Sunteți pe pagina 1din 17

11 O Open Geospatial Consortium

Clodoveu A. Davis Jr. Karla A. V. Borges Ligiane Alves de Souza Marco Antonio Casanova Paulo de Oliveira Lima Jnior

11.1 Introduo Este captulo resume o modelo conceitual, o formato de intercmbio de dados e os servios propostos pelo Open Geospatial Consortium (OGC). O Open Geospatial Consortium (OGC, 2005a) um consrcio com mais de 250 companhias, agncias governamentais e universidades, criado para promover o desenvolvimento de tecnologias que facilitem a interoperabilidade entre sistemas envolvendo informao espacial e localizao (Gardels, 1996) (Percivall, 2003). Os produtos do trabalho do OGC so apresentados sob forma de especificaes de interfaces e padres de intercmbio de dados. 11.2 Modelo conceitual O modelo conceitual do OGC baseado em uma classe abstrata denominada feature. Uma feature considerada pelo OpenGIS uma abstrao de um fenmeno do mundo real; uma feio geogrfica se associada com uma localidade relativa Terra. A classe abstrata FEATURE tem duas especializaes FEATURE WITH GEOMETRY, que almeja capturar o conceito de geo-objetos, e COVERAGES, que pretende capturar o conceito de geo-campos.

368

11 O Open Geospatial Consortium

Figura 11.1 Subtipos de feature, adaptado de (OGC, 1999).

Figura 11.2 Relao entre Feature e Coverage, adaptado de (OGC, 1999).

O padro OpenGIS relaciona diretamente cada tipo de coverage com uma geometria particular, num relacionamento de especializao. Isto faz com que o contedo semntico de uma coverage, ou seja, os tipos de dados geogrficos representados, sejam confundidos com seu contedo sinttico, a estrutura de dados utilizada. Esta relao incoerente com a definio proposta pelo padro OpenGIS para coverage, que fala em funo, domnio e intervalo.

Geography Markup Language

369

Figura 11.3 Subtipos de Coverage, adaptado de (OGC, 1999).

11.3 Geography Markup Language Seguindo a tendncia do uso de padres para intercmbio de dados, o OpenGIS usa o padro XML (eXtensible Markup Language) para definir uma forma de codificar dados geogrficos. Para isso especificou a linguagem GML (Geography Markup Language) (Cox, 2003). A GML (Geography Markup Language) foi especificada para o transporte e armazenamento de informao geogrfica, incluindo propriedades espaciais e no espaciais das feies geogrficas (OGC, 1999). O objetivo da GML oferecer um conjunto de regras com as quais um usurio pode definir sua prpria linguagem para descrever seus dados. Para tanto, a GML baseada em esquemas XML (XML Schema). O esquema XML define os elementos (tags) usados em um documento que descreve os dados. Sua verso 3.0 inclui esquemas que contm os modelos de geometria, feies (features) e superfcies. Os esquemas esto publicados nas especificaes do OGC (Cox, 2003) os principais so os seguintes: BasicTypes: que engloba uma srie de componentes simples e genricos para representao arbitraria de atributos, nulos ou no. Topology: o qual especifica as definies do esquema geomtrico dos dados, bem como sua descrio.

370

11 O Open Geospatial Consortium

CoordinateReference Systems: para sistemas de referncia de coordenadas. Temporal Information and Dynamic Feature: Este esquema estende aos elementos caractersticas temporais dos dados geogrficos e suas funes dinamicamente definidas. Definitions and Dictionaries: definies das condies de uso dentro de documentos com certas propriedades ou informaes de referentes propriedade padro.

