Sunteți pe pagina 1din 23

C (Art.

3) 1) publicado em Boletim Interno da OM, atribudo, periodicamente, a determinado mil itar ou grupo de militares, bem como a servidores civis ou grupo de servidores c ivis independente das atribuies normais pertinentes que lhes couberem. a)Escala de servio b)Quadro de trabalho Semanal c)Servio de Escala. d)Plano de trabalho Anual A (Art. 3 1) 2)Complete: - Os servios de Escala tm a durao de ____ horas e as equipes ficam baseadas na _____ ou em outras reas determinadas pelo Comandante, Chefe ou Diretor. a)24 - OM. b)12 - Guarda. c)24 - Guarda. d)12 - OM. D (Art. 3 2) 3) Os servios de natureza tcnica, cujas especificidades, desgastes fsico e emociona l, possam provocar perda do rendimento ou aumento na margem de erros dos compone ntes da equipe, e que apresentem necessidade de implantao de escalas diferenciadas , obedecero regras emanadas do(s). a)Comando da Aeronutica. b)Comando Geral do Pessoal. c)Diretoria de Administrao do Pessoal. d)rgos Centrais do Sistema. D (Art. 4) 4)Os Servios de Escala de acordo com suas necessidades, possibilidades e peculiar idades, so atribudos a (os). Exceto: a)Oficiais, Suboficiais e Sargentos. b)Cabos, Soldados e Taifeiros. c)Uma equipe da OM. d)Tropa armada.

A (Art. 5) 5) Numere as colunas e a seguir assinale a alternativa correta. - Os Servios de Escala atribudos a: 1-Oficiais. 2-Suboficiais e Sargentos. 3-Cabos, Soldados e Taifeiros. 4-Uma equipe da OM. ( )Servio de Planto, Servio de Manuteno e Servio de Guarda. ( )Comandante-da-Guarda, Auxiliar de Fiscal-de-Dia e Eletricista-de-Dia. ( )Superior-de-Dia, Fiscal-de-Dia, Oficial-de-Operaes e Oficial-de-Permanncia Ope racional. ( )Planto, Sentinela e Taifeiro-de-Dia. ( )Patrulha e Servio de Guarda.

( ( (

)Mdico-de-Dia, Dentista-de-Dia, Enfermeiro-de-Dia e Oficial-de-Dia, )Adjunto ao Oficial-de-Dia e Adjunto ao Oficial-de-Permanncia Operacional. )Cabo-da-Guarda e Cabo-de-Dia.

a)4-2-1-3-4-1-2-3 b)3-2-4-2-4-1-1-3 c)4-3-1-2-4-1-3-2 d)3-4-2-3-4-1-2-1 C (Art. 5) 6) Numere as colunas e a seguir assinale a alternativa correta. - Os Servios de Escala atribudos a: 1-Oficiais. 2-Suboficiais e Sargentos. 3-Cabos, Soldados e Taifeiros. 4-Uma equipe da OM. ( ( ( ( ( ( ( )Segurana e Defesa, Manuteno, Enfermagem e Alerta Operacional. )Mecnico-de-Dia e Auxiliar do Fiscal-de-Dia. )Auxiliar do Oficial-de-Dia e Auxiliar do Oficial-de-Operaes. )Patrulha, Reforo e Planto. )Motorista-de-Dia, Despachante-de-Dia e Eletricista-de-Dia e Sargento-de-Dia. )Enfermeiro-de-Dia, Dentista-de-Dia e Mdico-de-Dia. )Motorista-de-Dia, Despachante-de-Dia, Eletricista-de-Dia e Armeiro-de-Dia. b)4-2-2-4-2-1-3 c)4-2-1-4-2-1-3 d)3-2-1-2-4-1-2

a)3-2-1-2-3-1-2

A (Art. 6 e 1) 7)O servio atribudo, periodicamente, a determinado militar ou grupo de militares i ndependente das atribuies normais permanentes que lhe couberem, para o atendimento de atividades tcnico-operacionais. Proposto e ativado pelo Comandante ou Chefe d o setor operacional. denomina-se: a)Servio de Sobreaviso. b)Servio de Prontido (total ou parcial). c)Servio de Alerta. d)Alerta Operacional. B (Art. 8) 8)O quantitativo, o posto ou a graduao e o quadro ou a especialidade do pessoal es calado para os servios dependem: a)da contagem de folga. b)da relevncia e da natureza do servio a executar. c)de quem tenha maior folga na escala. d)da especialidade e do vulto do servio a executar. C (Art. 8 nico) 9)Quando a necessidade de determinado servio assim o exigir, outros militares pod em ser escalados como: a)assistentes. b)adjuntos. c)auxiliares. d)parceiros. A (Art. 9 e nico). 10)O militar que no possuir a experincia exigida para o desempenho de determinado Servio de Escala ser, inicialmente, escalado como __________.

Se mais antigo, ter um __________ no primeiro servio na nova unidade. a)auxiliar assistente. b)sombra Adjunto. c)assistente auxiliar. d)adjunto sombra. D (Art. 10) 11)Ser ativado o servio de Fiscal-de-Dia quando o nmero de Oficiais e Aspirantes-aOficial, que concorrem escala de Oficial-de-dia, for menor que: a)4 (quatro) b)5 (cinco) c)6 (seis) d)7 (sete) B (Arts.11 1 e 2 e 12) 12)Indique nas afirmativas abaixo se Verdadeiro (V) ou Falso (F) e a seguir ass inale a alternativa correta. ( )Com a finalidade de facilitar o planejamento, os setores que confeccionam e scalas de servio nas OM devero, na medida do possvel, emitir previses semanais ou me nsais. ( )O Comandante, Chefe ou Diretor da OM determina os servio de escala que sero p ublicadas em Boletim Interno e os que sero divulgados por intermdio de relao afixada em locais previamente definidos, seguros e de fcil acesso para os militares envo lvidos. ( )As Unidades e demais setores das OM devero informar, com antecedncia prevista em NPA, os militares do seu efetivo, o perodo e o motivo porque estaro ausentes p ara concorrer s escalas de servio. ( )Atribui-se determinado servio, sempre que possvel, mesma frao de tropa. a) V- V- V- F b) V- V- V-V c) V- F- V- V d) F- V- F- V

