Sunteți pe pagina 1din 75

Prtica Processual Civil Noo de Direito Processual Civil o conjunto de regras e de comandos normativos que acompanham a vida de uma

uma aco em tribunal, desde que ela instaurada at ser proferida a deciso que lhe ponha termo. Espcies de aces consoante o seu fim De acordo com o art.4/ !"!, as ac#es so$ Declarativas so aquelas em que o autor procura que o tribunal declare a soluo, com fundamento no direito substantivo, para um determinado caso. %stas, nos termos do art.4/& !"!, podem ser$ a. De simples apreciao so aquelas que visam obter unicamente a declarao da e'ist(ncia ou ine'ist(ncia de um direito ou de um facto )al. a*. !onstituem um meio de prevenir lit+gios, desempenhando assim uma funo preventiva. %stas podem ser positivas (quando o autor pretende que o tribunal declare a e'ist(ncia de um direito ou de um facto ) ou negativas (quando o autor requer que seja declarado que o direito no e'iste ou que determinado facto no ocorreu ), b. De condenao so aquelas em que o autor no s- pretende que seja declarado o seu direito, o qual est. a ser violado pelo ru, mas tambm que este seja condenado / reintegrao desse mesmo direito, quer atravs da reali0ao de uma determinada prestao, quer por meio de uma atitude de absteno ou omisso )al. *, c. Constitutivas so aquelas em que o autor pretende obter, atravs do tribunal, um efeito jur+dico novo que vai alterar a esfera jur+dica do ru, independentemente da sua vontade )al. c*.

E!ecutivas so aquelas em que o autor )e'equente* requer as provid(ncias adequadas / reparao efectiva do direito violado )art.4/1 !"!*. %stas, de acordo com o art.42/& !"!, podem ser$ Para pagamento de "uantia certa )arts.3 4 a 5&1 !"!*, Para entrega de coisa certa )arts.5&3 a 51 !"!*, Para prestao de facto )arts.511 a 54& !"!*.

#$ #$($

% Consulta &ur'dica % consulta ao cliente

6a vida pr.tica do advogado, o processo civil comea com a consulta que o cliente pretende. %sta o in+cio do processo, dando in+cio / relao que se vai prolongar at / re7 soluo do lit+gio. 8 advogado deve abster7se de atender o cliente na rua ou no restaurante, no tanto por ra0#es monet.rias, mas sobretudo pelo facto de ser necess.rio consultar legislao, ponderar as quest#es seriamente e prestar conselho reflectido e seguro. 8 cliente deve ser atendido no escrit-rio, mas nem todos os advogados possuem escrit-rio tradicional. Deste modo, o art.39 h* %8: atribui ao advogado o dever de ;manter um domic+lio profissional dotado de uma estrutura que assegure o cumprimento dos seus deveres deontol-gicos<. =uando o cliente telefona para marcar a consulta, devemos marcar sem precipita#es, com a brevidade poss+vel. >uitos advogados organi0am a sua actividade e planificam o atendimento de forma a que os clientes compaream em dias e horas pr7determinadas. )utras regras importantes* 6o fa0er esperar o cliente, 6o ter pressa, :conselhar com segurana, nem que seja necess.rio chamar o cliente uma segunda ve0, ?omar nota do que o cliente di0.

>uitas ve0es, a consulta no tem sequ(ncia. 8 cliente procura esclarecer7se sobre determinado assunto ou questo que o preocupa. 6outros casos, a consulta marca o in+cio de um processo. #$+$ =uando se esgota no pr-prio acto, a regra o cliente proceder ao pagamento no final da mesma, =uando marca o in+cio de um processo, vulgar o advogado solicitar uma proviso, juntamente com a documentao necess.ria / aco judicial. ,entativa de resoluo amigvel (acordo)

:ntes de se propor uma aco em tribunal, deve7se tentar a composio amig.vel do lit+gio, ou seja, resolver o assunto atravs da via negocial. @e a parte contr.ria estiver representada por advogado A o contacto ter. de ser efectuado directamente com esse advogado. !onstitui dever deontol-gico ;no contactar a parte contr.ria que esteja representada por advogado, salvo se previamente autori0ado por este, ou se tal for indispens.vel, por imposio legal ou contratual< )art. 4B e* %8:*. 8 envio de carta / parte contr.ria ter. de revestir cuidados especiais$ @e pretendemos o acordo, uma postura agressiva pode dificultar qualquer hip-tese de entendimento, 8 processo negocial envolve uma tcnica pr-pria.

N-) E./0ECE1 que o cliente que decide se quer o acordo ou no e em que termosCC 8 advogado deve ;aconselhar toda a composio que ache justa e equitativa< )art.52/ c* %8:*, mas no pode impor ao cliente essa soluo. "ode dar a sua opinio, orientar, mas no pode sobrepor a sua vontade ao cliente. 8btido o acordo, necess.ria a sua formali0ao. D. todo o interesse em que o acordo revista a nature0a de t+tulo e'ecutivo, ou seja, que o direito esteja definido de forma a que, em caso de incumprimento, se possa recorrer / e'ecuo. >esmo que o advogado tenha procurao com poderes especiais, conveniente que o documento de acordo seja assinado pelos clientes, pois, muitas ve0es, arrependem7se dos acordos que fi0eram. #$2$ % gesto do cliente e seu processo

)rgani3ao do escrit4rio >anter o espao de trabalho limpo e organi0ado, !oncentrar actividades Definir dias fi'os de consultas presenciais, Definir per+odo para telefonemas, Definir per+odo para actividades fora do escrit-rio, "lanear reuni#es Definir ordem de trabalhos, Definir objectivos, !ontactos telef-nicos A ter toda a informao necess.ria / disposio.

1elao com o cliente e o seu processo : cada processo uma pasta >anter registo das dilig(ncias reali0adas, 8rgani0ar o dossier cronologicamente, Eegistar provis#es do cliente, Eegistar consultas presenciais e telef-nicas, Eegistar envios de e7mails, fa'es, etc, Eegistar tempo despendido, >anter o cliente informado do estado do processo e das dilig(ncias efectuadas, @olicitar instru#es ao cliente num impasse )frustrao de negocia#es, incumprimento de acordo*, 8ptar por contactos telef-nicos, Definir estratgia comum para processos id(nticos Fnterpelao, & @olicitao de instru#es para dossier.

##$ %cesso ao Direito (G14/&444, &5 de Hulho) 5inalidades segundo o art. / , o sistema de acesso ao direito e aos tribunais destina7se a assegurar que a ningum seja dificultado ou impedido, em ra0o da sua condio social ou cultural, ou por insufici(ncia de meios econ-micos, o conhecimento, o e'erc+cio ou a defesa dos seus direitos. ##$($ 6odalidades de acesso ao direito

6os termos do art.&/&, o acesso ao direito compreende a$

#nformao 7ur'dica (art.4) segundo o qual incumbe ao %stado reali0ar, de modo permanente e planeado, ac#es tendentes a tornar conhecido o direito e o ordenamento legal, atravs de publicao e de outras formas de comunicao, com vista a proporcionar um melhor e'erc+cio dos direitos e o cumprimento dos deveres legalmente estabelecidos )n *, prestada pelo >inistrio "Iblico, em colaborao com todas as entidades interessadas, podendo ser celebrados protocolos para esse efeito )n&*, Proteco 7ur'dica (art.9) a qual no seu n reveste as modalidades de consulta 7ur'dica (arts. 4 e 2) e de apoio 7udicirio (arts. 9 e 3). : proteco jur+dica concedida para quest#es ou causas judiciais concretas ou suscept+veis de concreti0ao em que o utente tenha um interesse pr-prio e que versem sobre direitos directamente lesados ou ameaados de leso )n&*. 6os termos do art.B/ , t(m direito a proteco jur+dica os cidados nacionais e da Jnio %uropeia, bem como os estrangeiros e os ap.tridas com t+tulo de resid(ncia v.lido num %stado7membro da Jnio %uropeia, que demonstrem estar em situao de insufici(ncia econ-mica, de acordo com o mesmo preceito, mas no seu n&, aos estrangeiros sem t+tulo de resid(ncia v.lido num %stado7membro da Jnio %uropeia reconhecido o direito a proteco jur+dica, na medida em que ele seja atribu+do aos portugueses pelas leis dos respectivos %stados )princ+pio da reciprocidade*, segundo o mesmo preceito, mas no seu n1, as pessoas colectivas com fins lucrativos e os estabelecimentos individuais de responsabilidade limitada no t(m direito a proteco jur+dica e, finalmente, nos termos do mesmo preceito, mas no seu n4, as pessoas colectivas sem fins lucrativos t(m apenas direito / proteco jur+dica na modalidade de apoio judici.rio, desde que demonstrem estar em insufici(ncia econ-mica. Consulta &ur'dica !onsiste no esclarecimento tcnico sobre o direito aplic.vel a quest#es ou casos concretos nos quais avultem interesses pessoais leg+timos ou direitos pr-prios lesados ou ameaados de leso )art. 4/ *. 6o seu Kmbito cabem ainda as dilig(ncias e'trajudiciais que decorram directamente do conselho jur+dico prestado ou que se mostrem essenciais para o esclarecimento da questo colocada )art. 4/&*. : consulta jur+dica pode ser prestada em gabinetes de consulta jur+dica ou nos escrit-rios de advogados que adiram ao sistema de acesso ao direito )art. 2/ *. 8 valor da ta'a devida pela prestao da consulta jur+dica de L14 )art. /2 "ortaria 4/&443, 1 de Haneiro*. %poio &udicirio 6os termos do art. 9/ , este compreende as seguintes modalidades$ a) ) c) d) e) f) g) Dispensa de ta'a de justia e demais encargos com o processo, 6omeao e pagamento da compensao de patrono, "agamento da compensao de defensor oficioso, "agamento faseado de ta'a de justia e demais encargos com o processo, 6omeao e pagamento faseado da compensao de patrono, "agamento faseado da compensao de defensor oficioso, :tribuio de agente de e'ecuo.

@e o requerente de apoio judici.rio for uma pessoa colectiva, o apoio judici.rio no compreende a modalidade referida nas als.d* a f* do n )art. 9/9*. 8 regime de apoio judici.rio aplica7se em todos os tribunais, qualquer que seja a forma do processo, nos julgados de pa0 e noutras estruturas de resoluo alternativa de lit+gios, nos processos de contra7ordenao e nos processos que corram nas conservat-rias )art. B/ , & e 1*. 8 apoio judici.rio deve ser requerido antes da primeira interveno processual, salvo se a situao de insufici(ncia econ-mica for superveniente A neste caso, deve ser requerido antes da primeira interveno processual que ocorra ap-s o conhecimento da situao de insufici(ncia econ-mica )art. 3/&*. 6os termos do art. /&, o apoio judici.rio nas modalidades de nomeao e pagamento de honor.rios de patrono e de nomeao e pagamento faseado de honor.rios de patrono incompat+vel com o patroc+nio pelo >inistrio "Iblico, nos termos previstos no !-digo de "rocesso do ?rabalho )!"?*. 8egitimidade para re"uerer proteco 7ur'dica 6os termos do art. 5, a proteco jur+dica pode ser requerida$ "elo interessado na sua concesso, "elo >inistrio "Iblico em representao do interessado,

"or advogado, advogado7estagi.rio ou solicitador, em representao do interessado, bastando para comprovar essa representao as assinaturas conjuntas do interessado e do patrono.

Compet9ncia para decidir o pedido de proteco 7ur'dica : deciso sobre a concesso de proteco jur+dica compete ao dirigente m.'imo dos servios de segurana social da .rea de resid(ncia ou sede do requerente, a qual suscept+vel de delegao e de subdelegao )art.&4/ e 1*. 8 requerimento de proteco jur+dica apresentado em qualquer servio de atendimento ao pIblico dos servios de segurana social e formulado em modelo, a aprovar por portaria dos ministros com a tutela da justia e da segurana social e pode ser apresentado pessoalmente, por telec-pia, por via postal ou por transmisso electr4nica (neste caso, atravs do preenchimento do respectivo formul.rio digital, acess+vel por ligao e comunicao inform.tica A art.&&/ e & ). Pedido de escusa e su sta elecimento 8 patrono nomeado pode pedir escusa, mediante requerimento dirigido / 8: ou / !Kmara dos @olicitadores, alegando os respectivos motivos )art.14/ *. 8 pedido de escusa, formulado nos termos do n e apresentado na pend(ncia do processo, interrompe o pra0o que estiver em curso, com a juno dos respectivos autos de documento comprovativo do referido pedido )art.14/&*. 8 patrono nomeado deve comunicar no processo o facto de ter apresentado um pedido de escusa )art.14/1*. : 8: ou a !Kmara dos @olicitadores aprecia e delibera sobre o pedido de escusa no pra0o de )art.14/4*. 2 dias

@endo concedida a escusa, procede7se imediatamente / nomeao e designao de novo patrono, e'cepto no caso de o fundamento do pedido ser a ine'ist(ncia de fundamento legal da pretenso, caso em que pode ser recusada nova nomeao para o mesmo fim )art.14/2*. 8 patrono nomeado pode substabelecer, com reserva, para dilig(ncia determinada, desde que indique substituto )art.12/ *. ##$+$ ) conceito de insufici9ncia econ4mica

De acordo com o art.3/ , encontra7se nesta situao aquele que, tendo em conta o rendimento, o patrim-nio e a despesa permanente do seu agregado familiar, no tem condi#es objectivas para suportar pontualmente os custos de um processo. : insufici(ncia econ-mica das pessoas singulares apreciada de acordo com os critrios previstos no art.37 :/ $ a* 8 requerente cujo agregado familiar tenha um rendimento relevante para efeitos de proteco jur+dica igual ou inferior a M do inde'ante de apoios sociais no tem condi#es objectivas para suportar qualquer quantia relacionada com os custos de um processo, devendo igualmente beneficiar de atribuio de agente de e'ecuo e de consulta jur+dica gratuita, b* 8 requerente cujo agregado familiar tenha um rendimento relevante para efeitos de proteco jur+dica superior a M e igual ou inferior a duas ve0es e meia o valor do inde'ante de apoios sociais tem condi#es objectivas para suportar os custos de uma consulta jur+dica sujeita ao pagamento prvio de uma ta'a, mas no tem condi#es objectivas para suportar pontualmente os custos de um processo e, por esse motivo, beneficia de apoio judici.rio nas modalidades de pagamento faseado e de atribuio de agente de e'ecuo, c* 6o se encontra em situao de insufici(ncia econ-mica o requerente cujo agregado familiar tenha um rendimento relevante para efeitos de proteco jur+dica superior a duas ve0es e meia o valor do inde'ante de apoios sociais. 6os termos do art.37:/&, o rendimento relevante para efeitos de proteco jur+dica )N:"* o montante que resulta da diferena entre o valor do rendimento l+quido completo do agregado familiar )Nc* e o valor da deduo relevante para efeitos de proteco jur+dica ):* e calcula7se nos termos previstos no ane'o / presente lei A N:" O Nc A :.

: prova da insufici(ncia econ-mica feita, segundo o art.37P/ , nos termos a definir por portaria conjunta dos ministros respons.veis pelas .reas da justia e da segurana social )"ortaria 4327:/&444, 1 de :gosto*. ##$2$ Cancelamento e caducidade da proteco 7ur'dica

: proteco jur+dica cancelada nas situa#es previstas no art. 4/ , designadamente$ a. @e o requerente ou o respectivo agregado familiar adquirirem meios suficientes para poder dispens.7 la, b. =uando se prove por novos documentos a insubsist(ncia das ra0#es pelas quais foi concedida, c. @e os documentos que serviram de base / concesso forem declarados falsos por deciso com trKnsito em julgado, d. @e, em recurso, for confirmada a condenao do requerente como litigante de m.7f, e. @e, em aco de alimentos provis-rios, for atribu+da ao requerente uma quantia para custeio da demanda, f. @e o requerente a quem tiver sido concedido apoio judici.rio em modalidade de pagamento faseado no proceder ao pagamento de uma prestao e mantiver esse incumprimento no termo do pra0o que lhe for concedido para proceder ao pagamento em falta acrescido de multa equivalente / prestao em falta. : proteco jur+dica caduca nas situa#es previstas no art. / $

a* "elo falecimento da pessoa singular ou pela e'tino ou dissoluo da pessoa colectiva a quem foi concedida, salvo se os sucessores na lide, no incidente da sua habilitao, juntarem c-pia do requerimento de apoio judici.rio e os mesmos vierem a ser deferidos, b* "elo decurso do pra0o de um ano ap-s a sua concesso sem que tenha sido prestada consulta ou instaurada aco em ju+0o, por ra0o imput.vel ao requerente. ##$:$ Efeitos na inst;ncia

6os termos do art.&4/ , o procedimento de proteco jur+dica na modalidade de apoio judici.rio aut-nomo relativamente / causa a que respeite. 8 pra0o para a deciso sobre o pedido de proteco jur+dica de 14 dias, cont+nuo, no se suspende durante as frias judiciais e, se terminar em dia em que os servios da segurana social estejam encerrados, transfere7se o seu termo para o dia Itil seguinte )art.&2/ *. Decorrido o pra0o de 14 dias sem que tenha sido proferida uma deciso e'pressa, considera7se tacitamente deferido e concedido o pedido de proteco jur+dica )art.&2/&*.

#nflu9ncia do pedido de proteco 7ur'dica no andamento da aco =uando o pedido de apoio judici.rio apresentado na pend(ncia de aco judicial e o requerente pretende a nomeao de patrono, o pra0o que estiver em curso interrompe7se com a juno aos autos do documento comprovativo da apresentao do requerimento )art.&4/4*. 8 pra0o interrompido inicia7se, conforme os casos )art.&4/2*$ : partir da notificao ao patrono nomeado da sua designao )al.a*, : partir da notificao ao requerente da deciso de indeferimento do pedido de nomeao de patrono )al.b*.

6os casos previstos no art.49B/4 !"! e, bem assim, naqueles em que, independentemente das circunstKncias a+ referidas, esteja pendente impugnao da deciso relativa / concesso de apoio judici.rio, o autor que pretenda beneficiar deste para dispensa ou pagamento faseado da ta'a de justia deve juntar / petio inicial documento comprovativo da apresentao do respectivo pedido )art.&4/&*. De acordo com o art.&4/1, nos casos previstos no n& do referido preceito, o autor deve efectuar o pagamento da ta'a de justia ou da primeira prestao, quando lhe seja concedido apoio judici.rio na modalidade de pagmente faseado de ta'a de justia, no pra0o de 4 dias a contar da data da notificao da deciso que indefira, em definitivo, o seu pedido, sob a cominao prevista no art.49B/2 !"!.

6o caso de deferimento t.cito, suficiente a meno em tribunal da formao do acto t.cito e, quando estiver em causa um pedido de nomeao de patrono, a tramitao subsequente / formao do acto t.cito obedecer. /s seguintes regras )art.&2/1*$ a) =uando o pedido tiver sido apresentado na pend(ncia de aco judicial, o tribunal em que a causa est. pendente solicita / 8: que proceda / nomeao do patrono, nos termos da portaria referida no art.42/&, ) =uando o pedido no tiver sido apresentado na pend(ncia de aco judicial, incumbe ao interessado solicitar a nomeao do patrono, nos termos da portaria referida no art.42/&. 1ecurso da deciso e pra3os : deciso final sobre o pedido de proteco jur+dica no admite reclamao nem recurso hier.rquico ou tutelar, sendo suscept+vel de impugnao judicial, nos termos dos arts.&B e &3 )art.&9/&*. "elo requerente A em caso de indeferimento, "ela parte contr.ria A em caso de deferimento.

8 pra0o de interposio do pedido de impugnao judicial de 2 dias ap-s o conhecimento da deciso )art.&B/ in fine*. 8 pedido de impugnao deve ser escrito, mas no carece de ser articulado, sendo apenas admiss+vel prova documental, cuja obteno pode ser requerida atravs do tribunal )art.&B/&*. Deve ser entregue no servio de segurana social que apreciou o pedido de proteco jur+dica )art.&B/ *, o qual disp#e de 4 dias para revogar a deciso sobre o pedido de proteco jur+dica ou, mantendo7a, enviar aquela e c-pia autenticada do processo administrativo ao tribunal competente )art.&B/1*. Q competente para conhecer e decidir a impugnao o tribunal da comarca em que est. sedeado o servio de segurana social que apreciou o pedido de proteco jur+dica ou, caso o pedido tenha sido formulado na pend(ncia da aco, o tribunal em que esta se encontra pendente )art.&3/ *. 6o caso de e'istirem tribunais de compet(ncia especiali0ada ou de compet(ncia espec+fica, a impugnao deve respeitar as respectivas regras de compet(ncia )art.&3/&*. : deciso proferida pelo tribunal irrecorr+vel )art.&3/2*. 8 patrono nomeado para a propositura da aco deve intent.7la nos 14 dias seguintes / notificao da nomeao )art.11/ *. %ste pra0o pode ser prorrogado mediante requerimento fundamentado dirigido / 8: ou / !Kmara dos @olicitadores )art.11/&*. =uando no for apresentada justificao, ou esta no for considerada satisfat-ria, a 8: ou a !Kmara dos @olicitadores deve proceder / apreciao de eventual responsabilidade disciplinar, sendo nomeado novo patrono ao requerente )art.11/1*. : aco considera7se proposta na data em que for apresentado o pedido de nomeao de patrono )art.11/4*. ##$<$ Proteco 7ur'dica em casos de lit'gios transfronteirios

6os termos do art.&/& DG B /&442, B de >aro, entende7se por ;lit+gio transfronteirio<, o lit+gio em que o requerente de proteco jur+dica tem / data da apresentao do pedido domic+lio ou resid(ncia habitual num %stado7membro da Jnio %uropeia diferente do %stado7membro do foro. %st. prevista tambm no art.9/4 G14/&444, &5 de Hulho )lei de acesso ao direito*.

###$ %ctos Processuais das Partes ###$($ 5orma dos actos

%st. prevista nos arts. 13 e 24 !"!. 6os termos do art. 13/ !"!, os actos processuais tero a forma que, nos termos mais simples, melhor corresponda ao fim que visam atingir. !ontudo, de acordo com o n& do referido preceito, os actos processuais podem obedecer a modelos aprovados pela entidade competente, s- podendo, ser considerados obrigat-rios, salvo disposio especial, os modelos relativos a actos da secretaria. @egundo o art. 24/ !"!, os actos processuais que devam ser praticados por escrito pelas partes so apresentados a ju+0o preferencialmente por transmisso electr4nica de dados , nos termos definidos na portaria prevista no art. 137:/ !"! )"ortaria 4/&443, 9 de Revereiro*. 6os termos do referido preceito, mas no seu n&, os actos processuais referidos no n tambm podem ser apresentados a ju+0o por uma das seguintes formas$ %ntrega na secretaria judicial, valendo como data da pr.tica do acto processual a da respectiva entrega, Eemessa pelo correio, sob registo, valendo como data da pr.tica do acto processual a da efectivao do respectivo registo postal, %nvio atravs de telec-pia, valendo como data da pr.tica do acto processual a da e'pedio )arts.241/ , &&57:/ A &947: e 241/& !"!*.

@egundo o art. 24/1 !"!, quando os actos tenham sido praticados por transmisso electr-nica de dados )atravs do !F?FJ@*, a parte fica dispensada de remeter ao tribunal os originais da pea processual e dos documentos.

!onforme enuncia o art. 13/4 !"!, as datas e os nImeros podem ser escritos por algarismos, e'cepto quando respeitem / definio de direitos ou obriga#es das partes ou de terceiros. ###$+$ 8ugar da prtica dos actos

De acordo com o art. 45/ !"!, os actos judiciais reali0am7se no lugar em que possam ser mais efica0es, podendo, contudo, reali0ar7se em lugar diferente, por motivos de defer(ncia ou de justo impedimento. 6os termos do mesmo artigo, mas no seu n&, quando nenhuma ra0o imponha outro lugar, os actos reali0am7se no tribunal. Dias em "ue se praticam os actos %'ceptuando7se as cita#es, notifica#es e os actos que se destinem a evitar dano irrepar.vel, no se praticam actos processuais nos dias em que os tribunais estiverem encerrados, nem durante o per+odo de frias judiciais )art. 41/ e & !"!*. @egundo o art. 41/1 !"!, os actos das partes que impliquem a recepo pelas secretarias judiciais de quaisquer articulados, requerimentos ou documentos devem ser praticados durante as horas de e'pediente dos servios )5$44/ &$147 1$14/ 9$44*. 6os termos do art. 41/4 !"!, as partes podem praticar os actos processuais por transmisso electr4nica de dados ou atravs de telec-pia, em qualquer dia e independentemente da hora da abertura e do encerramento dos tribunais. ###$2$ 6odalidades do pra3o

8 pra0o judicial marcado por lei ou fi'ado por despacho do jui0. 6os termos do art. 42/ !"!, o pra0o $ Dilat4rio aquele a partir do qual o pra0o perempt-rio contado, ou seja, constitui uma adio ao pra0o perempt-rio. %ste, nos termos do n& do referido preceito, difere para certo momento a possibilidade$ De reali0ao de um acto A nesta primeira modalidade fi'ado o momento a partir do qual o acto processual pode ser praticado. !ontudo, o acto no pode ser reali0ado antes do termo do pra0o, tendendo este a interpor um certo espao de tempo entre um acto processual e os outros que possam seguir7se, 8 in+cio da contagem de um outro pra0o A nesta segunda modalidade difere7se para momento ulterior o in+cio da contagem de um pra0o perempt-rio. 6os termos do art.&2&7: !"!, ao pra0o de defesa acrescem os seguintes pra0os dilat-rios$

< dias quando a citao tenha sido reali0ada em pessoa diversa do ru )al.a* e quando o ru tenha sido citado fora da .rea da comarca sede do tribunal onde pende a aco )al.b*, (< dias quando o ru haja sido citado para a causa no territ-rio das Eegi#es :ut-nomas, correndo a aco no continente ou em outra ilha, ou vice7versa )n&*, 2= dias =uando o ru haja sido citado para a causa no estrangeiro, : citao haja sido edital, 8u se verifique o caso do art.&1B7:/2 !"! )citao por dep-sito da carta na cai'a do correio ou, no sendo vi.vel tal dep-sito, dei'a aviso, considerando7se a citao feita no 3 dia posterior*.

: dilao resultante do disposto na al.a* acresce / que eventualmente resulte do estabelecido na al.b* e nos ns & e 1 do art.&2&7: !"! )art.&2&7:/4 !"!*, ou seja$ @e o ru for citado em pessoa diversa )por e'emplo$ foi a empregada domstica a receber a carta e a assinar o :E* e em comarca diversa daquela onde pende a aco A beneficia de 2 dias S 2 dias, @e o ru for citado em pessoa diversa e nas Eegi#es :ut-nomas, pendendo a aco no continente ou noutra ilha, ou vice7versa A beneficia de 2 dias S 2 dias,

@e o ru for citado no estrangeiro e em pessoa diversa A beneficia de 2 dias S 14 dias. 6os termos do art. 43 !"!, quando um pra0o perempt-rio se seguir a um pra0o dilat-rio, os dois pra0os contam7se como um s-. 6os procedimentos cautelares, a dilao nunca poder. e'ceder a durao de art.132/1 !"!. 4 dias, de acordo com o

Perempt4rio o per+odo de tempo dentro do qual um acto pode ser reali0ado. Q fi'ado por lei ou por despacho do jui0 para a pr.tica do acto, decorrido o qual, sem preju+0o dos casos em que permitida a pr.tica do acto depois de decorrido o pra0o )justo impedimento, prorrogao e pr.tica do acto nos 1 dias Iteis seguintes com pagamento de multa*, se e'tingue o direito de o praticar. @o e'emplos de pra0os perempt-rios$ "ra0o para a contestao A 14 dias )no processo ordin.rio A art.439/ !"!*, &4 dias )no processo sum.rio A art.B31 !"!* e 2 dias )no processo sumar+ssimo A art.B54 !"!*, "ra0o para a rplica A 14 dias )se tiver sido dedu0ida reconveno ou a aco for de simples apreciao negativa A art.24&/1 in fine !"!* e 2 dias )se tiver sido dedu0ida alguma e'cepo A art.24&/1 !"!*, "ra0o para a resposta no processo sum.rio A &4 dias )se tiver sido dedu0ida reconveno ou a aco for de simples apreciao negativa A art.B39 !"!* e 4 dias )se apenas tiver sido dedu0ida alguma e'cepo A art.B32 !"!*, "ra0o para a trplica A 2 dias )art.241/& !"!*, "ra0o para indicao das provas A 2 dias )art.2 &/ in fine !"!*, "ra0o para interposio de recurso A 14 dias )art.932/ !"!*, "ra0o supletivo A 4 dias )art. 21 !"!*.

Fndependentemente de justo impedimento, pode o acto ser praticado dentro dos 1 primeiros dias Iteis subsequentes ao termo do pra0o, ficando a sua validade dependente do pagamento imediato de uma multa, fi'ada nos seguintes termos )art. 42/2 !"!*$ a* @e o acto for praticado no primeiro dia, a multa fi'ada em 4T da ta'a de justia correspondente ao processo ou acto, com o limite m.'imo de U J!, b* @e o acto for praticado no segundo dia, a multa fi'ada em &2T da ta'a de justia correspondente ao processo ou acto, com o limite m.'imo de 1 J!, c* @e o acto for praticado no terceiro dia, a multa fi'ada em 44T da ta'a de justia correspondente ao processo ou acto, com o limite m.'imo de B J!. %m casos de manifesta car(ncia econ-mica ou quando o respectivo montante se revele manifestamente desproporcionado, o jui0 pode e'cepcionalmente determinar a reduo ou dispensa da multa )art. 42/3 !"!*. ###$:$ Pra3o supletivo legal

De acordo com o art. 21/ !"!, na falta de disposio especial, de 4 dias o pra0o para as partes requererem qualquer acto ou dilig(ncia, arguirem nulidades, dedu0irem incidentes ou e'ercerem qualquer outro poder processual e tambm de 4 dias o pra0o para a parte responder ao que for dedu0ido pela parte contr.ria. @egundo o n& do referido preceito, o pra0o para qualquer resposta conta7se sempre da notificao do acto a que se responde. :ssim, quando recebemos uma notificao de um despacho judicial ou de um acto praticado no processo, na falta de fi'ao de pra0o, temos de verificar se a lei processual fi'a um pra0o especial para a pr.tica do acto. !aso contr.rio, o pra0o supletivo de 4 dias.

10

###$<$

.uspenso e interrupo do pra3o (regras para a contagem dos pra3os)

@egundo o art. 44/ !"!, o pra0o judicial cont+nuo, ou seja, no se suspende em dias feriados ou fins7de7 semana. !ontudo, ainda nos termos do mesmo preceito, suspende7se durante as frias judiciais )de 6atal$ && de De0embro a 1 de Haneiro, de ".scoa$ Domingo de Eamos / @egunda7feira de ".scoa e de Vero$ de 9 de Hulho a 1 de :gosto A arts. & G1/55 e & G2&/&443*, e'cepto se a sua durao for igual ou superior a 9 meses ou se tratar de actos a praticar em processos que a lei considere urgentes. De acordo com o n& do referido preceito, quando o pra0o para a pr.tica do acto processual terminar em dia em que os tribunais estiverem encerrados )s.bados, domingos, feriados A art.&B5 e* !! A e nos dias em que for concedida tolerKncia de ponto A art. 44/1 !"! A transfere7se o seu termo para o primeiro dia Itil seguinte. % quando se inicia a contagem do pra0oW DependeC @e o pra0o para apresentar a contestao, inicia7se no dia seguinte /quele em que foi efectuada a citao, mesmo que este seja s.bado, domingo ou feriado A se esta foi feita por carta registada com aviso de recepo, o pra0o inicia7se no dia seguinte ao da assinatura do aviso de recepo )art.&13/ !"!*, se foi feita por funcion.rio judicial, solicitador de e'ecuo ou mandat.rio, o pra0o inicia7se no dia seguinte / assinatura da certido de citao, ou no caso de citao com hora certa, no dia seguinte / afi'ao da nota de citao, no caso de citao edital, o pra0o inicia7se no dia seguinte / publicao do Iltimo anIncio no jornal ou, no havendo anIncios, no dia em que sejam afi'ados os editais )art.&24/ !"!*, @e o pra0o para pr.tica de qualquer outro acto )apresentar rplica, resposta, requerimento probat-rio, interposio de recurso, etc*, o pra0o inicia7se no dia seguinte /quele em que se considera feita a notificao )da contestao, do despacho saneador, do despacho ou sentena, etc*. : notificao postal feita por carta registada considera7se feita no 1 dia posterior ao do registo, ou no dia Itil seguinte a esse quando esse 1 dia no seja dia Itil )art.&24/1 !"!*. : notificao feita pessoalmente )por o mandat.rio se encontrar no edif+cio do tribunal ou estar presente no acto em que proferido o despacho, por entrega directa* considera7se feita na mesma data, a notificao feita por transmisso electr-nica de dados considera7se efectuada na data da e'pedio )art.&24/2 !"!*, presumindo7se feita a e'pedio no terceiro dia posterior ao da data da elaborao da notificao )certificada no !F?FJ@* ou no dia Itil seguinte a esse, quando o pra0o termine em dia no Itil )art.& /2 "ortaria 4/&443, 9 de Revereiro*. @e a notificao entre mandat.rios, feita nos termos dos arts.&&57: e &947: !"! ocorrer no dia anterior a feriado, s.bado, domingo ou frias judiciais, o pra0o para a resposta a tal notificao inicia7se no dia Itil seguinte ou no dia posterior ao termo das frias judiciais, respectivamente, salvo nos processos que corram termos durante as frias judiciais )art.&947:/4 !"!*.

