Sunteți pe pagina 1din 8

PRoCoNVE P7

DIesel e eMIsses
A nova legIslao 2012

TUDo o QUe voc Deve saBeR soBRe o pRoconve P7


A NoVa ETaPa PRoCoNVE P7 ESTaBELECE LIMITES DE EMISSES MaIS RGIDoS PaRa VECULoS PESaDoS a DIESEL. PaRa SER aTENDIDa, a FaSE EXIGE VECULoS CoM NoVaS TECNoLoGIaS E DIESEL CoM TEoR REDUZIDo DE ENXoFRE

AQUI, VoC PoDE TIRaR ToDaS aS SUaS DVIDaS

Os ganhos ambientais para a sociedade


O que a fase P7 do Proconve?

A nova fase do Proconve P7 (Programa de Controle da Poluio do Ar por Veculos Automotores) entrar em vigor em janeiro de 2012. uma legislao similar europeia Euro 5. Para serem atendidos, os novos limites de emisses da P7 exigem, alm de modificaes nos motores, novos sistemas de ps-tratamento dos gases de escapamento e diesel com reduzido teor de enxofre.
Quais so os ganhos nas emisses com esta fase P7?

A nova legislao P7 traz reduo de 60% de xido de nitrognio (NOx) e de 80% das emisses de material particulado (MP) em relao fase atual (P5, equivalente Euro 3, vlida para veculos produzidos at dezembro de 2011). Se comparada com o incio do Proconve, em 1986, a reduo de material particulado da nova fase de 96,3% e a de NOx, de 87,3%.
At quando podero ser comercializados os veculos P5 produzidos em 2011?

A legislao prev que esses veculos devero estar na rede de concessionria at o final de maro de 2012.


As mudanas nos motores e veculos

A legislao exige novas tecnologias para caminhes e nibus. Uma tecnologia a recirculao do gs de escapamento, chamada de EGR (Exhaust Gas Recirculation), por meio da qual esse gs retorna admisso, reduzindo a temperatura da combusto e eliminando xido de nitrognio (NOx). Adicionalmente, necessrio um sistema de turboalimentao mais complexo e filtro de partculas no sistema de escape. A outra tecnologia a reduo cataltica seletiva, SCR (Selective Catalityc Reduction). Um reagente lquido (o Arla 32) pulverizado no gs de escapamento, ocorrendo uma reao qumica no catalisador que praticamente neutraliza a gerao de NOx. Quanto ao material particulado (MP), esse poluente reduzido no prprio motor, durante a combusto.
E qual a melhor tecnologia?

O que muda nos veculos para atender aos novos limites de emisses?

As duas tecnologias apresentam vantagens, dependendo da aplicao do veculo. Cada fabricante selecionou a mais adequada para seus produtos e definiu sua estratgia levando em conta, principalmente, os custos e as condies operacionais dos veculos.
3

A importncia dos novos diesel S10 e S50


Por que necessrio um novo diesel para atender aos limites de emisses da P7?

Para atender aos novos limites de emisses, so utilizados sistemas de ps-tratamento sensveis ao enxofre. Portanto, necessrio um diesel com menor teor de enxofre, inicialmente, o S50 (50 partes por milho ppm) e, posteriormente, o S10.
Ento, o que muda no diesel? O que so os diesel S10 e S50?

O que acontece se um veculo P7 for abastecido com diesel que no o S50?

