Sunteți pe pagina 1din 51

A BALSA DO MEDUSA

(1819) Gricault

O ROMANTISMO E SEUS DESDOBRAMENTOS AO LONGO DO SCULO DEZENOVE.2


Prof Glucia S. da Gama e Silva

O Romantismo no apenas mais um movimento artstico. o movimento que modificou o modo de existir e encarar a realidade. A principal, ou uma das principais caractersticas do sculo dezenove e tambm do vinte a velocidade com que os movimentos artsticos se desenrolam. Segundo os historiadores, o Gtico teve cerca de trezentos anos e o Barroco, duzentos; o
1

Comumente, encontra-se o ttulo A Balsa da Medusa, por associao figura mitolgica. Na verdade, o correto A Balsa do Medusa, pois este era o nome do navio que naufragou, causando grande escndalo na poca.
2

Este texto foi escrito para o Curso de Histria da Arte, ministrado pela Prof Dr Glucia Santos da Gama e Silva, nos meses de abril, maio e junho de 2009. Departamento Cultural do Jquei Clube do Rio de Janeiro.

Obs: todas as imagens que constam neste texto, foram tiradas do site All-Art (Enciclopdia Britnica Digital. Consulta em 1 de agosto de 2012)

Neoclassicismo no alcanou mais de cinqenta anos e os movimentos que se seguiram foram cada vez mais efmeros. Sturm und Drang (Vendaval e mpeto) movimento artstico alemo que, em finais do Dezoito (datado normalmente em torno de 1770), contemporneo portanto da Aufklrung e da esttica de Baumgarten e Winckelman, se apresenta como o irromper de uma sensibilidade que ser conhecida e reconhecida at nossos dias como Romantismo. Tambm considerado, por alguns historiadores, como o primeiro romantismo. Nesse sentido, Kant (1724-1804), como Rousseau, Fichte, Schiller, Schlegel, Goethe e tantos outros pensadores, pertencem ao sculo no qual se fomentaram os ideais de liberdade e estabeleceram-se as condies necessrias para que aqueles proliferassem e se efetivassem. Sturm, significa vendaval e Drang, mpeto. Entendemos mais facilmente porque estes termos traduziam to bem a alma romntica. Havia um sentimento que arrastava com sua fria o artista, como um vendaval, e nele brotavam as emoes, num mpeto de criatividade, ardor e entusiasmo. O mpeto do vendaval o mpeto do corao humano capaz de reconhecer suas fraquezas e falhas, mas tambm sua prpria capacidade transformadora, a ponto de poder restaurar o carter e a sociedade como um todo.

A Morte de Hiplito. Gricault.

A Revoluo Francesa: foi o movimento revolucionrio francs, em finais do Dezoito, que provocou uma mudana notvel na sociedade europia, de profundo impacto scio-poltico e econmico de maneira a despertar o interesse e a reflexo de filsofos, intelectuais e artistas de vrias nacionalidades. Note-se bem: a Revoluo Francesa a Revoluo, porque vira a pgina da histria, cria um novo modo de ser. As Academias de Arte: por toda parte, lanaram-se como expoentes do novo retorno ao antigo3, e isto significava tornar obrigatria a cpia de modelos de gesso que imitavam esculturas gregas e romanas. Jacques Louis David ops-se ferozmente s normas e preceitos da Academia, chegando a exigir sua dissoluo 4, ocorrida em 1793, mas reaberta aps a queda de Napoleo em 18165. David mantinha um atelier particular onde ensinava a alunos que abandonavam a Academia ou sequer chegavam a passar por ela. Em aula ria-se e ironizava-se acerca do padro esttico imposto pela Acadmie, como algo ultrapassado e, sobretudo, falso, incapaz de conduzir quem quer que fosse ao conhecimento da verdadeira arte. A tnica de sua instruo aos estudantes comeava por denegrir os princpios adotados pelos acadmicos no ensino da pintura.

Napoleo sobre a ponte de Arcoles(1796). Antoine Gros

3 4

Dicionrio Oxford de Arte. So Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 4. Na verdade a real ameaa s academias veio mesmo da noo romntica do artista como um gnio que produz suas obras-primas luz de uma inspirao que no pode ser ensinada ou sujeita a qualquer tipo de norma. Ibid. 5 Ingo Walter observa que em 1793, a Academia foi dissolvida e depois, em 1795, reaberta como Academia de Belas-Artes, que na vida artstica francesa teve um lugar significativo at a segund a metade do sculo dezenove, tal como seus antecessores. WALTER, Ingo. Malerei der Welt. Kln: Taschen, 2003. p. 409.

Joseph Koch. Paisagem (1821/22)

O Romantismo (ou o que se tornou conhecido como Movimento Romntico) instaura uma tica que toma forma nas ltimas dcadas do sculo dezoito e at o vinte no desapareceu por completo. J no tm lugar entre as obras romnticas, a calma e a placidez das cenas buclicas do Rococ; seus pastores e imagens serenas, sem dvida, ficaram lguas de distncia. No entanto, seja na msica, no teatro ou nas artes plsticas, h dois modos de pensar liberdade que o artista romntico afirma atravs de suas personagens: uma fantasiosa e idealizada, outra, realista e inserida politicamente. No Romantismo, a arte cultua tanto a figura do heri ativista quanto a do poeta melanclico e sonhador, supostamente alheio turbulncia dos movimentos polticos e s reivindicaes populares por igualdade de direitos. 4

Se o olhar sem cuidado, o Romantismo parece um incentivo anarquia e ao caos. Ledo engano. Muito prximos do sculo XVIII e da Aufklrung, completamente entusiasmados pelas idias de seus filsofos e, em verdade, seus eternos devedores, os romnticos (e, conseqentemente, o sculo XIX) organizam seu universo genial com um p na fantasia e outro na racionalidade. Quanto fantasia, vale lembrar os olhares perdidos, pousados em horizontes tristes de um entardecer sonolento, como nos quadros de Caspar David Friedrich, que lembram, s vezes, o que ficou conhecido popularmente como amor platnico, no sentido mais superficial do termo, por descreverem a nostalgia do amor no realizado e, portanto, sublimado. Mar e bruma, horizonte perdido e limite de ser so tratados como jamais se fizera na histria da pintura. Como no quadro de Gaspar David Friedrich, eis o homem a olhar do alto de uma rocha para um mar de nuvens, a imagem de abismo que, independentemente de montanhas ou plancies, repete-se incessantemente. O homem de costas parece flutuar e perder-se, quase no est presente. Nada existe que lhe d amparo nem cho onde pisar. Ele tambm nvoa e passagem, instante e infinito. As paisagens romnticas abrem-se para lugar algum; cenrios fantsticos que marcam sobretudo a solido, a angstia, o sofrimento do homem em desalento. Toda fuga impossvel, A tica romntica, porque existncia, no pode ser recortada num tempo lgico, isto , num modo de tratar os acontecimentos recortando-os num tempo linear onde, supostamente, poderiam ser analisados como fatos, pois tudo o que fato implica paralisao. Assim como clulas sob olho mecnico do microscpio. Por outro lado, tudo o que acontecimento, d-se no tempo histrico e movimento. Para pensar e entender a Arte cabe tratar do acontecimento, logo, do que existe no tempo.

