Sunteți pe pagina 1din 12

CP Cidadania e profissionalidade

22-12-2009

Os antecedentes prximos da Revoluo Republicana

A Revoluo Republicana
A Revoluo Republicana foi precedida de uma vasta propaganda iniciada com o movimento cultural da Gerao de 70 e prosseguida pelo partido republicano que iria explorar as fraquezas dos governos monrquicos. Esta aco propagandista da ideologia republicana intensificar-se-ia na sequncia do Ultimato ingls de 1890. Acusando o governo monrquico de cedncia aos interesses ingleses e de seguir uma prtica poltico-administrativa caracterizada pela corrupo e ineficcia, os republicanos vo ganhando cada vez mais adeptos. num clima de descontentamento geral que em 31 de Janeiro de 1891, na cidade da Porto, se d a primeira tentativa (falhada) de derrube da monarquia (Revolta do 31 de Janeiro).

Entretanto as dificuldades financeiras que se fazem sentir a partir da dcada de 1890 desacreditaram, cada vez mais, a monarquia. Durante a ditadura de Joo Franco (1907) cresce a propaganda republicana, aliada actividade revolucionria das sociedades secretas (Maonaria e Carbonria).
Elaborado por: Susel Duarte 1

Em 1908, o rei D. Carlos foi assassinado. A revoluo estava iminente.

CP Cidadania e profissionalidade

22-12-2009

A Implantao daRepblica

Foi em 1910, no dia 5 de Outubro, que a revoluo republicana triunfou. Apesar de serem poucos e desorganizados, os revolucionrios republicanos-alguns civis e militares (tenentes, sargentos e cadetes) implantaram a repblica quase sem combates, beneficiando do facto de os governos monrquicos estarem desacreditados. Com a partida do ltimo rei de Portugal (D. Manuel II) para o exlio, na Inglaterra, a monarquia hereditria, que vigorava havia mais de sete sculos no nosso pas, chegava ao fim.

Elaborado por: Susel Duarte

O Governo Provisrio, para consolidar na populao portuguesa o esprito e o regime republicano, toma de imediato algumas medidas: cria-se uma nova moeda, o Escudo (que substitui o Real), o Hino Nacional passa a ser A Portuguesa, adopta-se a bandeira vermelha e verde (que substitui a azul e branca da Monarquia), determina-se a abolio dos ttulos da nobreza e a abolio do juramento religioso nos tribunais e decretam-se leis de proteco famlia (casamento civil, assistncia aos filhos ilegtimos); lei de liberdade de imprensa; lei do direito greve para os operrios e lock-out para os patres (os patres tm possibilidade de fechar as fbricas). O Governo Provisrio sado da revoluo, presidido por Tefilo de Braga, preparou as eleies para Assembleia Constituinte que elaboraria a Constituio de 1911 e elegeria o primeiro Presidente de Repblica Constitucional: Manuel de Arriaga. O novo regime polticopassou a ser uma democracia parlamentar, em que o Presidente da Repblica e o Governo eram responsveis politicamente perante o Parlamento. Mas as dificuldades governamentais sucederam-se a todos os nveis. A nvel social, econmico e poltico provocando o gradual afastamento da base social do apoio do novo regime. Entre 1910 e 1926 houve 45 governos, 9 eleies legislativas e 8 eleies presidenciais, o que provocou uma consequente instabilidade poltica e governativa. Em 1926, atravs de um golpe militar, a 1 Repblica chegava ao fim. Com a chagada de militares ao poder, em 1926, dissolvido o Parlamento, so suspensas as liberdades individuais e instaurada a ditadura militar. Em 1928, face ao agravamento da situao econmico-financeira, o general scar Carmona, entretanto eleito Presidente da Repblica, chamou Antnio de Oliveira Salazar para ministro das Finanas. Recorrendo a uma poltica de austeridade, Salazar consegue resolver a crise financeira e afirmando a sua crescente influncia poltica, a partir de 1932, passa a chefiar o governo. Em 1933, dispondo j de uma imagem providencial, Salazar apresentou ao pas uma nova Constituio, que acabaria por ser aprovada pelos cidados eleitores Estado Novo.

CP Cidadania e profissionalidade

22-12-2009

Estado Novo
A constituio de 1933, consagrou, como rgos de soberania, o Presidente de Repblica, a Assembleia Nacional, o Governo e os Tribunais.

