Sunteți pe pagina 1din 217

Apostila de Bolos e Cupcakes

Luciana Nascimento de Carvalho 2013

A Origem do Cupcake A origem do cupcake

Ele nasceu no Reino Unido, por volta do sculo XIX, onde ficou conhecido como fairy cake (bolo das fadas). Acredita-se que quando chegou aos Estados Unidos, passou a ser chamado de cupcake. Naquela poca os pequenos bolos eram cozidos em copos de cermica individuais. Existe ainda outra teoria que defende que o nome "cup" no advm apenas das formas em que eram assados, mas tambm da maneira de medir os ingredientes: por xcaras (cups). De qualquer maneira, esta foi uma grande novidade para as confeitarias - por um lado, ao serem levados ao forno em pequenos recipientes, demoravam menos tempo para assar e agilizavam a produo, por outro, com esta forma de preparo, introduziu-se o uso de medidas especficas na culinria. Eles so bastante semelhantes aos muffins, mas se diferenciam por serem mais leves e por serem maisdecorados. So to bonitos e delicados que parecem mesmo ter sido feitos por fadas. No Brasil, os cupcakes j so presena garantidas nasfestas, em especial nas infantis. So tambm usados como lembrancinhas de festas, batizados, nascimento, etc.

O cupcake tradicional era feito com baunilha com cobertura de fondant. Atualmente, ele j conta com diversas variaes de receitas, modo de preparo e sabores. H cupcakes simples, os comcobertura e recheio.

Os passos para preparar esta delcia 1- Prepare uma massa bsica: pode ser de bolo de chocolate, banana, cenoura, baunilha ou laranja. Depois, distribua-a em formas especiais (muito parecidas com as de empadinhas), de silicone ou de alumnio. Mas lembre-se de colocar uma forminha de papel dentro (so prprias para cupcakes). A s levar para o forno e esperar a delcia assar.

2- Quando o bolinho estiver pronto, hora da cobertura. Voc pode optar pela pasta americana, encontrada pronta em lojas de artigos para festa ou at em supermercados. Escolha a cor que preferir (ou acrescente corante alimentcio) e modele a pasta, como se fosse massinha. Para que no desgrude, umedea com gua a superfcie onde ser fixada. Mas, se quiser variar o sabor e o visual, as opes de cobertura vo alm: merengue, marshmallow, glac e ganache tambm ficam timos.

3- Agora, divirta-se com a decorao! Bombons picados, bolinhas de chocolate, miniconfeitos, balas de goma ou jujuba, acar colorido, chocolate granulado... Basta soltar a imaginao e criar lindos cupcakes.

Dicas para o sucesso do seu cupcake

Nunca

guarde

cupcake

na

geladeira

depois

de

assado.

massa

resseca.

- Se usar corantes na preparao da cobertura, prefira a verso em gel, que se integra com facilidade. Voc pode encontr-los em lojas especializadas em produtos para confeitaria e doces. Use um pegador de sorvete para distribuir a massa crua nas forminhas.

- Preencha apenas metade da forminha com a massa crua, para que, ao assar e crescer, sua superfcie fique nivelada com a borda. Se o bolinho ficar muito alto, a cobertura poder escorrer. - Utilize forminhas de papel firmes. Caso contrrio, encaixe as forminhas dentro da assadeira prpria para cupcake. Mas, neste caso, espere que o bolinho esfrie totalmente antes de tir-lo da forma, para que o papel no desgrude da massa.

- Use forminhas de papel coloridas em massas claras, para que elas ganhem destaque. Afinal, elas tambm do um toque de beleza aos bolinhos!

Receita - Bolinho de Baunilha Bolinho de baunilha (rende mais ou menos 15 cupcakes)


1 1/2 xcara de farinha de trigo 1/2 colher de sopa de fermento em p 1 pitada de sal 100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente 3/4 de xcara mais 2 colheres de sopa de acar 1 colher de ch de essncia de baunilha 2 ovos 3/4 xcara de leite

Material necessrio:

forminhas de papel no. 0, ou especiais para cupcakes (eu uso da marca Mago) Forma de metal especial para muffins, ou forminhas de metal para empada (tem que caber a forminha de papel dentro, sem ficar justo)

grade para esfriar os bolinhos (se no tiver, use o seu escorredor de pratos)

Preaquea o seu forno a 180. Coloque uma forminha de papel em cada cavidade da forma de muffins, ou nas forminhas de empada. Numa tigela, peneire a farinha, fermento e sal. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o acar at ficar claro e fofo. Junte a baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo bem aps cada adio. Em velocidade baixa, junte a farinha em trs adies, intercalando com o leite (termine com a farinha) e misture at ficar homogneo. No bata demais. Com a ajuda de uma colher de sopa, encha as forminhas at 2/3 cheias. Assim, :

Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou at um palito sair seco quando espetado nos bolinhos. Assim que sair do forno, se possvel, transfira os bolinhos para uma grade e deixe esfriar completamente antes de decorar. Ateno:

No espere os bolinhos dourarem por cima para tirar do forno. Como eles so pequeninos, a tendncia ressecarem e ficarem duros se assarem demais. Tire assim que passarem no teste do palito, mesmo se estiverem branquelos.

A minha forma de muffins preta, e por isso eu fico muito atenta ao tempo de forno: formas escuras e de silicone podem superaquecer e queimar seus bolinhos. No deixe os cupcakes esfriarem dentro da forma o vapor condensa nos bolinhos e as forminhas de papel podem se soltar depois. Os cupcakes sem cobertura podem ser congelados embale em plstico e em recipiente com tampa e guarde no freezer por at 3 meses.

Cupcake de Chocolate O bolo de chocolate a preferncia de 10 entre 10 crianas, mas tambm h muitos adultos que no resistem a essa delcia. Aprenda, a seguir, a fazer uma deliciosa receita de cupcake de chocolate.

Cupcake de Chocolate Tempo de preparo: 20 minutos Tempo de cozimento: 40 minutos Tempo total: 1 hora Rendimento: 12 Cupcakes

Ingredientes

de xcara de leo de soja 1 colher de fermento em p 1 xcara de chocolate em p 1 xcara de leite 2 ovos 2 xcaras de acar 3 xcaras de farinha de trigo

Instrues 1. Em uma tigela, coloque todos os ingredientes secos (chocolate, acar, fermento e farinha). 2. Misture e v acrescentando, aos poucos, o restante dos ingredientes (leite, leo e ovos). 3. Coloque as forminhas de papel na forma de alumnio, prpria para cupcake ou de empada, e com uma concha v enchendo cada uma delas, deixando sempre sem massa. 4. Leve ao forno pr-aquecido e asse por cerca de 25 minutos ou at dourar.

Recheio Para rechear meus cupcakes eu uso qualquer recheio cremoso e delicioso que eu estiver com vontade naquele dia. Para fazer o buraquinho, eu deixo os bolinhos na geladeira por uma hora para ficarem mais firmes e uso o mtodo do cone:

1. Com uma faquinha afiada, eu corto um cone no centro do bolinho e retiro o miolo, reservando s uma tampinha. 2. O recheio vai nesse buraquinho, com a ajuda de uma colher de ch. 3. Depois s tampar.

Cobertura A cobertura, pra mim, o que faz o cupcake ter graa. E alm de linda, ela tem que ser gostosa! Eu uso muito essa receita de buttercream de merengue, que bem mais leve que o buttercream tradicional, e d para variar o sabor da gelia, ou usar somente baunilha se quiser ela branquinha. Outras opes de cobertura: marshmallow, brigadeiro, ganache de chocolate meio amargo. Ela pode ser aplicada com uma esptula, mas eu acho que fica lindo com o bico de confeiteiro o que eu mais uso o bico 1M da Wilton:

Buttercream de Frutas vermelhas (adaptada do livro Martha Stewarts Baking Handbook)


3 claras 2/3 xcara de acar 200g manteiga em temperatura ambiente, cortada em pedaos de uma colher de sopa 1 xcara de gelia de frutas vermelhas batida no processador, em temperatura ambiente (peneire se no quiser sementinhas)

corante rosa (opcional)

Numa tigela que possa ir ao banho-maria, misture as claras e o acar. Leve ao banho-maria, mexendo sempre, at o acar dissolver e a mistura ficar bem quente (se voc tiver um termmetro, a temperatura de 71C). Bata as claras na batadeira at ficarem brancas e fofas, como marshmallow, e esfriarem completamente (leva mais de 10 minutos, ento, pacincia!). No pode estar nem morninha, seno no d certo.

Quando estiver tudo bem frio, com a batedeira ligada, comece a acrescentar os pedacinhos de manteiga, um a um, batendo bem para incorporar a cada adio. Se depois de juntar toda a manteiga a mistura separar ou parecer que talhou, continue batendo em velocidade alta, e a cobertura dever emulsionar novamente. Bata at virar um creme espesso, uniforme e brilhante. Junte a gelia e o corante e misture bem com uma esptula. Use imediatamente. Agora, s decorar granulado colorido, acar cristal, raspas de chocolate, choco ball, um morango, figuras de pasta americana, tudo isso fica lindo.

Ganache de Chocolate Meio Amargo O ganache uma mistura bem simples de chocolate e creme de leite. Ele pode ser utilizado tanto como recheio quanto como cobertura para os seus cupcakes. Apesar de no ter uma receita muito complexa, o ganache fica uma delcia e combina com a massa de cupcake de baunilha, por exemplo. Veja a receita e o passo-a-passo de como fazer o ganache de chocolate meio amargo.

Ganache de Chocolate Meio Amargo Tempo de preparo: 20 minutos Rendimento: 12 cupcakes Ingredientes

250g de cobertura de chocolate meio amargo picado 150g de creme de leite (uma caixa)Instrues

1. Em banho-maria, derreta o chocolate mexendo ocasionalmente - cuidado para no entrar vapor ou gua 2. Assim que derreter completamente, retire do banho e acrescente o creme de leite 3. Mexa vigorosamente por 5 minutos ou at ficar morno 4. Reserve

Dica: Para usar como recheio no precisa colocar na geladeira, pois mais fcil us-lo mais pastoso do que slido.

Curiosidades sobre o cupcake


O intuito dele servir apenas uma pessoa. Foram encontradas receitas impressas datadas do final do sculo 18. O cupcake mais caro do mundo custou 150 mil dlares pois era decorado com diamantes. O menor cupcake do mundo tinha 3cm de altura. Semana Nacional do Cupcake e esse ano foi de 12 a 19 de setembro O comedor de cupcakes mais rpido do mundo devorou 29 cupcakes em 30 segundos. A primeira padaria a ficar famosa por seus cupcakes foi a MagnoliaBakery em Nova York, quando apareceu na srie Sex and the City.

Como fazer um cupcake ?!? Parte I

Anatomia do cupcake First things first. Vamos comear o nosso workshop (sentiu que o negcio ficou srio) do dia dos namorados com o queridinho do momento o cupcake. Olhe bem para a foto para entend-lo. O nosso cupcake do dia dos namorados vai dar incio ao PAP do cupcake. A primeira receita ser bem bsica. Depois evolumos com informaes, utenslios e cupcakes mais elaborados usando modelagem de pasta americana, ok? No se afobe! Para incio de conversa voc vai precisar dos seguintes materiais:

Forma para assar os cupcakes Existem pelo menos trs formas de assar os cupcakes, so elas: A) Forminhas de silicone: so fceis de encontrar, dispensam o uso de papel que pode ser colocado depois ou o cupcake pode ser servido na prpria forminha de silicone. B) Empada: forminhas de aluminio que servem bem ao propsito para quem tem dificuldade de achar as demais essas forminhas quebram bem o galho. C) Forma de muffin: Formas anti-aderentes proprias para assar muffins e cupcakes, geralmente tem 6 ou 12 canecos(buraquinhos).

- Forminha de papel fornevel Forminhas de papel fornevel, ou seja que podem ir ao forno!

Bico

de

estrela

ou

perl

para

confeitar

Sabe aquela voltinha bem charmosa que decora os cupcakes? feita com bico estrela 1M ou bico perl 2A. Se voc no quiser comprar bicos de metal, nos supermercados ou em casas de festas geralmente tm um kit de bicos de plstico que vem at com o saco de confeitar. baratinho e til.

- Saco de confeitar Tem vrios tipos de saco de confeitar, de silicone, de lona, de papel... eu gosto muito de usar o de plstico descartvel. Tem em vrios tamanhos, higinico, resitente, aguenta recheios e coberturas frias e quentes, vai no microondas e depois no tem sujeira para limpar.

Grade

de

resfriamento

muito importante usar a grade de resfriamento para confeco dos cupcakes. Trs motivos: 1) Permite que o cupcake resfrie por completo sem reter umidade, isso muito importante e influncia 2) Ajuda at a na durabilidade manter o dos papel cupcakes da evitando forminha bolores. grudadinho.

3) Agiliza o trabalho pois o cupcake esfria mais rpido.

- Confeitinhos fofinhos, no caso, vamos usar o de corao. Esses confeitinhos comestiveis podem ser encontrados at no supermercado. Vo desde granulados at coraes e boquinhas. Do um charminho extra na finalizao dos cupcakes

Como fazer um cupcake ?!? Parte II A famosa voltinha!

Dando continuidade ao nosso intensivo de cupcakes. Vamos aprender a fazer aquela voltinha fofa.

Para Material

isso

vamos

utilizar:

- Cobertura, essa da foto de ganache de chocolate branco com sementes de baunilha. (a receita vem Bico Saco Uma estrela de 1M logo ou da de qualquer sua outro eu em bico usei daquela grande o saco de de seguida). estrela. descartvel. dinheiro.

confeitar liga

preferncia, tipo

elstico

Como

fazer

O processo bem simples. Caso voc ainda no esteja familiarizado com o uso de bicos e sacos de confeitar aqui vai uma breve explicao. Se j for familiarizado pula para o prximo passo!

1) Mea o bico no saco de confeitar. Cuidado para no cortar muito eu geralmente coloco o bico no saco meo logo acima dos dentes tiro o bico do saco e corto na marcao.

2) Saco cortado, agora a hora de voltar o bico aperte bem para que ele fique firme. 3) Preencha o saco com o recheio, d uma apertada para acomodar bem e tirar o ar. Tora a pontinha e fixe bem com o elstico (bem mesmo! tipo aquela puxada que me d para prender cabelo de criana). importante no rechear at o topo do saco de confeitar seno vai vazar!

Processo bsico de confeitagem aprendido. Agora vamos a voltinha.

1) Com o saco de confeitar num ngulo de 90 (ou seja em p) faa uma voltinha com o saco de confeitar pressionando na parte mais externa do cupcake quase no limite da massa e do papel. 2) Faa uma voltinha completa, pare de pressionar e retire o bico do cupcake.

3)Faa uma segunda volta, um pouco menor no topo da primeira voltinha. Termine fazendo uma estrelinha (pinguinho) no centro. Importante ao parar de pressionar, retire o bico ainda em p da voltinha. 4)O mesmo vale para bicos em outros formatos,como o perl por exemplo.

Como fazer um cupcake?!? Parte III - O Cupcake

Nem vou enrolar fazendo uma intruduo. Comearemos a terceira e ltima parte do intensivo cupcake j partindo para a receita e ao longo vou explicando direitinho. S vou escrever uma coisinha... ficou to lindinho o cupcake do dia dos namorados, n? Etapa I O bolinho, propriamente dito! Devils food Cupcake ou Cupcake de chocolate Rendimento 12 unidades adaptado do livro Martha Stewart Cupcakes Ingredientes - de xcara de cacau em p - de xcara de caf forte quente (pode ser substitudo por gua quente apenas); - 1 xcara de farinha de trigo especial; - 1 colher de caf de bicabornato de sdio - 1 colher de caf de fermento em p - 1 pitada de sal - xcara de manteiga sem sal em temperatura ambiente - 1 xcara de acar - 2 ovos - 1 colher de sopa de extrato de baunilha - 1/3 de xcara de leite mistura a 1 colher de sopa de limo Modo de preparo 1) Pr-aquea o forno a 180. Coloque as forminhas de papel na forma de cupcake. Peneire a farinha, o bicarbonato, o sal e o fermento juntos. Misture o caf quente com o cacau at ficar cremoso e o cacau bem dissolvido. 2) Na batedeira bata em velocidade mdia a manteiga com o acar at ficar fofinho. 3) Junte os ovos um a um, lembrando sempre de raspar as laterais, at incorporar bem a massa. 4) Misture a baunilha e a mistura de cacau e bata bem at ficar homogneo. 5) Diminua a velocidade para baixa e alternadamente misture o leite e a farinha na massa. Importante!!! No para bater exaustivamente s o essencial para misturar esses 2 ingredientes.

6) Preencha das forminhas (foto) e leve para assar por 20 minutos aproximadamente ou at enfiar um palito e ele sair limpinho.

7) Tire do forno deixe esfriar na prpria forminha por 5 minutos e depois transfira para uma grade de resfriamento (foto). At aqui no tem mistrio, certo? Etapa II O recheio

Brigadeiro Rendimento recheia 12 cupcakes

Ingredientes - 1 lata de leite condensado. - 2 colheres de sopa de chocolate em p. - 1 colher de sobremesa de manteiga sem sal.

Modo de preparo 1) Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mdio baixo. D o ponto de brigadeiro de colher. No pode ser firme e nem to liquido tem que ser cremosinho! Deixe esfriar.

Recheando o brigadeiro

Existem vrias maneiras de rechear o cupcake. Mas como disse anteriormente estou explicando o pacote bsico do cupcake e essa uma maneira bem simples de reche-los.

1) Com uma faquinha de corte o miolinho do cupcake. Cuidado para no aprofundar muito e cortar o fundo 2) e Retire o o papel, hein?! miolinho.

3) Recheie o cupcake com o brigadeiro cobrindo bem o "buraquinho". Corte a pontinha do miolinho (e 3) coma! Coloque Porque a ningum tampinha aqui no est de bobeira). recheado.

buraquinho

4) Com uma esptula ou uma faquinha pegue um pouquinho do brigadeiro e faa um trabalhinho de pedreiro para arrematar o brigadeiro. Faa movimentos leves empurrando a tampinha para dentro fazendo um acabamento com o brigadeiro e a faca. Agora o cupcake est prontinho para receber a cobertura.

Etapa III A cobertura

Cobertura de ganache de chocolate meio amargo Rendimento 12 cupcakes

Ingredientes - 400g de chocolate meio amargo (Picadinho) -290ml de creme de leite - confeitinhos de corao Material: Saco de confeitar e bico estrela.

Modo de preparo 1) Coloque o chocolate picado finamente em um recipiente de vidro ou que possa ir ao micro-ondas. 2) Ferva o creme de leite e misture ao chocolate. Mexa bem at derreter todo o chocolate. Caso isso no acontea leve ao micro-ondas por 30 segundos at derreter completamente. 3) Leve a mistura a geladeira por 5 minutos. Tire mexa bem. (se necessrio repita a operao) Quando comear a ficar firme, dar uma clareada e tomar forma est pronto. No deixa ficar muito dura, no! Seno voc no vai conseguir usar o bico! Mexa bem e use imediatamente. Imediatamente, mesmo! A cobertura endurece rpido. Se endurecer... nada de pnico! Mais 15 segundos no micro-ondas mexa bem e use. Agora hora de colar em prtica o passo-a-passo de como fazer a voltinha que voc j aprendeu a fazer aqui. 4) Voltinha feita, tudo lindinho e perfeito. Chegou o momento de salpicar coraes. Pegue um punhadinho e jogue delicadamente sobre os cupcakes. E pronto! Se o dia estiver quente leve os cupcakes por 10 minutinhos a geladeira para firmar a cobertura.