Metadata: Este esquema utilizado para definir as propriedades dos pacotes de dados que podem ser utilizados atravs de outros dados j existentes. De posse destes esquemas, um usurio pode definir o seu prprio esquema para sua aplicao. Mas h algumas exigncias a seguir para obter conformidade: Desenvolvedores de esquemas de aplicao devem assegurar que seus tipos so subtipos dos correspondentes tipos da GML: gml:AbstractFeatureType ou gml:AbstractFeatureCollectionType para feies e gml:AbstractGeometryType ou gml:GeometryCollectionType para a geometria. Um esquema de aplicao no pode mudar o nome, definio ou tipo de dado dos elementos obrigatrios da GML; Definies de tipos abstratos podem ser livremente estendidas ou restritas; Esquema de aplicao deve estar disponvel a qualquer um que receba o dado estruturado por aquele esquema; Os esquemas relevantes devem especificar um namespace que no deve ser http://www.opengis.net/gml. Desta forma um desenvolvedor de esquemas pode criar seus prprios tipos e tags e uma aplicao GML poder fazer uso dos dados. Por exemplo, consideramos dois arquivos, um para o esquema (exemplo.xsd) e outro com os dados (exemplo.xml):

Geography Markup Language

371

Figura 11.4 Trecho de um esquema de aplicao.

A Figura 11.4 um fragmento de um arquivo exemplo.xsd que define um esquema de aplicao, mostrando a criao de um tipo, no caso hidrografia. Seguindo as regras, a linha 3 faz com que hidrografia seja subtipo de gml:AbstractFeatureType. Este tipo pode ser usado na criao de uma tag, por exemplo:

Figura 11.5 Criao de uma tag.

O fragmento mostrado na Figura 11.5 parte do mesmo esquema e define a criao de uma tag <rio> do tipo hidrografia que pode ser usada para descrever um determinado rio no arquivo exemplo.xml. Tambm definido que o elemento tem o atributo substitutionGroup igual a gml:_Feature, o que garante a uma aplicao a leitura dos dados. O ex em ex:hidrografia indica que o nome hidrografia do domnio ex, declarado no incio do arquivo:

372

11 O Open Geospatial Consortium

Figura 11.6 Exemplo de namespace.

No incio do arquivo foi definido o namespace ex, como mostra a linha 4 da Figura 11.6. Um fragmento do arquivo contendo os dados ilustrado pela Figura 11.7:

Figura 11.7 Fragmento de um arquivo de dados em XML. As tags <gml:description> (linha 2) e <gml:name> (linha 3) da Figura 11.7 no foram criadas no esquema de aplicao, mas sim herdadas do tipo AbstractFeatureType, j que hidrografia deste tipo e <rio> foi definido como hidrografia. Para a transferncia de dados necessria a transferncia do arquivo com o esquema tambm, s assim uma aplicao que procura por <_Feature> poder saber que <rio>
<_Feature>.

Descrio dos servios

373

Os esquemas da GML sozinhos no so adequados para criar uma instncia de documento. Estes devem ser estendidos pela criao de esquemas de aplicao para domnios especficos, seguindo as regras descritas na especificao. Isto exige um investimento na elaborao de esquemas. A GML possui pontos, linhas, polgonos e colees geomtricas (MultiPoint, MultiPolygon) definidos por coordenadas cartesianas uni, bi ou tridimensionais associados a eventuais sistemas de referncia espacial. Mas as localizaes espaciais so definidas apenas por coordenadas cartesianas, coordenadas projetivas no esto previstas. Uma vantagem no uso de XML a flexibilidade oferecida para criar tags que expressam o significado do dado descrito, obtendo-se um documento rico semanticamente. Mas, considere a seguinte situao: dois usurios de domnios diferentes representam uma determinada entidade, pela GML, como <rio> e <curso_de_agua>. Em uma troca de dados entre os usurios, os esquemas tambm devem ser compartilhados, pois s assim uma aplicao poder saber que <rio> ou <curso_de_agua> so da classe <_Feature> definida pelo esquema Feature.xsd da GML, e ento process-los adequadamente. Desta forma o problema de acesso aos dados resolvido. Mas no h como saber que <rio> <curso_de_agua> e vice-versa. O aspecto semntico no considerado de forma efetiva a promover a interoperabilidade. Para amenizar este problema, pode-se acrescentar tags que descrevem as entidades e suas relaes, ou que identifiquem sinnimos. 11.4 Descrio dos servios 11.4.1 Framework arquitetural dos servios As especificaes do OGC baseiam-se em um framework arquitetural, chamado de OpenGIS Services Framework (Percivall, 2003), que especifica o escopo, objetivos e comportamento de uma srie de componentes. Neste sentido, o framework representa uma arquitetura de referncia para desenvolvimento de aplicaes geogrficas, no esprito da ISO 19119. A definio dos componentes segue o paradigma de Web services e, portanto, est sujeita a restries conceituais e de implementao. As

