Sunteți pe pagina 1din 13

O primeiro dicionrio de Artes Grficas do Brasil

Luis Guilherme Pontes Tavares1

RESUMO O trabalho aponta o grfico baiano Arthur Arezio da Fonseca (1873-1940) como o primeiro autor de dicionrio de Artes Grficas no idioma Portugus. Aps investigao nas principais bibliotecas, consultas a bibliografias e especialistas, constata-se que no h obra no gnero, publicada em Portugal ou no Brasil, anterior ao Diccionario de Thermos Graphicos (Salvador Imprensa Oficial do Estado, 1936). O paper lista e comenta os livros utilizados por Arezio para fazer o seu trabalho, bem como apresenta episdios que envolveram sua preparao.

O tipgrafo baiano Arthur Arezio da Fonseca (1873-1940) o autor do primeiro dicionrio de termos grficos publicado no Brasil. Investigo esse tema h quatro anos. Em 1994, quando o apresentei no XVII Congresso da Intercom, ainda convivia com alguma dvida, agora, neste XX Congresso, posso ser categrico. Sou prudente, no entanto, para sentenciar que o Diccionario de termos graphicos (Salvador: Imprensa Oficial do Estado, 1936) a primeira obra desta natureza em lngua portuguesa. Consultei instituies e pessoas a propsito de obras anteriores a 1936 que pudessem ameaar o pioneirismo de Arthur Arezio. No h nada semelhante! O que fortaleceu, todavia, minha confiana de que pioneiro foi a consulta aos livros que o autor utilizou para escrever o seu dicionrio. Em nenhum deles - alguns publicados no Brasil -, h, na bibliografia, indicao de qualquer dicionrio ou assemelhado. Saliento que Arezio no incluiu no seu Diccionario exatamente uma bibliografia, de modo que

Jornalista, produtor editorial, mestre em Cincias da Comunicao pela ECA/USP e doutorando em Histria Econmica pela FFLCH/ USP.

enfrentei alguma dificuldade para completar as referncias e localizar os ttulos mal indicados. Mais adiante relatarei esse procedimento. O autor e suas circunstncias - Arezio filho da professora leiga Joana Martinha Marques de Campos e do operrio de construo Manoel do Esprito Santo. Ela parda, ele negro. Joana morava com os pais no Santo Antnio Alm do Carmo, em Salvador, quando engravidou. Manoel a abandonou, de modo que Arezio no conheceu o pai e tampouco conviveu com a famlia da me, que discriminou Joana. Me e filho mudaram-se para casinha de porta-e-janela no Beco da gua de Gasto, na Barroquinha, onde Arezio cresceu sob permanente estmulo para o estudo. A me o sabatinava mesmo quando o menino voltava da escola festejando xito em alguma prova. Por que o sobrenome Fonseca? Eis uma questo para o qual ainda no alcancei resposta. A filha caula de Arezio, professora Waldette Christina (1917), rebateu

essa pergunta dizendo que o Fonseca era do av. Mas foi ela quem me informou que Arezio no conheceu o pai. Por enquanto, portanto, o sobrenome Fonseca vale tanto quanto qualquer outro que Joana Martinha pudesse tomar emprestado na hora do batismo do filho. A questo no ser abandonada, nem adiada, mas no cabe estend-la neste trabalho. O menino Arthur Arezio da Fonseca foi aluno brilhante do curso de Artes Grficas do Liceu de Artes e Ofcios. Desde esta poca passou a ajudar em casa e foi assim pelo resto da vida da me. Arezio tornou-se em pouco tempo um dos melhores tipgrafos da cidade, disputado pelos jornais e, portanto, por grupos polticos, dado o ntido vis partidrio da imprensa da poca. Foi seabrista e, agregando-se a isso os seus valores pessoais, foi lembrado para auxiliar na criao e direo da Imprensa Oficial do Estado - inaugurada em sete de setembro de 1915 quando Jos Joaquim Seabra2 realizava o seu primeiro governo na Bahia (1912-16). Arezio convivia com a elite intelectual da cidade no apenas quando recebia originais para compor, mas em reunies do Liceu de Artes e Ofcios, da Associao Tipogrfica da Bahia e de outras instituies de que foi membro atuante. Foi lder entre os colegas, no s por causa do seu autodidatismo, mas pelas posies de solidariedade que o fizeram respeitado e querido.

