Sunteți pe pagina 1din 12

Escola Secundria Augusto Gomes

Janeiro de 2014

A Desflorestao

A queima da floresta uma das causas de emisso de CO2 para a atmosfera. A aco do Homem sobre a floresta consiste essencialmente na desflorestao assumindo, nas ltimas dcadas, propores muito preocupantes. Se for mantido o actual ritmo de desflorestao, uma grande parte das 50 a 90% das espcies vivas do planeta que existem nas florestas ser extinta a meio deste sculo.

8 Ano Cincias Naturais

ndice
Introduo...2 A Floresta ...................................................................................................................................... 3 A importncia das florestas ....................................................................................................... 3 A desflorestao ........................................................................................................................... 5 O que a desflorestao? ......................................................................................................... 5 Causas da desflorestao ...................................................................................................... 6 Desflorestao em Portugal6 Fogos em Portugal.7 Notcias (Desflorestao da Amaznia) ..8 Concluso.9 Bibliografia10

INTRODUO

A FLORESTA

A floresta encerra uma grande biodiversidade e garante o necessrio equilbrio ecolgico. Por isso, ela cada vez mais reconhecida como um espao de importncia fundamental para a manuteno dos valores naturais e para a melhoria da qualidade de vida das populaes. As florestas cobrem cerca de 30% da superfcie terrestre. nas florestas e noutros cobertos vegetais que se realiza a fotossntese da qual depende a vida: produo de oxignio a partir do dixido de carbono. Elas so depositrias de dois quintos de todo o carbono armazenado nos ecossistemas terrestres, sendo consideradas como pulmes do mundo ou sumidouros de carbono.

A importncia das florestas


Alm da indispensvel funo fotossinttica, as florestas desempenham papis extremamente relevantes, quer a nvel ecolgico, quer econmico e mesmo social. Entre inmeras funes, elas: - So fonte de bens como madeiras, combustveis, alimentos e matrias-primas (ex. resina, celulose, cortia, frutos, bagas); - Tm funes de proteco do solo contra e eroso, de controlo do ciclo e da qualidade da gua; - Concentram a maior parte da biodiversidade terrestre, nomeadamente, de espcies vegetais e animais; - Tm um elevado valor paisagstico e recreativo As florestas como sumidouros de carbono Como foi referido, para alm da importncia no fornecimento de bens e servios tradicionais como a madeira e outros, as florestas tm ainda um valor indirecto associado ao armazenamento ou absoro de carbono.
3

Explicando um pouco este fenmeno de armazenamento, a fotossntese que ocorre nas plantas terrestres responsvel pela reteno de carbono atmosfrico no material vegetal e, eventualmente, na matria orgnica no solo. Logo, os ecossistemas com grande biomassa e com o solo pouco perturbado, como as florestas, retm o carbono, sob a forma de dixido de carbono (CO2) numa escala temporal muito maior, na ordem de dcadas e sculos. Contudo para absorver o carbono (CO2) que emitimos para a atmosfera, um dos gases responsveis pelo Efeito de Estufa, seria necessrio plantar uma mdia de 1000 rvores por pessoa e por ano, e se as novas florestas fossem cortadas e queimadas pelo Homem ou por fogos florestais, o CO2 removido seria emitido para a atmosfera, acelerando o aquecimento global do planeta.

A DESFLORESTAO
O que a desflorestao?
O processo de Desflorestao consiste na remoo, em larga escala, de grandes pores de floresta, anterior sua substituio por outras utilizaes do solo. Em bom portugus se pode descrever como o abate de rvores com vista a utilizar o solo por elas ocupado para outros fins economicamente mais rentveis do que ter um conjunto de seres vivos que controlam os ciclos de gua do solo e a reciclagem do ar, com produo de oxignio. devido a esta forma materialista de pensar que a Desflorestao foi durante muitos anos vista como impulsionadora do desenvolvimento da economia de um pas, visto que com ela se liquida o "capital" de uma floresta, abrindo caminho para outras formas de lucro, como a produo de comida, matria-prima, energia ou construo de infra-estruturas.

O Homem comeou a desbravar a floresta h 10 000 anos, quando surgiu a agricultura. As maiores rvores do Mundo existem na Amrica. So as sequias. Quase metade da floresta mundial tropical e a restante localiza-se nas regies temperadas. As florestas armazenam cerca de 40% do carbono na atmosfera terrestre global e a desflorestao tem contribuindo para uma aumento de cerca de 30% de dixido de carbono na atmosfera nos ltimos 150 anos. A queima da floresta uma das causas de emisso de CO2 para a atmosfera. A aco do Homem sobre a floresta consiste essencialmente na desflorestao assumindo, nas ltimas dcadas, propores muito preocupantes. Se for mantido o actual ritmo de desflorestao, uma grande parte das 50 a 90% das espcies vivas do planeta que existem nas florestas ser extinta a meio deste sculo.

