Sunteți pe pagina 1din 2

I.

Ttulo: Cargas Eltricas

II. Objetivo: Verificar o comportamento das cargas eltricas, a existncia de dois tipos e a forma de interao entre elas.

III. Introduo Terica: Aps se esfregar um pente nos cabelos, se o pente for aproximado de pequenos pedaos de papel picado, o pente e o papel se atrairo e vrios dos pedaos de papel picado ficaro grudados ao pente. Trata-se de um fenmeno eltrico. A matria formada por tomos e os tomos so subdivididos em partculas menores. Para o entendimento do fenmeno eltrico ocorrido entre o pente e os pedaos de papel, sero consideradas as trs partculas fundamentais: eltrons, prtons e nutrons. Os prtons e os eltrons possuem uma propriedade fsica denominada carga eltrica. A carga eltrica, por sua vez, pode ser de dois tipos: positiva (carga eltrica dos prtons) ou negativa (carga eltrica dos eltrons). Os nutrons no possuem carga. Em seu estado original, os tomos possuem prtons e eltrons em mesma quantidade; tal equilbrio faz com que o tomo possua carga eltrica nula. Retirando ou adicionando eltrons eletrosfera de alguns tomos que constituem um corpo eletricamente neutro, ele ficar eletrizado, ou seja, um corpo est eletrizado quando o seu nmero total de prtons difere da sua quantidade total de eltrons. Ao se analisar a estrutura da matria, observa-se que as partculas de maior mobilidade so os eltrons. Portanto, so os eltrons que se deslocam, enquanto os prtons permanecem no ncleo dos tomos do objeto. Retornando ao exemplo do pente esfregado no cabelo, os eltrons de um corpo, ento, so arrancados por atrito e se deslocam para o outro corpo. Com isso, um fica com excesso de eltrons e o outro, com falta de eltrons. O corpo com excesso de eltrons est carregado negativamente, enquanto que o corpo com falta de eltrons est carregado positivamente. Isolando-se dois corpos de carga positiva, lado a lado, nota-se o fenmeno de repulso entre eles. O mesmo ocorre ao se isolar dois corpos eletrizados negativamente.

J se dois corpos de cargas opostas forem aproximados um do outro, haver atrao entre eles. Corpos neutros no interagem entre si.

Figura 1 Atrao e repulso entre partculas. Experimentalmente, observou-se que um eltron e um prton possuem cargas de mesma intensidade sinais contrrios. O valor dessa quantidade de carga, denominada carga elementar (e), no sistema internacional de unidades (SI), tem o seguinte valor aproximado: e 1,602 10 Portanto, a carga elementar de um eltron e, enquanto a carga elementar de um prton +e. O Princpio da Conservao das Cargas enuncia que, em um sistema isolado, a soma algbrica das cargas positivas e negativas constante. Existem trs processos principais de eletrizao de um corpo: atrito, contato, induo. Na eletrizao por atrito, dois corpos inicialmente neutros, por exemplo, um pano de seda e um basto de vidro, so atritados um contra o outro. Depois de atritados, o basto de vidro se apresenta eletrizado positivamente (perdeu eltrons) enquanto a seda se apresenta eletrizada negativamente (ganhou eltrons). O processo est ilustrado na figura 2.

Figura 2 a) basto de vidro e seda sendo atritados; b) Configurao de cargas eltricas aps o atrito.

S-ar putea să vă placă și