Sunteți pe pagina 1din 16

MOVIMENTO NEGRO DE BASE RELIGIOSA: a Irmandade do Rosrio dos Pretos

Taynar de Cssia!
Eu vim de l, aqui cheguei, trabalho forado todo tempo acuado sem ter a minha vez. Pedra sobre pedra, sangue suor, alegria, Il Aiy presente expresso marco viva da nossa Bahia. Cada pedao de cho, cada pedra que cai um pedao de mim. Il Aiy, o povo bantu ajudou a construir o Brasil... Irmandade Boa Morte, Rosrio dos Pretos, Zumbi lutador, lideranas firmadas que apesar do tempo o vento no levou... (Bloco afro Il Aiy)

RESUMO: Entende-se por movimentos negros, no Brasil, as vrias formas que historicamente tm tomado a reao organizada por parte dos negros em face de uma ordem estabelecida racista. Neste caso, a Irmandade do Rosrio dos Pretos do Pelourinho, em Salvador, configura-se como uma das formas assumidas pelos movimentos negros ao longo de sua histria de resistncia. Constituindo-se enquanto grupo organizado, as irmandade religiosas leigas compostas por negros em muito serviram como canal de acesso ao meio social brasileiro, bem como um espao de reconstruo da identidade tnico-racial. Por isso, ainda hoje, a Igreja do Rosrio dos Pretos do Pelourinho, onde se firmou a Irmandade do Rosrio, apresenta-se como um dos lugares ou territrios no qual so revividas experincias culturais negras, constituindo-se fator de identificao para os movimentos negros, hoje. PALAVRAS-CHAVE: Movimento negro, Igreja, catolicismo, Irmandade Rosrio dos Pretos

No Brasil, entendemos por movimentos negros as vrias formas de reao organizada por parte dos negros, em face de uma ordem estabelecida racista. Os movimentos negros brasileiros surgiram, portanto, numa estrutura social escravista que subordinou como ser inferior uma parcela da populao frente ao poder branco.
!

Taynar de Cssia ativista do movimento negro e mestranda em Antropologia Social na Universidade de So Paulo USP.
CADERNO CRH, Salvador, n. 34, p. 165-179, jan./jun. 2001

166

MOVIMENTO NEGRO DE BASE RELIGIOSA: a Irmandade do Rosrio dos Pretos

As principais aspiraes das organizaes negras tm sido a integrao e a legitimao da existncia do negro dentro da sociedade brasileira. Durante a escravido, os quilombos, o movimento revolucionrio dos mals, as irmandades e outras expresses negras, enquanto formaes sociais alternativas, representaram fraes dos movimentos negros. A celebrao das lideranas negras feitas no mbito do bloco afro Il Aiy, tal como aparece na epgrafe, deve-se influncia que muitos desses grupos organizados tiveram no passado, junto ao povo negro, sobretudo no que se refere ao ideal de liberdade. Entretanto, as reaes negras organizadas no se constituram em um bloco monoltico, com caractersticas imutveis. A diversidade de elementos culturais africanos presentes no Brasil influenciou, sobremaneira, a composio dessas organizaes. desse modo que percebemos o significado da Irmandade do Rosrio dos Pretos do Pelourinho, em Salvador, Bahia, enquanto movimento social da populao negra, no passado, que ainda ressoa na atualidade.
A IRMANDADE DO ROSRIO DOS PRETOS DO PELOURINHO: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

Durante os primeiros sculos de formao da sociedade brasileira, o catolicismo exerceu total poder de coero sobre qualquer outra prtica religiosa ou expresso cultural. Aspectos dessa imposio da Coroa Metropolitana sobre a estranha gente foram constatados desde a primeira cerimnia da posse da terra descoberta. O ritual era predominantemente marcado por smbolos litrgicos da Igreja Catlica (Hoonaert, 1978, p. 14).
O santo sacrifcio celebrado sobre um altar mui bem corrigido que mandou armar debaixo de um esparvel, isto , de uma coberta de folhas, num ilhu ou coroa em que iam esquadra e as tripulaes, com a presena curiosa dos indgenas, portando prevenidamente suas setas e arcos. Essa missa, ouvida por todos com muito prazer e devoo, dita pelo capelo-mor da frota, Frei Henrique de Coimbra, cantada e celebrada pelos outros sete frades, no foi realmente, um mero ato de regozijo espiritual, porm um significatiCADERNO CRH, Salvador, n. 34, p. 165-179, jan./jun. 2001