Marinha. Gricault

Cleptomanaco (1820). Gricault Os romnticos no foram acadmicos. Tampouco os neoclssicos. Entretanto, com o surgimento dos movimentos artsticos da primeira dcada do sculo vinte, ambos foram jogados no mesmo caldeiro que cozinhou e misturou rapidamente todos os ismos, numa espcie de pasteurizao de tudo o que era singularidade. Estava pronto o grande caldo onde se jogavam os no-modernos, no-vanguarda, nocontemporneos. medida que o Romantismo na arte vai brotando, com os pensadores da Aufklrung (ou Iluminismo. Sc..XVIII), surge um desejo de transformao radical das instituies desde suas bases. Essa uma poca em que o artista to participativo politicamente quanto qualquer cidado e, atravs de sua obra, trabalhando inclusive sobre temas da atualidade, influencia o pblico, conclamando-o a reagir em prol da construo de uma sociedade mais justa e mais digna, mesmo que custa de derramamento de sangue. E o mais desconcertante perceber que se confundem e jorram da alma do artista temas que vo desde a busca do Santo Graal, os Cavaleiros da Tvola Redonda, o anjo Gabriel e cenas bblicas, Prometeu, Frankenstein e o judeu errante at a representao pictrica da Coroao de Napoleo e as barricadas pelas ruas. H personagens que se destacam na msica, pintura e literatura, como o jovem

amante, Satan e as tentaes (Fausto, de Goethe), o poeta, o dndi 6, o mago e o heri, sem esquecer o bandido, figura assaz atraente devido idia de marginalidade e revolta contra as normas e tudo o que estabelecido Mais do que o conceito de Justia, era o verbo justiar que se impunha. No de fazer cair todos os valores para que nascesse, do nada, o homem natural de Jean Jacques Rousseau (filsofo francs conhecido como o pensador da Revoluo Francesa). O que se pretendia era reorganizar toda a sociedade sobre bases mais igualitrias, ou seja, o esprito da Libert, Egalit, Fraternit. Este era uma referncia para que todos compreendessem a necessidade de renovao completa, principalmente quanto s leis e justia feitas pelo soberano para favorecer apenas a ele mesmo e nobreza, pois que at aquele momento vinham, fora do enorme descontentamento da maioria, sendo impingidas desonestamente massa, numa sociedade de contrastes e abusos econmicos cada vez maiores. Era um modelo que deixava de existir para finalmente dar lugar a uma nova maneira de encarar a vida, um modo de ser que logo se imporia. Renovar e transformar significavam revolucionar atacando os alicerces da nobreza, pondo abaixo at mesmo a intimidade de sua rotina e seus hbitos; suas normas de etiqueta; sua indumentria. Decididamente tornara-se imprescindvel extinguir, desde as fantsticas baixelas at as perucas empoadas, o modo da corte.

Corrida de Cavalos. Gricault

Da surgiu a expresso dandismo. Esta uma figura excelente para se compreender o intelectual romntico que, inclusive, atravessa o Dezenove. Lembremos em especial Oscar Wilde (1856-1900), cujas maneiras elegantes e modo de trajar denunciam o tpico dndi.

Cabea de Homem Negro. Gricault O homem natural era ento uma referncia para a compreenso da necessidade de renovao dos valores que at aquele momento vinham, fora do enorme descontentamento da maioria, sendo impingidos massa numa sociedade de contrastes materiais e discrepncias morais cada vez maiores. Em verdade, era um modelo de sociedade e sistema poltico que deixavam de existir para, finalmente, surgir uma nova maneira de encarar a realidade e estar no mundo. A noite do catorze de julho, como narrada por Restif de la Bretonne7, terrvel e assustadora, fora uma conseqncia inevitvel das dcadas anteriores. Os neoclssicos (na pintura francesa Jacques Louis David acabou se tornando o maior exemplo, j que fora nomeado pintor oficial da corte de Napoleo) se apresentaram como a encarnao desse novo modo de pensar, que inclua, obrigatoriamente, voltar-se para o mundo greco-romano e, em especial, para sua filosofia e tica. O estilo de David traduz o que ficou conhecido como Estilo Imprio, na indumentria, no mobilirio e nos hbitos dos intelectuais da poca que procuravam
7

Restif de la Bretonne Escritor, historiador e comentador francs que viveu em finais do dezoito e escreveu As Noites Revolucionrias, livro no qual narra em detalhes, como testemunha ocular, a semana que antecedeu queda da Bastilha e a noite do 14 de julho.

cultivar e preservar a f nos costumes e na filosofia da Grcia Clssica. O prprio David participava de reunies em que as pessoas deviam caracterizar-se e agir como os gregos mais cultos na poca de Pricles. Passando as tardes a recitar Homero e os clssicos, eles incentivavam o estudo da filosofia grega e dos conceitos sobre arte da esttica de J.J.Winckelmann (1718-1786), que defendia a observao e a cpia das esculturas gregas, sem o que seria impossvel realizar qualquer obra-prima. Os neoclssicos pretenderam conciliar os ideais da Revoluo Francesa e os princpios ticos da Antiquidade Clssica, o que significava, sobretudo, renegar estilos anteriores, como o Rococ e a Academia de Belas Artes e suas regras. Portanto, preciso ter cuidado ao tentar analisar um artista considerado neoclssico, seja David ou Ingres.

Joseph Wright. (1785)

As Acadmies (Academias de Belas Artes) eram tambm um veculo fcil e conveniente de o Estado fazer da arte seu instrumento de participao na vida em sociedade, direcionando o gosto do pblico ao tornar os acadmicos representantes da

arte estatal8. Privilgios e honras eram concedidos aos artistas acadmicos e os Sales Oficiais, como o prprio nome indica, favoreciam-nos, pois existiam, inclusive, para apoiar o Poder. Gombrich observa que
Para remediar tal situao [o pblico preferia adquirir somente obras dos grandes mestres do passado] as academias, primeiro em Paris, depois em Londres, comearam a organizar exposies anuais das obras de seus membros [os acadmicos]. Talvez seja difcil avaliarmos que mudana momentosa isso representou, pois estamos habituados idia de que os pintores produzem suas telas e os escultores suas esculturas principalmente com a idia de as enviarem a uma exposio, a fim de atrarem a ateno dos crticos de arte e encontrarem compradores. Essas exposies anuais converteram-se em eventos sociais que serviam de tema de converso na sociedade polida, e faziam ou desfaziam reputaes. Em lugar de trabalharem para mecenas individuais cujos desejos entendiam, ou para o grande pblico cujo gosto podiam aferir, os artistas tinham que trabalhar agora para o xito numa exposio onde havia sempre o perigo do espetacular e pretensioso superar o simples e sincero. 9

Boucher (1753)

Diga-se de passagem, a arte acadmica serviu e serve ao Estado, j que trabalha para enaltec-lo e educar o povo. Isto se deu inmeras vezes em pocas diferentes, seja na Rssia de Lnin seja no Nazismo. 9 GOMBRICH, E. H. Histria da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. p. 380.