Etapa IV Cupcake Topper

Cupcake topper so essas bandeirinhas em forma de corao que coloquei no cupcake. Para faz los fcil. Voc vai precisar d: - Palitos - cola quente - fita decorada - boto

Como fazer 1) Imprima os coraes e recorte-os. 2) Passe cola quente na pontinha dos palitos e cole nos coraes. 3) Faa lacinhos com a fita, com ajuda da cola quente cole o boto no centro do lao. 4) Coloque um pinguinho de cola na pontinha do corao e cole o lacinho. Pronto! Agora s colocar nos cupcakes.

Planejando o Cupcake: Idias, cores, congelamento e validades.

Um bom planejamento pode salvar energia, economizar tempo e dinheiro. Ento vamos ao questionrio bsico de quem quer se organizar e fazer tudo sem pressa. No importa se voc for fazer para vender ou se for fazer para comer com os amigos vale a pena dar uma lida e colocar tudo em ordem para o momento ser mais prazeroso. 1) Pra quando a minha encomenda ou festa? 2) Vou ter que congelar os cupcakes? Cabe no meu freezer? 3) Dou conta de fazer tudo de vespera ou no dia? (lembre-se quanto mais fresquinho melhor) 4) Quantos cupcakes eu tenho que fazer? 5) Qual sabor? 6) Qual ser o recheio? Validade do recheio? 7) Qual ser a cobertura? Validade da cobertura? 8) Qual a cor da forminha que vou usar? Tenho o suficiente? 9) Que confeito eu usarei? Tenho pronto ou vou ter que fazer? 10) Que material vou utilizar? 11) Eu tenho em estoque todo o material que vou utilizar? 12) Preciso de espao geladeira para armazen-los? 13) Qual ser a embalagem? Tenho as embalagens? 14) Usarei tags, wrappers, bandeirinhas ou qualquer outro impresso? Esto prontos, cortados e furados? 15) Usarei fitas? De que cor? Tenho a quantidade necessria? Esto cortadas?

16)

Viro

buscar

ou

terei

que

entregar?

17) Terei que disponibilizar alguma pea como pratos e suportes para cupcakes? As peas esto limpas e devidamente embaladas? Paleta de cores Pra no se perder e ter mil idias de ltima hora pense no tema e nas cores que voc pode usar e harmonize tudo para no virar um carnaval. Seria algo como desenvolver uma coleo (que chic, hein?). Se voc vai vender converse bem com o seu cliente e anote as cores que ele sugere e desenvolva os padres. Ex. - Ch de beb de menina tons de rosa rosa seco, rosa antigo, rosa clarinho e prola. - Festa de 30 anos rosa e marrom - Festa de piratas preto, vermelho e branco - Halloween roxo, laranja e preto - Natal Dourado e vermelho; branco e prata.

Antes de fazer os cupcakes 1) Deixe todo o material separado, pesado e o que for de peneira, devidamente peneirado! 2) Tira a manteiga da geladeira no mnimo uma hora antes de us-las o mesmo vale para os ovos. 3) Separe todos os utenslios e eletrodomsticos que voc vai utilizar. 4) Prepare a sua ficha de custos e a receita anote qualquer alterao. No esquea de tirar foto do seu cupcake depois de pronto e anexar a sua ficha de gastos. 5) Se voc for fazer desenhos com a pasta americana procure fotos, desenhos e outros materiais que possam te ajudar para deixar o seu trabalho perfeito. 6) Faa um rascunho do que voc quer fazer. Geralmente eu fao um desenho antes com tudo bonitinho do jeitinho que eu quero para me guiar na hora de montar os cupcakes.

Quando eu tenho uma encomenda muito grande de cupcakes eu geralmente fao de vspera e deixo para decorar no dia. Ou se a entrega for no final do dia e eu acordo cedo e fao no dia. No aceito muitas encomendas por dia pois sei das minhas capacidades e da qualidade que eu quero manter nos meus produtos. Ex. Se eu tiver uma encomenda de 300 cupcakes para o sbado no aceito encomendas para a sexta e no sbado s pegarei essa encomenda. Planejo com antecedncia e j comeo a fazer no inicio da semana pequenas decoraes de pasta americana para que sequem e fiquem s esperando a hora de ser aplicada. Se voc est organizando uma festa e o cupcake apenas mais uma das coisas que voc tem que fazer, mais uma vez repito que planejamento a soluo! Aqui toda vez que escrevo sobre uma cobertura ou alguma outra coisa procuro falar tambm sobre a possibilidade do congelamento. O ideal seria comer sempre o cupcake fresquinho mas nem sempre isso possvel. Para acabar com o mistrio do congelamento fiz uma tabelinha com validades e forma de congelar e descongelar. Aqui est ela:

S para finalizar. Eu uso ziploc para congelar ou aquelas marmitinhas de alumnio descartveis. So bem prticas e fceis de empilhar e etiquetar. Se congelar o melhor fazer tudo em separado(cobertura, recheio e bolinho) e deixar para montar na hora. Bjks

Pasta americana "H mais mistrios na pasta americana do que supe nossa v filosofia!"

Tem incio a nossa maratona shakespereana sobre a pasta americana! Se voc quer me matar s tirar a cobertura de pasta americana de cima de um cupcake meu, jogar no lixo e comer o resto. Argh!!! Isso me mata!!! Aquela cobertura linda que eu passei horas desenvolvendo, desenhando e tal no lixo!!! Apesar de linda a decorao com pasta americana em sua maioria no gostosa. Eu sei, eu sei... vou dar um desconto!!! Mas na busca da pasta perfeita me deparei com essa que atribuda a Marta Balina e executada por grandes nomes do universo bolstico no Brasil como Flvia Mills, Sandra Dias... De longe a melhor que eu j e experimentei pois se assemelha ao marzip (olha a blasfmia!!!). Se voc for optar por comprar pronta use da Arcolor, no estou ganhando nada nem fazendo propaganda mas sem dvida a de melhor qualidade e a mais fcil de se trabalhar. Vamos ao meu top-top . A essa altura voc j percebeu que eu me amarro nisso!!!

16 coisas que voc precisa saber sobre pasta americana para no se desesperar e desapontar logo de cara!!!

1) Umidade: a pasta americana extremamente sensvel a umidade e NO pode ir a geladeira e muito menos pode ser aplicada em superfcies geladas ou que dessoram (creme de leite, chatilly e doces muito moles tipo brigadeiro molinho, creme de confeiteiro...). Tenha em mente que a pasta americana inimiga da umidade. 2) Glucose: A glucose utilizada na receita a glucose branca. Karo glucose? . Mas mais liquida e amarela o que a torna inapropriada para nossa receita. 3) Aplicao: Presta ateno!!! Toda a operao tem que ser muito rpida a pasta americana aps aplicado seca em menos de 30 minutos portanto tenha sempre a mo plsticos para cobrir a pasta ainda no utilizada e sobrinhas. A pasta feita para cobrir o cupcake, deve ser utilizada prontamente: fez a pasta, cubra o cupcake imediatamente, caso contrrio ela perde a textura ideal e pode "rachar" com mais facilidade. Organizao aqui fundamental! Deixar todos os cortadores, marcadores e o que mais for utilizar a mo e prontinhos para usar. 4) Validade e armazenamento: As sobrinhas devem ser guardadas em saco plstico bem fechado (enrole bem em plstico filme e depois coloque em um saco tipo ziploc e tente tirar o mximo de ar do saquinho) e em local seco e fresco. A durabilidade de aproximadamente 1 a 2 meses. No a coloque na geladeira, pois a pasta extremamente sensvel umidade. Estou sendo repetitiva com esse lance da geladeira, eu sei! Mas a gente tem mania de conservar tudo na geladeira o que torna o processo quase mecnico! S por curiosidade um cupcake coberto com a pasta americana dura 3 dias fora da geladeira. 5) Re-utilizao: A pasta que sobrar, pode e deve ser re-utilizada desde que armazenadas como no tpico anterior. Para reutiliz-la simples, possivelmente estar mais sequinha e mais durinha, coloque-a de 5 segundos no micro-ondas, e junte um trisquinho da margarina que usou para fazer a pasta e amasse bastante at voltar a ter a mesma textura. Se ainda estiver muito dura repita o processo. Adicione a margarina s se estiver muito dura do contrario s a sova aps os 5 segundos j ser o suficiente. No precisa adicionar mais acar, hein?! 6) Tingimento: basicamente e existem no trs maneiras desanda de colorir a a pasta. pasta.

- Corante em gel: o mtodo mais tradicional e o mais utilizado. O corante em gel bom pois muito concentrado

Como fazer: Pegue um palito de dentes molhe a ponta no corante e junte-o pasta, em vrias partes no concentre em um s lugar para facilitar o trabalho. Sove bem at incorporar todo o gel, tingindo a pasta. Repita o processo at obter a cor desejada.

Para as cores claras: deve-se tomar o cuidado de no colocar gel demais, porque a cor poder ficar mais escura que o desejado. mais fcil arrumar uma cor super clara do que uma j escura. Para cores escuras: cores escuras como o preto, o vermelho, azul marinho e o marrom precisamos de uma quantidade maior de corante.

***Ateno: As cores se acentuam aps 5 minutos em repouso portanto se voc achar que j chegou perto da cor d uma pausa antes de adicionar mais corante.

Faa anotaes de como voc chegou e tal cor tipo rosa framboesa ou tons de pele para que da prxima vez possa chgar bem prximo da cor baseado na sua experincia.

Tinja de uma vez s tudo o que voc vai precisar para garantir a fidelidade da cor. Corante lquido: utilizado apenas com aergrafos.

- Corante em p: o dourado, prateado e perolado, amarelo para fazer o interior das flores... existem apenas na verso em p. O p insolvel em gua e no se incorpora a pasta. Para utiliz-lo devemos dilu-lo no lcool de cereais, vodka, gim ou qualquer outra bebida alcolica branca e aplicar com um pincel. O bom dessa tcnica que, devido ao uso do lcool, a tintura seca muito rpido. 7) Cola: Presta ateno que tem pulinho do gato na hora de colar!!!

- Para colar a pasta no cupcake podemos usar doce de leite, gelia, buttercream ou ganache. - Para colar a decorao feita em pasta americana sobre o cupcake, coberto tambm com pasta, aplicamos gua com um pincel em pequena quantidade, isso desde que a decorao que esteja sendo colada ao cupcake no esteja seca!!!

- Para colar decorao seca apenas o glac real poder servir de cola. Devemos colar com glac real, as figuras, flores ou qualquer outra decorao feita em pasta americana que j estejam secas na hora da aplicao.

- Para colar a decorao em ganaches, buttercream e brigadeiros. A decorao deve estar seca e depois s coloc-la. No necessrio o uso de cola a decorao adere imediatamente a cobertura. ***Ateno: 8) Gordura: No use cola de a cmc pois ela forno e facilita fogo a por cultura gordura de bactrias.

Nunca

substitua

margarina

hidrogenada.

9) Espessura: No abra a massa muito fina. A massa tem que ter uma espessura de no mnimo 5mm para sustentar a decorao.

10) Temperatura: O cupcake, j recheado, deve estar totalmente resfriado quando for coberto com a pasta americana. Depois de decorados mantenha os cupcakes em locais secos e frescos. O excesso de umidade pode fazer a massa suar. Em locais muito seco adicione 1 colher de caf de glicerina a massa e em locais muito midos adicione 1 colher de caf de cmc a massa. 11) Transparncia: a pasta americana translcida. Ou seja qualquer imperfeio vai aparecer no cupcake.

12) Rachaduras: Se pequenas rachaduras aparecerem esfregue um pouquinho, delicadamente, com a ponta dos dedos ou rolinho a presso e o calorzinho desfaz as pequenas rachaduras. No use gua!!! A gua em excesso dissolve o fondant! Se a rachadura persistir voc pode untar levemente os dedos com a margarina e alisar a rachadura at desaparecer. Tenha em mente que as rachaduras acontecem por 3 motivos: Demora em aplicar a pasta, a pasta foi aberta muito fina ou a pasta foi aberta muito grossa. 13) Limpeza: O local de trabalho tem que estar limprrimo!!! Qualquer sujeirinha vai colocar todo o seu trabalho a perder!!! 14) Petequinha: Faa uma petequinha de amido de milho para ajudar a povilhar finamente a rea de trabalho na hora de sovar ou abrir a pasta e povilhar cortadores e gummies. Aprenda a fazer no final do post. 15) Sudorese: A pasta americana as vezes fica suada! Hahahahaha.... ao menor sinal de umidade ela fica suada! E no tem dove que resolva o suadouro da pasta! Ento o lance trabalhar no clima mais fresquinho possvel e rezar para dias mega midos e chuvosos no estragarem o nosso trabalho. Tem um truquinho ou outro mas no pau da goiaba s a Nossa Senhora do Confeito Perfeito ajuda nessas horas. 16) Astral: No faa do uso da pasta americana um calvrio. Fique tranquila e se divirta pois uma boa terapia. Se no der certo logo da primeira vez. Calma! No desista! A pasta americana trabalhosa e cheia de frescurinhas. Tem coisa que a gente s aprende na marra mesmo, na mxima da tentativa e erro. A pasta americana d um up nas decoraes de bolos, cupcakes, bicoitos... leva todo o nosso trabalho a um outro nvel. Portanto, relax! E mos a obra!!!

Receita de Pasta Americana para flores e enfeites Ingredientes - 3 colheres de sopa de gua - 1 colher de sopa de gelatina - 1 colher de sopa de glucose (volume de uma noz com casca) - 1 colher de sopa de margarina "forno e fogo" ou 70% de lipdeos - 1colher de ch de essncia de amndoas ou outra de sua preferncia que seja transparente - acar impalpvel (aproximadamente 700g)

Modo de preparo

1) Em uma panela para banho Maria colocar as colheres de gua e a gelatina. Levar ao banho Maria. 2) Depois de derretida a gelatina junte a glucose. Depois de dissolvida a glucose junte a margarina e a essncia. (Foto 2)

3) Com o acar impalpvel, faa uma cova sobre a superfcie onde ir trabalhar, jogue a mistura no meio e v adicionando o acar at que obtenha a marca de seus dedos na pasta sem que esteja grudando. (Foto 1, 3)

4) Trabalhe a massa at tornar-se elstica. (Foto 4)

5) Guarde em saco plstico bem fechado. Deixe descansar por 2 horas antes de utilizar. 6) Tinja a massa, se necessrio, e utilize-a. No meu caso tingi tudo de rosa j na etapa 5 porque s usei rosa nos adornos.

Dica: A receita para cobrir o cupcake a mesma a nica diferena que ao invs de 3 usamos 4 colheres de gua. S isso!

Petequinha de amido de milho

Fazendo a petequinha Voc vai precisar de: - 1 Perfex - 3 colheres de amido de milho Como fazer: 1) Corte o perfex ao meio. Corte, tambm, uma tira de perfex para fazer o lacinho. 2) Coloque o amido de milho no centro do perfex. 3) Junte as pontas fazendo uma petequinha. Feche fazendo um lao. 4) Ponto! Est prontinha para usar.

Decorao Camafeu - Usando molde de silicone Parte I

Gummie ou molde se silicone so uma mo na roda! Achamos facilmente em casas de artigos de confeitaria ou papelarias que tem material de biscuit. Quando eles so bem feitos e de qualidade do um acabamento perfeito a decorao. Antigamente me deram uma dica de passar amido de milho ou acar de confeiteiro no molde para a modelagem soltar facilmente. Maior furada pois o pozinho fica entre os detalhes e detona o acabamento perfeito. A dica untar "mega" levemente com um pincel ou com o dedo, quando der, com um "pouquitiquico" de gordura vegetal. Tcharam!!! Voc nunca mais vai rasgar seu gummie durante um acesso de raiva... (entenda, eu fiz isso!) Outra dica preciosa: Usou? Lave com gua morna e sabo, deixe secar e guarde. Alm de ser higinico ajuda a conservar o silicone.

1 Etapa - Cobrindo o cupcake.

Essa todo mundo est craque, n? Se a pasta estiver grudando no rolinho passe um tiquinho de nada de acar de confeiteiro por cima com um pincel e passe o rolinho. Use o cortador com 6cm de dimetro.

2 Etapa - Preparando o molde

Passe uma fina camada de gordura vegetal no molde. Fina mesmo! No passe muita pois alm de cobrir alguns detalhes depois vai ficar impossvel pintar a pasta se voc quiser.

3 Etapa - Fazendo o molde

Faa uma bolinha, pressione com os dedos ou rolinho de pasta e j destaque do molde. Para remover nada de ficar deixando secar de um dia para o outro. Se o molde for muito cheio de detalhe ou se estiver muito difcil de sair leve ao freezer por 15 minutos e destaque. Deixe secando sobre um papel toalha. Mas pera a pasta no combina com geladeira e freezer, n? Ok, mas essa pasta no est aplicada a um bolo recheado e mido e no pasta americana para bolos para flores. (Lembra que a gente j viu isso aqui?). Agora sim, voc pode deixar secando o molde ou aplicar imediatamente. Eu gosto de deixar secando sobre um papel toalha. Depois de seco voc pode guardar em um pode bem lacrado e guardar em local seco e fresco por at 3 meses. Mas lembre-se a pasta americana escurece um pouquinho ao londo do tempo. Dica Outra opo passar uma fina camada de p perolado, prata, dourado ou at mesmo colorido no molde de silicone e moldar a pasta americana. A vantagem que a modelagem j sai perfeitamente colorida e voc no tem que se preocupar em pintar depois e espalhar o p por a como a Sininho ou Tinker Bell... no sei por que essa onda de falar o nome original dos personagens. Sininho to fofinho!

Olha s a diferena do perolado para o natural

Tudo o que voc sempre quis saber sobre buttercream e nunca teve coragem de perguntar!

Buttercream de chocolate branco Buttercream nada mais que creme de manteiga (Olha a a traduo butter=manteiga, cream=creme) um tipo de cobertura para bolos e cupcakes bem simples pois a base feita somente com 2 ingredientes manteiga e acar de confeiteiro. S isso?! No! A essa mistura pode ser adicionado extrato de baunilha, cacau, chocolate, caf.... D para fazer com gordura vegetal ou margarina? Que d... d. Fica a seu critrio mas com a manteiga fica mais gostoso!!! L no tempo do rococ essa cobertura era bastante usada aqui no Brasil mas com a cultura do x gordura ela foi caindo em desuso e agora estamos a redescobrindo. No vou mentir uma cobertura muito doce mas maravilhosa! Portanto legal no colocar muitas voltas no cupcake pois vai ficar bem enjoativo! Aqui vai a receita base... Vanilla Buttercream Rendimento: cobre 12 cupcakes Ingredientes 1 xcara de manteiga sem sal em temperatura ambiente 2 xcaras de acar de confeiteiro peneiradrrimas 2 colheres de sopa de leite em temperatura ambiente 2 colheres de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparo 1 Na batedeira em velocidade alta e usando o batedor de arame, bata a manteiga at ficar fofa. As colheradas junte o acar at ficar fofinho. (vai bater quase uns 6-8 minutos) 2.Junte o leite e a baunilha e bata at incorpor-los. 3.Troque o batedor de arame da batedeira pela p e bata por mais 5 minutos. 4. Leve a geladeira por 5 minutos e empregue como desejado.

