Sunteți pe pagina 1din 213

Estudos de Homeopatia Unicista

Setembro de 2002

MATRIA MDICA HOMEOPTICA


Keynotes (sintomas chave)
APH Associao Portuguesa de Homeopatia

Aconitum napellus
AGITAO:
to violenta como importante, um dos sintomas chave do medicamento; NASH coloca-o junto com Rhus toxicodendron e Arsenicum no trio da agitao.

DESGRAA:
Sente ansiedade como se fosse suceder um grande infortnio.

EVIDNCIAS:
V o que a maioria das outras pessoas no vem.

FACE:
Uma das bochechas quente e vermelha, a outra encontra-se fria e plida (Chamomilla).

FEBRE: O mais importante da Matria Mdica.

Aconitum napellus
MORTE:
Prev o dia e a hora da sua. um sintoma bem caracterstico.

NEUROSES:
Fbicas, um dos principais remdios das.

PASTOR:
Cr que conduz ovelhas. Significa que um pastor, e o pastor no tem razes, vai com o se rebanho a distintos lugares em busca de alimentao.

Aconitum napellus
TRAQUEIA:
o primeiro e principal remdio, em doses diminutas, nas inflamaes da traqueia (laringite membranosa, crupe), em vrios tipos de inflamaes da garganta e face, e inflamaes agudas e locais de todas as demais regies, em particular onde, alm da sede e do pulso rpido, estiverem presentes impacincia ansiosa, agitao mental incontrolvel e agitao fsica agonizante.

TRADE PSICOLGICA:
Angstia, agitao e temor. Sinais psquicos. Sintomtica: agitao; temor de morrer e dores intolerveis indicao do remdio.

Agaricus muscarius
AGULHAS:
Geladas ou quentes fincando a cabea, dor com sensao de Agulhas geladas que picam, sensao de. Dores nevrlgicas como se pequenos pedaos de gelo estivessem a tocar as partes ou como se agulhas frias corressem atravs dos nervos (Arsenicum = agulhas quentes). Especialmente para dores de cabea dos bbados; efeitos nocivos depois de excessos (Lobelia, Nux vomica, Ranunculus bulbosus).

ALCOOLISMO:
Gerado pelo consumo excessivo na alimentao.

ACTIVIDADE MUSCULAR:
Involuntria aumentada: sacudidelas (jerking), repuxes (twitching), tremores (trembling), prurido (itching), movimentos coreicos, sobressaltos, mioclonias, tics nervosos so fortes indicaes para o seu uso. Espasmos faciais. Os repuxes so especialmente marcantes nos olhos, plpebras e msculos faciais. Agaricus curou muitos casos de blefaro-espasmos e tics convulsivos.

Agaricus muscarius
DESPROPORO:
a palavra chave de Agaricus; o julgamento incorrecto das distncias entre as coisas, as pessoas, identidade pessoal, etc.

ESPASMOS:
Faciais, coreia.

JOANETE:
Considerado especfico para.. Muitas vezes encontramos o joanete (bunions) associado a esses sintomas.

LENTIDO:
Intelectual da criana retardada com tiques e limitado, com a memria deficiente; do doente neurolgico (coreia); do alcoolico degradado.

SEXUALIDADE:
Sabe-se que Agaricus seca, pode-se ver na atrofia do pnis: um pnis frio, flcido, retrao dos testiculos a sua paixo sexual diminuida.

Alumina
ABANDONO:
Sentir-se. O abandono, junto com a culpa e o temor, que se passe algo ou desgraa so a trade de Alumina.

DESEJOS:
De comer coisas indigestas e no comestveis, como terra, gesso, lpis, pano, etc. (associado fraqueza cerebral, identidade confusa).

DEPRESSO:
Fortes crises de depresso ps parto com pensamentos de agredir o filho.

EVACUAR:
Dificuldade para evacuar. Obstipao crnica em idosos, mulheres e crianas. FACAS e SANGUE: No pode ver sangue, ou facas, ou qualquer objecto cortante, que o impressionam terrivelmente.

Alumina
MEMRIA:
Lentido progredindo permanente. NARIZ: A ponta est fissurada e vermelha. SECO, TUDO : O seu aspecto, o seu esprito, mucosas e pele apergaminhada. para a paralisia. Grande debilidade

Ambra grisea
< por ouvir msica: CANSAO:
Debilidade e vulnerabilidade. A excitao produzida por esses sintomas e a necessidade de proteco leva dificuldade de relacionamento com os seus parentes e amigos. Afasta-se dos seus familiares e amigos e daqueles que mais necessita para aprender e crescer.

DESESPERO:
Repugnncia da vida. Medo de ficar louco.

HIPERSENSIBILIDADE NERVOSA:
Nas crianas ou nas pessoas dbeis pela idade, pelo esforo, pelo excesso de trabalho ou pela insnia. EMOCIONAL, TOM O: dado pela tristeza, desespero, desalento e indiferena. Se bem que apresenta alguns sintomas que contradizem isso, como as festas ruidosas e bacanais, ninfomanias, fantasias lascivas e uma linguagem refinada e mudando de tema.

Ambra grisea
URINAR E EVACUAR:
Impossibilidade de evacuar ou urinar na presena de outras pessoas.

VELHICE PREMATURA:
Indivduos prematuramente velhos (pessoas de 50 anos com sintomas de 80 anos). Tremores e debilidade caractersticos da senilidade. Perda de memria prpria de uma vida em pleno declnio. Estado de esprito sonhador, prprio da senilidade. Remdio til em pessoas jovens cuja inteligncia ainda no chegou loucura, mas encontra-se muito debilitada.

Ambra grisea
< por ouvir msica: CANSAO:
Debilidade e vulnerabilidade. A excitao produzida por esses sintomas e a necessidade de proteco leva dificuldade de relacionamento com os seus parentes e amigos. Afasta-se dos seus familiares e amigos e daqueles que mais necessita para aprender e crescer.

DESESPERO:
Repugnncia da vida. Medo de ficar louco.

HIPERSENSIBILIDADE NERVOSA:
Nas crianas ou nas pessoas dbeis pela idade, pelo esforo, pelo excesso de trabalho ou pela insnia.

EMOCIONAL, TOM O:
dado pela tristeza, desespero, desalento e indiferena. Se bem que apresenta alguns sintomas que contradizem isso, como as festas ruidosas e bacanais, ninfomanias, fantasias lascivas e uma linguagem refinada e mudando de tema.

Anacardium orientalis
ADULTOS JOVENS:
Temperamentais ou psicopatas, inadaptados sociais, com exigncias imediatas e contraditrias, irascveis, violentos e amorais; caminha para as frustraes afectivas e impossibilidade de identificao (Medorrhinum).

DUPLO:
Como se estivesse num sonho. Iluso de ser duplo, metade demnio, metade homem.

DIABO:
Acredita que um demnio se senta no seu ombro, e um anjo noutro, cada qual indicando palavras opostas; como se ele tivesse duas vontades, uma comandar o que a outra probe; um demnio senta no seu pescoo dizendo-lhe coisas ofensivas; ouve vozes.

ESPELHO:
No se v ao olhar no.

Anacardium orientalis
MEMRIA:
H poucos medicamentos em toda a Matria Mdica com uma deteriorao da memria to marcada e caracterstica.

MORAL:
Falta de sentimento moral; descrena em Deus e dureza de corao.

OLHAR:
Sensao de que no seu trabalho todos ficam a falar dele, de que ningum gosta dele e, por isto, no conseguia terminar as suas tarefas, fica desesperado em voltar para casa; no caminho as pessoas do autocarro sabiam que ele estava a fugir e ficavam a olhar para ele, acusando-o. Tinha vontade de voltar a fazer o servio como se no tivesse ningum olhando para ele, mas no conseguia.

SENSAO:
De bola, tampo em distintos lugares.

Antimonium crudum
CRIANA:
Irritvel, rabugenta, no suporta ser olhada, tocada; mal humorada, no deseja falar ou que falem com ela (Ant. t., Iodum, Silicea); raivosa pela pouca ateno.

ESTMAGO:
Centro da gravidade das afeces.

LINGUA:
Espessa capa branca, como neve Lngua com saburra.

OBESIDADE:
Paixo por comer. Come muito.

SINOS:
Chora ao som de.

Apis mellifica
CHOQUE MENTAL:
Depois de um severo choque mental, paralisia de todo o lado direito com edema da metade direita do corpo e olho direito fechado.

CIME:
Todas as suas ideias giram em torno dos cimes, muito loquaz, s vezes lasciva. Mania (Lachesis).

DORES:
Ardentes, queimantes, grande sensibilidade ao toque, mudam de lugar, pioram pelo calor e melhoram por aplicaes frias e movimento.

Apis mellifica
EDEMAS:
Da glote, talvez o melhor remdio (Kali-i); tem a sensao de que cada inspirao vai ser a ltima.

INFLAMAES:
E edema de aparecimento brutal ao nvel da pele e do tecido subcutneo (parcial ou anasarca); ao nvel das mucosas (faringe = amigdalites; laringe = glote; intestinal = diarreia; urinrio = nefrites agudas), ao nvel das serosas (meninges, pleura, pericrdio peritnio, sinovial).

Apis mellifica
LINGUA DE MADEIRA:
Iluso de que a.

OCUPADO:
Necessita estar ocupado; est sempre a fazer algo; muda de tipo de trabalho.

ORDEM:
Nada parece satisfaz-lo; tudo parece fora do lugar.

Apis mellifica
OVRIO:
Tropismo pelo, principalmente direito, remdio dos quistos dos ovrios.

PICADA:
Ou mordidas de animais venenosos.

URINA:
Reteno urinria em crianas e bebs. um grande medicamento, ocorrendo urina em gotejamento, ou anria albuminria, hematria e cilindrria, muitas vezes, por esforo urinrio e acompanhado de gritos no beb.

Argentum nitricum
AGORAFOBIA e CLAUSTROFOBIA:
Constituem e evidenciam o processo neurtico de desadaptao, indo da angustia fobia caracterizada.

ALTURA:
Medo de ter um ataque, da solido, de cair desde uma altura, com antecipao e apuro; so os traos caractersticos Argentum.

CRIANAS:
Eternas crianas da MM.

Argentum nitricum

DIARREIA:
Aps uma apreenso sobrevm uma diarreia; quando est pronta para ir a acontecimentos sociais (Gelsemium). EXAME: Prova. Expectativa a que lhe suceda algo, torna-se muito ansioso quando tem um compromisso, quando est convidado para algum evento; um dos principais medicamentos do medo de exames, sobretudo pelo medo de fracassar no mesmo.

Argentum nitricum
GOLA:
Da roupa, crianas Argentum choram quando a gola passa sobre a sua cabea (ter a ver com o parto?) ORGULHOSO: Sintoma mental caracterstico: faz pouco do outro, ele um orgulhoso que deprecia o outro. No no sentido de desprezo de Platina que se acha superior aos outros, mas no sentido de falar mal do outro, criticar de uma forma pejorativa.

PORTA:
De sada, posiciona-se perto no autocarro, no cinema, no avio.

PNICO:

Sndrome do..

Argentum nitricum
RITUAIS:
Tenta ultrapassar a sua ansiedade atravs de um sistema cada vez mais complicado de manias e de rituais: v-se ento a constituir-se o processo obsessivo, com necessidades de contabilizao, de verificao, de repetio de actos (Lues, Alumina). Isso pode levar a um comportamento quase delirante. TEMPO: Passa vagarosamente (Cann. i); impulsivo, quer fazer as coisas apressadamente; precisa andar rpido; est sempre apressado; ansioso, irritvel, nervoso (Aurum, Lil. T). TONTURA: Percepo de casas altas sempre o deixam tonto e o fazem cambalear; parece como se as casas de ambos os lados se aproximariam e o esmagariam.

Arnica montana
CANSAO:
H uma fraqueza, uma dor e uma sensao de cansao. Um dos sintomas chave de Arnica esta sensao de cansao, de contuso; de ter sido batido, machucado, pisado.

CABEA:
Consequncias de golpes na cabea, comoo cerebral, meningites de origem traumtica; fracturas no crnio; quando se suspeita de extravasamento sanguneo, usado para apressar a sua reabsoro.

CAMA DURA:
Sente que a cama muito dura (como quando vivia sobre as pedras), sente-se magoado, dolorido e cansado. Sente-se inseguro, acredita no fazer nada bem, teme fracassar, tmido.

COMA:
Coma traumtico indica Arnica, golpe ou queda na cabea, congesto cerebral, ictus cerebral, ictus apopltico, tudo o que traumatiza o crebro e pode torn-lo inconsciente.

Arnica montana
EQUIMOSE:
Formam-se manchas equimticas na pele; as mucosas e regies inflamadas sangram facilmente.

ESTMAGO:
Sente como se o estmago pressionasse contra a espinha.

SANGRA:
Arnica sangra facilmente. A tonicidade dos seus vasos sanguneos parece relaxada e facilita a extravasao.

Arnica montana
SENSIBILIDADE:
Nas pessoas poli traumatizadas, tanto no fsico quanto na sua instabilidade emocional e insegurana psquica que a situao traumtica capaz de desencadear.

TERRORES NOCTURNOS:
Acorda bruscamente noite, assustado, temendo que uma catstrofe ou acidente lhe acontea. Encontramos isto periodicamente bem cardacos e certos doentes que sofrem de angor pectoris. Pode-se ver tambm em vitimas de acidentes que revivem constantemente em sonhos este acidente, acordando com um terror intenso.

Arnica montana
TRAUMAS:
De corao partido; De partos; De ter ouvido falar de um trauma; De ter presenciado um trauma fsico antigo; De ter presenciado um trauma fsico recente; De ver um trauma na televiso; til para qualquer transtorno causado por traumatismos antigos, distantes; Emocional que permanece aps o choque fsico; Sensao de ter sido traumatizado; Sensao de que a vida lhe deu uma grande pancada; Sndrome de traumatizado;

Arsenicum album
Metallum album
ANSIEDADE:
Ansiedade com temor da morte, intensa agitao, debilidade e prostrao e dores queimantes, so as 4 caractersticas bsicas de AA.

ANTECIPAO:
Transtornos por Pensa no desagradvel que poder advir, justificando assim o seu medo de ladres, do escuro, de fantasmas (cr que tem ladres debaixo da cama), transpirando frio nestas ocasies.

ARDORES/DORES:
A caracterstica importante deste medicamento est no sentido das suas dores com ardor e queimantes. As partes afectadas queimam como fogo, como se tivessem carves em brasa na regio dolorida, ou agulhas ardentes.

Arsenicum album
DESESPERO:

Metallum album

Sensao de morte; desespero. Ansiedade de conscincia.

ESCRUPULOSO:
Por bagatelas, para tentar deter ao mximo o curso do tempo e retardar assim a sua morte; como nos museus onde tudo est catalogado, limpo, em ordem e assim sobrevivendo para sempre, mesmo morto (a casa, escritrio ou consultrio parece um museu).

EXAUSTO:
Excessiva pelo menor esforo; no sentida pelo paciente quando est deitado e quieto; quando se move fica surpreendido por se encontrar to fraco.

INSEGURANA:
Profundamente estabelecida.

Arsenicum album
Metallum album
LIMPEZA: Compulsiva, tem muitas vezes mania de; sendo um trao forte deste medicamento esse tipo de neurose. TRADE CARACTERSTICA: Fraqueza, agitao, ansiedade. TRIO DA AGITAO: Rhus t., Acon e Ars.

Abrotanum, artemisia
APETITE VORAZ:
Perdendo peso apesar de se alimentar bem (Iodum, Natrum muriaticum, Sanicula, Tuberculinum). CABEA: Incapaz de sustentar o peso da cabea; a musculatura insuficiente para sustentar devido fraqueza e ao emagrecimento. A cabea fica muito grande e pesada para o corpo.