J. J. Seabra, como era conhecido, governou a Bahia em dois perodos: 1912-16 e 1920-24.

Esses poucos traos no so suficientes para explicar como o mulato pobre, filho de me solteira, tenha se transformado num importante autor de livros de Artes Grficas, dentre os quais o pioneiro Diccionario de termos graphicos. O livro de estria de Arezio foi Seres typographicos, de 1905; em 1909 publicaria Esboo typografico, obra em que incluiu vrios verbetes, como quem, j ento, pretendesse organizar um dicionrio; Machinas de compor de 1916 e Reviso de provas typographicas de 1925. Arezio encontrava tempo no s para cumprir suas tarefas de empregado, mas, tambm, para criar. Assim, dele a primeira revista que tratou de filmes na Bahia. Artes e Artistas, segundo a doutora Angeluccia Habert3, ensinou aos baianos a linguagem do cinema. Ele foi, tambm, empresrio e arrebatava prmios com seus trabalhos de gravura e aplausos nas apresentaes domsticas como flautista. Cada aspecto da vida de Arezio desperta-me a curiosidade. Pretendo dedicar a todos eles ateno quando elaborar o perfil desse homem no meu trabalho de doutoramento. Aqui, no entanto, devo restringir-me aos detalhes que conheo da obra que coroa a sua biografia: o Diccionario de termos graphicos. Trinta anos de trabalho - Arthur Arezio revela, no brevssimo prefcio do seu dicionrio, duas informaes valiosas: 1. que reuniu o material durante 30 anos; 2. que uma parte foi perdida numa das sucessivas mudanas de residncia. A primeira informao refora a hiptese de que Esboo typographico, seu livro de 1909, foi um prenncio do dicionrio que ele publicaria em 1936; a segunda refora o trao de persistncia que esteve sempre saliente no seu carter. O Diccionario de termos graphicos passa ao domnio pblico no ano 2000. Os imensos avanos tecnolgicos dos ltimos 60 anos no campo das Artes Grficas ultrapassaram a obra, sem, no entanto, tirar-lhe o valor documental. Uma edio facsimilar ou comentada agradaria, por certo, a colecionadores e estudiosos. A edio de 1936 hoje uma raridade - o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de So Paulo possui um exemplar autografado pelo autor, doado pela famlia do mdico baiano Piraj da Silva, contemporneo de Arezio -.

HABERT, Angeluccia Bernardes. "A Bahia de outr`ora, agora". Tese de Doutorado. So Paulo: ECA/USP, 1993.

Arezio era autor conhecido quando lanou seu dicionrio, obra que recebeu o reconhecimento dos contemporneos e obteve, em 1938, o Prmio Caminho, do Governo do Estado da Bahia. Os livros anteriores no tinham ficado restritos a Salvador. O jornalista e escritor Walfrido Morais, membro da Academia de Letras da Bahia, afirmou4 que o Reviso de provas typographicas de Arezio funcionava qual cartilha nas pequenas tipografias do interior da Bahia. Annibal Moreira5, a quem Arezio dedicou o seu dicionrio, autor de Elucidario technico do linotypista (Rio: Instituto Profissional de Artes Graphicas do Brasil, 1931), livro em que, na apresentao, condena a pobreza bibliogrfica no campo das Artes Grficas em idioma portugus e dedica algumas linhas contribuio de Arezio, salientando que Machinas de Compor foi um livro pioneiro. Localizei o livro de Moreira na Biblioteca Nacional (RJ) e lamentei o estado em que se encontra. Eis, na ntegra, o trecho referido:
O que temos sobre o assunto muito pouco: - um pequeno folheto, de Joaquim dos Anjos, intitulado Manual do typographo, publicado pela Biblioteca do Povo e das Escolas, com 64 pginas muito omissas; e um outro trabalho, com o mesmo nome, da lavra do antigo typographo Libanio da Silva, editado tambm em Lisboa, estudo este mais completo, talvez, o nico que conheo digno de apreo em nossa lngua. Joaquim dos Anjos cita um Diagnosis Typographica de autoria de Custodio Jos de Oliveira, a que d grande importncia, mas tal contribuio bibliographica desaproveita-se por desconhecida. Ha ainda um opusculo de Jorge de Castro, o estudioso typographo portuguez que modelou a primeira caixa typographica para uma policia genuinamente lusitana. Publicado em 1876, com o extenso mais restrictivo ttulo de Caixa, cavallete e divisorio da Typographia Castro Irmo , Castro limitou seu estudo ao historico e justificao do modelo de sua inveno, sem se alongar em generalidades da arte em que foi mestre indiscutvel. Tambm o sr. E. Lambert, velho impressor-mechanico, que ao Brasil dedicou j grande parte de sua existencia de technico comprovado, nos quarenta e tantos annos de permanencia laboriosa nesta terra, publicou, em

