Sunteți pe pagina 1din 3

ESCOLA SECUNDRIA ARTSTICA ANTNIO ARROIO FICHA FORMATIVA SOBRE A CONTEXTUALIZAO DA CULTURA DA GARE 12 Ano / Ano Lectivo 2010/2011

/ Professora: Cesaltina Pedro

Consulta as pginas 108, 109 e 110 do manual, para responderes at pergunta 10. 1. Identifica o acontecimento que ps fim carreira poltica de Napoleo Bonaparte. 2. Aps a derrota de Napoleo houve necessidade de reorganizar o mapa poltico da Europa. 2.1. Refere a evoluo poltica da Frana entre 1815 e 1871. 2.2. Os objectivos do Congresso de Viena e as consequncias destas medidas, para a Frana. 3. Aps o Congresso de Viena deram-se na Europa, um conjunto de movimentos revolucionrios de independncia nacional. Onde tiveram lugar? Contra quem? 4. No sculo XIX a Alemanha e a Itlia unificaram-se. Quem foram os mentores destas unificaes. 5. Portugal tambm foi abrangido por esta vaga revolucionria. Justifica. 6. Em meados do sculo XVIII teve incio em Inglaterra a 1 Revoluo Industrial. Ao longo do sculo XIX d-se a 2 Revoluo Industrial. 6.1. Enumera as razes que permitiram Inglaterra ser o pas pioneiro da 1 revoluo industrial. 6.2. Identifica os sectores de arranque da indstria durante o sculo XVIII. 6.3. Indica os pases que aderiram segunda revoluo industrial. 6.4. Identifica as novas fontes de energia do sculo XIX. 7. Indica trs invenes tecnolgicas fundamentais para o desenvolvimento da Revoluo Industrial. 8. Durante o sculo XIX as vias de comunicao entre os povos foram igualmente facilitadas. Quais as invenes que as facilitaram. 9. Quais os tipos de transporte que mais se desenvolveram no sculo XIX. 9.1. Qual as vantagens econmicas, sociais e culturais resultantes do desenvolvimento dos transportes. TPC 10. Convertidas em autnticos templos de modernidade, as gares vo reflectir as ltimas novidades tecnolgicas e construtivas decorrentes da Revoluo industrial. Comenta a frase. ( pgina 112) ( relaciona a gare com o desenvolvimento da indstria, do comrcio e dos transportes;com o crescimento das cidades;com a eficcia das novas tcnicas e dos novos materiais ;com o desenvolvimento cultural do sculo XIX.)

11. Uma das vantagens dos transportes foi a formao de um mercado mundial. Para facilitar as trocas comerciais realizaram-se exposies nas principais cidades europeias. 11.1. Identifica essas exposies e as datas em que foram realizadas. TPC 11.2. Toma como referncia o documento da pgina 117 e elabora uma sntese sobre a importncia econmica, tecnolgica e inventiva destas exposies.

11.3. Quais as vantagens dos materiais usados na construo dos grandes pavilhes das exposies universais. 12. Uma das consequncias mais imediatas do processo evolutivo do sculo XIX, foi o aumento das populaes urbanas e as ms condies de vida e de trabalho a que estava sujeito o proletariado. 12.1. Elabora um pequeno texto sobre as condies de vida e de trabalho do proletariado. 12.2. Indica 3 acontecimentos que demonstrem a luta do proletariado por melhores condies de vida. 12.3. Identifica os tericos e as obras que contriburam para a melhoria das condies de vida da classe operria. ( pgina 115) TPC 13. L atentamente o texto da pgina 114 e o da pgina 118. Refere a importncia do Romantismo enquanto movimento cultural e artstico, no contexto social e cultural de inicio do sculo XIX. 14. Tal como o Neoclassicismo, tambm o Romantismo procurou referncias no passado. Indica o perodo histrico que foi privilegiado e explica as razes.

15. D exemplos de edifcios romnticos. 16. Indica as caractersticas da pintura romntica. (tema, caractersticas tcnico formais, representantes) 17. Tomando como referncia os percursos artsticos de Turner, Constable e Friedrich, caracteriza o modo como o tema paisagem ou natureza foi tratado. (pgina126 do manual) 18. Indica as caractersticas da escultura do romantismo. (Temtica, caractersticas tcnico - formais e representantes).

19. Faz corresponder aos nomes da coluna A as obras da coluna B ABCDWilliamTurner John Constable David Friedrich Eugne Delacroix 1. Pestferos de Jafa 2. Dante e Virglio 3. O Carro de Feno 4. Jangada do Medusa 5. Caminhante sobre Um Mar De Nvoa. 6. Falsias de Rugen 7. A Catedral de Salisbury 8. Liberdade Guiando o Povo

20. Identifica outros movimentos artsticos representativos deste perodo. 21. Refere as caractersticas da arquitectura do Romantismo em Portugal. (pgina 130 e 133) 22. Observa a imagem 49 da pgina 132 do manual, que representa o Palcio da Pena. Analisa o Palcio da Pena, como expresso da arquitectura e do esprito romntico do sculo XIX. Refere os seguintes aspectos: quem o mandou construir; exotismos e revivalismos presentes na estrutura arquitectnica; elementos decorativos exteriores. 23. Indica o nome de dois pintores portugueses, representativos desta corrente artstica.

24. Consulta o quadro cronolgico e indica: o nome de duas obras de Francisco Goya; o nome de pintores do romantismo obras representativas da arquitectura do romantismo; o nome de trs escritores do sculo XIX; obras de Claude Monet; obras de douard Manet;

S-ar putea să vă placă și