Sunteți pe pagina 1din 7

A Transformao de vida do Novo Convertido

Assim que, se algum est em Cristo, nova criatura : as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo (2 Co 5.17). Transformao interior operada pelo Esprito Santo na vida daquele que cr em Jesus Cristo e o aceita como Salvador. H vrios versculos na Bblia sobre o assunto, a comear pela explicao do Senhor Jesus a Nicodemos: Jo 3.3-15 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus. Ento perguntamos para ns mesmos: Como podemos nascer de novo? Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua me, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer da gua e do Esprito, no pode entrar no reino de Deus. O que nascido da carne carne, e o que nascido do Esprito esprito. No te maravilhes de te ter dito: Necessrio vos nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas no sabes de onde vem, nem para onde vai; assim todo aquele que nascido do Esprito. Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu s mestre de Israel, e no sabes isto? Na verdade, na verdade te digo que ns dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e no aceitais o nosso testemunho. direis, se vos falar das celestiais? Ora, ningum subiu ao cu, seno o que desceu do cu, o Filho do homem, que est no cu. E, como Moiss levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. Gl 6.15 - Porque em Cristo Jesus nem a circunciso, nem a incircunciso tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. 2 Co 5.17 - Assim que, se algum est em Cristo, nova criatura ; as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo. O nascer de novo Alguns detalhes importantssimos:

Para vermos o reino de Deus temos que nascer de novo Temos que nascer da gua e do Esprito Devemos aceitar a palavra e o testemunho do Senhor I Jo 5.1 - Todo aquele que cr que Jesus o Cristo, nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou tambm ama ao que dele nascido. Assim receberemos um novo corao e um novo esprito. Ez 36.26 - E darvos-ei um corao novo, e porei dentro de vs um esprito novo; e tirarei da vossa carne o corao de pedra, e vos darei um corao de carne. Deu-nos a Salvao Tt 3.5-6 - No pelas obras de justia que houvssemos feito, mas segundo a sua misericrdia, nos salvou pela lavagem da regenerao e da renovao do Esprito Santo, Que abundantemente ele derramou sobre ns por Jesus Cristo nosso Salvador; Nova criatura 2 Co 5.17 - Assim que, se algum est em Cristo, nova criatura ; as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo. At 3.19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigrio pela presena do SENHOR, 1 Jo 2.6 - Aquele que diz que est nele, tambm deve andar como ele andou. Ef 4.24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus criado em verdadeira justia e santidade. I Jo 5.18 - Sabemos que todo aquele que nascido de Deus no peca; mas o que de Deus gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno no lhe toca. O nosso texto ureo implica portanto em uma nova vida em Cristo, uma nova vida plena. Abraham Kuyper, pastor e lder poltico da Holanda declarou em seu discurso inaugural na Universidade Livre de Amsterd: No existe sequer um centmetro de nossa natureza humana do qual Cristo, que soberano de tudo, no proclame Meu!. Os cristos precisam compreender o mundo com uma cosmoviso crist, de acordo com sua nova vida em Cristo, pois as coisas velhas, as concepes velhas, a cosmoviso mundana se passaram, agora como crentes em Jesus temos uma nova vida em Cristo, tudo se fez novo, para isso precisamos

sempre estarmos lendo a Palavra de Deus, orando todo tempo e vigiando porque os dias so maus, e jamais podemos tomar a forma do mundo, o mundo jaz no maligno. A nossa nova vida em Cristo permeada por novos valores, valores celestiais, nossa mente a de Cristo, por isso temos novos valores espirituais, morais e sociais. O novo nascimento uma das principais doutrinas da f crist e que ningum pode fazer parte do Reino de Deus se no nascer de novo (Jo 3.3). Mediante a f em Jesus experimentamos uma profunda transformao de vida. Essa mudana radical no apenas exterior, mas interior. Temos visto que atualmente muitos apresentam um belo exterior, so bem apresentveis, possuem uma boa oratria, mas interiormente esto cheios de podrido e imundcia. Segundo Jesus, estes so como sepulcros caiados (Mt 23.27). Eles acabam impedindo, devido ao seu mau testemunho, que muitos entrem no Reino de Deus e que a Igreja cumpra a sua Misso Integral. Jesus foi categrico: Aquele que no nascer de novo no pode ver o Reino de Deus (Jo 3.3). As Escrituras tambm afirmam: E, assim, se algum est em Cristo, nova criatura; as coisas antigas j passaram; eis que se fizeram novas (2 Co 5.17). Por conseguinte, a mudana de carter do homem, outrora sem Deus, em um novo homem semelhana de Cristo, a comprovao objetiva da nova vida em Cristo Jesus (Ef 4.25-32). Voc j experimentou o novo nascimento? Saiba que a regenerao uma nova dimenso de vida produzida pelo Esprito Santo. I. O NOVO CONVERTIDO UMA NOVA CRIATURA 1. Uma nova criao. Assim que, se algum est em Cristo, nova criatura : as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo (2 Co 5.17). Note que o texto bblico no diz ser, mas, sim, . Isto significa que o novo convertido sofreu uma mudana radical de vida.