Elaborado por: Susel Duarte

Apesar da separao de poderes a expressa, na prtica, Salazar conseguiu desviar para si alguns poderes que a Constituio reservava ao Presidente da Repblica, que era eleito por sufrgio directo. De igual modo, embora a Assembleia Nacional tivesse liberdade de iniciativa quanto ao seu poder legislativo, a grande maioria das leis queaprovava eram da iniciativa do governo. Em concluso, o sistema poltico portugus acabaria por ser um presidencialismo do primeiro-ministro. Assim, embora teoricamente de aparncia democrtica, a Constituio de 1933 acabaria por dar oportunidade instaurao da ditadura salazarista.

CP Cidadania e profissionalidade

22-12-2009

Em 1933 para segurana do regime, foi criada uma polcia poltica (a Polcia de Vigilncia e defesa do Estado) que em 1945 foi substituda pela polcia Internacional de Defesa de Estado (PIDE). Esta tornar-se-ia num dos principais suportes do salazarismo e no principal instrumento de perseguio, represso e tortura dos opositores ao regime. Enfim, o Estado Novo foi um estado autoritrio e repressivo.

A Revoluo de Abril e o regresso s Instituies Democrticas

Elaborado por: Susel Duarte

Em 25 de Abril de 1974, o Movimento das Foras Armadas, coroando a longa resistncia do povo portugus e interpretando os seus sentimentos, derrubou o regime fascista.

CP Cidadania e profissionalidade

22-12-2009

Libertar Portugal da ditadura, da represso e do colonialismo representou uma transformao revolucionria e o incio de uma viragem histrica na sociedade portuguesa. A Revoluo restitui aos portugueses os direitos e as liberdades fundamentais. No exerccio destes direitos e liberdades, os legtimos representantes do povo renem-se para elaborar uma Constituio que corresponde s aspiraes do pas. A Assembleia Constituinte afirma a deciso do povo portugus de defender a independncia nacional, de garantir os direitos fundamentais dos cidados, de estabelecer os princpios bsicos da democracia, de assegurar o primado do Estado de Direito democrtico e abrir caminho para uma sociedade socialista, no respeito da vontade do povo portugus, tendo em vista a construo de um pas mais livre, mais justo e mais fraterno. A Assembleia Constituinte, reuniu na seco plenria de 2 de Abril de 1976, aprova e decreta a nova Constituio da Repblica Portuguesa. Aps 48 anos de ditadura, era restaurada a democracia em Portugal onde se garantem as liberdades individuais, a alternncia democrtica e se consagra a nova organizao do Estado Portugus em regime democrtico e pluralista semelhana dos pases ocidentais. Atravs do voto, exercido em eleies livres e democrticas, os cidados participam na escolha dos titulares das principais instituies democrticas: Presidncia de Repblica, Assembleia de Repblica e Governo.
Elaborado por: Susel Duarte 5

Essa organizao do Estado Portugus ps em evidncia, alm da democratizao das instituies, a autonomia regional, a descentralizao das decises e o poder autrquico.

CP Cidadania e profissionalidade

22-12-2009

Competncias e interligao dos rgos de soberania

Presidente da Repblica
O Presidente da Repblica o Chefe de Estado e eleito por sufrgio universal para um mandato de cinco anos, e exerce uma funo de fiscalizao sobre a actividade do Governo, sendo quem nomeia o PrimeiroMinistro e os membros do Governo, tendo, da mesma forma, o poder de demitir o Governo e exonerar o Primeiro-Ministro e outros membros do Governo. Tem igualmente o poder de dissolver a Assembleia da Repblica. Tem tambm o poder de promulgar ou vetar leis aprovadas na Assembleia da Repblica ou decretos-lei aprovados pelo Conselho de Ministros, e de pedir a apreciao da sua constitucionalidade.

Assembleia da Repblica

Elaborado por: Susel Duarte

A Assembleia da Repblica funciona em Lisboa, no Palcio de So Bento e eleita para um mandato de quatro anos e neste momento conta com 230 deputados, eleitos em 22 crculos plurinominais em listas de partidos. Os crculos correspondem aos 18 distritos de Portugal continental, mais 2 crculos das Regies autnomas (Aores e Madeira) e por fim, 2 crculos para os portugueses emigrados na Europa e fora da Europa. Compete Assembleia da Repblica suportar o governo, tendo de aprovar o seu programa e o oramento de estado e pode derrub-lo por meio de uma moo de censura. A Assembleia tambm o maior rgo legislador, onde so discutidos os projectos de lei. Qualquer reviso Constituio, tem obrigatoriamente de ser aprovada por dois teros dos deputados.