O depoimento foi publicado no livro Arezio, mestre baiano das Artes Grficas, Salvador: Empresa Grfica da Bahia; Instituto Baiano do Livro, 1995 5 Moreira criou, em 1925, o Instituto Profissional de Artes Graphicas do Rio de Janeiro. Em novembro de 1930, quando Moreira escreveu o prefcio do Elucidrio..., o instituto j estava nos ltimos dias, funcionando na sede da Officinas Alba Graphicas - rua do Lavradio, 60, Rio de Janeiro - que lhe pertencia e ao seu scio Armando Cardoso. Cardoso ajudou Moreira a criar o instituto, ao lado de Silva Lobato, Alvaro Pinto e Correia Dias. No Elucidrio..., Moreira anunciou duas obras em andamento: Do estylo moderno em typographia e Diccionario technico, historico e biographico das Artes Graphicas. Delas no h sinal de que tenham sido publicadas. Tambm no Elucidrio..., o autor dedida, das 337 pginas, 150 delas ao captulo Vocabulario e nomenclatura linotypographica, no qual lista algumas centenas de verbetes, de A a Z, a respeito do tema, constituindo-se, portanto, ensaio para o dicionrio anunciado.

1926, um interessante opusculo com ajuizadas referencias e conselhos de valiosa utilidade para os linotypistas e impressores de jornaes. A titulo bibliographico devo citar ainda o Revisor de provas typographicas no Rio de Janeiro, simples tabua de correco de provas que Atelum (pseudonymo - julgo eu - de excellente polemista embiocado naquellas trez syllabas), publicou em 1912, nas officinas do Jornal do Commercio, e o Guia do corrector ou revisor, de um tal conde La Hure, dado estampa em 1892, pela Imprensa de H. Lombaerts & Cia, desta cidade, num folheto de vinte pginas, minuscullas, j desactualizadas para o momento graphico que atravessamos. Sobreleva a todos, porm, pela quantidade, como a consolar-nos da mediocria a que nos afizemos em assumptos technicos, o contributo interessante de Artur Arezio, um estudioso da arte de Gutemberg, que at hoje, que eu saiba, j nos deu, vindos a lume na Bahia, quatro opusculos de real valor: Seres typographicos, Esboo typographico, Machinas de compor e Reviso de provas typographicas. Com seu livro Machinas de compor, publicado em 1916, pde Arthur Arezio ser considerado o precursor da literatura linotypographicas no Brasil. E s quanto julgo haver sido por ahi escripto, em vernaculo, sobre linotypographia, porque tudo o mais se limita a pequenas contribuies esparsas em jornaes e revistas de dificil ou impossivel consulta; (...).

Ainda no localizei testemunho ou prova de que Arthur Arezio da Fonseca e Annibal Moreira conheceram-se ou trocaram correspondncia. Arezio esteve no Rio de Janeiro antes de 1915 - visita tcnica6 ao Departamento de Imprensa Nacional - e no incio dos anos 20 - quando a esposa e quatro filhos moraram em Niteri -. So datas distantes do lanamento de Elucidrio... De todo modo, os dois autores comungavam nas aes e nos pensamentos: ambos eram intrpretes de novos conhecimentos assim como tinham o projeto de escrever dicionrio de Artes Grficas. Pude cotejar alguns verbetes de Moreira e de Fonseca e constatei que o segundo no aproveitou a redao do primeiro. Procedimento que viria a ter Frederico Porta7, que cita na bibliografia de sua obra o dicionrio de Arezio. A propsito, apesar de pioneiro, o Diccionario de termos graphicos no alcanou jamais a fama do dicionrio de Porta, que continua, apesar de atropelado, tambm, pelas novidades tecnolgicas, como o livro de referncia de sua rea no pas. Pioneirismo atestado - Intensifiquei, a partir de 1994, a investigao para constatar que o Diccionario de termos graphicos a primeira obra dessa natureza empreendida por brasileiro e publicada no pas. Assim procurei informaes sobre obras
6

A propsito, solicitei busca Imprensa Nacional (DF) e a chefe substituta da Biblioteca Machado de Assis, bibliotecria Ana Paula Soares de Araujo, respondeu que infelizmente no possumos a informao solicitada, uma vez que muita coisa se perdeu quando da mudana da Imprensa Nacional do Rio para Braslia. Fiz pesquisa no Departamento de Recursos Humanos e na Escola de Artes Grficas da Imprensa Nacional, porm nada foi encontrado.