De receita bsica na mo vamos estudar o que a gente pode fazer com ela... Tipos de buttercream Ateno!!! Todo e qualquer ingrediente misturado ao buttercream no deve ser super misturado a fim de evitar que a massa incorpore muito ar! - Classico buttercream Manteiga + acar de confeiteiro e pronto! Para cada 100g de manteiga 1 xcara de acar de confeiteiro. Essa quantidade pode variar dependendo da consistncia desejada. - Buttercream de chocolate 200g de chocolate meio-amargo ou amargo derretido e FRIO!!! adicionado a receita bsica de buttercream na etapa 3. - Buttercream de chocolate branco 250g de chocolate branco derretido e FRIO adicionado a receita bsica de buttercream na etapa 3. - Buttercream de merengue Hummm... esse no d para explicar facilmente espera um pouquinho que logo, logo eu fao um passo a passo bem legal, t? Mas logo adianto que so trs tipos de base de merengue: Mousseline, Suio e Italiano - Buttercream francs Nesse tipo de buttercream claras batidas em neve e estabilizadas com cremor trtaro em so adicionadas a receita de buttercream. Ento para uma receita bsica 3 claras batidas em neve com uma colher de caf de cremor trtaro so adicionadas. Essa receita tima para dar leveza buttercream com adio de outras massas como 100g de doce de leite, 100g de bicho de p... a receita bsica na etapa 3. - Buttercream alemo Aqui creme de confeiteiro e buttercream so misturados em igualdade. 220G de creme de confeiteiro+200g de manteiga + 30g de acar de confeiteiro. Esse tipo de buttercream no d para ponto para confeitar com o bico. usado somente como recheio. Eu s fiz essa receita 2 vezes na escola e depois nunca mais. Achei muito pesada... para recheio prefiro outras receitas. Coloquei aqui s para voc saber que existe! - Buttercream de fondant Similar a pasta americana. outra receita que merece um post completo sobre ela. Aguardem.

A eterna dvida: Gordura vegetal ou manteiga? Olha s vou logo avisando que s uso manteiga. Se voc teimar e insistir em usar a gordura vegetal, e nela estou incluindo a temvel margarina tambm, saiba que voc pode usar meio a meio na receita de manteiga com de gordura vegetal para no ficar to trash ou substituir por completo. A meu ver a gordura vegetal s ganha em 3 quesitos estabilidade pois no derrete to fcil quanto a manteiga em dias muito quentes, no forma aquela casquinha e a textura mais aerada. Mas no sabor que o fator principal perde feio! E no venha tentar me convencer que voc tem uma receitinha infalvel que nem d para perceber... d sim!!! Detesto fingimento gastronmico se manteiga manteiga! P!

Qual a consistncia perfeita? A receita bsica ideal para fazer aquela voltinha do cupcake. Se voc quiser fazer um enfeite mais encorpado certamente precisar de mais acar no creme. Sendo assim, misture s colheradas at atingir a consistncia desejada, ok?! Mas tem um truque se o buttercream estiver muito grosso adicione colheres (uma de cada vez) de sopa de leite ou creme de leite se estiver muito fino adicione colheres (uma de cada vez) de sopa de acar de confeiteiro. No pau da goiaba (meu antigo chef falava assim hahahaha) vai ser assim: - Consistncia firme flores, laos, folhas... - Consistncia mdia Cobrir cupcakes e bolos. - Consistncia fina fazer arabescos, escrever nomes...

Como adicionar sabor? O sabor pode ser adicionado substituindo o extrato de baunilha por outros extratos, 3 colheres de sopa de caf bem forte frio, 3 colheres de sopa de licor da sua preferncia... raspas de limo ou laranja e ainda 1 ou 2 colheres de sopa de geleia voc~e pode misturar bem ou apenas mesclar para dar um efeito bacana ao buttercream.

Como colorir? Para colorir fcil s misturar corante em gel aos pouquinhos com a ajuda de um palito e batendo com a p at chegar no tom desejado. No exagera, no!

E a durabilidade, armazenamento e coisa e tal? - Depois de pronto pode ser congelado por at 2 meses, depois s descongelar e bater com a p novamente ou refrigerado por 2 semanas e depois s deix-lo em temperatura ambiente e bater rapidamente com a p s para voltar a textura cremosa; - Fora da geladeira pode durar por at 3 dias. - Em dias muito quentes (vero Rio de Janeiro) o buttercream perde a estabilidade por ser um creme a base de manteiga da necessrio adicionar 1 colherer de ch de p de merengue para estabilizlo;

E a casquinha? Em dias secos isso praticamente inevitvel a criao de uma casquinha bem fininha no buttercream. Essa cristalizao da camadinha mais externa do buttercream acontece, infelizmente! Mas no fica triste!!! Essa textura normal e d uma ar crocantinho na cobertura!

Dicas e coisinhas bacanas que voc deve saber sobre o buttercream - Quando misturar algum liquido ao buttercream faa devagar. Nada de brutalidades! O Buttercream muito sensvel e pode separar caso a quantidade de liquido seja excessiva ou adicinado de maneira brusca. - Ao fazer a opo de adicionar chocolate a massa opte por chocolate em barras, ou chocolate em p diluido no leite. Isso porque o chocolate em p deixa o buttercream com uma textura granulada. - Para fazer um acabamento bem lisinho com o buttercream voc tem que aplicar a cobertura e depois alis-lo com a espatula levemente aquecida para deix-lo bem lisinha.

Cupcake de morango! Receita total-flex!!!

O morango o rei da temporada. Ento nada de dividi-lo com outros ingredientes ele quer ser e a estrela principal desse cupcake! Esse cupcake complexo! No pela dificuldade mas pelas mltiplas receitas que vamos aprender com um s cupcake. Essa receita vai se dividir em 3 partes:

- Geleia - Bolinho - Cobertura merengue italiano - Cobertura Buttercream de merengue italiano

Comearemos com a geleia de morango caseira Gelia de morango Rendimento 1 xcara Ingredientes 3 xcaras de morango cortados pedaudamente 1 colher de sopa de suco de limo xcara de acar

Modo de preparo 1) Misture tudo e leve ao fogo baixo at dar o ponto. Espere esfriar. Ponto: Coloque uma colher de caf de geleia num pires e espere esfriar se a gelia formar um montinho e descer s at a metade do pires estar boa.

Cupcake de morango Rendimento 12 unidades

Ingredientes - 1 xcara de farinha de trigo - 2 colheres de maisena - 2 ovos - 50g de manteiga sem sal - xcara de acar - xcara de leite - 1 colher de sopa de extrato de baunilha - 1 colher de ch de fermento - xcara de geleia de morango

Modo de preparo 1) Pr-aquea o forno a 180. Coloque as forminhas de papel na assadeira. Junte a farinha de trigo com a maisena e peneire 5 vezes. 2) Numa batedeira em velocidade alta bata a manteiga com o acar at ficar fofinho. Acrescente os ovos um a um batendo bem a cada adio. 3) Some a baunilha e o leite batendo bem. 4) Junte a farinha peneirada com a maisena aos poucos e bata rapidamente s para mistur-la. 5) Fora da batedeira junte o fermento a mo e em seguida misture a geleia s para mesclar. (foto) 6) Preencha 2/3 das forminhas e leve para assar. Por 20 minutos ou at o palito sair limpo. 7) Depois de assado deixe esfriar na assadeira por 5 minutos depois transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento. Deixe resfriar por 1 hora.

A cobertura Como disse antes essa receita vai ser total flex. Voc vai aprender a fazer uma cobertura de merengue italiano e uma cobertura de buttercream de merengue italiano. Uma s um passo a mais do que a outra. Preparados? Ento vamos l...

Merengue Italiano de morango Rendimento 4 xcaras de cobertura

Ingredientes - xcara de clara de ovo (eu uso pasteurizada mas se quiser usar a natural voc vai usar +-5 claras) - 1 colher de caf de cremor trtaro - 1 xcara de acar - xcara de acar (no est repetido no)

- de xcara de gua - xcara de gelia de morango caseira - 2 gotinhas de corante rosa se desejar Toda a operao vai durar no mximo 10 minutos portanto esteja atenta ao tempo. Vamos l...

Modo de preparo 1) Misture as claras e de xcara de acar e o cremor trtaro. Leve para bater em velocidade mxima. Deixe batendo enquanto voc vai fazer o xarope de acar. 2) Em uma panela misture a gua e 1 xcara de acar. Leve em fogo baixo at ferver (foto). Depois que comear a ferver conte 6 minutos mas se voc tiver termmetro culinrio at chegar em 104. 3) Despeje delicadamente, com MUITO CUIDADO e de uma s vez o xarope fervendo nas claras em neve. A mistura vai ficar bem levinha mas firme deixe bater por 2 minutos, raspe a lateral para ter certeza que toda a clara foi incorporada e volte a bater por mais 10 minutos ou at a mistura estar fria. 4) Bem se o seu objetivo era ter um merengue consistente e gostoso aqui termina o passo a a passo . s misturar delicadamente a gelia de morando e umas gotas de corante (opcional). Colocar no saco junto com o bico 1M e decorar! Como voc j aprendeu aqui.

Agora, se o seu objetivo fazer meringue buttercream... vamos em frente. Partindo do ponto onde a geleia ainda no havia sido adicionada, ok?! Buttercream de merengue italiano Ingredientes: 300g de manteiga sem sal em temperatura ambiente Rendimento: 5 xcaras Modo de preparo: Com a ainda ligada na velocidade mxima junte aos poucos a manteiga cortada em pedacinhos. Depois que toda a manteiga for incorporada bata por mais uns 2 minutos ou at que a mistura esteja bem firme e aerada. Quando isso acontecer troque a velocidade para baixa e junte a geleia e o corante (se quiser). Passe uma esptula nas beiradas e bata novamente s para dar aquela misturadinha bsica. Leve a geladeira por 20 minutos. Coloque no saco de confeitar com o bico 1M e decore fazendo as voltinhas. Voc j aprendeu aqui. Importantssimo: Se o sabor a ser adicionado for liquido de ve ser colocado no final do merengue e inicio do buttercream. Se for chocolate derretido frio, geleia e qualquer ingrediente mais robusto vai no final para dar uma batidinha bem de leve e pronto. Ok?!

Sugestes, possveis problemas e dicas - Se o creme no quiser juntar? Continua batendo que vai dar certo. - Se tiver muito mole? Enfia na geladeira por 30 minutos e depois bate de novo. - Se no quiser de morango, pode ser de baunilha (2 col. De sopa), chocolate (100g de chocolate amargo derretido e resfriado), limo (raspinhas ou gotas de leo de limo), Caf (2 col. De sopa de nescaf diludas em 1 colher de sopa de gua) - O sabor dessa cobertura parece um chatilly fresco bem levinho. A cobertura pode ser congelada por 1 ms. Para reutiliz-la basta deixar em temperatura ambiente e bater um pouquinho para deixla fofinha de novo. Se pintou alguma dvida na cachola assista esses vdeos que eu achei no youtube mostrando exatamente como se faz est tudo em ingls mas no se preocupe se voc no souber nadica de nada as imagens falam por si s!

Hi-hat cupcakes ou cupcake tipo Nh-Benta!

Cupcake Fudge de Chocolate Adaptado do livro Nigella Bites Rendimento 30 cupcakes na forminha 0B Ingredientes - 400g de farinha de trigo - 250g de acar - 100g de acar mascavo - 50g de cacau em p alcalino - 2 colheres de ch de fermento em p - 1 colher de ch de bicarbonato de sdio - 1/2 colher de ch de sal - 3 ovos - 140g de creme de leite acrescido de 2 colheres de limo (creme azedo) - 2 colheres de extrato de baunilha - 175g de manteiga - 125ml de leo de girassol - 300ml de gua mega gelada

Modo de preparo 1) Pr-aquea o forno a 180C. Coloque as forminhas de papel na assadeira.

2) Em uma tigela misture todos os ingredientes secos, a farinha, os acares, o fermento, o bicarbonato, o sal e o cacau. Com auxlio de um fouet misture delicadamente os ingredientes para aerar e dissolver pequenos gros por 2-3 minutos. Reserve. 3) Em outra tigela, misture o creme azedo, os ovos e a baunilha. Com o auxlio de um garfo bata at que estejam bem misturados. reserve.

4) Na tigela da batedeira misture a manteiga e o leo at obter uma mistura homognea. Acrescente a gua gelada e bata em velocidade alta at obter um creme fofo. (Dica: 1) a gua deve estar muito gelada e no duvide pois os ingredientes misturam e 2) Cubra a batedeira com um pano de prato pois espirra um pouco de gua nos primeiros segundos.) 5) Acrescente os ingredientes secos de um s vez e bata em velocidade baixa at misturar. 6) Junte a mistura de ovos, bata at ficar tudo bem incorporado. 7) Preencha 3/4 das formas e coloque para assar na grade do meio no meio do forno. Se assar mais de uma forma lembre-se de dar uma viradinha quando comear a corar. Asse at estar firme ao toque ou at que um palito, ao ser enfiado na massa, saia limpo. 8) Deixe esfriar na prpria forma por 5 minutos depois transfira para uma grade de resfriamento.

Recheio Aqui fica ao seu critrio. legal rechear pois achei que esse cupcake fica estranho sem recheio muito bolo e muita cobertura. Depois de frio recheei com doce de leite caseiro.

Cobertura tipo Nh-Benta Rendimento 24 unidades Ingredientes - 3 claras (120g) - 1 colher de ch de cremor trtaro - 2 colheres de glacar - 1 xcara de gua - 1 xcara de acar - 2 colheres de sopa de glucose de milho branca - 1 pacotinho de gelatina sem sabor incolor hidratada em 1/4 de xcara de gua - 2 colheres de sopa de extrato de baunilha, limo ou o que preferir.

Modo de preparo (o modo de preparo bem similar ao do merengue italiano, alis um merengue italiano que leva gelatina) 1) Em uma panela misture a gua, o acar e a glucose. Leve em fogo baixo at atingir o ponto de bala mole (115C). 2) Enquanto a calda ferve, coloque na batedeira as claras, o cremor e o glacar e bata em velocidade alta por 8 minutos. 3) Com a batedeira ainda ligada coloque toda a calda de uma s vez, continue batendo em velocidade alta. 4) Derreta a gelatina no micro-ondas(15 segundos) ou em banho maria. E acrescente as claras. Continue batendo at esfriar. 5) Quando esfriar acrescente a baunilha. Deixe descansar por 15 minutos.

Enquanto isso... vamos fazer a casquinha de chocolate. Importante! Aqui mora todo o segredo do sucesso!!! Use um chocolate bom pois ele vai dar todo o sabor e crocncia na casquinha! Casquinha de chocolate Ingredientes - 2 xcaras de chocolate ao leite picado - 2 colheres de sopa de leo de girassol ou manteiga de cacau

Modo de preparo 1) Em uma vasilha funda (lembre-se que voc vai mergulhar os cupcakes aqui!) derreta o chocolate como de costume. Acrescente o leo ou a manteiga de cacau. deixe esfriar por 15 minutos antes de usar.

Montagem

1) Com um bico perl 2A faa 3 crculos. No final faa um biquinho de acabamento.

2) Leve o cupcake a geladeira por 30 minutos ou 10-15 ao freezer.

3) Vire o cupcake de ponta cabea e banhe-o no chocolate. Cubra todo o marshmallow se ficar alguma coisa de fora cubra com uma esptula. 4) Coloque o cupcake na grade para resfriar e endurecer a casquinha. Se o dia estiver muito quente volte o cupcake a geladeira por 10 minutinhos. demoradinho mas vale cada segundinho! D um loook nele cortadinho...

Para fazer de maracuj s substituir a gua da calda pelo suco concentrado de maracuj.
P.s. O bolinho rendeu 30 unidades mas o merengue rendeu 24 unidades. O motivo se deve ao meu exagero nas voltinhas e ao fato de eu ter feito a receita que originalmente era da Martha Stewart desconjuntada pois achei o bolinho muito seco e queria que essa receita fosse escandalosamente boa! Para alcanarmos as 30 voltinhas de merengue gordinhas devemos acrescentar mais 1 clara e 1 colher de glacar ao merengue!

Cupcake de maracuj com ganache de chocolate branco

Amigas, nosso relacionamento evoluiu! Eu fiz um vdeo!!! hhhhhhhhhhhhhh!!!! Hoje eu acordei Passion Fruit total!!! Eu queria comer cupcake de maracuj e h tempos planejava em fazer um vdeo para esclarecer de uma vez por todas o drama da tinhosa cobertura de ganache de chocolate branco. Vou passar a receita bem depressinha porque hoje a estrela o vdeo!!!

Cupcake de maracuj Rendimento 12 cupcakes forminha 0B Ingredientes - 1/2 xcara de manteiga sem sal - 1 xcara de acar - 2 ovos - 1/2 xcara de suco concentrado de maracuj (se for natural voc pode deixar uns carocinhos para dar crocncia) - 2 xcaras de farinha de trigo - 1 colher de sobremesa de fermento

Modo de preparo 1) Pr-aquea o forno a 180. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha e o fermento juntos. 2) Em uma batedeira, em velocidade mdia, bata a manteiga com o acar at ficar fofinho. 3) Acrescente os ovos um a uma batendo bem a cada adio. 4) Junte o suco de maracuj alternadamente com colheradas da farinha e fermento peneirados. 5) Preencha 3/4 das forminhas e leve para assar na grade do meio do forno e posicione a assadeira bem meio do forno. 6) Enfie um palito para ver se est bom ou faa a prova do 6 sentido. Se estiver firme ao toque est bom. 7) Deixe esfriar na assadeira por 5 minutos. Depois transfira para uma grade de resfriamento.

Recheio de mousse de maracuj Para rechear eu fiz aquele mousse de maracuj basico 1/2 lata de leite condensado, 1/2 caixinha de creme de leite, 1/2 medida da lata de suco concentrado de maracuj, 1 colher de sopa de gelatina hidratada em 1/4 de xcara de gua. Bati tudo no liquidificador. Deixei quietinho para dar uma encorpada, esperei os cups esfriarem e recheei todos.

Ganache de chocolate branco Para a ganache de chocolate branco eu uso a seguinte proporo 3 partes de chocolate para 1 de creme de leite. Como usei 400g de chocolate branco o ideal seria usar 133ml de creme de leite. O dia estava quente e eu resolvi usar 125ml para manter a firmeza. Deu super certo. Aqui vai o vdeo explicando como fazer a ganache e finalizar os cups de maracuj.

Ganache!

