Sunteți pe pagina 1din 5

Aborto

por Leonardo Leite Aborto a interrupo da gravidez pela morte do feto ou embrio, junto com os anexos ovulares durante qualquer momento da etapa que vai desde a fecundao (unio do vulo com o espermatozide at o momento prvio ao nascimento! " aborto pode ser classificado em espont#neo ou provocado!

Aborto espontneo "corre quando uma gravidez que parecia estar desenvolvendo$se normalmente termina de maneira involunt%ria, ou seja, quando a morte produto de acidente, alguma anomalia ou disfuno no prevista nem desejada pela me! " aborto espont#neo tambm pode ser c&amado de aborto involunt%rio ou 'falso parto'! " aborto espont#neo quando a perda do embrio se d% antes da vigsima semana de gestao (( meses , quando o feto no est% em condi)es de sobreviver fora do *tero materno! A maioria dos abortos espont#neos ocorrem durante o primeiro trimestre, diga$se, nas primeiras +, semanas! -alcula$se que ,(. das gesta)es terminam em aborto espont#neo, sendo que /01 ocorrem nos tr2s primeiros meses de gravidez! 3xistem dois tipos de aborto espont#neo4 o aborto iminente e o inevitvel! 5 " aborto iminente uma ameaa de aborto! A mul&er tem um leve sangramento seguido de dores nas costas e outras parecidas com as clicas menstruais! 5 " aborto inevitvel quando se tem a dilatao do *tero para expulso do conte*do seguido de fortes dores e &emorragia! " aborto inevit%vel dividido em tr2s tipos4 o incompleto que quando ocorre depois da sa6da dos co%gulos a sa6da restante do conte*do e o aborto preso, que quando o ovo morre, mas no expelido!

Causas A causa do aborto espont#neo no primeiro trimestre mais comum uma anomalia cromoss7mica no feto! A maioria das anomalias cromoss7micas so resultado de um vulo ou um espermatozide defeituosos! 3ssas anomalias so mais comuns em mul&eres acima dos /( anos, por isso, essas mul&eres sofrem um maior risco de terem um aborto espont#neo quando engravidam, cerca de 89. dos casos " aborto espont#neo durante o segundo trimestre deve$se : problemas externos como4 incontin2ncia do colo uterino, mal formao uterina, insufici2ncia de desenvolvimento uterino, fibroma, infec)es do embrio e de seus anexos! ;m estudo realizado revelou que mul&eres que fumam, consumem %lcool ou drogas correm um grande risco e mul&eres com infec)es vaginais t2m ( vezes mais c&ances de terem um aborto espont#neo!

Conseqncias "s poss6veis sintomas de um aborto espont#neo incluem4 5 <angramento vaginal! A quantidade de sangue pode variar de algumas gotas : um fluxo abundante! " sangramento pode comear sem aviso e :s vezes comea com uma tonalidade marrom! 5 =or de clica! 5 >erda de l6quidos pela vagina, sem sangue e sem dor! ?sto pode significar que as membranas se romperam! 5 <e &ouver perda de materiais slidos pela vagina, conserve para mostrar ao seu mdico para que ele examine! 5 Algumas mul&eres sentem dor como a de um parto! @ poss6vel que o aborto espont#neo ocorra sem sangramento nem dor!

Aborto provocado Aborto provocado a interrupo deliberada da gravidezA pela extrao do feto da cavidade uterina de forma domstica, qu6mica ou cir*rgica! Buando se pensa em aborto esta forma que con&ecida popularmente! >ara provocar o aborto utiliza$se algumas tcnicas4 5 A suco ou aspiraoA 5 A dilatao e curetagemA 5 =rogas e plantasA 5 ?njeo de solu)es salinasA 5 Cediante >rostaglandinasA 5 >6lula D;$1EF

Suco ou aspirao " aborto por suco pode ser feito at a +,G semana aps o *ltimo per6odo menstrual (amenorria ! 3ste aborto pode ser feito com anestesia local ou geral! -om a local a paciente toma uma injeo intramuscular de algum analgsico! H% na mesa de operao faz um exame para determinar o taman&o e a posio do *tero! <e for anestesia geral, toma$se uma &ora antes da operao uma injeo intramuscular de I&ionembutal! ?nicia ento uma infuso intravenosa! " I&ionembutal adormece o paciente e um anestsico geral por inalao como o Jxido de Kitroso administrado atravs de uma m%scara! A partir da6 o procedimento o mesmo da anestesia geral e local! ?nsere$se no *tero um tubo oco que tem uma ponta afiada! ;ma forte suco (,E vezes mais forte que a de um aspirador domstico despedaa o corpo do beb2 que est% se desenvolvendo, assim como a placenta e absorve 'o produto da gravidez'

(ou seja, o beb2 , depositando$o depois em um balde! " abortista introduz logo uma pina para extrair o cr#nio, que costuma no sair pelo tubo de suco! Algumas vezes as partes mais pequenas do corpo do beb2 podem ser identificadas! Buase L(. dos abortos nos pa6ses desenvolvidos so realizados desta forma!

