Sunteți pe pagina 1din 9

METFORAS/ METONMIAS CONCEPTUAIS NO DISCURSO DE LUIZ INCIO LULA DA SILVA (PRESIDENTE) *

Lucienne C. Espndola * Resumo

A R T I G O

Apresento, neste artigo, resultados de investigao sobre metforas e metonmias no discurso do Presidente Lula e as funes semntico-discursivas que as expresses licenciadas exercem nesse discurso. A pesquisa est alicerada nos pressupostos tericos postulados por Lakoff e Johnson (2002[1980], 2003), Barcelona (2003) no que diz respeito metfora e metonmia conceptuais e Koch (1992) e Castilho e Castilho (1993), entre outros, para investigar a(s) funo(es) semnticodiscursiva(s) das expresses lingusticas metafricas e/ou metonmicas. Na pesquisa, verificamos, por meio da Teoria da Modalizao, como as metforas e as * Universidade metonmias conceptuais so utilizadas como estratgia Federal da Paraba lingustico-discursiva pelo locutor.

Palavras-chave: expresses lingusticas, metfora conceptual, metonmia conceptual, discurso.

Introduo ste artigo apresenta alguns resultados da pesquisa que investiga a presena de metforas e metonmias conceptuais no discurso do Presidente Lula investigao vinculada ao projeto Metforas, Gneros Discursivos e Argumentao1 (MGDA), que objetiva identificar, em gneros discursivos, metforas/ metonmias conceptuais e respectivas expresses lingusticas, bem como investigar que funes semntico-discursivas essas expresses exercem em gneros discursivos. As nossas pesquisas esto aliceradas nos pressupostos tericos de Lakoff e Johnson (2002[1980], 2003), Barcelona (2003), entre outros no que diz respeito metfora e metonmia conceptuais; nos pressupostos de Koch (1992) e Castilho e Castilho (1993), entre outros, para investigar a(s) funo(es)

semntico-discursiva(s) das expresses lingusticas metafricas e/ou metonmicas. Utilizamos, como corpus para a nossa investigao, 11 discursos proferidos pelo Presidente Lula, dos quais 6 foram proferidos em eventos nacionais e 5, em eventos internacionais. Os resultados revelam que os diferentes contextos (nacional e internacional) onde os discursos so proferidos e os diferentes interlocutores determinam diferentes estratgias semnticodiscursivas nos discursos do Presidente. Metforas e/ou metonmias conceptuais Neste espao, devido recorrente presena de metonmias e da metfora ontolgica por personificao no corpus investigado, restringiremos a abordagem terica a esses dois conceitos. Filiamo-nos aos estudos de Lakoff e Johnson (2002 [1980]), para quem a metfora no um fenmeno puramente

DLCV - Joo Pessoa, v.8, n.1, jan/jun 2011, 21-29

21

Lucienne C. Espndola lingustico; ela faz parte da experincia cotidiana e do fluxo da imaginao simblica. Nessa perspectiva cognitiva, a metfora muda de status de uma simples figura de retrica para o de uma operao cognitiva fundamental, porque a metfora passa do espao da palavra para o espao cognitivo. E, assim, os dois autores conceituam a metfora: o ato de compreender e experienciar uma coisa em termos de outra (18). Nas palavras de Lakoff (1993),
In short, the locus of metaphor is not in language at all, but in the way we conceptualize one mental domain in terms of another.2 (p.1)

As metforas conceptuais esto presentes em uma lngua natural para melhor lidarmos com nossas experincias (eventos, atividades, emoes, ideias, processos etc.), as quais, por meio de metforas, podem ser concebidas como entidades, substncias, objetos etc. A compreenso, por exemplo, de um conceito abstrato em termos de outro mais concreto se d pelo cruzamento de dois domnios: domnio origem e domnio alvo . Em outras palavras, para falar de uma relao amorosa, o uso da expresso lingustica Estamos em uma encruzilhada atualiza a metfora AMOR UMA VIAGEM, em que o conceito amor ( domnio alvo ) conceptualizado em termos de uma viagem ( domnio origem ). Nesse cruzamento, do domnio origem (viagem), o locutor mapeia somente alguns aspectos para o domnio alvo (amor): o conceito do domnio origem no transposto na ntegra; somente alguns aspectos so mapeados para o domnio alvo . Alm disso, preciso dizer que o locutor parte da presuno de que o domnio origem do conhecimento partilhado do interlocutor. Entendemos, tambm, que a metfora e a metonmia so formas de conceptualizar nossas experincias e em