Taynar de Cssia

167

vo rito de posse, a que presidiu o prprio comandante da expedio empunhando a bandeira de Cristo, com que saiu de Belm, a qual este sempre alta da parte do evangelho. (Azevedo, 1978, p. 20)

A Igreja e o Estado exerceram a funo de submeter os povos nativos ao seu modus vivendi, convertendo-os f crist. Talvez a principal aspirao, tanto de Portugal como de outras naes europias nessa fase da histria do Brasil, tenha sido a de assegurar a fixao de populaes crists e europias como grupos soberanos. O que se defendia era a homogeneidade da sociedade brasileira do ponto de vista de sua formao moral e poltica. Independentemente da diversidade cultural encontrada no Brasil, no incio de sua formao era impossvel viver outra forma de manifestao religiosa que no fosse a catlica. De acordo com os projetos polticos de Portugal, a formao social do Brasil implicou, dentre outras coisas, na unificao moral e poltica das raas aqui presentes contra os hereges protestantes, representados na figura dos franceses, holandeses e ingleses. A idia de solidariedade prevista pela coroa portuguesa contou como seu principal dispositivo a f catlica. O que era preciso que fosse CatlicoRomano ou aqui se desinfetasse com gua benta da heresia pestfera; que se batizasse; que professasse a f catlica, apostlica romana (Freyre, 1990, p. 200). Vrios foram os mecanismos de vigilncia utilizados pelo poder rgio, visando manter a ordem social brasileira calcada nos padres culturais europeus. A Inquisio, instrumento disciplinador, foi utilizada para punir os judeus. Qualquer judeu que ousasse se manifestar religiosamente poderia ser queimado em praa pblica. Essa era uma das estratgias inibidoras de qualquer desejo de reviver as suas expresses culturais por parte de outros grupos tnicos. A prtica impositiva da Coroa tambm viria a contribuir para propagar a aparente homogeneidade presente no Brasil. Alm da Inquisio, foram realizados visitaes, deportaes, represses e confiscos aos brasileiros, ordenados pelo Tribunal do Santo Ofcio.

CADERNO CRH, Salvador, n. 34, p. 165-179, jan./jun. 2001

168

MOVIMENTO NEGRO DE BASE RELIGIOSA: a Irmandade do Rosrio dos Pretos

(...) o catolicismo no Brasil o cimento que une a nao, o lao que prende a todos, local de reunio e confraternizao entre as raas as mais diversas que compem a nacionalidade: afirmao como estas se repetem de gerao em gerao, embora elas paream bastante levianas para quem sentiu o clima de medo e de represso existente na colnia. (Freyre, 1978, p. 14)

Aos poucos, vrios grupos tnicos, na tentativa de ocupar uma posio de prestgio na sociedade brasileira, comearam a experimentar em vrios lugares pblicos uma certa intimidade com os santos catlicos. Os brasileiros buscavam com isso invocar a Deus, aos Santos e s Santas da Igreja Catlica, como maneira de se refugiar das punies estabelecidas pela estrutura social vigente na poca. Esse cenrio constituiu por muito tempo a realidade do Brasil Colnia.
Em Portugal como no Brasil, enfeitavam-se de tetias, de jias, de braceletes, de brincos, de coroas de ouro e diamante as imagens das virgens queridas ou dos Meninos-Deus como se fossem pessoas de famlia. Do-lhe atributos humanos de rei, de rainha, de pai, de me, de filho, de namorado. Liga-se cada um deles a uma fase da vida domstica e ntima. (Freyre, 1990, p. 219)

