Sunteți pe pagina 1din 6

DIREITO ADMINISTRATIVO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Clusulas exorbitantes (ex lege) Equilbrio econmico-financeiro (Art. 37, XXI CF) Encargos/ Vantagens Estvel Obrigaes Direito Pblico Art. 54 Lei 8.666/93 Caractersiticas 1) Formalismo Art. 55 Clusulas essenciais Publicao do extrato 5 dia do ms subsequente assinatura. (Eficcia) Prazo: Art. 57 Lei 8.666/93 Os contratos administrativos tm sua durao atrelada vigncia dos crditos oramentrios. Previstos na lei oramentria, que vige por um ano. Regra: Um ano. Excees: Plano Plurianual Contempla as aes de mdio prazo. Nesse caso o Contrato tem durao de 4 anos. Aluguel de equipamentos e programas de informtica Durao mxima de 48 meses. Contratos de servios de natureza continuada (servios contnuos) Aquele servio sem o qual um determinado rgo ou entidade no funciona. Indispensvel. O conceito varia de rgo para rgo, e de entidade para entidade. Nesse caso, h a possibilidade de se

estender o contrato em at 60 meses. O contrato celebrado por 12 meses, mas vai poder ser prorrogado at se completarem 60 meses. O prazo de 60 meses no o prazo original do contrato. Obs: Art. 57, 4 - Diz que em carter excepcional, devidamente justificado e mediante autorizao de autoridade superior, o prazo do inciso II poder ser prorrogado por at 12 meses. Ou seja, o prazo de 60 meses poder chegar a 72 meses. Nas hipteses de dispensa que envolvem os incisos IX, XIX, XXVIII e XXXI do art. 24 (hipteses que envolvam contrataes de pesquisa e desenvolvimento tecnolgico e segurana nacional e defesa militar), os contratos podero ter sua durao de at 10 anos. Os contratos administrativos, como regra, so formalizados por meio de instrumento contratual. (Termo contratual). Previso: Art. 62. Regra: Contratos verbais so nulos, no geram quaisquer efeitos. Excees: Art. 60, nico. Contratos da Administrao com valor de at R$4.000,00 podem ser verbais. O instrumento contratual nem sempre ser necessrio. Art. 62 O instrumento contratual obrigatrio quando a licitao uma concorrncia, tomada de preos ou quando se trata de contrato celebrado por dispensa ou inexigibilidade nos valores contemplados nessas duas modalidades de licitao. (80.000 para contratos de compra ou servios ou 150.000 para obras e servios de engenharia). Obs: Art. 62, caput Nota de empenho (Documento por meio do qual a Adm. autoriza que seja feita uma despesa, subtrai-se do oramento o valor do objeto. O pagamento feito apenas aps a liquidao. Reserva do valor oramentrio para cobrir despesa), autorizao de compra, ordem de execuo do servio e carta contrato (Encaminhamento de proposta, e a outra parte assina a proposta com o de acordo) (art. 62, ) so os instrumentos que podem ser utilizados para contratos entre 4.000,00 e 150.000 2) Personalssimos (intuitu personae) O Contrato Administrativo se celebra em virtude das condies pessoais daquele que contratado. Consequncias: Art. 72 c/c art. 78, VI

A subcontratao (transferncia de parcela de parte do objeto do contrato a outra pessoa) , EM REGRA, vedada. Exceo: S possvel se houver previso expressa no edital e no contrato. 3) Exceo do contrato no cumprido ( exceptio non adimplenti contractus) Tem natureza de clusula implcita em todo contrato bilateral. Uma parte no pode exigir da outra que cumpra sua obrigao sem que antes tenha executado a sua. No Contrato Administrativo, ela se aplica com ressalvas. (art. 78, XV) A Administrao para de pagar uma obra, o empreiteiro tem de continuar a obra at completarem-se 90 dias. Aps 90 dias, a Administrao pode ter invocada contra ela a exceo do contrato no cumprido. Formas: O Contratado vai a justia e pede a resciso do Contrato. O Contratado pode suspender a execuo do Contrato, ressalvada para os casos de calamidade pblica, guerra ou grave perturbao da ordem (conceito indeterminado). Nesses casos, tem de se continuar executando a ordem. Clusulas Exorbitantes Garantido o equilbrio econmico financeiro do Contrato. Aplicao temperada da exceo do contrato no cumprido. Em regra, previstas no art. 58. So elas: a) Clusula de alterao unilateral (art. 65, I) Poder que a Administrao tem de modificar o Contrato unilateralmente. Se o Contratado no aceita, a Administrao pode rescindir o Contrato e ainda aplicar penalidades ao Contratado. Tipos: (art. 65, I) Quantitativa A Administrao pode alterar o objeto contratual, ampliando ou reduzindo o valor global do Contrato. Regra: Em 25% do VALOR GLOBAL, para mais ou para menos. Ex: Pode aumentar a quantidade de um produto ou diminuir. Nos casos de reformas, o limite PARA MAIS aumentado para 50%.