de Artes Grficas anteriores a 1936 na Biblioteca Machado de Assis8 da Imprensa Nacional9 (DF); na Biblioteca Nacional10 (RJ); na biblioteca do Centro de Formao Profissional Luiz Tarqunio11 do Senai (BA); no Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia12 - IBICT/ CNPq; no Library of Congress Office13 (RJ); na Biblioteca Central do Estado da Bahia14; na Biblioteca Nacional15 (Lisboa, Portugal); nas bibliotecas pblicas das capitais brasileiras16, bem como, atravs de consulta pessoal aos fichrios, na - j citada - Biblioteca Nacional (RJ); Empresa Grfica da Bahia (antiga Imprensa Oficial do Estado); Instituto Geogrfico e Histrico da Bahia; Escola Senai Theobaldo de Nigris (SP); biblioteca da Cmara Brasileira do Livro; e bibliotecas da USP. Consultei tambm - por telefone ou pessoalmente - o biblifilo Jos Mindlin, os professores Emanoel Arajo, autor de A Construo do Livro (Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Braslia: INL, 1986), Laurence Hallewell, autor (ingls) de O livro no Brasil (So Paulo: T. A. Queiroz ; Edusp, 1985), Antnio Sodr Cardoso, considerado a memria viva das Artes Grficas em So Paulo, Renato Berbert de Castro17, Jos Coelho Sobrinho, Maria Otlia Bocchini e Plnio Martins Sobrinho - esses trs ltimos

7 8

Autor do Dicionrio de Artes Grficas, Porto Alegre: Globo, 1958. O levantamento foi supervisionado pela bibliotecria Ana Paula Soares Arajo e remetido em 20 de setembro de 1994. 9 Primeira grfica e editora do Brasil, foi instalada em 1808, no Rio de Janeiro, por dom Joo VI sob a denominao de Impresso Rgia. 10 A Diviso de Informao Documental fez o levantamento e a chefe, bibliotecria Eliane Perez, o remeteu em trs de agosto de 1994; a mesma funcionria, remeteu em 11 de outubro de 1996 resposta a nova consulta sobre o assunto. 11 Levantamento feito pela bibliotecria Edmarly da Rocha Dias e encaminhado em 31 de julho de 1995. 12 A assistente tcnica especializada Regina Mrcia de Castro Silva, em conrrespondncia datada de 25 de outubro de 1995, informa que consultou vrios bancos de dados e nada encontrou; em nova correspondncia, de 26 de novembro de 1996, a tcnica ratifica a informao. 13 A bibliotecria Hanne Kristoffersen remeteu listagem em 10 sde outubro de 1996. 14 Tenho listagem fonecida pela bibliotecria Clia Matos, subgerente de Obras Raras e Valiosas. 15 Em 21 de maio de 1997 a bibliotecria Luisa Cardia remeteu e-mail com a seguinte mensagem: No consta dos nossos ficheiros ou base de dados qualquer dicionrio de artes grficas anterior a 1936. 16 Recebi resposta da coordenadora de Processamento Tcnico da Diretoria de Bibliotecas Pblicas do Par, Regina Alves Rodrigues, data de 22 de novembro de 1996; da assessoria Maria Luiza Gama, do Departamento Geral de Bibliotecas do Rio de Janeiro, de 25 de novembro de 1996; da vice-diretora da Biblioteca Pblica do Rio Grande do Sul, Ariete Pinto dos Santos, datada de 20 de novembro de 1996; da chefe da Seo de Referncia e Informao da Biblioteca Mrio de Andrade (SP), datada de 03 de janeiro de 1997; da chefe do Ncleo de Atendimento do Sistema Estadual de Bibliotecas Pblicas do Rio Grande do Norte, Juerivalda Moreira, datada de 19 de novembro de 1996. 17 Autor de A primeira imprensa da Bahia e suas publicaes (Salvador: Imprensa Oficial da Bahia, 1969) e de A Tipografia Imperial e Nacional, da Bahia (So Paulo: tica, 1984).

da Escola de Comunicaes e Artes da USP -, Jos Tengarrinha18 - e Mrio Carramillo19. O professor Antnio Sodr Cardoso ofereceu algumas informaes e pistas; sugeriu-me, por exemplo, que Arezio teria copiado verbetes de Artes Grficas publicados pelo boletim Preto e Branco, da Editora Globo, de Porto Alegre (RS). A informao no corresponde. O boletim da Globo foi lanado em 1934, quando a pesquisa de Arezio estava bastante adiantada. Ademais, os nmeros desse peridico20 localizados na biblioteca do Museu da Universidade Federal do Rio de Janeiro no contm verbetes. Em outra oportunidade, folheei o Diccionario em companhia do professor Mrio Carramillo e pude constatar o entusiasmo dele com as informaes que Arezio detinha em 1936. Por exemplo, no verbete lithographia, ele anuncia a chegada da offeset (sic). A propsito, forneci cpia xerogrfica do Diccionario... ao professor, que, em parceria com outros especialistas, recebeu a provocao de elaborar moderno dicionrio de Artes Grficas a ser patrocinado pelo Senai e pela Abigraf. Alm de vasculhar fichrios e consultar pessoas, publiquei nos classificados de A Tarde, de Salvador, nos dias primeiro e dois de maro de 1997 o seguinte anncio na seo Livros, jornais e revistas:
O pesquisador Luis Guilherme Pontes Tavares busca informaes sobre o grfico Arthur Arezio da Fonseca (1873-1940) e compra livros desse autor. Contato atravs da Caixa Postal 3087, CEP 41811-970, ou pelos telefones (071) 370 7243, 241 8348.