C (Art. 14) 13)documento configurado em relao nominal de militares ou frao de tropa destinadas e xecuo dos servios previstos no RISAER. a)Servio de Escala. b)Boletim interno. c)Escala de Servio. d)Quadro de Trabalho Semanal. D (Art.6; 14 1 e 2 e 15 nico) 14)Indique nas afirmativas abaixo se Verdadeiro (V) ou Falso (F) e a seguir ass inale a alternativa correta. ( )Poder, a critrio do Comandante, Chefe ou Diretor da OM e com periodicidade pre vista em NPA, ser divulgado ao efetivo, planilha que contenha a contabilizao atual izada da situao dos militares nas respectivas escalas. ( )A Escala de Servio para os feriados e demais dias em que no haja expediente se r elaborada conjuntamente quela prevista para os dias de expediente normal. ( )A participao em Escala de Sobreaviso da OM no impede, a critrio do Comandante, C hefe ou Diretor, que o militar tambm concorra a outra escala de servio da OM. ( )As Escalas de Servio so regidas por NPA prpria. a) V- V- V- V V- V b) F- V- V- V c) V- V- F- V d) V- F-

D (Art.16) 15)Dever ser observado entre dois servios de escala, de igual natureza ou no, quand o da confeco da escala, para o mesmo militar, uma folga mnima de: a)12 (doze) horas. b)24 (vinte e quatro horas) c)36 (trinta e seis horas) d)48 (quarenta e oito horas) A (Art. 18) 16) Considere as alternativas e responda. I- A designao para determinado servio deve recair em quem tenha menor folga. II- Em situao de igualdade, a escala ser organizada na ordem direta de antigidade. III- Para contagem de folga, o servio individual considerado como executado desde que o designado o tenha concludo; do mesmo modo, o coletivo, desde que a tropa t enha prestado o compromisso de sada de servio. IV- No caso de restabelecimento de um servio, no se leva em considerao, sempre que p ossvel, para contagem de folgas, a escala anterior desse servio. a)Todos os b)Apenas o c)Todos os d)Apenas o itens esto incorretos. item I est correto. itens esto corretos. item III est incorreto.

D (Art.18) 17)A designao de : a)Com antecedncia b)de vspera. c)no incio do ms d)at o ltimo dia

militar ou civil para os diversos Servios de Escala da OM ser feita de 48 horas. a que se refere. til anterior execuo do servio.

D (Arts. 20 a 23) 18)Indique nas afirmativas abaixo se Verdadeiro (V) ou Falso (F) e a seguir ass inale a alternativa correta. ( )Quando o nmero de praas da graduao prevista para a execuo de determinado servio f r menor que o exigido, podem ser includas as praas de graduao imediatamente inferior , dentro do mesmo crculo, a fim de completarem a nmero necessrio. ( )Ao servio de escala concorrem, os oficiais e praas prontos, quaisquer que sej am os quadros e especialidades, exceto os casos previstos em legislao especfica. ( )Os militares adidos OM, desde que no haja incompatibilidade funcional ou adm inistrativa concorrem aos Servio de Escala. ( )As praas prontas para o servio so escaladas levando-se em considerao a especiali dade. a) F- V- F- V b) F- V- V- F c) F- F- V- V d) V- V- V- V

C (Art. 25) 19)A entrada diria em Servio de Escala precedida de cerimonial, cuja finalidade : a)somente para a verificao de faltas. b)somente para a apresentao ao Oficial que preside a cerimnia, desfile e continncia.

c)realar a responsabilidade de que est investido o pessoal de servio. d)somente para a revista de uniforme. B (Arts. 26; 27 e 28, V) 20)Considere as alternativas e responda. I-A superviso do cerimonial de entrada de servio de responsabilidade do setor resp onsvel pelo cerimonial militar da OM. II-A parada do pessoal de servio comandada pelo oficial mais antigo que entra de servio, e consta de formatura, verificao de faltas, revista, apresentao ao oficial qu e preside a cerimnia, desfile militar e continncia. ( Bandeira ou ao Terreno). III-Nos dias no teis, a cerimnia ser abreviada, e caber ao oficial mais antigo que en tra ou sai de servio presidir a cerimnia, e ao que se segue em antigidade o comando da parada. a)Apenas I e II esto corretas. b)Todas esto corretas. c)Apenas I e III esto corretas. d)Apenas II e III esto corretas.

C (Art. 28, I) 21)Como regra geral, o dispositivo para o cerimonial da Parada de Servio, o efeti vo militar entra em forma na seguinte ordem: a)da esquerda para a direita: Banda de Msica ou Marcial, Oficiais e Praas. b)da direita para a esquerda: Oficiais, Banda de Msica ou Marcial e Praas. c)da direita para a esquerda: Banda de Msica ou Marcial, Oficiais e Praas. d)da esquerda para a direita: Oficiais, Banda de Msica ou Marcial e Praas. A (Arts. 30, III e 104, I e II) 22)Assumindo o servio, o Comandante-da-Guarda transmite ao Cabo-da-Guarda as ord ens em vigor e determina que se proceda substituio das sentinelas, de tal forma qu e a ltima a ser substituda a: a)Sentinela das Armas. (que a sentinela fixa responsvel pela segurana no Porto Prin cipal da OM). b)Sentinela fixa. (que restrita a um determinado local) c)Sentinela mvel. (que aquela que se desloca por um itinerrio previamente estabel ecido). d)A substituio poder ser em qualquer ordem. D (Arts. 29 e 30, II) 23)Complete. -Aps a parada do pessoal de servio, o oficial que entra e o que sai de servio apres entam-se, ao __________, ou ao oficial por ele designado, para dele receber as o rientaes para o servio. O Comandante-da-guarda aps receber as instrues vigentes e cumprir as atividades reg ulamentares apresenta-se, em companhia do comandante-da-guarda que sai, ao _____ _____ participando-lhe qualquer irregularidade verificada. Respectivamente: a)Chefe do rgo de pessoal da organizao Comandante da organizao. b)Oficial-de-Dia Chefe do rgo de pessoal da organizao.