ESFERA VEGETATIVA:
A aco muito marcada na esfera vegetativa: depresso nas funes da nutrio, e emagrecimento e atrepsia (debilidade em lactentes). ESTMAGO: Sensao como se o estmago estivesse dependurado ou nadando em gua, com uma peculiar sensao de frio e entorpecimento.

Abrotanum, artemisia
FEZES COM RESTOS ALIMENTARES (lienteria):
a sndrome da m absoro, ele no absorve o alimento. por isso que ele tem fome excessiva e emagrece.

METSTASE:
Remdio das metstases. A papeira desaparece da face, e ento vai para os testculos. (Pulsatilla: papeira vai da face para os testculos e pode permanecer na face).

ROSTO:

Parece um velho. Olheiras.

TERROR:

Criana que tem o prazer de ver uma cena de terror, isto terreno lutico.

VIOLENTO:
Raivoso, rancoroso, vingativo, cruel; pessoa mal-humorada.

Aurum metallicum
DEPRESSO:
Um importante estado de que pode chegar ao desamor pela vida e o suicdio.

DESTRUTIVO:
Consigo mesmo ou mais violento com as pessoas, segundo como orienta a sua agressividade. O pensamento de suicdio de AURUM no incomoda, passa pela sua vontade como algo natural, sem receios ou contradies.

FORMAS DE SUICIDIO:
Disposio a todas as atirando-se de uma altura, de janelas; afogando-se; enforcando-se; deixando-se atropelar; por armas de fogo; ao anoitecer; durante a gravidez.

MELANCOLIA
o remdio tpico da por ser intrnseca aparece desde criana, aquela criana que j tem uma expresso infeliz, com pouca energia vital, irresoluta, com medo, covarde, mentirosa; tudo para se proteger dessa sensao de fracasso que carrega j com ela.

Aurum metallicum
SUICIDA:
Sente que no serve para nada, sem valor, que tem trabalhado mal, que tem esquecido os seus deveres, que tem perdido o seu afecto e a confiana dos seus amigos e familiares, e nada como o suicdio para resolver essa situao. Sente-se isolado e padece de nostalgia da segurana perdida. Por isso deseja muito ver a seus amigos e chora quando se encontra com eles.

CONDUTA REACTIVA:
Actividade de escape projecta nos outros a sua culpa.

Belladonna (atropa)
INFLAMAES:
Utilizada nos processos inflamatrios (crebro, pulmes, fgado e garganta), de aparecimento brusco e violento, geralmente febris, entre os quais esto presentes uma srie de sintomas objectivos:

1. FACE AVERMELHADA 2. OLHAR BRILHANTE MIDRASE 3. BATIMENTOS ARTERIAIS VISIVEIS CARTIDAS 4. TAQUICARDIA 5. PULSO CHEIO E DURO 6. CALOR LOCAL VIOLENTO QUE SE IRRADIA INTENSAMENTE 7. EDEMA

Belladonna (atropa)
CONSTIPAO:
Grande tendncia a; sensvel s correntes de ar, particularmente quando est com a cabea descoberta; depois de cortar o cabelo.

TREMOR:
Sensveis aos tremores e trepidaes, a ponto de pedirem ao mdico por favor, doutor, no se sente na cama.

Belladonna (atropa)
SENSIBILIDADE:
Hipersensibilidade e hiper-excitabilidade de todos os sentidos; luz, ao rudo, ao tacto, ao menor golpe.

SINTOMAS CARACTERSTICOS:
calor, ardor e rubor

CABELO:
Agravam os sintomas mentais quando o corta.

FORA AUMENTADA:
Energia vital extraordinariamente aumentada por 25 minutos, seguido por sonolncia. Alegria excessiva aps o jantar.

FRIA:
Agride a si mesmo e aos outros sua volta.

Baryta carbonica
AMIGDALAS:
Hipertrofia crnica das amgdalas, com inflamao frequente e tendncia supurao. Amigdalites de repetio.

ANDAR:
Retardo motor para sentar, ficar de p, andar com apoio; marcha sem harmonia e mal coordenada; a obteno do equilbrio complicada e as quedas so frequentes; retardo, enfim, na aquisio dos controles dos esfncteres.

APRENDIZAGEM:
Dificuldade na aprendizagem das crianas (idiotia).

SNDROMES:
DE O.R.L em crianas, amigdalites e adenoidites de repetio

Bryonia alba
ACUMULAR:
Desejo de acumular. Necessidade de segurana. Necessidade de acumular dinheiro para o futuro.

MOVIMENTO:

No gostam de viajar, de passeios, de mudanas e adoecem nestas situaes. O seu campo de aco relacionado o movimento, quanto mais se move mais sofre; tem medo de ser movido.

CLICA:
Heptica. Hepatite. Peritonite. Sarampo. Apendicite aguda (um dos remdios mais importantes).

REUMATISMO:

Febres de quase todos os tipos, especialmente reumticas, tifides, biliosas e remitentes.

SEROSAS:

Derrame de liquido nas serosas (meninges, pericrdio, peritnio, pleura e articulaes).

Bufo rana
DESLIGADO:
Criana desligada, que vive no mundo da lua e com dificuldade de aprendizagem; no tiram as mos dos genitais.

GENITLIA:

Necessidade de ter as mos continuamente sobre os seus rgos genitais. Durante as experimentaes os rgos genitais esto, s vezes, em estado, de excitao ou de impotncia.

INFANTIL:

Comportamento animalescos.

infantil

(Baryta

carbonica,

Cicuta).

Impulsos

MASTURBADORES:
Muito precoces, comeam cedo a masturbar-se, com 2 anos at, quando transpiram no rosto e ficam vermelhos. So os maiores masturbadores da MM. -Staphisagria; Bufo rana; Phosphoric acid.

Bufo rana
SEIOS:
Cancro de seio, epitelioma, vesculas abertas, descargas ftidas, leite + sangue.

SEXUALIDADE:
Apesar de serem impotentes, muitas vezes os homens ou as mulheres frgidas so altamente ligadas ao sexo.

VELHO:
Envelhecimento precoce do tipo aparncia, indivduos que aos 40 anos aparentam 65 anos.

Calcarea carbonica
CRESCIMENTO:
Afecta profundamente a nutrio do organismo, sobretudo durante o crescimento em que preside o desenvolvimento dos ossos e de outros tecidos.

MEDO:
Se no h medo, se no existe apreenso, o medicamento no Calcarea. Lugares altos, claustrofobia. insectos, ratos, infeco, cancro, pobreza,

OBSTIPAO:
Melhora em todos os sentidos quando est obstipado.

Calcarea fluorica
CANCRO:
Cicatrizes viciosas. Fibromas. Lombalgia. Lpus. Mastite nodosa. Reumatismo. Sfilis. Tumor nos ossos: exostoses, tumores glandulares endurecidos. Varizes e lceras varicosas.

CRIES DENTRIAS:
Precoces em crianas sobretudo na primeira dentio. Os dentes enegrecem-se e esfarelam.

DISTONIA DO HUMOR:

Quanto ao comportamento e afectividade, a desarmonia chama-se distonia de humor, euforia e desnimo, alternam-se sem esperar as grandes oscilaes da psicose-manaco-depressiva.

INSTABILIDADE:

Indivduos instveis quanto ao fsico e ao psquico, de morfologia anrquica, assimtrica, enviesado, obliquo, , hiper-relaxado.

SUPURAES SSEAS:

o principal remdio de tumores vasculares, com vasos dilatados.

Calcarea phosphorica
AFECTA-O:
Se algum mostra os seus erros fica irritado e interrompe a conversa.

CRESCIMENTO E NUTRIO:

indispensvel. encontrado no plasma sanguneo, nos corpsculos, saliva, suco gstrico, ossos, tecido conjuntivo, dentes, leite. NOSTALGIA: Sintoma importante deste remdio.

TRADE:
Insuficincia heptica, congesto venosa perifrica, desmineralizao nos mais variados graus. Qualquer que seja a sndrome patolgica de Calcarea phosphorica haver sempre uma.

VITALIDADE:

Insatisfao, provocada por falta de vitalidade nos nveis mental, emocional e fsico.

Camphora
FRIO:
O paciente est frio, sente frio, porm quer estar destapado e numa habitao fria, sente dores e com elas a sensao de calor, deseja tapar-se.

HOMICIDA:

Frequentemente quando est na rua, sente como se devesse matar pessoas, nunca sente disposio para matar qualquer um da sua famlia, mas pensa que deve matar algum.

MORTO:

Camphora sente-se morto, abandonado por Deus, s num mundo onde tudo tem desaparecido, seco e frio como mrmore, condenado a uma morte eterna.

MORTE:

Estados de morte aparente, com pulso imperceptvel.

VIOLNCIA: URINRIO:

Extrema, boca espumante.

Patologia principal: cistite (como Cantharis).

Cannabis indica
CONHECIMENTO INFINITO:
Sensao de que possui um e poder de viso. DESDOBRAMENTO: A alma parece estar separada do corpo, e olhando para baixo, vendo todos os movimentos vitais do corpo, e de ser capaz de passar atravs de paredes slidas do quarto, e ver a paisagem de fora. ESQUIZIDE: Averso ao contacto, vive mais no seu mundo fantasiado.

ILUSES:
Tudo possvel para Cannabis: iluso que o seu corpo pode cobrir toda a terra.; leve, ele no pesa, incorpreo; transparente; flutua no ar; pode ser uma girafa, um hipoptamo.

Cannabis indica
INFERNO/PARAISO:
Quando est no paraso alucina possuir riqueza e quando est no inferno, carncia. Para ele o dinheiro est relacionado directamente felicidade ou desgraa.

IRREAL:
Tudo parece; perde-se em ruas bem conhecidas.

TEMPO:
Exagero da durao do e extenso do espao; poucos segundos parecem pocas; poucos metros parecem uma imensa distncia.

TRANSPARENTE:
Sensao de que .

Carbo animalis
BALANAR:
A sua cadeira, para a frente e para trs, por causa da sua angstia.

CANCRO:
Da lngua; faringe; Do tero, colo do tero endurecido; um grande remdio das afeces cancerosas, como lceras que ardem e que so rodeadas de tecido endurecido, infiltrado, de cor escura, de onde emana um liquido acre, purulento e ftido.

ENCURVADO:
Quando as aberturas de lceras e fistulas ocorrem com as paredes endurecidas e com a secreo acre.

ESTRANHO:

Sente que tudo -, e sente-se abandonado, isolado, ilhado com uma barreira ao redor. Tenho a sensao de isolamento, uma barreira ao meu redor que no posso quebrar miasma LEPRA:

Carbo animalis
INFLAMAES:
Sem a tendncia a supurar (ao contrrio de Hepar sulphur e Mercurius).

INSNIA:
Com inquietude, angstia e medo de afogar-se.

SEIOS:
Ndulos sensveis em seios. Endurecimento dos gnglios.

PENSAMENTOS:
Sombrios e mau humor, que no se afastam, a respeito de coisas presentes e passadas, levando at ao choro. Usado com sucesso na gota quando a pele tem uma espcie de tofos semi-duros nas mos e braos..

Carbo animalis
PULMO:
Afeces crnicas dos brnquios, com vmitos de pus, tuberculose, sfilis, cancro, adenite.

SILENCIOSO:
Isolado, depressivo, triste, melanclico, encurvado, choro, seco (como o couro queimado de onde vem), dbil (como todo o carbnico), preso ao passado, no pode avanar neste mundo que desconhece, quando avana dobra os tornozelos, fala lentamente, sente-se como depois de uma orgia (Nux vomica), mastiga o passado, reabrem-se feridas velhas (tem tambm alteraes de cicatrizaes, reabrem velhas cicatrizes na pele).

Carbo vegetabilis
ABANADO:
Apesar do frio externo o paciente pede para ser

AZUL:
Colorao azulada no corpo com terrvel ansiedade cardaca e frio glido de toda a superfcie (cianose).

LEVANTA CADVERES:
Carbo vegetabilis um dos mais poderosos e preciosos remdios, s vezes um verdadeiro levanta cadveres, como j tem sido visto, e uma das comprovaes mais surpreendentes do valor da grande descoberta de Hahnemann em relao libertao de poder, nas substncias inertes, atravs da dinamizao ou subdiviso das particulas.

Carbo vegetabilis
CARNE VIVA:
Sensao como se a lngua estivesse principalmente na ponta.

EMAGRECIMENTO:
Cianose, septicemia, cancro, metstases.

ESTMAGO:
Parece cheio e tenso, com grande acumulo de gases: isto piora noite; piora quando se est deitado. Na prtica, pode haver eructaes, por cerca de uma hora, com grande aflio e ento uma s dose de Carbo vegetabilis far com que tudo passe, sem que haja FRIO (FRIALDADE): recorrncia. Ardor nas partes inflamadas. Ardor interno e frio externo. Frio com circulao fraca, com corao debilitado. Frio tipo gelo. Mos e ps frios, joelhos frios, nariz frio, orelhas frias, lngua fria. Frio no estmago com queimao. Coberto de suor frio, colapso com respirao fria, lngua fria, face fria (Camphora). Parece um cadver, apesar de que em todas estas condies o paciente deseja ser abanado.

Carbo vegetabilis
GANGRENA:
Afeces surpreendentes de at mesmo uma simples dose de carbo vegetabilis na gangrena, num caso com o mais terrvel fedor.

PNEUMONIA:
No terceiro estgio, com expectorao ftida, respirao fria, suor frio e desejo de ser abanado. Risco de paralisia dos pulmes.

PBLICO:
Sensao de pulso batendo forte se tem de falar diante de um pblico, a cara incha e muda de plida para um vermelho azulado.

VIDA:
Poderes vitais rebaixados, sistema venoso predominante.

Carcinosinum
CABELOS:
Arranca os

CONTROLE:
Necessidade de ordem e controle sobre a vida.

DOCE:
o afecto na forma de alimento, portanto, ao com-los tm a FALTA DE LIMITES: sensao de suprir a carncia afectiva. Meticulosidade, mania da limpeza, destrutibilidade, mgoa no expressa.

METICULOSO:
No sossega enquanto as coisas no estiverem nos seus devidos lugares.

Carcinosinum
REPREENSES:
Criana sensvel s; aos sustos, chegando a apresentar transtornos quando estes ocorrem.

UNHAS:
Arranca as peles das; comem medicamentos que comem as unhas. cutculas: cobertos pelos

Causticum
ANARQUISTA:
Anarquista; dureza interior. Revoluo. Mata em nome da liberdade. Revolucionrio. DESESPERANA: Ansiedade e temor so para Kent os sintomas caractersticos deste medicamento, o mais necessitado de proteco da MM, como uma criana que necessita tomar a mo da me na noite.

DITADOR:
Pelo suborno, maneja politicamente a sua agressividade, sobre o fundo da sua covardia, o clssico polmico, o eterno esprito de contradio, o anarquista do comit. Quando exalta a sua agressividade comea uma discusso, desprezando toda a norma social configurando o tpico anarquista.

Causticum
DOENAS:
Degenerativas, esclerose mltipla, etc.

HIPOACUSIA:
Defende-se daquilo que no quer ouvir ou finge no estar a escutar.

CHANTAGENS EMOCIONAIS:
Tem um ataque epilptico ao mesmo tempo em que consegue ser autoritrio, dspota, ditador, dogmtico e dominador. Faz jogos para dominar as pessoas que faro aquilo que deseja demonstrando uma aparente fraqueza, com fisionomia triste, carente de proteco. O maior chantagista emocional da MM. FRONTE FRANZIDA: uma pessoa com a; sem entusiasmo, desesperanado, muito triste, semblante ao sofrimento, tendo uma grande amargura.