374

11 O Open Geospatial Consortium

restries conceituais endeream funcionalidade e incluem orientao a servios, auto-descrio dos servios e operao sem estados persistentes (stateless operation). As restries de implementao endeream questes relativas a interoperabilidade, incluindo a adoo de formatos de intercmbio em XML, utilizao de protocolos comuns Internet. Porm, convm salientar que os servios originalmente especificados pelo OGC no seguem as recomendaes do W3C para definio de servios Web, como SOAP para intercmbio de dados, WSDL para descrio dos servios e UDDI para registro dos servios. Apenas, mais recentemente, a srie de propostas de especificao conhecidas coletivamente como OpenGIS Web Service 2 initiative (Sonnet, 2004) definiram interfaces que utilizam os padres do W3C. Porm, tais especificaes ainda so tratadas como propostas de mudana. Ainda, recentemente, a OGC iniciou um experimento em larga escala para testar o conceito de Web semntica geospacial (OGC, 2005b). Brevemente, o OpenGIS Services Framework compreende (ver Figura 11.8): Padres de Codificao: especificaes de formatos de intercmbio e armazenamento de dados geogrficos, incluindo descries de sistemas de geo-referenciamento, geometria, topologia, e outras caractersticas. O Geography Markup Language (GML) um formato de documentos XML para intercmbio de dados geogrficos. Servios do cliente: componentes que, do lado do cliente, interagem com os usurios e que, do lado do servidor, interagem com os servidores de aplicao e de dados. Servios de registro: componentes que oferecem mecanismos para classificar, registrar, descrever, pesquisar, manter e acessar informao sobre os recursos na rede. Incluem o Web Registry Service (WRS). Servios de processamento de workflow: componentes que oferecem mecanismos para composio de servios que operam sobre dados e metadados geogrficos. Incluem o Sensor Planning Service (SPS) e o Web Notification Service (WNS). Servios de visualizao: componentes que oferecem suporte especfico para visualizao de dados geogrficos, resultando em produtos como

Descrio dos servios

375

mapas, vises em perspectiva do terreno, imagens anotadas, vises dinmicas de dados espao-temporais. Incluem o Web Map Service (WMS), o Coverage Portrayal Service (CPS) e o Style Management Service (SMS). Servios de dados: componentes que oferecem os servios bsicos de acesso aos dados geogrficos. Incluem o Web Object Service (WOS), o Web Feature Service (WFS), o Sensor Collection Service (SCS), o Image Archive Service (IAS) e o Web Coverage Service (WCS). O resto desta seo resume os servios definidos pelo OGC. Para maiores detalhes, recomenda-se uma visita ao Website do OGC (OGC, 2005a).

Localiza

Discovery Client

Map Viewer Client

Imagery Exploitation Client

Value-Add Client

SWE Client

Symbol Management Client

Acessa

Servios do cliente
GML
(2.1 and 3.0)

Style Metadata SensorML Image Metadata

SLD Obs & Meas

Service Metadata Sensor Type Registry Sensor Instance Registry Service Type Registry Sensor Instance Registry Other Type Registry Other Instance Registry

Padres

Servios de registro Publica

SCS

WFST

WCS

WMS

CPS

SPS

WNS

Servios dados

de

WOS

IAS

Servios de visual.

SMS

Servios de processamento

= OGC/IP Interface

Figura 11.8 Componentes do OGC Web Service Framework.

376

11 O Open Geospatial Consortium

Cliente

Servidor

requisio <GetCapabilities> documento <WFS_Capabilities>

requisio <DescribeFeatureType> documento <schema>

requisio <Transaction> documento <WFS_TransactionResponse>

Figura 11.9 Exemplo de execuo do servio WFS.