ambas se constata um mapeamento cognitivo, porm em nveis diferentes: na metfora, constata-se um mapeamento entre dois domnios (do domnio origem para o domnio alvo); por outro lado, na metonmia, contata-se um mapeamento em um mesmo domnio, entre itens do mesmo domnio. Quando usamos a expresso lingustica Li Lakoff e Johnson para dizer que li a obra desses dois autores, temse uma situao em que essa expresso lingustica atualiza a metonmia AUTOR PELA OBRA, com o mapeamento em um mesmo domnio, pois autor e obra fazem parte de um mesmo domnio; ou seja, existe uma relao entre o autor e a obra: um elemento lingustico (autor) utilizado para fazer referncia a outro elemento lingustico (obra) do mesmo domnio. Por outro lado, quando usamos a expresso a viagem da vida!, que atualiza a metfora conceptual A VIDA UMA VIAGEM, estamos falando da vida (domnio alvo), utilizando o mapeamento cognitivo de alguns aspectos do domnio fonte (viagem). Assim nos posicionamos, alicerados em Lakoff e Johnson (2002 [1980], p.93).
A metonmia tem, pelo menos em parte, o mesmo uso que a metfora, mas ela permite-nos focalizar mais especificamente certos aspectos da entidade a que estamos nos referindo. Assemelha-se metfora no sentido de que no somente um recurso potico ou retrico, nem somente uma questo de linguagem.

Sobre a metfora conceptual ontolgica por personificao, teceremos algumas ponderaes. Embora Lakoff e Johnson (1980) tenham apresentado a metfora conceptual A INFLAO UM ADVERSRIO (Lakoff e Johnson, 1980, p.87) como exemplo de personificao, constatamos que essa metfora pode ser atualizada por expresses lingusticas que veiculam aes, cultural e temporalmente

2 Em resumo, o lugar da metfora no est na linguagem, mas na maneira como conceituamos um domnio mental em termos de outro. (traduo nossa)

22

DLCV -Joo Pessoa, v.8, n.1, jan/jun 2011, 21-29

Metforas / metonmias conceptuais no discurso de Luiz Incio Lula da Silva situadas, prprias de um ser humano e por expresses que veiculam aes de um ser vivo, mas no propriamente de um humano. Vejamos duas atualizaes dessa metfora em nossa cultura.
A inflao o pior inimigo da sociedade. Ela castiga os mais pobres, os que no tm instrumento de defesa contra seus terrveis efeitos. Ela no confisca apenas o salrio: confisca o po. (Jos Sarney . Disponvel em: http:// www.farmaciadepensamentos.com/ pautors03.htm. Acesso em 22 out. 2010.)

Nesse exemplo, constatamos uma personificao em que uma experincia

concebida como pessoa ou quela atribuda caractersticas desta. Nesse caso, constatamos, de fato, a humanizao, pois os verbos castigar, confiscar e o adjetivo inimigo pertencem ao campo semntico + humano; assim, ao processo inflao atribudo o status de humano. Caractersticas do domnio origem - pessoa inimiga (adversrio) - so mapeadas para o domnio alvo inflao um conceito abstrato que conceptualizado como uma pessoa inimiga. Por outro lado, nos dois exemplos a seguir, capturados do site do Banco Central Europeu, constatamos um caso em que um processo concebido como uma entidade animada (uso de caractersticas ou aes prprias de um ser vivo).

A inflao est prestes a, mais uma vez, mostrar suas garras na Amrica Latina.