Chamomilla
BALANADO:
Criana que deseja ser balanada. Melhora muito o quadro e tranquiliza-o, quando o levam nos braos ou passeiam com ele ou ficam balanando (deseja ser balanado).

BOCHECHA:
Uma face vermelha e outra plida, principalmente aps comer ou por enxaqueca.

DENTES:

Dentio difcil. Transtornos por dentio, talvez o remdio mais importante.

ESTTUA:
Pode permanecer paralisada como uma esttua. Senta-se rgida na cadeira como uma esttua, e parece no tomar conhecimento de nada sua volta.

Chamomilla
INTERROMPE:
No tolera que lhe falem ou interrompem.

MENSTRUAO:
Mulher fica transtornada pelas suas dores menstruais, isola-se. A sua perda menstrual abundante com sangue preto e tem a sensao de cibras abdominais que a levam quase sincope (desmaio).

NARCTICOS: RUMINA:

Bebedores de caf ou pessoas aficionadas em. Os insultos e as humilhaes, na sua manifestao sifiltica , brigo e discute por tudo, fica silencioso e no quer responder quando lhe dirigem perguntas, senta-se duro e parece estar alheio a tudo o que se passa ao seu redor.

Chelidonium majus
AMARELA:
Colorao amarelada dos tegumentos (pele, mucosas, urina e fezes). DOR: Irradiando para o ngulo inferior da escpula direita (sinais de fgado).

ALUCINAES:
Sensoriais, FILHOS: persegue-lhe um odor nauseabundo de matria fecal, como se todos os objectos que o rodeiam estivessem sujos. Sente como se pudesse bater nos; sem causa e treme de raiva.

RAIVA:
Est contrariado por cada trivialidade e apresenta ataques violentos de exploses passionais do temperamento.

Chelidonium majus
SAPATOS:
Sensao, como se estivessem muito apertados.

VIOLNCIA:
Temperamento muito irritado, diariamente tem exploses de raiva sem causa; sente como se pudesse bater nos filhos, e treme de raiva porque no tem razo de faz-lo.

ALTERNNCIA:
De tranquilidade, bom humor, felicidade com dias de tristeza e mau ANSIEDADE: humor. E medo da morte, com desejo de arrotar, que no pode cumprir. Pela morte e por ser um soldado, noite. Pelos outros. Que no permite descanso no trabalho.

AR:
Frio da nuca, como se sasse; frio ma regio occipital.

Chelidonium majus
BARULHO:
Torna-se aterrorizado pelo menor barulho. BATIMENTOS: Da asa do nariz durante peneumonia. CALAFRIOS: Violentos s 3h00 da manh, com a sensao do p gelado. CHUMBO: Sente a cabea pesada como. CONTRARIADO (Raiva): Por cada trivialidade e apresenta ataques violentos e exploses passionais do temperamento

Chelidonium majus
CRIMINOSO:
Inquietao e desconforto da conscincia; sente que cometeu um pecado imperdovel, e estar eternamente perdido. Mal humorado, deprimido, e ansioso, como se tivesse cometido algum crime, que no lhe d descanso.

CULPA:
Criminoso, loucura. Ansiedade: que no permite descanso no trabalho; como se tivesse cometido um crime; medo de elouquecer, com inquietao e calor.

China officinalis
AMARGO:
Gosto amargo que a vida para ele e no lhe permite discernir correctamente. Sem gosto, sem interesse, sem agrado, sem prazer, com indiferena. Vemos que tem indiferena a tudo, a comer, a fazer dinheiro, ao trabalho.

ANEMIA:
Progressiva com grande palidez e debilidade China produz o quadro clnico da anemia; quadro que pode ser consequncia de perdas de qualquer outro liquido vital.

CLERA:
Pessoa que entra em clera facilmente, que no quer que o toquem, nem acariciem, que deseja estar s num canto isolado de todo a gente, que no toleram que o contradigam, que cr que perseguido por inimigos e teme ser ferido.

China officinalis
PERSEGUIDO:
Imagina que todos o perseguem e esto contra si. Esta sensao essencial no medicamento, por isso sente-se descontente, desafortunado, suspiroso, lacnico.

FLUIDOS VITAIS:
Transtorno por perda de; especialmente hemorragias, lactao excessiva, diarreia, supurao (Chin-s); de origem malrica, com periodicidade marcada; retornam a cada dois dias.

HEMORRAGIAS:
Tendncia de; em qualquer orifcio do corpo (Crotalus h.), com zumbido nos ouvidos, desfalecimento, perda da viso, frio generalizado, convulses espordicas (Ferr; Phosp.).

China officinalis
HUMOR:
Mau, triste, silencioso, sem ganas de viver, tudo parece no ter gosto, insulta, rabugento, infeliz, todos se opem contra ele, pode tratar-se de um paciente China; e se tudo isso sucedeu aps uma hemorragia ou qualquer perda de lquido orgnico (diarreia, suor, smen, leite, etc.), a probabilidade aumenta muito.

IDIOSSINCRASIA: tipologia prpria


De China, mostra-se vinculada simbolicamente aos afectos dos lquidos do seu corpo.

INSTRUMENTOS CORTANTES:
sua vista, pe-nos fora de si e tm uma preocupao demasiada ansiosa com expresso de cautela ansiosa.

SONO:
Insnia que provoca irritabilidade.

Cocculus indicus
APETITE:
Aumentado e sensao de cibras no masseter, e sensao de desgosto pela comida, extrema averso comida produzida pelo odor, mesmo com fome a comida lhe produz produo. Se consegue vencer isso o brao torna-se pesado e fatigado se tenta levant-lo, di enquanto come, ou seja, no pode levar a comida boca e a mo treme.

BRAOS:
A representao mais caracterstica a de deixar cair os braos. a impotncia de se dar por vencido: cair os braos, no pode lutar mais. Tem intumescimento e sensao paraltica nos braos. COSTAS: Sente que o pescoo fraco demais para suportar a cabea.

VERTIGEM:
Afecta o sistema vestibular, sintomas neurolgicos.

Cocculus indicus
DEBILIDADE:
Debilidade paraltica extrema por cuidar de enfermos, ou por falta de sono ou por trabalho mental ou por caminhar ao ar livre.

DENTES:
Se tenta falar tem estalidos nos dentes. Fala apressadamente, no pode aceitar uma contradio. Fala de maneira murmurante entre os dentes. Fala com dificuldade no comeo dos ataques de vertigem, a lngua parece paralisada.

ESCLEROSE MLTIPLA, ESCLEROSE LATERAL AMIOTRFICA, ALZHEIMER. IRRITABILIDADE:


A irritabilidade extrema do seu esprito traduz-se pelo facto de no poder suportar o menor rudo, a menor contradio, a menor sacudidela, movimento, que determinam nele tanto excessos de clera como transtornos fsicos, tais como nuseas e vertigens.

Cocculus indicus
MAR:
Mal do mar, transtornos por viajar ou at mesmo olhar uma embarcao, um carro, um comboio, um avio; com nuseas e vmitos.

OCO:
Com referncia s pedras, Cocculus parece uma pedra oca, uma pessoa lenta, detida, paralisada, que no pode pensar, que no pode caminhar.

PARALISIA: SENSIBILIDADE:
As pernas tornam-se cada vez mais inteis. Paralisia dos membros inferiores procedentes da regio lombar. SENSIVEL, excessivamente; tudo o molesta e irrita. Ofende-se pela menor coisa, a mnima circunstncia, os pequenos desgostos e as mentiras dos demais, que o fazem chorar e o tornam irritvel. O menor rudo -lhe intolervel. O tacto inesperado provoca sobressaltos e tremores em todo o corpo e assusta-o.

Coffea cruda
APURO:
Faz muitos planos; muito rpido para actuar; um terico (terico de noite = Coffea e China).

DOR:
Fsica nas pernas, nos joelhos, poder ser exacerbada ao ouvir um rudo; a percepo auditiva do rudo gera ou exacerba as dores.

EXAGERO:
Cheio de planos, muito terico nas suas ideias. INSNIA: Em funo da excitao, fluxo aumentado de ideias, ideia fixa; crianas que despertam agitadas noite e querem brincar.

INTELECTO:
Para Coffea o mais importante o seu intelecto.

Coffea cruda
HIPERACTIVOS:
Com uma capacidade intelectual muito desenvolvida e um grande poder de captao de todas as coisas; um desenvolvimento excessivo da memria.

MENTE:
Actividade mental e fsica aumentada. Grande excitao e exaltao, estando sempre repleto de ideias, coisas para fazer, principalmente noite. H um verdadeiro exagero da actividade intelectual, imagina em excesso.

sensibilidade:
A sensibilidade dor est muito aumentada e qualquer dor lhe insuportvel e leva-o ao desespero, ao choro.

Coffea cruda
SENTIDOS:
A potncia visual faz-se mais sensvel; o ouvido mais subtil; o gosto mais agudo; com um aumento da sensibilidade dor; os msculos so mais mveis, tem maior tonicidade; os desejos sexuais so mais despertos; aumento da actividade digestiva com apetite excessivo, aumento do desejo das evacuaes e mices. Todos os sentidos esto mais agudos, l com mais facilidade letras muito pequenas, tem os seus ouvidos agudizados, olfacto, gosto e tacto; com uma percepo dos movimentos mais leves.

Colocynthis
CLERA:
E a revolta dominam o Repertrio quando se trata de Colocynthis: clera, atira coisas, clera por dores, clera por dor na omoplata direita, clera quando a obrigam a responder, clera com iluses durante a menopausa, indignao, transtornos por indignao, pena silenciosa com indignao, inquietude por clera.

CLICA:
Podem ser produzidas por clera, comer excessivamente, indigestes, coisas frias, massas e farinceos, transpirao suprimida, por beber gua gelada estando acalorado e acompanhadas de agitao e calafrios.

CURVAR-SE:

Dores abdominais intensas obrigando o paciente a;

DOBRAR-SE EM DOIS:
Dores abdominais, na regio do umbigo, obrigando o paciente a;

Colocynthis
DIARREIA:
E vmitos gerados por um movimento psicolgico reactivo sua indignao ou vexao, que melhora dobrando-se, ou seja, acomodando o seu corpo ao movimento psicolgico. Foi humilhado por algum, tendo o seu corpo que acompanhar a sua mente no gesto de curvar-se s indignaes da sua vida.

ESPASMOS:
Viscerais: gastralgias e gastrites; clicas hepticas; angio-colites e colecistites; entero-colites; clicas renais; ovarites e dismenorreias.

Drosera rotundifolia
EXTREMIDADES:
Todos os membros esto como se estivessem paralisados.

FOME:
Voraz sem apetite e quando pensa que j saciou a fome, ela retoma em 1 ou 2 horas.

PEITO:
Sistema respiratrio, localizao principal da Drosera, embora no devemos esquecer dos sintomas reumticos, da cefaleia e vertigens, SILENCIOSO: etc. E reservado, com ansiedade, ele est com medo como se estivesse para ouvir coisas desagradveis.

TRAIDO:
Por todo o dia, disposio apreensiva e ansiosa, cheio de desconfiana, como se tivesse somente que lidar com pessoas falsas.

Ferrum metallicum
ARROGNCIA:
Arrogante, discutido, briguento, passional; a mnima contradio o pe fora de si, ou mesmo por um rudo.

CONGESTES:
Locais, to caractersticos de Ferro, vo acompanhadas de hemorragias do nariz, pulmes, tero, rins, etc. so os melhores medicamentos para hemorragias em pacientes anmicos e debilitados.

CONSTRIO:

Nas articulaes caractersticos.

sensao de

rigidez

na

cabea, sintomas

DITADOR:
Dogmtico, sob uma mscara de grande segurana. esta segurana de si mesmo a que nega o seu medo do futuro e pouco lhe importam as atitudes dos demais para com ele, como as palavras de consolo.

Ferrum metallicum
PLETORA (Superabundncia
de sangue):

Falsa pletora, vertigens ao levantar-se, agravao pelo repouso e movimentos rpidos, reumatismo do deltide.

RIGIDEZ:
Tambm significa dureza de estilo, um estilo duro. uma paciente ferro dizia: Eu me sinto dura.

SONO:
Dorme bem, mas sonha muito em encontrar antigos colegas da escola, e da vida estudantil. SANGUE: Temas: nostalgia, passado, amigo. Em indivduos propensos a irregularidades na distribuio de sangue, as suas faces esto coloridas de um vermelho vivo com a falsa aparncia de sade florescente, mas na realidade marca de pletora; quando excitados a sua ma do rosto torna-se plida e terrosa.

Ferrum metallicum
SOLIDO:
Tudo a irrita e a deprime, inclusive as carcias dos seus filhos; as carcias dos seus filhos aumentam o seu mau8 humor e muitas vezes rude com eles porque quer que a deixem s, e ficar s dlhe prazer.

Gelsemium sempervirens
ABORTO:
Ameaa de; por susto, rigidez do colo do tero no parto.

ANTECIPAO:
E todos os sintomas que a modalizam: antes de ir ao dentista ou ao mdico, antes de exame, excitao antecipando eventos, medo de lugares pblicos, de que o corao vai parar a menos que se mova constantemente (exclusivo), timidez de aparecer em pblico, diarreia caracterstica.

CONCENTRAO:

Afecta muito materialmente a capacidade de concentrao; eu no poderia seguir uma sequncia de ideias em nenhum momento, as ideias desapareciam e deixavam um vazio na mente, o que era muito aborrecido.

MSCULOS:
Quando tenta mover-se, os msculos recusam-se a obedecer vontade; tonturas, confuso, falta de coordenao muscular.

Gelsemium sempervirens
EXAMES:
Ao invs de estudar para o exame, fica ansioso e apresenta diarreia. Gelsemium j entra em qualquer exame a que submetido derrotado e com sintomas de sofrimento. Para ele o relgio e o tempo so os dois grandes inimigos: sofre vendo o tempo passar, fantasiando obsessivamente o seu fracasso.

PBLICO:
Temor nervoso de aparecer em pblico; cantores e oradores.

Graphites naturalis
ERUPES::
E fissuras ao redor do nariz, boca e plpebras. Eczema nas plpebras, atrs da orelha. Caspa e crostas. Obstruo do canal lacrimal: lgrimas ardentes e acres (Pulsatilla). Conjuntivite; lcera da crnea; blefarite (Calcarea, Hepar sulphur, Sulphur).

AUDIO:
Ouve melhor em meio ao barulho, ao andar de comboio ou de carro; quando h um som estrondoso (Nitric acid).

BRILHO:

uma pessoa que deixou de ser brilhante por falta de oportunidade, como o diamante (justificativa). Fica com a cpia, o papel carbono. E esta a sua dinmica miasmtica e a sua angstia.

ERUPES HMIDAS:
Pegajosas como mel, escoriantes por trs das orelhas. Eczema. Erisipela.

Graphites naturalis
ESTMAGO:
lceras. Cancro.

FISSURAS:
Rachaduras e fissuras nas pontas dos dedos e entre os dedos dos ps, mamilos, comissuras labiais e no anus.

ROSTO: TRIVIALIDADES (banalidades): Sensao de teia de aranha no rosto.


Como no se pode dedicar a nada concreto porque lhe custa concentrar-se, dedica-se a banalidades (sintoma frequente em Graphites). A trivialidade aparece com frequncia em vrios dos seus sintomas: consciencioso por trivialidades, ocupado com trivialidades, tristeza por trivialidades, ansioso por trivialidades, desespero sobre trivialidades, irritabilidade por trivialidades, risos por trivialidades, etc.

Hepar sulphur
ABCESSOS:
Processo supurativo em qualquer parte do corpo. A menor ferida supura ou tarda a curar (Pyrogenum). Ocorre supurao ao redor de corpos estranhos e expulsa-os do organismo.