No caso especfico das experincias negras, apesar de terem se moldado forma catlica, vrios traos culturais africanos foram mantidos ou re-significados. Enquanto os funcionrios da colnia interpretavam os cultos afro-brasileiros como uma forma profana de se adorar aos Deuses, informando aos deputados do Santo Ofcio que se tratava de folclore, os africanos continuavam a cultuar os seus Orixs. Sob invocaes e imagens catlicas, os negros danavam e cantavam msicas para as suas divindades. Estudos sobre o culto afro no Brasil tm levado alguns pesquisadores a intuir que, na experincia particular entre os elementos culturais africanos e os smbolos do catolicismo, estiveram presentes fatores estruturais, incidindo no fenmeno do sincretismo. Dessa forma, as conformidades existentes entre os Santos da Igreja Catlica e os Orixs do Candombl alm de terem ocorrido por fora da imposio catlica da poca, decorreriam tambm das influncias estruturais imbricadas nos smbolos religiosos.

CADERNO CRH, Salvador, n. 34, p. 165-179, jan./jun. 2001

Taynar de Cssia

169

As imposies da Igreja Catlica face s outras atividades religiosas por vezes tm sido interpretadas no como a tentativa de destruir estas diferentes manifestaes, mas sim de control-las e assegurar o nmero de adeptos que, por conseguinte, contribua para a propagao da prpria f (Beozzo, 1985). Isso ocorria, sobretudo, medida que o poder eclesistico permitia a manuteno de smbolos pertencentes s outras culturas na prtica do catolicismo. Dentro desse contexto, a presena de negros nas vrias confrarias religiosas um dos indicadores desta postura da Igreja Catlica. Mesmo porque,
No de admirar-se que nessas condies o homem de cor reagisse no Brasil exatamente como nos Estados Unidos e que transformasse esse catolicismo do qual se queria fazer como um meio de controle social e de integrao numa sociedade que o maltratava, num instrumento, pelo contrrio, de solidariedade tnica e de reivindicao social. (Braga, 1980)

Para a Igreja Catlica, as irmandades foram um dos meios mais eficazes de converter ou at mesmo submeter diversos grupos tnicos, tais como ndios, mouros e negros, ao catolicismo. Alguns estudiosos afirmam que, no Brasil, vrias irmandades estiveram por muito tempo sob o controle da coroa portuguesa, submetidas fiscalizao do setor eclesistico. As tenses entre o rei e as autoridades religiosas diante dessa situao eram evidentes at finais do sculo XVIII, ainda que se constate que a maioria das permisses concedidas para a construo de igrejas pertencentes a estas associaes tenha sido delegada pelo poder rgio (Scarano, 1976). As confrarias religiosas j existiam em Portugal desde o sculo XIII e dividiam-se em irmandades e ordens terceiras; estas ltimas distinguiam-se das irmandades, sobretudo, por se associarem s ordens religiosas conventuais (franciscanos, dominicanos, carmelitas), o que as colocavam numa posio de prestgio (Reis, 1991). Ao longo de suas existncias, muitas irmandades negras foram elevadas categoria de ordem terceira, como foi o caso da Irmandade do Rosrio dos Pretos do Pelourinho.

CADERNO CRH, Salvador, n. 34, p. 165-179, jan./jun. 2001

170

MOVIMENTO NEGRO DE BASE RELIGIOSA: a Irmandade do Rosrio dos Pretos

mais precisamente no sculo XVIII que as irmandades no Brasil comeam a se proliferar. Revestidas pelo modelo portugus, tentavam se adaptar s condies locais. Atividades como emprstimo de dinheiro a juros para os membros integrantes das confrarias foram revividos no Brasil, primeiro por irmandades mais ricas, constitudas por brancos representantes da elite local e depois copiada por outras irmandades. As associaes leigas, a exemplo das irmandades, tinham finalidades religiosa e caritativa. importante destacar que as irmandades religiosas compostas por negros, alm de assumir a assistncia mdica e jurdica, o socorro em momentos de crise financeira e os funerais tanto de membros dessas associaes quanto de seus familiares, tambm se responsabilizavam pela compra de alforrias de outros escravos. A partir do compromisso, lei que estabelece os estatutos da organizao e da sua aprovao pelas autoridades eclesisticas, as associaes leigas eram reconhecidas no meio social. Era obrigao de todos os membros dessas confrarias seguir risca os seus mandamentos. Contavam como requisitos bsicos na sua estruturao a categoria scio-econmica e a cor da pele. Os estudiosos do assunto registram um grande nmero de irmandades de homens de cor. As Irmandades do Rosrio, trazidas pelos jesutas, foram as mais numerosas em todo o Brasil colonial, tradicionalmente divididas entre as de crioulos (pretos nascidos no Brasil), mulatos e de africanos. Estas, como as demais confrarias religiosas, estruturavam-se em torno de uma mesa presidida obrigatoriamente por algum da raa. Dentro dessa exigncia, deveria ser escolhido um juiz ou presidente, no caso das irmandades, e um prior no caso das ordens terceiras.