c)Chefe do rgo de pessoal da organizao - Oficial-de-Dia. d)Comandante, Chefe ou Diretor da OM Oficial-de-Dia. B (Art. 33, VIII, IX e XI) 24)Dentre outras incumbncias, portar e fiscalizar o uso da braadeira de servio, qua ndo previsto; conferir, verificar e receber do seu antecessor o material que pas sar sua responsabilidade; efetuar rigoroso controle e do armamento, munio e demais itens blico sob sua responsabilidade, comunicando qualquer alterao constatada. so at ribuies: a)especficas do Fiscal-de-Dia. b)comuns afetas s Equipes de Servio. c)especficas do superior-de-Dia. d)comuns do efetivo da organizao. A (Art. 35) 25) o Oficial de servio responsvel pela conduo das atividades de Segurana e Defesa em condies especiais ou em virtude de exigncias peculiares da OM. a)Superior-de-Dia. b)Fiscal-de-Dia. c)Adjunto ao Oficial-de-Dia. d)Oficial-de-Dia. D (Art. 35 e nico) 26)Quando houver necessidade de um Oficial de maior experincia e antigidade, ativa do pelo Comandante, Chefe ou Diretor da OM o Servio de: (Ser sempre ativado quando do estabelecimento das Situaes Especiais de Sobreaviso, Prontido Parcial e Prontido Total) a)Oficial-de-Operaes. b)Fiscal-de-Dia. c)Oficial-de-Dia. d)Superior-de-Dia. C (Art. 329) 27)Quem pode ativar o servio de Superior-de-Dia Guarnio quando se fizer necessrio co ordenar os Servios de Segurana e Defesa das OM que a compem. a)Comandante da Organizao. b)Comandante da Aeronutica. c)Comandante de Guarnio. d)Comandante do COMAR. A (Art. 329, 2) 28)Para o servio de Superior-de-dia Guarnio, concorrem Oficiais. a)das diferentes OM, que compem a Guarnio, em quantidades proporcionais a seus efet ivos, exceto os Oficiais do quadro de sade. b)de apenas uma OM, que compe a Guarnio, cujo comandante seja o mais moderno. c)das diferentes OM, que compem a Guarnio, com todos os oficiais do seu efetivo, ex ceto os Oficiais do quadro de sade. d)de apenas uma OM, que compe a Guarnio, cujo comandante seja o mais antigo. B

(Art. 38 e nico) 29)O servio de Superior-de-dia atribudo a: a)Primeiro-Tenente ou Capito, se a situao o exigir, a critrio de Oficial-Superior, p odero ser includos Oficiais do posto de Major. b)Capito ou Major, se a situao o exigir, a critrio de Oficial-General, podero ser inc ludos Oficiais do posto de tenente-Coronel. c)Primeiro-Tenente ou Capito, se a situao o exigir, a critrio de Oficial-General, po dero ser includos Oficiais do posto de Major. d)Capito ou Major, se a situao o exigir, a critrio de Oficial-Superior, podero ser in cludos Oficiais do posto de Tenente-Coronel C (Art. 38 e 1) 30) o Oficial responsvel pela conduo das atividades de Segurana e Defesa da OM, tamb o representante do Comandante, Chefe ou Diretor ou do seu substituto, fora do h orrio do expediente. a)Oficial-de-Operaes. b)Fiscal-de-Dia. c)Oficial-de-Dia. d)Superior-de-Dia. A (Art. 38 e 1) 31)O Oficial-de-Dia, por delegao do Comandante, Chefe ou Diretor da OM, tem autori dade para intervir, na ausncia dos responsveis, em qualquer dependncia, sempre que irregularidades afetem a segurana e a defesa, a ordem, os bons costumes, a higien e e a disciplina, devendo, nesta situao, se fazer acompanhar de ___ militares da E quipe de Servio. a)2 (dois) b)3 (trs) c)4 (quatro) d)Em virtude de sua autoridade poder intervir desacompanhado. D (Arts. 39 e 40) 32)O Oficial-de-Dia acumula as atribuies do Oficial-de-Operaes ou de Oficial-de-Perm anncia Operacional quando estes servios no forem ativados na OM. O servio de Oficial -de-dia atribudo a: a)Capito e Tenente do Quadro de Aviadores. b)Tenente e Aspirante-a-Oficial do Quadro de Aviadores. c)Capito e tenente de Qualquer Quadro. d)Tenente e Aspirante-a-Oficial de todos os Quadros, exceto aos Oficiais-Mdicos, aos do Quadro de Capeles e aos do Quadro Complementar da Aeronutica de Pastor.

A (Art. 42) 33) o Oficial responsvel, pela assistncia s aeronaves e tripulaes em trnsito, bem como pelo cumprimento das normas e instrues relativas s operaes areas militares. a)Oficial-de-Operaes. b)Fiscal-de-Dia. c)Oficial-de-Dia. d)Superior-de-Dia. C (Art.43 e nico) 34)A critrio do Comandante, Chefe ou Diretor da OM, podero concorrer ao servio de O ficial-de-Operaes, Oficiais de outros quadros desde que do mesmo posto atribudo ao

servio. -O servio a) Tenente b) Capito c) Tenente d) Capito

de Oficial-de-Operaes atribudo a: e Aspirante-a-Oficial de qualquer quadro. e Tenente do Quadro de Aviadores. e Aspirante-a-Oficial do quadro de Aviadores. e Tenente de qualquer quadro.

B (Art. 42 1) 35)O servio de __________ normal nas organizaes sede de unidade area, podendo, se o movimento areo assim permitir, ser exercido cumulativamente com o de __________. a)Fiscal-de-dia Superior-de-Dia. b)Oficial-de-Operaes Oficial-de-Dia. c)Superior-de-dia Oficial-de-Operaes. d)Oficial-de-dia - Fiscal-de-Dia. D (Art. 42 2) 36)O Oficial-de-Permanncia Operacional, onde este servio for ativado, coordenar as atribuies do: a)Oficial-de-Dia. b)Auxiliar do Oficial-de-Dia. c)Auxiliar do Oficial-de-Operaes. d)Oficial-de-Operaes. D (Art. 10) 37)Quando o nmero de Oficiais e Aspirantes-a-Oficial que concorrem escala de Ofi cial-de-Dia, for menor que 7 (sete) ativado o servio de: a)Oficial-de-Operaes. b)Superior-de-Dia c)Oficial-de-Dia. d)Fiscal-de-Dia. B (Art. 50) 38)O Fiscal-de-dia tem como auxiliar um __________ ou __________, dentre os mais antigos do efetivo da OM. a)2 Tenente - Suboficial. b)Suboficial - 1 Sargento. c)1 Sargento - 2 Sargento. d)2 Sargento - 1 Sargento. Escolha a resposta correta _

C (Art. 53) 39) o Oficial responsvel pela coordenao e execuo da assistncia mdica de emergncia, a OM. a)Enfermeiro-de-Dia. b)Dentista-de-Dia. c)Mdico-de-Dia. d)Permanncia Operacional. A (Art. 54) 40)O servio de Mdico-de-Dia, regular nos hospitalares da Aeronutica, atribudo a:

a)Capito, Tenente e Aspirante-a-Oficial Mdicos. b)Tenente e Aspirante-a-Oficial de Qualquer quadro. c)Capito, Tenente e Aspirante-a-Oficial do Quadro de Enfermagem. d)Major, Capito, Tenente e Aspirante-a-Oficial do Quadro de Oficiais mdicos. D (Art. 64 1 e 2) 41)O __________ o auxiliar imediato do Oficial-de-dia; atribudo aos __________ ma is antigo, Excepcionalmente, poder ser exercido por __________. Respectivamente. a)Auxiliar do Fiscal-de-Dia Sargentos Suboficial. b)Sargento-de-dia Sargentos Suboficial. c)Comandante-da-Guarda Sargentos Suboficial. d)Adjunto ao Oficial-de-dia Sargentos Suboficial.