A ganache e no o ganache (nome feminino em francs) um creme a base de chocolate e creme de leite que usamos para fazer trufas, cobrir e rechear bolos, rechear bombons e fazer aquela bendita voltinha! O que quer dizer ganache? 'Imbecil'! Hahahahaha... Reza a lenda que um aprendiz de confeiteiro que trabalhava em uma fina Ptisserie parisiense deixou cair sem querer creme de leite pelando em uma tigela de chocolate. O chefe dele gritou Ganache! (imbecil). Mas quando experimentou o desastre se apaixonou pelo creme que foi batizado de ganache! Estou conversando sobre a ganache novamente pois apesar de simples a receita tinhosa e para acabar de vez com as dvidas vamos analisar a fundo a receita.

5 coisas que voc precisa saber sobre a ganache e ningum nunca te contou 1) Durante todo o processo da ganache a gentileza deve imperar absoluto. Nada de bater o chocolate e o creme de leite ferozmente. Tudo deve ser bem delicado e calmo. Gentileza gera gentileza. Seja gentil com a ganache que ela ser com voc! 2) Depois de resfriada a ganache no deve ser batida. Pois esse simples processo ir incorporar ar na ganache. Os resultados no bom para fazer a nossa voltinha. As consequencias vo desde um clareamento bsico, a ganache vai ficando com uma cor mais clara, at o ganache souffl onde a ganache fica bem aerada parecendo um chantilly de chocolate. 3) Qualquer bebida, extrato, pur de frutas... Devem ser adicionados somente no final do preparo. Depois do chocolate estar misturadinho com o creme de leite e antes de deixar pausar por 30 minutos.

4) 5)

mais fcil fazer 3 receitas de ganache de 300g do que uma de 1 kg. Voc pode congelar a ganache por at 3 meses. bem fcil o melhor congel-la em um saco plstico do tipo ziplock, tentando extrair o mximo de ar possvel. Para descongelar s deixar o saquinho em temperatura ambiente por 2 horas. Prontinho! Agora s usar a ganache.

Modos de preparo

Existem 3 modos de preparo. Todas elas do certo. Voc tem que escolher a qual voc se adapta melhor. 1) - Multi procesador: Pique o chocolate no multi e enquanto isso aquea o creme de leite. Mantenha o multi processando o choco na velocidade mais baixa. Acrescente o creme de leite e pulse trs vezes. Deixe descansar por 10 minutos. Retire do processador. Cubra bem com plstico filme ( para colocar o plstico filme em cima mesmo da ganache). Deixe descansar por 30 minutos e depois leve a geladeira at comear a endurecer as bordas. 2) - Tradicional: Pique o chocolate e enquanto isso ferva o creme de leite. Coloque o creme de leite fervidinho sobre o chocolate e mexa delicadamente s para ter certeza que o creme de leite est abraando o chocolate com carinho. Deixe descansar por 5 minutos e ento mexa bem (sempre delicadamente) at que o chocolate esteja todo derretidinho. Forre com plstico filme e deixe descansar por 30 minutos. Depois leve a geladeira at comear endurecer as bordas. 3) - Tudo derretido: Pique o chocolate e derreta-o no microondas ou em banho Maria. Enquanto isso ferva o creme de leite. Coloque o creme de leite fervidinho sobre o chocolate derretido e mexa delicadamente at que a mistura esteja bem homognea. Forre com plstico filme e deixe descansar por 30 minutos. Depois leve a geladeira at comear endurecer as bordas.

Momento geladeira, ou no?! Mora aqui o momento mais crtico da ganache. O certo seria que ela ficasse bem embalada em plstico filme descansando em temperatura ambiente por pelo menos 6 horas (as vezes at 12 horas). Mas como a gente quer "tudo ao mesmo tempo agora" acabamos tomando um atalho pela geladeira. E para tomar esse atalho temos que ser ninja pois um minuto faz toda a diferena. Depois de deixar a ganache descansar meia hora (confesso que 70% das vezes pulo essa etapa), leve a ganache, ainda embaladinha no plstico filme, para a geladeira deixe por 15 minutos ou at que a borda comece endurecer. Tire da geladeira e mexa bem mas sempre delicadamente. Coloque no saco de confeitar, devidamente munido com o bico, e use imediatamente pois a ganache comea a endurecer numa velocidade mpar! Ficou muito duro? Leve metade da ganache dura ao microondas por 30 segundos depois misture com a outra metade dura para estabilizar a temperatura.

Creme de leite fresco ou uht? O que voc tem que entender que quanto maior a gordura do creme de leite mais estvel e macia ser a sua ganache. O certo seria usar creme de leite fresco, mas como eu sei que nem todo mundo tem acesso ao bendito. Fiz uns testes com creme de leite de caixinha e deu certo, quando eu quero um resultado mais macio acrescento 1 colher de sopa de manteiga sem sal ao creme de leite de caixinha para aumentar a gordura. O intuito de esquentar o creme de leite que alm de derreter o chocolate com o calor, tambm, de reduzir um pouquinho a gua durante essa fervurinha bsica deixando uma concentrao de gordura maior. Segue a tabelinha com as famosas propores de chocolate e creme de leite. Note que a ganache tem que ficar firme porm macia! Se ficar durona, no se abale. D proxima vez experimente colocar um pouquinho a mais de creme de leite.

Poxa, queria tanto que a minha voltinha ficasse durinha no vero? Olha s a composio da ganache chocolate+creme de leite duas figuras gastronmicas que detestam o calor! A no ser que voc habite num ambiente totalmente refrigerado, ou deixe para servir o cupcake s na hora H... Infelizmente no tem como deixar o coitadinho sofrendo numa mesa, exposto por 4 horas com o tempo a 35C ou mais. Nessa hora vale a criatividade para driblar o derretimento.

A minha ganache no fica dura?! Ou houve um exagero de creme de leite, ou o creme de leite no foi aquecido de maneira correta. O creme deve ser aquecido at ferver. Ou seja vai estar quente mo no estar borbulhando. As bolinhas estaro comeando a se formar nas bordinhas da panela (olha o flashback da 4 srie!).

Por que minha ganache separou e ficou com um oleozinho por cima? A mistura est muito quente. Para resfri-la rapidamente coloque um pouco de creme de leite gelado e misture gentilmente at normalizar a temperatura ou encha uma tigela com gelo e coloque o recipiente com a ganache por cima mexendo bem at que o chocolate volte a cristalizar novamente. Depois tira logo do gelo, hein?

Ihhhhhhh, granulou! T parecendo areia! E agora? Amiga, voc mexeu rpido demais!!! A ganache gosta de gentileza! Infelizmente o negcio jogar fora e comea do zero!

Se eu quiser adicionar licor ou extrato de baunilha qual a quantidade? Para 250g de chocolate adicione no mximo 4 colheres de sopa de licor ou 2 de extrato de baunilha. Lembrando que os "sabores" devem ser colocados aps o preparo da ganache e antes da pausa! Terminando de misturar o chocolate com o creme de leite adicione ento o licor ou extrato.

E a glucose? Como voc utiliza? Serve para qu? As vezes quando o tempo est muito frio ou para estabilizar a ganache (para prevenir que fique quebradia) eu uso uma colher de sopa de glucose de milho (aquela branca, no o Karo) para 250g de chocolate. A glucose confere um acabamento mais brilhante e malevel a ganache. E tambm ajuda a reter a umidade. Para utiliz-la na receita adicione-a ao creme de leite e misture bem enquanto a mistura ferve (Observe que a mistura deve estar bem homognea antes de ser adicionada ao chocolate). A partir da a seqncia a mesma que eu citei acima. Aproveitem o inverno para fazer essa delcia de cobertura! No vero a gente inventa uma voltinha mais fresquinha. E a? Resolvi o drama ou compliquei mais?

Forminhas de papel - O mistrio da forminha 0 e 0B

Mas vamos ao papo das forminhas forneveis que mais interessante... muita gente me pergunta a diferena entre a forminha 0 e 0B Greasypel da Mago. A diferena 0.7cm de altura. Somente isso... no papel, n? No geral fao assim quando uso uma receita onde o domo do cupcake arredondado uso o forminha 0B (a mais baixinha) que a ideal para usar nas assadeiras da Wilton e Meister e quando fao receitas que preciso de do topo bem retinho uso a 0 a mais alta. Isso o meu gosto, hein?!?! No pau da goiaba d uma diferena de aproximadamente 25g. Resumo da pera: Com uma voc faz um cupcake regular (forminha 0B) e com a outra voc faz um standart (forminha 0). Agora um papo srio sobre forminhas... Mas antes....Opa! Voc pousou aqui e est sem saber nada? Calma a que vai uma breve explicao: Os cupcakes so assados em forminhas plissadas de papel fornevel. interessante sempre verificar se a forminha pode ir ao forno. Podemos encontrar no mercado facilmente as forminhas brancas j as forminhas decoradas em sua maioria so importadas e um pouquinho mais difceis de encontrar nas lojas especializadas. necessrio ter uma ateno especial na hora de comprar as forminhas. Verifique se elas esto bem juntinhas e no esto abertas demais. Isso pode parecer besteira mas vai te dar um trabalho na hora de colocar as forminhas na assadeira. Com a forminha muito aberta fica difcil acomod-la sem amassar o papel e muito provavelmente o cupcake vai ficar com essa dobra depois de assado. As forminhas alargadas e deformadas dobram e enrugam deixando o cupcake torto e feio! Pelo mesmo motivo guarde sempre as forminhas empilhadas, de preferncia no plstico em que vieram, no amasse nem achat-as para guardar.

Cupcake de morango e suspiro

Cupcake de Baunilha Rendimento 12 unidades Ingredientes - 1 e xcara de farinha de trigo - 1/2 xcara de manteiga - 1 xcara de acar granulado (acar unio premium se no tem vai de refinado mesmo! No cristal!) - 2 ovos - 2 gemas - 3/4 xcara de leite + 1 colher de sopa de vinagre ou suco de limo - 2 colheres de sopa de extrato de baunilha - 1 colher de sobremesa de fermento em p

Modo de preparo

1) Pr-aquea o forno a 180. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha e o fermento juntos. 2) Junte o acar, a manteiga e bata at ficar fofinho (foto). 3) Adicione 1 ovo de cada vez batendo muito bem aps cada adio at formar um creme. Acrescente as gemas e bata bem. 4) Misture o leite com a baunilha. Reserve. 5) Adicione alternadamente o leite, a farinha e o fermento peneirados. No bata demais a massa bata apenas o suficiente para incorpor-los. 7) Preencha 1/2 das forminhas (foto). 8) Leve para assar por 20 a 25 minutos at estar dourado. Faa o teste do palito. 9) Depois de assado espere esfriar por 5 minutos na prpria forma e depois transfira para a grade de resfriamento.

Suspiro Rendimento 3 xcaras de ch Ingredientes - 3 claras - 1 xcara de acar refinado Uma pitada de cremor trtaro* (Explicao no final do post)

- 1 colher de caf de essncia oleosa de limo ou 1 colher de sopa de suco de limo ou extrato de baunilha. Utenslios: Batedeira, material para banho maria, saco de confeitar, cortador redondo de 6cm, um prato com farinha ou acar de confeiteiro, assadeira, papel manteiga ou silpat e bico 8B da wilton

Modo de preparo

1) Misture as claras e o acar e leve em banho maria (foto) mexendo constantemente at atingir a temperatura de 60C (morna). Se voc no tiver um termmetro faa um teste colocando um pouquinho das claras entre os dedos e esfregue para ver se ainda h algum gro. A mistura fica bem liquida e esbranquiada (foto abaixo antes e depois de aquecida).

2) Leve batedeira, junte o cremor trtaro e bata em velocidade mdia alta at obter um merengue em ponto de pico firme. Quando o merengue estiver firme acrescente a baunilha ou o limo e bata s para misturar. Utilize em seguida.

3) Forre uma assadeira com papel manteiga ou silpat. Coloque farinha de trigo ou acar de confeiteiro em um prato e passe a base de uma aro de 6cm nele (foto). Marque o silpat com o aro (foto). Faa 12 crculos.

4) Coloque o merengue no saco de confeitar e faa voltinhas dentro dos crculos. (foto). Usei o bico 8B da Wilton tambm conhecido como bico francs. (foto abaixo).

5) Leve para assar por 40-50 minutos em forno pr aquecido a 180C. Como o mnimo do meu forno 180C eles ficam levemente moreninhos h quem faa um truque para abaixar a temperatura do forno deixando a porta entreaberta. A voc escolhe! Desligue o forno e deixe os suspiros esfriando l dentro. Depois de frios destaque e aplique sobre os cupcakes. Eles ficam macios por dentro e bem sequinhos por fora.

Recheio

Morango (foto): Pique 15 morangos em quadradinhos junte 1 colher de sopa de acar e deixe os morangos macerando por 30 minutos antes de usar. Se voc quiser dar um "up" no recheio junte gotinhas de vinagre balsmico nessa etapa.

Ganache de chocolate branco (foto) (voc pode substituir por creme de confeiteiro) Ingredientes - 250g de chocolate branco do bom bem picadinho - 150ml de creme de leite Modo de preparo 1) Coloque o chocolate picado finamente em um recipiente de vidro ou que possa ir ao microondas. 2) Aquea o creme de leite at sair fumacinha e misture ao chocolate. Deixe descansar por uns 5 minutos e depois mexa bem at derreter todo o chocolate. Caso isso no acontea leve ao microondas por 30 segundos at derreter completamente. Deixe descansar por 2 horas em temperatura ambiente coberta por um plstico filme.

Montagem Recheio

1) Corte o miolinho do cupcake. (foto) 2) Coloque um pouquinho da ganache. (foto) 3) Coloque uma colher generosa de morangos. (foto) 4) Cobra com a ganache. (foto) Cobertura Se voc quiser voc pode s cobrir o cupcake com o merengue e fazer voltinhas ou estrelinha e depois dar um charminho extra com o maarico ou deixar branquinho se voc no tiver maarico. Fiz tudo usando o bico 8B da wilton olha que bonitinho...

Aplique o suspiro sobre a ganache

Metadinha da Maldade

Importantssimo A validade desse cupcake de apenas 24h por usar morangos frescos! Sobre o cremor trtaro - O cremor trtaro aumenta o volume e confere uma certa elasticidade as claras em neve. Quando a gente faz suspiro ou merengue fica mais difcil errar o ponto das claras usando cremor. Outro exemplo, quando a gente acrescenta slidos aos ovos batidos sempre diminui muito o volume, n? O cremor ajuda na hora de acrescentar a farinha a massa pois ela fica mais fofinha e no "murcha" com tanto quanto a mistura dos ovos batidos sem o cremor. O cremor tem vrias utilidades pode at substituir o fermento junto com o bicarbonato num dia de crise de despensa. Tambm ajuda com caramelados, balas, ma do amor... controlando a cristalizao do acar. No h substituto para o cremor mas ele pode ser subtrado da receita. No caso das claras em neve ajuda colocar uma pitadinha de sal no lugar do cremor caso voc no tenha ele em mos.

Cupcake "indecente" de chocolate com coco (tipo Prestgio)

Cupcake de chocolate indecente Rendimento 8-12 cupcakes Ingredientes - 1 ovo - 4 colheres de sopa de leo - 170g de iogurte natural ( um potinho) - 1 xcara de acar - 1 colher de sopa de extrato de baunilha - 1 pitada de sal - 6 colheres de sopa de cacau em p - 1/2 colher de ch de bicarbonato de sdio - 1/2 colher de ch de fermento em p - 1 xcara de farinha de trigo

Modo de preparo 1) Pr-aquea o forno a 180C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Junte o cacal, o sal, o bicarbonato, a farinha e o fermento e peneire 2 vezes. Reserve. 2) Em uma tigela misture o ovo e o leo e com a ajuda de um fouet bata at formar um creminho. Acrescente o iogurte, a baunilha e o acar e misture bem. 3) As colheradas misture os secos a mistura de iogurte. Bata bem at que a mistura esteja homognea. uma mistura mais liquida. No se preocupe! 4) Preencha 3/4 das forminhas e leve para assar por 20-25 minutos. Faa o teste do palito para ver se esto prontos mesmo. Deixe esfriar na assadeira por 5 minutos e depois transfira-os para uma grade de resfriamento para que esfriem completamente e retire o miolinho para rechear os cupcakes. Usei um cortador de miolo de ma para auxiliar na tarefa (foto abaixo).

Ganache de coco Ingredientes - 300g de chocolate branco - 130g de creme de leite uht - 125g de coco em flocos sem acar hidratados em 50ml de leite de coco (misture os dois e deixe descansando por 30 minutos) Material: Saco de confeitar e bico perl 1A da wilton Modo de preparo Pique o chocolate e enquanto isso aquea (esquente at comear a sair fumacinha) o creme de leite. Coloque o creme de leite fervidinho sobre o chocolate e mexa delicadamente s para ter certeza que o creme de leite est abraando o chocolate com carinho. Deixe descansar por 5 minutos e ento mexa bem (sempre delicadamente) at que o chocolate esteja todo derretidinho.

Caso isso no acontea leve 30 segundos ao micro e mexa vigorosamente at derreter tudo! Acrescente o coco hidratado e cubra a ganache com plstico filme e deixe descansar por 30 minutos. Depois leve a geladeira at comear endurecer as bordas. No meu caso eu deixei fora da geladeira por 12h e ficou firme. 2) Prepare o saco de confeitar com o bico 1A e coloque a ganache nele. Recheie o cupcake e faa um cone de 4cm com a ganache saindo do cupcake. Se no ficar legal umedea os dedos e modele o cone. Alis se voc no tiver o bico pode s furar a pontinha de um saco de confeitar descartvel ou modelar um cone com as mos levemente umedecidas e aplicar no cupcake. (Foto abaixo)

Ganache batida H quem chame de Whipped Ganache ou chantilly de chocolate. Eu ainda estou me decidindo sobre o Rendimento: 3 1/2 xcaras Ingredientes - 340g de chocolate meio amargo (pode usar o blend se voc quiser algo mais doce) - 1 xcara de creme de leite fresco (importantssimo ser fresco!) - 30g de coco em flocos para confeitar - Material: Bico 1M da wilton e saco de confeitar. Modo de preparo 1) Pique o chocolate e enquanto isso aquea o creme de leite (esquente at comear a sair fumacinha). Coloque o creme de leite fervidinho sobre o chocolate e mexa delicadamente s para ter certeza que o creme de leite est abraando o chocolate com carinho. Deixe descansar por 5 minutos e ento mexa vigorosamente at que o chocolate esteja todo derretidinho. Cubra com plstico filme e deixe descansar por 30 minutos. Depois leve a geladeira por 6 horas. que isso!

2) Coloque a ganache na tigela da batedeira e bata em velocidade mdia alta (foto acima). A ganache vai clarear um pouco e vai incorporar ar, ou seja vai ficar fofinha e com uma textura de mousse. Mas todo cuidado pouco! No bata muito pois a ganache separa e fica com uma textura arenosa! Se isso acontecer... fique calma, respire fundo e derreta a sua ganache no microondas de 30 em 30 segundos. Misture bem e comece todo o processo novamente!