ANTDOTO::
Hepar o antdoto para a intoxicao de mercrio.

APTICOS:
De carcter indolente e preguioso, porm excessivamente irritveis CALMA: que ficam colricos por nada. Uma espcie de calma feroz que o leva a cometer um homicdio a sangue frio.

CONJUNTIVITES:
Conjuntivites; otites; amigdalites; difteria; abcessos; supuraes ganglionares; sinusites; rinites; traqueo-bronquites agudas purulentas.

Hepar sulphur
SEXO::
A sexualidade pouco brilhante e o seu carcter susceptvel provoca-lhe fracassos. Os quais ele diz ser por culpa da sua companheira.

SUPURAO:
Tendncia excessiva supurao. Fisiologicamente acelera a supurao e determina a formao de pus. Por isso devemos considerar um dos melhores remdios piognicos, sempre que o pus seja de formao recente.

Hyoscyamus niger
GESTOS:
Cmico; faz movimentos engraados, semelhantes aos dos macacos; faz gestos ridculos como um palhao a danar.

DELRIO:
Toma frequentemente uma forma ertica, o individuo destapa os seus rgos genitais.

DESCONFIADO:
Do seu mdico (como Lachesis), l o folheto informativo do remdio, confere a sua receita e tem medo de que o remdio venha FRIA: a fazer-lhe mal (medo de ser envenenado). Ele demonstra uma fora incontrolvel em estado de fria.

Hyoscyamus niger
NINFOMANIA:
E erotismo, a pessoa tira a roupa e expe os seus genitais s pessoas com excitao sexual acentuada, fazendo gestos obscenos e provocativos.

MORDE:
Arranha e belisca todos os que interferem com ele.

SEXUALIDADE:
Crianas ou adultos que brincam com os rgos genitais ou segurando-os. Manipula os genitais. Canta msicas sensuais e obscenas.

Hypericum perforatum
DENTES:
Muito utilizado para as extraces dentrias, cirurgias de canais, onde se manipula o nervo. Nas contuses e traumas da coluna vertebral em acidentes (chicote) (Arnica, Ledum).

FERIMENTOS:
Penetrantes e profundos, por objectos perfurantes e pontiagudos (pregos, agulhas, espinhos, alfinetes, farpas de madeira), ou por mordidas de insectos e animais (ces, gatos, ratos), especialmente nas palmas das mos ou ps (Ledum).

HYPERICUM:
Se um individuo pisou um prego ou entrou uma lasca, ou foi mordido por um rato, gato, co, deve-se imediatamente Ledum palustre; porm se as dores so picantes ou em pontadas e sobem ao longo do nervo, Hypericum o remdio.

Hypericum perforatum
MEMBRO FANTASMA:
Dores em aps amputo.

PR E PS OPERATRIO:
um dos medicamentos importantes no pr e ps operatrio de intervenes cirrgicas em regies enervadas e tambm antes de extraces dentrias.

PREVENTIVO:

Junto com Ledum um dos principais preventivos do ttano.

RECONEXO ENERGTICA:
Hypericum faz a reconexo dos nervos aps traumatismos.

TRAUMATISMOS:
Acidentais ou cirrgicos em membros superiores e inferiores (braos, pernas, dedos, unhas, plantas dos ps e mos; seguido de dores lineares e irradiantes, com possvel depresso nervosa e/ou ttano consecutivos.

Hepar sulphur
CRIME:
Propenso a tornar-se um criminoso sem remorsos.

DESTRUTIVO:
Muito, no consegue harmonizar-se.

HIPERSENSIBILIDADES:
Sensorial a todas as impresses exteriores: tacto; ar frio; contrariedades; o experimentador fica perturbado at mesmo por uma palavra ou um toque ou uma lufada de ar.

IMPULSIVO:

O mais impulsivo da Matria Mdica, sendo este que poder mesmo chegar ao extremo.

PIROMANACO:
Incendirio. A todo o momento risca um fsforo e atira ao cho.

Ignatia amara
ARREPENDIMENTO:
No costuma arrepender-se do que faz, ela fica satisfeita com a sua histeria, no importa o que tenha feito, sentindo-se orgulhosa da sua aco.

CRISES DE NERVOS:
Onde se alternam risos e lgrimas, gritos e choros com agitao desordenada, sobressaltos convulsivos.

HISTERIA: Ignatia est sempre ligada .


Sensibilidade s emoes recentes: Ira, amor contrariado, pena, mortificao, contradio, mortes de entes queridos, sustos, repreenses, honra ferida, ou seja, todas as emoes constituem as suas caractersticas mais notveis.

Ignatia amara
IGNATIA:
Adoece quando tem algum transtorno por algum amor contrariado (grande desencadeante da sua patologia).

HUMOR:
Alternante, so emotivas e impressionveis, colricas, ciumentas e violentas. Mas tambm existe uma IGNATIA suave, silenciosa, tmida, resignada, temerosa, com pena silenciosa, falando em voz baixa e pensando em mortificaes sofridas. Tudo sempre com esse fundo paradoxal e de instabilidade.

ORGULHO:
No perdoa nunca as ofensas recebidas que possam ferir o seu orgulho.

Ignatia amara
CRISES DE ALERGIA:
Pelo fumo. Filhos de pais que fumam com problemas pulmonares crnicos.

ORGULHO:
No perdoa nunca as ofensas recebidas que possam ferir o seu orgulho.

PERDAS AFECTIVAS:
Vulnerabilidade s.

REPRIMIDA:
Ignatia no briga, porque na verdade acaba ficando em dvida se no ela que est errada, mas nunca vai perdoar e esquecer, e, em consequncia disso tambm ter toda a sorte de transtornos por reprimir a sua raiva clera.

SEDE:
Ausncia de febre durante a febre; calor somente de um lado do rosto, alternncia de palidez e vermelhido na face (Aconitum, Apis), tanto de colorao como de temperatura.

Iodum purum
ANOREXIA:
Nervosa: pele enrugada, gnglios aumentados, emaciao (Perda massa muscular e de gordura; extremo emagrecimento, extenuao).
de

ERROS:
Reais ou no, quando pensa nos seus erros, fica vulnervel a tudo o que est sua volta e passa ento a um estado de excitao e perplexidade, temendo novos fracassos; duvida que possa resolver situaes que lhe apaream, pois j se enganou ou errou antes, ento agora cuida-se para evitar que isso volte a acontecer.

ESTMAGO:
O apetite varivel, h casos de verdadeira fome canina, outros de perda de apetite, porm nos dois casos o emagrecimento constante. Eructaes cidas, presso no estmago, dores, nuseas e vmitos.

Iodum purum
FALA:
Vivacidade e loquacidade marcantes, ningum mais capaz de dizer uma palavra.

MAGRINHO ELCTRICO:
Sintoma da chave de Iodum, chega ao esgotamento pelo excesso de mobilidade.

MOVIMENTO:
Constante dos olhos. OLHOS: Ele deve manter-se em movimento dia e noite, sente o crebro como se agitado (misturado), como se fosse enlouquecer. Olhos exoftlmicos (Ferrum iodatum). Saltados e tiride aumentada. Bcio.

VIOLNCIA:
Tendncias violentas, sendo do tipo de pessoas que acabam partindo ou atirando coisas (como mveis, loias), em momentos de muita irritao, ou, o que pior, pensa em matar algum ou dirige essa violncia contra si mesmo e pensa em suicdio.

Ipeca
HEMORRAGIA:
De cor vermelho vivo, de sangue arterial que sai em pequenos jorros de uma maneira forte, viril, o sangue +e vomitado activamente. Uterinas, ou dos rins, intestino, estmago, pulmes, e no decorrentes das artrias cortadas, onde preciso fazer uma cirurgia.

LNGUA: AGITADORES:
Sempre limpa, rosada e hmida. Salivao copiosa. Da Matria Mdica. Os indivduos Ipeca, no se satisfazem apenas em discordar dos factos, necessitam que os demais participem dos seus pensamentos (imposio).

SALIVA:
Em excesso na boca (Sialorreia, ptialismo).

Ipeca
SANGRAR:
Mesmo na forma de sangrar Ipeca tem relao com o gstrico, o sangue expulso como se fosse vomitado.

TRS PRINCIPAIS CARACTERSTICAS QUE O ENFERMO DE IPECA TEM:


1 A lngua limpa: 2 As hemorragias; VMITO: 3 Estado nauseado persistente. A problemtica de Ipeca, do ponto de vista mental, gira tambm na situao do vmito. Ipeca, por no conseguir resolver os conflitos internos, vomita nos demais as suas frustraes. Os indivduos Ipeca, para vomitar os seus dissabores, buscam pessoas que venham a concordar com a sua opinio, sendo portanto vulgares, ao contrrio da digna STAPHYSAGRIA.

Kali carbonicum
MODALIDADES:
< das 2h s 4h00: dor em pontada.

AMBIVALNCIA:
A ambivalncia de conflito bsico de Kali a: Vivida pelo grande medo da solido que sente; isto mobiliza-o para a busca de companhia, ao mesmo tempo que se movimenta psiquicamente rejeitando o consolo por no querer sentir-se ASMA: dependente. Os asmticos tm um temor de separao da me ou de algum de quem dependa, afectivamente; que desempenhe o papel protector e amoroso da me.

CONFLITO:
Vivido pelo medo da solido e necessidade de companhia versus o desejo de liberdade e independncia cria o desequilbrio expresso por meio da agressividade e irritabilidade (caractersticas da sua personalidade).

Kali carbonicum
FRAQUEZA:
A raiz do descontentamento e do mau gnio a revelia frente profunda sensao de debilidade fsica e intelectual que o incapacita para a luta e o coloca em condies de ter que depender dos demais.

GEMIDO:
uma forma directamente. MENTE:: de atrair a ateno dos demais sem pedi-lo

Rgida, inflexvel e dogmticas. Sistemtica, apropriada, orientada para rotinas.

METAS:
Dificuldades em estabelecer metas ou programas da vida, pois no sabe definir o que quer, sente-se extremamente insatisfeito sempre, levando a um mau humor, ficando colrico por bagatelas, alternando o seu estado de equilbrio por excitabilidade e euforia.

Lac caninum
SEIOS:
Inchao doloroso dos seios antes da menstruao, < abalo. Tem que segur-las firmemente ao subir e descer escadas. Lados alternantes.

MENTIRA:
Tem a sensao de que tudo o que diz mentira.

NARIZ: SENSAO: Imagina usar o nariz de outra pessoa.


De que as cobras correm como relmpago, para cima, para baixo, dentro da pele.

Lac caninum
APARNCIA:
Tenta superar sentimentos agressivamente, etc. actuando extrovertidamente,

COBRAS:
Sonha, pensa, tem a iluso que est sempre vendo.

GARGANTA:
Inflamao. Amigdalites. Dor e edema, lados alternantes.

IMPORTNCIA NA VIDA:

Pensa que olhada de cima para baixo pelos outros e que ela no tem nenhuma importncia na vida. Sente-se insultada por isto.

INSEGURANA:

Lachesis tri.
ALCOOLISMO:
Notvel no alcoolismo feminino da cinquentona.

ANGSTIA: aguda de Lachesis:


Sensao de abafamento, de sufoco; no tolera nenhuma roupa apertada no pescoo, peito e abdmen; necessidade de ventilao e agitao, pode querer fugir em plena crise (saltar de uma janela).

ATORMENTA:
As pessoas ao redor, com reprovaes, gozaes, calnias, intrigas, porm acredita que as conspiraes so contra a sua pessoa. Lachesis no a verdadeira vitima, a atormentadora.

DISCUSSO:
Contesta rpido, contradiz permanentemente e no tolera a contradio. Paralelamente destruir todos os seus adversrios mediante a intriga, o engano, a calnia e o desprezo. Deste modo Lachesis converte-se num ditador, ciumento, arrogante, lascivo e cruel.

Lachesis tri.
LOQUACIDADE:
extraordinria, muda rapidamente de uma ideia para a outra, de um tema para o outro distinto, levada por uma palavra que atrai a mente os objectos mais dspares, ao que se segue sem terminar sequer uma frase.

DISCUSSO:
Contesta rpido, contradiz permanentemente e no tolera a contradio. Paralelamente destruir todos os seus adversrios mediante a intriga, o engano, a calnia e o desprezo. Deste modo Lachesis converte-se num ditador, ciumento, arrogante, lascivo e cruel.

CONVULSES:

por cimes. O ataque de cimes impressionante, os olhos chegam a querer saltar, grita e briga e pode chegar a matar por cime.

Lachesis tri.
BRUXA:
Da Matria Mdica. Muitas pacientes Lachesis com clarividncia, dizem que os seus chegados colocam-lhes o nome de bruxa pela sua capacidade para antecipar o futuro.

MENOPAUSA:
Sndrome psquica da menopausa: a sintomatologia climatrica extremamente frequente.

ONDAS:
De calor com suor, sensaes de.

ROUPA:
Justa, no tolera, especialmente no pescoo. Melhora quando afrouxa prximo ao pescoo.

Ledum palustre
ALCOLOTRAS:
considerado um remdio para os - , no s pela dipsomania como pelo aspecto infiltrado dos alcolatras. Ledum tem as redes vasculares tpicas dos alcolatras na face.

ANTDOTO:
Do veneno de animais.

ARTICULAES:
Adoece nas articulaes, principalmente nos joelhos. Depressivos:: Com grande sentimento de inferioridade e uma necessidade ansiosa de ateno ou proteco, associada ao artritismo e reumatismo.

ELEFANTASE:
De extremidades inferiores.

Ledum palustre
ESTALIDOS:
Nas articulaes.

JOELHOS:
Tremem os joelhos quando caminham ou quando esto sentados.

ARTICULAES:
A conteno de Ledum manifesta-se nas articulaes, acarretando problemas reumticos e colagenosos ( a insatisfao do organismo consigo mesmo, se auto agredindo e produzindo anti-corpos autoPICADAS: destrutivos). De insecto, principal remdio das picadas de insectos, ou mordidas de ratos ou qualquer ferida puncttil, penetrante, especialmente na palma das mos e plantas dos ps.

REVOLTADO:
Por no conseguir expressar-se, rebela-se afectivamente, e os seus contedos de dio e raiva, (sentindo-se culpado por este dio e rancor), dimensiona-os para si mesmo, a ponto de imobilizar-se pela

Lilium tigrinum
AMBIVALNCIA INTERNA:
Alternam estados em que so extremamente religiosas, pdicas, beatas, com estados em que so sedutoras, amorais e ninfomanacas. Buscam a salvao na iluso religiosa e perdem a estabilidade emocional nas fantasias erticas.

CONFLITOS:
Entre moralidade e a sexualidade. Fortes sentimentos sexuais e religiosos. Na igreja tm pensamentos sexuais, na discoteca, no clube de dana tm pensamentos religiosos. DOENA: incurvel, acredita que a sua -; e possui uma doena orgnica que ningum entende. Temas: doena, conhecimento.

HISTERISMO:
Sintomas mentais so alternados com os fsicos, principalmente com os uterinos. Adequado s manifestaes em mulheres, sendo especialmente s histricas que sofrem de manifestaes uterinas, cardacas e vrias manifestaes nervosas.

Lilium tigrinum
PTOSE:
O estado da ptose uma chave do remdio. Na realidade podem haver dois estados, um a sensao de ptose sem que ela seja verdadeira.

TRACO:
Para baixo, sensao de -, com presso de peso no tero, como se todo o contedo fosse pressionado para fora da vagina e fosse sair; prolapso uterino, retroverso, fibroma, fluxo amarelo ou castanho, SEXO/RELEGIO: ovrios com edema, prurido vulvar. Efeitos marcantes reprodutores. de manifestaes na mente e nos rgos

Debate-se entre os seus desejos sexuais e o seu desespero pela sua salvao religiosa. A essncia deste medicamento est sintetizada no sintoma desespero pela salvao religiosa alternando com excitao sexual. Manifestam-se na mente e nos rgos reprodutores. Efeitos iniciais relacionados ao aumento da actividade e do instinto sexual.