11.4.2 Web Feature Service A especificao OpenGIS Web Feature Service (WFS) define um servio para que clientes possam recuperar objetos (features) espaciais em formato GML de servidores WFS. O servio pode ser implementado pelo servidor em duas verses: bsica, onde apenas operaes de consulta ficam disponveis, ou transacional, que implementa o servio completo, que inclui operaes de insero, excluso, atualizao, consulta de objetos (features) geogrficos. As seguintes operaes so definidas para o servio: getCapabilities: descreve as caractersticas do servidor. describeFeatureType: descreve a estrutura dos tipos de objeto que podem ser servidos. getFeature: retorna instncias dos objetos disponveis na base de dados. O cliente pode selecionar quais objetos deseja por critrios espaciais ou no. transaction: utilizado para a execuo de operaes de modificao dos objetos (insero, excluso e atualizao).

Descrio dos servios

377

lockFeature: bloqueia uma ou mais instncias durante uma transao. A Figura 11.9 ilustra uma seqncia de execuo tpica do servio WFS. Como em todos os demais servios, tanto as requisies quanto as respostas so documentos XML. 11.4.3 Web Coverage Service Para o acesso a dados que representam fenmenos com variao contnua no espao, o consrcio OpenGIS criou a especificao OpenGIS Web Coverage Service (WCS). O servio especfico para o tratamento de dados modelados como geo-campos, em complementao ao servio WFS, que trata de dados modelados como geo-objetos, isto , que representam entidades espaciais discretas e bem definidas. importante mencionar que o servio no retorna imagens das coverages como resposta das requisies, mas sim dados sobre a semntica dos fenmenos representados. Trs operaes so implementadas no servio: getCapabilities: fornece uma descrio do servidor e informaes bsicas acerca das colees de dados disponveis. describeCoverage: recupera uma descrio completa das coverages. getCoverage: recupera uma coverage (valores e propriedades de um conjunto de localizaes geogrficas) no servidor.

11.4.4 Web Map Service A especificao OpenGIS Web Map Service (WMS) define um servio para a produo de mapas na Internet. Neste sentido, o mapa uma representao visual dos dados geogrficos e no os dados de fato. Os mapas produzidos so representaes geradas em formatos de imagem, como PNG, GIF e JPEG, ou em formatos vetoriais, como o SVG. Quando o cliente requisita um mapa utilizando o servio, um conjunto de parmetros deve ser informado ao servidor: as camadas desejadas, os estilos que devem ser aplicados sobre as camadas, a rea de cobertura do mapa, a projeo ou sistema de coordenadas geogrficas, o formato da imagem gerada e tambm o seu tamanho. O servio possui as seguintes operaes:

378

11 O Open Geospatial Consortium

getCapabilities: obtm os metadados do servidor, que descrevem o contedo e os parmetros aceitos. getMap: obtm a imagem do mapa que corresponde aos parmetros informados. getFeatureInfo: recupera informaes sobre um elemento (feature) particular de um mapa.

11.4.5 Catalog Service A Internet possui uma vasta quantidade de informao geoespacial distribuda em vrios formatos e mantida por inmeras instituies. A organizao dessa informao com base na construo de catlogos uma forma de facilitar sua distribuio, localizao e acesso. A especificao OpenGIS Catalog Services (OCS) introduz um servio para a publicao e busca em colees de informaes descritivas (metadados) de dados espaciais e objetos relacionados. Os metadados de um catlogo representam as caractersticas dos recursos que podem ser pesquisados e apresentados para a avaliao e processamento tanto de homens quanto de mquinas. Na especificao, definida uma linguagem de consulta comum a todas as interfaces do servio, a Common Catalog Query Language, que possui uma sintaxe semelhante a uma clusula Where do SQL. Um esquema de metadados bsico (core metadata schema), baseado na norma ISO19115 - Geographic Information Metadata, proposto para facilitar a interoperabilidade dos catlogos. Assim, uma mesma consulta pode ser executada em diferentes catlogos. Um conjunto de atributos mnimo definido para as consultas e tambm para as respostas das consultas. As operaes disponveis no servio so as seguintes: getCapabilities: permite que um cliente recupere metadados descrevendo as caractersticas do servidor. query: operao que executa uma consulta no catlogo e retorna um conjunto de zero ou mais referncias que satisfazem consulta. present: recupera os metadados de uma ou mais referncias.

