Sunteți pe pagina 1din 10

MINISTRIO DA FAZENDA

ORIENTAES AO JUDICIRIO RELATIVAS ARRECADAO DE RECEITAS DA UNIO


SUMRIO
INTRODUO ................................................................................................................ 2 1. 2. 3. Restituio ou retificao de recolhimentos efetuados por meio de Darf ................. 3 Restituio ou retificao de recolhimentos efetuados por meio de GPS ................. 3 Solicitao de informaes sobre impostos e contribuies administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil ..................................................................... 3 Restituio de receitas recolhidas via GRU .............................................................. 3 Retificao de registro de receita gerado pelo pagamento de GRU .......................... 4 Transferncia de arrecadao efetuada por meio de GRU para Darf ........................ 4 Transferncia de arrecadao efetuada por meio de Darf para GRU ........................ 4 Arrecadao de receitas de rgos ou entidades da Administrao Pblica Federal integrantes da Conta nica do Tesouro Nacional e de pessoas jurdicas de direito privado que faam uso do Siafi (Darf, GPS e GRU Eletrnicos) ............................. 5 Verificao dos valores arrecadados ......................................................................... 7

4. 5. 6. 7. 8.

9.

10. Valores apreendidos e perdimentos em favor da Unio ............................................ 7 11. Outros cdigos de recolhimento utilizados pela Justia ............................................ 8 12. GRU Judicial ............................................................................................................. 9 13. Informaes adicionais ............................................................................................ 10

Outubro/2011 1

MINISTRIO DA FAZENDA

INTRODUO
Atualmente o Governo Federal dispe de trs documentos para realizar todo e qualquer ingresso de recursos na Conta nica do Tesouro Nacional: a) Documento de Arrecadao de Receitas Federais (Darf), utilizado para recolhimento de receitas administradas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional PGFN; b) Guia de Previdncia Social (GPS), utilizada para recolhimento das receitas de contribuies sociais anteriormente arrecadadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social INSS, hoje administradas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB, e demais receitas do INSS; c) Guia de Recolhimento da Unio (GRU), utilizada para arrecadao de receitas administradas pelos rgos, fundos, autarquias, fundaes e demais entidades integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social (receitas diretamente arrecadadas). Cabe ressaltar que, antes da implantao da GRU, as receitas administradas pelos rgos e entidades do Governo Federal, excetuando-se a RFB, a PGFN e o INSS, eram recolhidas mediante depsito direto na Conta nica, por intermdio do Banco do Brasil, ou por meio de Darf. Assim, tendo em vista os diferentes tipos de documentos existentes para recolhimento das receitas federais e as competncias de cada rgo administrador dessas receitas, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) oferece, a seguir, algumas orientaes aos rgos do Poder Judicirio sobre os procedimentos de arrecadao, verificao, retificao e restituio dessas receitas.

Outubro/2011 2

MINISTRIO DA FAZENDA

1.

Restituio ou retificao de recolhimentos efetuados por meio de Darf

Solicitaes de restituio ou retificao total ou parcial de recolhimentos efetuados por meio de Darf devem ser encaminhadas diretamente RFB, para a unidade de jurisdio do contribuinte (unidade da RFB no municpio de domiclio informado pelo contribuinte em seu cadastro naquela Secretaria).

2.

Restituio ou retificao de recolhimentos efetuados por meio de GPS

Solicitaes de restituio ou retificao total ou parcial de recolhimentos efetuados por meio de GPS devem ser encaminhadas diretamente RFB, para a unidade de jurisdio do contribuinte (unidade da RFB no municpio de domiclio informado pelo contribuinte em seu cadastro naquela Secretaria).

3.

Solicitao de informaes sobre impostos e contribuies administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil

Sendo a natureza do assunto de competncia da Secretaria da Receita Federal do Brasil, tais demandas devem ser encaminhadas diretamente quela Secretaria.

4.