Conheces o monstro da inflao? V o nosso filme de desenhos animados sobre a estabilidade de preos. (Disponvel em: http://www.ecb.int/ecb/educational/hicp/html/ index.pt.html. Acesso em: 22 out. 2010.) Nesse texto, caractersticas do domnio orige m (um determinado ser animado) so mapeadas para o domnio alvo (a experincia sobre a qual estamos fazendo referncia). Nesse caso, constata-se uma animao (a um processo so atribudos traos de um ser vivo). A inflao tratada como uma entidade, no entanto ter garras e ser monstro no so caractersticas do ser humano, mas de animais. Metforas / metonmias conceptuais no discurso do Presidente Luiz Incio Lula da Silva DLCV - Joo Pessoa, v.8, n.1, jan/jun 2011, 21-29 Trazemos para o corpo deste artigo excertos dos discursos que apresentam as expresses lingusticas atualizadoras de metforas e/ou metonmias, com a identificao da seguinte forma: DN1: na ordem, a identificao do gnero (discurso); evento em que o discurso foi proferido (nacional: N ou internacional: I); nmero do discurso. Descrio do contexto dos discursos do Presidente Luiz Incio Lula da Silva: DI1: discurso proferido durante a II Cpula Amrica do Sul frica

23

Lucienne C. Espndola Isla Margarita -Venezuela, 26 de setembro de 2009. DI2: discurso proferido durante sesso plenria de debate informal na Conferncia das Partes da Conveno das Naes Unidas sobre Mudana do Clima (COP-15) Copenhague - Dinamarca, 18 de dezembro de 2009. DI3: declarao imprensa do Presidente da Repblica, aps sesso plenria da 10 Cimeira Luso-Brasileira - Lisboa-Portugal, 19 de maio de 2010. DI4: discurso do Presidente Lula Copenhague, 3 de outubro de 2009. DI5 : pronunciamento em Copenhague, na Conferncia do Clima, 17 de dezembro de 2009. DN1: discurso durante cerimnia de lanamento do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC 2), Centro de Eventos e Convenes Brasil 21 Braslia-DF, 29 de maro de 2010. DN2: declarao imprensa, por ocasio da visita oficial do Presidente da China, Hu Jintao. Palcio Itamaraty, 15 de abril de 2010. DN3: discurso na cerimnia de instalao e primeira Sesso Plenria da Reunio de Cpula Brasil - Comunidade do Caribe (Caricom), Palcio Itamaraty, 26 de abril de 2010. DN4: discurso na cerimnia de entrega de trechos da BR-101/SC, ordem de incio de novo trecho, edital do tnel do Morro do Formigo e contrato do projeto da via expressa de Florianpolis Cricima-SC, 13 de setembro de 2010. DN5: discurso na cerimnia de assinatura da Medida Provisria do Alto Rendimento, que altera a Lei n 9.615/98, instituindo normas gerais sobre o esporte, e a Lei n 10.891/04, que institui o programa Bolsa-Atleta e cria os programas Atleta Pdio e Cidade Esportiva Palcio do Planalto, 20 de setembro de 2010. DN6: discurso durante visita s obras de terraplanagem da subestao de Villa Hayes da linha de transmisso de Itaipu. Villa Hayes-Paraguai, 30 de julho de 2010. Constatamos, nos discursos proferidos pelo Presidente em viagens internacionais oficiais e em situaes em que os interlocutores eram estrangeiros, a recorrncia de expresses atualizando a metonmia O PAS PELOS GOVERNANTES/ HABITANTES. Essas expresses lingusticas, simultaneamente, atualizam a metfora ontolgica por personificao O BRASIL PESSOA, ao serem atribudas ao Brasil aes prprias de um ser humano; ou seja, o Brasil (Nao) personificado. Essa leitura est respalda em Barcelona (2003), que afirma que, em muitos casos, a metfora e a metonmia se cruzam em uma mesma expresso lingustica, caracterizando uma interao da metfora e da metonmia no nvel puramente textual. A esse tipo de coexistncia de metfora e metonmia em uma mesma expresso lingustica Barcelona denominou de instanciao simultnea: a metonymy co-occurs in the same linguistic expression with a certain metaphorical mapping, from which it is conceptually independent.3 (2003, p. 12).