10

Boucher. (1734) Paralelamente s idias iluministas, desenvolviam-se a esttica do Rococ10 e a vida palaciana, seus nobres e cortess (to bem retratados na pintura de Boucher 17031770 e Wateau 1684-1721) mostram-nos uma aristocracia e um sistema de governo alheios aos graves problemas sociais que se haviam instalado, pois se tornara egosta e indiferente a ponto de deixar de se preocupar com as dvidas excessivas do Estado e a realidade social para se fechar em palcios e jardins fantsticos, como numa espcie de altar inalcanvel, tanto pela sua beleza quanto por suas propores, de onde a plebe faminta no se aproximasse, isto , de onde ela at pudesse ser vista pelo rei, mas em seu devido lugar
10

11

. A noite do 14 de julho, como narrada por Restif de la Bretonne12,

O sentimento e a sensao dominam perante a razo. Festas galantes e jogos [da corte], uma ele gncia refinada e idlios amorosos so encenaes freqentes no teatro; sonhos serenos e elegacos sob os quais se esconde o conhecimento do paraso perdido. Os centros da pintura rococ so Paris, Veneza e Londres. Em Paris dominam as cenas galantes de Watteau , Boucher e Fragonard ou as delicadas Naturezas-mortas e cenas de gnero de Chardin. WALTER, Ingo. Malerei der Welt. Kln: Taschen, 2003. p. 335. 11 Os jardins de Versailles eram exemplos dos jardins la franaise e so a obra-prima de Andr Le Ntre, que os criou de 1661 a 1668. O planejamento para a construo dos jardins inclua, dentre outras coisas, a monumentalidade. Foram valorizados na poca como uma extenso dos palcios, que eram

11

terrvel e assustadora, fora uma conseqncia inevitvel das dcadas anteriores. Esse foi o dia em que culminaram a averso, os dios e as abominaes a tudo o que vinha sendo, na verdade, cultivado pelo Ancien Rgime e, particularmente nos ltimos tempos, pela fraqueza de carter e incompetncia de Luis XVI. Eles visavam conseguir uma perfeio artstica e uma verdade (moral e poltica) que deveriam ser recuperadas de imediato. Winckelmann foi o terico, desse perodo, que os inspirou atravs de sua obra Reflexes sobre a arte antiga. Consideravam que a esttica do Rococ era falsa o bastante para anular a capacidade de julgar dos indivduos, os quais, quela altura, eram chamados a participar integralmente, como cidados, da poltica e da vida em sociedade. A doura dos gestos e posturas presentes nas obras do Rococ, incitavam ao vazio do esprito e adoavam o raciocnio, a ponto de se tornarem uma espcie de artimanha esttica para dissuadir o pblico de quaisquer reaes contra a ordem vigente. A rigor, segundo supunham, o retorno Grcia Clssica e a valores perdidos no tempo, fariam com que um novo homem brotasse na cena europia. Sendo assim, os privilgios e interesses que antes estavam nas mos do Rei e da aristocracia, agora pertenciam ao povo. A instncia do Poder passara Razo, digase, capacidade humana de julgar e reconhecer o certo e o errado; de discernir, entre o que melhor para a maioria, isto , tudo aquilo que inclui a massa como um todo e tambm o mais simples dos indivduos. Comeara uma espcie de limpeza poltica - e dos costumes - que excluiria, por princpio, tudo o que fosse considerado retrgrado, abusivo, e estranho vontade do povo. Como na Atenas de Plato e Aristteles, da por diante, h que prevalecer o bem geral em detrimento do particular e privado. O juzo (Crtica da Faculdade de Julgar ou Critica do Juzo, de Emmanuel Kant, filsofo alemo do sculo XVIII). era uma faculdade humana capaz de proteger o homem contra muitos dos males que o afligiam e sociedade na qual vivia. O sentido

construdos com janelas e portas imensas para que se pudesse admir-los. Quanto arquitetura dos palcios, no eram esquecidos os tneis subterrneos (em 2006 visitamos esses subterrneos de Versailles, onde, por ex, do quarto da rainha, saam tneis diretamente para fora do palcio para o caso de uma fuga emergencial). Os reis, vale dizer, talvez jamais tenham imaginado que pudesse acontecer a invaso do palcio de Versailles. Provavelmente consideravam-no uma espcie de fortaleza onde reinavam o poder, a beleza e a alegria das festas; um lugar por onde a fome e a misria nunca passariam, muito menos os sans culotte em sua revolta. Em verdade, Maria Antonieta s se deparara com eles no patbulo. Ela, criada para se tornar uma rainha, no tivera escolha quanto a seu futuro apenas como mulher e me. Transformara-se na rainha de Frana, a austraca odiada pelo povo francs.
12

Restif de la Bretonne Escritor, historiador e comentador francs que viveu em finais do Dezoito e escreveu As Noites Revolucionrias, livro no qual narra em detalhes, como testemunha ocular, a semana que antecedeu queda da Bastilha e a noite do 14 de julho.

12

do sublime e do belo era, ento, um meio para melhorar o homem enquanto ser dotado de inteligncia e razo. H que recorrer capacidade de ajuizar, discernindo entre o certo e o errado, o sublime e o desprezvel, o belo e o feio, o duvidoso e o concreto, por conseguinte, observvel e, logo, indiscutvel em sua realidade material e objetiva. Notese que, se est dito uma faculdade que pertence ao homem, por inferncia, deduz-se que no pertence a uma classe, muito menos aos privilegiados por ttulos de nobreza e ricos por descendncia. Tornara-se claro o quanto o homem era capaz de julgar por si mesmo e, por conseguinte, criar uma nova legislao. Isto incluiu uma esttica nova que se sustentava numa tica severa. Nesse passo, a razo, como aliada do poder institudo, autorizar a si mesma e justificar seus erros mais graves. Entretanto, os neoclssicos pretendiam permitir com isso que desabrochassem as verdades mais ntimas do ser humano, que, segundo eles, tinham de ser revistas e postas luz de uma nova razo: mais humana, justa e democrtica, capaz de atingir a todos os homens e por eles ser compreendida.

