Sunteți pe pagina 1din 3

Quron, Pholus & Co

A 1 de Novembro de 1977, o astrnomo americano Charles Kowal descobriu um pequeno planeta com uma rbita extraordinria. Umas semanas mais tarde, esse planeta foi nomeado Quron. Existem centenas de asterides no nosso sistema solar muitos deles maiores que este novo objecto, com um dimetro estimado em 160 km, no mximo. Todavia, a rbita de Quron, localizada entre Saturno e Urano, nica. Quron leva aproximadamente 50 anos para completar uma revoluo inclinando-se por vezes em direo a Saturno e a Urano. O seu percurso instvel, tendo em vista que o percorre apenas h um par de milnios, e o manter provavelmente por um par de milnios mais. Em 1991, Quron foi classificado como um cometa capturado. Os astrnomos no concordam totalmente sobre o facto de Quron ser um asteroide ou um cometa, da este poder ser encontrado nos catlogos de ambos. A sua posio pode ser calculada com exactido apenas para o perodo entre 1500 a.C. e 4000 d.C., para l deste perodo qualquer clculo deve ser considerado duvidoso.

A posio da rbita de Quron, localizada entre Saturno e Urano, bastante especial. Apesar de todas as tentativas de classificao, Quron tem tomado o papel de um planeta. O seu percurso rigorosamente excntrico, como o de Pluto, de tal maneira que por vezes atravessa as rbitas de Saturno e de Urano. A maioria dos astrlogos considera-o uma espcie de "mediador" entre estes dois planetas e como um elo entre o "Guardio das Esferas" (Saturno) e os planetas exteriores. Consequentemente, diz-se que Quron tem uma influncia tanto Saturniana como Uraniana. Antes de ser definido como um cometa capturado, Quron era considerado um asteride errante, longe do "rebanho" ou cinturo dos outros asterides entre Marte e Jpiter, um solitrio rebelde, percorrendo o seu prprio caminho. O glifo em forma de chave representado acima tem sido amplamente aceite e faz parte da base para a sua interpretao Quron visto como uma chave para os planetas exteriores, bem como para aquelas esferas da vida representadas pelo seu papel dentro da mitologia clssica. De acordo com o mito, Cronos (Saturno) apaixona-se loucamente pela ninfa Philyra. A sua esposa, Rhea, apanha-o em flagrante, e nisso ele transforma-se num cavalo e foge. O centauro Quron foi o fruto desta unio, uma criatura meio homem e meio cavalo. Philyra, repugnada ao ver aquela criana, pede a Zeus que a torne numa tlia. Anos mais tarde, Quron vive numa gruta no Monte Pelion, ensinando aos jovens heris as artes marciais, a arte da caa e a msica. Aquiles e Asclpios foram os mais famosos dos seus estudantes. O fim da sua histria repleto de simbolismo: Quron ferido acidentalmente por uma flecha envenenada pertencente ao seu amigo, Hrcules. Sendo imortal, Quron sobrevive com a sua terrvel e incurvel ferida. Quando Prometeus para ser castigado, Quron oferece-se para morrer em seu lugar. Este sacrifcio da sua prpria imortalidade liberta-o do seu tormento.

Quron uma criatura tanto animal como humana, combinando as partes obscuras, naturais e instintivas com as racionais. Astrologicamente, ele representa sabedoria, pacincia e domnio sobre a obscuridade interior. Devido sua prpria ferida incurvel, ele possui um profundo conhecimento sobre o sofrimento, em todas as suas formas. esse poo de sabedoria que lhe permite aliviar a dor alheia. Devido ao facto de Quron no se encontrar realmente no mesmo nvel dos planetas "clssicos", os aspectos em relao a este planeta no aparecem nos nossos mapas astrais. Quron na srie de Produtos Astrodienst Quron includo na base de dados para os seguintes tipos de mapas, mas no nos desenhos: tipo 2.AT e 2.GR. Alm disso, um novo tipo de mapa foi criado, idntico ao tipo 2.AT, mas com Quron includo no desenho. Nem a base de dados nem o desenho mostram os aspectos em relao a Quron. A posio de Quron no includa nas revolues lunares nem solares, progresses, trnsitos, etc. No entanto, Quron inserido na base de dados para os mapas natais com um mandala adicional, tipos 24.xx, 25.xx e 23.xx para todos os mtodos.

Pholus e Outros Aps 1992, Quron deixa de ser o nico elemento no nosso sistema solar exterior. Um nmero de asterides foi descoberto entre Saturno e Neptuno. O primeiro destes dois foi nomeado Pholus em honra do segundo centauro mais importante. Por consequncia, este grupo de pequenos asterides conhecido como "Os Centauros". parte dos Centauros, outro pequeno planeta foi descoberto na rea em redor e para l de Pluto, e para alm deste, um novo e grande cinturo de pequenos asterides, consistindo provavelmente em mais objectos que o cinturo principal, situado entre Marte e Jpiter. Provavelmente, o prprio Pluto deveria ser considerado um membro deste grupo, apesar de ser muito maior que o resto. Os extremos exteriores da trajectria de Pholus cruzam as rbitas de Saturno e Neptuno. Tal como Quron considerado uma chave astrolgica para Saturno e Urano, Pholus visto como uma chave para Neptuno. A sua distncia mdia do Sol um pouco maior que a de Urano, levando uma revoluo completa 92 anos. De acordo com o mito, Pholus guarda as vinhas dos Centauros, sendo o seu vinho a real causa da batalha entre Hrcules e os Centauros. semelhana de Quron, Pholus v-se dentro da batalha sem querer e morre devido a uma trgica coincidncia enquanto inspeciona com curiosidade uma das flechas envenenadas de Hrcules, fere-se mortalmente. De acordo com as primeiras observaes astrolgicas, Pholus confere uma habilidade incomum numa rea particular ou resultados inesperados, graas a um dom para experimentar. Os trnsitos de Pholus sobre os principais componentes axiais de um mapa astral marcam muitas vezes mudanas radicais e inesperadas, insinuadas pela sua sbita e inesperada morte no mito.

Literatura

Erminie Lantero, The Continuing Discovery of Chiron, Samuel Weiser Inc. (1983), 189 pginas, ISBN 0-87728-549-7.Uma ajuda detalhada e fundamentada para a interpretao baseada numa leitura simblica e arqutipa. Melanie Reinhart, Chiron and the Healing Journey, Penguin USA (paper), ISBN 0140195734, recomendado. Robert v. Heeren und Dieter Koch, Pholus. Wandler zwischen Saturn und Neptun, Chiron Verlag, Mssingen 1995. Um trabalho extremamente completo que discute Pholus ao detalhe, entre outros. Altamente recomendado. (Disponvel apenas em Alemo)

S-ar putea să vă placă și