelaria/MRE/2002) O poder de comando, que autoriza o titular de um rgo pblico a expedir determinaes gerais ou especficas a determinados subalternos, sobre cujas atividades mantm permanente autoridade, quanto ao modo de executar certos servios, comporta-se mais propriamente no campo da(do) a) descentralizao administrativa. b) poder disciplinar. c) poder hierrquico. d) poder regulamentar. e) poder de polcia. 98. (ESAF/Oficial de Chancelaria/MRE/2002) A autorizao dada por uma autoridade administrativa, discricionariamente, para o exerccio de determinada atividade, sem a qual esta seria uma prtica ilegal, podendo at constituir infrao penal, seria um ato mais prprio do chamado poder a) disciplinar b) hierrquico c) regulamentar d) de gesto e) de polcia 99. (ESAF/Auditor/Natal-RN/2001) Assinale, entre os atos abaixo, aquele decorrente do poder vinculado da Administrao Pblica. a) Nomeao de servidor para o exerccio de cargo de provimento em comisso. b) Decreto de desapropriao de imvel urbano para construo de hospital pblico. c) Autorizao para o uso temporrio de rea pblica. d) Concesso do ttulo de cidado honorrio do Municpio. e) Aposentadoria compulsria pelo implemento de idade. 100. (ESAF/Procurador/MF/1998) No atribuio da Administrao Pblica decorrente do poder hierrquico:
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

79

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) editar atos regulamentares b) aplicar sanes disciplinares c) avocar e/ou delegar atribuies d) controlar as atividades dos rgos subordinados e) anular atos ilegais praticados por rgos inferiores

GABARITO

1-C 11-D 21-C 31-C 41-D 51-E 61-C 71-E 81-A 91-C

2-E 12-B 22-C 32-E 42-E 52-C 62-B 72-E 82-C 92-C

3-C 13-E 23-E 33-E 43-E 53-E 63-E 73-C 83-C 93-C

4-C 14-E 24-C 34-E 44-E 54-E 64-E 74-C 84-E 94-A

5-C 15-C 25-E 35-E 45-E 55-B 65-E 75-D 85-C 95-B

6-B 16-E 26-C 36-C 46-C 56-C 66-C 76-B 86-C 96-D

7-C 17-E 27-E 37-E 47-E 57-C 67-E 77-D 87-C 97-C

8-C 18-B 28-E 38-E 48-C 58-E 68-C 78-D 88-C 98-E

9-E 19-C 29-E 39-E 49-E 59-C 69-C 79-D 89-C 99-E

10-C 20-E 30-E 40-E 50-E 60-E 70-E 80-A 90-D 100-A

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

80

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS COMPLETO ANALISTA ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) - MPU DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ BIBLIOGRAFIA ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Descomplicado. So Paulo: Mtodo, 2009. CARVALHO FILHO, dos Santos. de Janeiro: Lumen Juris, 2010. Direito Administrativo

BARCHET, Gustavo. Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. Manual de Direito Administrativo. Rio

CARVALHO FILHO, dos Santos. Processo Administrativo Federal: Comentrios Lei n 9.784 de 29/1/1999. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. CUNHA JNIOR, Dirley da. Curso de Direito Administrativo. Salvador: 2008. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 2008. GARCIA, Emerson; ALVES, Rogrio Pacheco. Improbidade Administrativa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios Lei de Licitaes e Contratos Administrativos. So Paulo: Dialtica, 2010. JUSTEN FILHO, Maral. Prego: Comentrios Legislao do Prego Comum e Eletrnico. So Paulo: Dialtica, 2009. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2008. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

81

S-ar putea să vă placă și