Remontagem da bibliografia - O dicionrio de Arezio brochura de 17 centmetros de altura por 11 de largura, tem capa em duas cores, 538 pginas e 3114 verbetes. O autor se valeu de 18 trabalhos em portugus e outros idiomas, listados na sua obra sem os dados completos. Algumas entradas se limitaram ao ttulo - as vezes incompleto ou incorreto - e ao autor do livro. Por exemplo: Le Livre, Albert Cim; O Jornalismo, Alberto Bessa. A remontagem da bibliografia consistiu em localizar as publicaes e completar as referncias. Essa tarefa foi realizada, sobretudo, na

18

Portugus, autor de Da liberdade mitificada liberdade subvertida: uma explorao no interior da represso imprensa de 1820 a 1828 (Lisboa: Colibri, 1993). 19 Estudioso da histria das Artes Grficas, autor - com Ademar de Paula - do livro Artes grficas no Brasil. Registros. 1746-l941, publicado em 1989 pela Laserprint (SP) e consultor da Associao Brasileira da Indstria Grfica - Abigraf. 20 Nmeros 38, 39, 40-47, de 1937; 51-56, de 1938; 57, de 1939; e 58, de 1940, conforme levantamento feito pelo chefe da biblioteca, bibliotecrio Edson Vargas da Silva.

Biblioteca Nacional, nas bibliotecas da USP, com o auxlio do Dedalus, e atravs das bibliografias contidas nos livros localizados. Em ordem alfabtica do sobrenome do autor, cito 14 das 18 obras - algumas delas acompanhadas de comentrios:
1. AUG, Claude. Noveau Larousse Ilustr. Paris: Librairie Larousse, s/d. 7v. 2. BALZAC, Honor de. Iluses perdidas. Trad. de K. d`Avellar. Rio de Janeiro: H. Garnier, [s.d.]. 2v. 3. BESSA, Alberto. Os bastidores do jornalismo (Notas authenticas e observaes pessoaes). 1 v. (Este ttulo est anunciado na nica obra de Alberto Bessa que encontrei na USP: A giria portugueza (Esboo de diccionario de calo). Lisboa: Livraria Central Editora, 1919 - que a terceira tiragem da obra publicada em 1901 pela Livraria Central de Gomes de Carvalho Editora. Bessa foi secretrio honorrio da Associao de Imprensa Portuguesa e membro da Academia de Sciencias de Portugal). 4. CIM, Albert. Le livre. (Historique - fabrication - achat - classement usage et entretien). Paris: Ernest Flamarion, 1905. 5 v. 5. DESORMES, E. Notions de typographo... ( Na obra de FARIA, Maria Isabel & PENICO, Maria da Graa. Dicionrio do Livro. Lisboa: Guimares Editores, 1988, as autoras citam a obra DESORMES, E. & MULLER, Arnold. Dictionnaire de l`imprimerie et des arts graphiques en gnral. Paris: Imprimirie des Beaux-Arts, 1912). 6. DIDOD, Ambroise Firmin. Essai typographique et bibliographique sur l"histoire dela gravuresur bois... faisant suite aux costumes anciens et modernes de Csar Vecello. Paris: Typ. de Firmin Didod, 1863. 2f., p.5316 col., ix-xiv col. 7. El Arte Tipographico. Nova Iorque: Graphic Magazines, 19088. FOURNIER, Henri. Trait de la typographie. 3.ed. Corrige et augmente. Tours: Alfred et Fils, 1870. 492 p. 9. LAYNAUD, Lucien. La phototypie pour tous et ses applications directes aux tirages lithographiques et typographiques. (Trait pratique de vulgarisation l`resage des imprimeurs, des photographes et des amateurs, contenant les tours de main pour. I toutes les operacions ainsi que les indicationsi pour construire soi-mme a peu de frais les appareils ncessaires...) Paris: Gauthier-Vilars, 1900. 2 f.p., 101 p. il. (Bibliothque photographique). 10. LAMBERT, E. Observaes technicas e praticas sobre a arte de imprimir (folheto de instrues para linotipistas). Rio de Janeiro: s/e, 1926. 11. MAIRE, Albert. Manuel pratique du bibliothecaire. Paris: Alphonse Picard et Fils, 1896. ( provvel que o ttulo indicado na bibliografia do Diccionario... - La techinique du livre - se refira ao Manuel..., at porque este livro de Maire contm o captulo "Lexique des termes du livre" que preenche 124 pginas com verbetes). Maire foi decano da Escola de Altos Estudos de Biblioteconomia de Sorbonne. 12. MOREIRA, Annibal. Elucidario technico do linotypista. Curso de composio linotypica. Rio de Janeiro: Instituto Profissional de Artes Graphicas do Brasil, 1931. p. il.

