Sunteți pe pagina 1din 1

UNITINS Fundao Universidade do Tocantins Acadmica: Vanessa Guimares de Castro Curso: Direito Disciplina: Direito Administrativo I

1 - Devido crise do caos areo provocada pelas constantes paralizaes dos controladores de voo, bem como a urgncia de melhorias no setor da aviao civil a Unio pretende delegar iniciativa privada, mediante licitao, poderes de polcia administrativa na fiscalizao do setor de aviao civil e comercial, compreendendo a edio de normas bsicas, a fiscalizao de passageiros e de mercadorias e a aplicao de sanes. Para tanto, formatou um modelo a partir do qual o vencedor do certame ser definido pelo menor valor cobrado da Administrao Pblica para a prestao do servio de fiscalizao. A respeito da situao apresentada, responda, fundamentadamente, aos itens a seguir. A) possvel a delegao, nesse caso?

Resposta: Nesse caso no possvel a delegao, pois de acordo com o STF, o poder de polcia (fiscalizao) s pode ser delegado a pessoas jurdicas de direito pblico, e no a pessoas jurdicas de direito privado. admitido a delegao de atos meamente preparatrios ao exerccio do poder de polcia, mas no as funes de legislao e aplicao de sano, pois estas funes so privativas do Estado.
B) possvel a delegao a uma autarquia criada para essa finalidade?

Resposta: Sim, pois nesse caso esta seria uma pessoa jurdica de direito pblico, e assim possvel a outorga de poder de polcia a autarquia.
2 - O prefeito do municpio Lndia", conhecido como Marcos do Pequi, determinou que, em todas as placas de inaugurao das novas vias municipais pavimentadas em seu mandato, fosse colocada a seguinte homenagem: minha querida e amada comunidade Lndia, um presente especial e exclusivo do Pequi, aquele que age em favor de nosso povo! O Ministrio Pblico estadual intimou o Prefeito a fim d e esclarecer a questo. Na qualidade de procurador do municpio, voc consultado pelo Prefeito, que insiste em manter a situao. Indique o princpio da Administrao Pblica que foi violado e por que motivo.

Resposta:Nesse caso, temos a violao do princpio da impessoalidade, pois o prefeito escrevendo essas homenagem usa o seu prprio nome para dizer que faz algo pela cidade. Enquanto que, a administrao pblica que trabalha com um todo para que haja melhorias no municpio e no somente o prefeito. O princpio da impessoalidade se traduz na idia de que a Administrao Pblica tem que tratar a todos os administrados sem discriminaes, benefcios ou malefcios. Diante disso, por regra de fora constitucional, no se admite favoritismos ou perseguies de qualquer natureza.

Palmas, 30 de Maio de 2013.

S-ar putea să vă placă și