Sunteți pe pagina 1din 10

INTENSIVO OAB REGULAR MDULO I - MANH Disciplina: Direito Constitucional Prof.

Nathalia Masson Aula: 03/04

MATERIAL DE APOIO MONITORIA

I. Anotaes de aula II. Simulado III. Lousas

I. ANOTAES DE AULA Continuao da aula 02:

Tema 03 Controle de Constitucionalidade 3. Controle Difuso e Concentrado A) Aes do Poder Concentrado: Concentrado: Existem aes especficas, so elas: Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI), Ao Direta de Inconstitucionalidade por Omisso (ADO), Ao Declaratria de Constitucionalidade (ADC) e Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF); Difuso: No existem aes especficas. B) Competncia: Concentrado: STF ADI: art. 102,I, a, CF ADC: art. 102,I, a, CF ADO: art. 103, 2, CF ADPF: art. 102, 1, CF

Difuso: Qualquer Juiz / Qualquer Tribunal, inclusive o STF C) Legitimidade: Difuso: Qualquer pessoa no exerccio do seu direito de ao. Concentrado: Art. 103, CF (DICA: 4 4 4) 4 Autoridades: Presidente da Repblica, Procurador Geral da Repblica (PGR), Governador E, DF. 4 Mesas: Mesa da Cmara dos Deputados , Mesa do Senado Federal , Mesa da Assembleia Legislativa dos Estados e Cmara Legislativa do DF. 4 Entidades: Conselho Federal da OAB , Partido Poltico (CN)*, Confederao Sindical *, Entidade de Classe de mbito Nacional*.

INT. OAB REGULAR MD I MANH Direito Constitucional Aula 03 Nathalia Masson Anotao de aula feita pelo monitor Joo Vinicius.

Ateno: O STF dividiu os legitimados do art. 103, CF em dois grupos: os universais para quem presumimos o interesse de agir e os especiais que tero que demonstrar o interesse de agir, a pertinncia temtica, so os dos incisos IV, V e IX. Obs.1: Segundo o STF alguns legitimados possuem capacidade postulatria e outros no a possuem, o que significa que precisaro de advogado os representando *No possuem capacidade postulatria. Obs.2: Governador de Estado ou DF podem impugnar lei elaborada em outra entidade federativa, desde que demonstrem a pertinncia temtica. Obs.3: Basta que o partido poltico possua um representante, ou na Cmara ou no Senado. Se no curso da Ao perder a representao, a Ao no ficar preJudicada. Obs.4: O Partido representado no Congresso Nacional propem tambm MS Coletivo (Art. 5, LXIX, CF), e tambm Mandado de InJuno Coletivo (que existe por analogia). Obs.5: A Entidade de Classe ter mbito nacional quando presente em pelo menos 09 Estado da Federao. Obs.6: Uma exceo foi a ADI proposta pela ABERSAL, afinal a Entidade no est presente em nove Estados mas em razo da relevncia da atividade a Ao foi conhecida. Obs.7: Segundo o STF a Entidade de Classe pode ser formada por pessoas fsicas ou Jurdicas (Associao de Associaes). D) Efeitos Difuso: inter partes + ex tunc - retroativo. A retroatividade a regra, no entanto pode haver a chamada modulao temporal de efeitos, que significa que a deciso de inconstitucionalidade no ir retroagir (ex nunc). Obs.: O DF uma Entidade Federada autnima (assim como a Unio, Estados, e os Municpios). No entanto certas instituies no DF so organizadas e mantidas pela Unio (Poder Judicirio, Ministrio Pblico, Polcia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar; a Defensoria Pblica do DF hoJe, aps a Emenda Constitucional 69/2012, organizada e custeado pelo prprio DF). Obs.2: S existe autorizao legal para a modulao temporal no controle concentrado, no art. 27 da Lei 9.868/99. Obs.3: Ateno para o fato de que a modulao dos efeitos s possvel quando a deciso for prolatada pelo STF. Obs.4: O efeito inter partis pode ser transformado em erga omnes pelo Senado Federal sempre que o STF, em deciso definitiva, declarar a inconstitucionalidade da lei. O Senado no est obrigado, to pouco possui prazo, para atuar; Se quiser atuar editar uma resoluo (no decreto, nem lei), suspendendo para todos, a execuo da lei declarada inconstitucional pelo STF. Obs.5: Cuidado pois, o Senado no ser convocado a participar nos casos em que o STF declara a constitucionalidade ou a recepo ou no recepo da lei. Obs.6: Normas pr-constitucionais no sofrem Juzo de constitucionalidade, mas sim de recepo ou no recepo. Somente se exige compatibilidade material para concluirmos pela recepo (exemplo do CTN ou do CP).

INT. OAB REGULAR MD I MANH Direito Constitucional Aula 03 Nathalia Masson Anotao de aula feita pelo monitor Joo Vinicius.

