Sunteți pe pagina 1din 5

Principais regras do futsal

Galeria
Principais regras do futsal

O Futsal um esporte em ascenso na atualidade e desta forma necessrio para quem gosta de praticar saber pelo menos as regras mais bsicas.

O Brasil tem atualmente a melhor seleo de futsal do mundo, por isso comum ver essa prtica em quase todos os pavilhes esportivos do pas.
Dificuldade Fcil

Instrues
1.

Cada equipe constituda por 5 jogadores, um dos quais dever ser um goleiro.

2.

2
Cada uma das equipes pode ter em suas fileiras sete jogadores substitutos. No futsal as substituies so ilimitadas.

No caso da substituio ela ter que ser efetuada em zona prpria. O jogador que est sendo substitudo deve estar completamente fora do campo antes que o prxima entre em jogo. Ao contrrio do futebol, no futsal o rbitro no precisa ser informado da ocorrncia de substituies.

3. 4.

3
A equipe que iniciar a partida no pode marcar gol a partir de um pontap de sada. A bola est em jogo quando tocada e se mover para a frente.

5.

4
Quando a bola ultrapassa as linhas laterais o jogo reiniciado com um chute. A bola deve estar parada na linha lateral e pode ser colocada em jogo em qualquer direo. O chutador deve ter os dois ps sobre a linha lateral ou atrs da linha de fundo.

6.

5
Se a bola bater no telhado marcada uma falta equipe e a bola colocada no cho para marcao de um livre. A bola devolvida equipe adversria.

7.

6
O goleiro no pode receber a bola, nem com as mos ou ps depois de lanar a bola de sua posse, a menos que esta tenha sido tocada por um adversrio. Os goleiros devem igualmente soltar a bola dentro de quatro segundos aps esta estar em sua posse.

8.

7
Em cobranas de falta ou escanteios todos os adversrios devem estar a pelo menos 5 metros da bola e a bola deve ser colocada em jogo dentro de quatro segundos pelo marcador do livre.

9.

8
Faltas: so as mesmas do futebol.

10.

A marca de grande penalidade de 6 metros e a segunda marca de grande penalidade de 10 metros. A 2 marca de grande penalidade usada se uma equipe acumular mais de cinco faltas em cada parte do jogo. A partir da sexta falta os jogadores da equipe adversria no podem formar uma barreira para defender o chute.

O jogador que executa o chute deve ser identificado e deve chutar com a inteno de marcar. A bola no pode ser passada para outro jogador. O guarda-redes dever permanecer na sua rea de grande penalidade e todos os outros jogadores devem permanecer atrs de uma linha imaginria a pelo menos 5 metros da bola.

Regras do futsal

Galeria Regras do futsal

Futsal, como popularmente conhecido o Futebol de Salo, uma modalidade esportiva adaptada do campo para a quadra onde o objetivo do time fazer com que a bola ultrapasse a meta adversria. Foi inventada no Uruguai no comeo dos anos 30 e logo em seguida introduzida no Brasil ainda com o nome "Indoor FootBall", mas alguns anos depois que suas regras foram de fato definidas oficialmente. Apesar de ter sido criado no Uruguai, o Brasil a grande referncia mundial quando se trata de Futsal, graas ao alto nmero de ttulos conquistados pela nossa seleo. Este esporte, apesar de bem prximo ao futebol de campo tradicional, tem regras distintas e fundamentos prprios que devem ser aprendidos pelos jogadores que planejam praticar com sucesso o esporte.
Dificuldade Fcil

Instrues
1.

Veja que as regras so simples de serem aprendidas, este esporte deve ser praticado por cinco jogadores, sendo eles o goleiro, o fixo defensor, dois alas (um direito e um esquerdo)

e um piv (atacante). A quadra deve ser retangular e seu cumprimento pode variar de 25 a 42 metros, j sua largura deve ter entre 15 e 22 metros. A bola estar em jogo at ultrapassar as linhas laterais ou as de fundo e ser reposta em jogo pelo time adversrio daquele responsvel pela sada da bola. O goleiro, o nico que pode colocar as mos na bola. Caso algum outro jogador o faa, o rbitro da partida dever marcar a infrao e punir o jogador ou time de acordo.
2.