A Morte de Sardanapalo (detalhe). E. Delacroix

13

Assim, em primeira instncia, reagiram os romnticos s formas ditatoriais dessa nova racionalidade. Nova, pois embora o uso da razo na arte13 fosse algo que nascera com a Idade Moderna, assumia agora uma feio bem mais ntida sobre o que significavam criar e pensar. Ajuizar era, em suma, eliminar as diferenas, aparar as arestas e todas as sobras que levassem o homem e suas criaes ao desvio. Era necessrio que se selecionassem os temas e assuntos a abordar; havia um respeito aniquilador s regras que regulavam o fazer artstico. Limites eram colocados e dentro deles o homem agia conscientemente. A ultrapassagem daqueles geraria o erro, a falta, uma desmedida a ser contida. Por outro lado, romnticos e neoclssicos (independentemente da nacionalidade) so frutos da mesma rvore plantada pelos filsofos iluministas. David j ,

inegavelmente, um precursor dos romnticos enquanto Gricault e Delacroix, so os expoentes de um modo de ser sob a bandeira da Libert, Egalit, Fraternit. No foi, portanto, por cultivar os princpios e ideais da Revoluo que os artistas neoclssicos e romnticos se distanciaram esteticamente uns dos outros. O Romantismo na arte e na vida comeou seu longo caminho fazendo cair as muralhas da desigualdade e do autoritarismo ao arrombar os portes da Bastilha. Nisto consiste o florescimento de um sentimento, o esprito romntico, que vai alm da esttica na inteno de fazer valer os ideais de construo de uma sociedade igualitria e, sobretudo, mais livre.

Coroao. Napoleo e Josefina (1805-07) J.L.David


13

Leonardo da Vinci dizia, no sculo quinze, larte uma cosa mentale antes do Cogito cartesiano.

14

David, execrado posteriormente pelos artistas do Dezenove e das primeiras dcadas do Vinte, foi tambm um romntico exaltado, um esprito tomado pelo sentimento romntico. Participou da revoluo integralmente, tanto em acertos quanto em excessos que culminaram em erros lamentveis. Mas, repare-se, estamos chamando a ateno para um sentimento que anterior, por certo, a Gricault e Delacroix. O Marat assassinado, de David, j um exemplo claro desse esprito romntico.

Mme Recamier (1800) J.L.David

Jogar-se no Sena (Jean Gros 1771-1835) em desespero, por no suportar a grandeza do mestre (David), acreditando-se inferior a ele, um modo indelvel do gnio romntico14. Pois bem, o prprio David tentara o suicdio ao ser notificado de sua excluso do Grande Salo, pela terceira vez. Este sentimento que acarreta o suicdio do artista denota o vazio interior que o invade repentinamente e o faz objeto de sua impotncia diante do prprio destino. Nada to marcantemente romntico quanto a onda de suicdios de jovens apaixonados e desencantados com a vida. Diz-se que depois de ler a obra de Goethe Os Sofrimentos do Jovem Werther, houve uma onda de
14

Lembramos que o prprio David tentara o suicdio ao ser notificado de sua excluso do Grande Salo, pela terceira vez.

15

desespero e suicdio na Alemanha. Como o Hamlet, de Shakespeare, o homem, agora, reflete, questiona a si mesmo. Ele passa a se imaginar dono da histria, por isso pode decidir acerca de sua prpria vida e morte. No ser por acaso que, em finais do Dezenove, Nietzsche ir declarar Deus est morto. Os acontecimentos que se desdobraram ao longo do sculo dezenove, e mesmo o incio o sculo Vinte, so as extenses disso que foi o Movimento Romntico, essa grande revoluo das artes e dos espritos humanos. Se quisssemos encontrar uma metfora para o Dezenove, diramos que ele foi o sculo do sol, dada sua importncia e brilho quanto s artes, seja na pintura, na msica e na literatura. Mas, impossvel no mencionar a erupo dos movimentos que ocorreram na poltica e na economia. No mnimo devemos lembrar que o Dezenove, isto , o sculo que brota com a Revoluo Francesa, aquele em que surgiram tanto Hegel na filosofia quanto Marx e O Capital, alm de Darwin e A Origem das Espcies e o Zaratustra, de Nietzsche. Sem esquecer a virada para o Vinte, com Sigmund Freud e a Psicanlise.

Honor Daumier

(capa de revista alem)

16

Honor Daumier

Pois bem, para se entender realmente o significado do que vem a ser o esprito romntico h que se entender tambm as transformaes ocorridas ao longo de todo o Dezenove. Isto o mesmo que lembrar, na primeira metade, de Honor Daumier (18081979), brilhante caricaturista e grande pintor, ainda de certo modo, contemporneo de David( 1748-1825) e seu crtico feroz, mas igualmente contemporneo de Delacroix, e Courbet e o Realismo, e, pouco mais a frente, Monet e os Impressionistas.

A histria, se pensada como um processo atravs do qual os acontecimentos se entrelaam, aquela que nos faz entender que no possvel descolar, por exemplo, um artista ou um estilo, do que movimento - tempo histrico. Vale lembrar que a negligncia quanto a isto implica desconhecimento do que realmente significaram as Revolues Francesa e Industrial e, notadamente, o Sculo das Luzes (XVIII) para a posteridade.

17

A Liberdade guiando o povo. E. Delacroix. (1830)

Ento, chamamos sua ateno: Jacques Louis David no to somente o representante do Neoclassicismo, tampouco Delacroix do Romantismo. Ambos vivem no tempo histrico e por isso so prisioneiros do movimento de todos os acontecimentos. Reparem que David se engajou na luta poltica do governo du Peuple (do povo francs), clamando pela liberdade, assim como Delacroix pintou muitos anos depois A Liberdade guiando o povo (1830), obra que, alis, muitas vezes confundida com a Revoluo Francesa, quando em verdade, refere-se s Barricadas em Paris. O prprio Delacroix pintou seu auto-retrato segurando um fuzil, vestido com um traje que o destacava dos sans cullotte. Ali ele se apresentava como um intelectual participando, lado a lado com os trabalhadores e os homens mais humildes, de uma batalha pelos direitos de todos os cidados franceses. A alegoria da Liberdade, nesta obra, uma mulher, com os seios mostra, que carrega a bandeira republicana e pisa sobre os corpos dos que morreram lutando por seus direitos. Poderamos, sim, dizer que, este quadro de grandes propores, um retorno ao Catorze de julho. O uso do barrete vermelho (um personagem que aparece esquerda) e as calas largas e de tecidos toscos marca, como se pode observar, o quanto a indumentria, por exemplo, podia representar naquela poca. A roupa que se vestia era uma outra bandeira em prol dessa sociedade que surgira em finais do Dezoito. Imagine agora que Delacroix pintara A Liberdade, cerca de quatro dcadas aps a 18

Revoluo! Do mesmo modo, com a mesma paixo, J.L.David pintara o Marat assassinado (1793). Independentemente da diferena da fatura e da composio dessas obras, notemos que o pathos (paixo, em grego, que significa estar sob o efeito de) o mesmo. David pintara seu quadro completamente motivado pelo assassnio do amigo do povo, Marat. Por isso o representa quase como um santo morto, ferido, mas sereno na morte em sua banheira; com uma pena de escrever, que evidentemente era o principal smbolo da luta do jornalista. O jornal j era, nesta poca, um meio importantssimo de denncia. Os panfletos, tais como hoje os conhecemos, so um fruto do esprito romntico de liberdade.