Obs.7: Uma lei s considerada pr ou ps-constitucional se temos a data da sua edio e tambm a informao se a norma constitucional parmetro originria (de 1988) ou fruto de emenda constitucional. Uma lei de 2005 ps-constitucional se comparada com normas constitucionais de 1988; pr-constitucional se comparada com a Emenda Constitucional posterior, por exemplo, a EC 69/2012. Concentrado: erga omnes + ex tunc Pode haver excepcionalmente modulao temporal de efeitos, vide art. 27. Lei 9.868/99. Efeito Vinculante Obs.1: A modulao temporal no controle concentrado tem previso expressa no (art. 27) exige manifestao de 2/3 do STF e a presena de razes de segurana Jurdica ou excepcional interesse social, permitindo que a deciso no retroaJa, valha a partir do trnsito em Julgado (ex nunc) ou de outro momento que venha a ser fixado (pr-futuro). Lei 9.868/99 - Art. 27. Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse social, poder o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois teros de seus membros, restringir os efeitos daquela declarao ou decidir que ela s tenha eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado. De acordo com o art. 102, 2, CRFB o efeito vinculante atinge: os demais rgos do Poder Judicirio toda a Administrao Pblica e os Poderes Executivos e Legislativo, salvo na funo de Legislar. Isso significa que o Legislador pode editar uma lei com o mesmo teor de outra J considerada pelo STF em ADI inconstitucional; O Presidente tambm pode editar medida provisria sobre o tema. Este mesmo efeito vale tambm para a Smula Vinculante. Somente o STF pode editar, rever ou cancelar enunciado de Smula Vinculante. Isso pode ser feito de ofcio ou por provocao, esta ltima apresentada pelos legitimados do art. 103 da CF. Smulas Vinculantes no podem ser obJeto de controle de constitucionalidade, afinal J existe na constituio procedimento especfico de reviso e cancelamento. Se uma deciso Judicial ou ato administrativo desrespeitar a Smula Vinculante, caber reclamao para o STF conforme art. 103-A, 3 da CF. Os requisitos para edio de Smula Vinculante so: matria constitucional, reiteradas decises e maioria de 2/3 (8 Ministros). II. Simulados

II Exame Unificado Questo 01 - A obrigatoriedade ou necessidade de deliberao plenria dos tribunais, no sistema de controle de constitucionalidade brasileiro, signica que: A) somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico. B) a parte legitimamente interessada pode recorrer ao respectivo Tribunal Pleno das decises dos rgos fracionrios dos Tribunais Federais ou Estaduais que, em deciso denitiva, tenha declarado a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo. C) somente nas sesses plenrias de julgamento dos Tribunais Superiores que a matria relativa a eventual inconstitucionalidade da lei ou ato normativo pode ser decidida. D) a competncia do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar toda e qualquer ao que pretenda invalidar lei ou ato normativo do Poder Pblico pode ser delegada a qualquer tribunal, condicionada a delegao a que a deciso seja proferida por este rgo jurisdicional delegado em sesso plenria.

INT. OAB REGULAR MD I MANH Direito Constitucional Aula 03 Nathalia Masson Anotao de aula feita pelo monitor Joo Vinicius.

II Exame Unificado Questo 02 - Declarando o Supremo Tribunal Federal, incidentalmente, a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal em face da Constituio do Brasil, caber: A) ao Procurador-Geral da Repblica, como chefe do Ministrio Pblico da Unio, expedir atos para o cumprimento da deciso pelos membros do Ministrio Pblico Federal e dos Estados. B) ao Presidente da Repblica editar decreto para tornar invlida a lei no mbito da administrao pblica. C) ao Senado Federal suspender a execuo da lei, total ou parcialmente, conforme o caso, desde que a deciso do Supremo Tribunal Federal seja denitiva. D) ao Advogado-Geral da Unio interpor o recurso cabvel para impedir que a Unio seja compelida a cumprir a referida deciso. III Exame Unificado Questo 03 - O Governador de um Estado membro da Federao pretende se insurgir contra lei de seu Estado editada em 1984 que vincula a remunerao de servidores pblicos estaduais ao salrio mnimo. Os fundamentos de ndole material a serem invocados so a ofensa ao princpio federativo e a vedao constitucional de vinculao do salrio mnimo para qualquer fim. A ao constitucional a ser ajuizada pelo Governador do Estado perante o Supremo Tribunal Federal, cuja deciso ter eficcia contra todos e efeito vinculante relativamente aos demais rgos do Poder Pblico, a(o): A) ao direta de inconstitucionalidade. B) mandado de injuno. C) arguio de descumprimento de preceito fundamental. D) mandado de segurana coletivo. IV Exame Unificado Questo 04 - Em relao ao controle de constitucionalidade em face da Constituio Estadual, assinale a alternativa correta. A) Compete aos Estados a instituio de representao de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituio Estadual, reconhecida a legitimao para agir aos mesmos rgos e entidades legitimados a propositura de ao direta de inconstitucionalidade. B) A deciso do Tribunal de Justia que declara a inconstitucionalidade de lei local em face da Constituio Estadual irrecorrvel, ressalvada a oposio de embargos declaratrios. C) No ofende a Constituio da Repblica norma de Constituio Estadual que atribui legitimidade para a propositura de representao de inconstitucionalidade aos Deputados Estaduais e ao Procurador-Geral do Estado. D) No possvel o controle de constitucionalidade no plano estadual, no modo concentrado, se a norma constitucional estadual tomada como parmetro reproduzir idntico contedo de norma constitucional federal. IV Exame Unificado Questo 05 - As alternativas a seguir apontam diferenas entre a ADI e a ADC, EXCEO DE UMA. Assinale-a. A) Rol de legitimados para a propositura da ao. B) Objeto da ao. C) Exigncia de controvrsia judicial relevante. D) Manifestao do Advogado-Geral da Unio. VI Exame Unificado Questo 06 NO pode ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade A) decreto que promulga tratado. B) decreto legislativo que aprova tratado. C) resoluo. D) smula vinculante.

