Sunteți pe pagina 1din 6

Administrao de Redes

Aula 18

Os direitos desta obra foram cedidos Universidade Nove de Julho

Este material parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso s atividades, contedos multimdia e interativo, encontros virtuais, fruns de discusso e a comunicao com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.

Uso consciente do papel. Cause boa impresso, imprima menos.

Aula 18: Gerenciamento de impresso


Objetivo:Essa aula tem como objetivo mostrar ao aluno como funciona o processo de gerenciamento de impresso, utilizando como base as ferramentas disponveis no sistema operacional Windows 2003 server e no sistema operacional Linux.

Um dos recursos mais utilizados em uma rede de computadores so as impressoras que,por meio de um bom gerenciamento de impresso, torna o servio muito usual. Os servios de impresso esto cada vez mais avanados, seguros e flexveis; e os sistemas operacionais como Windows e Linux facilitam esse trabalho na rede. Ambos os sistemas so capazes de gerenciar as impressoras conectadas localmente ou conectadas rede, podendo fornecer o servio de impresso para qualquer cliente na rede independente da plataforma utilizada (Windows ou Linux).

Gerenciamento no Windows

O Windows suporta dois tipos de impressoras em seu gerenciamento, so elas:

Impressoras locais essas esto conectadas ao servidor de impresso diretamente por meio de alguma porta fsica, como um barramento serial universal (USB) ou uma porta paralela. Impressoras de rede no so ligadas diretamente ao servidor, um dispositivo na rede. Seu acesso feito por meio da rede, utilizando o protocolo TCP/IP.

As impressoras so representadas no servidor de maneira lgica, passando a utilizar o termo impressora lgica. So definidos assim as caractersticas e o comportamento da impressora. Toda configurao feita normalmente, conta com o drive da impressora, todas as propriedades, porm uma impressora virtual que ser gerenciada pelo servidor de impresso.

Existem algumas formas de fazer o gerenciamento de impressoras ligadas rede. Uma das formas criada pela instalao de impressoras lgicas em todos os computadores e pela conexo dessas impressoras diretamente conectadas rede, porm, dessa forma, no tem como os usurios visualizarem os documentos nas filas de impresso, todo o processor feito localmente na mquina do usurio que est imprimindo no momento. O modelo recomendado para a utilizao em redes corporativas o gerenciamento feito com trs itens especficos: a impressora fsica, a impressora lgica configurada no servidor de impresso e os clientes de impresso que iro se conectar ao servidor por meio da impressora lgica. Com isso conseguimos algumas vantagens:

A impressora lgica configurada no servidor de impresso define as configuraes e gerencia os drivers da impressora. Ser criada uma nica fila de impresso, que poder ser visualizada em todas as mquinas da rede, fazendo com que os usurios consigam visualizar seus trabalhos e o de outros usurios. As mensagens de erro sero visualizadas em todos os computadores da rede. Mensagens desse tipo, falta de papel na impressora ou atolamento de papel podero ser visualizados pelos clientes, fazendo com que todos saibam do real estado da impressora. Ao imprimir, o usurio envia o processo ao servidor e libera seu computador para outros trabalhos. Todo o processo de impresso ser feito pelo servidor. Todas as funes de auditoria, segurana e log sero centralizadas no servidor de impresso.

Gerenciamento no Linux

O Linux tem um sistema de impresso bastante complicado, em comparao com os servios de impresso da maioria dos computadores. Ele permite a impresso de vrios documentos ao mesmo tempo, e cada usurio pode enviar documentos de um ou mais aplicativos sem esperar que a impresso do documento anterior seja concluda. O sistema de impresso processa os arquivos a serem

impressos corretamente em diferentes tipos de impressoras conectadas ao computador de diferentes maneiras. Se voc imprimir em uma rede, os arquivos podem ser criados em um host e impressos em uma impressora controlada por outro host. Ao pressionarmos o boto Imprimir em um aplicativo ou executar um comando, tais como lpr, para imprimir um documento, esse documento no vai diretamente para a impressora, uma vez que ela pode estar ocupada no momento. Em vez disso, o documento armazenado em um arquivo temporrio em um diretrio chamado spool. Como a palavra "spool" sugere, os documentos so enviados um a um assim que a impressora fica livre. Quando o Linux iniciado, ele cria um daemon de impressora (um processo independente em execuo) chamado lpd. Esse processo aguarda para verificar cada spool de arquivos que devem ser impressos. Quando o processo de encontrar um arquivo faz uma cpia, olpd toma o controle do spool de impresso em que o arquivo foi colocado e das filas para impresso. Ele no enviar o arquivo at que o ltimo termine de imprimir. Para o compartilhamento de impresso no sistema Linux utilizado o sistema Samba, que um "software servidor" para Linux que permite a gesto e partilha recursos em redes formadas por computadores com o Windows. Assim, possvel usar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impresso, entre outros. O Samba fornece servios de arquivo e impresso para clientes Microsoft Windows. Esses servios podem ser hospedados como servidor de impresso. As plataformas de implantao originais foram UNIX e Linux, embora hoje seja de uso comum por meio de uma ampla variedade de sistemas. O projeto Samba inclui no s a funcionalidade de um impressionante conjunto de arquivos e impresso, como tambm foi estendido para incluir a funcionalidade de cliente e utilitrios para facilitar a migrao para o Samba, ferramentas para auxiliar a interoperabilidade com o Microsoft Windows, e ferramentas de administrao. O gerenciamento de impresso feito pelo samba trata o compartilhamento de impresso como trata o compartilhamento de arquivos, ou seja, para imprimir o usurio tem de enviar um arquivo para um compartilhamento, ento, o servidor processa esse arquivo por meio do seu prprio sistema de impresso. O tratamento para o compartilhamento da impresso o mesmo tratamento do compartilhamento

de arquivos. Os atributos como controles de acesso funcionam da mesma forma para o compartilhamento de impresso e o de arquivos.

REFERNCIAS

SMITH, Roderick W. Redes Linux avanadas.Rio de Janeiro: Cincia Moderna, 2003. NEMETH, Evi; SNYDER, Garth; HEIN, Trent R. Manual completo do Linux guia do administrador.2. ed. So Paulo:Pearson Prentice Hall, 2009. HOLME, Dan; THOMAS, Orin.Kit de treinamento para o exame 70-290: administrao e manuteno do ambiente Microsoft Windows Server 2003. Porto Alegre: Bookman, Microsoft Press, 2006.

S-ar putea să vă placă și