Dilatao e Curetagem Ka curetagem feita a dilatao do colo do *tero e com uma cureta (instrumento de ao semel&ante a uma col&er feita a raspagem suave do revestimento uterino do embrio, da placenta e das membranas que envolvem o embrio! A curetagem pode ser realizada durante o segundo e terceiro trimestre da gestao o beb2 j% grande demais para ser extra6do por suco! A curetagem empregada para desmembrar o beb2, tirando$se logo em pedaos com ajuda do frceps! 3ste mtodo est% se tornando o mais usual! 3ste tipo de aborto muito perigoso, por que pode ocorrer perfuramento da parede uterina, tendo sangramento abundante! "utro fator importante que se pode tirar muito tecido, causando a esterilidade!

Drogas e Plantas 3xistem muitas subst#ncias que quando tomadas causam o aborto! Algumas so txicos inorg#nicos, como ars2nio, antim7nio, c&umbo, cobre, ferro, fsforo e v%rios %cidos e sais! As plantas so4 absinto (losna, abuteia, alecrim, algodaro, arruba, cipmil $ &omens, esperradura e v%rias ervas amargas ! Iodas estas subst#ncias tem de ser tomadas em grande quantidade para que ocorra o aborto! " risco de abortar to grande como o de morrer, ou quase!

In eo de solu!es salinas @ feito do +FG : ,1G semana de gestao! " mdico aplica anestesia local num ponto situado entre o umbigo e a vulva, no qual ir% ultrapassar a parede do abdome, do *tero e do #mnio ( bolsa dM%gua ! -om uma longa seringa, injeta$se na bolsa dM%gua uma soluo salina! " beb2 ingere esta soluo que l&e causar% a morte por envenenamento, desidratao, &emorragia do crebro e de outros rgos! Aps um prazo de ,1 : 1E &oras, por efeito de contra)es do feto expulso pela vagina, como num parto normal! " risco apresentado por este tipo de aborto a aplicao errada da anestesia, e a soluo ter sido injetada fora do #mnio, causando a morte instant#nea!

Su"ocamento 3ste mtodo de aborto c&amado de 'parto parcial'! Kesse caso, puxa$se o bebe pra fora deixando apenas a cabea dentro, j% que ela grande demais! =a6 introduz$se um tubo em sua nuca, que sugar% a sua massa cerebral, levando$o : sua morte! < ento o beb2 consegue ser totalmente retirado!

#squarte amento " feto esquartejado ainda dentro da me! =eixando$o em pedaos! Detirada do liquido amnitico 3sta uma das maneiras mais lentas de praticar o aborto4 " abortista retira o liquido amnitico de dentro do *tero e coloca uma subst#ncia contendo sal!

$ediante Prostaglandinas 3sta droga provoca um parto prematuro durante qualquer etapa da gravidez! @ usado para levar a cabo o aborto : metade da gravidez e nas *ltimas etapas deste! <ua principal 'complicao' que o beb2 :s vezes sai vivo! Iambm pode causar graves danos : me! Decentemente as prostaglandinas foram usadas com a D;$ 1EF para aumentar a 'efic%cia' destas!

P%lula &'()*+ -on&ecida como 'p6lula do dia seguinte', uma p6lula abortiva empregada conjuntamente com uma prostaglandina, que eficiente se for empregada entre a primeira e a terceira semana depois de faltar a primeira menstruao da me! Age matando de fome o diminuto beb2, privando do de um elemento vital, o &orm7nio progesterona! " aborto produzido depois de v%rios dias de dolorosas contra)es!

3stima$se que seja realizado anualmente no mundo mais de 19 mil&)es de abortos, a maioria em condi)es prec%rias, com srios riscos para a sa*de da mul&er! " mtodo cl%ssico de aborto o por curetagem uterina e o mtodo moderno por aspirao uterina (mtodo de Narman s utiliz%vel sem anestesia para gesta)es de menos de oito semanas de amenorria (seis semanas de gravidez ! =epois desse prazo, at doze semanas de amenorria, a aspirao deve ser realizada sob anestesia e com um aspirador eltrico!

Conseqncias As complica)es do aborto, variam de acordo com o mtodo empregado! Cas as principais conseqO2ncias so4 5 Lacerao do colo uterino provocada pelo uso de dilatadoresA 5 >erfurao do Ptero 5 >erigo de leso no intestino, na bexiga ou nas trompasA 5 Qemorragias uterinas 5 ?nflamao do endomtrio ps$aborto (infeco uterina secund%ria, decorrente do aborto ! 5 3vacuao incompleta da cavidade uterina! Kecessidade de prolongar a suco e de fazer uma curetagem imediata! 5 Qisterectomia (extrao total do *tero

Pa%ses e o aborto

Reja abaixo, pa6ses que no permitem o aborto, exceto quando &% risco para a vida da me (primeiro quadro , pa6ses que permitem o aborto, mas com restri)es (segundo quadro e pa6ses que permitem o aborto (terceiro quadro !

$apa Abortivo " mapa abaixo demonstra quais os paises que permitem ou no o aborto!

Sonte dos Capas4 Devista Reja

S-ar putea să vă placă și