2
Aprenda quais so os fundamentos bsicos do futebol de salo. O passe um dos mais importantes, pois se trata do fator principal da posse de bola do time, consiste no ato de passar a bola para um companheiro de equipe e dependendo da distncia entre os dois e do posicionamento dos adversrios, pode ser feito de vrias maneiras. Drible e Finta, so duas maneiras que o jogador tem de se livrar da marcao do adversrio, com a bola no p e com ela em movimento respectivamente.

3. 4.

3
Ainda se tratando do fator posse de bola, o fundamento "conduo" aquele em que o jogador progride com a bola rumo a meta do outro time, com o objetivo de fazer o gol. E por causa desse objetivo existem dois fundamentos com propsitos de finalizao. O "chute" geralmente usado quando se planeja marcar o gol e o "cabeceio" a tentativa de faze-lo usando a cabea e no os ps, mas estes dois fundamentos podem ser realizados em carter defensivo ou como forma de passe. Existe ainda o fundamento da "recepo" onde o jogador interrompe uma ofensiva adversria interrompendo passes ou chutes.

5.

Os jogos profissionais possuem dois tempos de vinte minutos cada, totalizando assim os quarenta minutos da partida. Alm do juiz principal, existe ainda um rbitro auxiliar, um cronometrista e um anotador, cada um com sua funo na partida. Atualmente no Brasil, o esporte administrado pela Confederao Brasileira de Futebol de Salo.

Como preparar um treinamento de futsal

Galeria Como preparar um treinamento de futsal

O futsal, assim como o futebol, um esporte com muitas complexidades e com muita variedade de aes, portanto, o treinamento correto e eficaz uma grande vantagem das grandes equipes.

Com a especificidade da quadra, onde o terreno de jogo menor, porm mais intenso, o futsal tornou-se em todo o mundo uma alternativa pra quem no optou pelo futebol de campo, ou at mesmo uma grande vitrine, onde jovens atletas iniciam para depois seguir uma carreira no futebol.

Em todo mbito do futsal encontramos inmeras formas e maneiras de treinar todas as valncias desta modalidade, contudo cabe ressaltar que um treinamento de futsal pode diferir bastante de um de futebol.
Dificuldade Fcil

Instrues
Coisas que voc precisa


1.

Quadra apropriada Bolas de Futsal

1
Como todo treinamento ou perodo de treinos, o treinador tem de planejar e organizar um cronograma para a sua equipe. Expor jogos e competies e de acordo com isso, criar os ciclos de treinamento a pequeno, mdio e longo prazo.

Organizado o plajamento, o treinamento fsico deve ser uma constante nas atividades. Apesar de possuir nmero de substituies livres, a intensidade com que se joga o futsal faz com que o preparo fsico de seus atletas sejam um diferencial na hora de jogo.
2.

2
Em relao a parte tcnica, cabe salientar algumas valncias tcnicas importantes a ser treinadas. O passe um dos componentes mais utilizados e sua eficcia pode garantir a equipe um bom rendimento durante os jogos.

O controle de bola num ambiente pequeno, como a quadra de futsal, outro meio de manter uma boa posse de bola, e assim se aproximar do prximo componente que a finalizao. Atualmente, uma equipe que controla o jogo e tem um poder de finalizao, leva vantagem sobre os demais.
3. 4.

3
Em relao a parte ttica, o futsal est bem evoluido, com as melhores equipes tendo todos os atletas atrs da linha da bola, tendo um sistema defensivo e ofensivo bem estruturado e organizado.

Assim como no futebol de campo, quanto mais o treinamento for aproximado com a realidade do jogo, as chances de sucesso da equipe tambm ser. Atividades de contra ataque, sistemas ofensivos e defensivos, simulando a realidade da partida faz com que os jogadores estejam sempre a treinar a

viso real do jogo, e no fragmentada.

Cabe ao treinador ter a organizao necessria para intercalar seus treinamentos todos os movimentos essnciais, assim como a periodizao ttica e tcnica, sempre tentando aproximar sua equipe da realidade do jogo.

S-ar putea să vă placă și