O grande historiador italiano, Giulio Carlo Argan, destaca que o Romantismo geralmente subdividido em trs partes, deixando claro, assim que existem romantismos, o que, de pronto nos coloca de sobreaviso quanto s interpretaes possveis:
O perodo que se estende aproximadamente entre a metade do sculo XVIII e a metade do sculo XIX geralmente subdividido da seguinte maneira: 1) uma primeira fase prromntica, com a potica inglesa do sublime e do horror e com a paralela potica alem do Sturm und Drang ; 2) uma fase neoclssica, coincidindo grosso modo com a Revoluo Francesa e o imprio napolenico; 3) uma reao romntica, coincidindo com a intolerncia burguesa s obtusas restauraes monrquicas, com os movimentos de independncia nacional, com as primeiras reivindicaes operrias entre 1820 e 1905, aproximadamente. 15

Ento, vejam que existem modos de classificar que facilitam, sim, o entendimento, mas que no podem podem ser definitivos para uma real compreenso, ou seja, no conseguem dar conta disso que o tempo histrico, inclusive no caso da arte, dos estilos e da singularidade dos artistas. O que estamos dizendo que, ao invs de sair de imediato rotulando um artista de romntico ou neoclssico ou impressionista, cabe entender a trama da histria, o entrecruzamento de todos os acontecimentos que fizeram com que tal estilo, artista ou Escola surgissem. A descobriremos que nada to simples quanto se pensa e que, na maior parte dos casos, a classificao mais confunde e ilude do que faz entender de arte e de histria. A exemplo, quem visse O Vago de Segunda Classe de Daumier, sem nada saber a respeito, talvez jamais conseguisse imaginar que ele pertencera primeira metade do Dezenove, assim como Jean Gros, que pintara Os
15

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 12.

19

Pestiferados de Jaffa, ilustrando uma das famosas campanhas de Napoleo. E o mesmo David, que ajudara a mandar para a guilhotina tantos monarquistas acabara condenado e exilado, tendo escapado por pouco de ser tambm guilhotinado quando foi julgado por sua admirao a Robespierre. Imagine-se David, que pintara o Marat e se rebelara contra a Acadmie Franaise! Ele, que tambm fora um revolucionrio. certo que sua fatura, predominantemente mais lisa, nos leva a acreditar que ele difere bastante de um pintor romntico. Isto, entretanto, no totalmente verdadeiro, j que, afinal, Gricault, em sua obra mais famosa A Balsa do Medusa , trabalhou com pinceladas lisas e figuras de msculos to bem torneados como os de deuses gregos. Nesse sentido, to belos e fortes quanto os guerreiros romanos de O Juramento dos Horcios, de David (uma encomenda de Luis XVI, em 1784). Se Gricault, como sabido, alugou um atelier ao lado do necrotrio para onde foram os corpos dos nufragos, a fim de melhor estud-los, e mandou construir uma balsa nas mesmas propores da original e colocou-a em seu atelier, querendo com isso captar o mximo de realismo, David, fez questo de expor seu Marat Assassinado ao lado da banheira original onde o mesmo fora assassinado por Charlotte Corday.

. Marat Assassinado. J.L.David

Essa postura de ambos os artistas, sem dvida, nos esclarece a respeito do pathos romntico. Ento, no basta estar diante de um David e diante de um Gricault para 20

saber o que Neoclassicismo e Romantismo, respectivamente, at porque esses estilos no so realmente incompatveis e, sobretudo, o que marca a arte e os ditos estilos, um esprito, um modo de ser que ultrapassa toda e qualquer formatizao, digamos, um formato que acaba produzindo um erudito ao invs de um pensador. O pensador procura conhecer pelo entendimento enquanto que o erudito repete frmulas e conceitos. Minha inteno neste curso foi deixar que os alunos entendessem em lugar de jogar-lhes apenas nomes, datas e fatos. Por isso mesmo, deixo aqui uma relao com vrias datas e nomes que auxiliam na compreenso. No se deve decor-los, mas somente procurar relacionlos. Logo, o je ne sais quoi romntico (o no sei qu); seu modo de ser e viver, talvez no tenham desaparecido e, mesmo na Era de Aqurio, pode ser que circulem pela Internet, via Web.

O Caminhante sobre a Neblina. C.D.Friedrich 21

____________________________ Os ismos abarrotaram o sculo Dezenove e, desde a, passamos a pensar, quase sempre, que uma manifestao artstica produtora de mais um ismo, ou que, no mnimo, o artista ser em algum momento, a parte necessrio de uma nova escola. Um estilo, um modo de criao, quando colocado nos limites de algumas dcadas, por ex, no diz existncia, mas transforma o que da ordem da vida num mtodo de simplificao cuja funo informar, pura e simplesmente, como uma pgina na Internet ou qualquer dicionrio especializado. No h possibilidade de entendimento nem de produo de pensamento. Ento, se estudarmos o Movimento Romntico

francs (situado comumente na primeira metade do sc. XIX , quase sempre entre 1815 e 1840), como uma expresso da vida, um modo de ser, ele precede e ultrapassa a mera informao e a erudio fcil que da advm. O entendimento acerca da Arte e do que tempo histrico precisa nascer da capacidade de ignorar os fatos seqenciais e os ismos. Mas, o que vm a ser os ismos? A partir da observao de um suposto conjunto de causas e efeitos, concluiu-se o que era um perodo artstico, ou seja, um ismo. Isto significa trabalhar, de imediato, com os conceitos de passado, presente e futuro e, ainda, de nascimento, apogeu e decadncia. Isto apenas um modelo, um molde para promover velocidade de compreenso, que diferente de entender a Histria como a expresso dos acontecimentos no tempo. Assim sendo, o Movimento Romntico tem de ser estudado no como um ismo, mas como um modo de ser, a prpria existncia do que ser romntico. De qualquer modo pense que um ismo sempre um rtulo que acaba por aprisionar o entendimento e a compreenso da obra e do artista. Em verdade no cabe encaixar artistas, estilos e Escolas uns nos outros, mas, sim, apreci-los em separado, compreendendo-os no tempo histrico, isto , de acordo com a trama das relaes poltico-sociais e culturais em que esto inseridos. Vale lembrar ainda que todos os ismos carregam uma conotao pejorativa ou banal que quase sempre desqualifica o artista e sua obra. Ao estudar, use cada Movimento ou ismo para simplificar a compreenso, relacionando e/ou comparando quando necessrio. Repare, mesmo quando alguns artistas se reuniram por vontade prpria, com algum intuito especfico, como no caso dos Impressionistas, no significa que suas obras deixem de ser singularidades e carreguem consigo o modo todo prprio de ser de 22