Lycopodium clavatum
ABANDONA:
Ela foge dos seus prprios filhos.

ANGSTIA:
Quando as outras pessoas se aproxima muito dela, ela sente angstia. No quer falar. Quer estar apenas com as pessoas da sua convivncia. Teme a presena de pessoas estranhas. Quer estar sozinho, mas tendo alguma pessoa dentro de casa.

CEFALEIA: CONFIANA: Quando est com fome e > comendo (Cactus, < aps comer).
Sofre de falta de confiana em si mesmo; perda da confiana em seu prprio poder; falta de poder nas suas foras. O poder para Lycopodium o domnio sobre os outros. Por sentir que no tem poder, sente-se impotente.

Lycopodium clavatum
DITADOR:
Duro com os subordinados e amvel com os superiores. Dcil. Lder autoritrio.

GAGUEJAR:
Com a modalidade que tem Lycopodium de no poder chegar slaba final sobretudo falando.

INDECISO:
Para cima ou para baixo. Se vai ou no vai. Balana como uma folha INSEGURANA: de bananeira, para um lado e para outro, sofre muito para tomar uma deciso. Covarde. tmido.

PBLICO:
Medo de falar em pblico, de fracassar.

Lycopodium clavatum
MENOS VALIA:
Este sentimento de inferioridade, imagem de uma diminuio global psico-biolgica, exalta a sua agressividade modulada por uma inteligncia viva em franca competitividade. Ests sempre empenhado para demonstrar que melhor que os demais. A sua necessidade de ser o melhor provm do seu temor de ser descoberto. o mais orgulhoso e o mais covarde da Matria Mdica. O ponto de partida est na falta de confiana em si mesmo e a sua meta no amor ao poder. Os indivduos Lycopodium trazem como amargura PSRICA a sensao de menos valia e a sensao nostlgica de que um dia j foram maiores e agora so seres insignificantes.

Magnesia carbonica
ABDMNE:
Distendido, pesado e com gases, com clicas dolorosas; > por emisso de gases abundantes e ftidos.

ANGSTIA:
E temor com tremor. o sintoma principal, que tanto Hahnemann como Hering citam.

CRIANAS:
Muito pequenas, muito mexidas e irritadas, que recusam o leite e no o toleram. Tm um cheiro forte e azedo em todo o corpo. DENTES: Gestantes com odontalgia (tambm em China), que relatam a sensao de ter os seus dentes maiores do que a capacidade da boca.

Magnesia carbonica
GESTANTE:
A gestao de uma paciente Magnesia carbonica tende a ser marcada por um grande aumento do volume abdominal, devido extase sangunea neste sector e a produo de gases.

INSNIA:
Com ondas de calor que o fazem destapar-se, logo depois sente frio e volta a tapar-se. ORFS: Medicamento para as crianas adoptadas (remdio usado em TUBERCULOSE: Homeopatia cognitiva para a sensao da orfandade usar 1M). Produz um estado parecido ao da -. O individuo no se recupera, emagrece e os msculos ficam flcidos, como se alguma enfermidade sria estivesse invadindo o organismo.

VIAGEM:
Desejo de viajar, concorda bem com essa inquietude, com o abandono, sentir-se perdido, melhoria pela marcha; o viajar pode ajudar a encontrar-se consigo mesmo.

Mandragora
APARELHO GENITO-URINRIO:
Bexiga frouxa com necessidade frequente de urinar, incontinncia nocturna, ou dificuldade para urinar. A sada abundante da urina melhora a depresso.

MANDRAGORA:
A personalidade retrata a misria humana, a sua confuso, a sua incoerncia, a sua inconstncia, a sua inconsequncia e a sua MAGIA DA PLANTA: irresponsabilidade. Como se estivessem sob o domnio da -. Ora esto entorpecidos (paralisados, dormentes) e anestesiados, ficando indiferentes aos prazer e ao trabalho, ora esto excitados, eufricos, com vises terrveis e fantasmagricas agindo como enlouquecidos.

POSSUDO:
Iluso de estar.

SENSIBILIDADE:
Hipersensveis, histricos, com tendncia a estados hipo manacos

Medorrhinum
ANIMAIS:
Ama os animais ou maltrata-os.

CRESCIMENTO:
Crianas plidas, raquticas e com crescimento deficiente (Baryta c); mentalmente estpida e fraca.

ANTECEDENTES PESSOAIS:
ou hereditrios de blenorragia (gonorreia - infeco gonoccica).

BLENORRAGIA:
Tratada com medicamento supressor, suprimida alopaticamente. CABELOS: Ressecamento escovados. e electricidade dos cabelos; eles no ficam

Medorrhinum
CRIANA:
Dorme em posio de prece de maometana, posio esta que alivia alguns dos seus sintomas, tais como: dispneia, dores de estmago, tosse, etc.

CRNICO:
Para os efeitos constitucionais da blenorragia mal tratada e suprimida; em afeces crnicas femininas (ovarites, salpingites, quistos, fibromas, etc), quando h antecedentes pessoais ou LIMITES: hereditrios de blenorragia. Recusa aceitar limites, por ideologia ou despreocupaes, leva ausncia de referenciais. A patogenesia de Medorrhinum reflecte a psicopatologia deste desvio juvenil actualmente muito frequente.

Medorrhinum
MO:
Acaricia suavemente a cabea da frente para trs, sensao de que uma mo.

MENSTRUAO:
Intensa clica menstrual, causando puxao para os joelhos, com dores terrveis como se fossem de parto, com presso dos ps para suportar, como no parto.

PERNAS:

Intensamente inquieto e constantemente as pernas.

pernas

ps

excitadas.

Treme

TEMPO:
Passa muito lentamente, sensao de que o.

Mercurius solubilis
BARMETRO:
Especialmente sensvel chuva.

BOCA:
Sintomas bucais caractersticos: sialorreia, hlito ftido; lngua flcida e inchada com as impresses dos dentes nas bordas (lngua dentada).

CRIME:
Sofre tormentos sem saber porqu, ele no sabe (iluso de ter cometido um crime). Ento est num circulo vicioso, a iluso do DEVOO: crime que termina por comet-lo. Mercurius pode corresponder quelas pessoas devotadas a uma administrao, a uma associao ou a uma causa a qual se identificam (o que d um sentido sua vida), servindo no contexto de uma hierarquia. Eles encontram a armadura protectora que lhes necessria moralmente e o estimulo indispensvel para lutar contra a sua indolncia, sob pena de perder a sua funo e o seu cargo.

Mercurius solubilis
DIABO:
um diabo e maligno, tanto no adulto como na criana.

GARGANTA:
Faringite, amigdalite aguda ou crnica.

INIMIGO:
Considera todo o mundo seu inimigo (iluses de que todos so OSSOS: inimigos). Dores sseas: por amolecimento de ossos; osteoporose; inflamao dos ossos e peristeo; espessamento do peristeo; > de noite.

PARKINSON:
O melhor medicamento para a enfermidade de.

Mercurius solubilis
SINTOMA DOMINANTE:
Desejo de matar a quem o contradiz ou pessoa que mais ama. A diferena entre o Aurum, que Mercurius mais criminoso do que suicida.

TERMMETRO:
O individuo Mercurius sensvel s mudanas de tempo e de temperatura, como um termmetro a mercrio.

SINTOMA MOTOR:
Impulsivo-agressivo-destrutivo.

Moschus
ASTUTO:
Mente sobre as suas doenas e engana para ter o que quer.

BOCHECHA:
(Geralmente a esquerda) quente e plida e a outra vermelha e sem calor ou fria.

DESMAIO:
O poder do perfume de Moschus capaz de produzir desmaio apenas por cheir-lo principal keynote do seu uso homeoptico: Desmaia facilmente; pela menor excitao; globus hystericus terminando em inconscincia; desmaia enquanto come; durante a menstruao; doena cardaca. Todas as por doenas que desmaiam facilmente como

concomitante (sintomas paralelos doena), podem precisar de Moschus.

Moschus
DOENAS:
Que no seguem o seu curso normal.

FRIO:
Em queixas nervosas onde o paciente se sente muito frio. A sensao de frio pode ser geral ou em partes.

GESTOS:
Cruza as mos, joga e brinca com os botes da sua roupa.

JOGAR: IMPOTNCIA: Brincar, desejo de, com os botes da sua roupa.


Associada a diabetes.

SEXUALIDADE:
Grande aumento do desejo sexual, com prurido insuportvel nos genitais, e dor no pnis; grande eretismo sexual. Impotncia na diabetes. Em mulheres, aumento do desejo sexual mesmo nas

Naja tripudians
CORAO:
Distrbios cardacos; quase um especfico para distrbios valvulares cardacos.

CRIANA:
Transtornos cardacos com poucos ou nenhum sintoma que possam guiar a um medicamento; em crianas.

DEPRESSO:
Intensa depresso de esprito, geralmente acompanhada por dor de DEVER:esta melancolia peculiar (prpria da). cabea; Como se tivesse que realizar um dever e ao mesmo tempo tem um forte impulso a no realiz-lo.

GARGANTA:
Intolerncia aos colarinhos.

Naja tripudians
OLHAR FIXO:
Olhos muito abertos e insensveis luz, midriase pupilar. com arreflexia

PALPITAES AUDIO:
Que surgem ou agravam ao falar em pblico, ao despertar, caminhar, aos esforos, deitando sobre o lado esquerdo, por qualquer excitao, ou por beber vinho. Extrema debilidade cardaca.

PS: VINHO:
Ccegas nos ps. afectado facilmente por um copo ou aperitivo de.

Naja tripudians
REPUXADO:
Sensao de que os rgos esto repuxados uns contra os outros, especialmente ovrio e corao.

SONO:
Posio: impossvel sobre o lado esquerdo.

TRISTE:
Sente-se intil (exclusivo); triste como se tivesse feito tudo mal (exclusivo), decepo de si mesmo, irresoluo.

Natrium carbonicum
ALEGRE:
Mantm a aparncia.

AMVEL:
Muito comunicativo. Mas fechado sobre as suas emoes e mgoas.

ATONIA:
Do sistema digestivo: ele sente-se sempre incomodado, estufado, a roupa incomoda-o, sempre est arrotando (semelhante a Sulphur) COMPANHIA: sem melhora, qualquer coisa que come faz mal. Melhora quando sozinho.

DEBILIDADE GRANDE:
Provocada pelo calor de vero (Antimonium c.); exausto ao menor esforo; propenso a cair depois de uma caminhada; efeitos crnicos da insolao.

Natrium carbonicum
DIVISO:
Sensao de diviso entre ele e os demais (nico remdio) a chave do seu sentimento profundo de abandono e de separao da sua circunstncia: CARBONICUM: sensao de abandono rfo.

ENDURECIMENTO: NATRIUM: Relacionamento (abandono na relao).


Trata de endurecer atravs desse fechamento dos canais da comunicao, atravs do sintoma: sensao de endurecimento do corao.

LINGUAGEM:
Na linguagem tambm mostra essa soluo de descontinuidade: gago, cortado, como tambm a sua lngua (fissurada).

FUTURO:
Sintoma guia, ansiedade pelo futuro.

Natrium carbonicum
IMPRESSIONVEL:
Pelas coisas horrveis.

MASOQUISTA:
Pode se tornar um. Gosta de sofrer, estimular os seus sentimentos.

MEDO: MELHORIA: De gente. Medo dos Homens (Pulsatilla).


Pelo trabalho mental.

PERDA DE UNIO:
E da capacidade de compartilhar com os demais, com a natureza e consigo mais. Perda essa, devido aos excessos afectivos e falta de limites e de harmonia no plano sentimental.

ROSTO PLIDO:
Com anis azulados em torno dos olhos; plpebras inchadas; catarro; muco na garganta e coanos posteriores; pigarreio constante

Natrum muriaticum
AFECTO:
No exterioriza o seu trauma de amor, chora escondido.

AMOR:
Padece a mortificao de um pesar sem fim. A decepo de amor ou qualquer forma de decepo, mesmo passada, como reaco de impacto pela perda afectiva; os desacordos entre pais e amigos, ou entre superior e subordinado pela idealizao das suas relaes, com respeito e venerao pelos que o rodeiam.

AMORES IMPOSSVEIS:
Fantasia sobre relacionamentos afectivos. Enamora-se por pessoas inatingveis.

PASSADO:
uma criana que vive no passado, volta sempre atrs: me, voc no me deu aquela ma quando eu pedi; no me deu carinho naquele dia. S que isso no verbalizado, s acontece interiormente, uma conversa que ele mantm consigo mesmo

Natrum muriaticum
FACE PLIDA:
E envelhecida, lembrando Lycopodium. Afectuoso porm no aceita carcias. Muito comum em crianas que viram a cara ao receber um beijo da me, ou mesmo o seio para mamar, desde pequena no aceita a dependncia.

FEZES:
Como se fossem de cabra, secas, com grande dor ao evacuar, porque tambm o intestino ressecado, como as mucosas: constrio que impede de evacuar.

Nitric acid
DESEJOS:
De coisas no comestveis: cal, terra, gesso, carvo, giz, etc.

DISCUSSO:
justia., luta. Ansiedade como se estivesse envolvido num processo jurdico inquietante ou numa disputa.

LUTAR:
Brigar, nunca usando meios fsicos.

ESTMAGO:

lceras lbios, lngua, garganta, olhos, nariz, uretra, genitais e nus. No s se ulceram como escoriam, sangram e produzem um mal odor.

VERRUGAS:
Finas e compridas no pescoo.

Nitric acid
DIO:
Guarda um intenso dio para com as pessoas que o tm ofendido. No perdoa, no se comove, nem modifica a sua atitude perante nenhuma explicao, desculpa ou tentativa de aproximao. rancoroso e tem desejos de se vingar; duro, inexorvel, cruel e desconfiado. Em contraposio a esta atitude pode ser muito compassivo dor alheia e ainda afectuoso e doce.

RANCOROSO:
E vingativo: guarda mgoa para com as pessoas que lhe ofendem, no perdoa e por mais desculpas que receba no se comove.

TEIMOSO:

Treme enquanto briga; ataques de fria com blasfmias e maldies; mau humor, indiferente a desculpas. Temas: raiva, ofensivo, ressentimento, obstinado, luta.

Nux vomica
ALTERNNCIA:
Entre a maior ternura e a maior violncia. Num momento chora pela dor do amigo, noutro manda matar o desafecto.

JUSTIA:
A dignidade, o sentido do que correcto e incorrecto est muito marcado neste remdio, e isso no s para si prprio como para o seu entorno. No suporta as injustias. Exagerada ao mundo circunstancial, ofende-se com muita facilidade, ferido em sua honra e amor prprio pelas injustias que no perdoa.

Nux vomica
IRRITABILIDADE:
Perfeccionista, disposio pequenos problemas. raivosa, e preocupao ansiosa por

PAVIO CURTO:
Uma pequena situao, como uma maaneta cuja fechadura no abre uma gaveta, motivo suficiente para ficar irritado, procurar um culpado para tal situao contrria e colocar para fora a sua raiva.

TRADE PSICOLGICA:
Hipersensibilidade, o nervosismo e friorento.

QUARTETO PSICOLGICO:
Afectuoso, ciumento, colrico e impulsivo.