3) Prepare o saco de confeitar com o bico 1M. Coloque a ganache no saco e faa a voltinha ao redor da ganache de coco (como nas fotos acima). Leve para a geladeira por 15 minutinhos.

4) Salpique coco ralado para enfeitar seu cup!

Mordida da maldade

E a metadinha agora... d uma boa olhada na textura do bolo!

Red Velvet cupcake

Red Velvet Cupcake Rendimento 12 cupcakes Ingredientes - 4 colheres de sopa de manteiga - 3/4 de xcara de acar - 1 ovo - 2 1/2 colheres de sopa de cacau em p natural (de preferncia) - 1colher de sopa de extrato de baunilha - 1 xcara + 2 colheres de sopa de farinha de trigo - 1 pitada de sal - 1/2 colher de ch de bicarbonato de sdio - 1 1/2 colher de ch de vinagre branco - 1/2 xcara de buttermilk (Significa: 1/2 xcara de leite + 1 colher de ch de vinagre.

P.s. Alm do vinagre que a receita j pede!) Opo de corantes: a) 1 colher de sopa de corante em gel; ou b) Bata o buttermilk com uma beterraba crua e coe para ter 1/2 xcara de buttermilk de beterraba (das 3 opes a que fica menos vermelha); ou c) Acrescente a receita 1 colher de sopa bem cheia de beterraba em p liofilizada. Essa foi a minha opo.

Modo de preparo 1) Pr- aquea o forno a 180C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcakes. Misture o corante (ou a beterraba em p), a baunilha e o cacau e faa uma pastinha. Peneire a farinha 2 vezes. 2) Na batedeira misture em velocidade mdia alta a manteiga e o acar at ficar cremoso, uns 3 minutos. Acrescente o ovo e aumente a velocidade para mxima. Bata at estar bem incorporado. 3) Junte ao creme de manteiga a misturinha de cacau, corante e baunilha e bata bem em velocidade mdia. No esquea de raspar as laterais durante o processo. 4) Diminua a velocidade para baixa e alternadamente acrescente o buttermilk e a farinha. Bata at que estejam bem combinados. 5) Acrescente o vinagre, o bicarbonato e o sal. Bata rapidamente em velocidade baixa o suficiente para incorporar bem os ingredientes. 6) Preencha 3/4 de cada forminha e leve para assar no meio da grade do meio do forno ;). Asse por 20 minutos. Faa o testo do palito para ver se esto bons mesmo. 7) Retire forno, deixe esfriar na prpria assadeira por 5 minutos e ento transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento.

Cobertura Cream Cheese Rendimento: cobre 12 cupcakes Ingredientes 50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 150g de cream cheese em temperatura ambiente (1 potinho) 100g de chocolate branco derretido e frio 300g de glacar 1 colher de sopa de extrato de baunilha Modo de preparo 1 Na batedeira em velocidade alta e usando o batedor tipo folha (se no tiver vai de balo mesmo), bata a manteiga com o cream cheese at que estejam bem incorporados. 2.Junte o chocolate e a baunilha e bata at agreg-los a mistura. 3. Acrescente as colheradas o acar e bata em velocidade mdia alta at que a mistura esteja leve e fofa (Uns 5-8 minutos) 4. Leve a geladeira por 15 minutos e depois coloque as colheras em cima do cupcake. Se quiser pegue um pedacinho da massa do cupcake e esfarele sobre ele para dar um charminho. uma cobertura extremamente macia e pode ser usada com bico porm eu no aconselho para voltinhas super altas. Se optar por usar bico depois de decorar os cupcakes leve-os para a geladeira por 20 minutos s para firmar a cobertura.

Metade da maldade

P.s. um cupcake muito mido e fofinho e dispensa recheio! S essa cobertura basta! J respondendo o modo de preparo bem diferente e no vai fermento em p s bicarbonato! Bjks

Cupcake de canela com docinho de abbora

Cupcake de Canela

Rendimento 12 cupcakes - 4 colheres de sopa de manteiga - 1 xcara de acar - 2 ovos - 1/2 xcara de leite - 1 xcara de farinha de trigo - 1 colher de ch de fermento em p - raspinhas de 1/2 laranja - 1 colher de ch de canela em p

Modo de preparo 1) Pr-aquea o forno a 180C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha 2 vezes.

2) Na tigela da batedeira misture o acar, a manteiga. Bata em velocidade mdia alta por 5 minutos. 3) Diminua a velocidade para mdia e adicione os ovos um a um batendo bem aps cada adio. Adicione a canela e as raspinhas de laranja e bata por 30 segundos 4) Acrescente o leite e a farinha de trigo alternadamente e bata por no mximo 2 minutos apenas o suficiente para agreg-los a massa. A mo misture o fermento delicadamente. 5) Preencha 3/4 da forminha e leve para assar na grade do meio do forno. Asse at que a superficie esteja firme e dourada ou faa o teste do palito (enfie um palito no centro do cupcake se sair limpo est pronto). retire do forno e deixe esfriar na assadeira por 5 minutos depois transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento.

Docinho de abbora - 2 e 1/2 xcaras de abbora de pescoo (seca) cozidas e espremidas (de preferncia no microondas pois no fica com muita gua) - 100g de flocos de coco ou coco ralado natural - 3 colheres de sopa de acar - 1 lata de leite condensado Decorao: Bico 8B da Wilton, saco de confeitar, cravos, canela em pau e uma misturinha de cravo e canela para polvilhar. Modo de preparo Em uma panela de fundo grosso junte todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo bem at desgrudar do fundo da panela (ponto de brigadeiro de enrolar). Coloque em um refratrio untado, cubra com plstico filme colado no doce e leve para a geladeira por 24 horas. Se quiser recheie os cupcakes com parte do docinho e coloque o restante em um saco de confeitar. Seno j comece logo fazendo voltinhas com o doce nos cupcakes, enfeite com cravo e canela em pau e polvilhe acar com canela por cima.

Metade da maldade

Cupcake de milho com merengue de canela

Cupcake de milho Rendimento 15 - 18 cupcakes Ingredientes - 1 lata de milho cozido a vapor peneirada - 3 ovos - 1/4 de xcara de leo de canola, milho ou girassol - 1 xcara de leite - 1 xcara de acar - 1 xcara de queijo minas picadinho - 1colher de sopa de amido de milho - 1 xcara de flocos de milho - 1 colher de sopa fermento

Modo de preparo 1) Pr aquea o forno a 180C. Coloque as forminhas na assadeira. 2) Coloque os ingredientes na ordem acima no copo do liquidificador e bata at obter uma massa homognea. Eu prefiro misturar o amido, os flocos e o fermento a mo mas coisa da minha cabea na receita pedia para colocar tudo no liquidificador e pronto. uma massa bem liquida. 3) Preencha 3/4 de cada forminha e leve para assar por 25 minutos ou at que o palito saia limpo (truque do palitinho). No uma massa que cresce muito pois fica um bolo mais mido! 4) Retire do forno e deixe esfriar na assadeira por 5 minutos. Depois transfira o cupcake para uma grade de resfriamento e deixe esfriar completamente. Como um cupcake mido eu optei por no reche-lo.

Merengue de canela Rendimento 3 xcaras de ch Ingredientes - 3 claras - 2 xcaras de acar refinado "saborizado" com canela (se no quiser canela use gotas de extrato de baunilha ou gotas e raspas de limo) - Uma pitada de cremor trtaro Utenslios: Batedeira, material para banho maria, saco de confeitar, maarico culinrio e bico 8B da wilton

Modo de preparo 1) Misture as claras e o acar e leve em banho maria mexendo constantemente at atingir a temperatura de 60C (morna). Se voc no tiver um termmetro faa um teste colocando um pouquinho das claras entre os dedos e esfregue para ver se ainda h algum gro. A mistura fica bem liquida e esbranquiada. 2) Leve a batedeira, junte o cremor trtaro e bata em velocidade mdia alta at obter um merengue firme. Quando o merengue estiver firme acrescente a baunilha ou o limo se quiser ou canela em p se quiser um sabor bem pronunciado de canela. Utilize em seguida. Ao final eu ainda usei um maarico culinrio para dar uma "queimadinha" no merengue. P.s. Para quem no sabe esse mtodo de merengue se chama merengue suo. Metade da maldade

Cupcake de Cocada

Cupcake de coco no to molhadinho Rendimendo 12 cupcakes Ingredientes- 1/2 xcara de manteiga - 1/4 xcara de leite de coco - 1 xcara de acar - 2 ovos grandes - 1/4 de xcara de leite - 1 colher de sopa de extrato de baunilha - 1 e 1/2 xcara de farinha de trigo - 1 colher de sobremesa de fermento

Modo de preparo 1) Pr-aquea o forno a 180C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha 2 vezes. 2) Na tigela da batedeira misture o acar, a manteiga e o leite de coco. Bata em velocidade mdia alta por 5 minutos. 3) Diminua a velocidade para mdia e adicione os ovos um a um batendo bem aps cada adio. 4) Acrescente o leite e a farinha de trigo e bata bem por 2 minutos. Adicione o extrato de baunilha e o fermento e bata apenas o suficiente para agreg-los a massa. 5) Preencha 3/4 da forminha e leva apara assar na grade do meio do forno. Asse at que a superficie esteja firme e dourada ou faa o teste do palito (enfie um palito no centro do cupcake se sair limpo est pronto). retire do forno e deixe esfriar na assadeira por 5 minutos depois transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento. Banhe os cupcakes com a calda ainda morninhos. Calda de coco Ingredientes - 1/4 xcara de leite condensado - 1/4 xcara de leite de coco Utenslios: Pincel culinrio Modo de preparo 1) Misture bem o leite condensado com o leite de coco. 2) Pincele o topo dos cupcakes 2 a 3 vezes com a calda. Se quiser faa uns furinhos no cupcake para a calda entrar bem. Ateno! No para encharcar o cupcake como na verso do cupcake molhadinho!

Outra ideia para o nosso correio elegante!

Cobertura de Cocada Ingredientes - 1 lata de leite condensado - 150g de flocos de coco sem acar ou coco fresco ralado - 1 xcara de acar ( o que vai fazer a cocada aucarar portanto no subtraia da receita!) Utenslios: Muito muque, amiga! Muito muque! Modo de preparo Em uma panela de fundo grosso misture todos os ingredientes (eu sei que parece muito seco que no vai dar certo mas d! ) e leve ao fogo mdio at comear a soltar completamente do fundo da panela. Retire do fogo e mexa vigorosamente at aucarar. A o processo rpido coloque as colheradas de cocada por cima dos cupcakes (eu coloquei 2 de sopa em cada um) d uma rpida arrumada e deixe esfriar. Se quiser fazer s a cocada s transferir a massa para um mrmore untado com manteiga ou assadeira, esperar esfriar e cortar. Fica um mimo!

Metade da maldade

Esse cupcake fica muuuuuuito bom! Essa cobertura crocante o contraste com o cupcake molhadinho delicioso!

Halloween: Cupcake marmorizado fantasmagrico!

Cupcake marmorizado Receita da Titia Martha Stewart Rendimento 16 cupcakes Ingredientes - 1 e 3/4 de xcara de farinha de trigo - 2 colheres de ch de fermento - 1/3 de xcara de leite - 1/3 de xcara de creme de leite - 1/3 de xcara de manteiga com sal - 1 xcara de acar - 3 ovos - 1 colher de sopa de extrato de baunilha - 1/3 de xcara de cacau em p alcalino - 1/4 de xcara de gua quente

Modo de preparo 1) Pr-aquea o forno a 180. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha e o fermento juntos. Reserve. Misture a gua quente com o cacau at formar uma papinha. Reserve. Misture o creme de leite com o leite e a baunilha. Reserve. 2) Em uma tigela de batedeira misture o acar, a manteiga e bata em velocidade mdia alta at ficar fofinho.

3) Adicione 1 ovo de cada vez batendo bem aps cada adio at formar um creme. 4) Acrescente alternadamente a mistura de leite e a mistura de farinha no creme de ovos e manteiga. Ateno! No mexa demais e sim o suficiente para agregar todos os ingredientes. 5) Pegue 1 xcara da massa e misture a papinha de cacau. Misture delicadamente e apenas o suficiente para deixar a massa homognea

6) Preencha 1/2 das forminhas com a massa de baunilha, depois coloque 1 colher da massa de chocolate em cada forminha e com a ajuda de um palito faa movimentos em "8" para marmorizar a massa. Presta ateno no para misturar nem fazer movimentos bruscos!

7) Leve para assar por 15 a 25 minutos ou at estar dourado e um palito sair limpinho. 8) Depois de assado espere esfriar por 5 minutos e depois transfira para a grade de resfriamento.

Cobertura de doce de leite com coco Quando a cobertura abundante e o bolo levinho no precisa rechear, certo?! Pode ficar exageradamente doce e no esse o nosso objetivo! - 50g de coco ralado - 300g de chocolate branco picadinho - 130g de doce de leite cremoso - 2 colheres de sopa de creme de leite UHT Bico: 2C da Wilton + Saco de confeitar descartvel Modo de preparo 1) Misture o creme de leite com o coco ralado e deixe hidratando por 15 minutos. 2) Derreta o chocolate branco no microondas. Reserve. 3) Some o coco com o doce de leite e leve ao microondas por 30 segundos. 4) Adicione o doce de leite ao chocolate branco. Misture bem e leve a geladeira por duas horas. Vai ficar durinho e pronta para usar no bico. Se ficar muito dura deixe 30 minutos em temperatura ambiente. 5) Espalhe doce de leite pelo saco de confeitar e ento coloque a cobertura de coco. Faa voltinhas nos cupcakes e salpique coco ralado para enfeitar.

Metade da Maldade

Para fazer os fantasminhas - 16 palitos de picol - Papel carto preto - Cola, tesoura, caneta para tecido na cor preta - Tecido branco usei um tecido para forro bem baratinho

Modo de fazer

1) Corte o miolinho dos fantasminhas em formato de sino com 5 cm de altura no papel carto preto. Eu cortei no olho mesmo! Cole os fantasminhas no palito. Cole certinho a cabea deve ficar na mesma altura da ponta do palito.

2) Corte o tecido com 24cm de dimetro. Faa umas voltinhas na borda para ficar com babadinhos.

Dobre os crculos ao meio e desenhos os olhinhos e a boquinha.

4) Finque os palitinhos nos cupcakes e cubra-os com o tecidinho. Arrume direitinho para que os olhinhos e a boquinha no fiquem tortos! Prontinho!!!

Se voc quiser ainda pode dar um tchan colocando pisca pisca por trs dos cupcakes. Olha que bacaninha...

Cupcake natureba de banana, castanhas e cacau

Conhecendo as 2 sementes oleaginosas (nome feioso, n?) que usamos na receita. Nozes: a rainha das sementes oleaginosas porque rica em omega-6, substncia que ajuda a proteger o corao reduzindo o colesterol ruim (LDL), promove melhor funo cognitiva, traz benefcios anti-inflamatrios e ajuda a prevenir aterosclerose. Castanha do Par: Essa semente uma grande amiga da mulher pois possui uma quantidade elevada de selnio que ajuda a prevenir o cancer de mama. O selnio um antioxidante poderoso que trabalha para neutralizar os radicais livres perigosos. A castanha ainda traz mais benefcios pois so extremamente ricas em nutrientes e protenas como: cobre, niacina, magnsio, fibras, vitamina E e selnio. claro que voc no pode encher a pancinha fofa (peguei pesado) de sementes pois so super concentradas de nutrientes e calorias. O lance comer at 30g por dia de sementes variadas para manter a dieta numa boa. A farinha que escolhi para nossa incurso natureba foi a farinha de quinua mas voc pode substituir por farinha de aveia sem problemas (vale lembrar que a farinha de aveia tem gltem a de quinoa, no!).

Cupcake de banana, castanhas e cacau Rendimento 15 cupcakes forma 0B Ingredientes - 1/4 de xcara de leo de canola, milho ou girassol - 2 ovos (se voc for vegetariana substitua por 1/4 de xcara de gua) - 4 bananas d'gua (nanica) (pode substituir por 2 xcaras de maa sem casca) - 1 xcara de acar mascavo orgnico bem apertadinho na xcara - 3 colheres de sopa de cacau em p orgnico - 2 colheres de sopa de extrato de baunilha - 3/4 de xcara de farinha de quinoa orgnica - 1 colher de caf de fermento em p - 1 colher de caf de bicarbonato de sdio - 1/2 xcara de passas (opcional) - 1/2 xcara de nozes picadinhas - 1/2 xcara de castanha do par

Modo de preparo 1) Pr-aquea o forno a 180C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. 2) Em uma tigela misture a quinua, o fermento, o bicarbonato, as nozes, a castanha e as passas. Reserve. 3) No copo do liquidificador misture os ovos e o leo. Bata bem at que vire um creme. 4) Junte a banana e bata at que formar um creme homogeneo. Acrescente o acar mascavo, o cacau e a baunilha. Bata bem. 5) Deite a mistura de banana sobre os ingredientes secos e com o auxlio de uma esptula mistureos bem. 6) Encha 3/4 da forminha de papel e leve para assar na grade do meio do forno por 20 minutos ou at estar firme ao toque. 7) Retire do forno e deixe o cupcake descansando na prpria forma por 5 minutos. Depois transfiraos para uma grade de resfriamento. Congelamento: Pode ser congelado, sem cobertura, por at 3 meses.

Momento maldade! Textura do cupcake aps uma mordidinha bsica!

Cobertura A cobertura opcionalrrima voc pode apenas polvilhar uma canelinha e mandar ver! Mas se quiser fazer algo mais "chic" para dar um up no cup natureba essa cobertura de caramelo de acar mascavo crocante uma delcia! Caramelo de acar mascavo Ingredientes - 1 xcara de acar mascavo orgnico - 1/4 de xcara de creme de leite UHT (para os vegetarianos: substituam por gua) - 1/2 xcara de nozes picadas - 1/2 xcara de castanha do par picada Modo de preparo 1) Em um panela de fundo grosso misture o acar mascavo com o creme de leite. Leve ao fogo baixo mexendo bem at derreter o acar mascavo. Faa um teste pingando uma gota em cima da bancada deve ficar melequento e cristalizar quando esfriar. 2) Junte a castanha e as nozes picadinhas. Cubra imediatamente os cupcakes. Use uma colher para ajudar. Cuidado para no queimar a mo!!! Voc pode s fazer a calda de caramelo e colocar as nozes por cima do cupcake como fiz aqui...

Esse cupcake acompanhando de um ch bem gelado de capim limo.... ai, ai... delcia pura!

As fabulosas teorias da forminha solta

"No h fatos eternos, como no h verdades absolutas" Nietzsche

Teoria n 1 Manteiga x Margarina x Olo Essa teoria interessantssima. Pouca gente sabe, ou no quer saber, que a manteiga no pode ser substituda indiscriminadamente pela margarina. Alm da perda de sabor, nem toda margarina tem a quantidade de gordura necessria para substituir a manteiga, sem contar que a margarina tem gua em sua composio o que desequilibra a receita. Portanto nem todas as receitas podem ter essa substituio mas quando opcional a troca, a margarina deve: - Ter no mnimo 70% de lipdeos - Ser usada fria (se estiver morna ou muito cremosa o cupcake vai ficar plano e oleoso) - Ser batida com o acar por no mximo 1 minuto e meio. J a manteiga tem que ser de excelente qualidade, em temperatura ambiente, sem sal e deve ser batida por dois minutos aproximadamente. fato que o cupcake feito com leo esteticamente o mais bonitinho de todos. Com ele conseguimos aquele domo lindo e gordinho mas o excesso dele pode arruinar a beleza toda. Por isso importante medir e se ater as quantidades requeridas de gordura de cada receita. Substituir aleatoriamente pode, entre muitas outras coisas, soltar a forminha e deixar o cupcake oleoso e massudo.