Restituio de receitas recolhidas via GRU

A restituio total ou parcial das receitas arrecadadas por meio da GRU cabe ao rgo arrecadador, conforme o disposto no art. 8 e no art. 11, inciso VIII, da Instruo Normativa STN no 2, de 22 de maio de 2009, que dispe sobre a GRU. Entende-se por rgo arrecadador a unidade do Governo Federal que detm a responsabilidade administrativa sobre os valores arrecadados por meio da GRU (Ministrios, Tribunais, autarquias, fundaes, fundos ou qualquer rgo ou entidade do Governo Federal). Sendo assim, as solicitaes de restituio de receitas recolhidas por meio de GRU devem ser encaminhadas diretamente ao rgo favorecido do recolhimento, que dever verificar o registro da arrecadao no Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal Siafi, solicitar o recurso ao Tesouro Nacional, se for o caso, e proceder ao pagamento da restituio ao credor. Somente devem ser enviadas STN as solicitaes de restituio de valores cuja unidade favorecida informada na GRU seja a prpria STN. Quando da solicitao da restituio, necessrio informar a data do recolhimento, o valor, a Unidade Gestora/Gesto favorecida e o cdigo de recolhimento utilizado. Outubro/2011 3

MINISTRIO DA FAZENDA

5.

Retificao de registro de receita gerado pelo pagamento de GRU

O processo de retificao do registro de arrecadao visa a realizao de acertos decorrentes de erro no preenchimento de informaes constantes do registro de arrecadao no Siafi, como a UG/Gesto, o cdigo de recolhimento, a identificao do contribuinte. Em conformidade com o que estabelece o art. 11, inciso VII, da Instruo Normativa STN n 2, de 22 de maio de 2009, compete ao rgo arrecadador efetuar a retificao dos registros no sistema Siafi, razo pela qual as solicitaes de retificao devem ser encaminhadas diretamente ao rgo favorecido da GRU. Somente devem ser enviadas STN as solicitaes de retificao de valores cuja unidade favorecida informada na GRU seja a prpria STN. Quando da solicitao de retificao, devem ser informados o cdigo de recolhimento utilizado, o valor, a data do recolhimento e a Unidade Gestora/Gesto favorecida, bem como os dados a serem retificados. Ressalta-se ser impossvel retificar registros referentes a exerccios j encerrados no Siafi.

6.

Transferncia de arrecadao efetuada por meio de GRU para Darf

Face inexistncia de instrumento normativo para retificao para Darf de valores recolhidos por meio de GRU, e vice-versa, o procedimento indicado a restituio do valor ao contribuinte, para que este efetue o recolhimento correto por meio de Darf. O Decreto no 4.950/2004, o qual dispe sobre a arrecadao das receitas de rgos, fundos, autarquias, fundaes e demais entidades integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social, prev, em seu art. 5o, a restituio dos recursos pelo rgo responsvel pela gesto do respectivo processo de recebimento ou arrecadao. Portanto, nos termos do art. 8 e do art. 11, incisos VI e VIII, da Instruo Normativa STN no 2, de 22 de maio de 2009, de competncia do rgo arrecadador a verificao do valor recolhido, bem como o reconhecimento do direito creditrio e a restituio ao contribuinte de valores pagos a maior ou indevidamente. Dessa forma, deve-se solicitar diretamente ao rgo favorecido da GRU a restituio do valor recolhido equivocadamente, para que o contribuinte possa efetuar o correto recolhimento via Darf.

7.

Transferncia de arrecadao efetuada por meio de Darf para GRU

Face inexistncia de instrumento normativo para retificao para GRU de valores recolhidos por meio Darf, e vice-versa, o procedimento indicado a restituio do valor ao contribuinte, para que este efetue o recolhimento correto por meio de GRU. Outubro/2011 4

MINISTRIO DA FAZENDA

Entretanto, por se tratar de restituio de Darf, matria pertinente Secretaria da Receita Federal do Brasil, a documentao deve ser encaminhada diretamente quela Secretaria, para a unidade de jurisdio do contribuinte unidade da RFB no municpio de domiclio informado pelo contribuinte em seu cadastro nessa Secretaria.

8.