13. OGIER, R. Manual de typografia brasiliense. Trad. por um brasileiro. Rio de Janeiro: Typ. de R. Ogier, 1832. 2 f, iii, 250 p. 14. SILVA, Libnio da. Manual do typographo. Lisboa: Imprensa Libnio da Silva, d/d.

Prossigo atrs da referncia destes quatro ttulos, adiante listados tal como aparecem na obra de Arezio: As Artes Graphicas - Bibliotheca do Povo; El Mercado Polygrafo; Tratado de la Typographia - Jos Girldez; e La Photogravure - Abb J. Ferret. Sei que El Mercado Polygrafo era a verso em espanhol de peridico de origem alem, importado pela firma paulista Oscar Flues. Os atuais funcionrios dessa empresa, no entanto, desconhece-na. Creio que esse e o outro perodico citado - El Arte Tipografico (importado pela empresa paulista T. Janner) - revestiram o Diccionario de termos graphicos de atualidade e, em alguns casos, de um certo ar de porta-voz da modernidade. A filha de Arezio lembra do pai elaborando verbetes para o dicionrio, ocasio em que lhe solicitava apanhar na estante um ou outro dos cinco volumes de Le livre. Perguntei professora Waldette se o pai dela lia em francs e ela me respondeu: - Bom, o francs, ele no falava o francs, mas ele entendia. Tanto que eu me lembro dele lendo revistas francesas e o Le Livre, que era uma coleo de como fazer um livro, toda escrita em francs e que ele lia o pedao que ele queria, traduzia - viu? naquele tempo no tinha nada de escrever, era na mo mesmo - aquele pedacinho com o que ele queria e depois colava na folha de papel branco. (...) Ele tinha uma pasta e cada coisa [divisria] era uma letra. Ento no lugar da letra ele colava aquele pedacinho de papel com a referncia que ele queria. E toda a noite, toda a noite depois do jantar, quando ele no tinha trabalho para fazer, ele fazia este dicionrio. Eu me lembro que ele dizia assim: "Nina, v buscar ali aquele Le Livre" e eu ia na estante e eram trs [so, na verdade, cinco] livros e ele consultava. Quando Arezio no conseguia traduzir algum trecho com o auxlio de dicionrio, ele recorria ao amigo e comerciante Carvalhal Frana21, importador de equipamentos, a quem a professora Waldette Christina descreve como homem muito culto (...) que falava alemo, francs e ingls. Arezio utilizou-se de oito obras em francs, trs em espanhol e sete em portugus.
21

Foi quem, em 1915, ajudou a Arezio traduzir o manual de montagem da rotativa da Imprensa Oficial do Estado, possibilitando-lhe que, em companhia do mecnico Damio, seu colega e compadre, armar e colocar em funcionamento a mquina.

Os trs principais jornais de Salvador na dcada de 30 - Dirio de Notcias, O Imparcial e A Tarde - saudaram o lanamento do Diccionario de termos graphicos acentuando a utilidade da obra e a iniciativa do colega de imprensa. Reproduzo abaixo, na ntegra, todos os comentrios publicados por esses jornais, pelo que acrescentam tanto a respeito do autor como da obra que ora estudamos. Inicio com o crtico Carlos Chiacchio, amigo de Arezio e dono da prestigiada coluna Homens & Obras, de A Tarde. Escreveu sobre o Diccionario22:
Nem sempre damos a Cezar o que de Cezar. Os trabalhadores intelectuaes humildes sofrem, no caso, a injustia das negaes sistemticas, contra o conceito mesmo dos mais corriqueiros proverbios. No entanto, deve haver, como, de fato, ha, logar distinto para os que trabalham, por amor, no j ao lucro material, mas ao proveito, quando mais no seja, dos outros. So esses trabalhadores humildes os da especie dos pacientes dicionaristas, que se multiplicam por varios departamentos do saber humano. No mundo das ciencias, das artes e das letras, eles se figuram, desde os creadores castorianos de enciclopedias, que fazem a gloria dos eruditos, at os modestos vocabulistas das profisses. No so, certamente, os mais sequestrados pelos sequiosos de cultura. Mesmo depois do conselho de Teofilo Gautier, que recomendava a leitura dos dicionarios das profisses boutade igual quela de Stendhal, que remetia os neofitos do estilo ao treinamento dos codigos civis. Como quer que seja, o labor beneditino dos colecionares de termos, andem por onde andarem, pachorrentos e calmos, a seriar verbetes e definies merece o registro agradecido dos avidos de significaes e esclarecimentos. Ademais, esses trabalhos no smente ilustram curiosidades singulares, seno ainda, por melhor dizer, educam o engenho vocacional dos iniciados, ou iniciandos, e, at mesmo, dos j feitos e refeitos nos mistres especialissimos das profisses dicionarizaveis. Entra a calhar no genero especifico dessa materia assim por alto referida, o trabalho interessante de Arthur Arezio - Dicionario de termos graficos que acabo de ler. um livro util. Cuidadosa e vernacularmente escrito. Com aquele aprumo de coinciencia na informao, que s os experientes da vida quotidiana entre as maquinarias, podem ter, como o tem, sem duvida, o autor da obra em apreo. possivel que entre ns no se admita valor seno ao que venha de fra. Se fosse escrito em francs, em ingls, em alemo, o trabalho de Artur Arezio, porventura, teria citadores, pelo menos para o coquetismo de se inculcarem cultos. Mas, nem por escrito em bom portugus, deixa de ser precioso o livro de Artur Arezio, o maior conhecedor de tecnologia grafica entre ns. Vamos dar um pequeno exemplo do teor pratico da obra, que deste jeito, simples, claro e elucidativo: Baga - corda ou corra que serve nas prensas litograficas, para fazer andar o carro ou cofre. Bacamarte - livro grande e velho. Badana - Pele de carneiro, cortida ou tanada, que se emprega em algumas encadernaes de luxo. Bagao - Diz-se dos residuos de chumbo, ou raspas produzidas pela ao das navalhas das compositoras mecanicas, no calibramento das linhas ou lingotes.
22