cada pintor (Henri Rousseau um timo exemplo de um artista peculiarissimo). Pode haver uma inteno comum ou uma associao por motivos distintos e/ou parecidos, mas isto no significa dizer que Monet e Renoir no so singulares nem independentes quanto ao modo de ser. No que se parecem afinal? Havia certamente, em ambos, uma preocupao quanto Luz natural, velocidade de execuo das pinturas no sentido de captao de um momento preciso e isso era um dos motivos pelos quais a fatura dos impressionistas se assemelhava. Mas, para bem entender a arte e o artista, cabe

perguntar o que os diferencia ao invs do que os aproxima. Toda tentativa de produo de semelhana tambm uma tentativa de amarrar as diferenas para melhor controllas; o mesmo que olhar a obra com o olhar do cientista que precisa nivelar, comparar e encontrar similitudes a fim de chegar sntese e formulao de idias gerais. Dito de outra maneira, burilam-se todas as arestas que fazem a diferena e produzem singularidades. A arte no tem de ser vista deste modo, pode, pelo contrrio, expandirse sempre mais para o infinito. S na Arte e atravs dela a quadratura do crculo possvel! O Romantismo levantou a bandeira que guiou os homens e os fez rejeitar as normas vigentes ao querer refazer o mundo. A saber, o Sturm und Drang avanou a ponto de atravessar muito mais de um sculo quando abriu no homem ocidental sua chaga: a emergenciao de uma singularidade enquanto manifestao da profundidade das emoes. Drang o mpeto incontrolvel que toma o artista fazendo-o projetar, por para fora de si, o que pensa ser subjetividade, ao, vida e intensidade: a obra de arte.

ALGUMAS CITAES: A arte um fruto proibido com poderes de tentao quem uma vez provou o seu mais doce suco, perdeu-se, sem remdio, para o mundo ativo da vida. O que h de txico na arte o tornar-se o artista um ator que considera a vida como um papel a desempenhar, o seu palco como o modelo e o ncleo do mundo, e a vida real como a casca, o invlucro aparente, uma imitao miservel e remendada. ( Wackenroder) No queremos tinta, queremos pintar com sangue. Palavras de ordem dos romnticos. Deve-se pintar o que se v e o que vai na alma. (Caspar David Friedrich) Verdade Beleza e Beleza Verdade (Keats) Rien nest vrai que le beau (nada verdadeiro seno o belo) (Musset)

23

Mon coeur dsire tout, il veut tout, il contient tout. Que mettre la place de cet infini quexige ma pense?( meu corao deseja tudo, ele quer tudo, ele contm tudo. O que colocar no lugar deste infinito que meu pensamento exige?! ) (Senancour) Todos os acidentes da nossa vida so materiais de que podemos tirar o que quisermos, tudo o elo de uma cadeia interminvel (Novalis) Nunca perca a primeira impresso que o moveu ( Corot referindo-se ao artista) [o artista e o homem do Romantismo] passou a considerar o mundo nada mais do que a matria-prima e o substrato das experincias do seu eu, e utilizou-o como pretexto para falar de si prprio. Isto implica o aviltamento tanto do princpio como do fim do fluir da experincia, do contedo e da forma da obra de arte perfeita. O mundo passa a ser uma mera oportunidade de movimento espiritual, e a arte, o vaso acidental em que o contedo da experincia fica definido ocasional e passageiramente. [...] a atitude que desagrega a realidade numa srie de acontecimentos insubstanciais, essencialmente indefinveis, em meros estmulos de criao intelectual, em situaes que aparentemente s existem para que o sujeito tenha conscincia segura da sua prpria existncia, da sua prpria substancialidade.. Quanto mais imprecisos, iridescentes, fluidos e musicaisso os estmulos, mais vigorosamente o sujeito que os experimenta vibra em reposta a eles; quanto mais incoercvel inconstante, insubstancial o mundo se apresenta, mais forte, mais livre e mais autnomo ser o sentimento do indivduo que luta para se impor Ta;l atitude s podia surgir numa situao histrica em que o indivduo j fosse livre e confiado em si prprio, mas ainda se sentisse ameaado e em perigo. (Hauser, Arnold. Histria Social da Literatura e da Arte)

ALGUNS TERMOS E NOES, AUTORES e OBRAS: Obs: nem de longe pretendemos, nestas pginas, esgotar a riqueza artstica e cultural das ltimas dcadas do Dezoito e de todo o sculo Dezenove.

Goethe, Wolfgang von- 1749-1832. Urfaust , em 1779 (conhecido como o primeiro Fausto). Mais tarde, em 1808, Faust, ein Tragdie ( Fausto, uma Tragdia). H ainda um segundo Fausto, inacabado (1832). Schiller, Friedrich (1759-1803). Wallenstein, drama histrico (c. 1798/99). Hlderlin, Friedrich (1770-1843). Hyperion oder der Eremit von Griechenland ( Hyperion ou o eremita da Grcia). Ronace e narrativa em duas partes. Friedrich von Hardenberg, dito Novalis (1772-1801) Hymnen an die Nacht ( Hino noite). Rapsdias em prosa lrica e poemas. No Romantismo alemo, Novalis une musicalidade e poesia, segundo um ideal prprio do perodo. Anne Louise Germaine de Stal - Mme de Stal (1776-1817) na Frana, representante do Iluminismo, mas exalta o Romantismo de maneira a valorizar o