Prorrogao dos pra3os @em preju+0o do regime especial quanto / prorrogabilidade do pra0o para apresentao da contestao e dos articulados a ela subsequentes )arts.439/2 e 9 e 244 !"!*, em que se permite a prorrogao do pra0o quando ocorra motivo ponderoso que impea ou dificulte anormalmente / parte ou ao seu mandat.rio judicial a organi0ao da defesa ou da resposta, o art. 4B/ e & !"! permite a possibilidade de prorrogao de qualquer pra0o, mediante acordo das partes, desde que esta no condu0a a e'ceder o dobro do pra0o legalmente previsto. ###$>$ &usto #mpedimento

6os termos do art. 49/ !"!, considera7se justo impedimento o evento no imput.vel / parte nem aos seus representantes ou mandat.rios, que obste / pr.tica atempada do acto. :ssim, verifica7se uma situao de justo impedimento quando o mandat.rio judicial vai entregar pessoalmente, na secretaria judicial, um determinado articulado no Iltimo dia do pra0o e sofre um acidente de viao, sendo hospitali0ado. >as j. no quando, no sofrendo les#es que o incapacitem, tem possibilidades de praticar o acto por correio registado, atravs de telec-pia ou por transmisso electr-nica de dados. =uando o mandat.rio ainda disp#e dos 1 dias Iteis imediatos ao termo do pra0o para a pr.tica do acto e tem dIvidas se o evento que o impediu da pr.tica atempada do acto integra uma situao de justo impedimento, no deve arriscar o justo impedimento, mas antes deve pagar a multa.

11

#?$ E!ames de Processos e Passagem de Certides 6os termos do art. 9B/ e 93 !"!, o processo civil pIblico, salvo as restri#es previstas na lei. De acordo com o art. 9B/& !"!, a publicidade do processo implica o direito de e'ame e consulta dos autos na secretaria e de obteno de c-pias ou certid#es de quaisquer peas nele incorporadas, pelas partes, por qualquer pessoa capa0 de e'ercer o mandato judicial ou por quem nisso revele interesse atend+vel. @egundo o art. 95/ !"!, os mandat.rios judiciais constitu+dos pelas partes, os magistrados do >inistrio "Iblico e os que e'eram o patroc+nio por nomeao oficiosa podem solicitar, por escrito ou verbalmente, que os processos pendentes lhes sejam confiados para e'ame fora da secretaria do tribunal. 6os termos do n1 do referido preceito, compete / secretaria facultar a confiana do processo, pelo pra0o de 2 dias, que pode ser redu0ido se causar embarao grave ao andamento da causa. : recusa da confiana deve ser fundamentada e comunicada por escrito, dela cabendo reclamao para o jui0 )art. 95/4 !"! remete para o art. B& !"!*. 6os termos do art. B4/ !"!, o mandat.rio judicial que no entregue o processo dentro do pra0o que lhe tiver sido fi'ado ser. notificado para, em & dias, justificar o seu procedimento. !ontudo, de acordo com o n& do referido preceito, caso o mandat.rio judicial no apresente justificao ou esta no constitua facto do conhecimento pessoal do jui0 ou justo impedimento nos termos do art. 49 !"!, ser. condenado no m.'imo de multa, a qual ser. elevada ao dobro se, notificado da sua aplicao, no entregar o processo no pra0o de 2 dias. ?odavia, segundo o n1, se, decorrido o pra0o previsto na Iltima parte do n&, o mandat.rio judicial ainda no tiver feito a entrega do processo, o >inistrio "Iblico, ao qual dado conhecimento do facto, promover. contra ele procedimento pelo crime de desobedi(ncia e far. apreender o processo e, finalmente, segundo o n4, do mesmo facto dado conhecimento, conforme os casos, / 8: ou / !Kmara dos @olicitadores para efeitos disciplinares. Passagem de certides %'ceptuando7se os casos aludidos no art. 93/ !"! )em que a divulgao do seu conteIdo possa causar dano / dignidade das pessoas, / intimidade da vida privada ou familiar ou / moral pIblica, ou pXr em causa a efic.cia da deciso a proferir* e os processos referidos no n& do referido preceito )anulao de casamento, div-rcio, separao de pessoas e bens e os que respeitem ao estabelecimento ou impugnao de paternidade A aos quais s- podem ter acesso as partes e os seus mandat.rios A al.a* e os procedimentos cautelares pendentes A que s- podem ser facultados aos requerentes e seus mandat.rios e aos requeridos e respectivos mandat.rios, quando devam ser ouvidos antes de ordenada a provid(ncia A al.b*, nos restantes a secretaria deve, sem preced(ncia de despacho, passar as certid#es de todos os termos e actos processuais que lhe sejam requeridos, oralmente ou por escrito, pelas partes no processo, por quem possa e'ercer o mandato judicial ou por quem revele interesse atend+vel em as obter )art. B4/ !"!*, as quais so passadas no pra0o de 2 dias, nos termos do art. B2/ !"!, salvo nos casos de urg(ncia ou de manifesta impossibilidade, em que se consignar. o dia em que devem ser levantadas. Comunicao dos actos De acordo com o art. B9/ !"!, a pr.tica de actos processuais que e'ijam interveno dos servios judici.rios pode ser solicitada a outros tribunais ou autoridades$

12

Por carta precat4ria quando a reali0ao do acto seja solicitada a um tribunal ou a um cXnsul portugu(s. Q e'pedida pela secretaria )art. 3&/ !"!*. %sta, solicitando a outros tribunais a pr.tica de um acto, enviada pela secretaria do tribunal )tribunal deprecante*, devendo o destinat.rio )tribunal deprecado* reali0ar a dilig(ncia solicitada, Por carta rogat4ria quando a reali0ao do acto seja solicitada a autoridade estrangeira. @eja qual for o acto a que se destine, e'pedida tambm pela secretaria e endereada directamente / autoridade ou tribunal estrangeiro, salvo tratado ou conveno em contr.rio )art. 3&/& !"!*. 6os termos do art. 3&/1 !"!, a e'pedio fa07se pela via diplom.tica ou consular quando esta se dirija a %stado que s- por essa via receba cartas, se o %stado respectivo no receber cartas por via oficial, esta entregue ao interessado. De acordo com o art. 3&/4 !"!, quando deva ser e'pedida por via diplom.tica ou consular, a carta entregue ao >inistrio "Iblico para a remeter pelas vias competentes. Q muito utili0ada para inquirio de testemunhas residentes no estrangeiro, que no se possam deslocar a "ortugal, Por mandato quando o tribunal ordena a e'ecuo do acto processual a entidade que lhe est. funcionalmente subordinada )art. B9/& !"!*, Por of'cio no caso de o tribunal solicitar a entidades pIblicas ou privadas, informa#es, o envio de documentos ou a reali0ao de actos que no e'ijam, pela sua nature0a, a interveno dos servios judici.rios )art. B9/4 !"!*, 6os termos do art. B9/2 !"!, na transmisso de quaisquer mensagens e na e'pedio ou devoluo de cartas precat-rias, podem os servios judiciais utili0ar, alm da via postal, a telec4pia e os meios telemticos. !ontudo, tratando7se de actos urgentes, pode ainda ser utili0ado o telegrama, a comunicao telef4nica (esta, de acordo com o art. B9/9 !"!, sempre documentada nos autos e seguida de confirmao por qualquer meio escrito, relativamente /s partes, apenas l+cita como forma de transmisso de uma convocao ou desconvocao para actos processuais) ou outro meio an.logo de telecomunica#es, Citaes e notificaes por via postal so enviadas directamente para o interessado a que se destinam, seja qual for a circunscrio em que se encontre )art. B9/1 !"!*.

Pra3os de cumprimento das cartas @egundo o art. 3 / !"!, as cartas devem ser cumpridas pelo tribunal deprecado no pra0o m.'imo de & meses, a contar da e'pedio, que ser. notificada /s partes, quando tenha por objecto a produo de prova. !ontudo, nos termos do n& do referido preceito, quando a dilig(ncia deva reali0ar7se no estrangeiro, o pra0o para o cumprimento da carta de 1 meses. De acordo com o art. 3 /1 !"!, o jui0 deprecante poder., sempre que se mostre justificado, estabelecer pra0o mais curto ou mais longo para o cumprimento das cartas ou, ouvidas as partes, prorrogar pelo tempo necess.rio o decorrente no n&, para o que colher., mesmo oficiosamente, informao sobre os motivos da demora. Efeitos da e!pedio das cartas no desenvolvimento da inst;ncia 6os termos do art. 31 !"!, a e'pedio da carta no obsta a que se prossiga nos mais termos que no dependam absolutamente da dilig(ncia requisitada. !ontudo, a discusso e julgamento da causa no podem ter lugar seno depois de apresentada a carta ou depois de ter findado o pra0o do seu cumprimento. ?$ Custas@ 6ultas@ ,a!as de &ustia e Preparos Custas %sta matria est. prevista e regulada nos arts.449 e ss !"! e vinha regulada no !-digo das !ustas "rocessuais, aprovado pelo DG &&47:/59, &9 de 6ovembro, com v.rias altera#es, a Iltima das quais o DG 1&4/&441, &B de De0embro, que republicou o diploma. @egundo o art.449/ !"!, a deciso que julgue a aco ou algum dos seus incidentes ou recursos condenar. em custas a parte que a elas houver dado causa ou, no havendo vencimento da aco, quem do processo tirou proveito. 6os termos do n& do referido preceito, entende7se que d. causa /s custas do processo a parte vencida, na proporo em que o for.

13

%m &4 de :bril de &445, entrou em vigor o novo Eegulamento das !ustas "rocessuais, que constitui uma reforma profunda das custas judiciais. Q aplic.vel a todos os processos entrados a partir dessa data, mas algumas das suas disposi#es so aplic.veis aos processos pendentes. 6os termos dos arts.44B/ !"! e 1/ E!", as custas abrangem$ ,a!a de &ustia, Encargos, Custas de Parte. De acordo com o art.445/ !"!, as custas so da responsabilidade do autor quando o ru no tenha dado causa / aco e a no conteste. 6os termos do n& do referido preceito, entende7se que o ru no deu causa / aco$ a) =uando o autor se proponha e'ercer um mero direito potestativo, que no tenha origem em qualquer facto il+cito praticado pelo ru, ) =uando a obrigao do ru s- se vencer com a citao ou depois de proposta a aco, c) =uando o autor, munido de um t+tulo com manifesta fora e'ecutiva, recorra ao processo de declarao, d) =uando o autor, podendo propor aco declarativa especial para cumprimento de obriga#es pecuni.rias ):%!8"%!*, recorrer a processo de injuno ou a outros an.logos previstos por lei, opte pelo recurso ao processo de declarao, e) =uando o autor, podendo logo interpor o recurso de reviso, use sem necessidade do processo de declarao. Contagem das custas @egundo o art.&5/ E!", a conta de custas elaborada pela secretaria do tribunal que funcionou em Y instKncia no pra0o de 4 dias ap-s o trKnsito em julgado da deciso final, ap-s a comunicao pelo agente de e'ecuo da verificao de facto que determine a liquidao da responsabilidade do e'ecutado, ou quando o jui0 o determine, dispensando7se a sua reali0ao sempre que$ 6o haja quaisquer quantias em d+vida, 6os processos de insolv(ncia no e'ista qualquer verba na massa insolvente para processamento do pagamento das custas, 6os processos de e'ecuo cujo agente de e'ecuo no seja oficial de justia e nada e'ista para levar / conta, e 8 respons.vel pelas custas beneficie de apoio judici.rio na modalidade de dispensa de pagamento de ta'a de justia e demais encargos.

?ambm elaborada, provisoriamente, quando o processo esteja parado mais de 1 meses por facto imput.vel /s partes. %fectuada a conta, a secretaria notifica as partes, com a meno do que h. a pagar e receber. "ode haver reclamao da conta, com efeitos suspensivos. >as quando a reclamao for apresentada pelo respons.vel pelo pagamento das custas, este ter. de proceder ao dep-sito imediato de 24T das custas. =uando o valor de custas a pagar seja igual ou superior a 1 J!, o respons.vel pode requerer, fundamentadamente, o pagamento das custas em presta#es, agravadas de 2T, de acordo com as seguintes regras )art.11/ E!"*$ a* 8 pagamento feito em 9 presta#es mensais sucessivas, no inferiores a 4,2 J!, se o valor total no ultrapassar a quantia de & J!, quando se trate de pessoa singular, ou a quantia de &4 J!, tratando7se de pessoa colectiva, b* 8 pagamento feito em & presta#es mensais sucessivas, no inferiores a ultrapassados os valores referidos na al+nea anterior. ,a!a de &ustia J!, quando sejam

14

Q como que o custo do processo, ou seja, aquilo que o %stado cobra por cada processo a cada parte. 6os termos do art.44B7:/ !"!, a ta'a de justia paga pela parte que demande na qualidade de autor ou ru, e'equente ou e'ecutado, requerente ou requerido, recorrente e recorrido, nos termos do disposto no Eegulamento das !ustas "rocessuais. !ada aco tem um valor processual, indicado no final da petio e que normalmente atendido para efeitos de custas. 6os termos do art.9/ E!", a ta'a de justia corresponde ao montante devido pelo impulso processual do interessado e fi'ada em funo do valor e comple'idade da causa de acordo com o Eegulamento das !ustas "rocessuais, aplicando7se, na falta de disposio especial, os valores constantes da tabela F7:, que fa0 parte integrante do presente Eegulamento. ?%8)1 D% %CA-) B ,%C% DE &0.,#A% : base tribut.vel para efeitos de ta'a de justia corresponde ao valor da causa, com a aplicao da tabela F7: ane'a ao Eegulamento das !ustas e as regras previstas na lei de processo )art. E!"*. D. v.rios escal#es para c.lculo das custas. =uanto maior o valor da aco, mais elevado o escalo e maior a ta'a de justia, e'pressa em J! )unidade de conta processual*. 8 que a unidade de contaW : unidade de conta foi institu+da pelo DG & &/35, 14 de Hunho e correspondia / quantia em dinheiro equivalente a Z da remunerao m+nima mais elevada, garantida, no momento da condenao, aos trabalhadores por conta de outrem. %ra objecto de actuali0ao trienal. : partir de &4 de :bril de &445, o valor da unidade de conta foi elevado para L 4&,44. !om o Eegulamento das !ustas "rocessuais, a J!, nos termos do art.2/& E!" actuali0ada anual e automaticamente de acordo com o inde'ante dos apoios sociais )F:@*, devendo atender7se para o efeito, ao valor da J! respeitante ao ano anterior. :nteriormente ao Eegulamento, as partes pagavam a ta'a de justia em dois momentos diferenciados )inicial e subsequente* e cada pagamento correspondia a Z do valor da ta'a de justia, perfa0endo assim o total com os quatro pagamentos. !om o Eegulamento, passa a haver um s- momento de pagamento para cada parte )e no dois momentos* e cada parte efectua o pagamento da totalidade da ta'a de justia. 6o final do processo, o jui0 pode determinar a aplicao de valores superiores de ta'a de justia, constantes da tabela F7!, se verificar que houve especial comple'idade )art.9/2 E!"*. @egundo o art.44B7:/B !"!, consideram7se de especial comple'idade as ac#es que$ a* Digam respeito a quest#es de elevada especiali0ao jur+dica, especialidade tcnica ou importem a an.lise combinada de quest#es jur+dicas de Kmbito muito diverso, b* Fmpliquem a audio de um elevado nImero de testemunhas, a an.lise de meios de prova e'tremamente comple'os ou a reali0ao de v.rias dilig(ncias de produo de prova morosas. De acordo com o art.44B7:/9 !"!, nas ac#es propostas por sociedades comerciais que tenham dado entrada em qualquer tribunal, no ano anterior, a &44 ou mais ac#es, procedimentos ou e'ecu#es, a ta'a de justia fi'ada nos termos do Eegulamento das !ustas "rocessuais. @e a parte apresentar um requerimento, recurso, reclamao, pedido de rectificao, reforma ou esclarecimento, que sejam considerados manifestamente improcedentes, o jui0 poder. e'cepcionalmente, mediante deciso fundamentada, e desde que sejam preenchidas as condi#es das als.a* e b* do art.44B7P !"!, aplicar uma ta'a sancionat-ria e'cepcional, nos termos do art.44B7P !"!. :ssim, e'ige7se, como condio, que a manifesta improced(ncia das peas processuais referidas$ @eja resultado e'clusivo da falta de prud(ncia ou dilig(ncia da parte, no visem discutir o mrito da causa e se revelem manifestamente dilat-rios ou, Visando discutir tambm o mrito da causa, sejam manifestamente improcedentes por fora da ine'ist(ncia de jurisprud(ncia em sentido contr.rio e resultem e'clusivamente da falta de dilig(ncia e prud(ncia da parte.

15

6os termos do art. 4 E!", a ta'a sancionat-ria e'cepcional fi'ada pelo jui0 entre & J! e 2 J!. Encargos @o, de acordo com o art.44B/1 !"!, todas as despesas resultantes da conduo do processo, requeridas pelas partes ou ordenadas pelo jui0 da causa. @egundo o art.44B7!/ !"!, salvo o disposto na lei que regula o acesso ao direito, cada parte paga os encargos a quem tenha dado origem e que se forem produ0indo no processo. 6os termos do n& do referido preceito, os encargos so da responsabilidade da parte que requereu a dilig(ncia ou, quando tenha sido reali0ada oficiosamente, da parte que aproveita a mesma.

6os termos do art. 9/ E!", as custas compreendem os seguintes tipos de encargos$ a) 8s reembolsos ao Fnstituto de [esto Rinanceira e das Fnfraestruturas da Hustia, F.". )de todas as despesas por este pagas adiantadamente, custos com a concesso de apoio judici.rio, incluindo o pagamento de honor.rios*, ) 8s reembolsos por despesas adiantadas pela Direco [eral dos Fmpostos, c) :s dilig(ncias efectuadas pelas foras de segurana, oficiosamente ou a requerimento das partes, nos termos a definir por portaria, d) 8s pagamentos devidos ou pagos a quaisquer entidades pela produo ou entrega de documentos, prestao de servios ou actos an.logos, requisitados pelo jui0 a requerimento ou oficiosamente, salvo quando se trate de certid#es e'tra+das oficiosamente pelo tribunal, e) :s compensa#es devidas /s testemunhas, f) 8s pagamentos devidos a quaisquer entidades pela passagem de certid#es e'igidas pela lei processual, quando a parte respons.vel beneficie de apoio judici.rio, g) :s despesas resultantes da utili0ao de dep-sitos pIblicos, D) :s retribui#es devidas a quem interveio acidentalmente no processo, i) :s despesas de transporte e ajudas de custo para dilig(ncias afectas ao processo em causa. !omo se determinam esses honor.rios e como se processa o pagamentoW A o art. B/& E!" preceitua que a remunerao dos peritos, tradutores, intrpretes, consultores tcnicos e liquidat.rios, administradores e entidades encarregadas da venda e'trajudicial em qualquer processo efectuada nos termos do disposto no presente artigo e na tabela FV ane'a ao Eegulamento das !ustas "rocessuais. 6os termos do n1 do referido preceito, quando a ta'a seja vari.vel, a remunerao fi'ada numa das seguintes modalidades, tendo em considerao o tipo de servio, os usos do mercado e a indicao dos interessados$ a) Eemunerao em funo do servio ou deslocao, ) Eemunerao em funo do nImero de p.ginas ou fraco de um parecer ou relat-rio de peritagem ou em funo do nImero de palavras tradu0idas. Desta forma, o tribunal ir. fi'ar os honor.rios pelo servio, sendo a remunerao de J! a 4 J!. 8 prestador do servio ir. apresentar a sua nota de honor.rios, que se dever. conter dentro do limite indicado )entre J! a 4 J!*, incumbindo ao jui0 a sua fi'ao. 6os termos do art. 5/ E!", quando a parte beneficie de iseno de custas ou de apoio judici.rio, os encargos so sempre adiantados pelo Fnstituto de [esto Rinanceira e das Fnfraestruturas da Hustia, F."., sem preju+0o de reembolso. 8s encargos t(m grande amplitude, abrangendo inclusivamente as despesas com a digitali0ao dos documentos, com o envio das cartas registadas, etc. 6os termos do art.&4/ E!", os encargos so pagos pela parte requerente ou interessada, imediatamente ou no pra0o de 4 dias a contar da notificao do despacho que ordene a dilig(ncia, determine a e'pedio ou cumprimento de carta rogat-rio ou marque a data da audi(ncia de julgamento. @egundo o art.&4/& E!", no final do processo, os encargos so imputados na conta de custas da parte ou partes que foram nelas condenadas, na proporo da condenao.

Custas de Parte

16

De acordo com o art.44B/4 !"!, estas compreendem o que cada parte haja despendido com o processo e tenha direito a ser compensada em virtude da condenao da parte contr.ria, nos termos do Eegulamento das !ustas "rocessuais. 8 art.44B7D !"! mantm a e'ig(ncia de uma interveno activa por parte do mandat.rio para se receber as custas de parte, pois no seu n1, imp#e a obrigao de apresentar uma nota discriminativa e justificativa, na qual devero constar tambm todos os elementos essenciais relativos ao processo e /s partes. 6os termos do art.&2/ E!", essa nota justificativa deve ser enviada para o tribunal e para a parte vencida at 2 dias ap-s o trKnsito em julgado ou ap-s a notificao de que foi obtida a totalidade do pagamento ou do produto da penhora, consoante os casos. 6os termos do n& do referido preceito, devem constar os seguintes elementos$ a) Fndicao da parte, do processo e do mandat.rio ou agente de e'ecuo, ) Fndicao, em rubrica aut-noma, das quantias efectivamente pagas pela parte a t+tulo de ta'a de justia, c) Fndicao, em rubrica aut-noma, das quantias efectivamente pagas pela parte a t+tulo de encargos ou despesas previamente suportadas pelo agente de e'ecuo, d) Fndicao, em rubrica aut-noma, das quantias pagas a t+tulo de honor.rios de mandat.rio ou de agente de e'ecuo, salvo, quanto /s referentes aos honor.rios de mandat.rio, quando as quantias em causa sejam superiores ao valor indicado na al.c* do n1 do art.&9 E!" )24T do somat-rio das ta'as de justia pagas pela parte vencida e pela parte vencedora, para compensao da parte vencedora face /s despesas com honor.rios do mandat.rio judicial, sempre que seja apresentada a nota referida na al.d* do n& do art.&2 E!"*, e) Fndicao do valor a receber, nos termos do presente Eegulamento. De acordo com o art.&9/& E!", as custas de parte so pagas directamente pela parte vencida / parte que delas seja credora. 6os termos do art.44B7D/4 !"!, o autor que podendo recorrer a estruturas de resoluo alternativa de lit+gios, opte pelo recurso ao processo judicial, suporta as suas custas de parte independentemente do resultado da aco, salvo quando a parte contr.ria tenha inviabili0ado a utili0ao desse meio de resoluo alternativa do lit+gio. !om esta norma, redu07se substancialmente o princ+pio de que as custas de parte so objecto de pagamento pelo vencido.

?#$ Citao e Notificao 6os termos do art.&&3/ !"!, a citao o acto pelo qual se d. conhecimento ao ru de que foi proposta contra ele determinada aco e se chama ao processo para se defender. %mprega7se ainda para chamar, pela primeira ve0, ao processo, alguma pessoa interessada na causa. !onstitui um acto essencial para

17

efeitos do "rinc+pio do !ontradit-rio, visto que d. / contraparte a oportunidade de defesa, de acordo com o art.1/ in fine !"!. ?#$($ 6odalidades da citao

De acordo com o art.&11/ !"!, a citao $ ($ Pessoal +$ Edital . %sta, nos termos do art.&11/& !"!, feita mediante$ a* ?ransmisso electr-nica de dados, nos termos definidos na portaria prevista no art. 137:/ !"!, b* %ntrega ao citando de carta registada com aviso de recepo, seu dep-sito, nos termos do art.&1B7 :/2 !"!, ou certificao da recusa de recebimento, nos termos do art.&1B7:/1 !"!, c* !ontacto pessoal do agente de e'ecuo )ser. efectuada se o autor o requerer na petio inicial ou se frustrar a citao por via postal A art.&15/3 !"!* ou do funcion.rio judicial )s- ser. efectuada se o autor o requerer logo na petio inicial e importa o pagamento da ta'a de justia correspondente A art.&15/5 !"!* com o citando. @egundo o art.&11/1 !"!, ainda admitida a citao promovida por mandat.rio judicial )ser. efectuada se o autor o requerer na petio inicial ou posteriormente se frustrar qualquer outra forma de citao A art.&42/ !"!, o qual remete para o art.&15 !"!*, nos termos dos arts.&42 e &49 !"!. 6esta e'iste um contacto directo com o ru, seja$ :travs do funcion.rio dos correios, :travs do agente de e'ecuo, funcion.rio judicial ou mandat.rio judicial. Citao Pessoal Citao Postal : citao por via postal fa07se por meio de carta registada com aviso de recepo, de modelo oficialmente aprovado, dirigida ao citando e endereada para a sua resid(ncia ou local de trabalho ou, tratando7se de pessoa colectiva ou sociedade, para a respectiva sede ou para o local onde funciona normalmente a administrao, incluindo todos os elementos a que se refere o art.&12 !"! e ainda a advert(ncia, dirigida ao terceiro que a receba, de que a no entrega ao citando, logo que poss+vel, o far. incorrer em responsabilidade, em termos equiparados aos da litigKncia de m.7f, nos termos do art.&19/ !"!. @egundo o mesmo preceito, mas no seu n&, no caso de citao de pessoa singular, a carta pode ser entregue, ap-s assinatura do aviso de recepo, ao citando ou a qualquer pessoa que se encontre na sua resid(ncia ou local de trabalho e que declare encontrar7se em condi#es de a entregar prontamente ao citando. :ntes da assinatura do aviso de recepo, o distribuidor do servio postal procede / identificao do citando ou do terceiro a quem a carta seja entregue, anotando os elementos constantes do bilhete de identidade ou de outro documento oficial que permita a identificao )art.&19/1 !"!*. 6o sendo poss+vel a entrega da carta, ser. dei'ado aviso ao destinat.rio, identificando7se o tribunal de onde provm e o processo a que respeita, averbando7se os motivos da impossibilidade de entrega e permanecendo a carta durante 3 dias / sua disposio em estabelecimento postal devidamente identificado )art.&19/2 !"!*. @e o citando ou qualquer das pessoas a que alude o n& do art.&19 !"! recusar a assinatura do aviso de recepo ou o recebimento da carta, o distribuidor do servio postal lavra nota do incidente, antes de a devolver )art.&19/9 !"!*. @e for o citando a recusar a assinatura do aviso de recepo ou o recebimento da carta, o distribuidor postal lavra nota do incidente antes de a devolver e a citao considera7se efectuada face / certificao da ocorr(ncia )art.&1B7:/1 !"!*. 6os termos do art.&13/ !"!, a citao postal efectuada ao abrigo do art.&19 !"!, considera7se feita no dia em que se mostre assinado o aviso de recepo e tem7se por efectuada na pr-pria pessoa do citando, mesmo quando o aviso de recepo haja sido assinado por um terceiro, presumindo7se, salvo demonstrao em contr.rio, que a carta foi oportunamente entregue ao destinat.rio. De acordo com o mesmo artigo, mas no n&, no caso previsto no art.&1B7:/2 !"!, a citao considerar7se efectuada na data certificada pelo distribuidor do servio postal ou, no caso de ter sido dei'ado o aviso, no 3

18

dia posterior a essa data, presumindo7se que o destinat.rio teve oportuno conhecimento dos elementos que lhe foram dei'ados. Citao no caso de domic'lio convencionado 6as ac#es para cumprimento de obriga#es pecuni.rias emergentes de contrato redu0ido a escrito em que as partes tenham convencionado o local onde se t(m por domiciliadas para o efeito da citao em caso de lit+gio, a citao por via postal efectua7se no domic+lio convencionado, desde que o valor da aco no e'ceda a alada do tribunal da Eelao ou, e'cedendo, a obrigao respeite a fornecimento continuado de bens ou servios )art.&1B7:/ !"!*. @endo o e'pediente devolvido por o destinat.rio no ter procedido, no pra0o legal, ao levantamento da carta no estabelecimento postal ou por ter sido recusada a assinatura do aviso de recepo ou o recebimento da carta por pessoa diversa do citando, nos termos do art.&19/& !"!, repetida a citao, enviando7se nova carta registada com aviso de recepo ao citando e advertindo7o da cominao prevista no art.&13/& !"! )art.&1B7:/4 !"!*. 6os termos do art.&1B7:/2 !"!, no caso previsto no n4 do referido artigo, dei'ada a pr-pria carta, de modelo oficial, contendo c-pia de todos os elementos referidos no art.&12 !"!., bem como a advert(ncia referida na parte final do n4, devendo o distribuidor do servio postal certificar a data e o local e'acto em que depositou o e'pediente e remeter de imediato a certido ao tribunal, no sendo poss+vel o dep-sito da carta na cai'a do correio do citando, o distribuidor dei'a um aviso nos termos do art.&19/2 !"!. Citao por agente de e!ecuo ou funcionrio 7udicial %ste tipo de citao tem lugar frustrando7se a via postal, nos termos do art.&15/ !"!. : citao por agente de e'ecuo tem tambm lugar, no se usando previamente o meio da citao por via postal, quando o autor assim declare pretender na petio inicial )art.&15/3 !"!*. "or sua ve0, a citao feita por funcion.rio judicial, quando o autor declare, na petio inicial, que assim pretende, bem como quando no haja agente de e'ecuo inscrito ou registado em comarca do distrito judicial a que o tribunal pertence )art.&15/5 !"!*. : citao poder. tambm ser feita por um empregado do agente de e'ecuo designado, credenciado pela !Kmara dos @olicitadores, s- sendo, porm, neste caso, v.lida a citao, se a certido for assinada pelo citado e, posteriormente, pelo agente de e'ecuo )art.&15/9 !"!*. 6o caso referido no art.&15 !"!, se o agente de e'ecuo ou o funcion.rio judicial apurar que o citando reside ou trabalha efectivamente no local indicado, no podendo proceder / citao por no o encontrar, deve dei'ar nota com indicao de hora certa para a dilig(ncia na pessoa encontrada que estiver em melhores condi#es de a transmitir ao citando ou, quando tal for imposs+vel, afi'ar o respectivo aviso no local mais indicado )art.&44/ !"!*. 6os termos do art.&44/& !"!, no dia e hora designados, o agente de e'ecuo ou o funcion.rio judicial fa0 a citao na pessoa do citando, se o encontrar )al.a*, no o encontrando, a citao feita na pessoa capa0 que esteja em melhores condi#es de a transmitir ao citando, incumbindo7a o agente de e'ecuo ou o funcion.rio judicial de transmitir o acto ao destinat.rio e sendo a certido assinada por quem recebeu a citao )al.b*. 6o sendo poss+vel obter a colaborao de terceiros, a citao feita mediante afi'ao, no local mais adequado e na presena de duas testemunhas, da nota de citao, com indicao dos elementos referidos no art.&12 !"!, declarando7se que o duplicado e os documentos ane'os ficam / disposio do citando na secretaria judicial )art.&44/4 !"!*. 6os termos do art.&44/9 !"!, considera7se pessoal a citao efectuada nos termos do art.&44/& e 1 !"!. %dvert9ncia ao citando@ "uando a citao no Da7a sido na pr4pria pessoa deste @empre que a citao se mostre efectuada em pessoa diversa do citando, em consequ(ncia do disposto no art.&19/& e no art.&44/& b* !"!, ou haja consistido na afi'ao da nota de citao nos termos do art.&44/4 !"!, sendo ainda enviada, pelo agente de e'ecuo ou pela secretaria, no pra0o de & dias Iteis, carta registada ao citando, comunicando7lhe )art.&4 !"!*$ a* : data e o modo por que o acto se considera reali0ado, b* 8 pra0o para o oferecimento da defesa e as comina#es aplic.veis / falta desta,

19

c* 8 destino dado ao duplicado, d* : identidade da pessoa em quem a citao foi reali0ada. #ncapacidade de facto ao citando @e a citao no puder reali0ar7se por estar o citando impossibilitado de a receber, em consequ(ncia de not-ria anomalia ps+quica ou de outra incapacidade de facto, o agente de e'ecuo ou o funcion.rio judicial d. conta da ocorr(ncia, dela se notificando o autor )art.&4&/ !"!*. De seguida, o processo concluso ao jui0 que decidir. da e'ist(ncia da incapacidade, depois de colhidas as informa#es e produ0idas as provas necess.rias )art.&4&/& !"!*. Eeconhecida a incapacidade, tempor.ria ou duradoura, nomeado curador provis-rio ao citando, no qual feita a citao )art.&4&/1 !"!*. Citao promovida por mandatrio 7udicial %sta s- ter. lugar se o mandat.rio judicial declarar tal prop-sito logo na petio inicial, ou em momento ulterior, porque se frustrou qualquer outra forma de citao, se ele o vier a requerer )art.&42/& !"!*. %sta forma de citao, nos termos do art.&42/ !"! segue, com as necess.rias adapta#es, o regime do art.&15 !"! )citao por agente de e'ecuo ou funcion.rio judicial*. &. %sta, nos termos do art.&11/9 !"!, tem lugar em & situa#es$ =uando o citando se encontre ausente em parte incerta )arts.&44 e &43 !"!* 7 neste caso, a secretaria diligenciar. junto de quaisquer entidades ou servios, designadamente, mediante prvio despacho judicial, nas bases de dados dos servios de identificao civil, da segurana social, da Direco7[eral dos Fmpostos e da Direco7[eral de Viao ou mesmo junto das autoridades policiais, no sentido de obter informao sobre o Iltimo paradeiro ou resid(ncia conhecida do citando )art.&44/ !"!*, =uando sejam incertas as pessoas a citar )art.&2 !"!* A esta feita nos termos dos arts.&43 a &24 !"!, com as seguintes modifica#es$ :fi'ar7se7. um edital na porta do tribunal, salvo se os incertos forem citados como herdeiros ou representantes de pessoa falecida, porque neste caso tambm so afi'ados editais na porta da casa da Iltima resid(ncia do falecido e na porta da sede da respectiva junta de freguesia, se forem conhecidas e no "a+s, 8s anIncios so publicados num dos jornais, de Kmbito regional ou nacional, mais lidos na sede da comarca.

