Sunteți pe pagina 1din 4

CENTRO EDUCACIONAL RENASCER ALUNO (A): DATA: SRIE: 1 ANO PROFESSORA: Milena R.

AVALIAO BIMESTRAL DE HISTRIA DA ARTE

Obs.: No permitido rasuras. Utilizar apenas caneta de cor azul ou preta.

1. Com base no que voc estudou at aqui e na leitura do texto abaixo, responda s questes propostas. (1,5)

Como se pode conhecer a Pr- Histria Podemos saber como viviam e o que pensavam os homens que existiram h milhares de anos? Seria possvel determinar como se aconchegavam, como plantaram ou caavam ou em que acreditavam? A resposta no to simples. Vamos, ento, por partes. [...] A principal maneira de ter acesso ao passado pr-histrico o estudo dos vestgios materiais que chegaram at ns [...] [...] A cermica pode nos informar sobre como as pessoas armazenavam produtos ou como comiam, mas em alguns casos, a forma e a decorao tambm podem nos dar indicaes a respeito da simbologia e dos valores sociais adotados. As pinturas e gravuras, feitas nas paredes de cavernas ou em outras pedras, conhecidas como rupestres, so tambm evidncias matrias que muito podem nos dizer sobre o passado pr-histrico. Algumas delas [...] representam humanos e animais e nos mostram como se pescava, assim como retratavam rituais e festas, constituindo uma fonte de informao inigualvel. a) b) Como podemos conhecer a vida dos grupos humanos pr- histricos? Que informaes podemos obter da cermica dos homens pr-histricos?

c) O que revelam as pinturas rupestres?

2. A historiografia costuma chamar as sociedades que se desenvolveram antes da inveno da escrita como pr-histricas. Os homens dessas sociedades paulatinamente superaram suas deficincias fsicas e de raciocnio, bem como de adaptao ao ambiente, onde passaram a criar condies materiais para sobreviver. Sobre esse longo perodo, em que viveram essas sociedades, afirma-se: I. O paleoltico caracterizado como o perodo da pedra lascada, em que a luta pela sobrevivncia tinha por base a caa, a pesca e a coleta. Os homens eram nmades, viviam em bandos e habitavam as cavernas.

II. A principal conquista do neoltico foi o domnio do fogo, que possibilitou ao homem defender - se de animais, preparar alimentos, proteger - se do frio e sedentarizar - se, organizando-se em tribos e vivendo em aldeias agrcolas auto-suficientes. III. Duas caractersticas marcaram a Idade dos Metais: a revoluo urbana e o uso de instrumentos de metal na fabricao de utenslios e armas. Esse perodo se distingue pela harmonia entre os povos. Considerando as afirmativas, est (o) correta(s): (1,0) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) todas. 3. Acerca do estgio cultural conhecido como paleoltico, INCORRETO afirmar que, nesse estgio, registra(m) se: (1,0) a) o aparecimento do Homo Sapiens e a descoberta do fogo. b) a inveno da cermica e da metalurgia. c) o nascimento da arte com representaes de cenas do cotidiano humano nas paredes das cavernas. d) a aprendizagem do homem na fabricao de facas, agulhas e anzis de ossos. e) o desconhecimento do homem da atividade de plantar e colher. 4. Tendo o fogo como aliado, a vida do homem primitivo ficou mais fcil. Cite duas utilidades do fogo na vida do homem pr-histrico. (1,0)

5. Que modificaes a Revoluo agrcola provocou nas relaes entre homem e mulher (1,0)

6.

Diferencie o principal aspecto do Paleoltico em relao ao Neoltico. (1,0)

7. Quais as relaes entre a agricultura e o sedentarismo. (1,0)

8.

Acerca do estgio cultural conhecido como neoltico, considere as seguintes afirmaes: I. Durante o neoltico, os homens estabeleceram uma nova relao com a natureza, cultivando plantas, domesticando animais e ocupando o espao de florestas e outros ecossistemas naturais. II. Nesse estgio, as pessoas viviam em grupos pequenos e nmades, obtendo da caa e da coleta tudo aquilo de que necessitavam para a sua subsistncia. III. O neoltico marca o surgimento de inovaes culturais e sociais fundamentais, tais como a inveno da cermica e da metalurgia e a origem das aldeias sedentrias.

Est (o) correta (s): (1,0) a) apenas I e III b) apenas II c) apenas II e III d) apenas I e II e) todas.

9. Leia os textos:

Texto 1 "Em todo o mundo, a leste e a oeste, as populaes comearam a trocar a dependncia s hordas de grandes animais "muitas das quais em rpido declnio" pela explorao de animais menores e de plantas. [...] Onde as condies fossem particularmente adequadas [...], as peas do quebra-cabea da domesticao se acomodaram e os coletores transformaram-se em agricultores".
CROSBY, Alfred W. "Imperialismo ecolgico". So Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Texto 2 "Os historiadores acostumaram - se a separar a coleta e a agricultura como


se fossem duas etapas da evoluo humanas bastante diferentes e a supor que a passagem de uma outra tivesse sido uma mudana repentina e revolucionria. Hoje, contudo, admite-se que essa transio aconteceu de maneira gradual e combinada. Da etapa em que o homem era inteiramente um caador-coletor passou-se para outra em que comeava a executar atividades de cultivo de plantas silvestres [...] e de manipulao dos animais [...]. Mas tudo isso era feito como uma atividade complementar da coleta e da caa."
In: VICENTINO, Cludio. Histria para o ensino mdio: histria geral e do Brasil. So Paulo: Scipione, 2005.

a) Sobre que perodo da Histria os texto se referem? (0,5) b) Os textos trazem a mesma interpretao sobre o fato histrico analisado? Como cada texto o enxerga? (1,0)

BOA SORTE!

S-ar putea să vă placă și