Arrecadao de receitas de rgos ou entidades da Administrao Pblica Federal integrantes da Conta nica do Tesouro Nacional e de pessoas jurdicas de direito privado que faam uso do Siafi (Darf, GPS e GRU Eletrnicos)

As unidades gestoras dos rgos e entidades do Governo Federal que integram a Conta nica efetuam seus pagamentos de tributos e outras receitas da Unio mediante o Siafi, por meio dos documentos Darf, GPS e GRU em suas verses eletrnicas.

8.1.

Uso de Darf Eletrnico

O Darf Eletrnico regulamentado pela Portaria SRF n 913, de 25 de julho de 2002, que dispe sobre a arrecadao de receitas federais por parte da Secretaria do Tesouro Nacional: Art. 1 O pagamento de tributos e contribuies administrados pela Secretaria da Receita Federal (SRF) e das demais receitas federais recolhidas em Documento de Arrecadao de Receitas Federais (Darf) poder ser efetuado por intermdio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que passa a integrar a Rede Arrecadadora de Receitas Federais (Rarf) sob o Cdigo Nacional de Compensao 009. Pargrafo nico. A STN est apta a prestar servios de arrecadao de que trata a Portaria SRF n 2.609, de 20 de setembro de 2001, nos casos de pagamento de receitas federais com: I recursos integrantes da Conta nica do Tesouro Nacional por meio do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (Siafi); II transferncia de recursos para a Conta nica do Tesouro Nacional por meio do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Art. 2 A utilizao do Siafi para o pagamento de receitas federais destina-se aos rgos ou entidades da Administrao Pblica Federal integrantes da Conta nica do Tesouro Nacional e s pessoas jurdicas de direito privado que faam uso do Siafi nos termos de convnio firmado com a STN.

Outubro/2011 5

MINISTRIO DA FAZENDA

8.2.

Uso de GPS Eletrnica

O uso de GPS Eletrnica foi regulamentado pela Resoluo INSS/DC n 100, de 26 de agosto de 2002, que dispe sobre a incluso da Secretaria do Tesouro Nacional STN na rede arrecadadora de contribuies previdencirias administradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social INSS. Segundo este normativo, a diretora presidente do Instituto Nacional do Seguro Social resolve: Art. 1 Incluir a Secretaria do Tesouro Nacional - STN, Cdigo Agente Arrecadador 009, na rede arrecadadora de contribuies previdencirias administradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. 1 A STN est apta a prestar servios de arrecadao de receitas previdencirias nos casos de pagamento com: I - recursos integrantes da Conta nica do Tesouro Nacional por meio do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI); [...] 3 A utilizao do SIAFI para o pagamento das receitas previdencirias destina-se aos rgos e entidades da administrao pblica federal, integrantes da Conta nica do Tesouro Nacional e s pessoas jurdicas de direito privado que faam uso do SIAFI nos termos do convnio firmado com a STN. Art. 2 A Secretaria do Tesouro Nacional ser responsvel por efetuar a validao dos dados do pagamento apostos no SIAFI e na mensagem SPB, conforme especificaes tcnicas contidas no Protocolo de Informaes de Arrecadao - GPS e efetuar a quitao da respectiva GPS, apondo-lhe no campo prprio: "UG Gesto/Seqencial Recolhimento/Data Recolhimento QUITADO CONF. RESOLUO/INSS/ DC N......./02, de 26.08.2002" 1 A quitao na forma do presente artigo ser vlida para todos os efeitos legais;

8.3.

Uso de GRU Eletrnica

A GRU Eletrnica est regulamentada pela Instruo Normativa STN n 2, de 22 de maio de 2009, conforme abaixo: Art. 6 A Guia de Recolhimento da Unio GRU, em suas formas no impressas (GRU Depsito, GRU DOC/TED, GRU Eletrnica e GRU SPB), obedecer aos critrios definidos por esta Instruo Normativa. [...]

Outubro/2011 6

MINISTRIO DA FAZENDA

3 A GRU Eletrnica um documento do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal SIAFI e ser de uso obrigatrio nos pagamentos entre rgos e entidades da Unio.

9.