Causas da desflorestao
Nos pases em vias de desenvolvimento a principal causa da desflorestao a sobre explorao das matrias-primas provenientes da floresta particularmente, a prpria madeira. Estes pases no tm muitas alternativas, recorrem aos recursos naturais para sobreviverem. Nos pases desenvolvidos as principais causas so: Desenvolvimento industrial e urbano, Crescimento turstico, Aumento da superfcie cultivada, Construo de infra-estruturas.

Desflorestao em Portugal
A cobertura vegetal em Portugal no muito variada e, alm disso, as espcies vegetais no tm grande valor econmico. A nossa floresta no muito densa e constituda por pinheiro bravo, que ocupa a maior rea, carvalho-negral, sobreiro e azinheira. Nos ltimos anos, algumas reas tm sido ocupadas por eucalipto porque a sua madeira serve para fabricar pasta de papel. A principal causa de destruio da nossa floresta os incndios. Estes podem surgir pela interveno humana: o descuido ou o fogo posto. Podem ainda surgir devido s condies climatricas, como temperaturas elevadas ou trovoadas. Portugal muito afectado por fogos, principalmente no Vero. Assim, a nossa maior preocupao deve ser dirigida para a preveno dos fogos e para a reflorestao das reas ardidas. Em Portugal, existem meios de combate aos incndios: os Bombeiros Voluntrios e os Sapadores de Bombeiros, integrados no servio Nacional de Bombeiros. Durante o Vero, frequente o recurso a avies e helicpteros particulares para combater os incndios florestais, intervindo tambm, por vezes, a Fora Area Portuguesa.

FOGOS EM PORTUGAL
Em Portugal existem referncias a grandes incndios florestais, com cerca de 5 000ha, desde o sc. XIX. No entanto, s em 1986 se verificou o primeiro incndio florestal com rea ardida superior a 10 000ha. Em 2003, 17 anos aps o grande incndio florestal de Vila de Rei, foi ultrapassado pela primeira vez, na Chamusca (Santarm), o limiar dos 20 000ha de rea ardida num s incndio. Com efeito, o balano do ano de 2003 no podia ter sido pior, em termos de incndios florestais, pois s nesse ano, registaramse 12 dos 20 maiores incndios florestais desde que h registos e 8 dos 10 maiores incndios at ento verificados em Portugal (Loureno, 2011), tendo sido 9 deles superiores a 10 000ha.

NOTCIAS
Dirio de Notcias Desflorestao da Amaznia atinge valor quase recorde

A floresta amaznica est a desaparecer a um ritmo cada vez mais veloz. S entre Agosto de 2003 e Agosto de 2004, a desflorestao atingiu o segundo valor mais alto de sempre, afectando mais de 26 mil quilmetros quadrados no espao de um ano, o equivalente a um tero da superfcie de Portugal. O balano foi avanado pelo governo brasileiro, a quem os ambientalistas pedem mais aco. De acordo com a BBC, a desflorestao da Amaznia ao longo destes 12 meses representa um aumento de 6% em relao ao ano anterior. Na origem do abate de milhares de rvores est, entre outros factores, o objectivo de aumentar a rea de plantao de colheitas. Entre as aces realizadas pelo Executivo de Lula da Silva destacam-se a criao de reas protegidas e o reforo da vigilncia via satlite sobre as zonas mais ameaadas. No entanto, embora consideradas "positivas", estas medidas no satisfazem os ambientalistas, que desafiam as autoridades locais a ir muito mais alm. "Para que se consiga marcar a diferena no terreno, o governo precisa de restringir a plantao de soja a reas j desflorestadas, combater o abate ilegal de rvores e implementar, de forma efectiva, o seu prprio plano anti-desflorestao", afirmou Paulo Adario, coordenador da campanha da Greenpeace.

CONCLUSO

BIBLIOGRAFIA

https://www.google.pt/search?q=floresta+amaz% http://pt.wikipedia.org/wiki/Desfloresta%C3%A7%C3%A3o http://desflorestamento.blogspot.pt/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta

10

11

S-ar putea să vă placă și