: citao edital por incerte0a do lugar, de acordo com o art.&43/ !"!, reali0a7se mediante a afi'ao de editais e a publicao de anIncios. @egundo o referido preceito, mas no seu n&, afi'ar7se7o 1 editais$ Jm na porta do tribunal, 8utro na porta da casa da Iltima resid(ncia que o citando teve no pa+s, 8utro na porta da sede da respectiva junta de freguesia. 8 conteIdo dos editais e anIncios est. previsto no art.&45/ !"!. "or sua ve0, nos termos do mesmo artigo, mas no seu n1, os anIncios so publicados em dois nImeros seguidos de um dos jornais, de Kmbito regional ou nacional, mais lidos na localidade em que esteja a casa da Iltima resid(ncia do citando. 6este tipo de citao, no e'iste o contacto directo com o ru )arts.&44 e &43 ou &2 !"!*. 5alta de citao 6os termos do art. 52 !"!, h. falta de citao quando$ a* b* c* d* 8 acto tenha sido completamente omitido, ?enha havido erro de identidade do citado, @e tenha empregado indevidamente a citao edital, @e mostre que foi efectuada depois do falecimento do citando ou da e'tino deste, tratando7se de pessoa colectiva ou sociedade,

20

e* @e demonstre que o destinat.rio da citao pessoal no chegou a ter conhecimento do acto, por facto que no lhe seja imput.vel. : falta de citao implica a anulao do processado posterior / petio e a reali0ao da citao. : inobservKncia das formalidades prescritas na lei para a reali0ao da citao tem como consequ(ncia a sua nulidade, que pode ser arguida no pra0o da contestao ou quando da primeira interveno do citado no processo, no caso da citao edital ou de no se ter indicado pra0o para a defesa )art. 53/& !"!*. : nulidade s- atendida se a falta cometida puder prejudicar a defesa do citado )art. 53/4 !"!*. Efeitos da citao Eelativamente aos efeitos da citao, a lei processual civil prev( efeitos de ordem$ 6aterial 7 constituio do devedor em mora )art.342/ !!*, 7 cessao da boa f do possuidor )arts. &94/ e & e &B2 !!*, 7 interrupo do pra0o de prescrio )art.1&1/ !!*, Processual A relativa estabili0ao dos elementos essenciais da causa )arts.&93 a &B1 !"!*, 7 inibio da propositura de aco id(ntica )arts.43 c*, 45B, 453 e 455 !"!*, ?#$+$ 1egra da )ficiosidade das dilig9ncias de citao

@em preju+0o dos casos em que a citao depende de prvio despacho judicial e nos casos de citao urgente )art.&14/4 !"!*, / secretaria que incumbe promover oficiosamente as dilig(ncias adequadas / efectivao da regular citao pessoal do ru )art.&14/ !"!*. "assados 14 dias sem que a citao se mostre efectuada, o autor informado das dilig(ncias efectuadas e dos motivos da no reali0ao do acto )art.&14/& !"!*. Decorridos 14 dias sobre o termo do pra0o a que alude o n& sem que a citao se mostre efectuada, o processo imediatamente concluso ao jui0, com informao das dilig(ncias efectuadas e das ra0oes da no reali0ao atempada do acto )art.&14/1 !"!*. ?#$2$ Citao promovida por mandatrio 7udicial

%sta s- ter. lugar se o mandat.rio judicial declarar tal prop-sito logo na petio inicial, ou em momento ulterior, porque se frustrou qualquer outra forma de citao, se ele o vier a requerer )art.&42/& !"!*. %sta forma de citao, nos termos do art.&42/ !"! segue, com as necess.rias adapta#es, o regime do art.&15 !"! )citao por agente de e'ecuo ou funcion.rio judicial*. Diferente da citao, a notificao, a qual, nos termos do art.&&3/& !"!, serve para, em quaisquer outros casos, chamar algum a ju+0o ou dar conhecimento de um facto. ?#$:$ Notificaes entre mandatrios

6os processos em que as partes tenham constitu+do mandat.rio judicial, os actos processuais que devam ser praticados por escrito pelas partes ap-s a notificao da contestao do ru ao autor, so notificados pelo mandat.rio judicial do apresentante ao mandat.rio judicial da contraparte, no respectivo domic+lio profissional, nos termos do art.&947: !"! )art.&&57:/ !"!*. 6os termos do art.&947:/ !"!, as notifica#es entre os mandat.rios judiciais das partes, nos termos do art.&&57:/ !"!, so reali0adas por todos os meios legalmente admiss+veis para a pr.tica dos actos processuais, aplicando7se o disposto nos arts. 24 e 2& !"!. 8 mandat.rio judicial notificante deve juntar aos autos documento comprovativo da data da notificao / contraparte, no pra0o de 4 dias, sendo essa juno dispensada quando a notificao seja reali0ada por transmisso electr-nica de dados, nos termos da portaria prevista no art. 137:/ !"! )art.&947:/1 !"!*. @e a notificao ocorrer no dia anterior a feriado, s.bado, domingo ou frias judiciais, o pra0o para a resposta a tal notificao inicia7se no primeiro dia Itil seguinte ou no primeira dia posterior ao termo das frias judiciais,

21

respectivamente, salvo nos processos judiciais que correm termos durante as frias judiciais )art.&947:/4 !"!*. ?#$<$ Notificao 7udicial avulsa

:s notifica#es avulsas destinam7se a dar conhecimento ao requerido de um acto ou facto, interpel.7lo para pagamento ou para a reali0ao de um acto ou facto, denunciar um contrato quando seja essa a forma prevista na lei ou no contrato, resolver um contrato quando, face / lei, no seja necess.rio o recurso a aco judicial. :s notifica#es avulsas dependem de despacho prvio que as ordene e so feitas pelo agente de e'ecuo, designado para o efeito pelo requerente ou pela secretaria, ou por funcion.rio judicial, nos termos do art.&15/5 !"!, na pr-pria pessoa do notificando, / vista do requerimento, entregando7se ao notificado o duplicado e c-pia dos documentos que o acompanhem )art.&9 / !"!*. 8 agente de e'ecuo ou funcion.rio de e'ecuo lavra certido do acto, que assinada pelo notificado )art.&9 /& !"!*. :s notifica#es avulsas no admitem qualquer oposio, devendo os direitos respectivos ser e'ercidos nas ac#es pr-prias )art.&9&/ !"!*. Do despacho de indeferimento da notificao cabe recurso at / Eelao )art.&9&/& !"!*.

?##$ Patroc'nio &udicirio "ressuposto processual positivo ) aquele cuja verificao essencial para que o jui0 conhea do mrito da causa*, !onsiste na assist(ncia tcnica prestada /s partes por profissionais do foro, Q e'ercido plenamente pelos advogados e, em termos limitados, pelos advogados7estagi.rios e solicitadores, 8s advogados participam na administrao da justia, competindo7lhes, de forma e'clusiva e com as e'cep#es previstas na lei, e'ercer o patroc+nio das partes )art.9 G1/55 e B G2&/&443*, ) mandato 7udicial (forense) 2B e ss !!.

?##$($

8 mandato um contrato especial previsto no art.

8 mandato concedido a advogado para a pr.tica de actos que envolvam o e'erc+cio do patroc+nio judici.rio, ainda que com poderes especiais, denomina7se mandato judicial. 8 mandato judicial, nos termos do art.12 !"!, confere7se$ a) "or instrumento pIblico ou por documento particular, nos termos do !-digo do 6otariado e da legislao especial, ) "or declarao verbal da parte no auto de qualquer dilig(ncia que se pratique no processo.

22

6os termos do art.1& !"!, obrigat-ria a constituio de advogado nos seguintes casos$ a) 6as causas de compet(ncia de tribunais com alada, em que seja admiss+vel recurso ordin.rio )art.9B3/ !"!*, ) 6as causas em que seja sempre admiss+vel recurso, independentemente do valor )art.9B3/& e 1 !"!*, c) 6os recursos e nas causas propostas nos tribunais superiores. 6estes casos, se a parte no constituir advogado, sendo obrigat-ria a sua constituio, o tribunal, oficiosamente ou a requerimento da parte contr.ria, f.7la7. notificar para o constituir dentro do pra0o certo, sob pena de o ru ser absolvido da instKncia, de no ter seguimento o recurso ou de ficar sem efeito a defesa )art.11 !"!*. 6as causas em que no seja obrigat-ria a constituio de advogado, podem as pr-prias partes pleitear por si ou ser representadas por advogados7estagi.rios ou por solicitadores )art.14 !"!*. : efic.cia do mandato depende de aceitao, que pode ser manifestada no pr-prio instrumento pIblico ou em documento particular, ou resultar de comportamento concludente do mandat.rio )art.19/4 !"!*. ?##$+$ Poderes gerais e especiais

6a procurao em que a parte declare que d. poderes forenses ou para ser representada em qualquer aco, o mandat.rio tem poderes para a representar em todos os actos e termos do processo principal e respectivos incidentes, mesmo perante os tribunais superiores, incluindo o de substabelecer o mandato )arts.19/& e 1B/ !"!*. "ara que o mandat.rio judicial possa confessar, desistir ou transigir a aco, tem que estar munido de procurao )com poderes especiais* que o autori0e e'pressamente a praticar qualquer desses actos )art.1B/& !"!*. .u sta elecimento 8 substabelecimento o instrumento mediante o qual o advogado transmite para outro advogado ou para advogado7estagi.rio )nos casos em que possa pleitear* os poderes forenses e especiais que recebeu do mandante )cliente*. 8 substabelecimento no est. dependente de aceitao do cliente, pois, nos termos do art.19/& !"!, nos poderes que a lei presume conferidos ao mandat.rio est. inclu+do o de substabelecer o mandato. Eecorre7se a tal instrumento sempre que, por qualquer ra0o, o advogado a quem foi concedido o mandato forense est. impedido de comparecer no tribunal para a dilig(ncia marcada )com reserva A significa que o primeiro advogado continua no processo, reservando para si os poderes que lhe foram conferidos pelo cliente, limitando7se o novo advogado a intervir no acto ou dilig(ncia judicial em concreto* ou quando, por ra0#es que se prendem com a quebra de confiana entre aquele e o cliente, este lhe indica o advogado que pretende que o continue a patrocin.7lo no processo )sem reserva A significa que o advogado inicial sai definitivamente do processo, sendo substitu+do pelo novo advogado, implicando a e'cluso daquele. @ucede, a maior parte das ve0es, por haver um conflito entre o advogado inicial e o cliente, quebrando7se a relao de confiana entre eles, o que leva a que o cliente, por iniciativa pr-pria ou por sugesto do advogado, procure um novo advogado. :ssim, em ve0 de haver a renIncia ou revogao do mandato, o advogado sai de uma forma elegante do processo*. ?##$2$ % representao sem mandato

@ucede, por ve0es, que advogado intervm no processo, assinando a petio inicial ou a contestao, e no apresenta a respectiva procurao ou esta apresenta irregularidades. Verificada a falta, o jui0 deve proferir despacho, fi'ando pra0o para a juno da procurao, com ratificao do processado, ou para suprir as irregularidades. 8bviamente que, se foi por esquecimento que no foi junta ao processo a procurao, mas esta j. tinha sido emitida em data anterior / pr.tica do acto pelo advogado, no tem que haver ratificao do processado. Pasta juntar a procurao no pra0o fi'ado pelo jui0. Diferente o caso de o advogado que, devido / urg(ncia e no interesse da parte, pratica o acto

23

)instaurando ou contestando a aco*, sem para tal estar autori0ado. 6esse caso, o advogado intervm a t+tulo de gestor de neg-cios )art.4 / !"!*. 6os termos do art.494 !!, d.7se a gesto de neg-cios quando uma pessoa assume a direco de neg-cio alheio no interesse e por conta do respectivo dono, sem para tal estar autori0ada. ?##$:$ % ratificao do processado

6esses casos de urg(ncia, o advogado actua como gestor de neg-cios do ;cliente<, tendo este de lhe ;passar< procurao e ratificar a gesto dentro do pra0o fi'ado pelo jui0, sob pena de o advogado ser condenado nas custas que provocou e na indemni0ao do dano eventualmente causado / parte contr.ria ou / parte cuja gesto assumiu )art.4 /& do !"!*. : ratificao do processado pode fa0er7se na pr-pria procurao que a parte venha a passar ao advogado ou em requerimento ou instrumento avulso. ?##$<$ 1evogao e renEncia do mandato

: revogao do mandato feita obviamente pelo pr-prio mandante. : renIncia feita pelo mandat.rio. ?anto a revogao como a renIncia devem ter lugar no pr-prio processo e so notificadas, tanto ao mandat.rio ou ao mandante, como / parte contr.ria )art.15/ !"!*. 6os termos do art.15/1 !"!, se a falta for do autor, nos casos em que obrigat-ria a constituio de advogado, se a parte, depois de notificada da renIncia, no constituir novo mandat.rio no pra0o de &4 dias, suspende7se a instKncia, se a falta for do ru, o processo segue os seus termos, aproveitando7se os actos anteriormente praticados pelo advogado. Disp#e o n9 do referido preceito que se o ru tiver dedu0ido reconveno, esta fica sem efeito, quando for dele a falta a que se refere o n1, sendo a falta do autor, seguir. s- o pedido reconvencional, decorridos que sejam 4 dias sobre a suspenso da aco. : revogao fa07se em requerimento dirigido ao processo, com os di0eres \ F.... vem revogar o mandato que concedeu a ...., mediante procurao datada de ..., junta aos autos ]. : renIncia fa07se tambm em requerimento ao processo, com os di0eres ; F. ... vem renunciar ao mandato que lhe foi conferido por ..., mediante procurao datada de .., junta aos autos. . "ode ainda fa0er7se por declarao na acta da audi(ncia preliminar ou da audi(ncia de discusso e julgamento. Nomeao oficiosa @e a parte no encontrar na circunscrio judicial quem aceite voluntariamente o seu patroc+nio, pode dirigir7 se ao presidente do conselho distrital da 8rdem dos :dvogados ou / respectiva delegao para que lhe nomeiem advogado )art.41/ !"!*. :o jui0 pertence tambm a nomeao de advogado nos casos de urg(ncia ou quando a entidade competente a no faa dentro de 4 dias )art.44/& !"!*.

24

?###$% #nst;ncia ?###$($ Princ'pio da esta ilidade 6os termos do art. &93 !"!, ;citado o ru, a instKncia deve manter7se a mesma quanto /s pessoas, ao pedido e / causa de pedir, salvo as possibilidades de modificao previstas na lei<, estando tais possibilidades previstas no art.&95 e ss. 6odificao su 7ectiva : modificao subjectiva pode dar7se por$ Fnterveno de novas partes, nos termos dos arts.1&2 e ss !"! )art.&95/ !"!*, @ubstituio de alguma das partes, quer por sucesso, quer por acto entre vivos, na relao substantiva em lit+gio )art.&B4 a* !"!*, %m virtude dos incidentes da interveno de terceiros )art.&B4 b* !"!*.

6odificao o 7ectiva "ode ainda dar7se uma alterao do pedido e da causa de pedir$ "or acordo )art.&B& !"!* A havendo acordo das partes, o pedido e a causa de pedir podem ser alterados ou ampliados em qualquer altura, em Y ou &Y instKncia, salvo se a alterao ou ampliao perturbar inconvenientemente a instruo, discusso e julgamento do pleito, Ralta de acordo )art.&B1 !"!* A no havendo acordo das partes, a causa de pedir s- pode ser alterada ou ampliada na rplica, se o processo a admitir, a no ser que a alterao ou ampliao seja consequ(ncia de confisso feita pelo ru e aceita pelo autor )n *. 8 pedido pode tambm ser alterado ou ampliado na rplica, pode, alm disso, o autor, em qualquer altura, redu0ir o pedido e pode ampli.7lo at ao encerramento da discusso em Y instKncia se a ampliao for o desenvolvimento ou a consequ(ncia do pedido primitivo

8 art.&B1/9 !"! admite a modificao simultKnea do pedido e da causa de pedir, desde que tal no implique convolao para relao jur+dica diversa da controvertida.

25

?###$+$ Princ'pio da cooperao 6os termos do art.&99/ !"!, na conduo e interveno no processo, devem os magistrados, os mandat.rios judiciais e as pr-prias partes cooperar entre si, concorrendo para se obter, com brevidade e efic.cia, a justa composio do lit+gio. :s partes e seus mandat.rios so obrigadas a comparecer sempre que para isso forem notificadas e a prestar os esclarecimentos que lhes forem pedidos, de acordo com o art.&99/1 !"!. %ste princ+pio e'ige uma nova mentalidade na pr.tica forense, em que no vale tudo para conseguir o vencimento da aco. ?al no significa, no entanto, falta de firme0a e combatividade por parte do advogado. ?###$2$ % iniciativa da inst;ncia$ Princ'pio dispositivo : instKncia nasce, cresce, adoece e morre. : instKncia inicia7se com a propositura da aco e esta considera7se proposta, intentada ou pendente logo que seja recebida na secretaria a respectiva petio inicial, nos termos do art.&9B/ !"!*, desenvolve7se e altera7se )com os restantes articulados e requerimentos aut-nomos*, adoece )por isso se suspendendo e interrompendo*, cura7se )atravs dos incidentes da instKncia* e morre )e'tinguindo7se*. @egundo o art.&94/ !"!, /s partes cabe alegar os factos que integram a causa de pedir e aqueles em que se baseiam as e'cep#es, s- podendo o jui0, nos termos do art.&94/& !"!, fundar a deciso nos factos alegados pelas partes, sem preju+0o do disposto nos arts.2 4 e 922 !"! e da considerao, mesmo oficiosa, dos factos instrumentais que resultem da instruo e discusso da causa. ?###$:$ #ncidentes da inst;ncia Fncidente processual a ocorr(ncia e'traordin.ria, acidental, estranha, surgida no desenvolvimento normal da relao jur+dica processual, que origina um processado pr-prio, com vista a resolver uma questo acess-ria e secund.ria face ao objecto da aco ou do recurso. 6o requerimento em que se suscite o incidente e na oposio que lhe for dedu0ida, devem as partes oferecer o rol de testemunhas )m.'imo 3 por cada parte e 1 a cada facto A art.144/ !"!** e requerer quaisquer outras provas, de acordo com o art.141/ !"!. : oposio dedu0ida no pra0o de 4 dias, segundo o art.141/& !"! e a sua falta, nos termos do art.141/1 !"!, determina, quanto / matria do incidente, a produo do efeito cominat-rio que vigore na causa em que o incidente se insere. ?erificao do valor da causa (arts$2=<F a 2(GF CPC) De acordo com o art.142/ !"!, a toda a causa deve ser atribu+do um valor certo, e'presso em moeda legal, o qual representa a utilidade econ-mica imediata do pedido. : este valor se atender. para determinar a compet(ncia do tribunal, a forma do processo comum e a relao da causa com a alada do tribunal, nos termos do art.142/& !"!. : lei estabelece, para certas causas, critrios especiais para a atribuio do valor / aco. Deste modo, nos termos do art.14B/ !"!, nas ac#es de despejo, o valor o da renda de & anos e meio, acrescido do valor das rendas em d+vida ou o da indemni0ao requerida, consoante o que for superior, nos termos do art.14B/1 !"!, nas ac#es de alimentos definitivos e nas de contribui#es para despesas domsticas, o valor o qu+ntuplo da anuidade correspondente ao pedido. %ste incidente tem lugar sempre que na contestao o ru impugne o valor da causa indicado na petio inicial ou o jui0 no aceite o valor indicado. #nterveno de terceiros %sta ocorre sempre que um terceiro venha a intervir na causa, ou como parte principal, com interesse igual a uma das partes iniciais )autor ou ru*, ou como seu associado, ou como seu assistente ou como titular de um direito pr-prio incompat+vel com a pretenso dedu0ida pelo autor ou reconvinte. #nterveno principal

6esta em que ocorre igualdade ou paralelismo do interesse do interveniente com o da parte principal a que se associa, o terceiro, que poderia accionar inicialmente em termos de litiscons-rcio ou coligao, associa7se ou chamado a associar7se a uma das partes primitivas, assumindo o estatuto de parte principal, cumulando7se

26

no processo a apreciao de uma relao jur+dica da sua titularidade substancialmente cone'a com a relao material controvertida delineada perante as partes primitivas. : interveno principal visa, assim, perante uma aco j. pendente, proporcionar a terceiros o litiscons-rcio ou a coligao com o autor ou com o ru, passando o interveniente a ser co7autor ou co7ru. Q, pois, admiss+vel nos casos de )art.1&4 !"!*$ =uando o interveniente seja titular de um interesse igual ao do autor ou do ru, nos termos dos arts.&B e &3 !"! )al.a*, =uando, nos termos do art.14 !"!, pudesse coligar7se com o autor )al.b*.

6os termos do art.1& !"!, o interveniente principal fa0 valer um direito pr-prio, paralelo ao do autor ou do ru, apresentando o seu pr-prio articulado ou aderindo aos articulados apresentados pela parte com quem se associa. : interveno espontKnea quando resulta da iniciativa do interveniente e provocada se for requerida por iniciativa do autor ou do ru. De acordo com o art.1&2/& !"!, nos casos previstos no art.1 7P !"!, ou seja, quando, face / contestao do ru, haja dIvida fundamentada sobre o sujeito passivo da relao material controvertida, pode o autor chamar a intervir como ru o terceiro contra quem pretende dirigir o pedido. Pra3os De acordo com o art.1&&/ Y parte !"!, a interveno principal fundada no art.1&4 a* !"! )litiscons-rcio* admiss+vel a todo o tempo, enquanto no estiver definitivamente julgada a causa, segundo o art.1&&/ in fine !"!, a que se baseia no art.1&4 b* !"! )coligao* s- admiss+vel enquanto o interveniente possa dedu0ir a sua pretenso em articulado pr-prio. 6os termos do art.1&&/& !"!, o interveniente aceita a causa no estado em que se encontrar, sendo considerado revel quanto aos actos e termos anteriores, go0ando, contudo, de todos os direitos de parte principal a partir do momento da sua interveno. @egundo o art.1&9/ !"!, a interveno principal provocado s- pode ser requerida, em articulado da causa ou em requerimento aut-nomo, at ao momento em que podia dedu0ir7se a interveno espontKnea em articulado pr-prio, podendo ainda requerer7se a interveno de terceiro, no caso de ser julgada ileg+tima alguma das partes por no estar em ju+0o determinada pessoa, at ao trKnsito em julgado da deciso, segundo o art.&95/ !"!, ou na contestao ou no respectivo pra0o quando o ru pretenda fa0er intervir o devedor principal ou os condevedores. De acordo com o art.1&1/ !"!, quando a interveno espontKnea tenha lugar antes de proferido o despacho saneador, o interveniente pode dedu0i7la em articulado pr-prio. 6os termos do referido preceito, mas no seu n&, quando o processo no comportar despacho saneador, a interveno em articulado pr-prio pode ter lugar at ser designado dia para discusso e julgamento em Y instKncia, ou at ser proferida sentena em Y instKncia, se no houver lugar nem a despacho saneador, nem a audi(ncia final. )posio@ deciso e termos su se"uentes 6os termos do art.1&4/ !"!, requerida a interveno, o jui0 ordena a notificao de ambas as partes primitivas para lhe responderem, podendo estas opor7se ao incidente com o fundamento de que no se verifica nenhum dos casos previstos no art.1&4 !"!. De acordo com o art.1&B/ !"!, admitida a interveno provocado, o interessado chamado por meio de citao. @egundo o referido preceito, mas no seu n&, no acto de citao, recebem os interessados c-pias dos articulados j. oferecidos, apresentados pelo requerente do chamamento. 6os termos do referido preceito, mas no seu n1, o citado pode oferecer o seu articulado ou declarar que fa0 seus os articulados do autor ou do ru, dentro de pra0o igual ao facultado para a contestao. Rinalmente, nos termos do n4 do referido preceito, se intervier no processo passado o pra0o a que se refere o n1, tem de aceitar os articulados da parte a que se associa e todos os actos e termos j. processados. ?alor da sentena "uanto ao cDamado

27

@egundo o art.1&3/ !"!, se o chamado intervier no processo, a sentena apreciar. o seu direito e constituir. caso julgado em relao a ele. 6os termos do n& do referido preceito, se no intervier, a sentena s- constitui, quanto a ele, caso julgado em & situa#es$ 6os casos do art.1&4 a* !"! )litiscons-rcio*, salvo tratando7se de chamamento dirigido pelo autor a eventuais litisconsortes volunt.rios activos, 6os casos do art.1&2/& !"! A de o autor ter dirigido o pedido tambm contra ele, a t+tulo subsidi.rio, e ficar provado que o chamado mesmo o titular passivo da relao material controvertida.

#nterveno acess4ria* interveno provocada@ interveno acess4ria do 6P e assist9ncia !ontrariamente ao que sucede na interveno principal, na interveno acess-ria o terceiro invoca um interesse ou uma relao material controvertida cone'a ou dependente daquela que discutida na aco entre as partes principais, e a sua interveno visa au'iliar uma delas, desenvolvendo uma actividade subordinada / da parte au'iliada, para obstar ao preju+0o que indirectamente lhe poder. advir da deciso proferida no confronto delas. #nterveno acess4ria provocada @ubstitui o antigo incidente de chamamento / autoria. @egundo o art.114/ !"!, o fundamento da interveno acess-ria provocada a aco de regresso que o ru tem contra o terceiro, destinado a ser indemni0ado pelo preju+0o que lhe cause a perda da demanda. 8 terceiro um mero au'iliar do ru, circunscrevendo7se, nos termos do art.114/& !"!, a sua interveno / discusso das quest#es que tenham repercusso na aco de regresso invocada como fundamento do chamamento. De acordo com o art.11 / !"!, o chamamento dedu0ido pelo ru na contestao ou, no podendo contestar, no pra0o em que esta deveria ser apresentada. :dmitido o chamamento, nos termos do art.11&/ !"!, o chamado citado, correndo novamente a seu favor o pra0o para contestar e passando a beneficiar do estatuto de assistente. @e o ru contestar, a actividade do chamado est. subordinada / daquele, no podendo praticar actos que ele tenha perdido o direito de praticar nem assumir atitude que esteja em oposio com a daquele. @e o ru no apresentar contestao e o chamado conteste, este considerado seu substituto processual. 6os termos do art.11&/4 !"!, a sentena proferida constitui caso julgado quanto ao chamado, relativamente /s quest#es de que dependa o direito de regresso do autor do chamamento, por este invoc.vel em ulterior aco de indemni0ao. #nterveno acess4ria do 6inistrio PE lico @egundo o disposto no art.114/ !"!, sempre que, nos termos da respectiva Gei 8rgKnica, o >inistrio "Iblico deva intervir acessoriamente na causa, ser7lhe7. notificada a pend(ncia da aco, logo que a instKncia se considere iniciada. 6os termos do n& do referido preceito, compete ao >inistrio "Iblico, como interveniente acess-rio, 0elar pelos interesses que lhe esto confiados, e'ercendo os poderes que a lei processual confere / parte acess-ria e promovendo o que tiver por conveniente / defesa dos interesses da parte assistida. %ssist9ncia 8 incidente da assist(ncia, consubstanciado na interveno espontKnea de um terceiro em causa pendente, visa, no fa0er valer um direito pr-prio do assistente, mas reali0ar o interesse de au'iliar, na demanda, uma das partes primitivas )autor ou ru*. "or isso, o assistente intervm em termos de subordinao / parte a quem vai au'iliar, assumindo a posio de parte acess-ria. 6os termos do art.112/& !"!, para que haja interesse jur+dico, capa0 de legitimar a interveno, basta que o assistente seja titular de uma relao jur+dica cuja consist(ncia pr.tica ou econ-mica dependa da pretenso do assistido. @egundo o art.119/ !"!, o assistente pode intervir a todo o tempo, mas tem de aceitar o processo no estado em que se encontrar.

28

De acordo com o disposto no art.14 !"!, a sentena proferida na causa constitui caso julgado em relao ao assistente, que obrigado a aceitar, em qualquer causa posterior, os factos e o direito que a deciso judicial tenha estabelecido. )posio ?rata7se, nos termos do art.14&/ !"!, de um tipo de interveno, espontKnea ou provocada, de um terceiro numa causa pendente, com vista a e'ercer um direito pr-prio, total ou parcialmente incompat+vel com a pretenso dedu0ida pelo autor ou pelo reconvinte. Q uma aco pr-pria em processo alheio. Fmplica a modificao objectiva e subjectiva da instKncia porque$ "or um lado, admitida a oposio, alarga7se o lit+gio / verificao da e'ist(ncia e titularidade do direito invocado pelo opoente,

"or outro lado, passa este a assumir a posio de parte principal do lado activo. )posio espont;nea De acordo com o art.14&/& !"!, esta s- admitida enquanto no estiver designado para a discusso e julgamento da causa em Y instKncia ou, no havendo lugar a audi(ncia de julgamento, enquanto no estiver proferida sentena. @egundo o art.141 !"!, o opoente dedu0ir. a sua pretenso por meio de petio, / qual so aplic.veis, com as necess.rias adapta#es, as disposi#es relativas / petio inicial. 6os termos do art.144/ in fine !"!, admitida a oposio, ser. ordenada a notificao das partes primitivas para que contestem o seu pedido em pra0o igual ao concedido ao ru na aco principal, podendo, nos termos do n& do referido preceito, seguir7se os articulados correspondentes / forma de processo aplic.vel / causa principal. De acordo com o disposto no art.149/ !"!, se alguma das partes da causa principal reconhecer o direito do opoente, o processo segue apenas entre a outra parte e o opoente, tomando este a posio de autor ou de ru, conforme o seu advers.rio for o ru ou o autor da causa principal. 6os termos do n& do referido preceito, se ambas as partes impugnarem o direito do opoente, a instKncia segue entre as 1 partes, havendo neste caso & causas cone'as, uma entre as partes primitivas e a outra entre o opoente e aquelas. )posio provocada : oposio pode tambm, nos termos do art.14B !"!, ser provocada pelo ru da causa principal, quando esteja pronto a satisfa0er a prestao, mas tenha conhecimento de que um terceiro se arroga ou pode arrogar7se direito incompat+vel com o do autor. @egundo o art.143 !"!, feito o requerimento para que venha ao processo dedu0ir a sua pretenso, o terceiro citado para a dedu0ir em pra0o igual ao concedido ao ru para a sua defesa, entregando7se7lhe no acto da citao c-pia da petio inicial. De acordo com o art.145/ !"!, se o terceiro no dedu0ir a sua pretenso, tendo sido ou devendo considerar7se citado na sua pr-pria pessoa e no se verificando nenhuma das e'cep#es ao efeito cominat-rio da revelia, logo proferida sentena condenando o ru a satisfa0er a prestao ao autor, tendo tal sentena, nos termos do n&, fora de caso julgado relativamente ao terceiro. @egundo o n1, se o terceiro no dedu0ir a sua pretenso, sem que se verifiquem as condi#es a que se refere o n , a aco prossegue os seus termos, para que se decida sobre a titularidade do direito. 6os termos do art.124/ !"!, quando o terceiro dedu0a a sua pretenso, seguem7se os termos prescritos nos arts.141 a 149 !"!. 6os termos do n&, o opoente assume a posio do ru, sendo o ru primitivo e'clu+do da instKncia, se depositar a coisa ou a quantia em lit+gio, no fa0endo o dep-sito, s- continua na instKncia para a final ser condenado a satisfa0er a prestao / parte vencedora. )posio mediante em argos de terceiro 8s embargos de terceiro representam uma forma peculiar de reclamao tendente / reviso, pelo mesmo -rgo jurisdicional, da questo sobre que incidiu a deciso de que derivou a dilig(ncia posta em causa.