A (Arts.50,68 e 69) 42)O Auxiliar do Fiscal-de-dia o responsvel pelo servio de Fiscal-de-dia, na ausnci a do titular. atribudo a (aos): a)Suboficiais e aos Primeiros-Sargentos mais antigos. b)Somente aos Suboficiais. c)Somente aos 1 Sargentos. d)Todos os Praas. B (Art. 71) 43) o militar responsvel pela coordenao dos servios relativos a sua unidade ou subuni dade e pela fiscalizao de outros servios da OM fora do horrio de expediente, em conf ormidade com as determinaes do Oficial-de-Dia. a)Adjunto ao Oficial-de-dia. b)Sargento-de-dia. c)Comandante-da-Guarda. d)Auxiliar do Fiscal-de-dia. C (Art. 76) 44) o militar responsvel pela execuo das ordens referentes s atividades de Segurana e Defesa afetas Equipe de Servio. a)Cabo-de-dia. b)Cabo-da-Guarda. c)Comandante-da-Guarda. d)Adjunto ao Oficial-de-dia. D (Art.88) 45)? o auxiliar imediato e substituto eventual do Comandante-da-Guarda. a)Sargento-de-dia. b)Cabo-de-dia. c)Soldado-da-Guarda. d)Cabo-da-Guarda. A (Art.90) 46) o auxiliar imediato e o substituto eventual do Sargento-de-dia Unidade ou sub unidade.

a)Cabo-de-dia Unidade ou Subunidade. b)Comandante-da-Guarda. c)Cabo-da-Guarda Unidade ou subunidade. d)Soldado-da-guarda. C (Arts. 104, I e 106) 47) a praa armada que tem por incumbncia a vigilncia de uma rea. Em seu posto, deve e star sempre com seu armamento municiado. Pode ser fixa ou mvel. a)Planto-da-hora. b)Planto do alojamento. c)Sentinela. d)patrulha. A (Art. 110) 48) a praa o banheiros, sse servio. a)Soldado de b)Reforo. c)Sentinela. d)Servio de

encarregada da vigilncia de alojamento e das dependncias anexas, tais com corredores e varandas, de acordo com as normas estabelecidas para e Planto. Segurana e Defesa.

D (Art.114) 49) atribudo a equipes com efetivo e equipamentos variveis, destinando-se vigilncia e segurana da OM, e guarda de presos. a)O Servio de Segurana e Defesa. b)O Servio de patrulha. c)O Servio de planto. d)O Servio de guarda. B (Art. 116, I, II e V) 50)A Equipe de Guarda subordina-se ao Oficial-de-dia, e a ela compete. Exceto: a)garantir a segurana, a vigilncia e a defesa da OM. b)manter a vigilncia sobre as praas detidas no alojamento. c)manter presos e detidos nos locais determinados, no permitindo a sua sada, salvo por ordem de autoridade competente. d)zelar pelo cumprimento das determinaes referentes a presos e detidos sob a respo nsabilidade da OM.

C (Art.117) 51)O servio de planto destina-se vigilncia, segurana e guarda de alojamento e depen cias anexas, tais como banheiros, corredores e varandas, de acordo com as normas estabelecidas para esse servio. atribudo: a)ao Cabo-de-dia s Unidades e Subunidades e a equipe de reforo. b)ao Cabo-da-Guarda e aos soldados designados. c)ao Cabo-de-Dia s Unidades e Subunidades e aos soldados de Planto. d)ao Cabo-da-Guarda e a equipe de reforo. B

(Art. 120; 121 e 122) 52)Considere as alternativas e responda. - Sobre a Equipe de Reforo. I- uma ampliao da atividade de segurana e defesa, sempre que a situao o exigir, aps o expediente, pelo estabelecimento de novos Postos de Sentinela ou pelo acrscimo do nmero de sentinelas nos postos j existentes. II- Suas atividades iniciam-se aps o trmino do expediente e terminam com o incio do expediente seguinte. III- As praas da Equipe de Reforo so escaladas de modo semelhante s praas da Equipe d e Guarda e so apresentadas pelo Comandante-da-Guarda ao Oficial-de-Dia no trmino d o expediente. Durante o expediente, participam dos trabalhos de rotina da OM. a) b) c) d) Todas esto incorretas. Todas esto corretas. Apenas I e II esto corretas. Apenas III est incorreta.

D (Arts.124 e segs.) 53)So destinadas assistncia tcnica do material areo ou equipamento especializado em trnsito ou existente na OM e aos trabalhos de manuteno. So supervisionadas por Ofici al, Suboficial ou inspetor qualificado. Suas atribuies so fixadas pelo Chefe do set or responsvel. a)Equipe de Alerta Operacional. b)Equipe de Reforo. c)Equipe Contra-Incndio. d)Equipe de Manuteno. A (Arts.128 54)Responsvel pelo combate a fogo, pelas medidas preventivas contra-incndio e pela s demais atividades correlatas. Suas atribuies so fixadas em normas elaboradas pelo rgo central do Sistema de Contra-incndio e complementadas, quando necessrio, pelo C omandante. a)Equipe Contra-Incndio. b)Equipe de Reforo. c)Equipe de Alerta Operacional. d)Equipe de Manuteno. C (Art. 133) 55)Equipe destinada ao cumprimento de atividades especiais da OM, tais como: con duo de presos que estejam sob a responsabilidade da Aeronutica, atendimento de soli citao de autoridade judiciria ou policial quando estejam envolvidos militares da Ae ronutica e outras atividades determinadas por autoridade competente de acordo com norma interna da OM. a) de Reforo. b) de Alerta. c) de Patrulha. d) de Segurana e Defesa. B (Art. 136 e 2) 56)Os militares integrantes de Equipe de Segurana e Defesa da OM usam o 10 uniform e RUMAER. -Os militares, que concorrem a servios especficos, usam os uniformes previstos em: a)normas oriundas do Chefe do Estado-Maior da Aeronutica.