Teoria n 2 Qualidade e formato da forminha Essa pega e muito!!! Especialmente para ns mortais tupiniquins que pensamos que a forminha da wilton tudo de bom no mundo! Pois ... no ! Doeu e eu sei!!! H quem defenda que quanto mais grossa a forminha melhor. Eu recentemente tive a oportunidade de usar umas de papel pergaminho (tipo um craft fino e encerado) e amei! Achei que realmente a forminha adere melhor. No caso dessa teoria estamos num mato sem cachorro e a melhor opo a greasypel da Mago. Fora isso tem as forminhas da wilton... mas que no so l essas coisas pois so finas, arreganhadas e algumas de pouca aderncia. L num forum americano que de 100 forminhas que a gente compra pelo menos 2 vem com algum defeito. E que esse defeito podemos ver na cor pois so mais fortes que as outras e essas tais seriam as defeituosas. O que justificaria por exemplo o por que de uma fornada com 36 cupcakes apenas 3 soltarem a forminha. Eu me dei ao luxo de abrir um pacote de 100 forminhas greasypel e de fato algumas so mais brancas do que as outras que so translcidas. Agora se elas so as culpadas eu no sei porque as usei em uma receita e ficaram firme e forte. E agora?! Formato: O problema no formato j aqule batido... Forminhas plissadas muito arreganhadas so mais soltinhas e no aderem com tanta firmeza nos nossos cups. Algumas pessoas assam os cups em duas forminhas eu ainda no entendi o significado disso. Alguns garantem que ajuda a firmar a primeira mas no pau da goiaba a nica coisa que eu confirmei foi o "desperdcio" de forminhas. Teoria n 3 Quantidade de massa na forminha Tenha certeza que preencheu a quantidade certa de massa na forminha. Para aderir bem o cupcake, depois de assado, deve estar acima da margem da forminha. Os cupcakes que esto abaixo da margem, ou seja, com papel sobrando, tendem a soltar da forma. Essa teoria certeira!!!! A chance do cupcake ficar pelado enorme!!!! Teoria n 4 Resfriamento inadequado Se o cupcake fica muito tempo na assadeira depois de pronto o vapor condensa na parte de baixo do cupcake fazendo com que as forminhas soltem. Por essa mesma razo os cupcakes devem ser dispostos em grades de resfriamento para permitir que o resfriamento ocorra de maneira igual sem condensao alguma. Teoria n 5 Mudanas climticas Vocs sabem que o inimigo nmero 1 da confeitaria a umidade. Choveu demais a pasta americana mela, o chocolate fica feio, o fondant fica chateado e no diferente com a nossa forminha que retm mais umidade e consequentemente solta-se mais fcil do bolinho.

Teoria n 6 Armazenamento O cupcake deve estar frio e totalmente seco antes de ser armazenado em potes de plstico. De preferncia forrados com papel toalha. O cupcake tem que respirar portanto devemos deixar uma aberturinha pequena. Em dias muito midos e quentes vale deixar os cupcakes, nesse caso bem tampados, na prateleira mais baixa da geladeira por 2 horas. Teoria n7 Cupcake Wrapper Eu acredito que quem inventou o cupcake wrapper estava com srios problemas com a forminha soltante!!! Pois uma vez que a gente coloca a saia os cupcakes ficam presinhos e bonitinhos. Ento na pior das hipteses s vestir a sainha neles!

Pscoa fofinha: Cupcake Wrappers

Voc pode fazer o download aqui. Direes: Imprima em folha A4 em papel com 120g (papel mais durinho e grossinho). No google docs no est aparecendo o xadrez do wrapper mas quando voc fizer download tudo estar nos conformes. Quem quiser com a bordinha ondulada s comprar uma tesoura daquelas que cortam em ondinhas e cortar 1cm abaixo da borda. P.s. Ficaram mega fofos, n? Amei! Hoje estou inspirada! Hahahaha....

Como fazer um Cupcake Wrapper

O cupcake um docinho to chic que tem at roupinha para ele. Essa roupinha se chama Cupcake Wrapper (complicado! Temos que achar um nome bacana para isso). Na web achamos cada wrapper mais lindo que o outro. E que tal aprendermos a fazer um bem legal usando uma toalhinha de bandeja de papel rendado? Garimpei essa idia aqui. No final do PAP tem um pdf com o molde para fazer wrap, voc pode fazer o molde e cortar com tesouras diferentes, em papeis de scrapbook ou desenhar seu modelo e imprimir no seu computador. Cada A4 imprime 2 wrappers.

Para fazer o wrapper rendado voc vai precisar de: - Toalha de bandeja de papel rendado 28cm de dimetro. - Tesoura. - Cola

Como fazer 1) Corte o molde conforme modelo (foto) na linha pontilhada, use o molde do pdf para marcar direitinho ou corte uma forminha de papel para usar como base, nesse caso no esquea de deixar uma folguinha para a cola e tambm para assentar o cupcake. O miolinho, parte sem rendinha, vai ter exatos 16cm de comprimento em linha reta (foto). 2) Cole as extremidades e pronto! 3) Com uma toalhinha fazemos 4 cupcake wrapper.

Caixinha ptala para cupcake

Como fazer? Material - Folha A4; - Cola, tesoura, fita adesiva - Folha de papel carto ou folhas decoradas para scrapbooking. - Papel carto ou papel de gramatura superior a 180g para cortar o bercinho. Antes de mais nada imprima o molde da caixinha que est disponvel em PDF aqui. Imprima em folha A4 a gramatura no importa pois s faremos o molde. A primeira folha deve ser impressa 2 vezes. Lembrando que linha pontilhada para dobrar e linha cheia para cortar.

- Corte os moldes na linha cheia (foto 1). Encaixe a base dos moldes (foto 2) e passe uma fita adesiva para fix-los (foto 3).

- Coloque o molde sobra o papel de scrapbook (foto1). Preste ateno no desenho e posicione o molde da maneira mais fofa possvel. Vire o verso do papel e com a ajuda de um lpis risque o molde (foto 2). Dobre o molde na linha pontilhada para riscar as dobras tambm (foto 3). Depois de riscado corte a caixinha.

- Dobre nos locais pontilhados para marcar a caixinha (foto 1). Passe cola nas abas laterais e cole, passe o dedo nas abas aps colar para fix-las bem (foto 2). Transfira, corte e dobre o molde do bercinho para papel carto ou papel de gramatura 180g ou mais e encaixe-o na caixinha (foto 3). Recheie a caixinha com o seu cupcake favorito.

- Agora s dobrar a caixinha sempre cobrindo a ponta reta e sair por a presenteando todo mundo. J vi umas caixinhas nesses modelinhos arrematadas com um adesivo bolinha em cima e fica bem meigo! Adoro caixinhas!!!

Cupcake de Paoca - O retorno

A receita pede manteiga de amendoim e se voc quer um bom conselho compre a nacional Santa Helena e se no achar compre uma importada e se no achar faa a sua (d uma lida aqui nesse post do excelente blog Baunilha e Chocolate). No caia no conto do vigrio e compre aquela pasta de amendoim que vem naquele pote tipo de margarina. ruim e eu te garanto!

Cupcake de Paoca Com adaptaes daqui Rendimento 12unidades - 1/2 de xcara de manteiga (receita original pedia 1/3) - 1/3 xcara de manteiga de amendoim (receita original pedia 1/2) - 1 e 1/4 de xcara de acar mascavo - 2 ovos - 2 xcaras de farinha de trigo - 3/4 de xcara de leite - 1/2 colher de ch de fermento em p - 1/2 colher de ch de bicarbonato - Doce de leite para cobrir e paoca esmagadinha para dar aquele tchan!

Modo de preparo 1) Pr-aquea o forno a 180. Coloque as forminhas na assadeira de cupcake. Peneire os ingredientes secos separadamente. 2) Na tigela da batedeira misture o acar mascavo, a manteiga de amendoim e a manteiga. Bata bem em velocidade mdia at ficar clarear e ficar fofinho (uns 2 minutos). 3) Acescente um ovo de cada vez batendo bem aps cada adio. 4) Alternadamente junte a farinha e o leite a massa bata bem mas no muito! Apenas o suficiente para torn-la homognea. 5) Por fim e de preferncia a mo junte o bicarbonato e o fermento misture bem. 6) Preencha 3/4 da massa e leve para assar na grade do meio e bem no meio do forno por 25 minutos. Faa o teste do palito. 7) Deixe o cupcake esfriar na assadeira por 5 minutos e depois transfira-o para uma grade para terminar o resfriamento. Umedea o seu polegar e pressione delicadamente o centro dos cupcakes para formar leve uma cavidade vamos fazer uma pocinha de doce de leite ali! Uhuuuuu!!! 8) Espere esfriar e coloque uma colher de doce de leite pastoso em cada depresso se preferir faa voltinhas com um doce de leite firme. Cubra com paoca esfareladinha e pronto! P.s. Fiz algumas adaptaes na receita para ficar do jeitinho que a gente gosta aqui no Brasil.

Como no podia faltar o meu lado sadomasoquista! hahahaha!!!

Metade da maldade

Cupcake de brigadeiro

Cupcake de brigadeiro Rendimento 16 cupcakes Ingredientes - 5 ovos - 1 xcara de acar - 1/2 xcara de manteiga derretida - 1 xcara de leite - 2 xcaras de farinha de trigo - 1/2 xcara de chocolate em p - 1 colher de sopa de extrato de baunilha - 1 colher de sopa de fermento em p

Modo de preparo 1) Pr-aquea o forno a 180C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha, o chocolate e o fermento 2 vezes. 1) Na batedeira, em velocidade media-alta, bata as claras em neve bem firmes. Continue batendo na mesma velocidade e siga acrescentando as gemas uma a uma. Acrescente o acar e continue batendo. 2) Diminua a velocidade para mdia baixa e junte a manteiga derretida em um nico fio. Despeje o leite aos poucos, sem parar de bater.

3) Diminua a velocidade para baixa e incorpore delicadamente a mistura de farinha de trigo. (Essa parte no deve durar mais que um minuto e meio) 4) Preencha cada forminha com 3/4 da massa e leve para assar por 15-20 minutos. Faa o teste do palito. 5) Deixe esfriar na forma por 5 minutos depois transfira para uma grade de resfriamento.

Recheio e cobertura Ingredientes - 2 latas de leite condensado - 2 colheres de sobremesa de manteiga - 4 colheres de sopa de chocolate em p - 100ml de creme de leite - Granulado

Modo de preparo 1) Em uma panela de fundo grosso misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate em p. Leve ao fogo alto mexendo bem at ferver, quando comear a ferver abaixe o fogo e d o ponto de brigadeiro de enrolar (5 minutos aps fervura aprox.). Espere esfriar. 2) Separe 3/4 da receita para cobrir os cupcakes. Misture esse 1/4 restante com o creme de leite e recheie os cupcakes. 3) Cubra os cupcakes com colheradas de brigadeiros (alise com uma esptula depois) ou faa voltinhas usando o bico 1M da wilton. D uma olhada na voltinha...

Cupcake de brownie

Cupcake de brownie Rendimento 12 unidades Ingredientes - 120g de chocolate amargo picadinho - 1/2 xcara de manteiga com sal - 1 e 1/4 de xcara de acar - 1 colher de sopa de extrato de baunilha - 3 ovos - 3/4 de xcara de farinha de trigo - 1/2 xcara de nozes picadas grosseiramente (pode substituir por macadmias, amndoas, pistache, avel, castanha do par...)

Modo de preparo 1) Pr aquea o forno a 180C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. 2) Misture a manteiga com o chocolate e derreta-os em banho maria. Mexa bem at que o chocolate esteja derretidinho e a mistura esteja uniforme. 3) Tire do fogo e a mo, ou na batedeira, misture o acar. Bata bem. Junte os ovos um a uma batendo bem aps cada adio. Acrescente a baunilha e continue mexendo bem. Por fim junte a farinha de trigo e misture at ficar homogneo. Adicione as nozes e mecha delicadamente.

4) Encha 3/4 de cada forminha com a massa e leve para assar por 20-25 minutos. Fazendo o teste do palitinho: o palitinho deve sair com pedacinhos de bolo ainda midos. No seco nem com massa liquida. 5) Retire os bolinhos do forno e deixe descansar na prpria forma por 5 minutos. Depois retire-os e os coloque numa grade de resfriamento. Deixe esfriar completamente para colocar a cobertura.

Metade da maldade

P.s. Para quem ficou na dvida aqui vai a confirmao: a receita no leva fermento mesmo, ok?!

Colocando as forminhas de papel em forma!

5 bicos diferentes para 5 voltinhas fofas

Nome: Bico 2C da Wilton (eu sei que t difcil ver o bico mas olha ele aqui e aqui) Cobertura: Buttercream com 2 gotas de corante tipo gel vermelho da Wilton

Nome:

Bico

1M

da

Wilton

Cobertura: Buttercream com 2 gotas de corante tipo gel pink da Wilton

Nome:

Bico

2A

da

Wilton

Cobertura: Buttercream com 2 gotas de corante tipo gel azul da Wilton

Nome:

Bico

2F

da

Mago

Cobertura: Buttercream com 2 gotas de corante tipo gel verde folha da Wilton

Nome:

Bico

108

da

Wilton

(excelente

para

fazer

flores!)

Cobertura: Buttercream com uma pitadinha de corante em p penia e uma pitadinha de corante em p blackberry ambos da Squires Kitchen.

Conversando sobre silpat, folha de silicone...

Dando continuidade ao nosso papo sobre utenslios... das invenes modernas para quem ama cozinhar ouso a dizer que o silpat habita o top 10. O silpat uma folha de silicone, antiaderente e multi-uso. Nada gruda nela, nada! O caramelo fica soltinho (foto), o macaron solta com facilidade, as frutas gratinadas soltam da forma sem neura... um luxo! s colocar por cima de uma assadeira e pronto! As folhas tem tamanhos variados e o meu conselho que voc compre casadinho com uma forma que comporte exatamente a folha de silicone. Silpat o nome da marca original francesa mas hoje no mercado tem genricas excelentes. O precinho salgado a folha de 40x30cm custa de R$ 60,00 a R$ 120,00. O melhor do silpat que lavvel, para reutilizar s limpar e est pronta para uma nova fornada! Outra boa vantagem que o silpat aguenta altas e baixas (-40 a 400C) temperaturas e assa por igual. Eu no abro mo da minha folhinha velha de guerra por nada! Pasta americana, batedeiras e um insight

No mercado existem 2 tipos de batedeira:

Batadeira porttil ou convencional - Possuem duas ps que giram em tordo do prprio eixo e podem ter a base fixa ou porttil

Prs: Pode ser porttil, fcil de armazenar, leve e o preo bem bacana. Contra: Bate a massa em diversas direes (deixa a massa mais pesada), o motor no bate massas mais pesadas, geralmente no possui diversos nveis de velocidade. No caso da batedeira porttil fica difcil agregar ingredientes ao mesmo tempo em sua mo est ocupada batendo a massa.

Batedeira planetria - Possui trs tipos de batedores balo, folha e gancho. Os batedores rotacionam em sistema orbital e a base fixa.

Prs: O motor forte e aguenta bater massas mais pesadas como massa de po, possui 3 diferentes tipos de batedores balo, folha e gancho, a rotao em sentido nico o que confere mais leveza a massa, possui diferentes nveis de velocidade, voc pode deixar a batedeira trabalhando sozinha e se ocupar de outros afazeres na cozinha. batedeira batedeira para uma vida toda, do tipo que sua neta vai usar.

Contra: cara, por possuir o motor maior mais pesada, grandona e precisa de espao para ser armazenada.

O lance o seguinte se voc apaixonada por cozinhar ou faz delcias para vender a sua opo comprar a batedeira planetria. Se voc quer bater um bolinho de vez em quando, bater um chantilly e coisa e tal o seu caso comprar uma porttil ou convencional. No meu caso eu tenho as duas pois eu acho que quebra um galho. As vezes eu t batendo o bolo em uma e preciso bater uma clara em neve. Ou no quero usar a planetria para bater uma coisinha pequena, ou quero bater em outras tigelas da uso a porttil. A maior e mais importante diferena fica na qualidade da massa que a planetria produz, a informao crucial pra quem deseja fazer bolos com qualidade. Dicas - Procure comprar batedeiras que possuem tigelas de inox pois facilita o uso de substancias quentes como no merengue italiano, por exemplo. - Tenha sempre mais de uma tigela e batedor. uma mo na roda para dias de tumulto. No precisa parar e lavar s substituir. - Depois de usar a batedeira limpe-a completamente, depois de lavar todos os utenslios passe lcool para deixar livre de qualquer sujeirinha. - Antes de comprar a sua batedeira pesquise bastante as marcas e tente conversar com pessoas que j tem determinado tipo de batedeira para tirar todas as suas dvidas.

Minha querida balana de cozinha

Ao comprar uma balana legal observar o seguinte: - Medidas mnima e mxima. Aqui voc no deve pensar olha s "ela pesa at 5 kilos". Voc tem que pensar na preciso do peso mnimo pois a balana tem que ter uma boa preciso para medir de 1g a 5kg. - Calibragem. necessrio calibrar a balana vez ou outra para manter a preciso.

-Existem trs tipos de balana, digital (essa da foto), mecnica (aquela do ponteirinho de antigamente) e de peso (aquela que tem um peso(!?) que corre por uma haste at equilibrar a balana). A mais precisa a digital. Sinceramente eu acho que questo de adaptao eu usava uma mecnica antes de comprar a digital eu senti uma diferena gritante e me xinguei muito por ter sido to "canguinha" e no ter comprado uma digital antes.

- Verifique as unidades de medida que tem na balana (vai que s mede em onas?!), se tem a possibilidade de subtrair a tara, se fcil de limpar, se a tigela removvel da plataforma de peso (se tiver tigela) e finalmente o tipo de bateria que utiliza e durabilidade da mesma.

Eu sei, eu sei... uma balana boa custa "trezento" aqui na nossa terrinha o que desanima um pouco. Mas aproveita aquela prima que t indo para a Disney agora em julho e encomenda a sua pois l fora custa U$ 50,00 no mximo! Seno desembolsa logo o dindin pois vale cada centavinho!

Medidas e temperaturas Essas so as medidas que eu uso. As medidas em gramas so aproximadas. Esses quadrinhos so grandes facilitadores. Se quiser pode imprimir e colar no caderninhinho de receitas. Se voc est procurando informaes sobre temperatura do forno j conversamos sobre ele aqui.