29

:travs dos embargos de terceiro, o embargante pode efectivar qualquer direito incompat+vel com o acto de agresso cometido. "ermite7se, assim, que os ;direitos substanciais< atingidos ilegalmente pela penhora ou outro acto judicialmente ordenado de apreenso ou entrega de bens possam ser invocados pelo lesado no pr-prio processo em que a dilig(ncia ofensiva teve lugar, sem haver necessidade de propor aco de reivindicao, por essa via se obstando, no caso de a oposio se revelar fundada, / pr-pria venda dos bens e prevenindo a poss+vel necessidade de anulao desta, no caso de proced(ncia da aco de reivindicao. Em argos de terceiro por parte dos cHn7uges 6os termos do art.12& !"!, o cXnjuge que tenha a posio de terceiro pode, sem autori0ao do outro, defender por meio de embargos os direitos relativamente aos bens pr-prios e aos bens comuns que hajam sido indevidamente atingidos pela dilig(ncia prevista no art.12 / !"!. 5orma@ oportunidade de deduo e processamento 8s embargos de terceiro so, nos termos do art.121/ !"!, processados por apenso / causa em que haja sido ordenado o acto ofensivo do direito do embargante. De acordo com o n& do referido preceito, o embargante dedu0 a sua pretenso, mediante petio, nos 14 dias subsequentes /quele em que a dilig(ncia foi efectuada ou em que o embargante teve conhecimento da ofensa, mas nunca depois de os respectivos bens terem sido judicialmente vendidos ou adjudicados, oferecendo logo as provas. Efeitos do rece imento dos em argos @egundo o art.129 !"!, o despacho que receba os embargos determina a suspenso dos termos do processo em que se inserem, quanto aos bens a que di0em respeito, bem como a restituio provis-ria da posse, se o embargante a houver requerido, podendo, todavia, o jui0 condicion.7la / prestao de cauo pelo requerente. Processamento su se"uente ao rece imento dos em argos 6os termos do art.12B/ !"!, recebidos os embargos, so notificadas para contestar as partes primitivas, seguindo7se os termos do processo ordin.rio ou sum.rio de declarao, conforme o valor. 6os termos do n&, quando os embargos apenas se fundem na invocao da posse, pode qualquer das partes primitivas, na contestao, pedir o reconhecimento, quer do seu direito de propriedade sobre os bens, quer de que tal direito pertence / pessoa contra quem a dilig(ncia foi promovida. Ia ilitao 8 incidente da habilitao destina7se a substituir alguma das partes na relao substantiva em lit+gio por sucesso )habilitao do sucessor da parte falecida Aart.1B !"! e obrigat-ria* ou por actos entre vivos )habilitao do adquirente ou cession.rio A art.1B9 !"! e facultativa*. 8i"uidao 8 incidente da liquidao destina7se, nos termos do art.1B3/ !"!, a tornar l+quido o pedido genrico, quando este se refira a uma universalidade ou /s consequ(ncias de um facto il+cito. %ste incidente pode ser dedu0ido antes da audi(ncia de discusso e julgamento )neste caso, a matria da liquidao dada como assente ou levada / base instrut-ria* ou depois de proferida sentena de condenao genrica )art.1B3/& !"! A neste caso, a instKncia e'tinta considera7se renovada, seguindo os termos do processo sum.rio*. ?###$<$ .uspenso, interrupo e e!tino da inst;ncia .uspenso da inst;ncia @egundo o art.&B9/ !"!, a instKncia suspende7se nos casos seguintes$ a* =uando falecer ou se e'tinguir alguma das partes, b* 6os processos em que obrigat-ria a constituio de advogado, quando este falecer ou ficar absolutamente impossibilitado de e'ercer o mandato. 6os outros processos, quando falecer ou se impossibilitar o representante legal do incapa0, salvo se houver mandat.rio judicial constitu+do, c* =uando o tribunal ordenar a suspenso, d* 6os outros casos em que a lei o determinar especialmente. #nterrupo da inst;ncia 6os termos do art.&32 !"!, a instKncia interrompe7se quando o processo estiver parado durante mais de um ano por neglig(ncia das partes em promover os seus termos ou os de algum incidente do qual dependa o

30

seu andamento. 6os termos do art.&39 !"!, cessa a interrupo se o autor requerer algum acto do processo ou do incidente de que dependa o andamento dele, sem preju+0o do disposto na lei civil quanto / caducidade dos direitos. E!tino da inst;ncia De acordo com o art.&3B !"!, a instKncia e'tingue7se com$ a) 8 julgamento, ) 8 compromisso arbitral, c) : desero )quando a instKncia esteja interrompida durante & anos*, d) : desist(ncia, confisso ou transaco, e) : impossibilidade ou inutilidade superveniente da lide. #C$ ) Processo #C$($ 5ormas de processo* comum e especial

6os termos do art.494/ !"!, o processo pode ser comum ou especial. 6os termos do referido preceito, mas no seu n&, o processo especial aplica7se aos casos e'pressamente designados na lei, o processo comum aplic.vel a todos os casos a que no corresponda processo especial. 8s processos especiais esto previstos e regulados nos arts.554 a 243 !"!, dos quais se destacam os seguintes$ Fnterdi#es e inabilita#es, "restao de contas, Diviso de coisa comum, Hustificao de aus(ncia, Fnvent.rio, Div-rcio e separao litigiosos.

@eguem a forma especial por a sua tramitao comportar desvios ou particularidades significativos, atenta a matria em causa e o fim que se pretende atingir. Dentro destes, podemos ainda apontar$ :co especial para cumprimento de obriga#es pecuni.rias emergentes de contrato ):%!8"%!*, cujo regime foi aprovado pelo DG &95/53, de @etembro, Eegime processual e'perimental, aplic.vel a ac#es declarativas c+veis a que no corresponda processo especial e as ac#es especiais para cumprimento de obriga#es pecuni.rias emergentes de contratos, aprovado pelo DG 43/&449, 3 de Hunho.

5ormas de processo comum De acordo com o art.49 !"!, o processo comum $ a) )rdinrio, ) .umrio, c) .umar'ssimo. 6o art.49& !"! vem previsto o dom+nio de aplicao do processo ordin.rio, sum.rio e sumar+ssimo. Deste modo, emprega7se o processo ordin.rio se o valor da causa e'ceder a alada da Eelao, se a no e'ceder, empregar7se7. o processo sum.rio, e'cepto se no ultrapassar o valor fi'ado para a alada do tribunal de comarca e se a aco se destinar ao cumprimento de obriga#es pecuni.rias, / indemni0ao por dano e / entrega de coisas imoveis, porque nestes casos, no havendo procedimento especial, o processo adequado o sumar+ssimo. 6os termos dos arts.&4/ G 1/55 e 1 / G 2&/&443, em matria c+vel, a alada dos tribunais da Eelao de L14.444 e a dos tribunais de Y instKncia de L2.444. #C$+$ : partir de ) processo especial para cumprimento de o rigaes pecunirias emergentes de contratos de valor no superior J alada do tri unal de (K inst;ncia de Haneiro de &443, o regime de tal processo o seguinte$

31

@- podem ser instauradas ac#es destinadas a e'igir o cumprimento de obriga#es pecuni.rias emergentes de contrato ):%!8"%!* de valor igual ou inferior a L 2.444 )as ac#es destinadas a e'igir o cumprimento de obriga#es pecuni.rias emergentes ou no de contratos, quer respeitem ou no a transac#es comerciais, de valor superior a L 2.444 e igual ou inferior a L14.444, seguem a forma de processo sum.rio, as ac#es destinadas a e'igir o cumprimento de obriga#es pecuni.rias, emergentes ou no de contratos, quer respeitem ou no a transaco comercial, de valor superior a L14.444, seguem a forma de processo ordin.rio, "ara e'igir o cumprimento de obriga#es pecuni.rias emergentes de contratos que no respeitem a transac#es comerciais s- podem ser instauradas in7unes de valor igual ou inferior a L 2.444. 6o caso de se frustrar a notificao do requerido ou de ser dedu0ida oposio, tais injun#es sero distribu+das e seguiro a forma de :%!8"%!, @- podero ser instauradas in7unes de valor superior a L(<$=== , se as mesmas se destinarem a e'igir o cumprimento de obriga#es pecuni.rias emergentes de contratos qualificados como transac#es comerciais, nos termos do DG 1&/&441, B de Revereiro. 6o caso de se frustrar a notificao do requerido ou de ser dedu0ida oposio, tais injun#es sero distribu+das e seguiro a forma de processo sum.rio se o respectivo valor no ultrapassar L14.444, ou a forma de processo ordin.rio caso ultrapassem este Iltimo valor. % aco declarativa especial (%EC)PEC) 6os termos do art. DG &95/53, a :%!8"%! apenas admite dois articulados$ petio e contestao. @egundo o art. /& DG &95/53, o ru citado para contestar no pra0o de (< dias, se o valor da aco no e'ceder a alada do tribunal de Y instKncia, ou no pra0o de += dias, nos restantes casos. De acordo com o art. /1 DG &95/53, a petio e a contestao no carecem de forma articulada, devendo ser apresentadas em duplicado, nos termos do art. 2&/ !"!. De acordo com o art. /4 DG &95/53, o duplicado da contestao ser. remetido ao autor simultaneamente com a notificao da data da audi(ncia de julgamento. : citao fa07se nos termos do !"! e, em caso de domic+lio convencionado )a indicar na petio inicial*, a citao feita nos termos do art.&1B7:/1 a 2 !"!. @egundo o art.1/ DG &95/53, findos os articulados, se a aco tiver de prosseguir, pode o jui0 julgar logo procedente alguma e'cepo dilat-ria ou nulidade que lhe cumpra conhecer ou decidir do mrito da causa. De acordo com o art.1/1 DG &95/53, quando a deciso final admita recurso ordin.rio, pode qualquer das partes requerer a gravao da audi(ncia. @egundo o art.1/4 DG &95/53, as provas so oferecidas na audi(ncia, podendo cada parte apresentar at 1 testemunhas, se o valor da aco no e'ceder a alada do tribunal de Y instKncia, ou at 2 testemunhas, nos restantes casos. @egundo o art.1/2 DG &95/53, no pode a parte produ0ir mais de 1 testemunhas sobre cada um dos factos que se prop#e provar, no se contando as que tenham declarado nada saber. 6os termos do art.2/ DG &95/53, o depoimento de testemunhas poder. ser apresentado por escrito. @- nas ac#es de valor superior / alada da Y instKncia cumprido o disposto no art. 22/ )marcao da audi(ncia mediante prvio acordo*. % in7uno Q a provid(ncia que tem por fim conferir fora e'ecutiva a requerimento destinado a e'igir o cumprimento das obriga#es a que se refere o art. do diploma preambular )regime dos procedimentos destinados a e'igir o cumprimento de obriga#es pecuni.rias emergentes de contratos de valor no superior a L 2.444*, ou das obriga#es emergentes de transac#es comerciais abrangidas pelo DG 1&/&441, B de Revereiro )regime relativo aos atrasos de pagamento em transac#es comerciais*. 6os termos do art. 5/ DG &95/53, a entrega do requerimento de injuno por advogado ou solicitador efectuada apenas por via electr-nica, sendo que, nos termos do n& do referido preceito, o requerente que, sendo representado por advogado ou solicitador, no cumprir o disposto no n fica sujeito ao pagamento de uma multa no valor de metade de unidade de conta, salvo alegao e prova de justo impedimento, nos termos previstos no art. 49 !"!. a 1 !"!

32

6os termos do art. / "ortaria &&47:/&443 criada uma secretaria7geral designada por Palco 6acional de Fnjun#es )P6F*, a qual, nos termos do art.1 da referida "ortaria, tem compet(ncia e'clusiva em todo o territ-rio nacional para a tramitao dos procedimentos de injuno, para onde devem ser enviados, por via electr-nica, todos os requerimentos de injun#es e respectivas oposi#es. De acordo com o art.2/ "ortaria &&47:/&443, o requerimento de injuno em formato electr-nico apresentado por uma das seguintes formas$ a) "reenchimento e envio de formul.rio electr-nico dispon+vel no sistema inform.tico !F?FJ@, valendo como data da pr.tica do acto processual a da confirmao do pagamento da ta'a de justia devida, ) %nvio do ficheiro inform.tico atravs do sistema inform.tico !F?FJ@, valendo como data da pr.tica do acto processual a da confirmao do pagamento da ta'a de justia devida. 6os termos do art.2/& "ortaria &&47:/&443, o requerimento de injuno pode ainda ser apresentado em suporte de papel, por entrega na secretaria judicial, valendo como data da pr.tica do acto processual a da respectiva entrega ou a da confirmao do pagamento da ta'a de justia se este no estiver efectuado no momento da entrega. 6os termos do art.2/1 "ortaria &&47:/&443, a apresentao do requerimento de injuno em suporte de papel s- pode ser efectuada nas secretarias judiciais competentes, de acordo com o disposto no art.3 do regime ane'o ao DG &95/53, no podendo ser efectuada no P6F. 6os termos do art.2/4 "ortaria &&47:/&443, quando o requerimento seja entregue em suporte de papel, compete / secretaria em que o requerimento foi recebido introdu0ir no sistema inform.tico das injun#es os dados dele constantes. @egundo o art. 4/& DG &95/53, no requerimento, deve o requerente$ Fdentificar a secretaria do tribunal a que se dirige, Fdentificar as partes, Fndicar o lugar onde deve ser feita a notificao, devendo mencionar se se trata de domic+lio convencionado, nos termos do art.&/ do diploma preambular, %'por sucintamente os factos que fundamentam a pretenso, Rormular o pedido, com discriminao do valor do capital, juros vencidos e outras quantias devidas, Fndicar a ta'a de justia paga, Fndicar, quando for o caso, que se trata de transaco comercial abrangida pelo DG1&/&441, B de Revereiro, Fndicar o seu domic+lio, Fndicar o endereo de correio electr-nico, se o requerente pretender receber comunica#es ou ser notificado por este meio, Fndicar se pretender que o processo seja apresentado / distribuio, no caso de se frustrar a notificao, Fndicar o tribunal competente para apreciao dos autos se forem apresentados / distribuio, Fndicar se pretende a notificao por solicitador de e'ecuo ou mandat.rio judicial e, em caso afirmativo, indicar o seu nome e o respectivo domic+lio profissional, :ssinar o requerimento.

"ara promoo da injuno, o requerente ter. de pagar antecipadamente a ta'a de justia no seguinte valor$ Z de J! se o valor da injuno for inferior a L 3B2, U da J! se o valor for igual ou superior a L 3B2 e inferior a L1B24, J! se o valor for igual ou superior a L1B24 e inferior a L 2.444, & J! se o valor for igual ou superior a L 2.444 e igual ou inferior a L14.444.

@e a injuno tiver valor superior a L14.444, /s & J! anteriormente previstas, acrescer. U da J!, por cada L 2.444 ou fraco, e at ao limite m.'imo de L&24.444. 6os termos do art.5/1 "ortaria &&47:/&443, quando o requerimento de injuno for apresentado em formato electr-nico atravs do !F?FJ@ o pagamento da ta'a de justia s- pode ser efectuado atravs de sistema electr-nico. 6esse caso, nos termos do n4 do referido preceito, o requerimento de injuno apenas se considera apresentado ap-s a confirmao do pagamento da ta'a de justia. 6os restantes casos, nos termos do art.5/ "ortaria &&47:/&443, o pagamento da ta'a de justia devida pela apresentao do requerimento de injuno prvio / apresentao do respectivo requerimento, podendo ser efectuado atravs de sistema electr-nico, numer.rio ou cheque visado. @egundo o art.5/& "ortaria &&47:/&443, quando o requerimento de injuno for apresentado por entrega na secretaria judicial, o pagamento da ta'a de justia pode ser tambm efectuado atravs de dep-sito em conta.

33

:p-s a recepo do requerimento, o secret.rio do P6F apenas tem de dar uma ordem electr-nica para que seja efectuada a notificao do requerido, seguindo a notificao electronicamente para os !??, que a imprime, envelope e e'ecuta. @e se frustrar a notificao por via postal, o secret.rio do P6F obtm, oficiosamente, informao sobre a resid(ncia, local de trabalho ou sede do notificando, nas bases de dados dos servios de identificao civil, da segurana social, da Direco7[eral dos Fmpostos e da Direco7[eral de Viao e proceder7se7. / sua notificao por via postal simples, endereada para o local ou locais a+ constantes, aplicando7se o disposto para o caso de domic+lio convencionado. 6o caso de domic+lio convencionado o requerido notificado mediante o envio de carta simples dirigida ao notificando e endereada para o domic+lio ou sede convencionada, que ser. depositada na cai'a do correio do notificando. 6o sendo poss+vel tal dep-sito, o distribuidor do servio postal lavra nota do incidente, datando7a e remetendo7a de imediato / secretaria, e'cepto no caso de o dep-sito ser invi.vel em virtude das dimens#es da carta, caso em que dei'a um aviso nos termos do art.&19/2 !"!, podendo o notificando proceder ao seu levantamento na estao de correios nos 3 dias seguintes. 6o caso de frustrao da notificao, os autos sero apresentados / distribuio se o requerente o tiver indicado no requerimento. !aso contr.rio, o e'pediente respeitante ao procedimento de injuno ser7lhe7. devolvido. 6os termos do art.B/& DG 1&/&441, para valores superiores / alada da Eelao, a deduo de oposio e a frustrao da notificao no procedimento de injuno determinam a remessa dos autos para o tribunal competente, aplicando7se a forma de processo comum )de 2.444,4 L a 14.444L sum.ria, superior a 14.444L ordin.ria*. 8 pra0o para o requerido dedu0ir oposio de 2 dias a contar da sua notificao. 6os termos do art.B/ "ortaria &&47:/&443, a oposio apresentada no P6F, por uma das seguintes formas$ a) %nvio atravs do sistema inform.tico !F?FJ@, valendo como data da pr.tica do acto processual a da respectiva e'pedio, ) %ntrega, em suporte de papel, valendo como data da pr.tica do acto processual a da respectiva entrega, c) Eemessa pelo correio, sob registo, valendo como data da pr.tica do acto processual a da efectivao do respectivo registo postal, d) %nvio atravs de telec-pia, valendo como data da pr.tica do acto processual a da e'pedio. @egundo o art. & "ortaria &&47:/&443, se o requerido no dedu0ir oposio, ser. aposta, por meios electr-nicos, a f-rmula e'ecut-ria ao requerimento de injuno. 6os termos do art. 1/ "ortaria &&47:/&443, aposta a f-rmula e'ecut-ria, o P6F disponibili0a ao requerente os dados do requerimento de injuno no qual foi aposta a f-rmula e'ecut-ria, atravs do endereo electr-nico htp$//^^^.tribunaisnet.mj.pt. De acordo com o art. 1/1 "ortaria &&47:/&&43, no caso de ter indicado endereo de correio electr-nico, recebe por esse meio o t+tulo e'ecutivo em formato electr-nico. 1egime do processo civil simplificado (aprovado pelo D8 +((MG(@ (: de &unDo) 6os termos do art. DG & /5 , um mecanismo processual facultativo, aplic.vel apenas quando a relao jur+dica seja dispon+vel, que faculta /s partes delimitar, logo / partida, o verdadeiro objecto do lit+gio, permitindo ultrapassar a fase dos articulados e do saneamento e condensao, mediante a apresentao de petio conjunta. @egundo o art.&/ DG & /5 , nessa petio conjunta, submetem as partes / apreciao judicial as respectivas pretens#es, indicando os factos que admitem por acordo, sem preju+0o do disposto no art.432 c* e d* !"!, e os factos controvertidos, requerendo logo as respectivas provas e tomando posio sobre as quest#es de direito relevantes. De acordo com o art1/ DG & /5 , havendo matria de facto controvertida, a interveno do tribunal fica limitada / instruo, discusso e julgamento da causa. 6os termos do art.4/ DG & /5 , quando a comple'idade do processo o aconselhe, poder. o jui0 fa0er preceder a audi(ncia final de uma confer(ncia com os mandat.rios judiciais das partes, destinada a obter os esclarecimentos pertinentes para a correcta seleco de factos essenciais controvertidos, a averiguar em audi(ncia, e a reali0ar, sendo caso disso, tentativa de conciliao das partes.

34

@egundo o art.2/ DG & /5 , se a diverg(ncia das partes se limitar / soluo jur+dica do pleito, a interveno do tribunal ser. restrita ao julgamento da causa, precedido de debate oral dos advogados relativamente / qualificao e efeitos jur+dicos dos factos admitidos por acordo das partes. 6esta forma de processo haver. uma reduo da ta'a de justia, entre o m+nimo de Z e o m.'imo de U da devida a final, a fi'ar pelo jui0 tendo em conta a comple'idade da causa. #C$2$ &ulgados de Pa3

8s ;puristas< no gostam muito, mas esto implementados e funcionam. 8s Hulgados de "a0 j. cobrem vastas .reas do territ-rio nacional e constituem meios alternativos de resoluo de lit+gios. Roram institu+dos pela Gei B3/&44 , 1 de Hulho, e t(m compet(ncia para a resoluo, entre outras, de quest#es cujo valor no e'ceda a alada do tribunal de Y instKncia$ a* :c#es destinadas a efectivar o cumprimento de obriga#es, com e'cepo das que tenham por objecto a prestao pecuni.ria e de que seja ou tenha sido credor origin.rio uma pessoa colectiva, b* :c#es de entrega de coisas m-veis, c* :c#es resultantes de direitos e deveres de cond-minos, sempre que a respectiva assembleia no tenha deliberado sobre a obrigatoriedade de compromisso arbitral para a resoluo de lit+gios entre cond-minos ou entre cond-minos e o administrador, d* :c#es de resoluo de lit+gios entre propriet.rios de prdios relativos a passagem forada momentKnea, escoamento natural de .guas, obras defensivas de .guas, comunho de valas, regueiros e valados, sebes vivas, abertura de janelas, portas, varandas e obras semelhantes, estilic+dio, plantao de .rvores e arbustos, paredes e muros divis-rios, e* :c#es possess-rias, usucapio e acesso, f* :c#es que respeitem ao uso e administrao da compropriedade, da superf+cie, do usufruto, de uso e habitao e ao direito real de habitao peri-dica,

g* :c#es que digam respeito ao arrendamento urbano, e'cepto ac#es de despejo, h* :c#es que respeitem / responsabilidade civil contratual e e'tracontratual, i* j* :c#es que respeitem a incumprimento contratual, e'cepto contrato de trabalho e arrendamento rural, :c#es que respeitem / garantia real das obriga#es )art.5/ GB3/&44 , 1 de Hulho*.

Q privilegiada a mediao, com servios pr-prios, e estimula7se a justa composio dos lit+gios por acordo das partes. #C$:$ 1egime processual civil e!perimental

%ste regime, nos termos do art. DG 43/&449, aplica7se a ac#es declarativas c+veis a que no corresponda processo especial e a ac#es especiais para o cumprimento de obriga#es pecuni.rias emergentes de contratos. !ontudo, este regime, nos termos do art.&&/ DG 43/&449, aplica7se /s ac#es e aos procedimentos cautelares propostos a partir de 9 de 8utubro de &449 e /s ac#es resultantes da apresentao / distribuio de autos de injuno a partir da mesma data. 6os termos do artigo Inico da "ortaria 522/&449, tribunais$ 1 de @etembro, tal regime aplica7se nos seguintes

Hu+0os de !ompet(ncia %speciali0ada !+vel do ?ribunal da !omarca de :lmada, Hu+0os !+veis do ?ribunal da !omarca do "orto, Hu+0os de "equena FnstKncia !+vel do ?ribunal da !omarca do "orto, Hu+0os de !ompet(ncia %speciali0ada !+vel do ?ribunal da !omarca do @ei'al

%ste regime confere ao jui0 um papel preponderante na direco e agili0ao do processo, no intuito de obter uma r.pida e justa resoluo do lit+gio, devendo nomeadamente, nos termos do art.& DG 43/&449$

35

:doptar a tramitao processual adequada /s especificidades da causa e adaptar o conteIdo e a forma dos actos processuais ao fim que visam atingir, [arantir que no so praticados actos inIteis, recusando o que for impertinente ou meramente dilat-rio, :doptar os mecanismos de agili0ao processual previstos na lei.

De acordo com o art.1 DG 43/&449, os actos processuais, incluindo os actos das partes que devam ser praticados por escrito, so praticados electronicamente nos termos a definir por portaria do >inistrio da Hustia )"ortaria 4/&443, 9 de Revereiro*. @egundo o art.4/ DG 43/&449, a distribuio feita diariamente. !ontudo, nos termos do n& do referido preceito, criada a Y espcie na distribuio, designada por refer(ncia ao nImero do presente decreto7lei. 6os termos do art.2/ DG 43/&449, a citao edital, quando a ela haja lugar, nos termos do art.2/4 DG 43/&449, feita pela publicao de anIncio em p.gina inform.tica de acesso pIblico. ?odavia, nos termos do n& do referido preceito, quando o autor indique o ru como ausente em parte incerta, tambm afi'ado edital na porta da casa da Iltima resid(ncia que o citando teve no "a+s. De acordo com o art.9/ DG 43/&449, quando forem propostas separadamente no mesmo tribunal ac#es que pudessem ser reunidas num Inico processo, pode ser determinada, a requerimento de qualquer das partes e em alternativa / apensao, a sua associao transit-ria para a pr.tica conjunta de um ou mais actos processuais. 6a fase inicial, o processo apenas admite dois articulados$ petio e contestao. 6os termos do art.3/1 DG 43/&449, s- h. lugar a resposta quando o ru dedu0a reconveno ou a aco seja de simples apreciao negativa, dispondo o autor do pra0o de 14 dias. @egundo o art.3/4 DG 43/&449, a petio, a contestao e a resposta no carecem de forma articulada nas causas em que o patroc+nio judici.rio no obrigat-rio. De acordo com o art.3/2 DG 43/&449, com os articulados, devem as partes requerer a gravao da audi(ncia final ou a interveno do colectivo, apresentar o rol de testemunhas e requerer outras provas, indicando de forma discriminada os factos sobre os quais recaem a inquirio de cada uma das testemunhas e a restante produo de prova, podendo a parte a quem oposto o Iltimo articulado admiss+vel alterar, nos 4 dias subsequentes / respectiva notificao, o requerimento probat-rio anteriormente apresentado. 6os termos do art.5/ DG 43/&449, as partes podem apresentar a aco para saneamento, devendo, para o efeito, juntar petio conjunta. ?odavia, de acordo com o n& do referido preceito, na petio conjunta prevista no n , devem as partes$ Fdentificar os factos admitidos por acordo e os factos controvertidos, ?omar posio sobre as quest#es de direito relevantes, Rormular as respectivas pretens#es, Eequerer as respectivas provas, indicando de forma discriminada os factos sobre os quais recaem a inquirio de cada uma das testemunhas e a restante produo de prova, Eequerer a gravao da audi(ncia final ou a interveno do colectivo.

@egundo o art.5/1 DG 43/&449, o ru que, notificado pelo autor antes de instaurada a aco com vista / apresentao de petio conjunta, recuse essa apresentao ou no responda no pra0o de 2 dias renuncia / compensao, pela parte vencida, das custas de parte e, se o autor for a parte vencedora, a procuradoria fi'ada no m.'imo legal. !ontudo, nos termos do n4 do referido preceito, a notificao prevista no n1 remetida pelo correio, sob registo, e obedece a modelo aprovado por portaria do >inistrio da Hustia )"ortaria 459/&449, 1 de 8utubro*. De acordo com o art. 4/ DG 43/&449, recebidos os autos, o jui0 profere despacho saneador onde conhece imediatamente$ De todas as e'cep#es dilat-rias e nulidades processuais suscitadas pelas partes ou que deva apreciar oficiosamente, Do mrito da causa, se o estado do processo o permitir.

6os termos do art. 4/& DG 43/&449, quando no possa julgar de imediato a causa, o jui0 ordena a pr.tica das dilig(ncias ou dos actos necess.rios e adequados ao fim do processo em curso, designadamente$

36

!onvoca audi(ncia preliminar, para seleco da matria de facto ou e'erc+cio do contradit-rio, Designa dia para a audi(ncia final.

@egundo o art. &/ DG 43/&449, o depoimento das testemunhas pode ser prestado atravs de documento escrito, datado e assinado pelo seu autor, com indicao da aco a que respeita e do qual conste a relao discriminada dos factos a que assistiu ou que verificou pessoalmente e das ra0oes de ci(ncia invocadas. De acordo com o art. 2/ DG 43/&449, a matria de facto decidida na sentena, devendo, nos termos do n& do referido preceito, esta limitar7se / parte decis-ria, precedida da identificao das partes e da fundamentao sum.ria do julgado. 6os termos do art. 9 DG 43/&449, quando tenham sido tra0idos ao procedimento cautelar os elementos necess.rios / resoluo definitiva do caso, o tribunal pode, ouvidas as partes, antecipar o ju+0o sobre a causa principal. C$ Procedimentos Cautelares C$($ Noo e nature3a

!om os procedimentos cautelares tem7se em vista a emanao de uma provid(ncia provisria ou interina, destinada a durar somente enquanto no seja proferida deciso definitiva na aco principal j. proposta ou a propor posteriormente. :travs deles pretende7se evitar o denominado periculum in mora, ou seja, o preju+0o da demora inevit.vel da aco principal, decretando uma provid(ncia provis-ria que durar. apenas enquanto no for proferida deciso definitiva na aco principal. De acordo com o art.13 / classificadas em$ !"!, as provid(ncias cautelares, quanto / sua finalidade, podem ser

Conservat4rias so aquelas que visam manter a situao de facto anterior por forma a prevenir uma alterao que se antev( como prejudicial. ?emos como e'emplos o arresto )arts.449 a 4 !"!*, arrolamento )arts.4& a 4&B !"!*, embargo de obra nova )arts.4 & a 4 4 e 4 3 a 4&4 !"!* e a suspenso das delibera#es sociais )arts.159 a 153 !"!*. ?odas elas t(m por finalidade manter a situao e'istente por forma a que o direito do requerente conserve a susceptibilidade de reintegrao, %ntecipat4rias so aquelas que visam obstar a que se verifiquem preju+0os ocasionados pela demora da deciso definitiva, constituindo uma antecipao provis-ria dos efeitos dessa deciso. ?emos como e'emplos os alimentos provis-rios )arts.155 a 44& !"!*, a restituio provis-ria da posse )arts.151 a 152 !"!* e o arbitramento de reparao provis-ria )arts.441 a 442 !"!*.

6os termos do art.13 /& !"!, o interesse do requerente pode fundar7se num direito j. e'istente ou em direito emergente de deciso a proferir em aco constitutiva, j. proposta ou a propor. @egundo o art.13&/ !"!, os procedimentos cautelares revestem sempre car.cter urgente. !ontudo, nos termos do n& do referido preceito, os procedimentos instaurados perante o tribunal competente devem ser decididos, em Y instKncia, no pra0o m.'imo de & meses ou, se o requerido no tiver sido citado, de 2 dias. C$+$ ,ramitao Processual

6os termos do art.134/ !"!, com a petio inicial, oferecer. o requerente prova sum.ria do direito ameaado e justificar. o receio da leso. @egundo o art.132/ !"!, o tribunal ouvir. o requerido, e'cepto quando a audi(ncia puser em risco srio o fim ou a efic.cia da provid(ncia. De acordo com o art.132/& !"!, quando seja ouvido antes do decretamento da provid(ncia, o requerido citado para dedu0ir oposio, sendo a citao substitu+da por notificao quando j. tenha sido citado para a causa principal. 8 pra0o para dedu0ir oposio de 4 dias, nos termos do art.141/& !"! ex vi art.134/1 !"!. @egundo o art.132/1 !"!, a dilao, quando a ela haja lugar nos termos do art.&2&7: !"!, nunca pode e'ceder a durao de 4 dias.

37

De acordo com o art.132/4 !"!, no tem lugar a citao edital, devendo o jui0 dispensar a audi(ncia do requerido quando se certificar que a citao pessoal deste no vi.vel. : falta de oposio, no caso em que tenha lugar a citao ou notificao do requerido, tem o efeito cominat-rio previsto para o processo, ou seja, consideram7se provados os factos alegados pelo requerente. 6os termos do art.139/ !"!, findo o pra0o da oposio, quando o requerido haja sido ouvido, procede7se, quando necess.rio, / produo das provas requeridas ou oficiosamente determinadas pelo jui0. !ontudo, nos termos do n& do referido preceito, a audi(ncia final s- pode ser adiada, por uma Inica ve0, no caso de falta de mandat.rio de alguma das partes, devendo reali0ar7se num dos 2 dias subsequentes. @egundo o art.139/4 !"!, so sempre gravados os depoimentos prestados quando o requerido no haja sido ouvido antes de ordenada a provid(ncia cautelar. De acordo com o art.13B/ !"!, a provid(ncia decretada desde que haja probabilidade sria da e'ist(ncia do direito e se mostre suficientemente fundado o receio da sua leso. "orm, nos termos do n& do referido preceito, a provid(ncia pode, no obstante, ser recusada pelo tribunal, quando o preju+0o dela resultante para o requerido e'ceda consideravelmente o dano que com ela o requerente pretende evitar. 6os termos do art.13B/1 !"!, a provid(ncia decretada pode ser substitu+da por cauo adequada, a pedido do requerido, sempre que a cauo oferecida, ouvido o requerente, se mostre suficiente para prevenir a leso ou repar.7la integralmente. @egundo o art.13B/4 !"!, a substituio por cauo no prejudica o direito de recorrer do despacho que haja ordenado a provid(ncia substitu+da, nem a faculdade de contra esta dedu0ir oposio. De acordo com o art.133/ !"!, quando o requerido no tiver sido ouvido antes do decretamento da provid(ncia, 7lhe l+cito, em alternativa$ Eecorrer, nos termos gerais, do despacho que a decretou, quando entenda que, face aos elementos apurados, ela no devia ter sido deferida, Dedu0ir oposio, quando pretenda alegar factos ou produ0ir meios de prova no tidos em conta pelo tribunal e que possam afastar os fundamentos da provid(ncia ou determinar a sua reduo A neste caso, nos termos do art.133/& !"!, o jui0 decidir. da manuteno, reduo ou revogao da provid(ncia anteriormente decretada, cabendo recurso desta deciso, que constitui complemento e parte integrante da inicialmente proferida. 1ecursos e seus efeitos

C$2$

6os termos do art.13B7: !"!, das decis#es proferidas nos procedimentos cautelares no cabe recurso para o @upremo ?ribunal de Hustia, sem preju+0o dos casos em que o recurso sempre admiss+vel. @egundo o art.154/ !"!, se a provid(ncia for considerada injustificada ou vier a caducar por facto imput.vel ao requerente, responde este pelos danos culposamente causados ao requerido, quando no tenha agido com a prud(ncia normal. De acordo com o art.15 !"!, incorre na pena do crime de desobedi(ncia qualificada todo aquele que infrinja a provid(ncia cautelar decretada, sem preju+0o das medidas adequadas / sua e'ecuo coerciva.