Descrio dos servios

379

describeRecordType: retorna a definio do tipo de uma ou mais referncias. getDomain: retorna a domnio (tipos de valores possveis) de um atributo. initialize: utilizado para iniciar uma sesso interativa, para a qual um identificador nico gerado. close: encerra uma sesso interativa. status: recupera a situao de uma operao iniciada anteriormente, ainda em execucao ou j encerrada. cancel: permite que um cliente cancele uma operao. transaction: utilizada para que um cliente solicite um conjunto de aes de insero, remoo ou alterao de itens do catlogo. harvestResource: operao que tenta recuperar recursos de uma localizao especfica e que pode ser reprocessada de tempos em tempos. order: permite que um cliente execute uma operao de compra de um recurso, negociando preo e outros fatores.

11.4.6 Web Terrain Service A especificao OpenGIS Web Terrain Service (WTS) , na verdade, uma especializao do WMS que incorpora modelos de elevao de terreno, com perspectiva e renderizao tridimensional de mapas. O resultado produzido, assim como no WMS, uma representao pictrica dos dados geogrficos. As operaes getCapabilities e getMap seguem a definio do WMS. A diferena fica por conta da incluso da operao getView: getView: obtm uma cena 3D, que uma viso de um lugar a partir do ponto de vista de um observador. A operao exige o fornecimento de alguns parmetros para a composio da cena: o ponto de interesse, a distncia e o ngulo entre o ponto de interesse e o observador da cena, o ngulo representando o campo de viso e o azimute.

380

11 O Open Geospatial Consortium

11.4.7 Web Coordinate Transformation Service Este servio especifica uma interface para a converso de dados de um sistema de coordenadas espaciais (CRS - coordinate reference system) para outro. O servio recebe como entrada objetos geogrficos digitais, que podem ser objetos vetoriais (features) ou matriciais (coverages), que esto georreferenciados em um CRS e retorna os mesmos objetos em outro CRS especificado. O OpenGIS Web Coordinate Transformation Service (WCTS) define sete operaes que podem ser requisitadas pelos clientes. getCapabilities: como em todos os outros servios Web do OpenGis, esta operao retorna as propriedades do servidor. transform: requisio para a transformao de coordenadas de um conjunto de objetos. O CRS dos objetos deve ser informado, assim como o novo CRS desejado. isTransformable: o retorno dessa requisio indica se o servidor WCTS consegue processar a transformao entre dois CRS especificados e tambm se podem ser processados tanto features quanto coverages. getTransformation: utilizada para que um cliente consulte as definies das transformaes que o servidor pode processar de um CRS para outro. describeTransformation: esta requisio recupera a definio de uma ou mais transformaes pelo seu identificador. describeCRS: um cliente pode recuperar a definio de um ou mais CRS com essa requisio. describeMethod: recupera uma ou mais definies de mtodos das operaes.

11.4.8 Geolinking Service Um geolink ocorre quando a geometria de um objeto espacial no armazenada juntamente com seus dados alfanumricos, mas apenas um identificador geogrfico para a geometria (por exemplo, o nome de uma cidade). O identificador geogrfico se refere, portanto, a uma geometria armazenada em outro banco de dados. O servio de Geolinking tem por

