Sunteți pe pagina 1din 4

O que analise de dados?

? A analise de dados um conjunto de tcnicas como objetivo de identificar, conceituar e estruturar os dados de uma empresa, de uma parte da empresa ou de um sistema. A analise de dados nos ajuda: Obter um melhor conhecimento do sistema; Projetar adequadamente a base de dados; Organizar o compartilhamento dos dados e a integrao com os sistemas; Unificar a viso que a empresa tem dos dados.

Os dados que um sistema processa so armazenados em um conjunto de arquivos interrelacionados, ao qual damos o nome de base de dados. Para projetar adequadamente esta base de dados impostante conhecer a estrutura e a natureza dos dados que devero ser armazenados.

Compartilhamento de dados.
Tradicionalmente, cada um dos sistemas da empresa tem sua prpria base de dados. Esta forma de organizar as bases de dados faz com que os mesmos dados sejam replicados em mais de um arquivo, de forma redundante. No existe nenhuma garantia de que esses dados redundantes apresentem os mesmos valores ou mesmo que sejam minimamente compatveis em conceito e contedo. A redundncia dos dados exige, ainda, processo redundante para captar, atualizar e processar estes dados. A integrao e a troca de informaes entre os sistemas se faz de forma complicada e, muitas vezes, insegura.

Tcnicas de anlise de dados

A anlise de dados utiliza duas tcnicas: 1. Normalizao dos dados - uma tcnica formal, rigorosa e simples, de fcil aplicao, que visa a simplificao dos arquivos, mas no ajuda muito na investigao do problema. 2. Modelagem entidade-relacionamento - uma tcnica menos formal, mas extremamente til para investigar as necessidades dos usurios em relao aos dados.
Organizando um cadastro

Atributo

Atributos so os dados armazenados em um arquivo. Alguns atributos so opcionais, isto , em alguns casos, podem no estar presentes em um arquivo. Por exemplo, no arquivo de pedidos, pode ser que um pedido tenha sido feito diretamente pelo cliente sem a interveno de um vendedor. Neste caso, o cdigo e o nome do vendedor so atributos opcionais. Outro exemplo o atributo "Nome de solteira" em um arquivo de funcionrios. Este um atributo que s conter valores para os funcionrios casados do sexo feminino. Outros atributos so chamados multivalorados porque podem conter mais de um valor. Por exemplo, o cdigo do item, a quantidade e o preo unitrio so multivalorados porque contm mais de um valor para cada pedido. Da mesma forma, no arquivo de funcionrios o atributo "Telefone" um atributo multivalorado, porque cada funcionrio pode possuir mais de um telefone.

Chave

A chave de um arquivo um atributo ou um conjunto de atributos que identifica, de forma nica, cada registro do arquivo. Todo arquivo deve possuir uma chave. A funo da chave garantir a unicidade dos registros. Por exemplo, o cadastro de motoristas no Detran tem como

chave o nmero da carteira de motoristas. No h dois motoristas com o mesmo nmero de carteira. , A chave de um arquivo deve ser:

nica Universal Imutvel

S-ar putea să vă placă și