C$:$

Caducidade !"!, o procedimento cautelar e'tingue7se e, quando decretada, a provid(ncia

6os termos do art.135/ caduca$

@e o requerente no propuser a aco da qual a provid(ncia depende dentro de 14 dias, contados da data em que lhe tiver sido notificada a deciso que a tenha ordenado ou se o requerente no tiver sido ouvido antes do decretamento da provid(ncia, o pra0o para a propositura da aco de que aquela depende de 4 dias, contados da notificao ao requerente de que foi efectuada ao requerido a notificao prevista no art.132/9 !"!, @e, proposta a aco, o processo estiver parado mais de 14 dias, por neglig(ncia do requerente, @e a aco vier a ser julgada improcedente, por deciso transitada em julgado, @e o ru for absolvido da instKncia e o requerente no propuser nova aco em tempo de aproveitar os efeitos da proposio da anterior,

38

@e o direito que o requerente pretende acautelar se tiver e'tinguido. )s procedimentos cautelares especificados

C$<$

:plicam7se sempre que estejam previstos para acautelar o risco de leso especialmente prevenido por qualquer uma das provid(ncias previstas nos arts.151 a 4&B !"!. 1estituio Provis4ria da Posse (arts$2G2F a 2G<F CPC) Posse encontra7se definida no art. &2 !! como sendo o poder que se manifesta quando algum actua por forma correspondente ao e'erc+cio do direito de propriedade ou de outro direito real. 8 !! regula ainda a defesa da posse nos arts. &B9 e ss. 8 art. &BB !! determina que o possuidor que for perturbado ou esbulhado pode manter7se ou restituir7se por sua pr-pria fora e autoridade, nos termos do art.119, ou recorrer ao tribunal para que este lhe mantenha ou restitua a posse. %ste artigo refere7se /s situa#es em que o possuidor foi perturbado ou esbulhado da posse. 8 art. &B5 !! disp#e que o possuidor que for esbulhado com viol(ncia tem o direito de ser restitu+do provisoriamente / sua posse, sem audi(ncia do esbulhador. %ste artigo prev( apenas os casos em que o possuidor foi dela esbulhado com viol(ncia. 8 esbulho pressup#e a privao total ou parcial da posse, ao passo que a perturbao no chega a tanto, ficando7se por um comportamento em que alterado o go0o e o e'erc+cio do direito. Casos em "ue o es ulDo foi de forma violenta %m consonKncia com o art. &B5 !!, determina o art.151 !"! que, no caso de esbulho violento, pode o possuidor pedir que seja restitu+do provisoriamente / sua posse, alegando os factos que constituem a posse, o esbulho e a viol(ncia. :o solicitar a restituio provis-ria da posse, o requerente tem apenas de alegar os factos que constituem a posse, o esbulho e a viol(ncia, conforme preceitua o art.151 !"!. Q claro que no basta alegar que tem a posse do bem. Dever. alegar os factos que sejam suscept+veis de caracteri0ar o e'erc+cio do direito em que a posse se tradu0. ?erminar. por pedir a restituio provis-ria do bem. 6os termos do art.154 !"!, se o jui0 reconhecer, pelo e'ame das provas, que o requerente tinha a posse e foi esbulhado dela violentamente, ordenar. a restituio, sem citao nem audi(ncia do esbulhador. 6os termos do art.31/ c* !"!, o tribunal territorialmente competente aquele em que deva ser proposta a aco principal. @e se tratar de bens im-veis, nos termos do art.B1 !"!, competente o tribunal da situao dos bens. 6o caso de bens m-veis deve ter7se em conta o estipulado no art.32 !"!. Casos de es ulDo sem viol9ncia ou de pertur ao da posse 6os termos do art.152 !"!, ao possuidor que seja esbulhado ou perturbado no e'erc+cio do seu direito, sem que ocorram as circunstKncias previstas no art.151, facultado, nos termos gerais, o procedimento cautelar comum. ?ambm, nos termos do art. &B9 !!, se o possuidor tiver justo receio de ser perturbado ou esbulhado por outrem, pode requerer que aquele que o ameaa seja intimado para se abster de lhe fa0er agravo, sob pena de multa e responsabilidade pelo preju+0o que causar, o que significa que a restituio provis-ria da posse sdeve ser requerida nas situa#es em que houve esbulho violento do bem possu+do. 6os casos em que se verificou mera ameaa ou perturbao da posse ou at mesmo esbulho, mas no de forma violenta, no haver. lugar a este procedimento cautelar especificado, mas sim a um procedimento cautelar. .uspenso de deli eraes sociais 6o art.159/ !"! esto previstos os pressupostos desta provid(ncia cautelar especificada, sendo eles$ =ue se trate de uma associao ou sociedade, =ue tome delibera#es contr.rias / lei, aos estatutos ou ao contrato,

39

Pra3o

=ue a e'ecuo dessas delibera#es pode causar dano apreci.vel.

6os termos do art.159/ !"!, o pra0o para instaurar o procedimento cautelar de 4 dias, o qual, nos termos do n1 do referido preceito, se conta a partir da data da assembleia em que as delibera#es foram tomadas ou, se o requerente no tiver sido regularmente convocado para a assembleia, da data em que ele teve conhecimento das delibera#es. Documento para instruir o re"uerimento @egundo o art.159/& !"!, o s-cio instruir. o requerimento com c-pia da acta em que as delibera#es foram tomadas e que a direco deve fornecer ao requerente dentro de &4h, quando a lei dispense reunio de assembleia, a c-pia da acta ser. substitu+da por documento comprovativo da deliberao. De acordo com o art.15B/& !"!, ainda que a deliberao seja contr.ria / lei, aos estatutos ou ao contrato, o jui0 pode dei'ar de suspend(7la, desde que o preju+0o resultante da suspenso seja superior ao que pode derivar da e'ecuo. 6os termos do art.153/ !"!, o disposto nesta seco aplic.vel, com as necess.rias adapta#es, / suspenso de delibera#es anul.veis da assembleia de cond-minos de prdio sujeito ao regime de propriedade hori0ontal. %limentos Provis4rios De acordo com o art.155/ !"!, como depend(ncia da aco em que, principal ou acessoriamente, se pea a prestao de alimentos, pode o interessado requerer a fi'ao de quantia mensal que deva receber, a t+tulo de alimentos provis-rios, enquanto no houver pagamento da primeira prestao definitiva. 6os termos do n& do referido preceito, a prestao aliment+cia provis-ria fi'ada em funo do estritamente necess.rio para o sustento, habitao e vestu.rio do requerente e tambm para as despesas da aco, quando o requerente no possa beneficiar do apoio judici.rio, neste caso, a parte relativa ao custeio da demanda deve ser destrinada da que se destina aos alimentos. @egundo o art.44 / !"!, os alimentos so devidos a partir do primeiro dia do m(s subsequente / data da deduo do respectivo pedido. 6os termos do art.444/ !"!, recebida em ju+0o a petio de alimentos provis-rios, logo designado dia para o julgamento, sendo as partes advertidas de que devem comparecer pessoalmente na audi(ncia ou nela se fa0er representar por procurador com poderes especiais para transigir. De acordo com o art.444/1 in fine !"!, a sentena oral e deve ser sucintamente fundamentada. %r itramento de reparao provis4ria 7 verificao de dano em consequ(ncia de morte ou leso corporal resul7 tante de facto il+cito e culposo ou que o dano seja suscept+vel de pXr seria7 mente em causa o sustento ou habitao do requerido, 5undamentos N verificao de uma situao de necessidade em consequ(ncia desses da7 nos )art.441/& !"!*,

7 esteja indiciada a e'ist(ncia de obrigao de indemni0ar a cargo do re7 querido )art.441/& in fine !"!* 1egime processual nos termos do art.444/ !"!, aplic.vel ao processamento da provid(ncia referida no art.441 !"! o disposto acerca dos alimentos provis-rios, com as necess.rias adapta#es. %rresto @egundo o art.449/ !"!, o credor que tenha justificado receio de perder a garantia patrimonial do seu crdito pode requerer o arresto de bens do devedor.

40

6os termos do art.449/& !"!, o arresto consiste numa apreenso judicial de bens, / qual so aplic.veis as disposi#es relativas / penhora, em tudo quanto no contrariar o preceituado nesta subseco. Processamento De acordo com o art.44B/ !"!, o requerente do arresto dedu0 os factos que tornam prov.vel a e'ist(ncia do crdito e justificam o receio invocado, relacionando os bens que devem ser apreendidos, com todas as indica#es necess.rias / reali0ao da dilig(ncia. 6os termos do art.443/ !"!, e'aminadas as provas produ0idas, o arresto decretado, sem audi(ncia da parte contr.ria, desde que se mostrem preenchidos os requisitos legais. Caducidade 6os termos do art.4 4 !"!, o arresto fica sem efeito, no s- nas situa#es previstas no art.135, mas tambm no caso de, obtida na aco de cumprimento sentena com trKnsito em julgado, o credor insatisfeito no promover e'ecuo dentro dos & meses subsequentes, ou se, promovida a e'ecuo, o processo ficar sem andamento durante mais de 14 dias, por neglig(ncia do e'equente. Em argo de ) ra Nova De acordo com o art.4 &/ !"!, aquele que se julgue ofendido no seu direito de propriedade, singular ou comum, em qualquer outro direito real ou pessoal de go0o ou na sua posse, em consequ(ncia de obra, trabalho ou servio novo que lhe cause ou ameace causar preju+0o, pode requerer, dentro de 2= dias, a contar do conhecimento do facto, que a obra, trabalho ou servio seja mandado suspender imediatamente. Em argo e!tra7udicial 6os termos do art.4 &/& !"!, o interessado pode tambm fa0er directamente o embargo por via e'trajudicial, notificando verbalmente, perante duas testemunhas, o dono da obra, ou, na sua falta, o encarregado ou quem o substituir para a no continuar. De acordo com o art.4 3/ !"!, o embargo feito ou ratificado por meio de auto, no qual se descrever., minuciosamente, o estado da obra e a sua mediao, quando seja poss+vel. 6otificar7se7. o dono da obra ou, na sua falta, o encarregado ou quem o substitua, para a no continuar. @egundo o art.4&4/ !"!, se o embargado continuar a obra, sem autori0ao, depois da notificao e enquanto o embargo subsistir, pode o embargante requerer que seja destru+da a parte inovada. %rrolamento 6os termos do art.4& / !"!, havendo justo receio de e'travio, ocultao ou dissipao de bens, m-veis ou im-veis, ou de documentos, pode requerer7se o arrolamento deles. 8 arrolamento consiste na descrio, avaliao ou dep-sito dos bens. De acordo com o art.4&&/ !"!, o arrolamento pode ser requerido por qualquer pessoa que tenha interesse na conservao dos bens ou dos documentos. @egundo o art.4&B/ !"!, como preliminar ou incidente da aco de separao judicial de pessoas e bens, div-rcio, declarao de nulidade ou anulao de casamento, qualquer dos cXnjuges pode requerer o arrolamento de bens comuns, ou de bens pr-prios que estejam sob a administrao do outro e aqui no necess.rio alegar e provar o receio de e'travio, ocultao ou dissipao. C#$ ) processo comum de declarao C#$($ Petio #nicial

: petio inicial o articulado em que o autor prop#e a aco, formulando a tutela jurisdicional pretendida, para o que ter. de e'por os respectivos fundamentos de facto e de direito. %sta constitui a base do processo. @em este articulado no pode e'istir qualquer processo, embora seja conceb+vel a e'ist(ncia de um processo sem os outros articulados que se deviam seguir. 6os termos do art.49B/ !"!, na petio, com que prop#e a aco, deve o autor$

41

Designar o tribunal em que a aco proposta )a designao do tribunal implica a determinao da compet(ncia. "ara sabermos qual o tribunal ao qual devemos dirigir a petio inicial, temos que conjugar as normas do !"!, da Gei da 8rgani0ao e Runcionamento dos ?ribunais Hudiciais )G 1/55, 1 de Haneiro* e do Eegulamento da Gei 8rgKnica dos ?ribunais Hudiciais )DG 397:/55, 1 de >aio*. 6uma Y fase, devemos determinar a compet(ncia territorial, nos termos dos arts.B1 e ss !"!. 6uma &Y fase, vamos verificar se e'iste na comarca algum tribunal de compet(ncia especiali0ada ou espec+fica para conhecer e decidir daquela aco em concreto. "ara tal, teremos de consultar a G8R?H e o respectivo Eegulamento. %m regra, os tribunais de Y instKncia so os tribunais de comarca, que possuem compet(ncia genrica, ou seja, compet(ncia para conhecer e decidir quaisquer ac#es c+veis ou penais. %'istem tribunais de compet(ncia especiali0ada que apenas conhecem determinadas matrias )p.e'$ tribunais do trabalho, de fam+lia e menores, comrcio, mar+timos, etc*. %'istem tribunais de compet(ncia espec+fica que conhecem, em matria c+vel, das ac#es com determinado valor )p.e'$ varas c+veis A ac#es de valor superior / alada do ?ribunal da Eelao, ju+0os c+veis A ac#es de valor igual ou inferior / alada da Eelao, ju+0os de pequena instKncia c+vel A ac#es de valor igual ou inferior / alada do tribunal de Y instKncia* e identificar as partes, indicando os seus nomes, domic+lios ou sedes e, sempre que poss+vel, nImeros de identificao civil e identificao fiscal, profiss#es e locais de trabalho Fndicar o domic+lio profissional do mandat.rio judicial A no necess.rio fa0er tal indicao, se a petio inicial for feita em papel timbrado do advogado, donde consta tal indicao, ou se ap#e o carimbo do advogado na mesma pea processual, Fndicar a forma do processo A no caso de a aco seguir a forma de processo comum, a forma a indicar depende do valor$ ordin.rio A se o valor for superior a L14.444, sum.rio A se o valor for igual ou inferior a L14.444, e'cepto se no ultrapassar o valor da alada da Y instKncia )L2.444* e sumar+ssimo A se a aco se destinar a e'igir o cumprimento de obriga#es pecuni.rias, a indemni0ao pelo dano ou a entrega de coisas m-veis, %'por os factos e as ra0oes de direito que servem de fundamento / aco, Rormular o pedido, Declarar o valor da causa, Designar o agente de e'ecuo incumbido de efectuar a citao ou o mandat.rio judicial respons.vel pela sua promoo.

: petio inicial composta por$ a) Cabealho ou introito A nesta parte designado o tribunal onde a aco proposta, se identificam as partes, se indica o domic+lio profissional do mandat.rio judicial e se indica a forma de processo, de acordo com o art.49B/ a*, b* e c* !"!. @e faltar algum destes elementos, nos termos do art.4B4 a*, b*, c* e d* !"!, a secretaria recusar. a petio, ) Narrao a parte da petio inicial em que o autor e'p#e os factos e as ra0#es de direito que servem de fundamento / aco. : narrao dos factos assume uma importKncia superior / que atribu+da / indicao dos fundamentos de direito. 8 autor no pode limitar7se a alegar s- e secamente o facto jur+dico de que emerge o seu direito$ tem de indicar pormenori0adamente outros factos e circunstKncias complementares, das quais possa resultar a demonstrao de que aquele facto central e'iste e bem assim a compreenso do seu significado e alcance. 8 autor deve alegar os factos principais e os factos instrumentais. 8s factos devem ser dedu0idos por artigos, nos termos do art. 2 /& !"!, correspondendo um facto a cada artigo. :qui, deve o advogado seleccionar, de entre os factos narrados pelo cliente, os que t(m relevKncia para a deciso da causa, o que implica a sua subsuno /s normas jur+dicas aplic.veis. % de entre os factos a alegar, deve seleccionar aqueles que integram a causa de pedir da aco. % para alm desses, deve alegar os factos instrumentais do)s* facto)s* principal )ais*, que consubstancia a causa de pedir e os factos secund.rios., c) Concluso a parte da petio inicial em que o autor formula o pedido, ou seja, a tutela jur+dica que pretende obter. 8 pedido a pretenso dedu0ida em ju+0o pelo autor para soluo do lit+gio. Deve constituir a concluso l-gica da narrao dos factos e do seu enquadramento no sistema legal. Deve ser formulado na parte final da concluso da petio inicial, no sendo suficiente uma refer(ncia acidental na parte narrativa. @e a aco for declarativa de condenao A para alm de tal condenao, deve pedir7se a condenao do ru / prestao de uma coisa ou de um facto, se a aco for de simples apreciao A

42

deve pedir a declarao da e'ist(ncia ou ine'ist(ncia o direito ou do autor ou do ru, consoante a aco for de simples apreciao positiva ou negativa, se a aco for constitutiva A deve pedir7se a constituio do direito ou a sua e'tino. Jtili0a7se normalmente a seguinte f-rmula$ ;Nestes termos e nos demais de direito, deve a presente aco ser julgada totalmente procedente por provada e, em consequncia, declarar se que!, condenando se o r"u a pagar ao autor#a entregar ao autor#a praticar tal facto ou a$ster se de!<. : petio inicial deve conter ainda algumas indica#es complementares. 8 art.49B/ f* !"! refere a declarao do valor da causa. : sua omisso fundamento de recusa pela secretaria, de acordo com o art.4B4 e* !"!. :lm disso, deve conter a meno dos documentos que so juntos para prova dos factos alegados. : petio inicial deve ser assinada pelo mandat.rio judicial do autor. 6o o poder. ser por este, visto que no processo ordin.rio obrigat-ria a constituio de advogado. : falta de assinatura tambm motivo de recusa do seu recebimento pela secretaria, nos termos do art.4B4 g* !"!. Deve ser junta a procurao passada pelo autor ao advogado. @egundo o art.49B/1 !"!, o autor deve juntar / petio inicial o documento comprovativo do prvio pagamento da ta'a de justia devida ou da concesso do benef+cio de apoio judici.rio, na modalidade de dispensa do mesmo. : falta deste documento , nos termos do art.4B4 f* !"!, motivo de recusa do recebimento pela secretaria, e'cepto no caso previsto no art.49B/2 !"!. C#$($($ % causa de pedir : lei no define o que causa de pedir, indicando apenas qual a causa de pedir em determinados tipos de ac#es. :ssim, nos termos do art.453/4 &Y parte !"! di07se que$ 6as ac#es reais, a causa de pedir o facto jur+dico de que deriva o direito real, 6as ac#es constitutivas e de anulao, a causa de pedir o facto concreto ou a nulidade espec+fica que se invoca para obter o efeito pretendido.

6o f.cil dar uma noo geral de causa de pedir que abranja todo o tipo de ac#es. >anuel de :ndrade d. a seguinte noo de causa de pedir$ !ausa de pedir o acto ou facto jur+dico, simples ou comple'o, mas sempre concreto, de onde emerge o direito que o autor pretende valer em ju+0o. ?al noo no abarca todo o tipo de ac#es, v.g. as ac#es de simples apreciao negativa. De acordo com o art. 51/ !"!, nulo todo o processo quando for inepta a petio inicial. @egundo o art. 51/& !"!, di07se inepta a petio nos seguintes casos$ =uando falte ou seja inintelig+vel a indicao do pedido ou da causa de pedir, =uando o pedido esteja em contradio com a causa de pedir, =uando se cumulem causas de pedir ou pedidos substancialmente incompat+veis.

6os termos o art.&33/ e* !"!, o jui0 deve absolver o ru da instKncia quando julgue procedente alguma outra e'cepao dilat-ria. 5actos instrumentais Di0em7se instrumentais os factos que, embora no fa0endo parte da causa de pedir )facto principal*, so instrumento para, em certas situa#es, dar7se como assente o facto principal. C#$($+$ ,ipos de pedidos 6a petio inicial, o autor pode formular$ "edidos alternativos A relativamente a direitos que por sua nature0a ou origem sejam alternativos ou possam resolver7se em alternativa, de acordo com o art.493/ !"! )formulam7se atravs da utili0ao da conjuno ;ou<*,

43

"edidos subsidi.rios A nos termos do art.495/ !"!, di07se subsidi.rio o pedido que apresentado ao tribunal para ser tomado em considerao somente no caso de no proceder um pedido anterior A ;se assim se no entender deve_<, "edidos cumulativos A nos termos do art.4B4/ !"!, pode o autor dedu0ir cumulativamente contra o ru, num s- processo, v.rios pedidos que sejam compat+veis, se no se verificarem as circunstKncias que impedem a coligao*, "edidos genricos A segundo o art.4B / !"!, poss+vel formular pedidos genricos nos seguintes casos$ =uando o objecto mediato da aco seja uma universalidade, de facto ou de direito, =uando no seja ainda poss+vel determinar, de modo definitivo, as consequ(ncias do facto il+cito, ou o lesado pretenda usar da faculdade que lhe confere o art.295 !!, =uando a fi'ao do quantitativo esteja dependente de prestao de contas ou de outro acto que deva ser praticado pelo ru, "edido de presta#es vincendas A nos termos do art.4B&/ !"!, tratando7se de presta#es peri-dicas, se o devedor dei'ar de pagar, podem compreender7se no pedido e na condenao tanto as presta#es j. vencidas como as que se vencerem enquanto subsistir a obrigao.

#ndicao da Prova De acordo com o art.49B/& !"!, no final da petio, o autor pode, desde logo, apresentar o rol de testemunhas e requerer outras provas. 6a aco sumar+ssima, nos procedimentos cautelares, nos incidentes e no regime processual e'perimental, obrigat-ria a indicao dos meios de prova logo na petio. : Inica vantagem de tal indicao logo na petio a de suprir o esquecimento do advogado no momento indicado para tal indicao )art.2 &/ !"!*. : grande desvantagem a de a parte contr.ria ficar a conhecer a$ initio as testemunhas do autor, o que poder. facilitar a definio da estratgia da defesa. C#$($2$ #ndicao do valor da aco 6o final da petio inicial, deve o autor indicar o valor da aco, determinado pelas regras dos arts.142 e ss !"!. 8 valor da aco consiste no valor processual, que tem influ(ncia$ 6a fi'ao da compet(ncia do tribunal, 6a forma do processo, 6a possibilidade ou no de recurso.

6em sempre tal valor considerado para efeitos das custas finais. "or ve0es, devemos seguir um critrio pragm.tico na indicao do valor da aco, a fim de conferir um valor que permita o recurso da deciso final. 6o entanto, o art.1 2/ !"! estatui que compete ao jui0 fi'ar o valor da causa, sem preju+0o do dever de indicao que impende sobre as partes. &untada 6o final da petio, deve o autor indicar a juno de procurao, dos documentos e respectivas c-pias para a)s* parte)s* contr.ria)s*, dos duplicados, do documento comprovativo do pagamento da ta'a de justia ou do documento de concesso de proteco jur+dica. @e enviar a petio inicial por transmisso electr-nica de dados, no carece a parte de juntar os originais da procurao, dos documentos e do documento comprovativo do pagamento da ta'a de justia nem os duplicados )arts. 24/1 !"! e 1/ "ortaria 4/&443*. %ssinatura da petio

44

6o final da petio inicial, o mandat.rio do autor deve apor a sua assinatura e carimbo. Deve, tambm, rubricar as restantes folhas da petio. !aso envie a petio por transmisso electr-nica de dados, deve apor a sua assinatura electr-nica. %utoli"uidao da ta!a de 7ustia : ta'a de justia autoliquidada, nos termos do art. B/ "ortaria 4 57:/&445, B de :bril atravs de$ >ultibanco, Domeban`ing, Directamente na !ai'a [eral de Dep-sitos.

Entrega da petio : petio pode ser entregue directamente na secretaria do tribunal, juntamente com a procurao, os documentos, os duplicados e c-pias dos documentos )tantas quantos os rus* e o documento comprovativo do pagamento da ta'a de justia. : petio pode ser enviada por correio registado, fa' ou transmisso electr-nica de dados. C#$+$ Contestao

: contestao o articulado segundo o qual dada ao ru a oportunidade de se defender da pretenso formulada pelo autor na petio inicial. Q, em suma, a resposta do ru / petio inicial do autor. : contestao composta por$ a* Cabealho nos termos do art.433 Y parte !"!, deve o ru individuali0ar a aco, o que significa que deve$ Designar o tribunal, Fdentificar as partesO Eeferir ainda o nImero do processo, o ju+0o ou vara e a seco por onde corre a aco,

b* Narrao segundo o art.433 &Y parte !"!, a parte do articulado em que o ru e'p#e ) narra* as ra0#es de facto e de direito por que se op#e / pretenso do autor, especificando separadamente as e'cep#es que dedu0a, c* Concluso deve conter a formulao do respectivo pedido, que pode ser o de absolvio da instKncia ou o de absolvio do pedido. Deve ainda o ru indicar os documentos que junta, incluindo a procurao passada a advogado, quando o patroc+nio for obrigat-rio. @endo obrigat-ria a constituio de advogado, nos termos do art.1& !"!, o articulado deve ser assinado pelo mandat.rio do ru. C#$+$($ Pra3o em "ue deve ser apresentada 6o processo ordin.rio, nos termos do art.439/ !"!, a contestao deve ser apresentada no pra0o de 14 dias a contar da citao, comeando o pra0o a correr desde o termo da dilao, quando a esta houver lugar. ?al pra0o de &4 dias no processo sum.rio, nos termos do art.B31 !"! e de sumar+ssimo, nos termos do art.B54 !"!. 2 dias no processo

@egundo o art.439/& !"!, quando termine em dias diferentes o pra0o para a defesa por parte dos v.rios rus, a contestao de todos ou de cada um deles pode ser oferecida at ao termo do pra0o que comeou a correr em Iltimo lugar. C#$+$+$ % defesa* por impugnao e por e!cepo 6os termos do art.43B/ !"!, na contestao tanto cabe$ Defesa por impugnao Defesa por e!cepo

45

@egundo o art.43B/& Y parte !"!, a defesa por impugnao aquela em que o ru contradi0 os factos articulados na petio ou quando afirma que esses factos no podem produ0ir o efeito jur+dico pretendido pelo autor e segundo o art.43B/& in fine !"!, a defesa por e'cepo aquela em que o ru alega factos que obstam / apreciao do mrito da aco ou que, servindo de causa impeditiva, modificativa ou e'tintiva do direito invocado pelo autor, determinam a improced(ncia total ou parcial do pedido. Defesa por impugnao C#$+$2$ Pnus de impugnao 8 ru tem o -nus de impugnao, devendo, nos termos do art.454/ !"!, tomar posio definida perante os factos articulados na petio. De acordo com o art.454/& !"!, consideram7se admitidos por acordo os factos que no forem impugnados, salvo se$ %stiverem em oposio com a defesa considerada no seu conjunto, 6o for admiss+vel confisso sobre eles, @- puderem ser provados por documento escrito.

@egundo o art.454/1 !"!, se o ru declarar que no sabe se determinado facto real, a declarao equivale a confisso quando se trate de facto pessoal ou de que o ru deva ter conhecimento e equivale a impugnao no caso contr.rio. 6os termos do art.454/4 !"!, no aplic.vel aos incapa0es, ausentes e incertos, quando representados pelo >inistrio "Iblico ou por advogado oficioso, o -nus de impugnao, nem o preceituado no nImero anterior. Defesa por e!cepo 6este tipo de defesa, o ru aceita a narrao f.ctica apresentada pelo autor. "orm, fa0 chegar ao processo novos factos suscept+veis de gerar a sua absolvio da instKncia )ou a remessa do processo para outro tribunal*, ou de impedir, modificar ou e'tinguir o direito que o autor pretende fa0er valer com a propositura da aco. "recisamente em funo dos efeitos produ0idos por este meio defensional, nos termos do art.451/ !"!, distingue7se entre$ E!cepes dilat4rias E!cepes perempt4rias 6os termos do art.451/& !"!, as e'cep#es dilat-rias so aquelas que obstam a que o tribunal conhea do mrito da causa e do lugar / absolvio da instKncia ou / remessa do processo para outro tribunal, consistindo na arguio de quaisquer irregularidades ou v+cios de car.cter processual. %sto ligadas aos pressupostos processuais, ou seja, / verificao dos requisitos formais, de cuja verificao, no caso concreto, depende o dever do jui0 pronunciar7se sobre o pedido formulado. Do art.454 !"! consta a enumerao das e'cep#es dilat-rias, a qual, tendo car.cter meramente e'emplificativo, to completa que, praticamente, cobre todas as hip-teses poss+veis. "or sua ve0, nos termos do art.451/1 !"!, as e'cep#es perempt-rias so aquelas que importam a absolvio total ou parcial do pedido e consistem na invocao de factos que impedem, modificam ou e'tinguem o efeito jur+dico dos factos articulados pelo autor. !ontrariamente ao que sucede com as e'cep#es dilat-rias, a lei no enumera qualquer e'cepo perempt-ria. Deste modo, podemos di0er que so factos impeditivos os que geram a invalidade dos neg-cios jur+dicos )e'$ erro, dolo, coaco, simulao*, factos modificativos os que tenham os termos do direito do autor validamente constitu+do )e'$ concesso de uma morat-ria ao ru devedor, a mudana do percurso ou lugar de uma servido e a concentrao do objecto da obrigao* e factos e'tintivos os que tenham e'tinguido o direito do autor depois de validamente constitu+do )e'$ pagamento, a prescrio, a caducidade, o perdo, a renIncia*. 8 art.459 !"! refere que o tribunal conhece oficiosamente das e'cep#es perempt-rias cuja invocao a lei no torne dependente da vontade do interessado. :ssim, sero de conhecimento oficioso, entre outras$ :s nulidades )art.&39 !!*,

46

: caducidade estabelecida em matria e'clu+da da disponibilidade das partes )art.11 / !!*, 8 pagamento, : novao, Dao em cumprimento.

6em sempre f.cil concluirmos se estamos em presena de uma e'cepo. "or isso, em caso de dIvida, o autor deve sempre responder / matria do que considere ser uma e'cepo, para obstar a que o facto possa vir a ser considerado confessado, face ao disposto no art.242 !"!. C#$+$:$ % 1econveno Conceito : reconveno tem lugar quando o ru formula contra o autor qualquer pedido que no seja pura consequ(ncia da sua defesa. 8 ru no se limita a sustentar o mal fundado da pretenso do autor, mas dedu0 contra este um pedido aut-nomo. ?rata7se de uma espcie de contra7aco. C#$+$<$ 1e"uisitos da sua admissi ilidade 1e"uisitos formais (processuais) 6os termos do art.&B4/1 !"!, no admiss+vel a reconveno, quando ao pedido do ru corresponda uma forma de pedido diferente da que corresponde ao pedido do autor, salvo se a diferena provier do diverso valor dos pedidos ou o jui0 a autori0ar, nos termos previstos no art.1 / e & !"!, com as necess.rias adapta#es. :ssim, em princ+pio, no admiss+vel dedu0ir reconveno, pedindo por e'emplo, a constituio de uma servido, numa aco especial de diviso de coisa comum ou vice7versa. ?em tambm de haver uma relativa identidade do ju+0o competente para os dois pedidos )o da aco e o reconvencional*. :ssim, nos termos do art.53/ !"!, o tribunal da aco competente para as quest#es dedu0idas por via de reconveno, desde que tenha compet(ncia para elas em ra0o da nacionalidade, da matria e da hierarquia, se a no tiver, o reconvindo absolvido da instKncia. 1e"uisitos su stanciais (materiais) !onstam do art.&B4/& !"!. Deste modo, de acordo com este artigo, a reconveno admiss+vel nos seguintes casos$ =uando o pedido do ru emerge do facto jur+dico que serve de fundamento / aco )por e'$ numa aco a reclamar uma prestao a que o autor teria direito por fora de um contrato bilateral, o ru pede que aquele seja condenado a cumprir o mesmo contrato* ou / defesa )por e'$ numa petio de herana por efeito de sucesso leg+tima, o ru defende7se com um testamento em que o de cujus o nomeou seu herdeiro universal e pede que o autor seja condenado a abrir mo de alguns bens da herana que tem na sua posse*, =uando o ru se prop#e obter a compensao )por e'$ : vendeu a P uma caldeira/cuba destinada / produo de queijo, pelo preo de L2.444,44, por conta do qual P entregou L .444,44. !omo P no lhe pagou o remanescente, : prop#e uma aco pedindo a sua condenao no pagamento da importKncia de L4.444,44. 6a contestao, P reconhecendo embora que deve tal importKncia a :, vem alegar que a cuba apresentava defeitos de funcionamento, que lhe solicitou a sua reparao, mas que a autora no o fe0. :lega tambm que teve preju+0os na sua produo industrial, resultantes da avaria da caldeira, no montante de L9.444,44. : r deve invocar a compensao )e'cepo perempt-ria* at / importKncia de L4.444,44, e, em reconveno, pedir a condenao da autora a pagar7lhe o remanescente, ou seja a importKncia de L&.444,44* ou tornar efectivo o direito a benfeitorias ou despesas relativas / coisa cuja entrega lhe pedida )por e'$ 8 senhorio prop#e aco de despejo contra o inquilino com o fundamento da falta de resid(ncia permanente no arrendado, pedido a resoluo do contrato de arrendamento e a entrega do im-vel. 8 inquilino contesta a aco e, admitindo que no reside no local, alega que fe0 obras no locado )v.g. assentamento de novo mosaico e a0ulejos na co0inha e casas de banho*, pedindo a condenao do autor no pagamento do valor das obras reali0adas*, =uando o pedido do ru tende a conseguir, em seu benef+cio, o mesmo efeito jur+dico que o autor se prop#e obter )por e'$ numa aco de div-rcio com fundamento em adultrio o ru impugna os factos alegados pela autora e, em reconveno, pede que o div-rcio seja decretado com fundamento na separao de facto por 1 anos consecutivos*.

