Sunteți pe pagina 1din 14

Ler Poder

A leitura O Meio de Incluso no mundo do conhecimento


Vivemos num mundo de conhecimento. A capacidade de adquirir conhecimento determina o sucesso de pessoas e pases. A capacidade da leitura determina as oportunidades de aprendizagem dos alunos em praticamente todas as matrias escolares. Conforme pesquisa, alunos com boa capacidade de leitura tem 20x mais chances de entrar na faculdade do que seus colegas*. Leitura crucial no somente durante o processo de aprendizagem, mas tambm para ter sucesso como adulto.
* Fonte: Pathways to Success: How knowledge and skills at age 15 shape future lifes in Canada. OECD Publishing 2010

O que a Leitura significa

* Fonte: Retrato da Leitura no Brasil 2011 Instituto PR-LIVRO

A Situao no Brasil
Na pesquisa PISA da OCDE em 2009 o Brasil ficou na 53 posio entre 65 pases pesquisados, significativamente abaixo da mdia dos demais pases*.

* Fonte: OCDE, PISA 2009 Database. http://dx.doi.org/10.1787/888932343342

A Inspirao
ARKOS inspirado num projeto de leitura de muito sucesso na Alemanha. Na Alemanha, mais de 2 milhes de alunos participam deste projeto. O projeto est sendo aprimorado e adaptado realidade brasileira por dois professores e um pai de alunos do Colgio Visconde de Porto Seguro.

Como ARKOS ajuda?


ARKOS motiva alunos do 2 ao 5 ano a ler mais e a criar o hbito da leitura. Cada aluno ganha pontos para cada livro lido e pode competir com outros alunos para ver quem ganha mais pontos. ARKOS d um instrumento aos professores para melhor avaliar o desempenho de cada aluno.

Como ARKOS funciona?


COMO SE CHAMAVA O PORQUINHO MAIS NOVO? ARKOS possui perguntas sobre o JUCA contedo de mais de 6.000 livros JILSON infantis. Depois de ter lido um livro o aluno responde s perguntas sobre o livro e ganha pontos com as respostas corretas. Ele pode tambm ganhar adesivos e medalhas virtuais e subir de nvel.

Ol Joo, voc respondeu 12 livros e tem 236 pontos. Voc est em 3 lugar. Na sua frente est Elisa com 256 pontos e Vera est atrs de voc com 212 pontos. Seu nvel aprendiz. Faltam 144 pontos para alcanar o prximo nvel.

Contato com Computador


Para muitos alunos ARKOS tambm o primeiro contato com o computador e a Internet. ARKOS desenhado para ser usado intuitivamente pelos alunos, mas ensina, ao mesmo tempo, os conceitos bsicos importantes para o uso produtivo do computador.

Escolas que usam ARKOS


Colgio Evanglico Panambi Porto Seguro Escola da Comunidade

Colgio Regina Coeli

Escola Municipal Ensino Fundamental Presidente Costa e Silva

Escola Municipal Ensino Fundamental Professor Teobaldo Closs Escola Estadual Ensino Mdio Paulo Freire

Porto Seguro EJA Educao de Jovens e Adultos Escola Municipal Ensino Fundamental Professor Otalisio Hartemink

ARKOS em nmeros
> 140.000 perguntas

> 6.000 livros

9 escolas
> 20.000 acessos

1.300 alunos
> 40.000 livros respondidos

> 400.000 perguntas respondidas

O que aconteceu em escolas que usam ARKOS


A frequncia dos alunos na biblioteca da escola aumentou drasticamente. A leitura virou assunto nos intervalos, os alunos trocaram experincias e recomendaram livros um ao outro. A sala de informtica da escola passou a ser muito mais usada, e o que mais importante, com contedos educativos. Alunos com pouco interesse nas aulas comearam a despertar e melhorar significativamente em poucas semanas em todas matrias.

Aspecto social
objetivo do ARKOS ajudar na democratizao da educao no Brasil inteiro. As experincias obtidas principalmente nas escolas pblicas mostram como a ideia pode fazer a diferena na vida de uma criana numa fase importante da sua educao. Fizemos primeiras experincias positivas tambm com o uso do ARKOS na Educao de Jovens e Adultos (EJA), neste caso especfico com o uso de iPads na sala de aula.

Referncias
Prof. Rachel Escola da Comunidade Porto Seguro Morumbi Prof. Maria Letcia Escola de Comunidade Porto Seguro Vila Andrade Prof. Vanessa Escola EJA Porto Seguro Morumbi Prof. Nei e Prof. Eunice Colgio Evanglico Panambi Prof. Edison Escola Estadual Paulo Freire Panambi RS

Conhea mais do ARKOS

Vdeo Introduo para professores: http://www.youtube.com/watch?v=zfgyAUAOzh8 Vdeo Introduo para alunos: http://www.youtube.com/watch?v=sXaP7ZU2tZc#t=212 Vdeo Introduo para pais: http://www.youtube.com/watch?v=Q0FOxxcP7vo#t=143 Perguntas e Respostas Artigo Jornal Panambi 29 de Novembro 2012 Projeto ARKOS - 1 Premiao - Colgio Evanglico Panambi Visite nosso site: www.arkos.com.br Quer participar? Mande um e-mail para arkos@arkos.com.br

S-ar putea să vă placă și