3 Uma metonmia ocorre simultaneamente na mesma expresso lingustica com certo mapeamento metafrico, do qual conceptualmente independente. (traduo nossa)

24

DLCV - Joo Pessoa, v.8, n.1, jan/jun 2011, 21-29

Metforas / metonmias conceptuais no discurso de Luiz Incio Lula da Silva


METONMIA: O PAS PELOS GOVERNANTES/ HABITANTES METFORA: O BRASIL UMA PESSOA 1) O Brasil e a Amrica do Sul apostam nos 800 milhes de africanos. (DI1) 2) Contem com o Brasil para ajudar a solidificar cada vez mais essa ponte de amizade e de cooperao. (DI1) 3) Pensando em contribuir para a discusso nesta Conferncia, o Brasil teve uma posio muito ousada. (DI2) 4) [...] o Brasil, at 2020, reduzir as emisses de gases de efeito estufa de 36,1% a 38,9%,[...](DI2) 5) [...] o Brasil est disposto a colocar dinheiro tambm para ajudar os outros pases. (DI2) 6) O Brasil no veio barganhar. (DI2) 7) [...] o sculo XXI o Brasil no jogaria fora [...] (DI3) 8) [...] o Brasil iria aproveitar o sculo XXI para se transformar em uma grande economia. (DI3) 9) O Brasil hoje vive um momento, eu diria, mgico na sua economia. (DI3) 10) O Brasil tem vivido este momento excepcional [...] (DI3) 11) [...] os empresrios portugueses j tinham descoberto o Brasil antes de o Brasil descobrir Portugal [...] (DI3) 12) Brasil e Portugal se reencontraram. (DI3) 13) O Brasil vive um excelente momento [...] (DI4) 14) O Brasil participa desta Conferncia [...] (DI5) 15) Brasil aprendeu a se planejar [...] (DN1) 16) Como a China, o meu pas reencontrou-se com sua vocao para o desenvolvimento [...] (DN2) 17) [...] o meu pas [...] Comeou a pagar sua dvida secular. (DN2) 18) O Brasil continuar dando o exemplo [...] (DN3) 19) O Brasil tem, hoje, o status de observador junto Comunidade [...] (DN3) 20) O Brasil destinar mais de US$ 300 milhes para ajudar o Haiti [...] (DN3) 21) A deciso do Brasil de tornar-se membro pleno do Banco de Desenvolvimento do Caribe [...] (DN3) 22) [...] o Brasil acolheu os lderes do Ibas e dos Bric. (DN3) 23) Essa a vocao do Caribe e do Brasil [...] (DN3) 24) Brasil poderia realizar uma Olimpada. Ns realizamos, e vamos realizar. (DN5) 25) [...] que em 2016 o Brasil esteja afiado para surpreender at o Nuzman [...] (DN5) 26) Brasil est se preparando para ser a quinta potncia econmica [...] (DN5) 27) [...] os laos de amizade e cooperao que unem o Paraguai e o Brasil [...] (DN6) 28) O Brasil pode e deve atuar como parceiro neste processo [...] (DN6) 29) [...] optamos por unir o destino do Brasil nossa querida Amrica do Sul. (DN6) 30) [...] o Brasil era o grande inimigo dos pases pequenos vizinhos do Brasil. (DN6) 31) [...] o Brasil pode vender tudo para eles [...] (DN6)

Nas ocorrncias acima, o Presidente Lula utiliza a metonmia O PAS PELOS GOVERNANTES / HABITANTES, mas, simultaneamente, o Brasil (Nao) personificado, O BRASIL UMA PESSOA. Como afirmou Lakoff (1991), quando investigou as metforas da guerra no Golfo no discurso utilizado na poltica externa dos Estados Unidos da Amrica,

[] a state is conceptualized as a person, engaging in social relations within a world community. Its landmass is its home. It lives in a neighborhood, and has neighbors, friends and enemies. States are seen as having inherent dispositions: they can be peaceful or aggressive, responsible or irresponsible, industrious or lazy.4 (p.3)

