Sunteți pe pagina 1din 2

Em Poucas Palavras Morte e Ressurreio da Hermenutica

IVO GICO JR.


Doutor pela USP, Mestre com Honra Mxima pela Columbia University e Bacharel em Direito pela UnB, Professor e Coordenador do Programa de Mestrado do Instituto Brasiliense de Direito Pblico IDP, onde Leciona Metodologia Cientfica, Anlise Econmica do Direito e Direito Constitucional (Ordem Econmica), Scio do Escritrio Dino, Siqueira & Gico Advogados.

A hermenutica, assim como boa parte da doutrina tradicional do Direito, est morta. No obstante, assim como o futuro pensado e entendido por categorias desenvolvidas no passado, muitos juristas ainda no se deram conta disso e a compreenso advir apenas do tempo e do sofrimento, se vier. Como professor de hermenutica, por dever de ofcio, inicio as atividades avisando aos discentes que a disciplina que esto para aprender no verdade, no funciona e de pouca utilidade para a tomada de decises, todavia, sem tais conhecimentos, tero srias dificuldades em operar o Direito. As dificuldades no decorrem de uma suposta utilidade para a compreenso do Direito, o que transformaria aviso em contradio, mas do fato de os juristas atuantes e com os quais tero de interagir se comunicarem em termos hermenuticos, ainda que no ajam e muito menos decidam utilizando a hermenutica. Ainda dentro da persistente e malfadada tentativa de transformar o Direito em cincia, cujo objetivo preponderantemente mascarar escolhas polticas e atribuir legitimidade a seus operadores, principalmente juzes, a hermenutica jurdica como estudada hoje, que ainda bebe em Maximiliano, uma fraude intelectual. Nas faculdades, por exemplo, se ensina que o juiz decide por meio de um exerccio de subsuno da lei, aplicando vrias tcnicas hermenuticas para extrair contedo do texto, como: a interpretao histrica, a sociolgica, a sistemtica, a teleolgica, a literal ou mesmo pela eqidade (mesmo vedada). Segundo a teoria, a deciso seguiria o seguinte caminho:
Fatos ordenamento jurdico normas aplicveis identificao do resultado determinado pelo comando normativo (subsuno) aplicao.

Uma simples anlise da jurisprudncia de nossas cortes, inclusive e principalmente a Suprema, demonstrar que isso no corresponde realidade. Aqueles que tiverem tido contato ou foram assessores de juzes tero certeza de que isso no verdade. A prxis decidir primeiro e, apenas em

RDU-19.indd 216

11/12/2009 16:09:14

DPU N 19 Jan-Fev/2008 EM POUCAS PALAVRAS ......................................................................................................................

217

um segundo momento, encontrar justificativas para o resultado j definido. Normalmente utilizando-se das ferramentas hermenuticas que em tese deveriam ter identificado o resultado previsto pelo Direito e no apenas as desculpas, digo, fundamentos da deciso j tomada. O caminho circular percorrido na prtica , pois:
Fatos valores, experincia ou interesses do juiz resultado pretendido identificao de justificativas para a deciso tomada (subsuno inversa) apresentao da deciso e suas justificativas como decorrente da aplicao de regras hermenuticas.

Presumo ser evidente que as decises judiciais, em sua maioria, no decorrem nem se utilizam da hermenutica como previsto em teoria. A hermenutica apenas forma de expresso (discurso) para legitimao de decises cujas reais razes oculta. So raras e honrosas excees os que assim no procedem ou que admitem assim proceder. Se a teoria hermenutica tradicional no explica nem representa a realidade da prxis jurdica, qual a sua utilidade para os cientistas sociais e, em especial, para o Direito? Da forma como ensinada e praticada hoje, sua serventia restringe-se compreenso e realizao da farsa argumentativa que domina as discusses jurdicas, razo pela qual advogamos a sua morte por inanio. Em um mundo em que o pragmatismo e a busca de resultados ganham espao a passos largos, esse tipo de construo argumentativa, de origem clssica e medieval, est fadado ao ostracismo, se no ao puro e simples desaparecimento. Se a hermenutica tradicional est morta, que tcnica ou mecanismo lhe suceder? Isso no sabemos ao certo, mas espero que seja o debate aberto e franco entre juzes e jurisdicionados, cidado e legisladores, doutrinadores e doutrinados. A nova hermenutica deve buscar a legitimao no pela forma, mas pelo contedo. Deve ser franca, reduzir o custo da apresentao de idias, de sua discusso e sua superao. Deve ser fiel s decises polticas consubstanciadas nas leis aprovadas pelo Legislativo eleito, ainda que discutveis, e no ceder s tentaes da ditadura do concursado ou indicado Judicirio, sobre o qual sem a lei no h controle. Acima de tudo, a nova hermenutica deve ser finalstica, instrumental e clara. Nesse novo contexto, em que objetivos e formas de alcan-los so debatidos em cada questo jurdica, ser necessrio o domnio de, ou ao menos a exposio a, outros saberes e, em especial, das cincias sociais. Para se debater a que fins serve o Direito e qual o melhor meio de busclos, ser necessrio uma boa dose de cincia poltica, economia, sociologia, psicologia etc. Dentro desse novo contexto, no h espao para o tolo jogo arbitrrio da hermenutica tradicional, sua arcaica beleza literria, nem sua inutilidade prtica. O caminho deve ser pelo debate aberto de argumentos e valores; uma candura para a qual culturalmente ainda no estamos preparados. A hermenutica est morta. Vida longa hermenutica!

RDU-19.indd 217

11/12/2009 16:09:14

S-ar putea să vă placă și