24

indivduo e o gnio artstico. Com suas obras pretendeu estabelecer um elo entre o esttico e o estado de civilizao. A literatura a expresso de uma nova sociedade e etapa no desenvolvimento humano e se sustenta sobre o ideal de liberdade. Sua obra mais famosa De LAllemagne (da Alemanha), foi censurada em 1810 e depois, publicada em Londres em 1813. Em 1816, publicado um artigo traduzido para o italianoA maneira de traduzir e a utilidade das tradues(Biblioteca de Milo). Marie-Olympe de Gouges (1748-17993). Frana. Grande humanista representante do Iluminismo que acabou guilhotinada pelo Governo do Terror. Mulher de esprito combativo, escritora brilhante e excepcional defensora dos direitos da mulher. Uma humanista do sc. XVIII, abolicionista e, talvez, uma das primeiras feministas. Rosa Bonheur (|1822-1899). Frana. Pintora e escultora. Seus trabalhos retratam principalmente animais em movimento. Foi tambm uma mulher de esprito revolucionrio e agressiva para a poca. Ela, como George Sand, colocava-se contra as normas chauvinistas e defendia a liberdade de ser. Alexandre Puchkin- (1799-1837). Rssia.Boris Godunov,tragdia histrica em trs partes. Esta obra foi musicada por Mussorgski. William Wordswoth- (1770-1850)- Inglaterra. Poesia lrica. Oscar Wilde - (1854-1900). Irlanda. Como um representante da Inglaterra vitoriana. O Retrato de Dorian Gray, sua obra inesquecvel, adaptada inclusive para o cinema no sc. vinte. John Ruskin (1819-1900). Inglaterra. Escritor (c.de 250 obras), pintor e terico da Era Vitoriana. Samuel Taylor Coleridge- (1772-1834). Inglaterra. Poesia lrica. John Keats (1795-1821). Inglaterra. Endymion(1818), poema narrativo em quatro tomos. Percy B. Shelley (1792-1822).Inglaterra. Prometeu Libertado, darma lrico em quatro atos. Ernst Hoffmann - Alemanha. (1776-1822). Die Elixiere des Teufels (o Elixir do Diabo). Conto fantstico. Lord George Gordon Byron Inglaterra. (1788-1824). Da o termo Byronismo, que tentava dar conta de um estado dalma peculiarissimo e notadamente romntico. A idia de heri como um home rebelde e, ao mesmo tempo, melanclico, surge em sua obra, que influenciou imensamente tanto a msica quanto a pintura europia. Para se ter uma idia da importncia deste autor, lembramos que ele abandonou seus escritos poticos par lutar na Grcia contra a invaso otomana, pois passou a acreditar que mais importante que a literatura era a ao.

25

Na msica, destacam-se Beethoven (1770-1827); Carl Maria von Weber(1786-1826); Flix Mendelssohn (109-1847); Franz Liszt (1811-1889); Robert Schumann (18111856); Richard Wagner(1813-1883); Gioachino Rossini (1792-1848);Hector Berlioz (1803-1869);Gaetano Donizetti (1797-1848);Frdric Chopin(1810-1849); Modeste Mussorgski (1839-1881); Rimski-Korsakov (1844-1908); Franz Schubert (1797-1828) Pr-Rafaelitas Inglaterra vitoriana. Grupo de pintores que fundou a Irmandade PrRafaelita (1825-1860), cuja inteno principal era voltar-se para uma poca anterior ao pintor renascentista Rafael, cultivando personagens de Dante e obras do perodo Gtico (nesse sentido foram muito incentivados por John Ruskin) : William Holman Hunt (1827-1910), Dante Gabriel Rossetti (1828-82), John Everett Millais (1829-96) Ford Madox Brown (1821-93) Edward Coley Burne-Jones (1833-98) Arthur Hughes (1832-1915) Ford Maddom Brown (1821-1893) Edward Hughes (1851-1914) John William Waterhouse (1849-1817) Thomas Cooper Gotch (1854-1931) Orientalismo foi uma espcie de Boom no sculo dezenove. Primeiramente, foi a arte inspirada no exotismo de pases do norte africano, cujos temas atraram em demasia os pintores europeus. Delacroix descobre o cu do Marrocos em suas viagens e pinta odaliscas e cenas de rua. Tambm acadmicos como Germe tem uma quantidade enorme de pinturas sobre cenas que ele mesmo pde observar no Egito e Turquia. Impossvel no mencionar seus harns, odaliscas e fumantes de narguil, com turbantes e vestimentas exticas. Ingres pinta o Banho turco e A Odalisca, uma mulher mostrada de costas em primeiro plano, que despertou o interesse de historiadores como Giulio Carlo Argan ( sc XX). Tambm no Brasil a influncia dos temas abordados pelos artistas franceses foi marcante. Veja-se Pedro Amrico o tocador de rabeca. Na segunda metade do Dezenove, o choque ser com a arte japonesa, que influenciou enormemente Mary Cassat, Van Gogh, Klimt e outros. A linha e a noo espacial dos asiticos foi uma descoberta imensurvel para os artistas ocidentais.

Termos essenciais para entender o Romantismo: Exotismo / loucura / fantstico / indivduo, eu / amor / melancolia / paixo/ mal do sculo (diz-se em francs mal du sicle. Especificidade francesa.) / Viso de mundo (diz-se em alemo Weltanschauung. Especificidade alem.) / para alm (i , um lugar distante, fora da realidade mais prxima; um desejo de afastar-se do mundo ) / esoterismo e misticismo (note-se que o Espiritismo e sua filosofia reencarnacionista nasce no Dezenove com Alain Kardec) / o bandido (como 26

personagem) / o heri / dndi / liberdade / rebeldia / Napoleo (como a figura do grande conquistador e heri. Uma lenda a ser narrada) / je ne sais quoi / gnio (surge com Kant para significar o artista capaz de ir alm da mera representao, logo, aquele que d regras arte. Esta noo impregna at nossos dias a figura do artista como algum que se diferencia de todos os indivduos por sua excepcionalidade) / magia, sonho / progresso / Natureza / Frankenstein (obra de Mary Shelley, importantssima para se entender o fantstico na figura do personagem monstro e heri ) / Prometeu (personagem da mitologia grega que, tanto quanto as obras de Shakespeare, inspirou enormemente os autores romnticos).

Do XVIII ao XIX, algumas datas para facilitar a compreenso: 1746 Nascimento de Goya 1748 Nascimento de Jacques Louis David 1780 - Nascimento de Ingres 1781 A obra O Pesadelo, do artista suo-alemo Fssli 1796/98 - Goya pinta suas Majas. 1798 Nascimento de Delacroix. 1784 O Juramento dos Horcios, de Jacques Louis David, encomendado por Louis XVI. 1789 Revoluo Francesa 1792/ 93 Decapitao dos reis de Frana pelo Governo do Terror. 1807 Barco a Vapor 1808 Fuga da famlia real portuguesa p/ o Brasil 1808- Invaso de Napoleo na Espanha. Os Fuzilamentos do 03 maio 1811 Simon Bolvar 1814/15- Goya pinta Os Fuzilamentos de maio 1815 Waterloo 1815 Jacques Louis David exilado 1819 A Balsa do Medusa, de Thodore Gricault. 1825 Primeira Estrada de Ferro na Inglaterra. Morte de David 1828 Morte de Goya em Bordeus. 1830 - Liberdade guiando o Povo,de Eugene Delacroix.Nasce Camille Pissarro. 1832 Delacroix viaja para o Marrocos. Nascimento de Edouard Manet 1837 Daguerre e a fotografia. 1837 Comea a era Vitoriana 1839 Nascimento de Czanne e Odilon Redon. 1840 Surgem as tintas em tubo. Nascimento de Claude Monet. 1841 Nascimento de Renoir. 1844 Nascimento de Henri Rousseau 1848 Manifesto Comunista. Nascimento de Paul Gauguin. 1853- Nascimento de Van Gogh 1856 Flaubert. Mme Bovary 1859 Nascimento de Seurat 1860 O primeiro instantneo na fotografia. 1861 Guerra Civil Americana