b)normas oriundas dos rgos Centrais do Sistema relacionados com esses servios ou em normas internas aprovadas pelo Comandante, Chefe ou Diretor da OM. c)normas orindas da Doutrina Bsica da Fora Area Brasileira. d)normas oriundas do Comandante, Chefe ou Diretor da OM de acordo com as condies m eteorolgica do local onde ser executado o servio. A (Art. 137 e 1, 2 e 3) 57)Indique nas afirmativas abaixo se Verdadeiro (V) ou Falso (F) e a seguir ass inale a alternativa correta. ( )Os integrantes das Equipes de Guarda usam o armamento institucional e o quan titativo da respectiva munio determinados pelo Comandante, Chefe ou Diretor da OM. ( )O armamento para uso durante o servio pelos oficiais, suboficiais e sargentos a pistola ou revlver, obrigatoriamente pertencente dotao do COMAER. ( )Em situaes de emergncia e a critrio do Oficia-de-Dia, os oficiais, suboficiais e sargentos podero utilizar-se de outro tipo de armamento em uso no COMAER, desde que possuam instruo e treinamento adequados, devendo tal fato ser informado ao Com andante, Chefe ou Diretor da OM. ( )Os integrantes das equipes de servio utilizam a braadeira prevista no Regulame nto de Uniformes da Aeronutica (RUMAER) a) V- V- V- V d) V- V- F- V b) V- F- F- V c) V- F- V- V

D (Art.139 e 140) 58)O Servio Externo todo aquele prestado fora do mbito da OM e determinado pelo Co mandante, Chefe ou Diretor. Os Servio Externo podem ser: I- Patrulha, Ronda ou Escolta. II- Paradas, Desfiles. III- Guardas ou Escoltas Fnebres. IV- Representao, Viagem a Servio, Servio de Justia, Estafeta. V- Guarda em instalaes, pertencentes ou no Aeronutica. a)Todos os itens esto incorretos. b)Apenas os itens I, II e III esto corretos. c)Apenas os itens I,II, III e IV esto corretos. d)Todos os itens esto corretos. A (Art.139) 59)O Servio Externo ser considerado Regular ou Eventual. I-Eventual, quando realizado rotineiramente e cumprindo o disposto em norma inte rna. II-Regular, quando atendendo ordem de misso ou de servio especfico. III-Eventual, quando atendendo ordem de misso ou de servio especfico. IV-Regular, quando realizado rotineiramente e cumprindo o disposto em norma inte rna. a)Apenas os itens I e II esto incorretos. b)Apenas os itens I e II esto corretos. c)Apenas os itens I e III esto corretos. d)Todos os itens esto corretos. C (Arts. 10; 37, I; 40, I; 44 I e XI e 55, I) 60)Numere as colunas e a seguir assinale a alternativa correta.

-Servios Individuais de Oficiais. Atribuies/Incumbncias. 1-Superior-de-dia. 2-Oficial-de-dia. 3-Oficial-de-Operaes. 4-Fiscal-de-dia. 5-Mdico-de-dia. ( )Examinar as dietas e fiscalizar a sua distribuio aos enfermos. ( )Inspecionar a rea militar do aerdromo quanto ao estado de conservao, existncia de animais, de objetos ou obstculos que possam causar danos s aeronaves ou prejudica r-lhes a operao. ( )Cumprir determinaes de autoridade competente, cientificando, no menor prazo po ssvel, ao Comandante, Chefe ou Diretor da OM. ( )verificar,acompanhado pelo Comandante-da-Guarda ao assumir o servio, a existnc ia de presos e detidos, adotando as medidas de segurana que se fizerem necessrias. ( )Ativado quando o nmero de Oficiais e Aspirantes-a-Oficial, que concorrem esca la de Oficial-de-dia, for menor que 7 (sete). ( )Acionar os rgos de controle do espao areo para o restabelecer a operao dos equipam ento de auxlio navegao ou de aproximao do aerdromo, quando isso se fizer necessrio. a)5-4-2-1-3-2. b)4-3-1-1-3-2. c)5-3-1-2-4-3. d)4-3-1-5-4-3.

B (Arts. 39; 43; 46; 49 e 55) 61)Numere as colunas e a seguir assinale a alternativa correta. -Servios Individuais de Oficiais. Atribuies/Incumbncias. 1-Superior-de-dia. 2-Oficial-de-dia. 3-Oficial-de-Operaes. 4-Fiscal-de-dia. 5-Mdico-de-dia. ( )Interditar qualquer aeronave que utilize aerdromo militar sem possuir condies tc nicas ou legais, comunicando tal fato ao Comandante. Colaborar com o Oficial-dedia. ( )Comunicar ao Oficial-de-dia toda baixa que ocorrer fora do horrio de expedien te. ( )Deve assistir ao jantar na Organizao, aps o que, poder pernoitar em sua residncia , devendo, portanto, assistir ao caf da manh seguinte. ( )dar conhecimento ao Comandante, com a maior brevidade possvel, das ocorrncias que exigirem pronta interveno do comando. Receber o Comandante da organizao. ( )Receber a apresentao dos demais oficiais de servio, tomando cincia de como os se rvios sero executados. a) 5- 3- 4- 1- 2 b) 3- 5- 4- 2- 1 c) 5- 3- 1- 2- 4 d) 3- 5- 1- 2- 4

A (Arts. 34; 38; 42; 45 e 47) 62)Numere as colunas e a seguir assinale a alternativa correta. -Servios Individuais de Oficiais. 1-Superior-de-dia. 2-Oficial-de-dia. 3-Oficial-de-Operaes. 4-Fiscal-de-dia. 5-Oficial de Permanncia Operacional. ( )Responsvel pela conduo das atividades de Segurana e Defesa da OM. ( )Responsvel pela conduo das atividades de Segurana e Defesa em condies especiais ou

em virtude de exigncias peculiares da OM. ( )Possui atribuies, deveres e obrigaes inerentes ao servio de Oficial-de-dia. ( )Responsvel pela coordenao do apoio s operaes areas militares no aerdromo, garanti a manuteno da disciplina, a segurana das instalaes e o funcionamento normal do servio . ( )Responsvel pela assistncia s aeronaves e tripulaes em trnsito, bem como, pelo cump rimento de normas e instrues relativas s operaes areas militares. a) 2-1-4-5-3 b) 2-3-1-5-4 c) 1-3-2-5-4 d) 3-1-4-5-2

C (Arts. 65, VII; 67, II e III; 73, V e IX; 77, I e 88, VI) 63)Numere as colunas e a seguir assinale a alternativa correta. - Servios individuais de Suboficiais, Sargentos e Cabos. Atribuies/Incumbncias. 1-Adjunto ao Oficial-de-dia. 2-Sargento-de-dia. 3-Comandante-da-Guarda. 4-Cabo-da-Guarda. 5-Adjunto ao Oficial de Permanncia Operacional ou ao Oficial-de-Operaes. ( )Colocar em forma a Equipe de Servio do Porto das Armas para as continncias regu lamentares. ( )Fiscalizar as instalaes das unidades e subunidades incorporadas, quando determ inado. ( )Verificar a disponibilidade de todos os equipamentos de apoio s aeronaves; at ender e providenciar o apoio de solo s aeronaves em trnsito que se dirijam ao ptio militar. ( )Distribuir os quartos-de-hora-de-servio entre os soldados da Equipe de Servio. ( )Manter o Oficial-de-Dia informado da situao dos presos e detidos da sua unidad e e subunidade; e zelar para que essas praas permaneam nos locais determinados. a) 3-2-5-4-1 b) 2-1-4-3-5 c) 3-1-5-4-2 d) 2-1-3-4-2