Opium
BEM-ESTAR E FELICIDADE:
Sensao de. Muda para manifestaes de irritabilidade, insnia, convulses, trocando hipersensibilidade. nervosismo e anestesia por

DOR:
Ausncia de dor em transtornos habitualmente dolorosos, por exemplo: fracturas ou feridas cortantes. Ausncia de reaco: insensibilidade (desligado das coisas e de tudo), por um lado insensibilidade e inconstncia, por outro lado falta de reaco vital com desaparecimento de sensibilidade aos medicamentos.

Opium
EMBRIAGADO:
Estado de embriaguez, com estupor; como se houvesse fumo no crebro.

ESTADO DE PAZ:
E tranquilidade numa boa, fora da realidade, perdendo a noo daquilo que se passa ao redor.

SENSIBILIDADE::
Uma picada de agulha, no sente dor. Leva um murro no brao e o adversrio no lhe percebe sofrimento. Corta o brao, o sangue corre e no sente dor.

SONO:
Letrgico comatoso, respirao estertorosa, ronca e dorme durante a febre, coma, no consegue despertar-se bem, tem sono, mas no consegue dormir.

Opium
FORMIGAMENTO:
Anestesia pelo corpo, sensao de.

INSENSIBILIDADE:
A pessoa torna-se insensvel dor e ao sofrimento alheio, sem compaixo ou sentimentos fraternos.

SENILIDADE:
Precoce.

Palladium
ADULAR/BAJULAR:
Os indivduos de Palladium necessitam de adulao a todo o instante. o remdio daquele que gosta de bajulao (graxa), que precisa de aplauso. Tem necessidade de companheirismo.

APARNCIA:

Sacrifcios pela aparncia, Comem pepino e arrotam caviar.

APROVAO: ARTIFICIAL: RANZINAS:

Gosta muito de.

Vive papeis, parece que tem uma mscara na cara.

Se no recebem aplausos, as pessoas ao seu redor so chatas, no prestam.

DINHEIRO:

A relao de Palladium com o dinheiro no directa: somente ambiciona adulaes e dignidades. No o dinheiro.

Palladium
ATENO:
Fome de ateno: busca incessamente chamar a ateno das pessoas que esto no seu ambiente, no sentido de colher destas sempre aplausos, reconhecimento, palavras de elogio. Caso isto no ocorra, sentir-se- diminuido, vexado, humilhado, mesmo que no tenha sido vaiado ou recusado socialmente, bastando a indiferena para que Palladium se mortifique, puna-se e sinta-se insultado e menosprezado.

BRILHO, DESTAQUE, RECONHECIMENTO:


Excitao mental em sociedade com desejo de brilhar.

DESTAQUE:
Capaz de qualquer sacrifcio para destacar-se e aparecer, podendo buscar muitas vezes um ambiente onde possa reinar na sua grandeza. Mesmo que para isso seja necessrio descer alguns degraus na escala social; contando que se sinta reconhecido pelas pessoas que esto ao seu redor.

Petroleum
AMBIO:
muito pequena e no deseja trabalhar. Empreende vrias coisas e no persevera em nada.

CORAO:
Sente uma pedra fria no corao.

COVARDE/VALENTO:
Covarde se no est estimulado pela bebida e valento depois de beber.

DOENAS GRAVES:
Indicado para as formas graves de doenas que no conseguem exteriorizar-se para a pele ou para as condies que no melhoram quando a erupo desapareceu.

Petroleum
DOMINIO DE SI, FALTA:
Sendo capaz de cometer loucuras que sero mais exuberantes se estiverem junto da bebida.

DUPLO:
Pensa que outra pessoa est deitada ao lado dele, ou um membro do seu corpo duplo.

FALA:
Ele no sabe parar de falar sobre um assunto.

ILUSO:
Que tem 3 braos; que 2 bebs esto na cama com ele; que o corpo est dividido; que tem um corpo triplo; que um dos seus membros duplo; que tem 3 pernas; que algum est deitado com ele; que 3 pessoas; que algum caminha ao seu lado.

Petroleum
PELE:
Afeces na pele. Prurido, queimante, carne viva, sangramento.

MAL-ESTAR:
Com nuseas, quando viaja de carro. Isto ocorre por falta de acomodao de um problema visual, ao focar os olhos nas ondas do mar com o barco em movimento ou quando passam objectos; o paciente ficar aliviado num quarto escuro.

PERNA:
Sensao de uma terceira perna que no consegue manter quieta.

Phosphoricum acid
CABEA:
Vazio na cabea. Sente um completo vazio na cabea e cansao nas pernas como se no tivesse dormido o suficiente depois de uma festa.

CABELOS:
Queda de os cabelos tornam-se grisalhos (Lycopodium, Sepia).

CRIANAS:
Dificuldade de aprendizagem, de concentrao, memria dbil, hiperactividade.

DEBILIDADE:
< de manh ao levantar-se, depois de comer, por ejaculaes, pelo menor esforo e em mulheres que amamentam.

Phosphoricum acid
DECEPES:
um dos medicamentos mais importantes nas consequncias mentais e fsicas das noxas emocionais provocadas por decepes, sustos, penas, clera com tristeza silenciosa, preocupaes, amor no correspondido, nostalgia, mortificaes, excessos sexuais e masturbao.

MGOA:
Transtornos por mgoa, abuso de drogas, perda de fluido vital, aps doenas, excessos sexuais.

OSTEOPOROSE:
Descalcificaes sseas, osteopenia, cries sseas e dentrias.

SEXUALIDADE:
Impotncia sexual masculina por problemas emocionais, por excessos sexuais, por ejaculaes repetidas, por masturbao e em diabetes.

Phosphorus
ABRAA:
E beija todas as pessoas.

AMOR UNIVERSAL:
Phosphorus simboliza o amor no nvel mais alto, aquele amor que transcende o fsico e abrange toda a multidimensionalidade dos seres.

AUDIO:
Como sintoma notvel, que h uma surdez muito peculiar e a de que no distingue as modulaes da voz humana, todo o falar lhe parece igual.

CHAMA:
Que se acende e, imediatamente se apaga. Acende rapidamente, entra em combusto, queima-se e esgota-se.

Phosphorus
COMPASSIVIDADE:
E comunicao afectiva com o mundo, sofrendo e sentindo com grande sensibilidade, sendo um grande compassivo que d afecto, mesmo sem receb-lo.

COMPASSIVO:
Phosphorus no se mortifica pelo mundo que no fundo ama e identifica-se no sentido csmico. Sofre sim por penas, pois um grande compassivo.

COMUNICAO:
Necessidade de -. Quando chega na sua casa e, se no tiver ningum, vai para a rua falar com os vizinhos ou liga a televiso, o rdio, agindo como se a televiso fosse uma pessoa que o acompanha; telefona para os amigos.

Phosphorus
DELGADOS:
Tuberculnicos; comem muito e no engordam. Tendncia a crescer em altura, de dimetros transversais diminudos. Altos, fracos, de trax estreito. Nervosos, excitados. Crescem rapidamente com tendncia a inclinar os ombros.

ENERGIAS:
No tem controle das suas energias, sob nenhum ponto de vista.

INTELIGNCIA:
inteligente, rpido, perceptivo, curioso, imaginativo, intuitivo, criativo, mas distrado e desatento porque a mnima excitao desconcentra-o, como queima rapidamente as suas energias, necessitando de repouso, sonho ou alimentao para reposio. O seu sentido de ordem adequa-se mais aos valores da beleza e da harmonia do que meticulosidade.

Phosphorus
INTELIGNCIA:
Viva, sensvel, artista, protector, afectuoso, muito conectado, muito atento e rpido.

OSCILA:
Entre a excitao, a veemncia, a clera, a raiva, o afecto, a paixo e a depresso, a apatia e a indiferena.

SENSIBILIDADE:
Medicamento dos que tm a veia artistica.

Phytolacca decandra
CANCRO:
Um dos principais medicamentos para cancro de seio, principalmente quando este se originou de mastite mal curada ou suprimida por medicamentos qumicos durante a amamentao.

DENTES:
Desejo irresistvel de apertar os dentes (durante a dentio: Podophylum). Lngua dolorosa, como em carne viva, com vesiculas sobre os lados e bordos vermelhos (Rhus t., Sulphur). Mordedores da Matria Mdica, sempre mordendo a eles prprios. Em crianas, dentio difcil com choro, inquietude e diarreia, que > mordendo coisas duras.

Phytolacca decandra
INDIFERENA:
Gera perda de apetite, no sendo possvel persuadi-lo, de modo algum, a se alimentar, seja ele adulto ou criana. Desligado de tudo que o rodeia, sente muita melancolia e fica nervoso ao trabalho, qualquer que seja, do mais simples ao mais complexo e intelectual.

GLNDULAS:
Remdio glandular.

Phytolacca decandra
SEIOS:
Ficam to doloridos que quando a me amamenta a criana, ela quase tem espasmos com dor estendendo-se para baixo nas costas e membros e por todo o corpo. Mamilos feridos e fissurados. A dor comea no mamilo e irradia-se para o corpo todo. Sente os mamilos como um tijolo, granulosos e nodulares. seio duro como pedra, dolorida. Seios endurecidos. Abcesso mamrio: pus. lceras grandes e doloridas, fistulosas que se abrem, com descarga de um pus ftido e aquoso. Seios. Muitos ndulos dos seios foram curados com 1 dose de 100M na lua decrescente.

PARTIDAS:
Provoca uma tenso e presso bastantes peculiares nas partidas; que pode ser um indicativo importante para o uso deste remdio mesmo em casos de reumatismo crnico. Casos de reumatismo das articulaes com aumento das glndulas partidas e gnglios submaxilares.

Phytolacca decandra
PUDOR:
Desnuda-se em pblico sem constrangimento (Hyosciamus).

SEIO:
Mostra uma tendncia precoce ao endurecimento, cheio, ptreo, duro e dolorido, especialmente quando a supurao inevitvel; quando a criana est sendo amamentada, as dores vo do mamilo para todo o corpo (irradiam-se para as costas: Crot-t; para o tero: Pulsatilla, Silicea).

Platina
ABANDONADA:
Pensa ser deixada totalmente abandonada, ser deixada sua prpria sorte e de ficar solitria no mundo.

AMBIO:
Platina interessa-lhe o dinheiro para a ostentao, para dar uma base material sua altivez e desprezo. Por essa razo tem uma ambio exagerada; ambio por todos os meios.

DECEPO:
A psicognese de todas as suas misrias tem como ponto inicial a decepo.

ESTRANHOS:
Mulheres jovens cuja necessidade de originalidade acompanhada do gosto pelo estranho e pelo mrbido alm de um desejo de se dar e de se crer uma personalidade excepcional.

Platina
HOMOSSEXUALIDADE:
Desejo de se gratificar e querer ter todo o prazer possvel, tanto na heterossexualidade quanto na homossexualidade. Medicamento mais destacado do Repertrio Homeoptico para a homosexualidade, tanto a feminina como a masculina (Lachesis; Natrium bromatum: ter medo do sexo oposto).

HUMOR:
Mal humorado durante muito tempo, pelo mais leve aborrecimento, somente fala quando obrigado a faz-lo, extremamente indelicado, rude e brigo.

ILUSO:
Que ela tem sangue real, iluso de superioridade.

POSE:
Pessoa que vive com o nariz empinado.

Platina
SENSAO:
De que as pessoas tenham como obrigao servi-la; tudo aquilo que voc fizer de bom para a PLATINA, nada mais fez do que a obrigao hierrquica de servir bem a nobreza, pois os pequenos s servem mesmo para servir os grandes. De que todas as pessoas tanto fsica, quanto mentalmente, lhe parecem inferiores. De que o seu corpo maior e de que os objectos e as demais pessoas so menores, delrio.

REI:
Carrega o rei na barriga.

SUPERIOR:
Todos os demais esto sua volta para servi-la.

Platina
NOSTALGIA:
Angstia nostlgica com a sensao de estar longe do seu verdadeiro lar, exilada neste planeta sem-vergonha, com uma gente to inferior.

ORGULHO:
Classicamente conhecido como o medicamento do orgulho.

SUPERIORIDADE:
Sensao de superioridade, mesmo em circunstncias da vida, em que tenha de servir nunca perde o seu ar de superioridade e o seu olhar de revolta e indignao por ter que se submeter a to injustiada e inadequada tarefa, exercendo com dio e rancor essa situao, inconformada com os actos de servido.

SEXUALIDADE EXARCEBADA:
Sexa o mdico, o dentista, o advogado, durante a consulta.

Plumbum metallicum
ABDMEN:
Como se as paredes abdominais fossem puxadas para dentro, como se o abdmen e as costas estivessem juntas. Como se o abdmen fosse puxado para a coluna vertebral por um corda (Platina).

CLICAS:
Violentas que se irradiam a todas as partes do corpo, sobretudo desde o umbigo ou ao seu redor, com retraco do mesmo, obrigando o paciente a esticar-se. > pela presso.

DENTES:
Afrouxam e caem. Range os dentes. Gengivas inchadas, plidas, com o bordo perto do dente como uma linha azulada ou prpura ( a marca do saturnismo intoxicao pelo chumbo). Ndulos duros e dolorosos nas gengivas.

Plumbum metallicum
EMAGRECIMENTO:
Emagrecimento extremo com anemia e grande fraqueza; das partes paralisadas, seguido de inchao. Atrofia muscular; por esclerose medular. Outra das suas grandes indicaes o emagrecimento das partes afectadas.

HISTERIA:
ESTADO HISTRICO crnico com uma inclinao para enganar, trapacear e fingir-se doente. Tendncia a exagerar os seus males e fingir doena, desmaiando ao entrar num quarto onde perceba que existe muita gente.

UMBIGO:
Parece colar na coluna vertebral + intensa retraco do abdmen + clica violenta, tendncia a inclinar-se para trs.

Plumbum metallicum
LENTIDO:
Da actividade nervosa que chega paralisia. Tudo no organismo fica diminuido em velocidade: os nervos + msculos, no transmitem a sua mensagem, ficam vagarosos e preguiosos, inicialmente paresia e aps paralisia, local e depois em todo o corpo; nas doenas agudas existe hiperestesia e nas crnicas anestesia da pele. Kent assinala tambm um estado histrico crnico, com uma inclinao para enganar, para se fingir de doente, para exagerar a sua doena.

MEMRIA:
Perda de memria tal, que enquanto que falava era frequentemente incapaz de encontrar a palavra adequada.

Psorinum
ASMA:
Quando tem um ataque de asma, dramatiza a sua desesperana ficando deitado com os braos separados do corpo. Parece crucificado, porque assim deitado com os braos em cruz melhora a sua dispneia.

BANHO:
No tolera tomar, sendo o exemplo do sujo da Matria Mdica (Sulphur)

COMICHO:
Prurido psquico, levando a um consumo orgnico de uma mente sofredora, repleta de preocupaes e ideias fixas.

COMICHO MENTAL:
Esprito atordoado, uma mente ansiosa que traz um desassossego, pensando dia e noite nos seus negcios, problemas, preocupando-se por antecipao com a sua sade.

Psorinum
DESESPERANA:
um dos mais desesperanados da Matria Mdica; sempre triste (alegre nunca), os seus negcios prosperam, porm ele teme a pobreza (temor de pobreza); desespero da salvao da sua alma.

FACE:
Parece suja como se no tivesse sido lavada (Sulphur).

ODOR:
Cheira mal, podre. Cheiro de carne podre. Repugnante (ofensivo) em todas as suas secrees, eructos com cheiro de ovo podre, mau odor nos genitais, matria fecal terrivelmente mal cheirosa e s est contente quando retm a sua matria fecal.

LUZ:
Fagulhas (chispas) ardentes nos seus olhos, como consequncia desta luz que ele evita. Fotofobia, caminha com os olhos voltados para o solo por sua grande fotofobia.