CADERNO CRH, Salvador, n. 34, p. 165-179, jan./jun. 2001

Taynar de Cssia

171

Em 1685, a Irmandade do Rosrio dos Pretos foi erguida e confirmada na S Catedral1, e no inicio do sculo XVIII, entre 1703-1704, os membros da confraria conseguiram levantar a sua prpria capela s Portas do Carmo. Era de fundamental importncia a obteno de um espao prprio para que fossem realizados tanto os rituais religiosos como as atividades sociais dirigidas ao negro. Durante grande parte do sculo XVIII, depois de sucessivas tentativas para a concesso de um terreno por D. Joo V, que se d a construo da igreja, concluda em 17812. Ao longo do sculo XIX, inmeras obras de restaurao foram feitas, envolvendo o consistrio, o cemitrio, o retbulo da capela mor e o telhado da igreja. Ainda hoje, situada no Pelourinho, Centro Histrico de Salvador, apresenta-se como um dos principais smbolos para a populao negra da cidade. Na Irmandade do Rosrio dos Pretos, a cada primeiro domingo do ms de outubro, eram realizadas as eleies da mesa, no consistrio da Igreja do Rosrio dos Pretos. Algumas qualidades bsicas eram exigidas para os membros que se candidatassem para fazer parte da mesa das confrarias. De acordo com o compromisso de 1820, era preciso
Ser pessoa livre, para que sejam promptos em exercer e satisfazer os actos de Irmandade livre dlgua infamia a que est sujeita a condio servil. Ressalta que pessoas sujeitas poderiam exercer os cargos de mordomo da Festa, desde quando pudessem cumprir suas obrigaes e satisfazer as exigncias econmicas de costume, assim como, serem Irmos da Mesa desde quando tivessem bom procedimento e seu cativeiro fosse suave. E que as Juzas, Mordomas, Procuradoras, poderiam ser escravas, porque pela qualidade do sexo no exercito acto de Mesa. No entanto, acentua que em nenhum caso, poderiam ser escravos, os elementos responsveis pela direo da Irmandade, ou seja, Juizes, Escrives, Tesoureiro, etc. (Bacelar e Souza, 1974)

Os membros da mesa do Rosrio dos Pretos deveriam, principalmente, ter boa conduta e ser reconhecidos socialmente, a fim de
1 2

No se tem ao certo o ano de fundao da Irmandade. Histrico da Igreja do Rosrio dos Pretos. Arquivo da prpria Igreja.
CADERNO CRH, Salvador, n. 34, p. 165-179, jan./jun. 2001