Bolo de brigadeiro molhadinho

Bolo de brigadeiro molhadinho Rendimento um bolo de 20cm Ingredientes - 6 ovos grandes - 2 xcaras de acar - 1 colher de ch de cremor trtaro - 1/2 xcara de chocolate em p 50% (aquele do padre ou monge) - 1/2 xcara de leite - 1/4 de xcara de leo de canola, milho ou girassol - 2 xcaras de farinha de trigo - 1 colher de sopa de fermento em p - 1 colher de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparo 1) Pr-aquea o forno a 180. Unte, forre com papel manteiga e enfarinhe o somente o fundo de 3 formas redondas de 20cm. peneire a farinha junto com o fermento e o chocolate em p 2 vezes. Voc pode usar uma s forma funda de 20cm cortar e rechear mas depois que eu aprendi essa de fazer em trs no quero mais outra vida! 2) Usando uma batedeira bata os ovos, o acar e o cremor trtaro por 10 minutos ou at que esteja fofrrimo. Acrescente a baunilha e bata mais um pouquinho. 3) Enquanto isso e em separado misture o leo e o leite. Reserve. 4) Acrescente o lquido a mistura de ovos de uma s vez. Bata um pouquinho mas o suficiente para incorpora-lo bem a massa. 5) Fora da batedeira e com um auxlio de um fouet (batedor de arame) junte a mistura de farinha em chuveirinho (o ideal usar uma peneirinha e ir peneirado sobre a massa e agreg-la delicadamente com um fouet). Isso para a farinha no afundar direto e acabar com o clima aerado da massa. 6) Distribua a massa igualmente nas trs formas e leve para assar na grade do meio, no meio do forno por 30 minutos. Faa o truque do palito (enfiar um palito ele deve sair limpo) para ver se a massa est pronta. Se estiver retire do forno. 7) Deixe esfriar uns 15 minutos ainda na forma. Desenforme e deixe terminar de esfriar numa grade. Remova o papel manteiga. Caldinha para molhar o bolo Ingredintes - 1 xcara de gua - 1/4 de xcara de acar - Especiarias se quiser (Cravo, canela... eu no gosto) - gotinhas de extrato de baunilha

Modo de preparo: Leve todos os ingredientes ao fogo por 10 minutos. Deixe esfriar e coe. Coloque em um borrifador. Empregue a calda fria! (Esse truque do borrifador timo para molhar o bolo)

Recheio de brigadeiro - 2 latas de leite condensado - 1 colher de sopa de manteiga - 4 colheres de sopa de chocolate em p 50% - 1/2 xcara de creme de leite uht - Depois que usar o brigadeiro no recheio misture 1/4 de xcara de creme de leite com o restante do brigadeiro para cobrir o bolo. Modo de preparo: 1) Em um panela de fundo grosso misture o leite condensado, o chocolate e o cacau. Faa um brigadeiro em ponto de enrolar. Com brigadeiro ainda quente junte o creme de leite e misture bem at ficar homogneo. Transfira para uma tigela e deixe esfriar.

Recheio de chocolate Pique 100g de chocolate meio amargo. Reserve

Montagem Ingredientes Recheio de brigadeiro, granulado, discos de bolo, caldinha no borrifador e as raspinhas de chocolate. Modo de fazer

Se quiser usar um aro,ok. Seno monte no olho que vai dar certo tambm. Coloque um disco de bolo, borrife bastante a calda ento coloque 3 colheres de brigadeiro sobre o bolo espalhe bem e depois salpique chocolate por cima. Repita a operao mais uma vez terminando com a ltima camada de bolo. Borrife a caldinha e d uma prensadinha de leve para nivelar o bolo. Coloque a cobertura, alise com uma esptula e cubra com as raspinhas de chocolate que sobraram e granulado.

P.s. Esse bolo pode ir a geladeira. Fica bem gostosinho geladinho!

Aprenda a receita desse bolo simples, lindo e colorido!

Ummm, que tal aproveitar a tarde para fazer um bolo? Mas no qualquer bolo. um bolo arco-ris! A receita bem simples, vamos l?

Voc vai precisar de ...

1. Forminhas pequenas ou mdias 2. Mistura para bolo (essa da Dona Benta, sabor Festa) 3. 1 xcara de leite 4. Confeitos coloridos 5. Papel manteiga 6. Chantilly (esse da Vigor, Amlia Chanty Mix) 7. Corantes alimentcios 8. 2 colheres de manteiga 9. 3 ovos * leo para untar as formas

Passo 1 - Prepare a massa

Vamos comear com a massa. Aqui estamos uma mistura para bolo, mas voc pode fazer a massa da maneira que preferir. Se for usar misturas para bolo lembre-se que a massa tem que ser branca, ento escolha sabores neutros como o Festa, Baunilha ou Coco. Bata os 3 ovos, 2 colheres de manteiga derretida e o leite. Misture com o contedo da embalagem da mistura para bolo at obter uma massa homognea.

Passo 2 - Colorindo a massa

Agora hora de colorir! Separe a massa em quantidades iguais de acordo com a quantidade de camadas que voc quer no seu bolo. Adicione corante nas pores pequenas de massa. Ateno: adicione o corante de gotinha em gotinha, com uma ou duas gotas voc j consegue uma cor bem forte. E lembre-se que cor fica mais intensa depois de assado.

Passo 3- Unte as forminhas

Espalhe algumas gotas de leo nas forminhas. Recorte pedaos de papel manteiga no tamanho da formas e coloque no fundo. Adicione mais algumas gotinhas de oleo por cima e espalhe bem. Depois s untar com farinha e tirar o excesso.

Passo 4 - Coloque para assar

Deixe o forno pr aquecer um pouco e depois coloque as massas para assar em temperatura mdia. Fique atenta! Como as massas so muito finas elas assam super rpido, cuidado para no queimar. Quando tirar do forno espere esfriar para desenformar.

Passo 5 - Prepare a cobertura e o recheio

Para cobrir e rechear o bolo voc pode escolher seu recheio favorito! Pode ser brigadeiro, ganache, pasta americana, doce de leite e etc. Estamos usando esse chantilly que vem quase pronto, s bater na batedeira at conseguir o ponto desejado. Mas no esquea de deixar a caixinha gelando por 12 horas antes de bater. Para a cobertura vamos usar chantilly misturado com 1 barra de chocolate branco derretido. Fica uma delcia! ;)

Passo 6 - Hora de montar o bolo!

Agora s montar o bolo! V colocando as massas com camadas de recheio no meio. O recheio importante para fazer com que as massas grudem e fique mais fcil na hora de cortar o bolo.

Depois de tudo pronto s passar a cobertura por fora. Se voc quiser, pode confeitar para deixar o bolo mais bonito e colorido! :) Deixe o bolo na geladeira por um tempinho at a cobertura endurecer e pronto! s cortar e servir!

O bolo arco-ris uma tima idia para deixar um bolo simples muito mais bonito e criativo, hehe! Gostaram? Quem vai tentar fazer?

Para fazer o ganache com chocolate branco, voc ir precisar de: - 750g de chocolate branco - 225ml de creme de leite

Pique o chocolate branco e coloque em uma tigela, reservando. Aquea o creme de leite em uma panela pequena at quase ferver. Despeje o creme de leite quente no chocolate branco, mexendo para que todo o chocolate derreta. Se ao derreter o chocolate voc achar que j ficou frio, coloque 20 segundos no microondas para esquentar e ajudar a derreter todo o chocolate.

Ganache de Chocolate Branco

- aprox. 900 g de chocolate branco picado - 1 caixa de creme de leite

Aquecer o chocolate no microondas em recipiente de vidro apropriado, vou colocando de minuto em minuto, tirando e mexendo, at derreter tudo. Depois adiciona o creme de leite (aos poucos), mexendo bem at incorporar e ficar bem liso e brilhante! Quanto mais creme de leite coloca, vai ficando mais mole, ento bom colocar aos poucos pra no dar problema, mas eu usei uma caixinha mesmo, bem certinha!

Calda de Leite Condensado para Regar o Bolo

- aprox. 1/2 caixinha de leite condensado - 4 a 5 colheres de leite (lquido)

S misturar o leite condensado com o leite, at ficar molinho o suficiente para regar a massa do bolo.

Montagem:

Dividir a massa do bolo em 3 partes. Com ajuda de um aro de forma de desmontar, colocar a primeira parte da massa, regar, colocar metade do recheio. Repetir as camadas e aps a ltima camada de massa, regar de novo e levar gelar de um dia para outro. Bater o chantili conforme instrues da embalagem e cobrir o bolo. Decorar como preferir!

CALDA 1 medida de acar 4 medidas de gua Essncia gosto Coloque a gua e o acar em uma panela e leve ao fogo. Assim que levantar fervura apague fogo e tempere com essncia a seu gosto.

OBS: Muito importante ressaltar que em virtude da baixa concentrao de acar esta calda tem vida curta, depois de usada no bolo o restante deve ser DESCARTADO. Ingredientes Brigadeiro: 1 lata de leite condensado (395 g) 1 colher (sopa) de farinha de trigo (12 g) 45 g de chocolate em p 50% de Cacau 1 lata de creme de leite com o soro (260 g) 1 colher (sopa) de manteiga sem sal (15 g) Cobertura 300 g de Granulado de Chocolate Modo de Preparo

Coloque em uma panela o leite condensado e adicione a farinha de trigo e o chocolate em p. Mexa at homogeneizar totalmente a farinha, em seguida junte o creme de leite e a manteiga, mexa bem e leve ao fogo mdio mexendo sempre. Quando levantar fervura cozinhe por 8 a 10 minutos (tem que parar de borbulhar). Retire do fogo e passe para um recipiente deixando esfriar em temperatura ambiente. Unte as mos com manteiga sem sal ou margarina sem sal e faa pequenas bolinhas e em seguida passe-as pelo granulado. Tempo de Preparo: 1 hora Rendimento: 35 unidades de 20 g Custo da Receita: Aproximadamente R$ 15,00

ESSENCIAIS PARA FAZER UM BOLO

Para quem quer comear nesta deliciosa arte de fazer bolos, segue aqui uma lista dos equipamentos bsicos para voc ter na sua cozinha. De preferncia deixe-os separados apenas para os bolos e doces. 1. Formas de diversos tamanhos ver aqui mais informaes sobre elas 2. Papel manteiga 3. Batedeira, porttil ou de mesa ou as 2 4. Balana 5. 1 ou 2 panelas de fundo grosso, se possvel anti-aderentes, reservadas para os recheios e caldas 6. copo ou xcaras medidores para os lquidos. 7. mini copinhos para separar os ingredientes como fermento, bicarbonato, sal, baunilha etc 8. peneira bem fina 9. colher de pau para mexer os recheios 10. Faca grande de serra para cortar o bolo para rechear 11. Esptula angular para espalhar recheios e coberturas 12. Batedores de arame (fouet) para massas que no pedem batedeira 13. Tigelas de vidro e inox, evite as de plstico 14. Esptulas muitas 15. Pincel de silicone para espalhar a calda no bolo

16. colheres medidoras 17. termmetro de forno no essencial mas ajuda muito 18. cake tester para testar a se o bolo est assado, feito de inox, melhor do que palito pois chega at o fundo da forma tambm no essencial mas se tiver use.

Muita gente fica em dvida sobre qual a melhor forma, tamanho, altura e material, aqui esto as mais utilizadas nas nossa receitas. Podem ver que so simples, acessveis e fceis de encontrar. Em alumnio, sem anti-aderente, funcionam super bem. Tente comprar as que so um pouco mais grossas, de melhor qualidade, pois alm de no amassarem facilmente, protegem as laterais do bolo de queimarem. Quanto s formas de silicone, nunca tive uma boa experincia com elas, portanto, no recomendo. 1. Forma redonda de 25cm com 7cm de altura ideal para bolos que levam manteiga. Coloque massa at aprox. 5cm. 2. Forma redonda de 20cm com 7cm de altura igual a 1, porm quando fizer um receita maior, utilize 2 formas 3. Forma redonda de 2 cm com 5cm de altura ideal para po de l de 4 ovos, coloque massa at aprox. 4cm. 4. Forma redonda de 30cm, com altura de 7cm, ideal para massas com manteiga e com altura de 5cm ideal para po de l com 6 ou 7 ovos.

5. Assadeira retangular de 30cm x 40cm com 7cm de altura, ideal para massas com manteiga, e com 5cm. de altura, ideal para po de l com 6 ou 7 ovos 6. Forma de bolo ingls / forma de po com 25cm x 10cm, com 7cm de altura, ideal para massas com manteiga, coloque massa at 5cm. 7. Forma redonda de 15cm com 8cm de altura, ideal para massas com manteiga e frutas, mais pesadas, como o bolo de Natal. Coloque massa at 6cm. 8. Forma com furo no meio para massas com manteiga. Utilize como as de bolo ingls, porm lembre-se que o tempo de forno ser menor, pois o furo mas o meio assar mais rpido.

Formas redondas maiores do que 30 cm, para evitar que o bolo asse nas laterais e fique cru no meio, o ideal utilizar um difusor de calor. Eu j vi para vender na Central do Sabor, em So Paulo, acho que vendem pelo site tambm. Coloque no meio da forma, como na foto abaixo. Funciona como se fosse um furo, e depois de assado, retire com cuidado e recoloque massa no lugar do

furo.

Uma outra soluo para bolos maiores so estas formas meia lua. No muito fceis de encontrar por aqui mas bem boladas e vale a pena ter caso voc faa muitos bolos redondos grandes. Asse 2 vezes a mesma receita e depois s juntar.

Ganache para cobrir e rechear cupcakes. INGREDIENTES:


200 gr. de chocolate ao leite ou meio amargo, picado bem pequeno 100 gr. de creme de leite em lata sem soro

MODO DE FAZER:

coloque o chocolate e o creme de leite em um refratrio leve ao microondas por 30 segundos mexa bem e coloque por mais 30 segundos continue at estar bem cremoso, cuidando para no aquecer demais espere ficar em temperatura ambiente e utilize em saco de confeitar com o bico sua preferncia

DICA para fazer ganache com chocolate branco, aumentar a quantidade para 300 gr. de chocolate.

Bolo de cenoura.

Bolo

de

cenoura

fcil

de

fazer,

fica

bem

mido

saboroso.

INGREDIENTES:

4 ovos em temperatura ambiente 1 1/4 xcara de leo de canola ou girassol 2 xcaras de acar 2 colheres de ch de baunilha 2 xcaras de farinha 2 colheres de ch de bicarbonato de sdio 2 colheres de ch de fermento em p 1/2 colher de ch de sal 2 colheres de ch de canela em p 3 xcaras de cenoura ralada 1 xcara de nozes moda (opcional)

MODO DE FAZER:

pr aquea o forno a 170 graus (moderado) unte e enfarinha bem uma forma retangular de 2535 ou 2 de 1630 em uma tigela coloque os ovos, o leo, o acar e a baunilha bata um pouco para misturar bem peneire juntos a farinha, o bicarbonato, o fermento, o sal e a canela junte na tigela com a mistura de ovos batidos e bata mais um pouco apenas para mistura bem acrescente a cenoura e as nozes leve ao forno por aprox. 45 minutos, (se usar as formas menores o tempo ser menor) teste com um palito

depois de retirar do forno aguarde uns 20 minutos e desenforme

Ganache para cobrir bolos. Esta ganache perfeita para cobrir bolos antes de colocar a pasta americana, fcil de espalhar e uma delicia!!!Esta receita suficiente para cobrir 1 bolo de 30cm.

Ingredientes:

400 gr. de chocolate ao leite ou meio amargo, de boa qualidade, picado 200 gr. de creme de leite fresco

Modo de fazer:

coloque o chocolate em uma tigela de inox ou pirex ferva o creme de leite coloque sobre o chocolate e deixe tampado por 10 min. misture bem com uma esptula leve geladeira de um dia para o outro retire e deixe em temperatura ambiente antes de utilizar

OBS.: para ganache de chocolate branco, use 300 gr. de chocolate e 100 gr. de creme de leite.

Recheio de brigadeiro.

Esta receita eu utilizo para rechear bolos e tambm para cobrir cupcakes. Suficiente para 1 bolo de 20cm com 3 camadas de recheio, ou para cobrir 50 mini cupcakes ou 20 tamanho padro.Ingredientes:

2 latas de leite condensado 50 gr. de chocolate em p (7 colheres de sopa cheias) 40 gr. de manteiga sem sal (2 colheres de sopa) 60 gr. de creme de leite ( 4 colheres de sopa)

Modo de fazer:

misture tudo menos o creme de leite em uma panela de fundo grosso, e leve ao fogo super baixo, misturando sem parar, raspando as laterais da panela constantemente. Para verificar o ponto, jogue uma colherada por cima e tem que fazer um montinho que se desfaa logo. Veja foto abaixo. Misture ento o creme de leite e retire do fogo.

Calda para molhar bolos Calda de aucar para molhar bolos. Suficiente para 2 bolos de 20cm.Ingredientes:

300 gr. de aucar (1 1/2 xicara) 500 ml. de gua (2 xicaras)

Modo de fazer:

misture a gua com o aucar e leve ao fogo alto, sem mexer mais, deixe ferver por 10 minutos. Empregue.

Bolo de chocolate. Este bolo irresistivelmente mido, macio e delicioso. um bolo com a massa escura e no muito doce que faz um perfeito contraste com as camadas de brigadeiro mole.Esta receita suficiente para 2 bolos de 25cm com 3 camadas de recheio. INGREDIENTES para a massa: 200gr de farinha de trigo (1 3/4 xicaras) 2 colheres de ch de bicarbonato de sdio 1 colher de ch de fermento em p 1 colher de ch de sal 400 gr de aucar (2 xicaras) 80 gr de cacau em p sem aucar (1 xicara) 125 ml de leo de canola (1/2 xicara) 250 ml de leite (1 xcara) 1 colher de caf de vinagre branco (adicione ao leite) 250 ml de gua fervente (1 xicara) 2 colheres de ch de baunilha 3 ovos para o recheio: 3 latas de leite condensado 60 gr de chocolate em p (3/4 xicara) 60 gr de manteiga (3 colheres de sopa) 100 gr de creme de leite (1/2 xicara) para a cobertura 400 gr de chocolate ao leite picado 200 gr de creme de leite (1 xicara) MODO DE FAZER comece fazendo a ganache, pique bem o chocolate e derreta em banho maria, misturando bem com uma esptula, cuidando para no deixar aquecer muito, a gua no pode ferver, aquea o creme de leite no microondas por 2 minutos e misture ao chocolate. deixe na geladeira por 2 horas antes de utilizar.

pr aquea o forno a 180 graus forre o fundo das formas com papel manteiga (no precisa untar) peneire juntos na tigela da batedeira a farinha, o aucar, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal misture o leo, o leite j misturado com o vinagre, a gua fervente e a baunilha e junte aos secos, batendo em velocidade baixa at misturar bem (se vc tiver utilize o batedor de leque) acrescente os ovos 1 a 1, batendo at misturar bem, uns 2 minutos. no bata muito. uma massa lquida distribua nas formas e leve ao forno por aprox. 25 a 30 minutos, at que um palito saia limpo enquanto assa o bolo faa o recheio, leve ao fogo bem baixo o leite condensado, o chocolate e a manteiga e mexa at dar o ponto de brigadeiro, acrescente o creme de leite e misture bem.