O artigo foi publicado na edio de trs de maro de 1937. Localizei a data no livro Carlos Chiacchio: homens & Obras. Itinerrio de dezoito anos de rodaps semanais em A Tarde , de Dulce Mascarenhas (Salvador: Academia de Letras da Bahia, 1979).

10

Por ai se v o merito informativo ao lado do metodo de fixao vocabular, ou giria das profisses. Nem de outra forma procedem os dicionaristas dos demais ramos do conhecimento. Artur Arezio andou bem em publicar o seu livro. Prestou um real servio s nossas letras graficas.

A coluna Livros novos do Dirio de Notcias, de trs de maro de 1937, registra:


No h, nesta terra, quem no conhea o sr. Arhur Arezio, nem quem lhe no admire a indiscutivel capacidade technica, a que ajunta invejavel intellgencia. Vulto de destacada projeco nas varias rodas sociaes bahianas e, notadamente, nos circulos da imprensa, como abalizado mestre das artes graphicas, o sr. Arthur Arezio, que desempenha de ha muito as funces elevadas de chefe duam seco da Imprensa Official do Estado, cargo effectivo em que o collocaram os seus mritos, lanou, ha pouco, luz da publicidade, o Diccionario de Termos Graphicos, de que, ora, recebemos um exemplar, por amavel e valiosa offerta sua - gentileza que muito nos captivou. Satisfazendo aos constantes pedidos dos colegas- diz o sr. Arthur Arezio - foi que resolveu elle publicar o livro em apreo, o qual julga ncompleto, no s por faltar tempo de dar-lhe maior expanso, como, tambm, por se ter perdido, numa mudana de domicilio, uma ba parte das notas por si recolhidas, em periodo de mais de trinta anno, o que o fizera desanimar de sua publicao. A instancias, porm, de seus filhos juntou as laudas incompletas e ps-se tarefa de refazer o trabalho, a que aqui nos reportamos e que o autor pensa seja, por uns, considerado banal, e, para outros, talvez, um repositorio de palavras que ignoravam. Permittimo-nos de contrariar o sabidamente sentimento de modestia do sr. Arthur Arezio, para deixarmos accentuado, sem nenhum favor, antes por dever de justia, apenas, que o seu Diccionario de Termos Graphicos , inilludivelmente, uma obra que bem o recommenda, pelo valor real. Trabalho de folego, de paciencia; producto de seus esforos, de seus estudos, de seus vastissimos e reconhecidos conhecimentos; attestado insophismavel de sua cultura e de seu amr profisso abraada, e que encarna com proveito para os que se dedicam ao difficil metier, na pratica das artes complexas de que expoente, o sr. Arthur Arezio apresenta, em o Diccionario de Termos Graphicos, um repositorio, sim, de inexgotaveis utilidades, fonte perenne de ensinamentos ricos e indispensaveis ao perfeito trato, por toda gente, das letras, em todos os tempos. Uma obra notavel, pois, a que, a nosso ver, nada falta, nas suas seiscentas paginas magnificas.