Nas mudanas das especificaes, a principal a reduo do teor de enxofre. A partir de 2012, os veculos P7 sero abastecidos com o S50, de 50 ppm de enxofre. A partir de 2013, o S50 ser substitudo pelo S10. Atualmente, o diesel vendido nos grandes centros urbanos o S500, de 500 ppm de enxofre e, no interior do pas, o S1.800. Desde 2009, porm, o S50 j fornecido para as frotas de nibus urbanos das principais regies metropolitanas.
O novo diesel com baixo teor de enxofre pode ser usado nos veculos mais antigos?

totalmente desaconselhvel. Provocar aumento das emisses, entupimento do catalisador e filtro, formao de depsitos, carbonizao do motor, aumento do consumo de combustvel, reduo da vida til do veculo, entre outros problemas. Apenas em situaes de emergncia, e raras, os motores P7 podem funcionar com o diesel antigo, mas isso deve ser evitado ao mximo e o veculo deve ser reabastecido com o diesel novo (S50) o mais rpido possvel.
Ser fcil encontrar o novo combustvel em todo o pas a partir de 2012?

Pode e tambm com vantagens: reduo das emisses de material particulado, menor desgaste dos anis e cilindros, com aumento da vida til, e menor deteriorao do leo lubrificante.

O S50 dever estar disponvel a partir de 2012 nos principais corredores rodovirios, grandes centros urbanos e suas periferias. Em locais mais afastados, a ANP (Agncia Nacional do Petrleo) informa que haver uma distncia mxima estabelecida entre um e outro posto com o S50, que permita o abastecimento.

O uso do reagente lquido ARLA 32


O que e como funciona o ARLA 32?

um reagente lquido, base de ureia, especfico para aplicao veicular, injetado no escapamento por um sistema de dosagem, necessrio nos veculos com a tecnologia SCR. No catalisador, ocorre reao qumica que transforma o xido de nitrognio (NOx) em nitrognio e vapor dgua, reduzindo os nveis de emisses. O ARLA 32 somente pode ser fabricado e vendido mediante certificao de rgos tcnicos.
O ARLA 32 misturado ao diesel ou vai em tanque separado?

um reabastecimento a cada 3 ou 4 tanques de diesel. A necessidade de reabastecimento do ARLA 32 ser indicada no painel do veculo.
Onde estar venda o ARLA 32?

O ARLA 32 estar disponvel nas principais redes de distribuio de combustvel do pas, em oficinas especializadas e em redes de concessionrias dos fabricantes de veculos e motores.
O ARLA 32 faz algum mal sade? Que cuidados devem ser tomados com ele?

O ARLA 32 no pode ser misturado ao diesel. Todos os veculos tero um tanque para o ARLA 32, com tampa azul, separado e devidamente identificado.
Qual o consumo desse produto? Com um tanque de ARLA 32, quanto ser possvel rodar?

Ele inofensivo e pode ser manuseado sem problemas. No tem cheiro, no irrita a pele, no explosivo e nem poluente. S no deve ser armazenado em recipientes metlicos, que podem enferrujar. importante ler e seguir as instrues de uso e manuseio escritas na embalagem do produto.
O que ocorre se acabar o ARLA 32 do tanque ou se for abastecido com produto errado?

O consumo de ARLA 32 aproximadamente 5% do de diesel. Em geral, a capacidade do tanque de ARLA 32 deve ser suficiente para

Dependendo da categoria do veculo, o motor pode perder 25% ou 40% do seu torque at que o tanque seja abastecido corretamente. O motor s funcionar adequadamente com o produto fabricado de acordo com as especificaes tcnicas.

OBD, sistema de diagnstico de falhas

O que OBD?

O OBD (On Board Diagnose), sistema de diagnstico de falhas a bordo, um novo equipamento obrigatrio nos veculos P7, que monitora e registra permanentemente mais de 200 possibilidades de falhas, especialmente as do sistema de ps-tratamento do gs de escapamento. O OBD atua quando algo est errado e alerta o motorista por meio de luzes indicadoras no painel.
O que ocorre quando o OBD encontra algo errado?

produto inadequado no tanque do ARLA 32 ou se o veculo rodar com esse tanque vazio. Em geral, se a eficincia do sistema de pstratamento cair em razo de contaminao pelo uso de diesel que no o S50, por exemplo, o OBD, tanto no sistema SCR quanto no EGR, pode cortar o torque do motor. Os sensores de NOx no sistema de escapamento devem estar sempre em perfeito funcionamento; caso contrrio, o torque tambm ser reduzido.
No perigoso cortar o torque quando o veculo est rodando?