Agora, ele tem outro corao (Ez 36.26); outra mente a de Cristo (1 Co 2.16); outro pensamento (Fp 4.8); outro alvo Cristo Jesus (Fp 1.21). Quando pela f, aceitamos o sacrifcio de Cristo, damos o primeiro passo na vida crist e imediatamente inicia-se um processo de transformao, em nosso interior, para experimentarmos a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2). 2. Transformao radical. Ser uma nova criatura em Deus no implica numa mera reforma exterior. Apesar de o cristo ser distinto do mundo em sua maneira de ser e de agir, sua nova vida no est assentada apenas em regras comportamentais, sociais e religiosas. Mas na pedra de esquina que Cristo Jesus, nosso Senhor e Rei (Ef 2.20). Na verdade, aquele que nasce de novo sofre uma transformao radical de vida, comeando pelo seu interior, abrangendo todo seu corao, desejo e vontade (At 2.37; Rm 5.5; 2 Co 7.2). Tal transformao refletida nas esferas espiritual e social da vida do novo convertido (Mt 5.13.14). 3. Uma nova dimenso de vida. Escreveu Paulo a Tito: Ensinando-nos que, renunciando impiedade e s concupiscncias mundanas, vivamos neste presente sculo sbria, justa e piamente (Tt 2.12). Este versculo evidencia a nossa luta diria em um mundo marcado pela impiedade. Mas Deus nos convida a cultivar uma vida de sobriedade (bom senso), justia (retido) e piedade (espiritualidade) neste presente sculo. Se assim agirmos, causaremos um impacto singular na sociedade na qual estamos inseridos, levando-a a transformar-se pelo poder do Evangelho de Cristo. Nascer de novo sofrer uma transformao radical de vida, comeando pelo interior, abrangendo todo o corao, desejo e vontade.

II. O PASSADO SE FOI E EIS QUE TUDO NOVO 1. O passado ficou para trs. Quando algum confessa seus pecados e os abandona sinal de que foi regenerado, alcanando plenamente, no Senhor, a cura de sua alma (1 Pe 1.3; Is 43.25; Pv 28.13; 2 Cr 7.14). O que era imprprio, indigno e pecaminoso sepultado e para sempre esquecido. Eis o que nos garante o prprio Senhor: Pois perdoarei as suas iniqidades e dos seus pecados jamais me lembrarei (Jr 31.34). De fato, as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo. Esquea, pois, o que ficou para trs (Fp 3.13,14). Viva, doravante, em novidade de vida com a bno de Deus e na consolao do Esprito Santo (Hb 8.12; Mq 7.19). 2. Eis que tudo se fez novo. Esta uma expresso abrangente e profunda. Tudo o que Deus faz perfeito e bom. Por isso, a nossa vida sempre renovada (2 Co 4.16; Ap 21.5). Podemos desfrutar diariamente da presena de Deus, pois as suas misericrdias so novas a cada manh (Lm 3.23) e a sua graa nos basta (2 Co 12.9). O Senhor no nos deixa nem nos desampara (Hb 13.5,6). Ele nos toma pela mo direita e diz: No temas que eu te ajudo (Is 41.10,13). 3. tempo de avanar. Confessa Paulo aos filipenses: Irmos, quanto a mim, no julgo hav-lo alcanado; mas uma coisa fao: esquecendo-me das coisas que para trs ficam e avanando para as que diante de mim esto (Fp 3.13). O passado ficou para trs; tudo agora se fez novo. Louvado seja Deus! Avancemos, olhando para Jesus, o autor e consumador da f (Hb 12.2). Enquanto o apstolo Pedro olhava para o Senhor, caminhava por sobre guas. Porm, ao desviar os seus olhos de Cristo, comeou a ser envolvido pelas ondas daquelas guas (Mt 14.22-33). Portanto, avancemos para grandes vitrias em Deus, olhando somente para Cristo, a nossa eterna e sublime esperana (Cl 1.27; 1 Tm 1.1).

Em Cristo o nosso passado de transgresso e desobedincia fica para trs. III. QUANDO ESTAMOS EM CRISTO 1. Temos um novo olhar. A f em Jesus Cristo muda o nosso interior, abrindo-nos novos horizontes e perspectivas. J no atentamos mais aos nossos interesses, mas para os de Deus, porque pertencemos nica e exclusivamente ao Pai: Estou crucificado com Cristo (Cl 2.20). E doravante a nossa a luta no mais contra a carne e sangue, mas contra os principados e potestades nos lugares celestiais (Ef 6.12). Este deve ser o nosso alvo: um amoroso servio em prol do Reino de Deus (Mc 12.31; Rm 14.1; 1 Co 12.4-7). 2. Temos uma nova atitude. Quando Cristo torna-se o centro de nossas vidas, nossas atitudes passam a ser pautadas segundo a Palavra de Deus. Em vez de contenda, confuso ou gritaria (Ef 4.31), buscamos a paz de Deus, a direo do Senhor e o refrigrio do Esprito Santo para conduzir-nos por um novo e vivo caminho (Rm 6.4; Hb 12.14). 3. Temos uma nova vida abenoada. A verdadeira felicidade consiste em viver de acordo com os princpios eternos do Reino de Deus. No h felicidade sem Cristo! Porque em Jesus, o Pai concede-nos bnos especiais: - a vida (1 Jo 5.12), - a luz (Jo 8.12), - a liberdade (2 Co 3.17), - o amor (Rm 5.5), - a alegria (Jo 16.22), - o perdo (1 Jo 1.7),

- a paz (Rm 5.1), - o propsito de vida (Fp 1.21), - a proviso (Fp 4.19), - o futuro com Cristo (Jo 14.2,3). Testemunhemos, pois, de Jesus Cristo at aos confins da terra (At 1.8). Quando estamos em Cristo temos um novo olhar, novas atitudes e uma vida abenoada. Concluso A verdadeira alegria o resultado do novo nascimento. Muitos buscam ser felizes pela aquisio de bens materiais, mas a real felicidade o resultado de uma mudana radical em nosso ser. Esta mudana perfeitamente possvel. Basta crer e permitir que o Senhor Jesus o faa. Deixe o seu passado para trs e avance para o alvo que Cristo, o autor e consumador de nossa f. Que Deus nos abenoe e nos guarde em nome de Jesus. Amm!

S-ar putea să vă placă și