INT. OAB REGULAR MD I MANH Direito Constitucional Aula 03 Nathalia Masson Anotao de aula feita pelo monitor Joo Vinicius.

VI Exame Unificado Questo 07 - Suponha que o STF, no exame de um caso concreto (controle difuso), tenha reconhecido a incompatibilidade entre uma lei em vigor desde 1987 e a Constituio de 1988. Nesse caso, correto afirmar que A) aps reiteradas decises no mesmo sentido, o STF poder editar smula vinculante. B) o STF dever encaminhar a deciso ao Senado. C) os rgos fracionrios dos tribunais, a partir de ento, ficam dispensados de encaminhar a questo ao pleno. D) a eficcia da deciso erga omnes. VII Exame Unificado Questo 08 - De acordo com entendimento consolidado do STF e da doutrina, qual, dentre os rgos e entidades listados abaixo, NO precisa demonstrar pertinncia temtica como condio para ajuizar Ao Direta de Inconstitucionalidade? (Legitimidade Universal) A) Mesa de Assemblia Legislativa ou Cmara Legislativa (DF). B) Conselho Federal da OAB. C) Entidade de Classe de mbito nacional. D) Confederao Sindical. VIII Exame Unificado Questo 09 - Lei estadual de iniciativa do Deputado X previu a criao de 300 cargos de fiscal de rendas e determinou o seu preenchimento no mesmo ano, sem indicar a previso da receita necessria para fazer frente a tal despesa. Realizado o concurso pblico e depois da posse e exerccio dos 100 primeiros aprovados, o Governador ajuza ao direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, arguindo a invalidade do diploma legal, por vcio de iniciativa e por no indicar a fonte de receita necessria. Considerando as normas existentes a respeito do controle de constitucionalidade, assinale a alternativa que indica o correto posicionamento do STF. A) No ter alternativa seno declarar a inconstitucionalidade da lei, por vcio de iniciativa, com efeitos ex tunc, e julgar de plano invlido o concurso pblico, determinando a exonerao de todos os fiscais aprovados e a anulao dos atos por eles praticados. B) No poder acatar os argumentos da ao direta, uma vez que o Governador foi quem autorizou a realizao do concurso e deu posse aos candidatos, de modo que a ao proposta por ele mesmo viola a segurana jurdica, denotando conduta contraditria. C) Dever realizar uma ponderao de princpios e poder, ao final, decidir pela constitucionalidade da lei e pela sua manuteno no ordenamento jurdico, apesar da afronta Constituio, caso em que julgar improcedente a ao. D) Poder, ao declarar a inconstitucionalidade, e pelo voto de dois teros dos ministros, restringir os efeitos da deciso ou decidir que ela s tenha eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado, preservando os atos j praticados pelos fiscais. IX Exame Unificado Questo 10 - A respeito da ao de habeas corpus, assinale a afirmativa incorreta. A) Pode ser impetrado por estrangeiro residente no pas. B) cabvel contra punio disciplinar militar imposta por autoridade incompetente. C) No meio hbil para controle concreto de constitucionalidade. D) A Constituio assegura a gratuidade para seu ajuizamento. IX Exame Unificado Questo 11 - Joo ingressa com ao individual buscando a repetio de indbito tributrio, tendo como causa de pedir a inconstitucionalidade da Lei Federal X, que criou o tributo. Sobre a demanda, assinale a afirmativa correta. A) Joo no possui legitimidade para ingressar com a demanda, questionando a constitucionalidade da Lei Federal X, atribuda exclusivamente s pessoas e entidades previstas no art. 103 da Constituio.