Psorinum
PELE:
Aparncia suja, oleosa. Coa at sangrar. Erupes de qualquer espcie: eczema, acne, psorase. Seca ou gordurosa, eczemas com a particularidade de que as suas supuraes alternam com cefaleia, tosse, rinite, asma e humor. Quando a pele melhora, tais sintomas fsicos agravam e vice-versa.

Pulsatilla
ABANDONO:
a palavra que define Pulsatiila. S o afecto pode acalmar essa sensao to angustiosa.

SENSIBILIDADE:
Devido grande expectativa que tem em relao s outras pessoas so extremamente sensveis, chorando com extrema facilidade. Na consulta mdica no consegue falar dos seus problemas pessoais sem chorar. A justificativa para esta postura de PULSATILLA, est no facto de que, no fundo, sabem que o choro comove as pessoas, atrai o consolo e acabam ganhando o colinho, que de grande valor para a sua angstia de abandonada.

AFECTO:
Imaturidade em relao ao afecto. Dificuldade em reter o amor, como se o amor fosse areia que lhe escapasse pelos vo dos dedos (estados contraditrios, alternantes, variabilidade de sintomas, tudo muda).

Pulsatilla
BARBIE:
Pulsatilla a Barbie da MM.

CANGURU:
Homens ou mulheres que no casam e ficam permanentemente ligados figura materna no tendo coragem de tomar uma atitude de independncia.

CHARME:
Atira o charme ou encantos, sorrisos, alternando com pranto ou vice-versa.

CONFIANA:
Falta de confiana em si mesma.

Pulsatilla
DINHEIRO:
Ter dinheiro significa o mesmo que ter independncia, seria um meio dela vencer a sua dependncia afectiva. Desesperada, trabalhando para ganhar dinheiro para fazer o que quer, para a sua auto-suficincia. Parece ser que h uma dependncia que acredita que com o dinheiro superar.

EFEMINADOS:
Observar meninos ou homens adultos Pulsatilla que podero apresentar traos femininos dependendo do grau da sua patogenesia adquirida ou herdada.

Pyrogenum
CALAFRIOS:
Que comeam nas costas, entre as omoplatas, generalizados, nos ossos e extremidades, iniciando as febres spticas, com febre de aparecimento brusco e rpida e com averso a destapar-se.

DELRIO:
Que figura como Durante a sepsis, que no se deve confundir com durante a febre, pois esto cobertos por vrios medicamentos (Belladonna).

FEBRE:
Inquietude durante a febre; inquietude durante o calor; inquietude durante a dor de cabea; responde e cai outra vez no torpor; loquacidade durante a febre; fala consigo mesmo.

LOQUAZ:
Agitado, delirante: loquacidade, pensa e fala mais rpido que habitualmente, sobretudo durante a febre.

Pyrogenum
ODOR:
Cadavrico, urina muito escassa, amarela, turva com sedimento vermelho e, como tudo mais que secretado por este individuo tem odor cadavrico. Ptrido emanado do corpo pelas secrees.

PARTO:
Usado em sepsis aps parto com a placenta retida.

RIQUEZA:
Iluses de riqueza, cr ser um homem rico e no banco tem uma importante quantia de dinheiro. Este sintoma um dos ltimos a abandon-lo, o que faz pensar que o dinheiro em Pyrogenum, como moribundo que , o nico com que cr poder contar, pois o seu corpo quase no existe mais.

Pyrogenum
SENSAES:
Aumento da hipersensibilidade sensorial e da percepo multidimensional na medida em que os sintomas da septicemia vose tornando mais exacerbados e o doente se aproxima da morte.

SEPTICEMIA:
o medicamento mais usado para a septicemia, ou febres com infeco e com degenerao dos tecidos. Muito usado aps infeco provocada por cateter ou instrumento cirrgico. Estado sptico grave com grande agitao, move-se sem cessar, deseja continuamente mudar de lugar porque a parte do corpo pelo qual se apoia lhe produz a sensao dolorosa de esmagamento.

Rhus toxicodendron
AGITAO:
Ansiosa, pessoa inquieta, levanta-se da cama e caminha ao ar livre, muda constantemente de posio. trabalhador e esforado; s vezes esfora-se tanto que fica paralisado: por esforos fsicos, por partos difceis, por humedecer-se e por excessos sexuais.

ANSIEDADE:
Inexpressvel, profunda e visceral: no peito, corao e estmago.

ARTICULAES:
Toda a sua enfermidade se localiza nas suas articulaes reumatismo - > movendo-se.

CONTROLE:
Quer tudo sobre o seu

Rhus toxicodendron
CULPA:
Sente-se culpado porque sente que no ganha o suficiente e que no merece o que ganha e sente como se tivesse cometido um crime.

LER:
Principal remdio para leso do esforo repetitivo.

SUPERVISOR:
Perfeio nos outros e nas coisas, procura, pois psoricamente perdeu a sua perfeio. Graas a isto considerado o supervisor da Matria Mdica. Inspecciona, gerencia tudo equivocadamente; est procura no outro aquilo que perdeu dentro de si mesmo.

TRABALHO:
Trabalha para dormir e acorda para trabalhar.

Rhus toxicodendron
TORCER:
Transtornos por torcer, ou estirar uma parte isolada ou tendo (Calcarea c., Nux vomica); por carregar peso excessivo, particularmente por se estirar para cima para alcanar coisas em lugares altos; deitar-se em cho hmido; excessos de banhos no vero em lago ou rio.

IDEIAS:
Ele pode controlar o fluxo de ideias, pela sua vontade, seguir ininterruptamente qualquer srie de pensamentos que escolha, sem se atrapalhar com outros pensamentos. Temas: conhecimento, organizao.

TRABALHADOR:
Com obstinao e dedicao. Mania de trabalhar.

Ruta graveolens
CANSAO:
Sensao de esgotamento geral; membros inferiores que parecem incapazes de sustent-lo porque os quadris e os msculos parecemlhe dbeis (Phosphorus, Conium); as pernas fraquejam ao levantarse da posio sentado, ou ao sentar-se depois de caminhar, ainda que num curto trecho.

FOTOMANIA:
Um sintoma peculiar e paradoxal que a fotomania; pois o esperado que os indivduos que esto adoecidos nos olhos tenham averso aos estmulos luminosos, entretanto RUTA, ao contrrio busca a luz.

INVEJA:
A inquietude lembra a ansiedade do invejoso que passa mal com a vista do bem estar do outro. O invejoso sente-se vontade apenas com o infortnio alheio. Assim todos os esforos por satisfazer um invejoso so em vo, assim como o descontentamento e a insatisfao consigo mesmo do individuo RUTA so insolveis. O mais invejoso da MM.

Ruta graveolens
INFLEXIBILIDADE:
Mental, emocional e fsica.

LIGAMENTOS:
Tanto RUTA como Rhus t. actuam mais nas contuses do osso e peristeo, muito ligada s leses ortopdicas: fracturas, entorses, luxaes, leses de ligamentos e tendes.

MEDO:
De cancro, de doena cardaca, do demnio, da gua, da morte, de perder a conscincia, de algo terrvel que lhe possa acontecer, da altura. De cobras,. Agorafobia, claustrofobia.

NODOSIDADES:
Tem tendncia formao de depsitos, nodosidades em tendes, ao redor das articulaes e no peristeo.

Ruta graveolens
OLHOS:
A fixao prolongada dos olhos num trabalho minucioso (costureira, desenhador, digitador de computador, etc.) produz essa alterao da musculatura do globo ocular com dor, sensao de que as letras esto andando e lacrimejando. O individuo RUTA, equivocadamente, adoece nos olhos fazendo conjuntivite, cataratas, hemorragias, inchaos, inflamaes, lceras na crnea, transformando-se assim, pela lei da similitude em medicamento de grande eficcia para as patologias oftlmicas.

SENSAO:
De machucado, fadiga dolorosa, em todo o corpo, como depois de queda, mas mais marcante em membros e articulaes.

Sarsaparilla
ALFINETES:
Sensao de alfinetes introduzidos na lngua.

AUTO-MUTILAO:
Pessoas com tendncia a se automutilarem com prazer sdico.

PEARCING:
Jovens que sentem atraco por agulhas, alfinetes ou objectos pontiagudos na lngua, principalmente, e em outras partes do corpo.

PELE:
Secura. Manifesta desde o incio a sua m nutrio por sintomas de secura, de perda de elasticidade: enruguece, disseca, racha, muito frequentemente, sendo sintomas principais do remdio, e que devem fazer pensar tanto quanto em Graphites ou Petroleum. Verrugas das mos, dedos e sobre as articulaes.

Sarsaparilla
REUMATISMO:
Intoxicados pelos dejectos da nutrio, tero uma ditese reumatismal, que no fundo no seno uma decantao de toxinas nas serosas articulares, ligamentos, tecidos fibrosos e msculos.

RINS E LITASE:
Os dois focos de maior significncia clnica de SARSAPARILLA: os rins, onde h litase, e as articulaes e tecido conjuntivo vascular que so acometidos por reumatismo.

RINS:
Clculos infantis, por crises nas crianas quando urinam, e pelo aparecimento de areia nas fraldas da criana, quando a urina secou.

Sarsaparilla
SIFILIS HEREDITRIA:
til nas sfilis hereditrias e doentes multi-miasmticos.

TATUAGENS:
Pessoas que tm propenso para o uso de tatuagens, andar em tribos ou grupos, uso de lcool, drogas, cigarros, sexo depravado, auto-destrutividade.

URINA:
Fica na posio erecta para urinar, tem a sensao de um repuxo ao longo da uretra. Sarsaparilla corresponde pois aos fenmenos de cistite, frequentemente calculosa ou infecciosa, pielonefrite, certas formas de colibaciloses ou blenorragias.

Sepia
AFECTO:
Anestesia afectiva: indiferena a pessoas amadas; aos seus filhos; parentes; averso a membros da famlia; ao marido; aos negcios; averso companhia; evita ver gente; permanece deitada de olhos fechados. Indiferena afectiva uma das grandes caractersticas de Sepia Eu sinto que eu deveria amar melhor os meus filhos, o meu marido, o meu interior e, no obstante meu desejo, eu no pude viver estes sentimentos como eu gostaria.

AMOR:
Congelada para o amor.

CASAMENTO:
Sepia chega a casar, ter filhos, mas nunca se satisfaz com o amor porque nela o amor est congelado, ainda que o marido seja extremamente apaixonado por ela.

Sepia
ESPOSO:
O ncleo central de Sepia a sua indiferena afectiva, sobretudo em relao ao seu marido, em quem projecta os seus reclamos de inveja castradora.

SOLTEIRA ACTIVA:
Se solteira, pode livrar-se deste fardo (casamento) para se lanar em actividades do tipo altrusta e isto pode ser uma excelente sublimao das suas insatisfaes: sindicalismo, assistncia social, profisses que cuidem dos outros. mesmo tal evoluo pode levar a um carcter auto-destrutivo e masoquista.

TRABALHO:
Sepia trabalha exaustivamente para compensar a sua incapacidade de amar.

Sepia
SEXO:
Averso ao sexo, piora com as mudanas hormonais. Inabilidade para ter orgasmos. Frigidez. Fraca sexualidade (frigidez na mulher e impotncia no homem) ou homossexualidade em ambos.

FAMLIA:
Indiferena sua famlia e aos que mais ama.

TERO:
Prolapso do tero, sensao de bola descendo pela vagina que > ao sentar com as pernas cruzadas.

Silicea
AGULHAS:
Iluses sobre agulhas, v agulhas, junta e conta agulhas.

ASSIMILAO:
M assimilao e nutrio deficiente.

CABEA GRANDE:
Cabea grande, fontanelas abertas, crianas raquticas.

COSTAS:
Doenas dos ossos da coluna. Escoliose. Curvaturas. Cries.

CRIANAS:
Com cabea grande, fracas, magras e pequenas, que se constipam facilmente, com retardo para caminhar, anorxicas com perodos de grande apetite e com pouca assimilao.

Silicea
DESENVOLVIMENTO:
Lento e devagar para aprender a andar e falar.

LUZ:
Como o mineral silcio, esta personalidade concentra muita luz, amor e energia. Apesar de pouco alimento que ingere ou do pouco carinho que recebe, ela consegue absorver, sintetizar e assimilar o mnimo para a sua sobrevivncia fsica e afectiva, embora seja um desmineralizado e sofra da sindrome do abandono.

FORA VITAL:
Caracteriza-se pela falta de fora (calor vital), debilidade, medos, falta de confiana.

MAGREZA:
Indivduo magro, msculos pouco desenvolvidos, estrutura ssea frgil, calcificao insuficiente ou anrquica, tendncia ao encurvamento.

Silicea
M NUTRIO AFECTIVA:
Sndrome do abandono, bebes hospitalizados, plidos e moles, doces e atnicos. Hipersensveis aos rudos, alimentando-se pouco e desenvolvendo um grande abdmen, com olhar doce e distante, s vezes vazio, que no tem a presena corporal e o calor afectivo da me, de uma relao individual.

UNHAS:
Manchas brancas e frgeis.

METICULOSIDADE:
Exagerada, fazendo e planeando as coisas de tal forma que nunca falhar, uma vez colocada em prtica, vai avanando com resoluo e inteligncia at super-lo de forma brilhante (mesmo que pense que no vai dar certo).

Staphysagria
ARNICA DO PSIQUISMO:
Revolta no accionada: antes de tudo a o medicamento do stress difcil de absorver porque gerador de revolta no accionada, de vexao sem defesa, de humilhao sem revanche, que ajuda a absorver as equimoses da alma. Tanto que pode ter indicao nas sequelas cirrgicas de intervenes muito cortantes (prostatectomia, histrectomia) cujo significado de amputao sexual evidente.

APRISIONADAS:
Palavras esto, dentro dela e no podem sair.

APUNHALADA:
Sensao de que um dia j foi.

Staphisagria
INDIGNAO:
Indigna-se com a maior energia desde que algum lhe faa uma bagatela que parea injusta; corri-se e irrita-se com uma facilidade excessiva pelo menor erro ou menor gaffe feita por ele mesmo ou por outra pessoa.

OFENSA:
o caso de um indivduo que sofre uma ofensa muito grande, mas no reage porque muito digno e vai para casa sentindo-se muito mal, com dores no corpo e com tremores e depois pode adoecer.

Staphisagria
CIRURGIA:
Pode ser usado em tratamento de 1 nvel pelos cirurgies, nos ferimentos incisos, nas cirurgias abdominais especialmente quando o paciente tem muita dor no ps-operatrio. No s para tratamentos incisos como tambm para as punes e para ferimentos com objectos pontiagudos (Ledum).

DENTES PRETOS:
Indicadores de raiva reprimida. Apodrecem e vo caindo manchados de preto. em pedacinhos, dentes pretos ou

PAI:
Muitos pacientes homens tm muitas vezes uma problemtica muito grande com o seu pai.

Staphisagria
TRANSTORNOS POR:
Por Por Por Por Por Por indignao, mortificao, desapontamentos romnticos. clera, por mgoa (pena). clera com indignao. clera por pena silenciosa. clera reprimida. excesso sexual.

Por excessos sexuais, por excitao sexual, arrependimento depois de masturbao, esquecimento depois de excessos sexuais, insanidade por excessos sexuais, tristeza depois do coito, irritabilidade depois do coito.

DESBLOQUEADOR:
Medicamento da represso impossvel (de qualquer origem), que desbloqueia uma situao de conflito ou evita uma patologia de deslocamento psicossomtica.

Staphisagria
ENGOLE:
Continuadamente ao falar, demonstrando simbolicamente quantas vezes na vida engole os seus problemas.

PASSADO:
Vive pensando nos acontecimentos sexuais do passado.

SENSIBILIDADE:
Muito sensvel, menor impresso; o maior comentrio que lhe parea errado magoa-a muito.