CP Cidadania e profissionalidade

22-12-2009

Governo
O Governo chefiado pelo Primeiro-Ministro, que por regra o lder do partido mais votado em cada eleio legislativa e convidado nessa forma pelo Presidente da Repblica para formar Governo. O Primeiro-Ministro quem escolhe os ministros, e em conjunto com estes os Secretrios de Estado. As competncias do Governo esto divididas no s pelo PrimeiroMinistro mas tambm pelos diversos ministrios. O Governo pode tambm apresentar projectos de lei discusso da Assembleia da Repblica como pode legislar autonomamente, aprovando Decretos-lei no Conselho de Ministros.

Tribunais
Os Tribunais administram a justia em nome do povo, defendendo os direitos e interesses dos cidados, impedindo a violao da legalidade democrtica e dirimindo os conflitos de interesses que ocorram entre diversas entidades. Segundo a Constituio existem as seguintes categorias de tribunais: - Tribunal Constitucional; - Supremo Tribunal de Justia e os tribunais judicias de primeira instncia (tribunais de comarca) e de segunda instncia (Tribunais da Relao);

Elaborado por: Susel Duarte

-O Supremo Tribunal Administrativo e os tribunais administrativos e fiscais de primeira e segunda instncia (Tribunais Centrais Administrativos); -Tribunal de Contas.

CP Cidadania e profissionalidade

22-12-2009

O Tribunal Constitucional tem a competncia interpretar a Constituio e fiscalizar a conformidade das leis com a Constituio. Pode faz-lo preventivamente, por requerimento do Presidente da Repblica, dos Ministros da Repblica, do Primeiro-Ministro ou de 1/5 dos Deputados Assembleia da Repblica em efectividade de funes, ou posteriormente no mbito de um processo judicial, ou a requerimento dos mesmos rgos descritos acima e, tambm, do Presidente da Assembleia da Repblica, do Provedor de Justia e do Procurador-Geral da Repblica.

Regime poltico-administrativo dos Aores e da Madeira


O regime poltico-administrativo prprio dos arquiplagos dos Aores e da Madeira fundamenta-se nas suas caractersticas geogrficas, econmicas, sociais e culturais e nas histricas aspiraes autonomistas das populaes insulares. A autonomia das regies visa a participao democrtica dos cidados, o desenvolvimento econmico-social e a promoo e defesa dos interesses regionais, bem como o reforo da unidade nacional e dos laos de solidariedade entre todos os portugueses. A autonomia poltico-administrativa regional no afecta a integridade da soberania do Estado e exerce-se no quadro da Constituio.

Estatutos
Os projectos de estatutos poltico-administrativos das regies autnomas sero elaborados pelas assembleias legislativas regionais e enviados para discusso e aprovao Assembleia da Repblica. Se a Assembleia da Repblica rejeitar o projecto ou lhe introduzir alteraes, remet-lo- respectiva assembleia legislativa regional para apreciao e emisso de parecer.

Elaborado por: Susel Duarte

Elaborado o parecer, a Assembleia da Repblica procede discusso e deliberao final.

CP Cidadania e profissionalidade

22-12-2009

Poderes das regies autnomas


As regies autnomas so pessoas colectivas territoriais e tm os seguintes poderes, a definir nos respectivos estatutos: - Legislar, com respeito pelos princpios fundamentais das leis gerais da Repblica, em matrias de interesse especfico para as regies que no estejam reservadas competncia prpria dos rgos de soberania; - Legislar, sob autorizao da Assembleia da Repblica, em matrias de interesse especfico para as regies que no estejam reservadas competncia prpria dos rgos de soberania; - Desenvolver, em funo do interesse especfico das regies, as leis de bases em matrias no reservadas competncia da Assembleia da Repblica; - Regulamentar a legislao regional e as leis gerais emanadas dos rgos de soberania que no reservem para estes o respectivo poder regulamentar; - Exercer poder executivo prprio; - Exercer poder tributrio prprio, nos termos da lei, bem como adaptar o sistema fiscal nacional s especificidades regionais; - Dispor, nos termos dos estatutos e da lei de finanas das regies autnomas, das receitas fiscais nelas cobradas ou geradas, bem como de uma participao nas receitas tributrias do Estado, estabelecida de acordo com um princpio que assegure a efectiva solidariedade nacional, e de outras receitas que lhes sejam atribudas e afect-las s suas despesas; - Criar e extinguir autarquias locais, bem como modificar a respectiva rea, nos termos da lei; - Exercer poder de tutela sobre as autarquias locais; - Superintender nos servios, institutos pblicos e empresas pblicas e nacionalizadas que exeram a sua actividade exclusiva ou