Verificao dos valores arrecadados

As receitas arrecadados por meio de Darf e GPS so registrados no Siafi de forma consolidada. Assim, no h como verificar um recolhimento especfico no Siafi, exceto aqueles efetuados por meio de Darf Eletrnico ou GPS Eletrnica. As solicitaes para verificao individualizada de Darf ou GPS devem ser encaminhadas Secretaria da Receita Federal do Brasil. J os recolhimentos efetuados por meio de GRU so registrados individualmente no Siafi, sendo possvel aos rgos arrecadadores efetuarem sua verificao. Dessa forma, as solicitaes para verificao de um ingresso efetuado mediante GRU devem ser encaminhadas ao rgo favorecido constante da guia.

10. Valores apreendidos e perdimentos em favor da Unio


Uma vez decretado o definitivo perdimento do numerrio apreendido em favor da Unio, o agente depositrio dever ser orientado a proceder ao respectivo recolhimento por meio de GRU, em reais (valores apreendidos em moeda estrangeira devero ser convertidos antes de serem recolhidos Conta nica), com um dos cdigos citados abaixo: 20201-0 (FUNAD NUMERRIO APREENDIDO COM DEFINITIVO PERDIMENTO), quando se tratar de numerrio apreendido, tendo como Unidade Gestora favorecida a UG 200246 Gesto 00001 (Fundo Nacional Antidrogas), caso a sentena condenatria seja por crime de narcotrfico; 20200-2 (FUNAD ALIENAO DE BENS APREENDIDOS), quando se tratar de alienao de bens apreendidos, tendo como Unidade Gestora favorecida a UG 200246 Gesto 00001 (Fundo Nacional Antidrogas), caso a sentena condenatria seja por crime de narcotrfico; 20230-4 (FUNPEN PERDIMENTOS EM FAVOR DA UNIO), seja numerrio ou alienao de bens apreendidos, tendo como Unidade Gestora favorecida a UG 200333 Gesto 00001 (Departamento Penitencirio Nacional), caso a sentena condenatria proferida no seja por crime de narcotrfico. Incluem-se tambm as receitas auferidas em leilo de apreenses judiciais de produtos de ilcitos penais.

Outubro/2011 7

MINISTRIO DA FAZENDA

As instrues para emisso e preenchimento das respectivas Guias de Recolhimento da Unio (GRU) encontram-se disponveis no stio da STN na Internet, no seguinte endereo eletrnico: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp

11. Outros cdigos de recolhimento utilizados pela Justia


FATO GERADOR DOCUMENTO UTILIZADO CDIGO DE RECOLHIMENTO UNIDADE / GESTO FAVORECIDA NOME DA UNIDADE GESTORA

Recolhimento para a Unio de honorrios advocatcios para ressarcimento das despesas de representao da Unio em juzo e junto aos Conselhos de Contribuintes e em que uma das partes rgo da Administrao Direta

GRU

13903-3 AGU-HONOR.DE SUCUMBENCIA

UG 110060, Gesto 00001

CoordenaoGeral de Oramento e Finanas/SG/AGU

Recolhimento para a Unio de honorrios advocatcios para ressarcimento das despesas de representao da Unio em Juzo e junto aos Conselhos de Contribuintes e em que uma das partes uma Autarquia ou Entidade da Administrao Indireta

GRU

13905-0 PGF-HONOR. ADV. DE SUCUMBEN

UG 110060, Gesto 00001

CoordenaoGeral de Oramento e Finanas/SG/AGU

Recolhimento para a Unio de receitas de nus de sucumbncia para ressarcimento das despesas processuais da Unio nos processos em que esta figura como parte vencedora

GRU

13904-1 AGU-ONUS JUD. SUCUMBENCIA

UG 110060, Gesto 00001

CoordenaoGeral de Oramento e Finanas/SG/AGU

Recolhimento para a Unio de multas por ato atentatrio ao exerccio da jurisdio previstas no Cdigo de Processo Civil, tais como: descumprimento dos provimentos mandamentais (art. 14, pargrafo nico); embargo protelatrio (art. 538, pargrafo nico); agravo infundado (art. 557 pargrafo segundo)

UG e Gesto do prprio Tribunal. GRU 18804-2 MULTA P/ ATO ATENTATORIO EXERCICIO JURISDICAO -

No caso da Justia Estadual: UG 170502, Gesto 00001

Recolhimento de multas decorrentes de sentenas penais condenatrias com trnsito em julgado.

