Sunteți pe pagina 1din 6

DANIEL JUNIO ANGELIN DIAS 7415633981 EDUARDO LUIZ GOMES FILHO 7476688568 GEANE CARDOSO BRASIL 7627715102 JANANA

ANA ALVES FERREIRA 7297598574 NATHAN LUIZ SANT ANNA ESTEVO 7422599753 TATIANE DE SOUZA RAMOS 747759869

A ESTRUTURA APRESENTADA POR BOBBIO PARA A CONSTRUO DE UM ORDEMENTO JURDICO COERENTE E ADEQUADA ATUALIDADE?

Relatrio apresentado como 2 Etapa da Atividade de Trabalho Supervisionada ministrada na disciplina Introduo ao Estudo do Direito no 1 perodo do Curso de Direito da Faculdade de Negcios de Belo Horizonte - Anhanguera. Docente: Ana Maria Varella

BELO HORIZONTE 2013

FACULDADE DE NEGCIOS DE BELO HORIZONTE

A ESTRUTURA APRESENTADA POR BOBBIO PARA A CONSTRUO DE UM ORDEMENTO JURDICO COERENTE E ADEQUADA ATUALIDADE?

BELO HORIZONTE 2013

SUMRIO

1- A ESTRUTURA APRESENTADA POR BOBBIO PARA A CONSTRUO DE UM ORDEMENTO JURDICO COERENTE E ADEQUADA ATUALIDADE?..............3 2 - REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................................5

1 A ESTRUTURA APRESENTADA POR BOBBIO PARA A CONSTRUO DE UM ORDEMENTO JURDICO COERENTE E ADEQUADA ATUALIDADE? O tema ora exposto nos faz pensar sobre a coerncia do ordenamento jurdico sobre o pensamento de Norberto Bobbio nos dias atuais. Antes de expor qualquer que seja o pensamento, precisamos verificar sobre a unidade do ordenamento jurdico, Norberto pressups que: para se falar sobre a unidade do ordenamento jurdico, este tem que ter uma base e est base uma norma fundamental. Entretanto, alm da unidade jurdica tambm se constitui o ordenamento jurdico um sistema. Norberto entende que Sistema uma totalidade ordenada, como tambm um conjunto de entes entre os quais existe certa ordem. Enfim, o direito que so os conjuntos (diversas) de normas que aplicada coercivamente pelo estado organiza a sociedade. E este direito como j dito, dividido em diversas normas, como: CDC Cdigo de Defesa do Consumidor, CPB Cdigo Penal Brasileiro, Estatutos, Legislaes Complementares entre outras, que surgem em pocas diferentes, por problemas sociais, a fim de resolv-las, isto sistema jurdico, que s pode manter a ordem se existir uma coerncia entre elas, e para que coerncia exista, todas estas normas, entre outras existentes neste pas exige uma base e est fundamental para a coerncia que a chamamos de CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. E este pensamento sobre o sistema jurdico divido segundo a teoria de Kelsen que entende que o sistema jurdico divido em duas formas: Sistema Jurdico Esttico e Sistema Jurdico Dinmico: 1. SISTEMA JURDICO ESTTICO: aquele no qual as normas esto diretamente relacionadas uma s outras como as proposies de um sistema dedutivo. (Bobbio, p.71/72) 2. SISTEMA DINMICO: aquele a qual as normas que o compem derivam umas das outras atravs de sucessivas delegaes de poder. (Bobbio, p.72)

Embora visto abstratamente o sistema jurdico e sua unidade, existe uma quase unanimidade entre os doutrinadores ao se preocupar com a coerncia que aparece pela necessidade do ordenamento jurdico que como j explanado constituise por conjunto de normas. E, ao se falar sobre a coerncia do sistema jurdico que Norberto Bobbio, deixa de lado um pouco o pensamento do maior doutrinador da teoria positivista. Enfim sim estrutura apresentada por Bobbio para um ordenamento jurdico coerente aos dias atuais, desde que, observada as normas e as regras criadas pela CF/1988, cada norma respeitando o seu papel e todas as normas respeitando a constituio da Repblica Federativa do Brasil, instituda afim de criar um sistema jurdico: justo e solidrio.

2 REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS: Bobbio, Norberto. TEORIA DO ORDENAMENTO JURDICO; trad. Maria Celeste C. J. Santo; ver. tc. Claudio De Cicco; apres. Trcio Sampaio Ferraz Jnior Braslia: Editora Universidade de Braslia, 10 Edio, 1999. Gusmo, Paulo Dourado de. INTRODUO AO ESTUDO DO DIREITO 46 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

S-ar putea să vă placă și