Elaborado por: Susel Duarte

predominantemente na regio, e noutros casos em que o interesse regional o justifique;

CP Cidadania e profissionalidade

22-12-2009

- Aprovar o plano de desenvolvimento econmico e social, o oramento regional e as contas da regio e participar na elaborao dos planos nacionais; - Participar na definio e execuo das polticas fiscal, monetria, financeira e cambial, de modo a assegurar o controlo regional dos meios de pagamento em circulao e o financiamento dos investimentos necessrios ao seu desenvolvimento econmico-social; - Participar nas negociaes de tratados e acordos internacionais que directamente lhes digam respeito, bem como nos benefcios deles decorrentes; - Estabelecer cooperao com outras entidades regionais estrangeiras e participar em organizaes que tenham por objecto fomentar o dilogo e a cooperao inter-regional, de acordo com as orientaes definidas pelos rgos de soberania com competncia em matria de poltica externa; -Pronunciar-se por sua iniciativa ou sob consulta dos rgos de soberania, sobre as questes da competncia destes que lhes digam respeito, bem como, em matrias do seu interesse especfico, na definio das posies do Estado Portugus no mbito do processo de construo europeia; -Participar no processo de construo europeia mediante representao nas respectivas instituies regionais e nas delegaes envolvidas em processos de deciso comunitria quando estejam em causa matrias do seu interesse especfico.

rgos do Poder Local e as suas Competncias


Cada localidade tem problemas prprios que afectam directamente os seus habitantes, tais como a falta de estradas, abastecimento de gua, electricidade, servios de sade, escolas, etc. Como as solues para esses problemas precisam de estar de acordo com as caractersticas da prpria localidade, o territrio nacional est dividido

Elaborado por: Susel Duarte

10

CP Cidadania e profissionalidade

22-12-2009

por reas administrativas: "Freguesias", "Concelhos" (Municpios) e "Distritos". Cada um destes ncleos tem determinado grau de poder poltico e administrativo a que se chama "Poder Local". Para a resoluo dos problemas das freguesias e dos concelhos existem rgos prprios, eleitos pela populao das respectivas autarquias.

Freguesia
A organizao poltico-administrativa de cada freguesia tem os seguintes rgos de soberania: -A Assembleia de Freguesiaque tem a Funo deliberativa, ou seja, prope solues para os problemas existentes na freguesia. -A Junta de Freguesiaque tem a Funo executiva, ou seja, faz executar as propostas da Assembleia de Freguesia. Em cada freguesia, os cidados eleitores elegem a respectiva Assembleia que decide qual a composio da Junta de Freguesia, cujo presidente o primeiro candidato da lista que for mais votada.

Concelho
A organizao poltico-administrativa de cada concelho tem os seguintes rgos de soberania: -A Assembleia Municipalque tem aFuno deliberativa, ou seja, prope solues para os problemas existentes no municpio. -A Cmara Municipalque tem aFuno executiva, ou seja, faz executar as deliberaes da Assembleia Municipal. Apresenta Assembleia Municipal o plano anual de actividades. -O Conselho Municipalque tem a Funo consultiva, ou seja,d opinies sobre os problemas que a Cmara tem de resolver.

Elaborado por: Susel Duarte

11

CP Cidadania e profissionalidade

22-12-2009

Os cidados eleitores do Concelho elegem a Assembleia e a Cmara Municipal, cujo presidente o primeiro candidato da lista mais votada.

Distrito
A organizao poltico-administrativa de cada distrito tem os seguintes rgos de soberania: -A Assembleia Distrital tem a Funo deliberativa, que aprova o plano anual de actividades. Apoia as autarquias do distrito. Promove o desenvolvimento econmico, social e cultural do distrito. -O Conselho Distrital tem a Funo consultiva, ou seja, d opinies sobre os assuntos que lhe so apresentados pelo governador civil ou pela Assembleia Distrital. H em cada distrito um representante do governo central que por ele nomeado. O Governador Civil esse representante que zela pelo cumprimento das leis e o responsvel pela ordem e tranquilidade pblicas do distrito.

Elaborado por: Susel Duarte

12

S-ar putea să vă placă și