Sunteți pe pagina 1din 2

A Lei de Terras de 1850 e a reafirmao do poder bsico do Estado sobre a terra

O ano da criao da Lei de Terras coincide com o da Lei Eusbio de Queirs, que determinava a proibio do trfico de escravos em territrio brasileiro. [...] O fim do trfico permitiu a existncia de investimentos em outras atividades econmicas (bancos, ferrovias etc.), contribuindo para a adaptao da sociedade brasileira s exigncias do capitalismo. Portanto, era necessrio que o escravo deixasse de ser uma mercadoria rentvel e que a terra assumisse esse papel o mais breve possvel. A substituio do trabalho escravo pelo trabalho livre deveria ser realizada de forma gradativa, porm a grande preocupao era a respeito de quem financiaria a vinda de trabalhadores imigrantes para assumir as lavouras. Entre tantas discusses, levantou-se a possibilidade de que a venda de terras propiciaria subsdios para custear a aquisio de mo de obra. [...] A partir da criao dessa lei (Lei de Terras), a terra s poderia ser adquirida atravs da compra, no sendo permitidas novas concesses de sesmaria, tampouco a ocupao por posse, com exceo das terras localizadas a dez lguas do limite do territrio. Seria permitida a venda de todas as terras devolutas. Eram consideradas terras devolutas todas aquelas que no estavam sob os cuidados do poder pblico em todas as suas instncias (nacional, provincial ou municipal) e aquelas que no pertenciam a nenhum particular, sejam estas concedidas por sesmarias ou ocupadas por posse. [...] No que diz respeito imigrao, a lei determinava a permisso de venda de terras aos estrangeiros e, caso houvesse interesse, estes poderiam se naturalizar. Mas, como se sabe, as terras eram vendidas por um preo relativamente alto, dificultando a aquisio por parte dos colonos. [...] A Lei de Terras de 1850 significativa no que se refere ocupao da terra no Brasil, pois a partir dela a terra deixou de ser apenas um privilgio e passou a ser encarada como uma mercadoria capaz de gerar lucros. [...] Sendo assim, podemos concluir que a Lei de Terras s fez reafirmar e estimular a tradio latifundiria brasileira. CAVALCANTE, Jos Luiz. A Lei de Terras de 1850 e a reafirmao do poder bsico do Estado sobre a terra. Histrica. Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, no 2, de junho de 2005. Disponvel em: <http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao02/mat eria02/>. Acesso em: 17 ago. 2009.

Para a anlise do texto, responda as questes a seguir: 1) Segundo o texto, qual foi a principal determinao dessa lei?

2) Em relao imigrao, qual era o principal objetivo dessa lei?

3) Que relaes o autor estabelece a partir do fato de a Lei de Terras ter sido criada no mesmo ano da Lei Eusbio de Queirs?

4) Por que o autor afirma que a Lei de Terras no favoreceu a aquisio de propriedades pelos imigrantes?

5) Que relaes podemos estabelecer entre a Lei de Terras e o interesse dos latifundirios da regio Sudeste em garantir mo de obra em suas fazendas de caf?

6) Que relao podemos estabelecer entre a Lei de Terras e a questo fundiria no Brasil atual?

Referncia: Caderno do professor: histria, ensino fundamental 7 srie, volume 4. So Paulo (Estado) Secretaria da Educao. So Paulo: 2009. p. 10 - 11.

S-ar putea să vă placă și