Sunteți pe pagina 1din 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM Instituto de Cincias Humanas e Letras ICHL De artamento de Ser!

i"o Socia#

$SICOLO%IA &UR'DICA NO (RASIL LUANA %OMES DA SILVA

MANAUS ) *+,-

4 $SICOLO%IA &UR'DICA NO (RASIL , LUANA %OMES DA SILVA * RESUMO.


Este trabalho uma resenha do captulo Violncia contra criana e o adolescente do livro Psicologia Jurdica no Brasil. Aborda o tema da violncia em seus vrios aspectos contra a criana e o adolescente.

$ALAVRAS)CHAVE.
Violncia criana adolescente! abuso! psicologia.

IN/RODU01O "a sociedade em #ue vivemos a convivncia com a violncia t$o comum #ue

nos %a& pensar sabedores de todos os seus aspectos. 'ua e(perimenta$o t$o trivial #ue nos leva! at pelo e(tinto de autopreserva$o! a obter o mnimo de in%orma$o para avaliar os perigos #ue ela representa. "este aspecto! a imprensa tem a)udado e discutido de %orma e(austiva e tambm a literatura de %orma a tentar dissecar as causas #ue a produ&em ou as conse#uncias de dela se originam. ,2, VIOL3NCIA A banali&a$o da violncia pode ser interpretada como um tipo de corrup$o da conscincia #ue suprime ao indivduo pensar de %orma crtica! levando ao comodismo. Essa banali&a$o ao anular a percep$o do #ue estranho! restringe a capacidade de e(ercitar a compreens$o sobre os %atos. A violncia contra a criana vem sendo estudado e(austivamente nos *ltimos +, anos levando a #uestionamentos #ue levam a investiga$o %utura. -oda essa produ$o de estudo tem ainda limitada a um saber ta(on.mico. -odavia! esses conceitos ainda n$o %oram estabelecidos ade#uadamente. Por causa disso! h poucos elementos #ue nos permitem compreender a nature&a desses eventos violentos e suas motiva/es.

1esenha do captulo re%erente 2 violncia contra criana e o adolescente do livro Psicologia Jurdica no Brasil para obten$o de nota parcial da disciplina de 3ntrodu$o 2 Psicologia. Acadmica do curso de 'ervio 'ocial! -urma ,0! 05 perodo 4,06.

6 Essas rela/es est$o sendo estudadas e cada nova descoberta esclarece novas correla/es! sendo estas pes#uisas de campos diversos como psicologia! medicina! antropologia!.. etc. 7rande parte desses estudos s$o epidemiol8gicos. 9uando a cincia reconheceu %erimentos in%ligido aos corpos das crianas! a %amlia dei(ou de ser o n*cleo de prote$o 2 criana. Estabelecer o per%il da vtima pre%erencial e do agressor mais comum %oi de suma import:ncia para traar estratgias de interven$o. A violncia contra a criana n$o tem causas nem conse#uncias necessrias. ;ispomos de um conhecimento provis8rio #ue est sendo %ormado e isso re#uer uma conduta e postura cautelosa. A violncia um %en.meno polissmico e comple(o #ue pode mani%estar<se de %orma as mais variadas. "a sociedade atual a violncia se apresenta de %orma t$o usual e rotineira #ue acreditamos saber muito sobre ela. =uitas pessoas s$o atingidas como vtimas diretas ou vivenciam situa/es em #ue %a&em parte de %orma mais indireta. A violncia um %en.meno #ue est presente em diversas rela/es e camadas sociais! inclusive no ambiente %amiliar. Acredita<se #ue a violncia se)a uma condi$o #uase indissocivel da atualidade. ;esse modo! o #ue e(iste uma violncia banali&ada! desconhecida! velada! #ue suprime a capacidade dos indivduos de pensarem criticamente e %a& com #ue muitos adotem um comportamento de comodismo %rente 2 covardia! ao descaso e ao cinismo. Esse tipo de comportamento representado por atos! a/es ou omiss/es praticados por adultos #ue %a&em parte do conte(to %amiliar em #ue a vitima est inserida. Essa transgress$o decorrente do abuso do poder %amiliar #ue tais adultos possuem! isto ! o direito da criana e do adolescente desconsiderado! impedindo de serem tratados como su)eitos de modo peculiar. A violncia domstica apresenta muitas %aces! dentre elas> a violncia %sica! violncia psicol8gica! violncia contra a criana e o adolescente. ? %en.meno da violncia domstica contra a criana e o adolescente universal! atinge todas as camadas na sociedade! desconstruindo para a vtima a representa$o social da %amlia! #ue outrora era um lugar de acolhimento! aten$o! cuidado e provimento de suas necessidades. A vtima perde o direito de ser criana e sente<se desprotegida no seio do seu lar. ;entre as vrias conse#@ncias psicol8gicas destacam<se o transtorno do estresse p8s<traumtico! altos ndices de depress$o! bai(a auto<estima! di%iculdade de relacionamentos interpessoais com crianas e adultos! ansiedade! amadurecimento se(ual precoce! %obias.

CONSIDERA04ES FINAIS A violncia domstica um %en.meno #ue ocorre de %orma escondida dentro do ambiente %amiliar! uma a$o abusiva! em #ue a vtima se encontra em uma condi$o vulnervel e submetida a atos de descaso. A psicologia se prop/e em %a&er media/es com a rea )urdica a %im de tentar redu&ir as graves conse#@ncias de tal problema. Estudar a violncia contra a criana e o adolescente um desa%io constante! pois o #ue e(iste um saber provis8rio! em constru$o e #ue h muito a se descobrir e a ser investigado. A certo #ue medidas preventivas! educacionais! )urdicas! psicol8gicas s$o de grande import:ncia e au(iliam em ummaior amadurecimento conceitual sobre essa temtica.

REFER3NCIAS P?1-B7AC! Drancisco. Psicologia Jurdica no Brasil> violncia contra criana e o adolescente. 1io de Janeiro. "AB! 4,0,.

S-ar putea să vă placă și