Descrio dos servios

381

objetivo executar um join entre os atributos alfanumricos e as geometrias que compartilham uma chave em comum (o identificador geogrfico). Os identificadores geogrficos podem incluir nomes de lugares, cdigos postais, cdigos de rea telefnicos e outros. Muitos bancos de dados corporativos possuem dados dessa natureza, mas no utilizam seu potencial geogrfico. O OpenGIS Geolinking Service uma alternativa para o georreferenciamento dessas bases de dados. A especificao ainda est em fase de discusso. As operaes do servio so: getCapabilities: recupera informaes gerais sobre o servidor. geoLink: usado para instruir o servidor a acessar um conjunto de dados especfico para o geolink e processar o join solicitado. 11.4.9 Web Gazetteer Service Esta especificao adiciona ao protocolo WFS alguns recursos especficos para a implementao de interfaces para consulta, insero e atualizao de objetos armazenados em gazetteers digitais (Souza et al., 2004). Os recursos explorados que vo alm do WFS so: o acesso aos relacionamentos hierrquicos entre os termos do gazetteer, baseado nos conceitos de termo mais geral (BT broader term), termo mais especfico (NT narrower term) e termo relacionado (RT related term); e a recuperao de propriedades especficas de gazetteers, tais como o tipo dos lugares. Trata-se de outro servio ainda em fase de discusso. Os operaes so as mesmas do WFS, com pequenas modificaes. 11.4.10 Web Registry Service Um problema derivado da aceitao e implementao pela comunidade dos servios Web propostos pelo OpenGIS passa a ser a localizao dos servidores espalhados pela rede. A soluo encontrada para o problema foi a especificao de mais um tipo de servio Web. O objetivo da especificao OpenGIS Web Registry Service (WRS) propor um servio capaz de fornecer uma estrutura para a localizao dos servidores na Web. Os administradores dos servidores os registrariam em um ou mais servidores WRS para que esses pudessem ser encontrados. O catlogo do WRS fornece a localizao e as caractersticas dos servidores

382

11 O Open Geospatial Consortium

OpenGIS nele registrados. No seria necessrio sequer executar a operao getCapabilities em cada servidor, j que o WRS informa aos clientes as caractersticas de cada servidor cadastrado. Essa especificao ainda se encontra em fase de discusso. Eis as operaes do servio: getCapabilities: retorna as caractersticas do servidor. getDescriptor: retorna os servidores registrados que atende consulta. registerService: registra um servidor OpenGIS no servidor WRS.

11.5 Leituras complementares O documento OpenGIS Reference Model (Percivall, 2003) oferece um bom resumo da proposta de trabalho do OGC. Para detalhes sobre os servios, recomenda-se uma visita ao website do OGC (OGC, 2005a).

Referncias

383

Referncias
COX, S.; DAISEY, P.; LAKE, R.; PORTELE, C.; WHITESIDE, A. (ed), 2003. OpenGIS Geography Markup Language (GML) Implementation Specification. Open Geospatial Consortium, Inc. GARDELS, K., 1996. The Open GIS Approach to Distributed Geodata and Geoprocessing. In: Third International Conference/Workshop on Integrating GIS and Environmental Modeling. Santa Fe, NM, USA, 1996. p. 21-25. OGC, 1999. The OpenGIS Abstract Specification Topic 6: The Coverage Type and its Subtypes. Open Geospatial Consortium, Inc. OGC, 2005a, OpenGIS Consortium Inc. OGC, 2005b, OGC to Begin Geospatial Semantic Web Interoperability Experiment. Press Release, 12/04/2005. http://www.opengeospatial.org/ press/? page=pressrelease&year=0&prid=222 PERCIVALL, G. (ed), 2003. OpenGIS Reference Model. Document number OGC 03-040 Version: 0.1.3. Open Geospatial Consortium, Inc. SONNET, J. (ed), 2004. OWS 2 Common Architecture: WSDL SOAP UDDI. Discussion Paper OGC 04-060r1, Version: 1.0.0. Open Geospatial Consortium, Inc. SOUZA, L. A.; DELBONI, T.; BORGES, K. A. V.; DAVIS JR., C. A.; LAENDER, A. H. F. Locus: Um Localizador Espacial Urbano. In: VI Simpsio Brasileiro de GeoInformtica (GeoInfo 2004),2004,Campos do Jordo (SP). Sociedade Brasileira de Computao (SBC), p. 467-478.

S-ar putea să vă placă și