47

: reconveno dedu0ida no mesmo articulado da contestao e a seguir / defesa por impugnao ou por e'cepo, se a elas houver lugar. 6as conclus#es, o ru pede a condenao do autor no pedido que formulou$ ;Nestes termos e nos demais de direito, deve a aco ser julgada totalmente improcedente por no provada e o r"u a$solvido do pedido, e deve a reconveno ser julgada totalmente procedente por provada e o autor reconvindo condenado a pagar ao r"u reconvinte a import%ncia de &! <. 6o final da reconveno, deve o ru7reconvinte indicar o valor da reconveno. Deve tambm fa0er a juno da procurao, documentos, duplicados, c-pias dos documentos e documento comprovativo do pagamento da ta'a de justia ou do comprovativo do pedido de proteco jur+dica. 6o final, o advogado do ru ap#e a sua assinatura e carimbo. C#$+$>$ 1evelia 1evelia a soluta verifica7se, nos termos do art.431 !"!, quando o ru, alm de no dedu0ir qualquer oposio, no constituir mandat.rio nem intervier de qualquer forma no processo, verificar. o tribunal se a citao foi feita com as formalidades legais e mand.7la7. repetir quando encontre irregularidades. 1evelia relativa verifica7se, nos termos do art.434/ !"!, quando o ru, embora no conteste, tendo sido ou devendo considerar7se citado regularmente na sua pr-pria pessoa ou tendo juntado procurao a mandat.rio judicial no pra0o da contestao, consideram7se confessados os factos articulados pelo autor. Conse"u9ncias a) !onfisso dos factos alegados pelo autor )art.434/ in fine !"!*, ) 8 processo facultado para e'ame no pra0o de 4 dias, primeiro ao advogado do autor e depois ao advogado do ru, para alegarem por escrito, e em seguida proferida sentena, julgando a causa conforme for de direito )art.434/& !"!*, condenando o ru no pedido, absolvendo7o da instKncia, por falta de pressupostos processuais, no supridos, ou julgando a aco improcedente e absolvendo o ru do pedido, por inconclud(ncia da petio inicial. E!cepes 6os termos do art.432 !"!, no se aplica o disposto no art.434 !"!, nas seguintes situa#es$ =uando, havendo v.rios rus, algum deles contestar, relativamente aos factos que o contestante impugnar, =uando o ru ou algum dos rus for incapa0, situando7se a causa no Kmbito da incapacidade, ou houver sido citado editalmente e permanea na situao de revelia absoluta, =uando a vontade das partes for inefica0 para produ0ir o efeito jur+dico que pela aco se pretende obter, =uando se trate de factos para cuja prova se e'ija documento escrito. 1plica (processo ordinrio)

C#$2$

!onstitui o articulado por meio do qual o autor responde / contestao do ru. C#$2$($ /uando admitida 6os termos do art.24&/ !"!, / contestao pode o autor responder na rplica, se for dedu0ida alguma e'cepo e somente quanto / matria desta, a rplica serve tambm para o autor dedu0ir toda a defesa quanto / matria da reconveno, mas a esta no pode ele opor nova reconveno. @egundo o referido preceito, mas no seu n&, nas ac#es de simples apreciao negativa, a rplica serve para o autor impugnar os factos constitutivos que o ru tenha alegado e para alegar os factos impeditivos ou e'tintivos do direito invocado pelo ru. C#$2$+$ Pra3o em "ue deve ser apresentada 6os termos do art.24&/1 !"!, a rplica deve ser apresentada dentro de (< dias, a contar daquele em que for ou se considerar notificada a apresentao da contestao, o pra0o ser., porm, de 2= dias, se tiver havido reconveno ou se a aco for de simples apreciao negativa. 1esposta (processo sumrio)

48

6os termos dos arts.B32 e B39 !"!, esta s- admiss+vel quando, tendo sido dedu0ida contestao e nesta tenha sido dedu0ida defesa por e'cepo ou reconveno. Pra3os @egundo o art.B32 !"!, se for dedu0ida alguma e'cepo, pode o autor, nos (= dias subsequentes / notificao ordenada pelo art.45&, responder o que se lhe oferecer, mas somente quanto / matria da e'cepo. @egundo o art.B39 !"!, se o ru tiver dedu0ido reconveno ou a aco for de simples apreciao negativa, o pra0o para a resposta de += dias. C#$2$2$ %lterao da causa de pedir e do pedido e suas conse"u9ncias 6os termos do art.&B1/ e & !"!, quando o processo admitir rplica, esta constitui uma oportunidade para possibilitar a alterao do pedido e da causa de pedir. %mbora a lei determine que a citao produ0 o efeito de tornar est.veis os elementos essenciais da causa, segundo os arts.&93 e 43 b* !"!, permite /s partes, em certas circunstKncias, algumas modifica#es$ ampliao, reduo ou alterao do pedido e da causa de pedir. 6os termos do art.&B& !"!, havendo acordo das partes, a alterao objectiva poss+vel em qualquer altura do processo. @egundo o art.&B1/ !"!, na falta de acordo, a causa de pedir s- pode ser alterada ou ampliada na rplica, se o processo o admitir, a no ser que a alterao ou ampliao seja consequ(ncia de confisso feita pelo ru e aceita pelo autor. De acordo com o art.&B1/& Y parte !"!, o pedido pode tambm ser alterado ou ampliado na rplica. :lm disso, o autor pode, em qualquer altura, redu0ir o pedido. @endo a reduo do pedido desejada pelo autor, nenhum obst.culo se coloca / sua admissibilidade, visto que sempre favor.vel ao ru. 6os termos do art.&59/& !"!, a reduo equivale / desist(ncia parcial do pedido. @egundo o art.&B1/& in fine !"!, o autor tambm pode ampliar o pedido at ao encerramento da discusso em Y instKncia se a ampliao for o desenvolvimento ou consequ(ncia do pedido primitivo. De acordo com o art.&B1/9 !"!, permitida a modificao simultKnea do pedido e da causa de pedir, desde que tal no implique convolao para relao jur+dica diversa da controvertida. !onstituindo a modificao do pedido ou da causa de pedir uma das fun#es da rplica, isso no significa que o autor possa apresentar este articulado sempre que pretenda tal modificao. "elo contr.rio, essa modificao pode ser requerida na rplica se o processo admitir este articulado. C#$2$:$ Conse"u9ncias da no apresentao da rplica 6os termos do art.242 !"!, se no for apresentada rplica ou se neste articulado no forem impugnados os novos factos alegados pela parte contr.ria, tais factos consideram7se admitidos por acordo, nos termos do art.454 !"!. De acordo com o art.454/& !"!, devem, porm, ser tidos por impugnados os factos alegados pelo ru que, embora no tenham sido objecto de impugnao na rplica, estejam em oposio com o conjunto dos factos alegados pelo autor em ambos os articulados )petio e contestao*. @egundo o art.434/ !"!, no caso de o ru ter dedu0ido pedido reconvencional, o autor fica na situao de revelia se no replicar, o que significa que se consideram confessados os factos que servem de causa de pedir / reconveno. C#$:$ ,rplica

Q o articulado que constitui a resposta do ru / rplica do autor. C#$:$($ /uando admitida 6os termos do disposto no art.241/ !"!, esta admiss+vel apenas em dois casos$

49

=uando tiver havido rplica e nesta tiver sido modificado o pedido ou a causa de pedir, =uando o autor tiver, na rplica, dedu0ido alguma e'cepo contra o pedido reconvencional formulado pelo ru.

: trplica , portanto, a resposta do ru / modificao do pedido ou da causa de pedir ou a resposta /s e'cep#es dedu0idas pelo autor contra a reconveno. 6os termos do art.241/ in fine !"!, o conteIdo da trplica no pode e'ceder os limites que justificam a sua admissibilidade, ou seja, deve restringir7se / matria da modificao ou / matria da defesa contra a e'cepo oposta / reconveno. @e e'ceder esse limite, e na medida em que o e'ceda, verifica7se uma nulidade processual. 6os termos do art.242 !"!, tambm a falta de trplica ou a falta de resposta quer / e'cepo dedu0ida pelo autor na rplica quer / nova causa de pedir, t(m o efeito previsto no art.454 !"!, ou seja, determina que os factos se considerem admitidos por acordo. C#$:$+$ Pra3o em "ue deve ser apresentada @egundo o art.241/& !"!, a trplica ser. apresentada dentro de (< dias a contar daquele em que for ou se considerar notificada a apresentao da rplica. !ontudo, nos termos do art.244 !"!, o pra0o pode, a requerimento do interessado, ser prorrogado por um per+odo de tempo que no dever. ser superior a 2 dias, nos termos previstos no art.439/4, 2 e 9 !"!. C#$<$ Conceito 8s factos constitutivos, modificativos ou e'tintivos do direito, com interesse para uma boa deciso da causa devem ser apresentados na fase dos articulados )petio, contestao, rplica, trplica*. 6os termos do art.249/& !"!, di0em7se supervenientes tantos os factos ocorridos posteriormente ao termo dos pra0os dos articulados normais ) superveni9ncia o 7ectiva*, como os factos anteriores de que a parte stenha conhecimento depois de findarem esses pra0os ) superveni9ncia su 7ectiva*, devendo neste caso produ0ir7se prova da superveni(ncia. C#$<$($ /uando podem ser dedu3idos e relativamente a "ue factos @egundo o art.249/1 !"!, o novo articulado em que se aleguem factos supervenientes ser. oferecido nos seguintes momentos$ a) 6a audi(ncia preliminar, se houver lugar a esta, quando os factos que dele so objecto hajam ocorrido ou sido conhecidos at ao respectivo encerramento, ) 6os 4 dias posteriores / notificao da data designada para a reali0ao da audi(ncia de discusso e julgamento, quando sejam posteriores ao termo da audi(ncia preliminar ou esta se no tenha reali0ado, c) 6a audi(ncia de discusso e julgamento, se os factos ocorreram ou a parte deles teve conhecimento em data posterior / referida na al+nea anterior. C#$<$+$ )ferecimento da prova da superveni9ncia @egundo o art.249/4 !"!, apresentado o articulado superveniente, o jui0 profere despacho liminar sobre a admisso do articulado superveniente, rejeitando7o quando$ "or culpa da parte, for apresentado fora de tempo, Ror manifesto que os factos no interessam / boa deciso da causa. 6os termos do art.249/4 in fine !"!, admitido o articulado superveniente, o jui0 ordena a notificao da parte contr.ria para responder em 4 dias. De acordo com o art.249/2 !"!, as provas so oferecidas com o articulado e com a resposta. C#$<$2$ %proveitamento dos factos "ue eles o 7ectivaram %rticulados .upervenientes

50

@egundo o art.249/9 !"!, os factos articulados que interessem / deciso da causa so inclu+dos na base instrut-ria ou, quando esta j. esteja elaborada, so7lhe aditados. 6os termos do art.24B/ !"!, a apresentao do novo articulado depois de designado dia para a audi(ncia de discusso e julgamento no suspende as dilig(ncias para ela nem determina o seu adiamento. De acordo com o art.24B/& !"!, so orais e ficam consignados na acta a deduo de factos supervenientes, o despacho de admisso ou rejeio, a resposta da parte contr.ria e o despacho que ordene ou recuse o aditamento / base instrut-ria, quando qualquer dos actos tenha lugar depois de aberta a audi(ncia de discusso e julgamento. 6os termos do art.24B/& in fine !"!, a audi(ncia s- se interrompe se a parte contr.ria no prescindir do pra0o de 4 dias para a resposta e apresentao das provas e houver inconveniente na imediata produo das provas relativas / outra matria em discusso. C#$>$ %udi9ncia Preliminar

C#$>$($ Definio do respectivo o 7ecto 6os termos do art.2437:/ !"!, depois das dilig(ncias necess.rias ao suprimento das e'cep#es dilat-rias ou ao aperfeioamento dos articulados, se a elas houver lugar, convocada a audi(ncia preliminar. @e no tiver tido lugar o despacho pr7saneador, a audi(ncia preliminar deve ser convocada para os 14 dias subsequentes ao termo da fase dos articulados. @egundo o art.2437:/1 !"!, o despacho que designar a audi(ncia preliminar deve indicar o seu objecto e finalidade. "retende7se, assim, evitar que as partes sejam surpreendidas com a discusso de finalidades no previamente fi'adas. : &Y parte do referido preceito refere que a designao no constitui caso julgado sobre a possibilidade de apreciao imediata do mrito da causa. : audi(ncia preliminar destina7se a alcanar & tipos de finalidades$ "rincipais A previstas no art.2437:/ !"!, !omplementares A previstas no art.2437:/& !"!.

C#$>$+$ Discusso de e!cepes 6os termos do art.2437P/ b* !"!, a audi(ncia preliminar dispens.vel quando a sua reali0ao se destinasse a facultar a discusso de excep'es dilatrias, que j. foram debatidas nos articulados, ou quando a deciso sobre as e'cep#es se reveste de manifesta simplicidade. 6a verdade, se a excepo j( foi de$atida nos articulados no se justifica que seja convocada a audi(ncia preliminar com a finalidade de nova discusso a esse respeito. @e assim no aconteceu, mas a deciso sobre a e'cepo, devido / sua simplicidade, no suscita quaisquer quest#es, tambm no se justifica a convocat-ria. Veja7se agora o caso de a excepo dilatria ter sido invocada por uma das partes e no contestada pela contraparte. :qui, importa distinguir$ )e a excepo " de conhecimento oficioso )art.452 !"!* A no tinha que ser invocada pela parte. @e, apesar disso, a parte a invocou, a no contestao pela contraparte no significa a admisso por acordo dos factos em que se fundamenta. "or tudo isto, no se justifica a convocat-ria da audi(ncia preliminar com vista / sai discusso. )e a excepo no " de conhecimento oficioso A a no contestao significa a admisso dos factos que lhe so subjacentes, pelo que no se justifica a discusso.

=uando a excepo " de conhecimento oficioso e no foi alegada por nenhuma das partes A o tribunal deve convocar a audi(ncia preliminar para a sua discusso a fim de evitar as decis#es surpresa. "ode, porm, dispensar a audi(ncia preliminar se o julgamento da e'cepo se revelar de manifesta simplicidade. C#$>$2$ Discusso acerca dos termos da lide

51

6os termos do art.2437:/ b* !"!, outra das finalidades principais da audi(ncia preliminar consiste em facultar /s partes a discusso de facto e de direito, nos casos em que ao jui0 cumpra apreciar e'cep#es dilat-rias ou quando tencione conhecer imediatamente, no todo ou em parte, do mrito da causa. : audi(ncia preliminar d., assim, possibilidade /s partes de apresentarem as suas alega#es, de facto e de direito, nos casos em que ainda no haviam tido oportunidade para o fa0er. 6o s- dado cumprimento ao princ+pio do contradit-rio, previsto no art.1/4 !"!, como se evita que sejam proferidas ;decis#es surpresa<. : audi(ncia preliminar, nos termos do art.2437:/ c* !"!, destina7se ainda a discutir as posi#es das partes, com vista / delimitao dos termos do lit+gio, e a suprir as insufici(ncias ou imprecis#es na e'posio da matria de facto que ainda subsistam ou se tornem patentes na sequ(ncia do debate. :o discutir as posi#es das partes, procura7se atingir uma dupla finalidade$ "or um lado, circunscrever as diverg(ncias entre as partes, distinguindo aquilo que essencial do que acess-rio nas suas posi#es, "or outro lado, pretende7se evitar que as insufici(ncias e imprecis#es dos articulados na e'posio da matria de facto possam criar uma realidade processual distinta da realidade das coisas.

: audi(ncia preliminar constitui o momento oportuno no s- para responder *s excep'es dedu+idas no ,ltimo articulado A art.1/4 !"! A mas tambm para alegar os factos supervenientes que hajam ocorrido ou sido conhecidos at ao respectivo encerramento A art.249/1 a* !"!. :s insuficincias ou imprecis'es na e'posio da matria de facto so as que su$sistam depois do primeiro momento de depurao previsto no art.243 !"!, ou que se tornem evidentes aps os de$ates. C#$>$:$ 5i!ao da ase instrut4ria 6os termos do art.2437:/ e* !"!, quando a aco tenha sido contestada, a audi(ncia preliminar pode destinar7se ainda a seleccionar, ap-s debate, a matria de facto relevante que se considera assente e a que constitui a base instrut-ria da causa, nos termos do art.2 !"!. !omo resulta do preceito, a seleco da matria de facto s- ter. lugar se tiver havido contestao do ru ou de algum dos rus. 6o tendo a aco sido contestada, esto em causa apenas os factos articulados pelo autor e, por isso, torna7se desnecess.rio proceder / seleco dos factos com interesse para a deciso. : primeira operao consiste em seleccionar os factos relevantes para a deciso da causa. Depois, de entre estes, uns haver. que, por no terem sido impugnados, se t(m de considerar admitidos por acordo. %stes, sobre os quais j. no h. necessidade de fa0er prova, constituem a mat"ria de facto assente ou provada. 8s outros, os factos controvertidos, que necessitam de ser provados, constituiro a $ase instrutria. : matria de facto consta da $ase instrutria sob a forma interrogativa e ser. objecto de deciso, por meio de respostas do tribunal, ap-s a audi(ncia de discusso e julgamento. 8 tribunal no poder. responder sobre quest#es de direito, pois, nos termos do art.949/4 !"!, se o fi0er, as respostas t(m7se por no escritas. : base instrut-ria deve, portanto, ser e'purgada de tudo quanto seja questo de direito, de tudo quanto envolva no#es jur+dicas. Devem dela constar os factos materiais que possam interessar a estas no#es. 6o devem ser inclu+dos na $ase instrutria os factos notrios, pois, nos termos do art.2 4/ !"!, no carecem de prova, nem sequer de alegao, devendo considerar7se como tais os que so do conhecimento geral. 6os termos do art.454/& !"!, devem ainda ser inclu+dos na base instrut-ria os factos sobre os quais no admiss+vel a confisso, mesmo que no tenham sido impugnados )cfr. art.124 !!*. C#$>$<$ 1eclamaes @egundo o art.2 /& !"!, as partes podem reclamar contra a seleco da mat"ria de facto , inclu+da na base instrut-ria ou considerada como assente, com fundamento em defici(ncia, e'cesso ou obscuridade. :s reclama'es baseiam7se essencialmente no seguinte$ "retende7se que sejam acrescentados certos factos / base instrut-ria por se considerar que tambm so relevantes para a deciso da causa, "retende7se que sejam retirados da mat"ria de facto assente e passem para a $ase instrutria certos factos por se entender que foram impugnados,

52

"retende7se o inverso, isto , que sejam retirados da $ase instrutria, e tidos por factos j. assentes, certos factos por se entender que foram admitidos pela contraparte, porque no foram impugnados por esta, "retende7se que seja dada a certos factos uma redaco diferente$ para os tornar mais claros ou mais de acordo com o que foi alegado nos articulados.

6os termos do art.2 /1 !"!, o despacho que for proferido sobre as reclama#es s- pode ser impugnado no recurso que vier a ser interposto da deciso final. : seleco da matria de facto e, portanto, a base instrut-ria no tem efic.cia preclusiva, visto que pode ser alterada, pois no transitou em julgado. "or outras palavras, a seleco da matria de facto A tenha ou no havido reclamao A no constitui caso julgado quanto *s quest'es que pode suscitar. De acordo com o art.924/& f* !"!, o presidente do tribunal colectivo pode, at ao encerramento da discusso e julgamento, providenciar pela ampliao da base instrut-ria a causa. C#$>$>$ #ndicao dos meios de prova Q uma das finalidades complementares da audi(ncia preliminar, prevista no art.2437:/& a* !"!. : indicao dos meios de prova tem lugar na audi(ncia preliminar, mas pode ser feita em pra0o fi'ado pelo jui0, quando alguma das partes, com fundadas ra0#es, requerer o adiamento dessa indicao. 6os termos do art.2437:/4 &Y parte !"!, a indicao dos meios de prova pode tambm ser feita nos 2 dias subsequentes / reali0ao da audi(ncia preliminar a que faltaram as partes ou os seus mandat.rios, devidamente convocados. 6a verdade, nos termos do art.2437:/4 Y parte !"!, no constitui motivo de adiamento a falta das partes ou dos seus mandat.rios. 8 pra0o dos 2 dias conta7se a partir da data em que se reali0ou a audi(ncia preliminar, o que significa que o mandat.rio faltoso no ser. notificado para poder e'ercer tais faculdades. C#$>$Q$ 1e"uerimento da gravao da audi9ncia final 8 registo dos depoimentos prestados na audi(ncia final feito nos termos dos arts.2&&7P e 2&&7! !"!. C#$>$R$ Designao de data para a audi9ncia final %sta outras das finalidades complementares da audi(ncia preliminar, prevista no art.2437:/& b* !"!. "rocura7se aproveitar a presena dos advogados das partes para designar a data da audi(ncia de discusso e julgamento, estabelecendo o acordo de agendas a que alude o art. 22 !"!. !onsidera7se que est. em condi#es de prosseguir para julgamento o processo que no deva terminar no saneador. Visto por outro Kngulo, o processo deve terminar no saneador quando nesse momento j. poss+vel conhecer imediatamente do mrito da causa )art.2 4/ b* !"!* e proferir sentena )art.2 4/1 in fine !"!*. C#$Q$ DespacDo .aneador

:o despacho saneador atribu+da a funo de sanear o processo, atravs do conhecimento das quest#es que se prendem com a regularidade da instKncia, ainda que no tenham sido apreciadas e, eventualmente, a do imediato conhecimento do m"rito da causa, se tal se mostrar poss+vel j. nesta fase. @e o jui0 dispensar a reali0ao de audi(ncia preliminar )art.2437P/ !"!*, profere, no pra0o de &4 dias, despacho saneador, destinado a$ !onhecer as e'cep#es dilat-rias e nulidades que tenham sido suscitadas pelas partes ou que, face aos elementos constantes dos autos, deva apreciar oficiosamente A neste caso, o despacho, logo que transite, constitui caso julgado formal quanto /s e'cep#es concretamente apreciadas )art.2 4/ a* e 1 !"!*. 6os termos do art.2 4/4 !"!, no ca$e recurso da deciso do jui0 que, por falte de elementos, relegue para final a deciso da matria que lhe cumpra conhecer, !onhecer imediatamente do mrito da causa, sempre que o estado do processo permitir, sem necessidade de mais provas, a apreciao, total ou parcial, do ou dos pedidos dedu0idos ou de alguma e'cepo perempt-ria A neste caso, o despacho tem para todos os efeitos, o valor de

53

sentena )art.2 4/ b* e 1 !"!*. 6os termos do art.2 4/4 !"!, no ca$e recurso da deciso do jui0 que, por falta de elementos, relegue para final a deciso da matria que lhe cumpra conhecer. @egundo o art.2 / !"!, o jui0, ao fi'ar a base instrut-ria, selecciona a mat"ria de facto relevante para a deciso da causa, segundo as v(rias solu'es plaus-veis da questo de direito, que deva considerar7se controvertida. a) : base instrut-ria no pode incluir um facto que, s- por si, contenha a priori a resoluo da concreta questo de direito que objecto da aco, constituindo, por princ+pio, a quesitao do tema da causa questo de direito, condu0indo a que a respectiva resposta deve ser tida como no escrita, ) 6em todos os factos alegados devem ser selecionados como matria assente ou como matria controvertida para a base instrut-ria, mas to7somente os que sejam relevantes para a deciso da causa, de acordo com as v.rias solu#es plaus+veis de direito. %sses factos sero, em regra, essenciais, mas tambm podero ser selecionados factos instrumentais, c) %'cepcionalmente, podero ser considerados factos instrumentais no alegados, na decorr(ncia da produo da prova, nos termos dos arts.&94/& e 1 e 924/& f* !"!, d) %m nenhum caso podem ser seleccionados )para a matria assente ou controvertida* quaisquer ju-+os de valor, sob pena do respectivo facto ou quesito se ter por no escrito. 6os termos do art.2437P/& Y parte !"!, a seleco da matria de facto pode ser efectuada por remisso para os articulados. De acordo com os arts.&94 e 924/& f* !"!, a base instrut-ria pode ser ampliada at ao encerramento da discusso em Y instKncia, por iniciativa do jui0 ou a pedido das partes. C#$R$ %s Provas

Dos "rinc+pios da "rova em "rocesso !ivil 6os termos do art.14 !!, a prova tem como funo demonstrar a realidade )jur+dica* dos factos. Vertentes da :ferio da "rova :ctividade probat-ria, Eesultado probat-rio, >eio de prova )testemunhal, pericial, depoimento de parte*.

8 direito pro at4rio formal regula a actividade probat-rio, isto , o modo como se apresentam, actuam e se desenrolam os v.rios meios de prova na tramitao do processo. %'cepo A depoimento de parte 7 prova testemunha Princ'pios da Prova ($ Princ'pio do #n"uisit4rio 6o que di0 respeito a este princ+pio, podemos di0er que$ :o HJFa possibilitada$ a iniciativa e o poder de reali0ar ou ordenar oficiosamente as dilig(ncias necess.rias ao apuramento da verdade no processo )art.&92/1 !"!* e providenciar pelo andamento regular e clere do processo e a recusa do que for impertinente ou meramente dilat-rio )art.&92/ !"!*, bs ":E?%@$ o dever de colaborar na descoberta da verdade )art.2 5/ !"!*.

+$ Princ'pio da Cooperao %ste princ+pio est. previsto nos arts.&99 e 2 5 !"!. :ssim, nos termos do art.2 5/ !"!, todas as pessoas, partes ou no, devem prestar a sua colaborao para a descoberta da verdade, respondendo ao que lhes for solicitado, submetendo7se /s inspec#es )art.9 &/ !"!*, facultando o que for requisitado )v.g. documentos A arts.2&3 e 214 !"!* e praticando os actos que forem determinados.

54

8 dever de cooperao incide sobre as partes e seus representantes A arts.&92 e 2 & !"!. : recusa do dever de cooperao tem efeitos probat-rios nos termos do art.12B/& !!. ?ambm os terceiros t(m o dever de cooperar na descoberta da verdade A violao do dever por terceiro A condenao em multa, procedimento criminal ou sujeio a meios coercivos )arts.2 5/& e 9&5/& !"!*. Gimites )art.2 5/1 !"!* 6o que concerne ao respeito pelos direitos fundamentais, Eelativamente ao respeito do direito ou dever de sigilo.

: recusa de colaborao sancionada )art.2 5/& !"!* e, se ela provier da parte, alm da sano, o tribunal apreciar. livremente tal conduta para efeitos probat-rios, podendo mesmo condenar essa parte como litigante de m.7f )arts.2 5/& e 429/ e & c* !"!*. 1. Princ'pio do Contradit4rio )art.1 !"!* :rt.2 B/ !"! A ;_ as provas no so admitidas ou produ0idas sem audi(ncia contradit-ria da parte a quem hajam de ser opostas< Ea0o pela qual as partes so notificadas$ Da juno de documentos )art.2&9 !"!*, Da obteno de documentos requisitados )art.215 !"!*.

6o plano probat-rio$ Gimitao do nImero de testemunhas a ouvir por cada parte )art.91&/ economia processual*, "roposta$ e & !"! A e'ig(ncia da

Prova prNconstitu'da ser. facultada / parte contr.ria, antes da admisso, a impugnao da sua admissibilidade e fora probat-ria )art.2 B/& in fine, 244 e 249 !"!*, Prova constituenda ser. facultada / parte contr.ria, impugnar a sua admissibilidade e intervir no acto da sua produo )art.2 B/& Y parte !"!*. %stas mesmas faculdades devem ser reconhecidas a ambas as partes quando a iniciativa da prova seja oficiosa. :o jui0 cabe a apreciao da prova 6%. :s partes t(m o direito de alegar, antes da deciso sobre a matria de facto )apreciao final*, os factos que consideram provados e no provados, em debates orais que t(m lugar ainda na audi(ncia A %8ES%ATE. DE 5%C,) )art.92&/1 e* e 2 !"!* ?(m lugar em sede de audi(ncia, :n.lise cr+tica sobre a actividade probat-ria.

Eesposta aos quesitos A onde se v( se os factos so provados ou no A %8ES%ATE. DE D#1E#,) ?(m lugar em sede de resposta aos quesitos, "odemos, se for uma questo comple'a, requerer que as alega#es sejam apresentadas por escrito.

:$ Princ'pio do Dispositivo Fncumbe /s partes tra0er ao processo os meios de prova Iteis / deciso da matria de facto A arts.2 & e 2437:/& a* !"!. :s partes t(m interesse na boa deciso da causa A arts.14& !! e 2 9 !"!.

55

%ste princ+pio no absoluto "ara alcanar a justa composio do lit+gio e prevalecer a verdade material sobre a verdade formal, ao jui0 dada a possibilidade de investigar os factos que tenham sido articulados pelas partes. 2. Princ'pio da %"uisio Processual art.2 2 !"! Visa a soluo judicial mais pr-'ima da realidade material. ?odas as provas produ0idas, mesmo que no provenham da parte a quem aproveitam ou da parte sobre a qual impendia o -nus da prova, so atend+veis. E!emplo* um facto alegado pelo autor, e que s- a si aproveita, pode ser provado pela parte contr.ria, ou seja, a quem o facto desfavor.vel. >$ Princ'pio da oralidade :s provas pessoais devem ser produ0idas oralmente perante o julgador da matria de facto, em Y instKncia )antes da deciso de facto* e no tribunal da Eelao )art.B &/ a* e & !"!* A sem preju+0o da sua gravao em registo adequado para efeito de reproduo, sempre que necess.rio. =uanto a este ver$ 7 DG 15/52, 2/4& ex vi art.&4 DG 1&57:/52, &/ &, con7 forme aditamento do art.9 DG 34/59, &2/45. E!emplos* depoimento de parte, depoimento de testemunha e esclarecimento dos peritos. Q$ Princ'pio da imediao 8 julgador da matria de facto deve ter o contacto mais directo poss+vel com as pessoas ou coisas que servem de fontes de prova. N %ctos de produo da prova constituenda devem ter lugar perante o tribunal )singular ou colectivo*, ao qual compete apreciar a prova e pronunciar7se sobre os factos provados e no provados. E!cepes* !aso em que a produo da prova tenha lugar em tribunal diferente do da causa por via de e'pedio de carta precat-ria ou rogat-ria )arts. B9 e ss !"!*, =uando a nature0a do meio probat-rio implique que a produo da prova tenha lugar antes da audi(ncia A e'$ prova pericial )arts.2&4 e 2& !"!*.

:s fontes de prova )pessoas e coisas* Devem estar na relao mais directa poss+vel com os factos a provar. !onvm que entre o facto a provar e a sua reconstituio na mente do jui0 haja o menor nImero poss+vel de transmiss+veis, Eecurso / fonte de prova mais pr-'ima do facto a provar.

E!emplo* no de e'cluir a inquirio da chamada ;testemunha de ouvir di0er<, mas o depoimento daquela de quem ela ouviu o relato dos factos a provar tem maior valor probat-rio. R$ Princ'pio da 8ivre %preciao da Prova 8 jui0 deve decidir sobre a matria de facto da causa segundo a sua +ntima convico formada no confronto dos v.rios meios de prova. Na apreciao da prova 1egra a sua livre apreciao por parte do tribunal, E!cepo reside nos casos em que a lei no imp#e a concluso a tirar de certo meio de prova. :ssim, esto sempre su7eitos J livre apreciao do 7ui3$ : prova testemunhal A art.159 !!,

56

: prova por inspeco A art.15 !!, : prova pericial A art.135 !!.

E!cepes meios de prova cujo valor probat-rio fi'ado na lei. E!emplos Documentos escritos, aut(nticos )art.1B / !!*, Documentos particulares )art.1B9/ !!*, !onfisso escrita, judicial )art.123/ !!* ou e'trajudicial )art.123/& !!*, "resun#es legais stricto sensu )art.124 !!*.