INT. OAB REGULAR MD I MANH Direito Constitucional Aula 03 Nathalia Masson Anotao de aula feita pelo monitor Joo Vinicius.

B) Caso a questo seja levada ao Supremo Tribunal Federal, em sede de recurso extraordinrio, e este declarar a inconstitucionalidade da Lei Federal X pela maioria absoluta dos seus membros, a deciso ter eficcia contra todos e efeitos vinculantes. C) O rgo colegiado, em sede de apelao, no pode declarar a inconstitucionalidade da norma, devendo submeter a questo ao Pleno do Tribunal ou ao rgo especial (quando houver), salvo se j houver prvio pronunciamento deste ou do plenrio do STF sobre a sua inconstitucionalidade. D) O juiz de primeiro grau no detm competncia para a declarao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, mas somente o Tribunal de segundo grau e desde que haja prvio pronunciamento do plenrio do Supremo Tribunal Federal sobre a questo. IX Exame Unificado (Ipatinga-MG) Questo 12 - O Prefeito do Municpio X criou, por decreto, uma parcela denominada verba indenizatria, correspondente a 100% da remunerao, e a concedeu, indiscriminadamente, a todos os servidores lotados em seu gabinete. A medida, divulgada na imprensa local, causou enorme revolta na populao, porque diversos servidores passaram a receber acima do teto constitucional. Passados dois anos, o Ministrio Pblico estadual ajuizou uma Representao de Inconstitucionalidade junto ao Tribunal de Justia. A respeito desse caso, assinale a afirmativa correta. A) Ainda que a norma seja declarada inconstitucional, aquela verba no pode mais ser cortada, em razo do princpio da segurana jurdica. B) A Representao de Inconstitucionalidade no existe no direito brasileiro desde a criao da Ao Direta de Inconstitucionalidade, e, portanto, no poderia ser ajuizada. C) A eventual declarao de inconstitucionalidade da norma municipal autorizar, como consequncia, a interrupo do pagamento da parcela. D) A norma municipal no pode ser objeto de controle concentrado de constitucionalidade perante o Tribunal de Justia. VIII Exame Unificado Questo 13 - Pode o Presidente da Repblica editar medida provisria contrria smula vinculante editada pelo STF? A) No, pois o STF o guardio da Constituio. B) No, pois a smula vincula todos os Poderes (Executivo, Legislativo e Judicirio). C) Sim, pois a smula vincula a Administrao Pblica, mas no o chefe do Poder Executivo. D) Sim, pois o Presidente da Repblica estaria, nesse caso, exercendo funo legislativa. V Exame Unificado Questo 14 - Se o Governador de Estado desejar se insurgir contra smula vinculante que, a seu juzo, foi formulada com enunciado normativo que extrapolou os limites dos precedentes que a originaram, poder, dentro dos instrumentos processuais constitucionais existentes, A) ajuizar ADI contra a smula vinculante. B) ajuizar ADPF contra a smula vinculante. C) interpor reclamao contra a smula vinculante. D) requerer o cancelamento da smula vinculante. II Exame Unificado Questo 15 - Em relao inovao da ordem constitucional que instituiu a nominada Smula Vinculante, correto armar que: A) somente os Tribunais Superiores podem edit-la. B) podem ser canceladas, mas vedada a mera reviso. C) a proposta para edio da Smula pode ser provocada pelos legitimados para a propositura da ao direta de inconstitucionalidade.

INT. OAB REGULAR MD I MANH Direito Constitucional Aula 03 Nathalia Masson Anotao de aula feita pelo monitor Joo Vinicius.

D) desde que haja reiteradas decises sobre matria constitucional, o Supremo Tribunal Federal poder, de o cio ou por provocao, aprovar a Smula mediante deciso da maioria absoluta de seus membros.
Gabarito: 1.A; 2.C; 3.C; 4.C;5.A; 6.D; 7.A; 8.B; 9.D; 11.C; 12.C; 13.D; 14.D;15.C. III. Lousas

INT. OAB REGULAR MD I MANH Direito Constitucional Aula 03 Nathalia Masson Anotao de aula feita pelo monitor Joo Vinicius.

INT. OAB REGULAR MD I MANH Direito Constitucional Aula 03 Nathalia Masson Anotao de aula feita pelo monitor Joo Vinicius.

INT. OAB REGULAR MD I MANH Direito Constitucional Aula 03 Nathalia Masson Anotao de aula feita pelo monitor Joo Vinicius.

INT. OAB REGULAR MD I MANH Direito Constitucional Aula 03 Nathalia Masson Anotao de aula feita pelo monitor Joo Vinicius.

S-ar putea să vă placă și