Constatamos que o Presidente Lula utiliza expresses lingusticas atualizadoras

4 [...] um estado conceptualizado como uma pessoa, engajando-o em relaes sociais dentro de uma comunidade mundial. Sua terra sua casa. O estado vive em comunidade e vizinhos, amigos e inimigos. Estados so vistos como tendo disposies inerentes: eles podem ser pacficos ou agressivos, responsveis ou irresponsveis, trabalhadores ou preguiosos. (traduo nossa)

DLCV - Joo Pessoa, v.8, n.1, jan/jun 2011, 21-29

25

Lucienne C. Espndola da metonmia O PAS PELOS GOVERNANTES / HABITANTES e da metfora BRASIL UMA PESSOA em trs situaes: 1.em discursos oficiais no exterior; 2.em discursos no pas cujos interlocutores sejam estrangeiros que estejam em visita oficial ao Brasil (DN3 e DN6); 3.ou quando a temtica remete a questes que dizem respeito ao pas (Nao), como o caso do DN5, em que o Presidente faz referncia s Olimpadas que sero realizadas no pas. Salientamos que, em situaes como as descritas acima, o Presidente Lula utiliza-se do recurso da metonmia para marcar sua posio, seu papel social em relao ao seu pas. Ele est na funo de representante oficial do Brasil e, nessas situaes, o cargo exige que assim se comporte linguisticamente. Nesses trs contextos, o sujeito do discurso no Lula, mas o Brasil (Nao), pois aquele est a servio deste. O Brasil dotado de voz e aes personificado para que, em nome de todos os brasileiros, assuma compromissos, declare posies, negocie, entre outras aes, nas trs situaes descritas acima. Caractersticas do ser humano so mapeadas para o pas Brasil, que passa a ser o sujeito do discurso do Presidente. Os discursos com essa caracterstica so produzidos em terceira pessoa do singular, porm no com o objetivo de um simples distanciamento, mas pela necessidade de evidenciar que as posies, declaraes, reivindicaes no so do Presidente, mas da Nao. 1) O Brasil e a Amrica do Sul apostam [...] (DI1) 5)[...] o Brasil est disposto a colocar dinheiro tambm [...] (DI2) 9)O Brasil hoje vive [...] (DI3) O Presidente apresenta-se como um mediador (mensageiro), mesmo que, em muitas situaes, as posies defendidas sejam as do Presidente; porm so apresentadas como sendo da Nao. Nos discursos proferidos em eventos nacionais, para interlocutores brasileiros, tambm constatou-se o uso da metonmia O PAS PELOS GOVERNANTES / HABITANTES, bem como a personificao do Brasil - O BRASIL UMA PESSOA -, porm de forma bastante pontual e em pouqussimas situaes: em momentos em que o discurso foi proferido, no Brasil, mas direcionado para autoridades estrangeiras ou quando a temtica determinou que o Brasil estivesse na posio de sujeito (um exemplo o discurso 5, em que a temtica foi esportes e, consequentemente, as metas do Brasil para a Copa de 2016). Diferentemente do que ocorreu nos discursos proferidos no exterior, nos proferidos no pas a maioria das realizaes (aes) atribuda ao Presidente que se apresenta em primeira pessoa do singular (eu) e/ ou em primeira pessoa do plural (ns) incluindo os que integram a sua equipe de governo e inclusive o interlocutor. A partir das constataes acima, pode-se dizer que o uso da metonmia O PAS PELOS GOVERNANTES / HABITANTES, nos contextos j evidenciados, pode ser considerado um recurso intrnseco ao prprio gnero discursivo, considerando os papis do locutor e do interlocutor, o contexto e os objetivos do discurso, com forte influncia da temtica. O uso dessa metonmia pode ser explicado por, pelo menos, duas justificativas: 1) o Presidente est falando oficialmente em nome do Brasil, portanto no individualmente em nome de Luiz Incio Lula da Silva;