172

MOVIMENTO NEGRO DE BASE RELIGIOSA: a Irmandade do Rosrio dos Pretos

assegurar a confiana entre os demais integrantes da confraria. Alm dessas qualidades, os confrades deveriam possuir boas condies econmicas, pois era, sobretudo, atravs das contribuies materiais dos seus membros que as irmandades realizavam seus rituais fnebres e festivos, efetivavam reformas na Igreja, ornamentavam sua capela, assim garantindo a ascenso social e econmica da irmandade. Uma das questes de suma importncia tratada com a aprovao do compromisso de 1820 foi o afastamento dos homens brancos que ocupavam cargos na mesa. Tal deciso revogou o que determinava o estatuto de 1781, segundo o qual os cargos de tesoureiro e escrivo deveriam ser ocupados por homens brancos. Aspectos como estes indicam uma possvel reconstruo da identidade negra ao interior destas confrarias, pois as irmandades negras, pode-se dizer, foram no sculo passado uma arena de conflito racial numa escola de conscientizao dos negros diante do racismo e prepotncia dos brancos. (Faria, 1997, p. 55) As irmandades africanas inicialmente se subdividiam de acordo com as etnias de origem, o que era importante para as classes dirigentes que acreditavam na possibilidade de manter as rivalidades tnicas entre os grupos presentes no Brasil durante a escravido. Da perspectiva do negro, esta realidade pode ter, por muito tempo, impedido a manifestao de atitudes mais contundentes frente ordem estabelecida. Durante grande parte do sculo XVIII, pelo menos at o momento em que os bantos constituram o maior contingente de africanos trazidos para o Brasil e para a Bahia, a Irmandade do Rosrio dos Pretos do Pelourinho foi formada, basicamente, por negros de Angola e seus descendentes. Em 1685, ano em que se notifica sua fundao, esta associao religiosa era de maioria angolana; j na virada do sculo XIX tornou-se incessante o ingresso de crioulos, jejes e africanos de outras etnias, ainda que estes pudessem significar ameaa s tradies angolanas. Num certo sentido, apesar da permanncia de um grande nmero de angolanos no grupo, a crescente admisso de outras etnias na Irmandade do Rosrio dos Pretos pode ser explicada pela necessiCADERNO CRH, Salvador, n. 34, p. 165-179, jan./jun. 2001

Taynar de Cssia

173

dade de ampliar a base de sustentao econmica que, por sua vez, garantiria o prestgio social demonstrado atravs da rica ornamentao da igreja, da posse das melhores vestes, dos grandiosos funerais e de procisses cheias de alegorias. Enquanto lugar de recriao de identidades tnicas africanas, por muito tempo, vrias confrarias viveram rivalidades internas, com os diversos grupos buscando privilgios em detrimento de outros. Com o passar do tempo, as irmandades consolidaram-se como um verdadeiro espao de aliana intertnica, uma possibilidade de conviver com as diferenas, funcionando como meio de afirmao cultural sem deixar de ser uma via de ascenso social para a populao negra. Vale ressaltar que as mulheres africanas tambm ocupavam cargos de juzas, procuradoras encarregadas dos irmos necessitados, coletoras de esmolas, mordomas e eram responsveis pela organizao dos festivais anuais nas irmandades. Em diversas confrarias negras como, por exemplo, a do Rosrio, existia uma mesa composta por mulheres e outra mesa composta por homens. Note-se que alguns estudos sobre esse mesmo tema, como o de Reis (1991), tambm atribuem a participao das mulheres nas confrarias necessidade destas ampliarem o restrito mercado afetivo.3
A IGREJA DO ROSRIO DOS PRETOS DO PELOURINHO: ESPAO DE NEGOCIAES E CONFLITOS

Para as irmandades, a construo da igreja ou capela resultava, sobretudo, da necessidade de compartilhar os interesses coletivos num espao que lhes garantisse uma certa segurana. Durante um longo perodo, as igrejas representaram o lugar onde se desencadeavam os debates e lutas que eram proibidos de se efetivar em espaos pblicos. Para os detentores do poder, as autoridades civis e eclesis3

importante registrar a existncia de irmandades exclusivas de mulheres, como a irmandade ioruba da Boa Morte, com sede na Igreja da Barroquinha, no centro da cidade de Salvador, hoje situada em Cachoeira, Bahia.
CADERNO CRH, Salvador, n. 34, p. 165-179, jan./jun. 2001