6o se e'ige do julgador uma convico de a soluta certe3a. Q suficiente que a sua convico assente num 7u'3o de suficiente pro a ilidade ou verosimilDana . =uando no esp+rito do julgador, em ve0 da convico se forma a dIvida sobre a realidade dos factos a provar 8 facto no pode ser dado como provado, em preju+0o da parte onerada, ou, na dIvida sobre a determinao desta, em preju+0o da parte a quem o facto no aproveitaria )arts.149 !! e 2 9 !"!*. C#$R$($ Provas %dmiss'veis 8s meios de prova admitidos na lei )!-digo !ivil* so os seguintes$ a$ $ c$ d$ e$ Prova Documental (arts.19& a 13B !! e 2&1 a 22 7: !"!), Prova por Confisso (arts.12& a 19 !! e 22& a 29B !"!), Prova Pericial (arts.133 e 135 !! e 293 a 25 !"!), Prova por #nspeco (arts.154 e 15 !! e 9 & a 9 2 !"!), Prova ,estemunDal (arts.15& a 159 !! e 9 9 a 942 !"!).

a$ Prova Documental nos termos do art.19& !!, aquela que resulta de documento, di07se documento qualquer objecto elaborado pelo Domem com o fim de reprodu0ir ou representar uma pessoa, coisa ou facto. @egundo o art.191/ !!, os documentos podem ser aut(nticos ou particulares. 8s documentos aut(nticos, de acordo com o art.191/& !!, so os documentos e'arados, com as formalidades legais, pelas autoridades pIblicas nos limites da sua compet(ncia ou, dentro do c+rculo de actividade que lhe atribu+do, pelo not.rio ou outro oficial pIblico provido de f pIblica. 6os termos do mesmo artigo, mas na sua parte final, di07se que todos os outros documentos so particulares. 6os termos dos arts.191/1 !! e 2 / !6ot., os documentos particulares so havidos por autenticados, quando confirmados pelas partes, perante not.rio. De acordo com o art.1B !!, os documentos aut(nticos fa0em prova plena dos factos que referem como praticados pela autoridade ou oficial pIblico respectivo, assim como dos factos que neles so atestados com base nas percep#es da entidade documentadora. @egundo o art.1BB !!, os documentos particulares autenticados t(m a fora probat-ria dos documentos aut(nticos, mas no os substituem quando a lei e'ija documento desta nature0a para a validade do acto. =uanto ao procedimento probat-rio, cabe referir que a proposio, a admisso, a produo e a assuno da prova fa0em7se atravs da juno do documento ao processo, devendo estes documentos ser apresentados com o articulado em que se aleguem os factos correspondentes, de acordo com o art.2&1/ !"!. @egundo o art.2&1/& !"!, se os documentos no forem apresentados com o articulado respectivo, estes podem ser apresentados at ao encerramento da discusso em Y instKncia, mas a parte ser. condenada em multa, a menos que prove que os no pXde oferecer com o articulado. @egundo o art.2&4/ !"!, depois do encerramento da discusso, para efeitos de recurso, s- so admitidos os documentos cuja apresentao no tenha sido poss+vel at /quele momento. H. os pareceres de advogados, professores ou tcnicos podem, nos termos do art.2&2 !"!, ser juntos, nos tribunais de Y instKncia, em qualquer estado do processo, $ Prova por Confisso esta, segundo o art.12& !!, tradu07se no reconhecimento que a parte fa0 da realidade de um facto que lhe desfavor.vel e favorece a parte contr.ria. 6os termos do art.121/ !!, a confisso s- efica0 quando feita por pessoa com capacidade e poder para dispor do direito a que o facto confessado se refira, constituindo assim os chamados requisitos subjectivos. "or sua ve0, no art.124 !! esto previstos os requisitos objectivos. =uanto ao modo da sua reali0ao, esta, nos termos do art.122/ !!, pode ser 7udicial ou e!tra7udicial. :ssim, nos termos do art.122/& !!, a confisso 7udicial aquela que feita em ju+0o, competente ou no, mesmo quando arbitral, e ainda que o processo seja de jurisdio volunt.ria. %sta, nos termos do art.129 !!, pode ser espontKnea ou provocada. : espontKnea, segundo o art.129/ !!, pode ser feita nos

57

articulados, segundo as prescri#es da lei processual, ou em qualquer outro acto do processo, firmado pela parte pessoalmente ou por procurador especialmente autori0ado. : provocada, segundo o art.129/& !!, pode ser feita em depoimento de parte )arts.22& e ss !"!* ou em presta#es de informa#es ou esclarecimentos ao tribunal )art.22&/ e & !"!*. 6os termos do art.123/ !!, a confisso 7udicial tem fora probat-ria plena contra o confitente. De acordo com o art.122/4 !!, a confisso e!tra7udicial aquela que feita por algum modo diferente da confisso judicial. : confisso e!tra7udicial, nos termos do art.123/& !!, em documento aut(ntico ou particular, considera7se provada nos termos aplic.veis a estes documentos e, se for feita / parte contr.ria ou a quem a represente, tem fora probat-ria plena. De acordo com o art.29B/ !"!, a confisso irretract.vel, isto , uma ve0 reali0ada no pode ser retirada, c$ Prova Pericial esta, de acordo com o art.133 !!, tem por fim a percepo ou apreciao de factos por meio de peritos, quando sejam necess.rios conhecimentos especiais que os julgadores no possuem, ou quando os factos, relativos a pessoas, no devam ser objecto de inspeco judicial. Eelativamente / sua fora probat-ria, esta, nos termos do art.135 !!, fi'ada livremente pelo tribunal. @egundo o art.293/ !"!, a per+cia requisitada pelo tribunal a estabelecimento, laborat-rio ou servio oficial apropriado ou, quando tal no seja poss+vel ou conveniente, reali0ada por um Inico perito, nomeado pelo jui0 de entre pessoas de reconhecida idoneidade e compet(ncia na matria em causa. De acordo com o art.295/ !"!, a per+cia reali0ada por mais de um perito, at ao nImero de 1, funcionando em moldes colegiais ou interdisciplinares, nas situa#es previstas nas als.a* e b* do referido preceito, d$ Prova por #nspeco esta, nos termos do art.154 !!, tem por fim a percepo directa de factos pelo tribunal. De acordo com o art.9 &/ !"!, o tribunal, sempre que julgue conveniente, pode, por sua iniciativa ou a requerimento das partes, e com a ressalva da intimidade da vida privada e familiar e da dignidade humana, inspeccionar coisas ou pessoas, a fim de se esclarecer sobre qualquer facto que interesse / deciso da causa, podendo deslocar7se ao local da questo ou mandar proceder / reconstituio dos factos, quando a entender necess.ria. @egundo o art.9 1 !"!, as partes so notificadas do dia e hora da inspeco e podem, por si ou por seus advogados, prestar ao tribunal os esclarecimentos de que ele carece, assim como chamar a sua ateno para os factos que reputem de interesse para a resoluo da causa. 6os termos do art.9 4/ !"!, permitido ao tribunal fa0er7 se acompanhar de pessoa que tenha compet(ncia para o elucidar sobre a averiguao e interpretao dos factos que se prop#e observar e, nos termos do referido preceito, mas no seu n&, o tcnico ser. nomeado no despacho que ordenar a dilig(ncia e, quando a inspeco no for feita pelo tribunal colectivo, deve comparecer na audi(ncia de discusso e julgamento. @egundo o art.9 2 !"!, da dilig(ncia lavrado auto em que se registem todos os elementos Iteis para o e'ame e deciso da causa, podendo o jui0 determinar que se tirem fotografias para serem juntas ao processo, e$ Prova ,estemunDal esta, segundo o art.15& !!, admitida em todos os casos em que no seja directa ou indirectamente afastada. 6o art.151/ e & !! esto previstas as situa#es em que no admiss+vel a prova testemunhal. :s testemunhas so as pessoas que, no sendo partes, nem peritos, prestam informa#es ao tribunal sobre a descoberta da verdade material, sobre factos relevantes para o e'ame e deciso da causa. 6os termos do art.9 9/ !"!, t(m capacidade para depor como testemunhas todos aqueles que, no estando interditos por anomalia ps+quica, tiverem aptido f+sica e mental para depor sobre os factos que constituam objecto da prova. De acordo com o art.9 B !"!, esto impedidos de depor como testemunhas os que na causa possam depor como partes. @egundo o art.159 !!, a fora probat-ria dos depoimentos das testemunhas apreciada livremente pelo tribunal. 6os termos do art.9& !"!, as testemunhas dep#em na audi(ncia final, presencialmente ou atravs de teleconfer(ncia, e'cepto nos casos previstos nas als.a* a g* do referido preceito. 8 interrogat-rio efectuado pelo advogado da parte, salvo se o jui0 determinar a inverso da ordem dos depoimentos ou as partes acordarem nessa inverso, nos termos do art.914/ !"!, podendo o advogado da parte contr.ria fa0er7lhe as instKncias indispens.veis quanto aos factos sobre que tiver deposto, nos termos do art.913/& !"!, mas o jui0 deve obstar a que os advogados tratem desprimorosamente a testemunha e lhe faam perguntas ou considera#es impertinentes, sugestivas, capciosas ou ve'at-rias, de acordo com o art.913/1 Y parte !"!, sendo certo que o jui0 pode sempre interrogar as testemunhas, com vista a obter os esclarecimentos que entenda necess.rios ao apuramento da verdade, segundo o art.913/& in fine !"!. 8 depoimento das testemunhas pode ser abalado, quer quanto / sua credibilidade, capacidade natural ou inabilidade legal para depor. C#$R$+$ Espcies de Provas :inda em matria de provas, a doutrina costuma distinguir entre$

58

Provas PrNconstitu'das so aquelas que e'istem antes de emergir a necessidade da sua apresentao no processo. =uanto a estas, segundo o art.2 B/& in fine !"!, deve facultar7se / parte a impugnao, tanto da respectiva admisso como da sua fora probat-ria, Provas Constituendas so aquelas que se formam ap-s ter nascido no processo a necessidade de demonstrar a realidade do facto. =uanto a estas, nos termos do art.2 B/& Y parte !"!, a parte ser. notificada, quando no for revel, para todos os actos de preparao e produo da prova, e ser. admitida a intervir nesses actos nos termos da lei. C#$R$2$ Produo antecipada de prova 6os termos do art.92&/1 !"!, as provas so geralmente oferecidas no per+odo de instruo e a sua produo reali0a7se normalmente na audi(ncia final. "orm, segundo o disposto no art.2&4 !"!, e'cepcionalmente admitida a produo antecipada da prova, designada ad perpetuam rei memoriam )para lembrana perptua da coisa, do facto*. @e foi indicada como testemunha uma pessoa que, por e'emplo, se prop#e ir para o estrangeiro antes da reali0ao da audi(ncia final, torna7se necess.rio antecipar o seu depoimento, a fim de no prejudicar o apuramento da verdade, quando esse depoimento considerado essencial para a deciso da causa. 8utras ve0es, correr7se7ia o risco de ver apagados determinados vest+gios de factos, se o interessado na respectiva prova fosse obrigado a aguardar o momento normalmente utili0ado para a reali0ao do ar$itramento ou inspeco judicial. : produo antecipada de prova pode, portanto, ser requerida no s- em relao ao depoimento de pessoas, como tambm ao ar$itramento ou inspeco. Pasta que haja justo receio de vir a tornar7se imposs+vel ou muito dif+cil o depoimento de certas pessoas ou a verificao de certos factos por meio de arbitramento ou inspeco. 8 depoimento, o arbitramento ou a inspeco pode mesmo reali0ar7se antes de ter sido proposta qualquer aco. 6os termos do art.2& / !"!, o requerente da prova antecipada justificar. sumariamente a necessidade da antecipao, mencionar. com preciso os factos sobre que h.7de recair e identificar as pessoas que ho7de ser ouvidas quando se trate de depoimento de parte ou de testemunhas. @egundo o art.2& /& !"!, quando se requeira a dilig(ncia antes de a aco ser proposta, h.7de indicar7se sucintamente o pedido e os fundamentos da demanda e identificar7se a pessoa contra quem se pretende fa0er uso da prova, a fim de ela ser notificada pessoalmente para os efeitos do art.2 B !"!. : interveno da parte contr.ria e a participao do tribunal garantem fora probat-ria igual / que teria no caso de a prova ter sido reali0ada no momento processual pr-prio. C#$G$ %udi9ncia 5inal

%sta fase compreende$ "roduo da prova, Discusso e julgamento sobre a matria de facto, Discusso sobre o aspecto jur+dico da causa.

@ignifica isto que, alm da discusso e julgamento sobre a matria de facto, engloba ainda as alega#es de direito, que constituem a preparao para a sentena. @egundo o art.92&/1 !"!, a discusso comea pela produo da prova, que compreende os seguintes actos$ a* b* c* d* e* "restao dos depoimentos de parte, %'ibio de reprodu#es cinematogr.ficas ou de registos fonogr.ficos, %sclarecimentos verbais dos peritos, Fnquirio de testemunhas, Debates sobre a matria de facto.

59

8s debates sobre a matria de facto, nos quais cada advogado pode replicar uma ve0, t(m lugar ap-s a produo da prova. 6os debates, o advogado deve cingir7se / matria de facto que a seguir ir. ser objecto de deciso. %m suma, de acordo com o art.921/ !"!, encerrada a discusso, o tribunal recolhe / sala das confer(ncias para decidir sobre a matria de facto. :ntes, porm, dada a oportunidade aos advogados para convencerem os ju+0es, atravs dos referidos debates, sobre a prova que foi feita acerca dos factos. : seguir aos debates, o tribunal profere deciso sobre a matria de facto. Q chegado depois o momento de outra discusso que, desta ve0, incidir. sobre o aspecto jur+dico da causa, em que cada uma das partes procurar. definir a sua posio quanto / sentena a proferir, ou seja, quanto / subsuno dos factos considerados provados ao direito substantivo aplic.vel. %'iste, portanto, uma separao n+tida entre a discusso sobre a matria de facto e a discusso do aspecto jur+dico da causa. :ssim, na discusso sobre a matria de facto )sempre oral*, os advogados limitar7se7o a referir os factos que, em seu entender, devem ser considerados provados e os que o no devem ser. "or sua ve0, na discusso sobre o aspecto jur+dico da causa )oral ou escrita*, os advogados devem procurar interpretar e aplicar a lei aos factos provados. C#$G$($ Casos de adiamentos 6os termos do art.92 / a* !"!, a audi(ncia ser. adiada, se no for poss+vel constituir o tribunal colectivo e nenhuma das partes prescindir do julgamento pelo mesmo. :ctualmente, dado que a interveno do colectivo ter. de ser requerida por ambas as partes, nos termos do art.949/ !"!, a impossibilidade de o constituir sser. motivo de adiamento da audi(ncia de julgamento se nenhuma das partes prescindir da sua interveno. @e for imposs+vel constituir o colectivo, mas alguma das partes acabar por prescindir da sua interveno, essa impossibilidade dei'a de constituir motivo de adiamento. 6este caso, dada /s partes a possibilidade de requerer a gravao da audi(ncia logo ap-s a abertura da mesma, de acordo com o art.92 /& !"!, o que significa que a oportunidade de requerer a gravao est. ultrapassada, pois devia ter tido lugar na audi(ncia preliminar, nos termos do art.2437:/& c* !"!, ou depois da notificao a que se refere o art.2 &/ !"!. :o requerer a interveno do tribunal colectivo, dei'aram de poder requerer conjuntamente a gravao da audi(ncia. "rescindindo agora da interveno do tribunal colectivo, renasce para as partes o direito de requerer a gravao. @egundo o art.92 / b* !"!, a audi(ncia ser. adiada, se for oferecido documento que no tenha sido oferecido anteriormente e que a parte contr.ria no possa e'aminar no pr-prio acto, mesmo com suspenso dos trabalhos por algum tempo, e o tribunal entenda que h. grave inconveniente em que a audi(ncia prossiga sem resposta sobre o documento oferecido. 6este caso, o adiamento depende da verificao de duas consequ(ncias$ : de a parte no prescindir do pra0o de contraparte, 4 dias para e'aminar o documento oferecido pela

: de o tribunal entender que h. grave inconveniente em que a audi(ncia prossiga sem a resposta sobre o documento.

De acordo com o art.92 /4 !"!, no se verificando o circunstancialismo previsto na Iltima parte do art.92 / b* !"!, ou seja, se no houver grave inconveniente em que a audi(ncia prossiga sem a resposta sobre o documento oferecido, a audi(ncia deve iniciar7se com a produo das provas que puderem de imediato produ0ir7se, sendo interrompida antes de iniciados os debates, designando7se logo dia para continuar decorrido o tempo necess.rio para o e'ame do documento, interrupo essa que no pode ir alm dos 4 dias. : audi(ncia pode ainda ser adiada por falta de algum dos advogados. 6este caso, tambm nem sempre a falta de advogado motivo de adiamento da audi(ncia. Vejamos ento as v.rias hip-teses em que a falta de advogado possibilita ou no o adiamento$ :7 @e o jui0 no tiver providenciado pela marcao mediante acordo prvio com os mandat.rios judiciais, nos termos do art. 22, a falta de algum dos advogados determina o adiamento A art.92 / c* !"!, P7 @e o tribunal tiver providenciado pelo acordo quanto / marcao, h. que averiguar se o advogado comunicou ou no a impossibilidade da sua compar(ncia nos termos do art. 22/2 !"!. @e o advogado comunicou a impossibilidade da sua compar(ncia, deve ser adiada a audi(ncia de julgamento A art.92 / d* !"!. @e no comunicou, o julgamento no poder. ser adiado.

60

!onforme se verifica, s- haver. lugar a adiamento por falta de advogado quando o tribunal no tiver diligenciado pelo acordo prvio com os mandat.rios para a marcao da audi(ncia ou se, tendo feito tal dilig(ncia, o mandat.rio faltoso no tiver cumprido o dever de comunicar atempadamente a impossibilidade de comparecer. 6os termos do art.92 /2 !"!, verificando7se a falta de advogado fora dos casos previstos nas als.c* e d* do n , os depoimentos, informa#es e esclarecimentos so gravados, podendo o advogado faltoso requerer, ap-s a audio do respectivo registo, a renovao de alguma das provas produ0idas, se alegar e provar que no compareceu por motivo justificado que o impediu de dar cumprimento ao disposto no art. 22/2 !"!. @egundo o art.92 /1 !"!, no admiss+vel o adiamento por acordo das partes, nem pode adiar7se a audi(ncia mais do que uma ve0, e'cepto no caso previsto na al.a* do n )impossibilidade de constituio do tribunal colectivo, se nenhuma das partes prescindir da sua interveno*. De acordo com o art.92 /B !"!, a falta de alguma ou de ambas as partes que tenham sido convocadas para a tentativa de conciliao no motivo de adiamento, mesmo que no se tenham feito representar por advogado com poderes especiais para transigir. 6os termos do art.92 /9 !"!, a falta de qualquer pessoa que deva comparecer ser. justificada na pr-pria audi(ncia ou nos 2 dias imediatos, salvo tratando7se de pessoa de cuja audio prescinda a parte que a indicou. C#$G$+$ %careao 6os termos do art.94& !"!, se houver oposio directa, acerca de determinado facto, entre os depoimentos das testemunhas ou entre eles e o depoimento de parte, pode ter lugar, oficiosamente ou a requerimento de qualquer das partes, a acareao das pessoas em contradio. @egundo o art.941/ !"!, estando as pessoas presentes, a acareao far7se7. imediatamente, no estando, ser. designada dia para a dilig(ncia. C#$G$2$ Contradita De acordo com o art.944 !"!, a parte contra a qual for produ0ida a testemunha pode contradit.7la, alegando qualquer circunstKncia capa0 de abalar a credibilidade do depoimento, quer por afectar a ra0o da ci(ncia invocada pela testemunha, quer por diminuir a f que ela possa merecer. @egundo o art.94 / !"!, a contradita dedu0ida quando o depoimento termina. 6os termos do referido preceito, mas no seu n&, se a contradita dever ser recebida, ouvida a testemunha sobre a matria alegada, quando esta no seja confessada, a parte pode comprov.7la por documentos ou testemunhas, no podendo produ0ir mais de 1 testemunhas a cada facto. C#$(=$ .entena %sta fase aquela em que proferida a deciso final. !onforme determina o art.923 !"!, conclu+da a discusso do aspecto jur+dico da causa, o processo concluso ao jui0, que proferir. sentena dentro de 14 dias. 6os termos do art.925/2 !"!, se as partes tiverem acordado na discusso oral do aspecto jur+dico da causa, a sentena pode ser logo lavrada por escrito ou ditada para a acta. Estrutura da sentena 8 art.925 !"! traa a estrutura da sentena para que se possa considerar dividida em 1 partes$ a* Relatrio onde, nos termos do art.925/ !"!, o tribunal identifica as partes, descreve o objecto do lit+gio e fi'a as quest#es que ao tribunal cumpre solucionar, b* Fundamentos onde, segundo o art.925/& !"!, deve o jui0 discriminar os factos que considera provados e deve indicar, interpretar e aplicar as normas jur+dicas correspondentes. 6os termos do art.925/1 !"!, na fundamentao da sentena, o jui0 tomar. em considerao$ Ractos admitidos por acordo A aqueles que no foram impugnados pela contraparte )arts.454/& e 242 !"!*,

61

Ractos provados por documento )arts.1B e 1B9 !! e 2&1 e 2&4 !"!*, Ractos provados por confisso redu0ida a escrito )arts.129 e 123 !! e 291/ !"!*, Ractos que o tribunal colectivo deu como provados A so os que constam do ac-rdo do tribunal colectivo ou do despacho do jui0 singular )art.921/& e 1 !"!*, Ractos que resultem de presuno legal ou judicial )arts.145 a 12 !!*, Ractos not-rios )art.2 4/ !"!*, Ractos de conhecimento oficioso )art.994/& !"!*. 6os termos do art.925/1 in fine !"!, o jui0 depois procede ao e'ame cr+tico das provas de que lhe cumpre conhecer, Princ'pios 1egedores da 5undamentao "rinc+pio da simplicidade e preciso da linguagem, "rinc+pio da coer(ncia l-gica, "rinc+pio da e'austo A o jui0 s- deve conhecer das quest#es relevantes para a boa deciso da causa, evitando a redundKncia, "rinc+pio da conciso A o jui0 deve limitar7se a e'primir com clare0a o que d. fora e suporte / deciso. 5unes da 5undamentao (+) Carcter o 7ectivo (e!traprocessual) pacificao social, legitimidade e autocontrole das decis#es, Carcter su 7ectivo (endoprocessual) garantia do direito ao recurso e controlo da correco material e formal das decis#es pelos seus destinat.rios. 5undamentao de facto e de direito (F N Fmporta precisar toda a realidade f.ctica que se encontra provada, +F N @ubmeter todos esses factos a tratamento jur+dico adequado$ Fdentificao das regras de direito aplic.veis, Fnterpretao dessas regras e, Determinao dos correspondentes efeitos jur+dicos. : falta de fundamentao gera a nulidade$ Do despacho )art.999/1 !"!* ou, Da sentena )art.993/ b* !"!*. ?ratando7se da deciso sobre a matria de facto, pode determinar7se em recurso a bai'a do processo a fim de que o tribunal da Y instKncia a fundamente )art.B &/2 !"!*. c* Deciso , nos termos do art.925/& in fine !"!, a forma como termina a sentena. %sta constitui a resposta que mereceu a pretenso das partes. 8 tribunal, julgando procedente ou improcedente o pedido formulado pelo autor ou pelo ru, no caso de este ter dedu0ido reconveno, proferir. sentena de condenao ou de absolvio da contraparte em relao a esse pedido. @egundo o art.925/4 !"!, no final da sentena, deve o jui0 condenar os respons.veis pelas custas processuais, indicar a proporo da respectiva responsabilidade e determinar a aplicao das sec#es P ou ! da tabela F ane'a ao Eegulamento de !ustas "rocessuais, quando seja caso disso. 6os termos do art.449/ !"!, condenado nas custas a parte que a elas houver dado causa ou, no havendo vencimento da aco, quem do processo tirou proveito. @egundo os arts. 2B/ e 993/ a* !"!, a sentena dever. ser datada e assinada pelo jui0 e, nos termos do art. 2B/4 !"!, registada em livro especial. C#$(=$($ 8imites da Condenao e e!tino do poder 7urisdicional 6os termos do art.99 / !"!, a sentena no pode condenar em quantidade superior ou em objecto diverso do que se pedir.

62

De acordo com o art.999/ !"!, proferida a sentena, fica imediatamente esgotado o poder jurisdicional do jui0 quanto / matria da causa. !ontudo, nos termos do n& do referido preceito, l+cito ao jui0 rectificar erros materiais, suprir nulidades, esclarecer dIvidas e'istentes na sentena e reforma7la C#$(=$+$ Nulidades da sentena @egundo o art.993/ !"!, nula a sentena quando$ a* b* c* d* 6o contenha a assinatura do jui0, 6o especifique os fundamentos de facto e de direito que justificam a deciso, 8s fundamentos estejam em oposio com a deciso, 8 jui0 dei'e de pronunciar7se sobre quest#es que devesse apreciar ou conhea de quest#es de que no podia tomar conhecimento, e* 8 jui0 condene em quantidade superior ou em objecto diverso do pedido, f* @eja omissa no que respeita / fi'ao da responsabilidade por custas, nos termos do art.925/4 !"!. C#$(=$2$ 1ectificao da sentena !onforme determina o art.99B/ !"!, se a sentena omitir o nome das partes, for omissa quanto a custas, ou contiver erros de escrita ou de c.lculo ou quaisquer ine'actid#es devidas a outra omisso ou lapso manifesto, pode ser corrigida por simples despacho, a requerimento de qualquer das partes ou por iniciativa do jui0. 6os termos do art.99B/& !"!, em caso de recurso, a rectificao s- pode ter lugar antes de ele subir, podendo as partes alegar perante o tribunal superior o que entendam de seu direito no tocante / rectificao. @egundo o art.99B/1 !"!, se nenhuma das partes recorrer, a rectificao pode ter lugar a todo o tempo.

C##$ 1ecursos @egundo o art.9B9/ !"!, as decis#es judiciais podem ser impugnadas por meio de recursos. 6os termos do art.9347P/ !"!, os recursos interp#em7se por meio de requerimento dirigido ao tribunal que proferiu a deciso recorrida, no qual se indica a espcie, o efeito e o modo de subida do recurso interposto e, nos casos previstos nas als.a* e c* do art.9B3/& !"!, no recurso para uniformi0ao de jurisprud(ncia e na revista e'cepcional, o respectivo fundamento. C##$($ Espcies

De acordo com o art.9B9/& !"!, os recursos so$ )rdinrios so aqueles que devem ser interpostos antes do trKnsito em julgado. @o eles o recurso de apelao e o recurso de revista, E!traordinrios so aqueles que devem ser interpostos j. depois do trKnsito em julgado. @o eles o recurso para uniformi3ao de 7urisprud9ncia e o recurso de reviso.

6o que concerne ao efeito, pode ao recurso ser atribu+do efeito meramente devolutivo )quando os recursos devolvem ao tribunal superior o conhecimento das quest#es que o recorrente pretende ver reapreciadas, ou seja, das quest#es que constituem o objecto do recurso* ou efeito suspensivo )susta a e'ecutoriedade da deciso recorrida, obstando a que constitua t+tulo e'ecutivo enquanto no transitar em julgado ou suspende o andamento do processo*. Eelativamente aos recursos ordinrios, estes podem ser$ %pelao nos termos do art.95 / !"!, da deciso do tribunal de Y instKncia que ponha termo ao processo cabe recurso de apelao. 6o n& do referido preceito, esto previstas as decis#es do tribunal de Y instKncia das quais cabe ainda recurso de apelao. @egundo o art.95 /1 !"!, as restantes decis#es proferidas pelo tribunal de Y instKncia podem ser impugnadas no recurso que venha a ser interposto da

63

deciso final ou do despacho previsto na al.l* do n&. !onforme determina o art.95 /4 !"!, se no houver recurso da deciso final, as decis#es interlocut-rias que tenham interesse para o apelante independentemente daquela deciso podem ser impugnadas num recurso Inico, a interpor ap-s o trKnsito da referida deciso. =uanto ao modo de subida da apelao, o art.95 7:/ !"! determina quais as decis#es que sobem nos pr-prios autos. 8 n& do referido preceito refere que sobem em separado as apela#es no compreendidas no n . 6os termos do art.95 7:/1 !"!, formam um Inico processo as apela#es que subam conjuntamente, em separado dos autos principais. @egundo o art.95 7P/ !"!, na apelao com subida em separado, as partes indicam, ap-s as conclus#es das alega#es, as peas do processo de que pretendem certido para instruir o recurso. 8 n& do referido preceito refere que no caso previsto no n , os mandat.rios procedem ao e'ame do processo atravs de p.gina inform.tica de acesso pIblico do >inistrio da Hustia, nos termos definidos na portaria prevista no art. 137:/ !"!, devendo a secretaria facultar, durante o pra0o de 2 dias, as peas processuais, documentos e demais elementos que no estiverem dispon+veis na referida p.gina inform.tica. 6os termos do n1 do referido preceito, as peas do processo disponibili0adas por via electr-nica valem como certido para efeitos de instruo do recurso. @egundo o art.95&/ !"!, a apelao tem efeito meramente devolutivo, sendo que, nos termos do n& do referido preceito, a apelao tem efeito suspensivo nos casos previstos na lei e no n1 do referido preceito esto previstas as decis#es de apelao que t(m efeito suspensivo. De acordo com o art.B & !"!, os ju+0es podem alterar a situao dos factos. 6os termos do art.B &/1 e 4 !"!, o jui0 pode tambm determinar a revogao dos meios de prova produ0idos em Y instKncia. 1evista nos termos do art.B& / !"!, cabe recurso de revista para o @upremo ?ribunal de Hustia do ac-rdo da Eelao proferido ao abrigo do art.95 / e & h* !"!, ou seja, a revista cabe apenas da deciso que ponha termo ao processo e da sentena proferida no despacho saneador. @egundo o art.B& /1 !"!, no admitida revista do ac-rdo da Eelao que confirme, sem voto de vencido e ainda que por diferente fundamento, a deciso proferida na Y instKncia. %sta determinao constitui a regra da chamada ;dupla conforme< )desde que haja duas decis#es no mesmo sentido, no ser. admitida uma terceira deciso*. %sta regra comporta 1 e'cep#es em que admitida revista e'cepcional do ac-rdo da Eelao, nas situa#es previstas no art.B& 7:/ !"!. 6o art.B&&/ !"!, esto previstos os fundamentos da revista. De acordo com o art.B&&7:/ !"!, sobem nos pr-prios autos as revistas interpostas das decis#es previstas no art.B& / !"! e, nos termos do n& do referido preceito, sobem em separado as revistas no compreendidas no n . %m regra, o recurso de revista tem efeito meramente devolutivo, tendo como e'cepo o art.B&1/ !"!, o qual nos di0 que o recurso de revista s- tem efeito suspensivo em quest#es sobre o estado de pessoas. 6os termos do art.B&2/ !"!, as partes podem requerer, nas conclus#es da alegao, que o recurso interposto das decis#es referidas no art.95 / e & h* !"! suba directamente ao @upremo ?ribunal de Hustia, desde que, cumulativamente$ a* b* c* d* 8 valor da causa seja superior / alada da Eelao, 8 valor da sucumb(ncia seja superior a metade da alada da Eelao, :s partes, nas suas alega#es, suscitem apenas quest#es de direito, :s partes no impugnem, no recurso da deciso prevista no art.95 / interlocut-rias.

!"!, quaisquer decis#es

Eelativamente aos recursos e!traordinrios, estes podem ser$ 1ecurso para uniformi3ao de 7urisprud9ncia nos termos do art.B91/ !"!, as partes podem interpor recurso para o pleno das sec#es c+veis do @upremo ?ribunal de Hustia quando o @upremo proferir ac-rdo que esteja em contradio com outro anteriormente proferido pelo mesmo tribunal, no dom+nio da mesma legislao e sobre a mesma questo fundamental de direito. De acordo com o art.B91/& !"!, com fundamento do recurso s- pode invocar7se ac-rdo anterior com trKnsito em julgado, presumindo7se o trKnsito. 6os termos do art.B91/1 !"!, o recurso no admitido se a orientao perfilhada no ac-rdo recorrido estiver de acordo com jurisprud(ncia uniformi0ada do @upremo ?ribunal de Hustia. @egundo o art.B94/ !"!, o recurso para uniformi0ao de jurisprud(ncia interposto no pra0o de 14 dias, contados do trKnsito em julgado do ac-rdo recorrido. 6os termos do art.B92/ !"!, o requerimento de interposio, que autuado por apenso, deve conter a alegao do recorrente, na qual se identificam os elementos que determinam a contradio alegada e a violao imputada ao ac-rdo recorrido. De acordo com o n& do referido preceito, com o requerimento previsto no n , o recorrente junta c-pia do ac-rdo anteriormente proferido pelo @upremo, com o qual o ac-rdo recorrido se encontra em oposio. @egundo o art.B99 !"!, o recurso de uniformi0ao de jurisprud(ncia deve ser interposto pelo >inistrio "Iblico, mesmo quando no seja parte na causa, mas, neste caso, no tem qualquer influ(ncia na deciso desta, destinando7se unicamente / emisso de ac-rdo de uniformi0ao sobre o conflito de jurisprud(ncia. 6os termos do art.B93 !"!, o recurso para uniformi0ao de jurisprud(ncia tem efeito meramente devolutivo. 6o art.BB4 !"! esto previstos os termos a seguir quando o recurso procedente, 1eviso no art.BB / !"! esto elencados os fundamentos do recurso, sendo este elenco ta'ativo.

64

Eelativamente ao pra0o, nos termos do art.BB&/ !"!, o recurso interposto no tribunal que proferiu a deciso a rever. 8 n& do referido preceito refere que o recurso no pode ser interposto se tiverem decorrido mais de 2 anos sobre o trKnsito em julgado da deciso e o pra0o para a interposio de 94 dias, contados$ 6o caso do art.BB a* !"!, do trKnsito em julgado da sentena em que se funda a reviso, 6o caso do art.BB f* !"!, desde que a deciso em que se funda a reviso se tornou definitiva, 6o caso do art.BB g* !"!, desde que o recorrente teve conhecimento da sentena, 6os outros casos, desde que o recorrente obteve o documento ou teve conhecimento do facto que serve de base / reviso. 6o art.BB9 !"!, esto previstos os termos a seguir quando a reviso procedente. 6os termos do art.BBB !"!, se estiver pendente ou for promovida a e'ecuo da sentena, no pode o e'equente ou qualquer credor ser pago em dinheiro ou em quaisquer bens sem prestar cauo. C##$+$ Pra3os a* b* c* d*

1. Para a interposio do recurso 6os termos do art.932/ !"!, o pra0o para a interposio do recurso ordin.rio de 14 dias, salvo nos processos urgentes e nos demais casos e'pressamente previstos na lei e conta7se a partir da notificao da deciso. @egundo o art.95 /2 !"!, nos casos urgentes, o pra0o para interpor recurso de apelao e apresentao de alega#es redu0ido para 2 dias. De acordo com o 932/& !"!, se a parte for revel e no dever ser notificada nos termos do art.&22 !"!, o pra0o de interposio corre a partir da publicao da deciso, e'cepto se a revelia da parte cessar antes de decorrido esse pra0o, caso em que a sentena ou despacho tem de ser notificado e o pra0o comea a contar da data da notificao. 6os termos do art.932/1 !"!, tratando7se de despachos ou sentenas orais, reprodu0idos no processo, o pra0o corre desde o dia em que foram proferidos, se a parte esteve presente ou foi notificada para assistir ao acto. !onforme determina o art.932/4 !"!, quando, fora dos casos previstos nos nImeros anteriores, no tenha de fa0er7se notificao, o pra0o corre desde o dia em que o interessado teve conhecimento da deciso. =uem no parte no processo no tem de ser notificado, como -bvio. "orm, nos termos do art.934/& !"!, as pessoas directa e efectivamente prejudicadas pela deciso podem recorrer dela. 6este caso, o pra0o conta7se a partir da data em que teve conhecimento da deciso. 6os termos do art.932/B !"!, se o recurso tiver por objecto a reapreciao da prova gravada, ao pra0o de interposio e de resposta acrescem 4 dias. @egundo o art.9327P/& !"!, os 4 dias que acrescem ao pra0o servem para as partes poderem indicar as passagens da gravao que interessam para fundamentar a posio que defendem ou at para procederem / respectiva transcrio. De acordo com o art.99B/& !"!, se tiver sido requerida a rectificao dos erros materiais )art.99B*, esta spode ter lugar antes do recurso subir, podendo as partes alegar perante o tribunal superior o que entendam de seu direito no tocante / rectificao. !onforme determina o art.995/1 !"!, se tiver sido pedido o esclarecimento ou a reforma da sentena )art.995 !"!*, o requerimento feito na alegao do recurso. 2. Prazo para a resposta do recorrido 6os termos do art.932/2 !"!, o recorrido pode responder / alegao do recorrente em pra0o id(ntico ao da interposio. ?rata7se de uma concreti0ao do princ+pio da igualdade das partes. 8 pra0o concedido ao recorrente para interpor recurso e apresentar alega#es id(ntico ao que concedido ao recorrido para contra7alegar. @egundo o art.939/9 !"!, na sua alegao o recorrido pode impugnar a admissibilidade ou a tempestividade do recurso, bem como a legitimidade do recorrente.

