Sunteți pe pagina 1din 4

Constituio de 1967

Outorgada pelos Militares a carta constitucional de 1967 seguiu os mesmos moldes da carta de 1937, concentrando seu poder no mbito federal, conferiu amplos poderes ao Presidente da Repblica, houve forte preocupao com a segurana nacional. Quanto questo formal seguiu os moldes das anteriores, a Repblica continuava sendo a forma de governo, os Estados ainda eram indissolveis, muito embora houvesse um estado representativo, o que ficou caracterizado na verdade foi o federalismo, ou seja, o poder concentrado somente no mbito federal, os Estados no tinham fora alguma. No tocante a Organizao dos poderes, falava-se em tripartio deles, porm no era o que de fato acontecia, uma vez que s o poder executivo tinha voz, enquanto os outros poderes eram controlados pelo executivo. Os poderes do povo foram exageradamente restringidos, tanto que muitos foram exilados, outros perseguidos, conforme artigo 151 da Magna Carta que dispunha que os direitos polticos poderiam ser suspensos por at dez anos, houve a previso legal da perda da propriedade para fins de reforma agrria, com direito a indenizao, mediante pagamento de ttulos da dvida pblica. Os Direitos dos trabalhadores foram mantidos, a CLT foi recepcionada, bem como o Cdigo Penal e Processo Penal. A Constituio de 1967 foi a 6 (sexta) do Brasil e a 5 (quinta) da Repblica. Buscou institucionalizar e tornar legal a ditadura militar, aumentando a influncia do Poder Executivo sobre o Legislativo e Judicirio e criando desta forma, uma hierarquia constitucional, centralizadora. As emendas constitucionais que eram atribuies do Poder Legislativo, com o aval do Poder Executivo e Judicirio, passaram a serem iniciativas nicas e exclusivas dos que exerciam o Poder Executivo, ficando os demais relevados a meros espectadores das aprovaes dos pacotes, como seriam posteriormente nominadas as emendas e legislaes baixadas pelo Presidente da Repblica. O texto da Constituio de 1967 foi elaborado pelos juristas "de confiana" do regime militar, Levi Carneiro, Miguel Seabra Fagundes, Orosimbo Nonato e Temstocles Brando Cavalcanti, sob encomenda do governo de Castelo Branco. O Congresso devidamente "limpo" (quer dizer, expurgado de parlamentares de esquerda) no precisou debater muito e nem teve dificuldades para aprovar a nova carta, em janeiro de 1967. Com ela, os militares institucionalizavam sua ditadura, que comeara em 1964 com carter provisrio.

De

suas

principais

medidas,

podemos

destacar

que

Constituio

de

1967:

Concentra no Poder Executivo a maior parte do poder de deciso; Confere somente ao Executivo o poder de legislar em matria de segurana e oramento; Estabelece eleies indiretas para presidente, com mandato de cinco anos; A fixao de eleies indiretas para eleger os governadores estaduais Militariza a Presidncia da Repblica, dando s Foras Armadas uma fora gigantesca; Acaba com o federalismo; Estabelece a pena de morte para crimes de segurana nacional; Restringe ao trabalhador o direito de greve; Abre espao para a decretao posterior de leis de censura e banimento. No que toca ao Judicirio brasileiro no perodo da Ditadura militar, destaca-se a suspenso das garantias e prerrogativas institudas aos magistrados.

Emenda de 1969

A Constituio de 67 foi alterada substancialmente pela Emenda N 1, baixada pela Junta Militar que assumiu o governo com a doena de Costa e Silva, em 1969 e, considerada por alguns especialistas, como uma nova constituio outorgada. A emenda intensificou a concentrao de poder no Executivo dominado pelo Exrcito e, junto com o AI-12, permitiu a substituio do presidente por uma Junta Militar, apesar de existir o vice-presidente na poca, um civil. Alm dessas modificaes, o governo tambm decretou uma Lei de Segurana Nacional, que restringia severamente as liberdades civis (como parte do combate subverso) e uma Lei de Imprensa, que estabeleceu a Censura Federal, rgo do governo militar que durou at o governo Jos Sarney. No que concerne anlise das emendas constitucionais que sucederam a n. 1/1969 podemos destacar: a Emenda Constitucional n. 7/1977 que introduziu significativas mudanas na tica do Judicirio brasileiro; a Emenda Constitucional n. 11/1978 que instituiu certo reforo aos institutos jurdicos previstos na tica constitucional em carter de urgncia, quais sejam, as Medidas de Emergncia e o Estado de Emergncia; a Emenda Constitucional n. 15/1980, que denota dentre suas principais caractersticas a de reintroduo gradativa da liberalizao do regime poltico de cunho democrtico, passando a restabelecer o voto direto para a eleio de governador estadual e senador; as Emendas Constitucionais n. 22/1982 e n

25/1985 restauraram, respectivamente, as eleies diretas para eleger as figuras do prefeito, presidente e vice-presidente da Repblica; e por fim, a Emenda Constitucional n. 26/1985, sem dvida a que detm maior relevncia, tendo em vista que a mesma instituiu a criao de uma Assembleia Nacional Constituinte, de natureza livre e soberana, tendo por escopo a elaborao de um novo texto constitucional, uma constituio que carregasse em seu bojo os anseios sociais e a linha democrtica inserida no contexto social brasileiro, a Constituio Federal de 1988.

Atos institucionais

O regime militar, assim como Getlio no Estado Novo, fez uma constituio, mas no seguiu por ela. Apesar de j serem cartas autoritrias, tanto Vargas quanto os militares de 64 preferiram governar por decreto. A Constituio de 1967, em si, quase no vigorou, mas to ou mais importantes do que ela foram as complementaes e modificaes, fossem por meio de emendas, quanto por AIs (atos institucionais), que foram 17 ao todo at o fim do regime. Entre 1964 e 1968, o governo militar decretou os seguintes AIs: Ato Institucional N 1 Cassou polticos e cidados de oposio, marca eleies para 65; Ato Institucional N 2 Extinguiu os partidos existentes e estabeleceu, na prtica, o bipartidarismo; Ato Institucional N 3 Estabeleceu eleies indiretas para os governos dos estados; Prefeitos de capitais e "municpios rea de segurana nacional" passam a ser nomeados pelos governadores. Ato Institucional N 4 Compeliu o Congresso a votar o projeto de constituio; Ato Institucional N 5 Fechou o Congresso, suspende garantias constitucionais e deu poder ao executivo para legislar sobre todos os assuntos;

REFERNCIAS

ANDRADE, Paes de; BONAVIDES, Paulo. Histria constitucional do Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. So Paulo: Saraiva, 2010. MATTOS, Alexandre Magalhes de. As Constituies Brasileiras e sua Contextualizao Histrica, disponvel em www.smithedantas.com.br, acesso em 24 de novembro, 2012. MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 28. ed., rev. e atual. So Paulo: Atlas, 2012. PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Constitucional Descomplicado. So Paulo: Mtodo, 2008.

S-ar putea să vă placă și