174

MOVIMENTO NEGRO DE BASE RELIGIOSA: a Irmandade do Rosrio dos Pretos

ticas, as irmandades eram concebidas como fontes de perigo. Assegurando-se enquanto grupo organizado, as confrarias religiosas procuravam fugir das intervenes destas autoridades, reivindicando a independncia da associao. A construo de um templo religioso prprio era tida como um dos principais meios para alcanar essa independncia, permitindo aliar maior status maior liberdade de ao (Scarano, 1976). Cada confraria procurava construir obras exuberantes para competir com as outras, sendo que as mais ricas irmandades ou ordens terceiras determinavam os padres a serem seguidos por outras, de acordo com as suas possibilidades. As irmandades religiosas que no possuam a sua prpria igreja ocupavam os altares laterais dos demais templos religiosos, enquanto iam angariando meios que, mais tarde, permitissem a edificao da sua igreja e, consequentemente, uma participao mais ativa no meio social. Somente as associaes que no progrediam ocupavam definitivamente os altares laterais, permanecendo numa posio secundria nos templos religiosos de outras irmandades. Inicialmente, as irmandades de negros ocupavam os altares laterais das igrejas dos brancos. Aos poucos, iam construindo os seus templos religiosos em lugares mais afastados do espao urbano, sem deixar de buscar manter uma posio de prestgio, como demonstra a localizao de algumas igrejas da cidade de Salvador (Carneiro, 1983). As irmandades e ordens terceiras refletiam a hierarquia e a segregao raciais da poca, as quais eram colocadas prova a partir de diversas situaes, inclusive nas construes de templos religiosos. Para os negros, as igrejas bem equipadas e ornamentadas eram smbolo de prestgio e espao de vivncia religiosa dentro de uma estrutura social preconceituosa e racista (Quinto, 1996). Os templos religiosos das confrarias negras tanto refletiam as rivalidades entre os grupos tnicos quanto outros tipos de conflitos,

CADERNO CRH, Salvador, n. 34, p. 165-179, jan./jun. 2001

Taynar de Cssia

175

como os que ocorriam entre os procos e a irmandade do Rosrio dos Pretos do Pelourinho. Com o propsito de melhor controlar socialmente os negros, vrias intervenes foram feitas pelo poder eclesistico e pelo poder civil. Os confrades reagiam s intromisses, principalmente a dos padres, utilizando-se de instrumentos legais. Diversas foram as acusaes de que o vigrio havia interferido em assuntos particulares da irmandade, opondo-se aprovao do compromisso e cobrando altas taxas nos servios prestados para a confraria, assim lucrando em seu favor. A intensificao dos conflitos no interior da igreja demonstrava que nem todas as vezes as autoridades religiosas desenvolveram fielmente as suas atividades missionrias, e nem sempre o proco foi recompensado devidamente pelos confrades. Denncias de abusos e de interveno seguidas de proibio do vigrio escolher o tema dos sermes foram, diversas vezes, levadas s autoridades. Vrios foram os momentos de insatisfao por parte da confraria do Rosrio com as decises tomadas pelas autoridades em relao ao proco. Mas, ainda que os membros da irmandade no tivessem conseguido afastar definitivamente o vigrio das suas principais funes, conseguiram intimidar, sobretudo, o ingresso de brancos na irmandade. As decises das autoridades face s denncias dos negros tambm revelavam o clima de medo da ocorrncia de qualquer rebelio escrava, tal como a revolta da cemiterada, que veio a acontecer em 1836. O papel das irmandades foi preponderante no movimento de derrubada do cemitrio do Campo Santo, em Salvador, contra uma empresa que obteve do governo o monoplio dos enterros na cidade. At essa data, todos os funerais eram realizados nos cemitrios das prprias igrejas (Reis, 1991). As festas realizadas pelas irmandades, at o sculo XIX, so importantes para se compreender como os elementos e costumes africanos continuavam sendo revificados pelo grupo. O processo de desafricanizao do espao urbano de Salvador se fez muito presente nos
CADERNO CRH, Salvador, n. 34, p. 165-179, jan./jun. 2001