27

1863 Abolio da escravatura nos EEUU. 1863 A Olympia, de Manet, causa escndalo em Paris. Morte de Delacroix. 1863 O primeiro Salo dos Recusados. 1864 Nascimento de Henri de Toulouse Lautrec 1867 Morte de Ingres 1869 Nascimento de Henri Matisse 1873 a foto colorida 1874 - O segundo Salo dos Recusados. 1876 Grahan Bell e o telefone. 1879 Edison e a lmpada eltrica. 1880 - Van Gogh inicia-se como pintor 1883 Primeiro automvel a motor . Morte de Manet 1884 Nascimento de Amedeo Modigliani 1885 - O primeiro arranha-cu em Chicago. 1886 A ltima exposio dos Impressionistas 1888 a primeira cmera porttil KODAK 1888 Abolio da escravatura no Brasil 1889 Repblica no Brasil 1889 Tour Eiffel 1890 Morte de Van Gogh 1891 Gauguin parte para o Tahiti. Morte de Seurat 1893 - O Art Nouveau. No Brasil, Pedro Amrico pinta o Tiradentes Esquartejado. 1895 - Freud e a Psicanlise; os irmos Lumire e o cinema. 1898 o casal Curie e o rdio

Glossrio : tcnicas de pintura e gravura: Fatura a caligrafia do pintor, seu modo de usar o pincel, seu toque no suporte. A marca que o distingue, como uma assinatura. A fatura pode ser lisa, gros sa, marcada, tosca, raspada, etc. A tinta a leo favorece bastante estes ltimos exemplos. Mancha diferenciando-se da linha de contorno, propriamente dita, como uma descoberta, ou seja, destaca-se, em especial, no Romantismo, com artistas como Goya, Daumier, Delacroix e, depois, sem dvida com os impressionistas. Da por diante ser uma espcie de sinal indelvel que inmeros artistas adotaro, inclusive no sculo vinte nas obras abstratas, por exemplo. Pincis de cerda macia e ponta redonda (que, a rigor, no deixam suas marcas na tela e so instrumentos importantes nas obras neoclssicas). De cerda dura e quadrados, fundamentais quando os artistas queriam mostrar a marca e o volume do toque do pincel. Vejam-se os impressionistas e, sem dvida, a obra toda de Van Gogh. Gravura : Em Metal: gua-forte e gua-tinta. Usa-se para gravar uma chapa de cobre sobre a qual se aplica um verniz especfico. Desenha-se ento com uma ponta-seca que retira o

28

verniz e, sobre os traos que vo surgindo, o cido, a seguir, far a sua parte corroendo o metal e deixando um sulco onde, depois, a tinta ficar retida. Cabe lembrar que o artista que, tirando uma srie de provas de estado ir controlando o tempo que a chapa ficar mergulhada no cido, pois isso intensifica o trao que aparecer ao final, na impresso. No caso da gua-tinta, a dificuldade maior est no uso do breu, que depositado como uma poeira sobre a chapa, colocada dentro de uma caixa grande, na qual h uma manivela, que, ao ser girada, levanta a poeira de breu. Depois disso, a chapa colocada sobre uma grade e sob ela acende-se uma lamparina, cuja chama derreter o breu, formando gotculas protetoras, onde o cido no chega. Quando, finalmente, a chapa for mergulhada no cido, de acordo com o tempo gasto nesse banho, o que se consegue uma gradao de cinzas, do mais suave ao mais penetrante. Este processo bastante complexo e sutil, pois facilmente a tcnica se perde e o que era para ser uma sombra, por exemplo, pode se tornar uma borra. Goya foi um mestre na gua-tinta. H tambm outras tcnicas como a ponta-seca (raspa-se literalmente a chapa de cobre e a consegue-se uma rebarba que segura a tinta para impresso); A Xilogravura a tcnica de escavar na madeira com goivas especiais.Onde se escava surgir o branco e as outras partes daro o preto na impresso. A Litografia consiste em desenhar com um lpis gorduroso sobre uma pedra porosa prpria para a tcnica. Existem ainda outros recursos como o Tusche (nanquim). Este modo de impresso foi muito utilizado por grandes artistas como Honor Daumier, que realizou inmeros trabalhos. Obs: os papis para gravura so especiais pois devem ser capazes de absorver gua, j que so literalmente mergulhados ngua e deixados a por um tempo. Para a xilogravura pode-se usar tambm o papel japons, que no vai para a gua, mas por sua delicadeza pressionado com uma esptula de madeira polida, sobre o bloco de madeira gravada. Tanto na gravura em metal quanto em madeira, as matrizes so eternas e podem ser usadas, a rigor, em qualquer poca para se fazer uma cpia ou tiragem. No caso da litografia, quase sempre, usa-se a mesma pedra para vrias obras diferentes, apagando e desenhando a cada vez. Os cavaletes para pintura artstica eram de grandes propores at que, no sculo dezenove, com a industrializao, fosse inventado o cavalete de campo, porttil, como o que Van Gogh, Monet e outros usaram. E tambm as tintas em tubo e a maleta do pintor, iguais s que ainda hoje encontramos nas lojas especiallizadas.

Rio de Janeiro, 04 de junho de 2009. Profa Dr Glucia S.G.Silva

29

OUTRAS OBRAS de GRANDES ARTISTAS DO SEC. XIX

Luz do Mundo

William Holman Hunt


1827-1910. Inglaterra.

30

Lady Shalott

31

Por do Sol

O Vizinho Inoportuno

32

Vincent van Gogh 1853-90. Holanda

Ponte Langlois

Memrias do Jardim do den 33

Caf Noturno

Ressurreio de Lzaro

34

PIERRE AUGUSTE RENOIR 1841-1919. Frana

Festa a bordo

35

Danando

36

Dana Popular

37

Paul Cezanne 1839-1906 Frana

Auto-Retrato

Retrato do Pai do Artista

38

Natureza-Morta

39

Mme Czanne

Montanha de Saint-Victoire

40

Jogadores de Cartas

Natureza-Morta com mas

41

Paul Gauguin 1848 1903. Frana

4 Moas da Bretanha

Auto-Retrato 42

Caf em Arles

A Luta de Jac com o Anjo 43

Gustave Caillebotte 1848-1894. Frana

Rua de Paris

44

Homem na Varanda

45

Trabalhadores (raspando o assoalho)

Ponte Europa

46

Auto-Retrato

Um Jovem Janela

47

Claude Monet 1840-1926. Frana

Estao de Saint-Lazare

Ninfeas

48

Ninfeas

49

50

A Catedral de Rouen em diferentes horas do dia

51

S-ar putea să vă placă și