Ocorrendo uma falha grave, a perda de torque ser percebida j aps a primeira partida do veculo. No caso de outros tipos de falha, ser indicada a necessidade de reparao em um prazo de at 48 horas. O manual do proprietrio de cada modelo de caminho ou nibus trar as informaes sobre cada cdigo e qual providncia deve ser tomada.
Quais problemas so considerados graves para reduzir o desempenho, cortando o torque?

Exatamente pelo risco de acidente o torque s cortado na primeira parada do veculo aps o diagnstico de algum problema. J na arrancada seguinte, o motorista sente a perda de desempenho.
At quanto pode ser a reduo de torque? D para continuar trabalhando?

Nos veculos com o sistema SCR, por exemplo, ocorrero problemas se for usado
6

de 25% nos veculos de at 16 t e de 40% naqueles com 17 t ou mais de PBT (Peso Bruto Total). O corte grande, mas o motorista ainda consegue ir at um local que possa corrigir o problema.

Os custos operacionais e a manuteno


Como ser o consumo e o desempenho dos veculos P7 em relao aos atuais?

Os fabricantes de caminhes e nibus promoveram diversas melhorias nos motores e nos veculos para que os resultados finais sejam melhores para o transportador. Para isso, os veculos novos contam com transmisses, motores, eixos motrizes e sistemas de refrigerao mais eficientes e mapas dos sistemas de regulagem eletrnica dos motores adequadamente calibrados para a nova tecnologia.
O que muda na manuteno dos novos veculos?

avanos incorporados pelas engenharias dos fabricantes. Ateno especial deve ser dada aos sistemas de ps-tratamento do gs de escapamento, por adicionarem novos componentes e tecnologias. Cada fabricante informar aos usurios os novos parmetros de manuteno.
Qual o adicional de preo dos veculos P7 em relao aos anteriores?

Basicamente, espera-se melhorias gerais no desempenho dos veculos em funo dos


A IMporTncIa do UsUrIo
de fundamental importncia o papel do operador ou usurio para o cumprimento da nova legislao de melhoria ambiental e para a durabilidade dos veculos. Para isso, ele deve seguir as recomendaes dos fabricantes para a correta utilizao das novas tecnologias.

Em funo da incorporao de novas tecnologias e equipamentos, o custo de produo dos novos veculos maior. A questo do preo para o consumidor, entretanto, da poltica de mercado de cada fabricante.

Publicado por ANFAVEA - Associao Nacional dos Fabricantes de Veculos Automotores EDITOR Ademar Cantero Produzido por Motorpress Brasil Editora PRESIDENTE Adrian Lualdi | VICE-PRESIDENTE Isabel Reis | DIRETOR DE REDAO Marcos Villela PRODUO GRFICA Adriano Marcos | ADMINISTRAO Ccero Monteiro (diretor) IMPRESSO Plural Editora Grfica | JORNALISTA RESPONSVEL Isabel Reis (MTb 17311) Rua Bragana Paulista, 282/284 - cep 04727-000 So Paulo - SP - Telefones: 2165-8700 - www.motorpressbrasil.com.br Reproduo livre, obrigatrio citar a fonte. A verso em PDF pode ser baixada no www.transportemundial.com.br

VECULOS E TRANSPORTE COM SUSTENTABILIDADE


ANFAVEA - Associao Nacional dos Fabricantes de Veculos Automotores Avenida Indianpolis, 496 - So Paulo - SP Brasil - 04062-900 Telefone 55 11 2193-7800 Fax 55 11 2193-7825 www.anfavea.com.br e-mail: comunicacao@anfavea.com.br

S-ar putea să vă placă și