D (Arts. 65, IV; 67, VI; 73, VII eIX; 77, I e XVI e 88, II e VI) 64)Numere as colunas e a seguir assinale a alternativa correta. - Servios individuais de Suboficiais, Sargentos e Cabos. Atribuies/Incumbncias: 1-Adjunto ao Oficial-de-dia. 2-Sargento-de-dia. 3-Comandante-da-Guarda. 4-Cabo-da-Guarda. 5-Adjunto ao Oficial de Permanncia Operacional ou ao Oficial de Operaes. ( )Escriturar os documentos relativos ao servio, de modo que estejam prontos par a serem entregues autoridade competente at uma hora aps a Parada de Servio. ( )Colocar em forma a Equipe de Servio do Porto das Armas para as continncias regu lamentares. Providenciar escolta para o deslocamento de todos os presos, em espe cial para os que se encontrem disposio da Justia ou considerados de alta periculosi dade. ( )Informar ao Oficial de servio a previso de movimento areo com destino ao aerdrom o. ( )Manter o Oficial-de-Dia informado da situao dos presos e detidos da sua unidad e ou subunidade. Conduzir, em forma, os cabos, soldados e taifeiros para o refei trio. Zelar para que as praas detidas da sua unidade ou subunidade permaneam nos lo cais determinados. ( )Conduzir as praas para a rendio das Sentinelas, assistindo transmisso das ordens , assegurando-se de que estas foram bem compreendidas. Distribuio dos quartos-de-h ora-servio entre os soldados da Equipe de Servio.

a) 3-1-5-4-2

b) 1-3-4-2-5

c) 3-2-1-5-4

d) 1-3-5-2-4

B (Art. 141) 65) a atividade que tem por finalidade a verificao da presena do efetivo, a existncia e o estado do material e do fardamento, e tambm para qualquer outra verificao julg ada necessria. a)Instruo. b)Revista. c)Solenidade. d)Desfile. D (Art. 142) 66)Quanto programao, a revista pode ser: a)Normal ou parcial. b)Extraordinria ou geral. c)Parcial ou geral. d)Normal ou extraordinria. A (Art. 142, I) 67)? prevista na rotina da OM ou fixada em instru?es espec?icas. a)revista normal. b)revista geral. c)revista extraordin?ia. d)revista parcial. C (Art. 142, II) 68) determinada pelo Comandante, Chefe ou Diretor da OM ou por outra autoridade c ompetente, quando julgada necessria. a)revista normal. b)revista geral. c)revista extraordinria. d)revista parcial. C (Arts. 143, I, II e III) 69)Numere as colunas e a seguir assinale a alternativa correta. 1-Revista da Equipe de Servio. 2-Revista de Incio de Expediente. 3-Revista do Recolher. ( )Executada nos dias teis, qual comparecem todos os militares, podendo ser real izada em formaturas parciais nas diversas Unidades ou Subunidades que compem a O M. ( ) qual comparecem todos os militares de folga e aqueles relacionados para pern oite, devendo ser realizada em horrio determinado pelo Comandante, Chefe ou Diret or da OM entre o jantar e o Toque de Silncio. ( )Realizada na Parada de Servio. a) 3- 2- 1 d) 3- 1- 2 b) 2- 1- 3 c) 2- 3- 1

B (Art.144) 70)O Oficial-de-Dia pode, aps o trmino do expediente e sempre que julgar necessrio, realizar verificaes de presena de militares que obrigatoriamente devam estar na OM , evitando, contudo, perturbar o repouso do pessoal aps o(a): a)Almoo. b)Toque do Recolher. c)Jantar. d)Ceia. D (Art. 145) 71) toda concentrao de pessoal militar armado ou desarmado, obedecendo a um disposi tivo previamente determinado. a)Patrulha. b)Ronda ou escolta. c)Representao da organizao. d)Formatura. A (Art. 146) 72)A formatura pode ser: a)Quanto ao efetivo; geral ou parcial e quanto programao; ordinria ou extraordinria. b)Quanto programao; ordinria ou geral e quanto ao efetivo; extraordinria ou parcial. c)Quanto ao efetivo; geral ou extraordinria e quanto programao; parcial ou ordinria. d)Quanto programao; extraordinria ou parcial e quanto ao efetivo; ordinria ou geral. A (Art. 147, 4, I, II, III e 5) 73)O Comandante, Chefe ou Diretor da OM ou a autoridade que a presidir, somente a proxima-se do local da Formatura Geral depois de: a)avisado pelo oficial responsvel que a tropa encontra-se pronta para o incio do e vento. b)os oficiais inspecionarem os militares que lhes so subordinados. c)o oficial mais antigo receber a apresentao e conduzir a Unidade para o local da Formatura Geral. d)a Unidade ser apresentada ao oficial que comandar a Formatura Geral. C (Arts. 147; 148; 149 e 150) 74)Numere as colunas e a seguir assinale a alternativa correta. 1-Formatura Geral. 2-Formatura Parcial. 3-Formatura Ordinria. 4-Formatura Extraordinria. ( )Destinada a atender as atividades de rotina da OM, especificadas nas normas internas. ( )Aquela em que uma ou mais Unidades ou Subunidades agrupam-se para determinad a finalidade. ( )Aquela no constante da rotina , que pode ser programada com antecedncia ou det erminada sem aviso prvio pelo Comandante, Chefe ou Diretor da OM, para atender de terminada finalidade. ( )Participa todo o efetivo da OM, exceto aqueles que no podem abandonar a ativi dade a que estiverem empenhados.

a)3- 4- 1- 2 d)2- 3- 4- 1

b)2- 4- 1- 3

c)3- 2- 4- 1

A (Arts. 146; 147 1 e 3 e 150) 75)Indique nas afirmativas abaixo se Verdadeiro (V) ou Falso (F) e a seguir ass inale a alternativa correta. ( )Para a formatura geral, so indicados, com a devida antecedncia: hora, local, u niforme, armamento, dispositivo e outros esclarecimentos que se fizerem necessrio s. ( )As formaturas extraordinrias podem ser programadas com antecedncia ou ordenada s pelo Comandante, sem aviso prvio, para atender a determinada finalidade. ( )As formaturas ordinrias e as extraordinrias so classificaes quanto programao. ( )Em unidade sede de batalho de infantaria, a formatura geral e realizada, pelo menos, duas vezes por semana. a) V- V- V- F b) V- V- F- V c) V- F- V- V d) F- V- V- V