Qualitativa Alterao que incide sobre as especificaes do objeto contratual. A Administrao no altera o montante do objeto. Ela altera as especificaes do objeto. Ex: Muda a fachada de um edifcio de granito para mrmore. Jurisprudncia Sujeita aos mesmos limites da alterao quantitativa. Na lei no h limite.

Obs: Alterao bilateral As partes no podem aumentar o valor do objeto (Princpio da moralidade), mas podem reduzir o valor do objeto, e no existe limite para alterao que reduza o objeto. b) Clusula de resciso unilateral (na via administrativa!) S a Administrao pode rescindir o Contrato unilateralmente. O Contratado, para rescindir unilateralmente o Contrato, necessita ir ao Judicirio. Obs: Art. 79 Formas de resciso do Contrato. Unilateral Apenas essa clusula exorbitante. Amigvel Judicial

Art. 78 Elenca os casos em que haver extino do Contrato Dos incisos I a XI, a resciso ser unilateral. Se referem a comportamentos do Contratado. Ex: Subcontratao sem autorizao. Dos incisos XII a XVI, so as hipteses em que o Contratado pode ir Justia. c)Aplicao de sanes Aplicam-se sanes aos Contratados de modo Administrativo. Obs: No existe hiptese nenhuma de aplicao de sanes sem procedimento administrativo. Arts. 86 a 88 Possibilidades de sano Tipos de sano: Advertncia Infraes de natureza leve. Multa Suspenso do direito de licitar e contratar A Administrao define que o Contratado est proibido, pelo prazo de at 2 anos, de contratar com a Administrao Pblica Contratante.

Decretao de inidoneidade Prazo mximo: at a reabilitao (reparao do dano causado pelo Contratado Administrao). Mnimo de 2 anos. Se aplica Administrao Pblica de todo pas. Impede contratao com TODA a Administrao Pblica.

A Lei 8.666/93 no prev os casos em que cada sano ser aplicada. Ser prevista em edital a sano e o modo. A MULTA pode ser cumulada com as demais sanes. Quando a Administrao pune, ela deve respeitar algumas garantias do direito penal, principalmente TIPICIDADE. STJ Tanto a suspenso quanto a inidoneidade se aplicam a Administrao de todo pas. Se uma pessoa no cumpre suas obrigaes em um lugar, ela no pode ser considerada apta em outra. A inidoneidade s pode ser aplicada por Ministro ou Secretrio. d) Poder de fiscalizao D a Administrao a prerrogativa de acompanhar, por meio de servidor, toda a execuo do Contrato. e) Poder de ocupao provisria (No a mesma coisa que ocupao temporria Interveno do Estado na propriedade privada) Poder da Administrao, quando existe uma falta praticada pelo Contratado, de ocupar bens mveis, imveis, materiais e at mesmo a atividade do Contratado para apurar irregularidades. Instrumento de natureza acautelatria. f) Exigncia de garantia contratual Art. 56 A Administrao pode exigir do Contratado que ele preste garantia a respeito da execuo do Contrato. Em regra, de 5% do valor atualizado do Contrato, mas que podem chegar a 10% do valor do Contrato. Garantia do Equilbrio Econmico-Financeiro Garantia Constitucional do Contratado. Balanceamento entre ganho e perda. Institutos que servem para manuteno do equilbrio: 1) Reajuste Manuteno do valor real da prestao. Proteo contra perdas inflacionrias. Estipulado obrigatoriamente em todo Contrato Administrativo. Estabelece um ndice aplicado periodicamente para manuteno do valor monetrio. Esse ndica varia de acordo com o Contrato.

O reajuste tem de ser feito com periodicidade mnima de 1 ano, a partir da proposta. 2) Repactuao Substitui o reajuste, mas tem a mesma funo. No lugar de se prever um ndice, se prev um procedimento para avaliao, apurao da variao real de cada insumo. 3) Atualizao Financeira Prevista no art. 40, XIV, c. Critrio que est previsto contratualmente e que ser aplicado todas as vezes que a Administrao atrasar o pagamento de sua parcela, entre a data prevista para pagamento e a data do efeito adimplemento. Clusula obrigatria dos Contratos Administrativos. 4) Reviso Instrumento que se aplica em situao na qual h mudana das circunstncias contratuais. Mudana do contexto em que o contrato ser celebrado.

S-ar putea să vă placă și