Por sua vez, O Imparcial no alongou-se em comentrios sobre o Diccionario de Arezio, limitando-se a dois registros nas edies de 2023 e de 23 de janeiro de l937:
Acaba de ser dado publicadade um novo livro do sr. Arthur Arezio da Fonseca. Fructo de cuidadosas pesquizas durante 30 longos annos, Diccionario de Termos Graphicos - esse o nome do livro - sobre ser um trabalho original, primeiro no genero, representa, do mesmo passo, um repositorio de palavras usadas na gyria graphica, e que, por muito
23

Publicada na seo Registro bibliographico.

11

ignoradas, por outros no so tidas na sua verdadeira significao. Em torno da origem do jornal, o sr. Arezio faz, em seu livro, um rapido estudo historico, desde as epocas remotas de Julio Cezar at o sculo XVII, quando comeou a ser usada, para a imprensa, a denominao de gazeta. Foi esse o tempo do apparecimento da imprensa periodica. Diccionario de Termos Graphicos, quinto da serie de volumes que o seu autor j lanou publicidade, , inegavelmente um livro util sobretudo para aquelles que se dedicam, com amr, arte graphica.

A outra nota:
O sr. Arthur Arezio, chefe das Officinas da Imprensa Official do Estado, acaba de dar publicidade a mais um interessantissimo trabalho sobre a arte graphica. O cometente profissional reuniu, num volume de 572 paginas, palavras e expresses peculiares ao mistr typographico. Diccionario de termos graphicos um livro de grande utilidade, a quantos se dediquem arte graphica.

Trs datas - novembro de 1936, que figura abaixo da assinatura de Arezio no prefcio do Diccionario e 20 e 23 de janeiro de 1937, dias em que foram publicadas as notas n` O Imparcial - nos permitem crer que o livro foi concludo em dezembro de 1936 e a distribuio foi iniciada em janeiro de 1937. Na poca no era usual os lanamentos com autgrafo do autor, de modo que Arezio cuidou de remeter exemplares para amigos e at de vend-los, como prova o rascunho da correspondncia que enviou ao senhor C. Aguiar, secretario-tesoureiro da Linotype do Brasil, SA (Rua do Pharour, 19, Rio de Janeiro), datada de seis de agosto de 1937:
Prezado senhor: Agradeo a V.S. os elogios exarados em carta datada de 21 de julho p. passado, sobre o meu ultimo livro Diccionario de Termos Graphicos e fico confortado por collaborar, com a companhia que V.S. dignamente representa, na propaganda para o levantamento das Artes Graphicas no Brasil. Pelo correio seguem, em dois registrados sob ns. 11810 e 11811, os seis volumes pedidos por V.S., pelo preo de 10$000 cada exemplar. Aproveito o ensejo de apresentar mais uma vez os meus agradecimentos e de ficar ao vosso inteiro dispor. Affetuosamente Arthur Arezio

Isto o que tenho, por enquanto, a respeito do Diccionario de termos graphicos. Quero concluir informando que faltou a Arezio reconhecimento nos ltimos meses de vida. Meses antes da sua morte - 16 de julho de 1940 - o diretor da Imprensa Oficial do Estado, Bianor Baleeiro, o destratou diante de subalternos. De to contrariado, Arezio enfartou. Desgosto e descuido com a hrnia que o molestou durante

12

anos ajudaram a peritonite que o matou. Arezio deixou inconclusa a obra que elaborara e assim os anunciados O formato do livro, Branco + negro e Calculos Typographicos24 e Primordio da Imprensa na Bahia25 jamais foram publicados e, com o passar do tempo, os originais desapareceram. A imprensa noticiou o seu desaparecimento e algumas instituies registraram o ocorrido26. Dois anos depois, em 10 de junho de 1942, quando Arezio faria 69 anos, os funcionrios fixaram o seu retrato27 de Arezio na Imprensa Oficial, fato registrado pelo O Imparcial na edio do dia seguinte. Descuidos e desatenes no so suficientes, no entanto, para apagar em definitivo a obra a Arezio. Portanto, ei-la aqui de volta nas consideraes que agora encerro.

24 25

Os trs ttulos figuram entre as obras do autor listadas no seu Diccionario de termos graphicos. O ttulo consta do obturio escrito pela caula de Arezio, professora Waldette Fonseca. 26 O presidente do Clube Carnavalesco Cruz Vermelha assinou moo de pesar em 19 de julho de 1940 e monsenhor Manoel Barbosa se pronunciou a respeito na sesso de trs de maio de 1941 do Instituto Geogrfico e Histrico da Bahia. 27 Pintado por Alberto Valena, artista de relevo da chamada Escola de Pintura Baiana, o quadro desapareceu. O professor Milton Santos (FFLCH/ USP), que dirigiu a Imprensa Oficial no final da dcada de 50, no lembra de jamais ter visto tal quadro l.

13

S-ar putea să vă placă și