GRU

14600-5 FUNPEN-MULTA DEC SENTENCA PENAL CONDENATORIA

UG 200333, Gesto 00001

Departamento Penitencirio Nacional

Outubro/2011 8

MINISTRIO DA FAZENDA

12. GRU Judicial


Com o intuito de proporcionar um maior controle do recolhimento de valores referentes a custas judiciais e porte de remessa e retorno dos autos, foi criada a GRU Judicial, que pode ser recolhida na Caixa ou no Banco do Brasil, conforme tabela de cdigos abaixo:
GRU JUDICIAL BANCO ARRECADADOR Caixa CDIGO 18710-0 18720-8 18730-5 18740-2 18750-0 18760-7 NOME DO CDIGO Custas Judiciais - 1 Instncia (Caixa) Custas Judiciais - 2 Instncia (Caixa) Porte de Remessa e Retorno Autos (Caixa) Custas Judiciais (Caixa/BB) Custas Judiciais - 2 Instncia (Caixa/BB) Porte de Remessa/Retorno Autos (Caixa/BB)

Caixa/BB

A Caixa somente acatar pagamento de GRU Judicial em dinheiro. O registro da RA no Siafi s conter informaes relativas a UG/Gesto, cdigo de recolhimento, requerido/ru e valores. As demais informaes ficaro registradas somente na guia em papel. As Unidades Gestoras que j utilizam GRU Simples, conforme tabela de cdigos abaixo, podero permanecer na mesma rotina, tendo a alternativa de utilizar os novos cdigos de GRU Judicial, conforme a necessidade, convenincia e legislao pertinente.
GRU SIMPLES BANCO ARRECADADOR BB CDIGO 18826-3 18832-8 18827-1 NOME DO CDIGO Custas Judiciais - 1 Instncia Custas Judiciais - 2 Instncia Porte de Remessa e Retorno dos Autos

No caso das Unidades Gestoras que utilizam Darf, ser obrigatria a migrao gradativa para GRU at o final do ano de 2010 e migrao total para GRU a partir de 1 de janeiro de 2011, quando os cdigos de Darf sero excludos. Importa salientar que, para a utilizao dos cdigos mencionados, ser necessrio que a Unidade Gestora parametrize o cdigo desejado conforme instrues presentes no stio da STN, acessveis por meio do seguinte endereo: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/siafi/GRU_orientacoes_unidades_gestoras.asp
(Link: Seleo e Parametrizao de Cdigos de Recolhimento)

Outubro/2011 9

MINISTRIO DA FAZENDA

13. Informaes adicionais


13.1. Como proceder quando o stio da STN estiver fora do ar Quando o stio Secretaria do Tesouro Nacional (www.tesouro.fazenda.gov.br) estiver fora do ar, o Tribunal poder fornecer o boleto, impresso por meio do Aplicativo Local, ou orientar para o recolhimento por GRU Depsito ou DOC/TED. Esse recolhimento vlido e pode ser atestado pela rea financeira do Tribunal mediante consulta ao Siafi.

13.2. Cdigo Extinto O cdigo de recolhimento 18829-8 (Receitas de Leiles de Apreenses Judiciais de Produtos de Ilcitos Penais) foi extinto. Assim, para o recolhimento destas receitas dever ser utilizado o cdigo de recolhimento 20230-4 (FUNPEN Perdimentos para a Unio).

13.3. Homologao e Parametrizao de Cdigos de GRU Caso sua Unidade Gestora no esteja apta a utilizar algum dos cdigos de recolhimento de GRU abordados, dever ser verificado se foi efetuada a devida homologao e/ou parametrizao. Para isso, observar as orientaes disponveis no seguinte endereo eletrnico: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/siafi/GRU_orientacoes_unidades_gestoras.asp

Outubro/2011 10

S-ar putea să vă placă și