D (Art.152) 76)Elaborar Programas de Instruo e de Manuteno Operacional (PIMO) para manter os sub ordinados eficientemente instrudos e preparados, no s para atender s atividades de r otina, como tambm, a situaes de emergncia. de responsabilidade do: a)Chefe da Seo de Pessoal. b)Chefe da Seo de infra-estrutura. c)Chefe da Seo de Instruo Militar. d)Comandante, Chefe ou Diretor da OM. B (Art.152 e 153) 77)Os Programas de Instruo e de Manuteno Operacional (PIMO) so elaborados pelo Comand ante, Chefe ou Diretor da OM visando atender: I-O Quadro de Trabalho Semanal. II-s atividades de rotina, como tambm, a situaes de emergncia. III-O conhecimento de cada militar da existncia de situao especial de sua organizao. IV-Manter sempre o efetivo voltado para o cumprimento de sua misso. V-Ao aprimoramento de cada militar e, principalmente, o aumento da eficcia do tra balho de equipe da OM, de modo a mant-la permanentemente apta para cumprir sua mi sso. a)Os b)Os c)Os d)Os itens itens itens itens I, II e III esto corretos. II e V esto corretos. I, II e V esto corretos. III e IV esto corretos.

C (Arts. 156) 78)Considere as alternativas e responda. I-A alimentao do pessoal da OM deve merecer especial ateno do Comandante, Chefe ou D iretor e de toda administrao. II-Nas OM com rancho organizado, haver, em princpio, quatro refeies dirias: caf, almoo jantar e ceia, servidas de acordo com o horrio estabelecido. III-Aos Cadetes e alunos das Organizaes em regime de internato e ao pessoal de ser vio da OM ser oferecida noite, uma quarta refeio denominada ceia.

a)Todos os b)Apenas o c)Apenas o d)Apenas o

itens esto corretos. item I esta incorreto. item II esta incorreto. item III esta incorreto.

D (Art.158 2) 79)Os servidores civis devem freqentar os refeitrios: a)dos Oficias. b)dos Suboficiais e Sargentos. c)dos Cabos e soldados. d)destinados aos militares, com base na equivalncia dos respectivos nveis. A (Arts. 161) 80)Situaes especiais nas OM so aquelas decorrentes da decretao de Estado de Defesa, d e Estado de Stio, de Interveno Federal e de Garantia da Lei e da Ordem. So situaes esp eciais. Exceto: a)reforo. b)sobreaviso. c)prontido parcial. d)prontido total. B (Art. 167) 81)Considere as alternativas e responda - Para atender a cada situao especial, as OM devem possuir: I-"Plano de Reunio de Militares". II-"Plano de Alojamento do Pessoal" III-"Planos especficos para cada situao, previstos no Plano Regional de Segurana e D efesa (PRSD)". IV-"Plano de Emprego das Unidades de Combate e de Apoio". a)Todos os b)Apenas o c)Apenas o d)Apenas o itens esto incorretos. item III est correto. item I est incorreto. item II est incorreto.

D (Art.168) 82)O militar, ao tomar conhecimento do estabelecimento de Situao Especial (Sobreav iso, Prontido parcial ou Prontido total), deve, imediatamente: a)permanecer em sua residncia pronto para o seu acionamento. b)colocar sua farda e dirigir-se ao seu Comandante. c)ficar atento ao noticirio a fim de inteirar-se da veracidade dos fatos. d)entrar em contato com sua OM. C (Arts. 170; 171 e 174) 83)Numere as colunas e a seguir assinale a alternativa correta. - Situaes especiais. 1-Sobreaviso. 2-Prontido parcial. 3-prontido total. ( )manter, pernoitando na OM a totalidade do efetivo do efetivo pronto para exe

cutar aes terrestres ou areas e prestar o apoio necessrio ao seu desenvolvimento; ce ntralizar o controle de todos os meios de apoio logstico especficos de cada OM. ( )os trabalhos de rotina da OM no sofrem soluo de continuidade; os militares que pernoitarem na OM devem ficar preparado para, prontamente atenderem o Plano de R eunio. ( )manter, tanto quanto possvel, a rotina normal da OM, ; manter, pernoitando na OM, 1/3 (um tero) do efetivo, pronto para aes terrestres, areas e para o apoio nece ssrio ao seu desenvolvimento; ( )implica na adoo de medidas acauteladoras quanto Segurana e Defesa da OM e coloc ao do efetivo em alerta, com a possibilidade de ser acionado, a qualquer momento; o Comandante especifica a parcela que deva permanecer na OM e toma as providncias necessrias em decorrncia dos acontecimentos e das ordens recebidas. ( )adotar medidas acauteladoras de Segurana e Defesa da OM; manter preparada par a emprego imediato, a quantidade de aeronaves determinada pelo escalo superior; c ancelar todas as dispensas do servio concedidas aos militares. ( )distribuir armamento e munio aos militares, de acordo com normas internas da O M, caso no esteja estabelecido no respectivo Plano Regional de Segurana e Defesa; reforar as medidas de segurana e de controle do abastecimento de gua, de gneros alim entcios e de energia eltrica. a)1-2-3-3-2-1 b)2-1-3-1-3-2 c)3-1-2-1-2-3 d)3-1-2-1-3-3

B (Arts. 172) 84)Considere as alternativas e responda - O Art. 171, III Assim dispe: "manter, pernoitando na OM a totalidade do efetivo do efetivo pronto para executar aes terrestres ou areas e prestar o apoio necessrio ao seu desenvolvimento". I- As OM podem reduzir o quantitativo acima estabelecido, desde que este disposi tivo esteja previsto no Plano Regional de Segurana e Defesa; II- e que essas OM no estejam includas em uma ou mais dentre as seguintes condies:a) possuir Unidade de Infantaria na sua estrutura organizacional; b)sediar Unidade Area; c)ou estar envolvida diretamente no apoio das aes terrestres e areas. a)Os dois itens b)Os dois itens c)Apenas o item d)Apenas o item esto incorretos. esto corretos e se completam. I est incorreto. II est incorreto.