26

DLCV - Joo Pessoa, v.8, n.1, jan/jun 2011, 21-29

Metforas / metonmias conceptuais no discurso de Luiz Incio Lula da Silva 2) preciso, no contexto internacional, reiterar e ratificar (marcar) a presena do Brasil em espaos onde, em pocas anteriores, o Brasil no frequentava (no tinha espao). Alm das partculas que indicam o modo como o dito deve ser lido, h tambm outras que traduzem, claramente, a atitude ou o estado psicolgico do locutor frente ao que enuncia. o caso das expresses lingusticas que atualizam a metonmia O PAS PELOS GOVERNANTES / HABITANTES, as quais funcionam como recurso lingustico-discursivo para o locutor afastar-se do discurso, mesmo que momentaneamente, pelos possveis motivos j elencados acima, e transferir a responsabilidade ao sujeito Brasil (Nao), que personificado. Nesta pesquisa, utilizamos a classificao proposta por Castilho e Castilho (1993) para as modalidades epistmicas, denticas e os julgamentos de valor, para sugerir que as expresses lingusticas atualizadoras da metonmia O PAS PELOS GOVERNANTES / HABITANTES podem ser includas nos rol dos elementos lingusticos utilizados em lngua portuguesa para um afastamento do locutor do que est sendo dito; podendo, portanto, essas expresses lingusticas serem consideradas, nesse contexto, como modalizadores quase asseverativos, aqueles que indicam que o falante considera o contedo de P quase certo. Consideraes Aps o levantamento das metonmias e metforas conceptuais no corpus investigado, constatamos que, em discursos proferidos em ambientes estrangeiros para interlocutores (autoridades) estrangeiros, o Presidente Luiz Incio Lula da Silva utilizava predominantemente a metonmia O PAS PELOS GOVERNANTES / HABITANTES e a metfora ontolgica por personificao BRASIL UMA PESSOA. O uso da metonmia pode ser lido como sendo uma estratgia discursiva para, ao mesmo tempo, promover o Brasil enquanto Nao que est em desenvolvimento e, mesmo com a notoriedade que o Presidente angariou no

A personificao do Brasil, por meio da metfora conceptual O BRASIL UMA PESSOA, marcada linguisticamente, de forma recorrente, por verbos e locues verbais ( apostar, ajudar a solidificar, ter uma posio, estar disposto, barganhar etc.) tambm se justifica pelo fato de que o Presidente tem a responsabilidade de vender uma imagem positiva do Brasil ao contexto internacional; mesmo que indiretamente seja a sua imagem, o Presidente tem o dever de usar o Brasil como sujeito das aes desenvolvidas e a serem desenvolvidas. A partir dessas observaes e considerando que, nos discursos direcionados a estrangeiros, apresentase como locutor responsvel pelo discurso o Brasil (Nao), possvel incluirmos as expresses lingusticas atualizadoras de metforas e/ou metonmias conceptuais no rol dos elementos chamados modalizadores, que so os elementos lingusticos que sinalizam o modo como aquilo que se diz dito (KOCH, 1992, p. 47). Essa observao plausvel a partir de estudos que evidenciam que as lnguas naturais possuem elementos que permitem ao sujeito produtor de um texto deixar, mais ou menos, explcita a sua posio com relao ao que est veiculando ou o modo como o que dito deve ser lido pelo seu interlocutor. O dito pode trazer elementos do dizer os quais, mesmo sem a anuncia do locutor, o denunciam. Em outras palavras, h elementos na lngua portuguesa (ou em outras lnguas naturais) que indicam (acrescentam) o modo como o que dito deve ser lido: como possibilidade, necessidade, consequncia, certeza etc.