176

MOVIMENTO NEGRO DE BASE RELIGIOSA: a Irmandade do Rosrio dos Pretos

discursos dos intelectuais e polticos durante os primeiros anos da repblica. Nas ruas da cidade, uma majoritria e diversificada populao negra manifestava-se de vrias formas, tornando mais premente a aspirao das elites no sentido de desmontar as batucadas e sambas de roda protagonizadas por grupos de negros. A pretenso era o modelo cultural urbano europeu vigente no perodo. A tenso entre as formas tradicionais de expresso cultural africanas e a ordem republicana foi uma constante em um perodo da histria baiana que se pretendia culturalmente inovador (ibdem). O processo de romanizao empreendido pela Igreja Catlica brasileira representou uma das aes mais radicais do setor eclesistico, nesse perodo da histria baiana. Tratava-se de purificar os valores legtimos da f, sancionando os aspectos atrasados da religiosidade sincrtica professada pelos brasileiros. Na Bahia, o desagravo aos reformadores eclesisticos por parte dos catlicos assegurava algumas peculiaridades de culto, as quais motivaram inmeras tentativas de extinguir as alegorias e rituais considerados extravagantes, expresses da prtica de um catolicismo ldico e sincrtico, em que era marcante a presena da herana africana.4 As irmandades religiosas de leigos em muito contriburam na organizao dessas festas. Vrias licenas foram concedias Irmandade do Rosrio das Portas do Carmo para armar palanque e embandeirar as ruas nas festas da sua padroeira. Todavia, essas comemoraes continuavam a ser vigiadas pelos comissrios de polcia que buscavam junto aos reformistas republicanos concretizar o ideal de modernizao europia que contava como um dos desgnios, a preservao da higiene nas ruas aos moldes da Europa. Isso nos leva a compreender que a re-significao dos elementos da cultura africana, como

O fausto dos templos, as alegorias extravagantes dos rituais, a suntuosidade das celebraes pblicas da f constituam o catolicismo popular no sculo XIX. Esta exteriorizao da f talvez seja um dos traos mais caractersticos do catolicismo dos baianos. (Montes, 1998, p. 142)
CADERNO CRH, Salvador, n. 34, p. 165-179, jan./jun. 2001

Taynar de Cssia

177

ocorre na irmandade do Rosrio dos Pretos, caracteriza uma experincia de resistncia negra frente a um sistema racista. Assim, a igreja do Rosrio dos Pretos apresenta-se como um dos lugares ou territrios no qual so revividas as experincias de grupos mais ou menos estruturados no Pelourinho, constituindo-se, at o presente, num fator de identificao para os movimentos negros da cidade de Salvador.5 A partir de 1980, elementos novos foram incorporados s celebraes religiosas, expressando a luta de vrios povos negros no mundo contra as freqentes agresses e negao dos seus valores histricos, culturais e religiosos. Por isso, nos estudos sobre movimentos negros importante que maior ateno seja dispensada s reaes organizadas por parte do negro dentro da igreja catlica, como no caso da irmandade do Rosrio dos Pretos, pois entender o significado dessas organizaes preponderante para que tambm se entendam as alteraes da estrutura social brasileira, bem como o reaparecimento de lideranas firmadas no meio social negro.
(Recebido para publicao em fevereiro de 2002) (Aceito em junho/2002)

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALBUQUERQUE, Wlamira R. de. Santos deuses e heris nas ruas da Bahia: identidade cultural na Primeira Repblica. Afro-sia. n.18. Salvador: EDUFBA, 1996. AZEVEDO, Thales de. Igreja e Estado em tenso crise. So Paulo: tica. 1978. BACELAR, Jeferson. A hierarquia das raas cor, trabalho e riqueza aps a abolio em Salvador. In: SAMARA, Eni de Mesquita. Famlia no Brasil. So Paulo: Humanitas. 1999. p. 11-23. (Estudos Cedhal, n.9). BACELAR, Jeferson. Os ltimos africanos em Salvador. Revista Exu, Salvador: Fundao Casa de Jorge Amado, jul./set., 1997. BACELAR, Jeferson. Etnicidade, ser negro em Salvador. Salvador: IANAM, 1989. BACELAR, Jferson; SOUZA, Maria C. O Rosrio dos Pretos do Pelourinho. Salvador, 1974.

A exemplo dos blocos afros de Salvador que fazem realizar missas e outras atividades na Igreja do Rosrio dos Pretos.
CADERNO CRH, Salvador, n. 34, p. 165-179, jan./jun. 2001