65

De acordo com o art.9327!/& a* !"!, o requerimento do recorrente indeferido quando se entenda que a deciso no admite recurso )questo de admissibilidade*, que tenha sido interposto fora do pra0o )questo de tempestividade* ou que o recorrente no tem as condi#es necess.rias para recorrer )questo de legitimidade*. 6os termos do art.932/3 !"!, sendo requerida pelo recorrido a ampliao do objecto do recurso, nos termos do art.9347: !"!, pode o recorrente responder / matria da ampliao, nos 2 dias posteriores / notificao do requerimento. . Casos em !ue so "#rios os recorrentes ou os recorridos !onforme determina o art.932/5 !"!, havendo v.rios recorrentes ou v.rios recorridos, ainda que representados por advogados diferentes, o pra0o das respectivas alega#es Inico, incumbindo / secretaria providenciar para que todos possam proceder ao e'ame do processo durante o pra0o de que beneficiam.

C###$Processo E!ecutivo : aco e'ecutiva tem por finalidade a reparao efectiva dum direito violado. ?rata7se, nos termos do art.4/1 !"!, de providenciar pela reparao material coactiva do direito do e'equente. :travs dela, passa7 se da declarao concreta da norma jur+dica para a sua actuao pr.tica. C###$($ 5ormas do processo de e!ecuo @egundo o art.42/& !"!, o processo de e'ecuo pode ser$ E!ecuo para pagamento de "uantia certa o e'equente pretende obter o cumprimento duma obrigao pecuni.ria atravs da e'ecuo do patrim-nio do e'ecutado A art.3 B !!, E!ecuo para entrega de coisa certa o e'equente pretende que o ?ribunal apreenda essa coisa ao e'ecutado e seguidamente lha entregue A art.3&B !!, E!ecuo para prestao de facto esta varia consoante o tipo de facto presente$ 5acto fung'vel o e'equente pode requerer que ele seja prestado por outrem / custa do devedor A art.3&3 !!. 6este caso, podem ser apreendidos e vendidos os bens do devedor desde que necess.rios ao pagamento do custo da prestao A arts.511/ Y parte e 512 !"!, 5acto infung'vel o e'equente j. s- pode pretender a apreenso e venda dos bens do devedor suficientes para o indemni0ar do dano sofrido com o incumprimento A art.511 in fine !"!, Prestao de facto negativo se houver da parte do devedor a violao de um direito de omisso, tem o credor de e'igir que a violao seja restitu+da /s custas do devedor que ficou obrigado a no reali0ar A art.3&5/ !!.

C###$+$ % compet9ncia do tri unal Compet9ncia #nternacional :ntes da Eeforma da aco e'ecutiva )DG 13/&441, 3 de >aro*, a nossa lei era omissa quanto a esta questo. !om este decreto, houve uma primeira grande alterao A art.927: e* !"!. Domic+lio do e'ecutado em territ-rio portugu(s A art.92/ a* conjugado com o art.92/& !"!, 6oo de domic+lio A arts.3& a 33 !!,

66

!one'o com a compet(ncia territorial A art.92/ b* !"! A princ+pio da coincid(ncia A remete para os arts.54 a 54 !"!, princ+pio da causalidade A art.92/ c* !"! A so competentes os tribunais portugueses desde que tenha sido praticado em "ortugal o facto que serve de causa de pedir na e'ecuo ou alguns factos que a integram, princ+pio da necessidade A art.92/ d* !"!. !ompet(ncia e'clusiva A art.927: !"! A ac#es e'ecutivas A als. a* e e*.

:rt.3 !E" A quanto /s conven#es internacionais Conveno de Uru!elas data de 593 e di0 respeito / compet(ncia judici.ria e e'ecuo de decis#es em matria civil e comercial. Roi aprovada por Eesoluo da :E A 14/5 , 14 de 8utubro. %ntrou em vigor em "ortugal em de Hulho de &44&. :plica7se a todas as decis#es proferidas antes de de >aro de &44& por tribunais de um dos %stados7membros da J%. :plica7se ainda a todas as decis#es proferidas por um tribunal dinamarqu(s cuja declarao de e'ecutoriedade seja requerida noutro %stado da J%. :presenta & circunstKncias$ E!ecuo de decises 7udiciais art. 9/2 A t(m compet(ncia os tribunais do %stado contratante do lugar da e'ecuo, considerando7se este o lugar da situao dos bens, E!ecuo de algo e!tra7udicial a compet(ncia dos tribunais portugueses no est. e'pressamente prevista no diploma. :rts.& e 2 7 a aco deve ser intentada no tribunal do domic+lio do e'ecutado.

Conveno de 8ugano data de 533 e entra em vigor na mesma data e sobre o mesmo Kmbito da !onveno de Pru'elas. :plica7se ainda /s rela#es estabelecidas entre os %stados da J% e os %stados da :ssociao %uropeia do !omrcio Givre, que no esto dentro da J%. ?em as & circunstKncias da !onveno de Pru'elas. 1egulamento ::M+=((@ do ConselDo de ++ de De3em ro de +=== relativo / compet(ncia judici.ria e ao reconhecimento e e'ecuo de decis#es em matria civil e comercial. :plica7se a todas as decis#es proferidas ap-s de >aro de &44&, por tribunal de %stado7membro, com e'cepo da Dinamarca. 8 art.& deste Eegulamento estabelece o princ+pio do domic+lio do e'ecutado )regra*, a qual admite e'cep#es, se se verificar alguma das circunstKncias previstas no art.1 e entre os arts.2 a &4. !onsequ(ncia da violao da compet(ncia em ra0o da nacionalidade A incompet(ncia absoluta A arts. 4 e 42 !"! A e'cepo dilat-ria A art.454 a* !"! A deciso recorr+vel A art.9B3/& !"!. Compet9ncia em ra3o da matria ,ri unais &udiciais devem ser instauradas as seguintes e'ecu#es$ %'ecu#es proferidas por decis#es judiciais A art.54, :c#es e'ecutivas de custas e multas em d+vida no Kmbito dos processos judiciais A art.9/& Gei B3/&44 , 1 de Hulho, :c#es e'ecutivas de decis#es proferidas por tribunais arbitrais A art.14 Gei 1 /39, &5 de :gosto, :c#es e'ecutivas de despejo, !ritrio residual A art.99 !"!. ,ri unais %dministrativos e 5iscais art.4 n* %?:R A devem ser intentadas todas as sentenas proferidas destes tribunais. Compet9ncia material funcional G8R?H A 1/55, 1 de Haneiro A regra geral A no Kmbito dos tribunais judiciais so de compet(ncia dos tribunais de compet(ncia genrica as e'ecu#es que no sejam atribu+das por lei a tribunal de compet(ncia especiali0ada. 8s tribunais de compet(ncia especiali0ada t(m compet(ncia para conhecer das e'ecu#es referentes /s suas pr-prias decis#es, salvo se nessas circunscri#es estiverem instalados tribunais de e'ecu#es A art. 41 G8R?H. ,ri unais de ,ra alDo t(m compet(ncia para as e'ecu#es fundadas nas suas decis#es ou noutros t+tulos e'ecutivos A art.32 n* G8R?H, ,ri unais de 5am'lia t(m compet(ncia para conhecer das e'ecu#es por alimentos entre cXnjuges e e'7 cXnjuges A art.3 f* G8R?H,

67

,ri unais de 6enores t(m compet(ncia para conhecer das e'ecu#es a alimentos a menores A art.31 G8R?H. Compet9ncia espec'fica art. 41 G8R?H ($ .er o t'tulo fundado em sentena ou numa deciso 7udicial ?aras c'veis ou mistas t(m compet(ncia para a e'ecuo de sentenas e de decis#es no Kmbito de ac#es de processo ordin.rio ou de ac#es especiais cuja compet(ncia no esteja e'pressamente atribu+da a outros tribunais e cujo valor seja superior ao valor da alada da Eelao A arts.5B e 53 G8R?H, &u'3os c'veis t(m compet(ncia para julgar ac#es e'ecutivas de sentenas ou decis#es no Kmbito de processo sum.rio mas tambm para julgar sentenas ou decis#es oriundas de processo ordin.rio se no houver vara mista ou c+vel naquele tribunal. ?(m tambm compet(ncia no Kmbito de ac#es sumar+ssimas e :%!8"%! A art.55 G8R?H, &u'3os de pe"uena inst;ncia c'vel t(m compet(ncia relativamente a sentenas proferidas em processo sumar+ssimo e :%!8"%! A art. 4 G8R?H e DG &95/53, &u'3os de compet9ncia genrica t(m compet(ncia para quando no houver ju+0os de e'ecuo e t(m a mesma compet(ncia dos ju+0os c+veis A art.BB/ c* G8R?H, &u'3os de e!ecuo t(m compet(ncia para julgar as ac#es e'ecutivas que envolvam sentenas ou decis#es de compet(ncia genrica A art. 4&7: e 41 G8R?H )a contrario sensu*.

+$ .er o t'tulo fundado numa sentena ou numa deciso e!tra7udicial ?aras c'veis ou mistas t(m compet(ncia para julgar as ac#es e'ecutivas fundadas em t+tulo que no seja judicial, de valor superior / alada dos tribunais da Eelao em circunscri#es no abrangidas pela compet(ncia de outro tribunal A art.5B/ b* G8R?H, &u'3os c'veis t(m compet(ncia para julgar as ac#es e'ecutivas, de valor igual ou superior / alada da Eelao se no houver ju+0os de e'ecuo A arts.5B/ b*, 55 e 4&7: G8R?H, &u'3os de pe"uena inst;ncia c'vel no t(m compet(ncia, &u'3os de compet9ncia genrica mesma compet(ncia dos ju+0os c+veis A arts.5B/ 4&7: G8R?H, b*, 55 e

&u'3os de e!ecuo compete as e'ecu#es, independentemente do valor da aco A art. 4&7:/ e & G8R?H. Compet9ncia em ra3o da Dierar"uia

?ribunais de Y FnstKncia A arts.54 a 52 !"!. Compet9ncia em ra3o do territ4rio ,'tulo &udicial competente o tribunal onde a causa tenha sido julgada A art.54/ !"!, ,'tulo e!tra7udicial regra A tribunal do domic+lio do e'ecutado A art.54/ arts.54/ &Y parte e 52/& e 1 !"!. Compet9ncia convencional :s normas de compet(ncia territorial podem ser afastadas por acordo e'presso das partes, e'cepto nos casos a que se refere o art. 4/ !"!, e a sua infraco gera incompet(ncia relativa, s- oficiosamente cognosc+vel nesses mesmos casos A arts. 43 a 4 !"!. !onsequ(ncia da incompet(ncia territorial A remessa para o tribunal competente A art. /1 !"!. : deciso recorr+vel s- at / Eelao A art. /4 !"!. (2$2$ )s diferentes t'tulos e!ecutivos !"!. %'cep#es A

68

8 art.49/ !"! enumera, nas suas al+neas, quatro espcies de t+tulo e'ecutivo. %sta enumerao ta'ativa, pois apenas estes podem servir de base / e'ecuo. :* ,'tulos E!ecutivos &udiciais %() .entenas Condenat4rias @entena o acto pelo qual o jui0 decide a causa principal ou algum incidente que apresente a estrutura de uma causa A art. 29/& !"!. :c-rdo a deciso dos tribunais colegiais A art. 29/1 !"!. :o utili0ar a e'presso ;sentena condenat-ria< quis o legislador de 59 demarcar o conceito de sentena de condenao, a qual podia significar sentena tida em processo declarativo de condenao. %sta abrange$ .entenas proferidas em aces declarativas de condenao e constitutivas )na parte em que contenham um dispositivo condenat-rio*. : parte condenat-ria no tem de estar e'pressa na sentena, mas tem de estar constitu+da na mesma sentena.

% as de simples apreciaoW A h. autores que entendem que poss+vel uma sentena deste tipo ser t+tulo e'ecutivo$ Gebre de Rreitas/?ei'eira de @ousa A negam a e'equibilidade das sentenas proferidas no Kmbito das ac#es de simples apreciao, porque nestas o tribunal apenas apreciou a e'ist(ncia/ine'ist(ncia de um direito ou de um facto jur+dico, Gopes !ardoso/:mKncio Rerreira A discordam. %ntendem que a sentena ou despacho para que possa basear a aco e'ecutiva, no preciso que condene numa obrigao, basta que essa obrigao esteja declarada por eles. .entenas Domologat4rias so as que o jui0 procede / homologao da transaco ou confisso do pedido A art.144/1 !"!, .entenas penais (em matria c'vel) arts.B e B& !"", .entena e decises dos 7ulgados de pa3 art.9/& Gei B3/&44 , 1 de Hulho A para a e'ecuo destas, aplicam7se as regras do !"!. %stas sentenas t(m o valor de sentena de tribunal de Y FnstKncia, .entenas proferidas por tri unais estrangeiros sentenas proferidas por tribunais de um pa+s que no est. abrangido por conveno internacional de que "ortugal esteja abrangido A art.45/ !"!.

%quiparados /s sentenas, aparecem os$ %+) DespacDos condenat4rios art.43/ !"!. %stes abrangem$ DespacDos "ue condenem no pagamento de uma o rigaoO DespacDos "ue confiram fora e!ecutiva J petioO Decises proferidas em procedimentos cautelares esta deciso tem efic.cia imediata, no necessitando de um acto posterior para fa0er e'ecutar esta deciso. 1e"uisitos de e!e"ui ilidade dos t'tulos e!ecutivos 7udiciais "ara que a sentena seja e'equ+vel, necess.rio$ a$ =ue tenha transitado em julgado, isto , que seja j. insuscept+vel de recurso ordin.rio ou de reclamao A art.9BB !"!, salvo se contra ela tiver sido interposto recurso com efeito meramente devolutivo A art.4B/ !"!. : atribuio de efeito meramente devolutivo significa que poss+vel e'ecutar a deciso recorrida na pend(ncia do recurso. !onstitui hoje a regra do recurso de apelao )art.95& !"!* e tem sempre lugar no recurso de revista )art.B&1 !"!*. @e tiver sido instaurada e'ecuo na pend(ncia de recurso com efeito meramente devolutivo, essa e'ecuo, por nature0a provis-ria, sofrer. as consequ(ncias da deciso que a causa venha a ter nas instKncias superiores. :ssim, quando a causa vier a ser definitivamente julgada, a deciso proferida ter. o efeito de

69

e'tinguir a e'ecuo )se for totalmente revogat-ria da deciso e'equenda, absolvendo o e'ecutado* de a modificar )se apenas em parte revogar a deciso e'equenda, mantendo uma condenao parcial do ru*. @e pelo tribunal de recurso vier a ser proferida deciso que, por sua ve0, seja objecto de recurso para um tribunal superior, a e'ecuo suspender7se7. ou modificar7se7. )consoante a deciso da &Y FnstKncia for totalmente ou parcialmente revogat-ria da anterior, se ao novo recurso for tambm atribu+do efeito meramente devolutivo* ou prosseguir. tal como foi instaurada )e s- poder. ser e'tinta ou modificada com a deciso definitiva, se, pelo contr.rio, for atribu+do ao recurso efeito suspensivo, o qual se tradu0 em suspender a e'ecuo da deciso intermdia proferida A art.4B/& !"!*. : aco e'ecutiva proposta na pend(ncia do recurso pode tambm ser suspensa a pedido do e'ecutado que preste cauo, destinada a garantir o dano que, no caso de confirmao da deciso recorrida, o e'equente sofra em consequ(ncia da demora da e'ecuo A art.4B/4 !"!. 6o havendo lugar a esta suspenso e prosseguindo a e'ecuo, no admitido pagamento, enquanto a sentena estiver pendente de recurso, sem prvia prestao, pelo credor de cauo A art.4B/1 !"!, $ Q necess.rio que a obrigao seja il+quida. 8 art.342 !"! trata da liquidao da obrigao na aco e'ecutiva, aplicando7se a todos os casos em que a obrigao e'equenda se apresenta il+quida em face do t+tulo e'ecutivo. : lei processual distingue entre liquidao que depende de simples c.lculo aritmtico )neste caso, o e'equente deve fi'ar o seu quantitativo no requerimento inicial da e'ecuo, mediante especificao e c.lculo dos respectivos valores A art.342/& e 1 !"!* e liquidao que no depende de simples c.lculo aritmtico )neste caso, o e'equente, no pr-prio requerimento inicial da e'ecuo, especificar. os valores que considera compreendidos na prestao devida e concluir. por um pedido l+quido A art.342/ !"!*. U) ,'tulos E!ecutivos E!tra7udiciais U() Documento aut9ntico ou autenticado por notrio ou outras entidades podem servir de base / aco e'ecutiva A art.191/& !!. %ut9nticos so aqueles que so elaborados pelo pr-prio not.rio, %utenticados so aqueles que so elaborados pelo pr-prio not.rio, mas so lhe apresentados posteriormente para que este certifique A art. 24 !.6ot. :rt.49/ b* !"! A ;outras entidades< A e'$ advogados )DG B97:/&449, &5 de >aro A art.13* A conservadores, advogados e solicitadores podem fa0er reconhecimentos simples, com men#es especiais, presenciais ou por semelhana, podem autenticar documentos particulares. Vantagem A art.13/&. :rt.49/ b* in fine !"! remete para o art.24 !"! A podem constar nesses documentos obriga#es futuras. Condies de e!e"ui ilidade de um documento aut9nticoMautenticado poderem constar o rigaes futuras art$<=F CPC Documentos onde 7 constem o rigaes futuras e!* escritura de cesso de quotas. Pasta ao credor juntar o t+tulo e alegar os factos que servem de base / sua pretenso. Documento onde conste apenas a previso de o rigao futura e!* hipoteca e fiana. Riana de obrigao futura A arts.9&B e ss !!. : fiana constitui um e'emplo cl.ssico de uma obrigao futura, pois tem como caracter+stica fundamental a acessoriedade A art.9&B !!. U+) Escrito particular assinado pelo devedor :rt.49/ c* !"! A confere e'equibilidade aos documentos particulares, assinados pelo devedor. "ara que os documentos particulares no autenticados constituam t+tulo e'ecutivo, imposto$ . 1e"uisito de fundo (material) que deles conste a obrigao de pagamento de quantia determinada ou determin.vel, de entrega de coisa ou de prestao de facto A art.49/ c* !"!. 6em sempre foi assim$ no regime anterior )&441* restringia7se o t+tulo e'ecutivo aos documentos que constitu+ssem a entrega de coisas m-veis, &. 1e"uisito de forma esse documento tem que estar obrigatoriamente assinado pelo devedor. =uanto / fora obrigat-ria, se estivermos perante documento com autoria reconhecida, ele fa0 prova plena A art.1B9 !!. "ara ganhar tempo, o devedor pode alegar a falsidade da assinatura A art.1B4/& !!. U2) ,'tulo e!ecutivo por fora de disposio especial :rt.49/ d* !"! A 1 grandes grupos$

70

($ ,'tulos 7udiciais impr4prios resultam de procedimentos espec+ficos da lei. %'$ processo de prestao de contas )art. 4 9/& e 4 !"!* e processo de injuno, +$ ,'tulos administrativos so emitidos por reparti#es do %stado, autarquias locais ou outras pessoas colectivas pIblicas. %'$ certido de d+vida da @egurana @ocial, 2$ ,'tulos particulares o mais importante o arrendamento A art. 434 !! A comunicao para pagamento vale como t+tulo. (2$:$ Pressupostos da aco e!ecutiva

6esta matria, h. que ter em conta$ a$ Pressupostos Serais $ Pressupostos Espec'ficos a. @o comuns / aco declarativa e aco e'ecutiva e so eles$ a* b* c* d* !ompet(ncia do ?ribunal, Gegitimidade das partes, "atroc+nio Hudici.rio, "luralidade de sujeitos e pluralidade de pedidos.

b. "ara que possa ter lugar a reali0ao coactiva duma prestao, h. que satisfa0er & tipos de condio, dos quais depende a e'equibilidade do direito / prestao$ a$ 8 dever de prestar deve constar dum t+tulo$ t+tulo e'ecutivo A um pressuposto de car.cter formal, que e'trinsecamente condiciona a e'equibilidade do direito, na medida em que lhe confere o grau de certe0a que o sistema reputa suficiente para a admissibilidade da aco e'ecutiva, $ : prestao deve mostrar7se certa, e'ig+vel e l+quida A certe0a, e'igibilidade e liquide0 so pressupostos de car.cter material, que intrinsecamente condicionam a e'equibilidade do direito, na medida em que sem eles no admiss+vel a satisfao coactiva da pretenso. (2$<$ )posio J e!ecuo

Jma ve0 citado, previamente / penhora ou depois desta, o e'ecutado pode opor7se / e'ecuo, nos termos do art.3 1/ !"!. %sta visa a e'tino da e'ecuo, mediante o reconhecimento da actual ine'ist(ncia do direito e'equendo ou da falta dum pressuposto, espec+fico ou geral, da aco e'ecutiva A art.3 B !"!. !onstitui uma verdadeira aco declarativa, que corre por apenso ao processo de e'ecuo, sendo poss+vel ao e'ecutado, no s- levantar quest#es de conhecimento oficioso, mas tambm alegar factos novos, apresentar novos meios de prova e levantar quest#es de direito que estejam na sua disponibilidade A e'$ prescrio )art.141 !!* e compensao )art.343/ !!*. 6o s- o e'ecutado que se pode opor / e'ecuo A tambm o seu cXnjuge, citado nos termos do art.394/1 !"!, pode vir a opor7se / e'ecuo, nos termos do art.3947: !"!. @- suspende o processo de e'ecuo, nos termos do art.3 3/ !"!, quando$ 8 opoente preste cauo, 8 opoente impugne a assinatura do documento particular, 6o tenha havido citao prvia. 5undamentos : nossa lei processual enumera7os, distinguindo$ . E!ecuo fundada em sentena ou in7uno art.3 4 !"!

71

a. Fne'ist(ncia ou ine'equibilidade do t+tulo, b. Ralsidade do processo ou do traslado )verifica7se nos casos indicados no art.1B&/& !! e pode ser de conhecimento oficioso se for evidente em face dos sinais e'teriores do processo ou do traslado A art.1B&/1 !!* ou infidelidade )integra7se no conceito de falsidade da pr-pria certido ou fotoc-pia a que se referem os arts.132 !! e 13B/ !!, s- pode ser de conhecimento oficioso quando o processo declarativo origin.rio se encontre no tribunal da e'ecuo, mas nada impede que, no caso de e'istirem sinais e'teriores do traslado que revelem a falsidade, o jui0 requisite o processo para confronto A art.212 !"!* deste quando uma ou outra influa nos termos da e'ecuo, c. Ralta de qualquer pressuposto processual de que dependa a regularidade da instKncia e'ecutiva, sem preju+0o do seu suprimento A art.&92/& !"! A o jui0 pode proferir despacho de aperfeioamento. @e no suprir A art.3 &7%/1 e 4 !"! A o jui0 profere indeferimento do requerimento e'ecutivo, d. Ralta )e'iste nos casos indicados no art. 52 !"!, s- fica sanada se o ru intervier no processo sem logo a arguir A art. 59 !"!, de conhecimento oficioso A art.&4& !"! e pode dar origem a indeferimento liminar* ou nulidade )e'iste quando tenha havido na reali0ao do acto, preterio de formalidade prescrita por lei A art. 53/ !"!, pode ser invocada em oposio / e'ecuo quando no tenha sido feita valer no processo declarativo, desde que a aco tenha corrido / revelia do ru A arts.434/ e 432 !"!, tem de ser arguida pelo ru A art.&41/ !"! e s- pode ser arguida em oposio / e'ecuo* da citao para a aco e'ecutiva quando o ru no tenha intervindo no processo, e. Fncerte0a, ine'igibilidade ou iliquide0 da obrigao e'equenda, no supridas na fase introdut-ria da e'ecuo, f. !aso julgado anterior / sentena que se e'ecuta A se tiverem sido proferidas & decis#es sobre a mesma questo, apenas efica0 a que primeiro transitar em julgado A art.9B2 !"!, com a consequ(ncia de ser ine'equ+vel a segunda, pelo que pedida a e'ecuo da outra, pode o e'ecutado opor7se. %sta e'cepo de conhecimento oficioso A art.452 !"! e quando o processo em que foi proferida a deciso primeiramente transitada tenha corrido no mesmo tribunal, tambm o o facto em que ela se funda A art.2 4/& !"!, g. =ualquer facto e'tintivo ou modificativo da obrigao, desde que seja posterior ao encerramento A abrange$ causas de e'tino das obriga#es )pagamento, arts.31B, 34 , 34B, 393, 391 e 32B !!*, causas modificativas das obriga#es )e'tino parcial da d+vida e'equenda e alterao de garantias* e prescrio )art.1 / e & !!*, h. ?ratando7se de sentena homologat-ria de confisso ou transaco, qualquer causa de nulidade ou anulabilidade desses actos A significa que, alm das als. a* a g* do art.3 4/ !"!, podem invocar7se quaisquer outras causas que a lei civil considere causa de nulidade ou anulabilidade desses actos A simulao, erro, dolo, incapacidade, etc. 6os termos do art.3 4/& !"!, o disposto no n aplica7se, com as necess.rias adapta#es, / oposio / e'ecuo fundada em requerimento de injuno ao qual tenha sido aposta f-rmula e'ecut-ria, desde que o procedimento de formao desse t+tulo admita oposio pelo requerido. &. Decises fundadas em deciso ar itral art.3 2 !"! A os fundamentos sero todos os que constam do art.3 4 !"! e aqueles em que se pode basear a nulidade ou anulabilidade da deciso arbitral. 1. E!ecuo se funda num outro t'tulo art.3 9 !"! A os fundamentos sero todos os que constam do art.3 4 !"! mas tambm outros que possam ser invocados no processo declarativo A significa isto que o e'ecutado no teve possibilidade de se defender amplamente da pretenso do e'equente. Deste modo, o e'ecutado pode defender7se por impugnao ou e'cepo A art.43B/& !"!, mas no pode reconvir, pois a reconveno, como meio de contra7ataque, no admiss+vel nem no processo e'ecutivo nem nos processos declarativos que a ele funcionalmente se subordinam. % enumerao dos fundamentos constante das al'neas do art$R(:F CPC dever terNse por ta!ativaV b partida simC :ntes da Eeforma, havia autores que defendiam que o elenco no devia ser ta'ativo, pois os fundamentos eram diferentes. Roi o caso de !astro >endes )entendia que o e'ecutado podia dedu0ir oposio / e'ecuo de sentena, no s- com algum dos fundamentos indicados no art.3 4 !"!, mas tambm com base noutro qualquer fundamento que fosse de conhecimento oficioso, designadamente a incompet(ncia absoluta e a litispend(ncia* e :nselmo de !astro )entendendo que podia fundar a oposio a falta de qualquer pressuposto processual geral, citava a incompet(ncia e a nulidade por erro na forma de processo como devendo engrossar a enumerao do art.3 4 !"!*. Gebre de Rreitas resolveu de forma mais simples A entende que bastar. o requerimento do e'ecutado a suscitar a questo A art.345/ d* !"!. Pra3o da )posio

72

%sta deve ser dedu0ida no pra0o de &4 dias$ : contar da citao A art.3 1/ !"!, : contar da ocorr(ncia ou da tomada de conhecimento de facto superveniente

%sta, e'cepcionalmente, pode ser superveniente A art.3 1/1 !"!. Efeitos da pend9ncia Iavendo citao prvia a e'ecuo, em regra, no suspensa A art.3 3/ !"!, mas nem o e'equente nem outro credor pode ser pago, na pend(ncia dela, sem prestar cauo A art.3 3/4 !"!. D., no entanto, & possibilidades de o opoente conseguir a suspenso da e'ecuo$ "restao de cauo, =uando o embargante alegar que a assinatura no genu+na.

No Davendo citao prvia a deduo da oposio, posterior / penhora, suspende o processo de e'ecuo A art.3 3/& !"!. 6os termos do art.3 3/1 !"!, cessa a suspenso se, durante mais de 14 dias, o opoente mantiver, com neglig(ncia, o processo de oposio parado. (2$>$ % penDora de ens do e!ecutado PenDora ?radu07se na apreenso judicial de bens do e'ecutado para efectiva satisfao do crdito do e'equente. =ue bens so suscept+veis de penhoraW Da conjugao dos arts.94 e 3 3 !"! com os arts.3& , 3&&, 3&1 e 3&47: !"! surge uma dupla concluso$ ?odos os bens que constituem o patrim-nio do devedor, seja ele principal ou subsidi.rio, podem ser objecto de penhora, / e'cepo dos bens alien.veis ou aqueles que a lei declare como impenhor.veis. 8s bens de terceiro podem ser objecto de e'ecuo em & situa#es$ =uando incida sobre eles um direito real para garantia do crdito e'equendo, @e eventualmente tiver sido julgada procedente uma aco de impugnao pauliana e o terceiro tenha que restituir os bens ao credor A arts.9 4 e ss !!. 5uno e efeitos da penDora 5uno desencadear os actos posteriores de transmisso dos direitos do e'ecutado para satisfa0er o interesse do e'equente. Efeitos so 1 os efeitos jur+dicos fundamentais$ . Verifica7se uma transfer(ncia para o tribunal dos poderes de go0o sobre os bens que integram o direito do e'ecutado A com a penhora, o direito do e'ecutado sobre os bens e'ecutados, nomeadamente os poderes de go0o, transferem7se para o tribunal, o qual, em regra, e'erce o poder de go0o atravs do fiel deposit.rio. &. Fnefic.cia relativa de todos os actos dispositivos do direito que lhe sejam subsequentes A ap-s a penhora, o direito do e'ecutado fica esva0iado mas no fica sem a titularidade do direito, podendo continuar a praticar actos de alienao e onerao sobre os bens penhorados. !ontudo, estes actos podem ter como consequ(ncia serem relativamente inefica0es. @e a venda do bem penhorado se reali0ar transfere7se por sub7rogao objectiva A art.3&4 !! A para o produto da venda, 1. Verifica7se a constituio de uma prefer(ncia a favor do e'equente A a penhora determina a constituio de um direito real de garantia do e'equente sobre aquele bem A tem o atributo de preval(ncia ou prefer(ncia A o e'equente fica com prefer(ncia face a qualquer outro credor do direito a ser pago com prefer(ncia desde que os outros credores no tenham nenhuma outra garantia real anterior A art.3&& !!.

73

!omo analisamos a anterioridade da penhoraW A em regra, reporta7se / data do arresto dos bens, quando se tenha feito arrestar previamente os bens penhorados A art.3&&/& !!. @e no tiver havido arresto e tratando7se de bens sujeitos a registo, a data que conta a da efectivao do registo. !omo se efectua o registo da penhoraW & situa#es$ %m regra, a penhora de bens sujeitos a registo efectua7se com a comunicao / conservat-ria competente e feita automaticamente pelo agente de e'ecuo. %' A Fm-veis e direitos reais sobre im-veis )arts.313/ !"!, 39&/2 !"!, 391 !"! e &/ a* a n* !E"re*, 7 >-veis sujeitos a registo e direitos reais sobre eles )arts.32 / e 391 !"!*, 7 =uota de contitular que d( lugar a registo )arts.39&/ e 391 !"!*, 7 =uota ou direito sobre sociedade comercial )arts.39&/9 !"! e 1 f* !E!om*, 7 "enhora de direitos de autor )arts.391 !"! e &2 / d* !D: A !-digo do Direito :utor*, 7 "enhora do direito a patente, marca, desenho )arts.391 !"! e &1 !"F, %'cepo A h. casos em que o registo subsequente / penhora Deve ser feito com base na certido do auto de penhora. Q obrigat-rio e constitui o -nus do e'equente.

6estes casos, o registo no s- condio de efic.cia dos actos face a terceiros como condiao de prosseguimento da aco e'ecutiva. %' A Direito de crdito com garantia real sujeita a registo )art.329/B !"!*, 7 Direito ou e'pectativa real de aquisiao de bem sujeito a registo )art.3947:/ !"!* e Pens ou direitos sujeitos a registo que integram o estabelecimento comercial )art.39&7:/9 !"!*. (2$Q$ )posio J penDora

5undamentos ta'ativos elencados no art.3917: !"!. "enhora de bens im-veis A arts.313 a 34B !"!, "enhora de bens m-veis A arts.343 a 322 !"!, "enhora de direitos A arts.329 a 391 !"!. Pra3o quando no haja citao prvia A &4 dias a contar da citao )art.3917P/ a* !"!*, quando haja citao prvia A 4 dias a contar da notificao do acto de penhora )art.3917P/ b* !"!. =uando no se cumule com a oposio / e'ecuo, processada como incidente A arts.3917P/& !"! S 141 e 144 !"!. @- suspende se o e'ecutado prestar cauo e circunscrever7se aos bens a que a oposio respeita A art.3917P/1 !"!. : proced(ncia da oposio / penhora determina o seu levantamento A art.3917P/4 !"!. (2$R$ Concurso de Credores

6os termos do art.392/ !"!, citados os credores, estes podem reclamar. @egundo o art.399/& !"!, as reclama#es podem ser impugnadas pelo e'equente e pelo e'ecutado no pra0o de 2 dias, a contar da respectiva notificao. De acordo com o art.39B !"!, o credor cujo crdito haja sido impugnado mediante defesa por e'cepo pode responder nos 4 dias seguintes / notificao das impugna#es apresentadas. 6os termos do art.393/ Y parte !"!, se a verificao de algum dos crditos impugnados estiver dependente de produo de prova, seguir7se7o os termos do processo sum.rio de declarao, posteriores aos articulados. Eelativamente aos modos de pagamento, nos termos do art.3B&/ !"!, este pode ser feito$ %ntrega de dinheiro )art.3B4 !"!*

74

"enhora de rendas, sal.rios ou outros, %m presta#es )arts.3B&/& e 33& a 332 !"!*, (2$G$ "ela adjudicao dos bens penhorados )art.3B2 e ss !"!*, "ela consignao dos rendimentos do bem penhorado )art.3B5 e ss !"!*, "elo produto da venda do bem penhorado )arts.339 e ss !"!* % E!tino da %co E!ecutiva

Causas de e!tino da e!ecuo* "agamento Volunt.rio )art.5 9 !"!*, Desist(ncia do %'equente )art.5 3 !"!*, Fnutilidade superveniente da lide )art.5 5/ c* !"!*. "or ine'ist(ncia de bens "or adjudicao do bem

75

S-ar putea să vă placă și