PROSTITUIO:
Casos de excesso sexual por prostituio onde a pessoa est numa situao contra a sua vontade, o que gera revolta, indignao, dio, ressentimento e mgoas no expressas.

Stramonium
ALUCINAES:
Auditivas podem produzir-se, tanto quanto a visuais.

CIMES:
So pesados para ele, j que sente que a sua mulher lhe infiel, acusando-a de infidelidade.

CONVULSIVOS:
Movimentos; localizados ou generalizados, pela viso de objectos brilhantes, da gua que corre. Um lado paralisado, o outro convulsivo.

DESCONFIADO, TRADO:
Ele apresenta muitas fantasias estranhas, como imaginando que a sua esposa tenha amantes escondidos atrs do fogo.

Stramonium
GARGANTA:
O poder convulsivo vai-se manifestar na garganta e vias respiratrias de uma forma intensa. O espasmo da garganta muito intenso em Stramonium, secura das mucosas, prprias das solanceas, muito marcada.

GENITAIS:
Mos constantemente nos genitais (Hyosciamus).

HIDROFOBIA:
Mania, delrio violento e delirium tremens, epilepsia, coreia, grande nmero de alucinaes e medos. No o medo vago de ACONITUM, mas algo mais concreto; medo de objectos imaginariamente vistos; e curiosamente vistos mais ao seu lado que sua frente.

Stramonium
RELIGIOSIDADE:
Mania de religio, olhar devoto, reza, inquieto noite, fala inspirado, cantando o desespero da sua salvao.

ROSTO:
Rosto vermelho e quente (s as bochechas) com mos e ps frios. Desejo de luz e companhia; quer que se lhe pegue nas mos. Medo da gua e averso pelos lquidos (hidrofobia), como Belladonna e Lyssinum.

VIOLNCIA:
um dos medicamentos mais violentos da Matria Mdica.

SONOLENTO:
Mas no consegue dormir (Belladonna, Chamomilla, Opium).

Sulphur
ANSIEDADE:
De conscincia e ansiedade pela sua salvao, caminham juntos, sente-se culpado e pensa em salvar-se ao mesmo tempo, fsica e espiritualmente.

ACTIVIDADES INTELECTUAIS:
Hipervaloriza as actividades actividades do quotidiano. intelectuais e desvaloriza as

BANHO:
Averso ao; mas quando esto-se banhando, brincam com a gua durante horas.

BAGUNA:
Indiferena pelo seu ambiente, pela sua aparncia pessoal, a sua casa e o seu escritrio so uma baguna.

Sulphur
CALORENTOS:
Destapam os ps enquanto dormem.

ERUPES:
Pruriginosas, secas, com sensao de ardor (mais prurido do que ardor). < a coar; coa at sangrar. < noite, pelo calor da cama, pelo casaco de l, por tomar banho. Erupes alternam com outros sintomas: asma, diarreia. Aspecto sujo.

VELHOS:
Junta objectos velhos, sem valor, parafusos, jornais, revistas, cadernos velhos, caixas vazias, aparelhos electrnicos inconsertveis, montes com coisas velhas.

Syphilinum
AUTO-DESTRUIO:
Predisposio a; atravs do uso de cigarros, lcool, drogas, suicdio e constante exposio a situaes de perigo (Terreno lutico).

CABELOS:
Grande queda de.

CRIES SSEAS:
Dente, ossos do nariz.

DENTES:
Pretos ou amarelos, de bordos cerrados ou cncavos, de tamanho muito pequeno.

DORES NOCTURNAS:
Aparecendo e desaparecendo gradualmente, lineares, persistentes e profundas.

Syphilinum
DESPORTO:
Pessoa que prefere desportos mais violentos ou radicais, pelo facto de no temerem situaes de perigo arriscando a sua vida constantemente.

HEREDITARIEDADE:
Tendncia hereditria ao alcoolismo.

M FORMAES:
No sifilinismo apresentam-se todo o tipo de m formaes, desde uma orelha mal implantada, um olho mais cado do que o outro, lbio leporino, um dedo ou p maior que o outro at grandes deformaes fsicas.

AVERSO:
Averso sujidade. Lavagem compulsiva das mos. No do aperto de mo, ou lavam as mos aps aperto de mos.

Syphilinum
MARGINALIDADE:
Tendncia destrutividade e autodestruio, agressividade e marginalidade no mais alto grau.

MEMRIA:
Perda da; porm pode recordar factos anteriores da sua enfermidade. Rumina factos do passado, especialmente os desagradveis.

Tarentula hispanica
AGITAO:
Motora extrema, com necessidade de andar rpido.

ATAQUES VIOLENTOS:
Provocados quando diante das cores vermelha, verde e preta, com sensao de turvo nos olhos.

DANAR:
Necessita danar, mover-se, trocar de lugar.

CABEA:
Aperta a cabea com as mos, lamenta e ameaa; morde a si mesmo, arranca o seu cabelo.

Tarentula hispanica
DESEJO DE AREIA:
Silicea come areia para ter mais estrutura, porque ser que Tarentula como areia?

DESTRUTIVIDADE:
Impulsos destrutivos. Violento quando restringido.

HISTERO-MANIA:
Ataques de; bate e ofende a todos, destri qualquer objecto que possa segurar, goza das pessoas idosas devido s suas prprias idades.

PIORA:
Com msica (bipolaridade). Primeiro excita-se e depois melhora, como se tivesse uma agravao, como se a msica actuasse como remdio homeoptico, agrava-o para depois o melhorar.

Theridion curassavicum
DORES:
Nos ossos aparecem em todas as partes, separadamente, sente como se tudo estivesse partido dos ps cabea.

ESTMAGO:
Mal do mar (enjoo) e distrbios gstricos.

FUMAR:
Desejo incontido de fumar.

NUSEA:
E vmito: < ao fechar os olhos, movimento, barulho, > bebendo gua morna.

OUVIDOS:
Roncos nos ouvidos.

Theridion curassavicum
NERVOSISMO:
Com agitao fsica e necessidade constante de estar ocupado.

PICADAS:
Na pele, sensaes sbitas de.

SENTIDO DA VIDA:
Dificuldade em encontrar o sentido da sua vida, que direco seguir rumo meta maior da sua existncia.

SOM:
Agudo, penetra atravs de todo o seu corpo, particularmente atravs dos dentes, e causam vertigens que provocam nuseas.

Theridion curassavicum
SONO:
Nos ossos aparecem em todas as partes, separadamente, sente como se tudo estivesse partido dos ps cabea.

TABAGISMO:
Para pessoas que so fumadoras e gostam de fumar, do cheiro do cigarro, do fumo, de travar e que na realidade no gostariam de abandonar o vicio.

TOSSE VIOLENTA:
Fazendo-o curvar em dois.

TRISTEZA:
Ao anoitecer.

Thuya occidentalis
BISSEXUALIDADE:
Representa uma dualidade: convive com a mulher e tem um parceiro masculino; situao contraditria (sintomas contraditrios e alternantes).

CABELOS BIPARTIDOS:
Pontas de cabelo.

CANCRO:
Sem o indivduo entrar na fase da SICOSE, no h nenhum tipo de neoformao, de crescimento irregular, de plipos, de verrugas, de condilomas, de tumores benignos. Thuya o principal medicamento da SICOSE, por isso, no futuro, ser o preventivo universal para qualquer tipo de tumores malignos.

Thuya occidentalis
CONDILOMAS:
Inflamao do prepcio e da glande; condilomas sangrantes; escoriaes na glande; suores com odor doce como mel.

CONFIANA:
A auto desconfiana derivada desta represso agressiva, tem como consequncia uma falta de memria e de sntese caracterstica de Thuya.

DESDOBRAMENTOS:
Tem facilidade para; sente que a sua alma est separada do seu corpo.

ESCONDER:
Esconde o que pensa, o que sabe, engana os outros, no demonstra os seus sentimentos e no fala de si mesmo.

Thuya occidentalis
FANATISMO:
Por suas ideias rgidas e absolutistas, pode cair no dogmatismo e no fanatismo obsessivo com defesa cega, exagerada e extremista das suas convices cheias de preconceitos, prevenes e fundamentalismos, que podem levar a cometer assassinatos.

FSICO:
Acumulao somtica com: obesidade geral, infeces urinrias e plvicas, proliferaes cutneo mucosas (verrugas, nevus, plipos), fibromas, tumores cancerosos, etc. uma acumulao e proliferao de barreiras psquicas.

INCORPREO:
No aceita a sua carne, quer ser incorpreo.

Thuya occidentalis
MENTE:
Obtuso mental como o centro, que define a dificuldade para pensar e compreender o sentido transcendental da vida. S consegue raciocinar com as sua razo intelectual e nunca com a intuio para os mais altos fins da existncia. este sentido que est pervertido pelo SICOSE. Sntese da totalidade caracterstica de Thuya.

METICULOSIDADE:
Mostra-se como um consciencioso obsessivo, minucioso ao extremo, manaco da ordem e predisposto a estar limpando sobre o limpo, detalhista por bagatelas; anota tudo; guarda tudo; classifica tudo; escrupulosamente; obsessivamente.

NORMAS:
O que no consegue com a astcia, consegue com luta, seguindo um plano preestabelecido com os mnimos detalhes, de forma inexorvel, obstinada, a ponto de no respeitar toda a norma social instituda.

Thuya occidentalis
OBSESSO:
Um dos sintomas mais individualizados da personalidade de Thuya indubitavelmente a sua obsessividade que caracteriza e qualifica todo o resto da sua sintomatologia.

NORMAS:
O que no consegue com a astcia, consegue com luta, seguindo um plano preestabelecido com os mnimos detalhes, de forma inexorvel, obstinada, a ponto de no respeitar toda a norma social instituda.

Tuberculinum
AGRESO VERBAL:
Injurioso, insultante, maldizente, diz palavras ms.

AGRESSIVIDADE:
Depois da necessidade de mudana a segunda caracterstica mais importante de Tuberculinum.

ALTERNNCIA:
Os sintomas mentais alternam com sintomas pulmonares. As dores so errticas. A obstipao alterna com diarreia. Apresenta sintomas de periodicidade (cada 7, 21 ou 28 dias) que uma forma de mudana ou alternncia.

CABEA:
Dor de cabea crnica, tuberculosa; dor intensa, aguda, cortante, acima do olho at regio occipital; como um arco de ferro em torno da cabea (Anacardium, Sulphur); quando o melhor remdio apenas paliativo.

Tuberculinum
ESQUIZOFRENIA:
Sndrome esquizofrnico do adolescente e do adulto.

FRAQUEZA:
Uma pessoa que se enfraquece, para quem nunca se encontra o remdio certo ou quando o alivio somente momentneo, tem um desejo constante de mudar, viajar, de ir para algum lugar e fazer algo diferente. Este estado cosmopolita da mente pertence quele que precisa de Tuberculinum.

INSANIDADE:
Pessoas margem da insanidade; tuberculose e insanidade so estados conversveis, um desemboca no outro.

MUDANA:
Necessidade de mudana; mudana de casa, mudana da posio dos mveis, da casa, mudana do emprego, mudana de cidade, necessidade de viajar.

Tuberculinum
OBSTINAO:
Cabea dura, tenacidade para fazer ou decidir algo. Tuberculinum um dos mis obstinados da MM.

ROMPER COISAS:
Caracterstico de Tuberculinum o desejo de diz Paschero: Pega uma cadeira ou um telefone e atira-o ao cho. Rompe algo para desafogar os seus nervos. Observam-se que algumas crianas rompem e destroem objectos mesmo que involuntariamente, os sapatos no duram, igual ocorre com as suas roupas. Desejam investigar, desmontar os seus brinquedos ou jogos, terminando por destru-los.

Tuberculinum
TRABALHO:
Possui somente dois sintomas caractersticos assinalados com grau 3: Industriosidade, mania por trabalho e indolncia, averso ao trabalho justificando toda a sua atitude alternante. Por momentos um grande trabalhador e por momentos no quer fazer nada.

VAGABUNDEAR, DESEJA. VARIABILIDADE:


O aspecto essencial do Tuberculinum a variao. Tem um desejo constante de mudar (mudar, desejo); de viajar; de ir a algum lugar; de fazer algo diferente, ou mudar de mdico. Mesmo quando fala. Muda de temas (loquacidade, muda rapidamente de um tema para o outro). Tem um amor varivel e alternante. Apresenta sempre um quadro de sintomas diferentes.

Valeriana officinalis
BOLO:
Na garganta, sufocao com -, crise de pseudo-asma, crise de taquicardia.

DISTRBIOS PSIQUICOS:
Jovens (raparigas mais do que rapazes), apresentando periodicamente -, alarmantes. Jovens (rapazes mais que raparigas) homossexuais, txico-dependentes.

ESTRANHO:
Sensao como se ela mesma se sentisse estrangeira. Est sozinha num lugar estranho e ela no ela: outra. Por isso ela vagueia ao redor da sua casa como se para verificar o porqu que ela no a reconhece.

Valeriana officinalis
INFLUNECIVEL:
Doente claramente -, por outrem, pela leitura, imagens, informaes, ainda mais se os factos so misteriosos, extraordinrios ou pavorosos. Sucesso super-abundante e rpida de flashes mentais, momentos de excitao, momentos de depresso. Hiperacuidade sensorial (imagens, sons).

GRUPOS ESOTRICOS:
Pessoas que so frequentadores assduos de -, no saem de casa sem consultarem o horscopo, cartomantes, usando muitas muletas psicolgicas para enfrentarem os seus medos e inseguranas internas.

SENSAO:
De plainar fsica e psicologicamente: impresso de leveza e de levitao (favorecida pelo jejum, lcool, txico) com perda da sensao do prprio peso; parestesias de sede e intensidades variveis (rosto, membros); hiperestesia auditiva, em particular aos sons agudos que so percebidos como assobios (Opium); sensao de estar afastada da realidade ou como num sonho.

Veratrum album
ACEITAO:
Necessidade de ser querido, de receber e no dar afecto (mais prximo de Pulsatilla do que Phosphorus).

AMVEL:
Com os seus superiores e duro com os seus subalternos.

APARENTAR:
Quer impressionar, demonstra ser o que no , gastando mais do que possu, como se fosse muito rico, busca, assim, enganar a todos que no o conhecem. Agindo e actuando como um lorde, ele come abbora e arrota peru, acabando muitas vezes por ser respeitado pelo que no , e sim pela mscara pela qual a actua.

CORTAR:
Mania de -; com desejo de cortar e rasgar tudo, especialmente roupas; com fala libertina e lasciva; religiosa ou amorosa, ou de grandiosidade.

Veratrum album
CRTICO:
Ele procura os erros dos outros e os ridiculariza.

EXCITAO/DEPRESSO:
Perodos de excitao no podem, evidentemente, ser permanentes e so entrecortados por perodos de prostrao profunda, pelo efeito alternante que encontramos em tudo que excita o sistema nervoso.

EXTRAVAGNCIA:
Vale-se do dinheiro para demonstrar a sua superioridade: deseja ser considerado um homem rico, por isso tem transtornos por perdas monetrias e Transtornos por fracassos e negcios.

FEZES:
Crises de mania violenta, que o alenta a ponto de comer as suas prprias fezes, alternam com crises de lamentaes, sobre desgraas iminentes e o eterno abando de Deus.

Veratrum album
GARGANTA:
Sensao de gua a escorrer por fora da garganta enquanto bebe.

IMPORTANTE:
Desejo de ter posies sociais desesperadamente muito marcado. Deseja ser considerado pelos outros como algum poderoso e importante.

MEGALOMANIA::
Pensa ser uma pessoa distinta; esbanja o seu dinheiro; est orgulhoso da sua posio.

ORGULHO:
Veratrum tem um complexo de superioridade (Platina).

S-ar putea să vă placă și