178

MOVIMENTO NEGRO DE BASE RELIGIOSA: a Irmandade do Rosrio dos Pretos

BASTIDE, Roger. As religies africanas no Brasil. So Paulo: Pioneira, 1985. BEOZZO, Jos Oscar. Histria da igreja no Brasil segunda poca. Petrpolis: Vozes, 1985. Tomo 2. BRAGA, Jlio. Contos afro-brasileiros, Salvador: Fundao Cultural do Estado da Bahia, 1980. CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Preconceito racial no Brasil Colnia os cristosnovos. So Paulo: Brasiliense, 1983. FARIA, Sara Oliveira. Irmos de cor, de caridade e de crena: a Irmandade do Rosrio dos Pretos na Bahia do sculo XIX. Dissertao (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, 1997. FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. 20.ed., Rio de Janeiro: Jos Olympio. 1990. GONZALEZ, Llia. O movimento negro na ltima dcada. In: HASENBALG, Carlos; GONZALEZ, Llia. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982. p.56-57. HOONAERT, Eduardo. Formao do catolicismo brasileiro 1500/1800. Petrpolis: Vozes, 1978. HISTRICO da Igreja do Rosrio dos Pretos do Pelourinho. Salvador: Arquivo da Igreja do Rosrio dos Pretos do Pelourinho, s.d. IANNI, Octavio. Raa e classe social no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. 1966. JOS NETO, Laudelino. A pastoral do negro no Brasil aps o Conclio Vaticano II uma anlise da origem da pastoral do negro no Brasil aps o Vaticano II nas prticas e aes da Igreja Catlica. Dissertao (Mestrado em Teologia SistemticoPastoral) - PUC/RJ, 1986. MIRA, Joo Manoel Lima. A evangelizao do negro no perodo colonial no Brasil. So Paulo, Loyola, 1983. MONTES, Maria Lcia. Entre o arcaico e o ps-moderno: heranas barrocas e a cultura da festa na construo da identidade brasileira. Revista Sexta-Feira : So Paulo, n.2 .p.142-159, 1998. MOURA, Clvis. Rebelies da senzala: quilombos, insurreies, guerrilhas. 3.ed. So Paulo: Livraria Editora Cincias Humanas, 1981. MUNANGA, Kabengele. Negritude - usos e sentidos. So Paulo, tica, 1986. MUNANGA, Kabengele. Negritude afro-brasileira: perspectivas e dificuldades. So Paulo, Revista de Antropologia, n.23, p. 109-117, 1990. MUNANGA, Kabengele. Construo da identidade negra: diversidade de contextos e problemas ideolgicos. In: GOMES, Josildete; COSTA, Mrcia Regina da (Orgs.). Religio, poltica e identidade. So Paulo, EDUC, p. 143-146. 1988. QUINTO, Antnia Aparecida. A preservao da identidade dos africanos no Brasil: conflitos e solidariedade nas irmandades religiosas do Rio de Janeiro e de Pernambuco no Perodo Pombalino. IIRIHA. 1996. p. 255-272. REIS, Joo. Rebelio escrava no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1986.
CADERNO CRH, Salvador, n. 34, p. 165-179, jan./jun. 2001

Taynar de Cssia

179

REIS, Joo. Escravido e inveno da liberdade estudos sobre o negro no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1988. REIS, Joo. A morte uma festa: ritos fnebres e revolta popular no Brasil no sculo XIX. So Paulo: Companhia das Letras. 1991. SCARANO, Julita. Devoo e escravido: a irmandade de N. Sra. do Rosrio do Distrito Diamantino do Sculo XVIII. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1976. SILVA, Jonatas C. da. Da histria de lutas negras: memria do surgimento do movimento negro na Bahia. In: REIS, Joo Jos (Org.). Escravido e inveno de liberdade. Estudos sobre o negro na Bahia. So Paulo/Braslia: Brasiliense/CNPQ, 1988. TEXTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Vrias raas, um s povo. VALENTE, Ana Lcia. O negro e a Igreja Catlica: um espao concedido, um espao reivindicado. Campo Grande: CECITEC/UFMS, 1994. VALENTE, Ana Lcia. Uma pastoral contra o racismo. Humanidades, Braslia, v.17, p.51-54, 1988. TERRA, Joo Manoel Lima. Bblia, igreja e escravido. So Paulo: Loyola, 1983. 2v.

CADERNO CRH, Salvador, n. 34, p. 165-179, jan./jun. 2001

180

MOVIMENTO NEGRO DE BASE RELIGIOSA: a Irmandade do Rosrio dos Pretos

CADERNO CRH, Salvador, n. 34, p. 165-179, jan./jun. 2001

S-ar putea să vă placă și