C (Art. 164) 85)Autoridade(s) competente(s) para determinar a prontido total : a)Chefe do Estado-Maior da Aeronutica (CEMAER). b)Os Oficiais-Generais, na respectiva cadeia de comando. c)Comandante da Aeronutica (CMTAER). d)Comandante da OM. A (Art. 165) 86)So autoridades competentes para determinar a situao de prontido parcial e sobreav iso so. Exceto: a)O Comandante da OM. b)Os Oficiais-Generais, na respectiva cadeia de comando. c)O Comandante da Aeronutica. d)O Chefe do Estado-Maior da Aeronutica. D

(Art. 166) 87)Nas Situaes Especiais (sobreaviso, prontido parcial e prontido total), ativado o servio de: a)Fiscal-de-dia. b)Oficial-de-Operaes. c)Oficial-de-dia. d)Superior-de-dia. B (Art. 170, 1 e 2) 88)Considere as afirmativas e responda. -Os trabalhos de rotina da OM no sofrem soluo de continuidade; -O Comandante, Chefe ou Diretor especifica a parcela do efetivo militar que deva permanecer na organizao e toma as providncias necessrias em decorrncia dos acontecim entos e das ordens recebidas; -Os militares que no pernoitarem na OM devem ficar preparados para, prontamente, atenderem ao Plano de Reunio. -O efetivo colocado em alerta, com a possibilidade de ser acionado, a qualquer m omento, para emprego imediato. Ocorrem na situao especial de: a)reforo. b)sobreaviso. c)prontido parcial. d)prontido total. C (Art. 171) 89)Considere as afirmativas e responda. - Atender a qualquer emergncia, no mais curto prazo possvel. - Manter preparada para emprego imediato, a quantidade de aeronaves determinada por escalo superior. - Manter, tanto quanto possvel, a rotina normal da OM; cancelar todas as dispensa s do servio concedidas aos militares. Ocorrem na situao especial de: a)reforo. b)sobreaviso. c)prontido parcial. d)prontido total. D (Art. 1174 e 175) 90)Considere as afirmativas e responda. - Manter pernoitando na OM a totalidade do efetivo pronto para executar aes terres tres ou areas e prestar o apoio necessrio ao seu desenvolvimento. - So interrompidas licenas, frias, dispensas e outros afastamentos temporrios em que se encontrar o militar, exceto as baixas hospitalares. - O militar dever apresentar-se sua OM no menor prazo possvel. - Fora de sede, impossibilitado de regressar sua organizao, o militar dever entrar em contato com seu chefe imediato ou apresentar-se OM mais prxima. - Distribuir de armamento e munio ao militares, de acordo com normas internas da O M, caso no esteja estabelecido no respectivo Plano Regional de Segurana e Defesa. Ocorrem na situao especial de: a)reforo. b)sobreaviso. c)prontido parcial.

d)prontido total.

(Art. 176) 91)Termo genrico que abrange toda transferncia, classificao, nomeao designao ou qualq outro ato que implique afastamento do militar de uma OM com destino outra organ izao. a)adio. b)agregao c)movimentao. d)reverso. A (Art. 176, nico) 92)Complete. - Quando a movimentao for considerada de __________, o afastamento do militar no se r necessariamente com destino outra OM. a)carter temporrio. b)interesse da Administrao. c)carter provisrio. d)interesse particular. B (Art. 177, I, VII e VIII) 93)A movimentao do pessoal militar tem entre outras finalidades atender, exceto: a)as necessidades do Comando da Aeronutica. b)ao interesse da disciplina. c)a situao de sade do militar ou de seus dependentes mediante requerimento. d)ao interesse prprio de ordem particular do militar mediante requerimento. C (Art. 178, I, a, b, c e d) 94)Considere as afirmativas e responda. - A movimentao de pessoal militar da Aeronutica realizada por intermdio de Decreto P residencial. I-quando se tratar de Oficial-General. II-para provimento de cargo na Presidncia e na Vice-Presidncia da Repblica. III-para comisso, em carter permanente, no exterior. IV-para constituio de delegao brasileira em misso oficial no exterior. a)Apenas os itens I e II esto corretos. b)Apenas os itens I, II, III esto corretos. c)Todos os itens esto corretos. d)Todos os itens esto incorretos. D (Art. 178, II, a, b, c, d, f, e l) 95)Considere as afirmativas e responda. - A movimentao de pessoal militar da Aeronutica realizada por Portaria do CMTAER. I-para provimento de cargo de Comandante, Chefe ou Diretor de OM, exceto se Ofic ial-General; de Comandante do Corpo de Cadetes da Aeronutica e de cargo privativo de Oficial-General ocupado interinamente por Coronel. II-para o cargo de Oficial de seu Gabinete; para classificao de Oficiais em organi zao que os vincule ao Gabinete do Comandante da Aeronutica (GABAER). III-para classificao de oficiais em rgo no subordinado ao CMTAER; IV-para misso no exterior, de carter eventual ou transitria. a)Apenas os itens I e II esto corretos.

b)Apenas os itens I, II, III esto corretos. c)Todos os itens esto incorretos. d)Todos os itens esto corretos. A (Art.178, III, a, b, c e d) 96)Considere as afirmativas e responda. - A movimentao de pessoal militar realizada por ato do Diretor da DIRAP. Quando de : I-Oficiais-Superiores; Capites, Oficiais-Subalternos, Aspirantes-a-Oficial, Subof iciais e Sargentos. II-Cabos, Soldados e Taifeiros da rea territorial de um Comando Areo Regional (COM AR) para outro. III-Oficial designado para exercer a Chefia de Seo Mobilizadora. IV- Oficial-General. a)Apenas o item IV est incorreto. b)Apenas os itens I e II esto corretos. c)todos os itens esto incorretos. d)Todos os itens esto corretos.

C (Art. 178,IV) 97)A movimentao de pessoal militar da Aeronutica, quando se tratar de cabos, soldad os e taifeiros, dentro das respectivas reas territoriais, realizada por ato do: a)Diretor da DIRAP. b)Comandante, Chefe ou Diretor da organizao a que pertence o militar. c)Comandante de COMAR. d)Comandante da Aeronutica. B (Art. 178, V) 98)A movimentao considerada de carter temporrio, com mudana de sede e sem desligament o, para atividades de at 180 dias em comisses, desde que haja recursos para o aten dimento das despesas decorrentes de tal movimentao, realizada por ato do: a)Comandante do COMAR da respectiva rea territorial. b)Comandante, Diretor ou Chefe de OM, quando se tratar de militar pertencente ao seu efetivo. c)Diretor da DIRAP. d)Comandante do COMGEP.

D (Art.178, I, d) 99)A movimentao de pessoal militar da Aeronutica para constituio de delegao brasileira em misso oficial no exterior, realizada por: a)Ato de Comandante, Diretor ou Chefe, quando se tratar de militar pertencente a o seu efetivo b)Ato de Comandante de Comando Areo Regional. c)Portaria do CMTAER. d)Decreto Presidencial. C (Art. 178, II, e) 100)A movimentao de pessoal militar da Aeronutica para classificao de oficiais em rgo subordinado ao CMTAER.

a)Ato de Comandante, Diretor ou Chefe, quando se tratar de militar pertencente a o seu efetivo b)Ato de Comandante de COMAR. c)Portaria do CMTAER. d)Decreto Presidencial.

S-ar putea să vă placă și