DLCV - Joo Pessoa, v.8, n.1, jan/jun 2011, 21-29

27

Lucienne C. Espndola exterior, este afastar-se do discurso enquanto locutor, atribuindo esse papel ao Brasil (Estado), que personificado quando a este locutor so atribudas aes prprias do ser humano: O BRASIL UMA PESSOA - o Brasil, ento, est disposto, aposta, barganha, tem vocao, est se preparando etc. Sendo assim, pode-se dizer, como primeiras consideraes, que as expresses lingusticas que atualizam a metonmia O PAS PELOS GOVERNANTES / HABITANTES e a metfora ontolgica por personificao O BRASIL UMA PESSOA funcionam, nos discursos do Presidente Lula dirigidos a interlocutores internacionais, como estratgias de afastamento do discurso. Dessa forma, possvel incluir as expresses lingusticas atualizadoras dessa metonmia no rol dos modalizadores quase asseverativos, conforme Castilho e Castilho (1992). O uso de expresses lingusticas que atualizam a metonmia O PAS PELOS GOVERNANTES / HABITANTES, com a consequente personificao do Brasil, permite ao Presidente promover o Brasil (Nao) a locutor, reservando quele o papel de mediador, de mensageiro. Esse recurso gera o efeito de afastamento do locutor propriamente dito, porm, parecenos, que esse afastamento no pode ser caracterizado como voluntrio, mas determinado pelo gnero discursivo, pelo contexto de realizao do discurso e, principalmente, pelos interlocutores e pela temtica.

CONCEPTUAL METAPHORS/METONYMY IN DISCOURSE OF LUIZ INCIO LULA DA SILVA (PRESIDENT)


ABSTRACT This article presents results of the research about metaphors and metonymies in discourse of President Lula and the semantic-discursive function(s) of metaphorical and metonymical expressions which were found in this discursive genre. We have used for this investigation contributions from authors such as Lakoff e Johnson (2002[1980], 2003), Barcelona (2003) to investigate conceptual metaphors and conceptual metonymies, and Koch (1992) and Castilho e Castilho (1993) to investigate the semantic-discursive functions of metaphorical and metonymical expressions. This work analyses throughout the Modalization Theory how conceptual metaphors and conceptual metonymies are used as discursive strategy by the President. Keywords : linguistic expressions; conceptual metaphors; conceptual metonymy; speech. Artigo submetido para publicao em: 27/04/2011 Aceito em: 06/06/2011

REFERNCIAS BARCELONA, A. (2003). Metaphor and metonymy at the crossroads. New York. CASTILHO, A. T.; CASTILHO, C. M. M. de. (1993) Advrbios Modalizadores. In: ILARI, Rodolfo (org.). Gramtica do portugus falado. Vol. II: Nveis de Anlise Lingstica. 2 ed. Campinas: Editora da UNICAMP. CERVONI, J. (1989). A enunciao. So Paulo: tica.

28

DLCV - Joo Pessoa, v.8, n.1, jan/jun 2011, 21-29

Metforas / metonmias conceptuais no discurso de Luiz Incio Lula da Silva DIRVEN, R.; PORINGS, R. (2003). Metaphor and metonymy in comparison and contrast. Berlim/ New York: Mouton de Gruyter. DUCROT, O. (1988). Polifonia y argumentacion. Universidade Del Valle Cali. ESPNDOLA, L. (2007). A metfora ontolgica, publicidade e leitura. In: ESPNDOLA, L.; SOUSA, M. E. V. de (org.). O texto: vrios olhares, mltiplos sentidos. Joo Pessoa: Editora da UFPB. KOCH, Ingedore G. V. (1987). Argumentao e linguagem. 2. ed. So Paulo: Cortez, INPLA (Intercmbio de Pesquisas em Lingstica Aplicada) LAEL -PUC/SP. _____. (1992) A inter-ao pela linguagem. So Paulo: Contexto. LAKOFF, G.; JOHNSON, M. (1980). Metforas da vida cotidiana. (coordenao da Traduo Mara Sophia Zanotto) Campinas, SP: Mercado de Letras; So Paulo: EDUC, 2002. LAKOFF, G. Metaphor and war: the metaphor system used to justify war in the Gulf (Part 1 of 2).Viet Nam Generation Journal & Newsletter. v.3, n3, november , 1991. LAKOFF, G. (1993). The contemporary theory of metaphor. In: Ortony, A. (ed.) Metaphor and thought (2nd edition), Cambridge: University Press. ______. (2003). Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press. (with a new afterword) ______; TURNER, M. (1989). More than cool reason: a field guide to poetic metaphor. Chicago: University of Chicago. Site: http://blog.planalto.gov.br.

DLCV - Joo Pessoa, v.8, n.1, jan/jun 2011, 21-29

29

S-ar putea să vă placă și