Cupcake Sensao de Maracuj Ingredientes: - 1/2 xcara de manteiga sem sal - 1 xcara de acar - 2 ovos - 1/2 xcara de suco concentrado de maracuj (se for natural voc pode deixar uns carocinhos para dar crocncia) - 2 xcaras de farinha de trigo - 1 colher de sobremesa de fermento Recheio de mousse de maracuj - 1/2 lata de leite condensado -1/2 caixinha de creme de leite -1/2 medida da lata de suco concentrado de maracuj -1 colher de (sopa) de gelatina hidratada em 1/4 de xcara de gua. Calda de maracuj: 1 xcara de acar cristal polpa de 03 maracujs 01 colher de sopa de glucose de milho branca

Modo de Preparo 1) Pr-aquea o forno a 180. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. 2) Peneire a farinha e o fermento juntos. 3) Em uma batedeira, em velocidade mdia, bata a manteiga com o acar at ficar fofinho. 4) Acrescente os ovos um a uma batendo bem a cada adio. 5) Junte o suco de maracuj alternadamente com colheradas da farinha e fermento peneirados. 6) Preencha 3/4 das forminhas e leve para assar na grade do meio do forno e posicione a assadeira bem meio do forno. 7)Verifique se est assado, ao toque no bolinho j esteja firme com o dedo; 8) Deixe esfriar na assadeira por 5 minutos. Depois transfira para uma grade de resfriamento. Recheio de mousse de Maracuj Bata tudo no liquidificador. Espere um pouco para dar uma encorpada, os cupcakes esfriarem e recheie. Calda de maracuj: Leve ao fogo mdio at incorpar, desligue e reserve. Cobertura de marshmellow de sua preferncia.

Cupcake Especial IngredientesCasquinha de Chocolate Forma BWB de Cupcake 500 g de cobertura fracionada branca Corante prprio para chocolate na cor desejada Massa de Chocolate 4 ovos 1 xcara (ch) de acar 1 xcara (ch) de leo de milho xcara (ch) de leite xcara (ch) de cacau em p 1 xcara (ch) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em p Recheio de Cereja 300 g de chocolate branco derretido 1 lata de creme de leite sem o soro 2 colheres (sopa) de Pasta Italiana de Amarena Fabbri 1 colher (sopa) de rum branco Cobertura 200 ml de chantilly 35 Cerejas 200 g de Blonssons Callebaut Modo de Preparo Preparo Casquinha: Pique a cobertura em pequenos pedaos e derreta em microondas na potncia mdia por 2 minutos e 30 segundos. Retire do microondas e mexa at que o chocolate derreta completamente. Junte o corante prprio para chocolate na quantidade que desejar e mexa at obter o chocolate colorido uniformemente. Preencha as cavidades das formas at a marca estipulada e coloque a parte da forma composta com o silicone. Leve para gelar at que a forma esteja opaca. Retire da forminha e reserve para a montagem dos cupcakes.

Massa: Bata no liquidificador os 4 primeiros ingredientes por 4 minutos. Em seguida peneire os secos. Retire a mistura do liquidificador e passe para um recipiente. Em seguida junte os ingredientes secos e misture at obter uma massa homognea. Coloque em uma forma de 25 cm de dimetro e leve para assar em forno preaquecido a 180C por 25 minutos. Recheio: Derreta o chocolate em microondas por 2 minutos na potncia mdia. Retire o chocolate do microondas Montagem: Na casquinha de chocolate j pronta coloque uma camada de massa, uma camada de recheio e cubra com outra camada de massa. Decore com pitangas de chantilly, uma cereja e as mini raspinhas de chocolate. Rendimento: 35 unidades Durabilidade: 2 dias refrigerado Sugesto de preo para venda: R$ 3,50 a unidade e misture os demais ingredientes at obter um recheio homogneo.

Red Velvet Ingredientes: - 3 Ovos - 300 ml de leo - 200 ml de Buttermilk (leite com 10 gotas de limo) - 10 ml de vinagre - 10 ml de Extrato de Baunilha - 10 gramas de Corante Vermelho em p - 315 gramas de Farinha de Trigo - 325 gramas de Acar - 20 gramas de Cacau em p - 5 gramas de Sal - 10 gramas Bicarbonato de Sdio Recheio 2: - 200 gramas de Cream Cheese em temperatura ambiente - 100 gramas de Acar de Confeiteiro - 100 gramas de Manteiga em temperatura ambiente

Modo de Preparo

1.Bater os ovos com o acar na batedeira com o batedor globo na velocidade mdia, at obter um creme claro e fofo (aproximadamente 5 minutos). 2. Acrescentar o leo e bater mais 1 minuto em velocidade baixa. 3. Trocar o batedor globo pelo raquete. 4. Acrescentar os lquidos (vinagre, extrato de baunilha e buttermilk) alternadamente com os secos (farinha de trigo, corante em p, cacau em p, sal e bicarbonato previamente misturados e peneirados), sempre na velocidade mnima. 5. Coloque em forminhas para cupcakes, lembrando de preencher 2/3 da mesma. 6. Leve ao forno 180 por aproximadamente 20 minutos. 7. Retire e leve os cupcakes para resfriar em uma grade apropriada para o resfriamento total.

Recheio e cobertura

1. Bata a manteiga com o batedor globo at o ponto de pomada. 2. Acrescente o cream cheese e continue batendo. 3. Por ultimo, acrescente o acar de confeiteiro e bata at homogeneizar. 4. Coloque em uma manga de confeiteiro e proceda o recheando e confeitando os cupcakes. 5. Acar vermelho para complementar o visual.

A Pasta Americana e seus Segredos Alguns cuidados a serem observados, ao usar a pasta americana.

Ingredientes O equilbrio dos ingredientes faz toda a diferena. Como tambm o uso de medidas corretas, textura, densidade e at temperatura, influi no resultado final da pasta americana. gua: Utilizar a quantidade indicada, sem acrescentar ou reduzi-la. Margarina: Aconselha-se a utilizar as margarinas destinadas culinria, as chamadas Forno e Fogo, Culinria e etc porque so elaboradas para uso culinrio, e portanto possuem uma quantidade de gua reduzida em relao s margarinas comuns. Caso no encontre este tipo de margarina, o melhor optar por uma margarina que possua um alto teor de lipdeos, de 80% de lipdeos, a 65-70% . Outra dica importante em relao margarina, ou gordura vegetal, utiliz-la em temperatura ambiente, porque se ela estiver gelada, pode acontecer de voc deixa-la em banho maria por mais tempo que o normal para poder derret-la totalmente, e este tempo mais, faz parte da gua evaporar, desequilibrando a quantidade correta dos ingredientes, e assim prejudicando o resultado final da pasta.

Gelatina: Utilize gelatina sem sabor e incolor. No esquente a gua do banho-maria antes; a gelatina hidratada pode ser neutralizada. O banhomaria deve comear do frio para o mais quente e no diretamente no quente. Glucose: Aconselha-se utilizar a glucose branca. Embora o produto chamado Karo seja uma glucose, ele tem textura e densidade diferentes, enquanto que a glucose branca, costuma ser mais densa e menos lquida. A quantidade aqui muito importante, pois apesar de ser 1 colher de sopa, ela precisa estar com a medida correta. Deve-se usar medidas padronizadas. Acar impalpvel: Ele diferente do acar de confeiteiro .O acar impalpvel o que tem adio de amido de milho na sua composio. A quantidade do acar vai variar conforme a quantidade dos outros ingredientes. Logo, no se pode afirmar a quantidade exata que a receita utiliza. Entretanto, para se saber o ponto certo da pasta, v acrescentando o acar aos poucos. Colocar aproximadamente 350g a 400gr de acar. Adicionar a quantidade necessria enquanto for amassando. No incio a massa apresenta-se grudenta.

Conforme for recebendo mais acar, a pasta vai tomando forma. Quando os dedos ficarem marcados nela, sem que ela esteja grudando mais nas mos, hora de parar de acrescentar o acar, pois j atingiu o ponto ideal. Quanto mais sovar a pasta, mais macia e elstica ela ficar. Aplicao: A pasta feita para cobrir o bolo, deve ser utilizada prontamente: fez a pasta, cubra o bolo imediatamente, caso contrrio ela perde a textura ideal e pode rachar com mais facilidade. Aps cobrir o bolo com a pasta americana, no se deve armazen-lo na geladeira. A cobertura umedece e estraga. Porm se sobrar pasta, pode-se guardar o restante em saco plstico bem fechado e em local seco e fresco (Tendo o cuidado para que a mesma no receba umidade). Ela tem durabilidade de aproximadamente 15 dias. Muitos recomendam no colocar na geladeira, para evitar pegar umidade. Reutilizao: Depois de alguns dias, quando quiser reutilizar a pasta que foi feita dias atrs, ela estar seca e mais dura. Colocar a mesma no micro-ondas por 3 6 segundos com 1 colher de caf da margarina, ou da gordura hidrogenada, que foi usada para fazer a pasta, e amasse (sovar) bastante at voltar a ter a mesma textura. Repita este processo at que ela fique boa de novo. No precisa adicionar mais aucar. Tingimento: Pode-se usar 3 tipos de corantes para tingir a pasta americana: anilina (corante) comestvel, gel e lquido e em p. Corante em gel: Com um palito de madeira, ou de plstico, aplicar o corante na pasta. Amasse bem a pasta at incorporar todo o gel. Repita o processo at obter a cor desejada. A anilina em gel muito concentrada, portanto, para as cores claras, deve-se tomar o cuidado de no colocar gel demais, porque a cor poder ficar mais escura que o desejado. Corante lquido: Utilizado apenas com aparelhos de tingimento, conhecidos como Aergrafos. Corante em p: O dourado, prateado e perolado, existem apenas na verso em p. Para incorporar a massa necessrio diluir o mesmo no lcool de cereais, ou em qualquer outra bebida branca que contenha alcool, e aplicar com um pincel no local desejado. O mesmo vale para todas as cores de anilina em p. Cola: Para colar a decorao feita em pasta americana, sobre um bolo coberto tambm com pasta, usa-se gua em pequena quantidade atravs de um pincel, desde que a flor/figura que esteja sendo colada ao bolo, no esteja seco, caso contrrio apenas o glac real poder servir de cola.

Portanto, deve-se colar com glac real, as figuras, flores ou qualquer outro adereo feito em pasta americana que j estejam secas na hora da aplicao no bolo.

Dicas: Quando sei, que no vou usar a pasta americana de imediato, eu a fao com a metade do acar recomendado. Guardo em saco plstico bem fechado dentro de pote tambm fechado para evitar a qualquer custo a umidade. No dia que vou us-la, retiro-a da geladeira, espero ficar em temperatura ambiente e da acrescento o restante do acar que faltava at dar o ponto. No coloque acar demais; isso provocaria o rachamento da pasta. A pasta americana no deve ser exposta umidade. Antes de colocar a pasta americana no bolo, passe por todo o bolo uma fina camada de glac real. Isso servir como uma espcie de cola para a pasta e dar melhor acabamento. O bolo pronto no deve ser guardado na geladeira para que no haja alterao na consistncia da cobertura. Procure utilizar essncias neutras, como a de baunilha, para no anular o sabor do bolo ou combine a essncia com a massa do bolo. A melhor essncia para pasta americana a de amndoas. Glucose o acar extrado do milho, transparente e com sabor menos doce que o acar da cana. O acar impalpvel, um tipo de acar de confeiteiro de textura mais fina, fundamental para o bom resultado da receita. A colorao com corantes em gel, mais eficaz. Acrescente o corante e amasse bem at obter uma colorao homognea. Ao aplicar corante preto ou vermelho, deixe a massa descansar at obter as cores. Nem a pasta americana e nem o glac real devem ficar luz, pois podem desbotar quando coloridos. As diferenas climticas (local seco ou mido) alteram a quantidade de acar usada. A mistura de uma receita de pasta elstica com meia receita de pasta americana ideal para fazer drapeados em bolos artsticos.

Recheios para Bolos Especiais Receita de Recheios para Bolos Especiais O bolo decorado, requintado ou simples, uma atrao parte em qualquer celebrao. Esses bolos trazem sabor e requinte sua festa e, tambm pode garantir renda extra! O bolo sempre ser um item essencial em qualquer tipo de comemorao, por isso, capriche! Recheio de Chocolate Ingredientes

200 gramas de chocolate ao leite picado 1 lata de creme de leite xcara (ch) de flocos de chocolate 1 xcara (ch) de chantilly batido

Modo de Preparo Coloque em uma panela, o chocolate picado, o creme de leite, derreta e deixe esfriar. Acrescente o chantilly e os flocos, misture e empregue.

Recheio Sensao de Morangos Ingredientes


1 lata de leite condensado 1 caixa de gelatina sabor morango 50 ml de suco de limo xcara (ch) de gua 200 ml de chantilly batido Morangos higienizados e picados Suspiros picados

Modo de preparo No liquidificador, bata o leite condensado, o suco de limo, a gua e a gelatina. Coloque essa mistura em uma tigela, acrescente o chantilly e misture delicadamente.

Dica de Me Ao rechear o bolo, coloque camada de creme, camada de suspiro e por ltimo, camada de morangos.

Recheio de Nozes e Passas Ingredientes


1 lata de creme de leite gelado 200 gramas de chocolate meio amargo 250 gramas de margarina 1 xcara (ch) de acar de confeiteiro xcara (ch) de nozes modas xcara (ch) de uvas-passas Conhaque

Modo de Preparo 1. Derreta o chocolate. 2. Cubra as uvas-passas com conhaque e deixe curtir por algumas horas. 3. Na batedeira, bata a margarina com o acar. Sem parar de bater, acrescente o chocolate derretido e o creme de leite. 4. Desligue a batedeira, acrescente as nozes, uvas-passas, misture e empregue. Recheio Mousse de Brigadeiro Branco Ingredientes

1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de margarina 200 gramas de creme de leite 1 colher (sopa) de farinha de trigo 200 gramas de chantilly 300 gramas de chocolate branco

Modo de Preparo 1. Ferva os 4 primeiros ingredientes. 2. Retire do fogo, acrescente o chocolate branco, mexa bem e deixe esfriar. 3. Coloque esse creme na batedeira, acrescente o chantilly, bata bem e utilize. Recheio de Morangos Ingredientes

2 caixas de morangos higienizados e picados 2 xcaras (ch) de acar 2 xcaras (ch) de chantilly batido

Modo de Preparo 1. Cozinhe os morangos at obter o ponto de geleia. Deixe esfriar. 2. Acrescente o chantilly, misture delicadamente e empregue. Recheio de Abacaxi e Ameixa Ingredientes

1 lata pequena de ameixa seca sem caroo 2 potes de 400 gramas de doce de leite 1 lata de creme de leite sem soro 1 xcara de gua 2 colheres (sopa) de acar 50 gramas de coco ralado 1 lata de Abacaxi em calda

Modo de Preparo 1. Pique as ameixas e leve ao fogo com a gua e o acar, por 5 minutos. Deixe esfriar. 2. Retire o abacaxi da lata e pique em pedaos pequenos. Reserve. 3. Em uma tigela, coloque o doce de leite, a ameixa cozida, o creme de leite, o coco ralado e misture bem. Acrescente o abacaxi e misture delicadamente. 4. Leve para gelar por 2 horas antes de utilizar o recheio no bolo.

Massa de Bolo Receita de Massa de Bolo Massa de Bolo apresenta as receitas de massas mais utilizadas para o preparo de bolos decorados para qualquer evento especial. Alm de outras massas, encontrar aqui, po de l comum, po de l de morango, de caf, de nozes e de chocolate. Po de l Ingredientes

3 xcaras (ch) de farinha de trigo 1 xcara (ch) de acar de confeiteiro impalpvel 1 xcara (ch) de acar 1 xcara (ch) de leite 1 colher (sopa) de margarina derretida 1 colher (sopa) de fermento em p 4 ovos

Modo de Preparo 1. Forre o fundo de uma forma redonda de 35cm de dimetro (mdia) com papel absorvente ou papel manteiga. Reserve. 2. Preaquea o forno a 180C. 3. Reserve o fermento. Em uma tigela, coloque os demais ingredientes e misture bem como auxlio de um batedor aramado (Fuet). Por ltimo, acrescente o fermento e mexa delicadamente. 4. Coloque a massa na forma e leve para assar por aproximadamente 25 minutos, at perder o brilho ou que se verifique que esteja assado. Dicas de Me Se preferir, poder acrescentar massa, 1 colher (sobremesa) de emulsificante para sorvete. O emulsificante produz a mistura e homogeneizao de produtos que no se misturam, como gua e gordura, por exemplo; resultando numa massa mais leve e aerada. Para desenformar passe a faca na lateral da forma e desenforme frio. Retire o papel manteiga. Para montagem de um bolo, divida o po de l em trs partes iguais, recheie, cubra e decore.Se preferir, po de l de chocolate, acrescente na massa xcara (ch) de chocolate em p. Para um po de l de caf, acrescente na massa 1 colher (sobremesa) de caf solvel.

Para po de l de morango, substitua o acar refinado por acar cristal vermelho e acrescente 1 colher (sopa) de aroma de morangos.

Po de l ( Massa Branca) Ingredientes


8 ovos 14 colheres (sopa) de farinha de trigo 10 colheres (sopa) de acar refinado 1 colher (sopa) de fermento em p qumico

Modo de Preparo 1. Prepare uma assadeira untando-a e enfarinhando-a. Reserve. 2. Peneire a farinha com o fermento e reserve. 3. Na batedeira, bata os ovos inteiros com o acar, por aproximadamente 5 minutos, at obter um creme de consistncia fofa. Acrescente os ingredientes peneirados reservados e mexa delicadamente. 4. Coloque a massa na assadeira e leve para assar em forno mdio (180C), por aproximadamente 45 minutos. Deixe esfriar. Dicas de Me No necessrio untar as laterais da forma. Para um po de l de chocolate, retire da massa, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e acrescente 4 colheres (sopa) de chocolate em p solvel. No substitua por achocolatado porque a colorao da massa no ser a mesma. Po de l de Nozes Ingredientes

10 colheres (sopa) de acar de confeiteiro 14 colheres (sopa) de farinha de trigo 50 gramas de nozes trituradas 1 colher (sopa) de fermento em p 8 ovos

Modo de Preparo Forre uma forma ou aro com papel manteiga. Preaquea o forno a 180C. Na batedeira, em velocidade alta, bata todos os ingredientes por aproximadamente 7 minutos. Disponha a massa na forma e leve para assar por aproximadamente 25 minutos.

Massa branca para forma de 30 cm de dimetro Ingredientes


2 xcaras (ch) de farinha de trigo 1 xcara (ch) de acar xcara (ch) de leite 2 colheres (sopa) de margarina 1 colher (sopa) de emulsificante para sorvete 1 colher (sobremesa) de fermento em p 4 ovos

Modo de Preparo Prepare uma forma de 30cm de dimetro. Preaquea o forno a 180C. Na batedeira, em velocidade alta, bata todos os ingredientes at dobrarem de volume. Coloque a massa na forma e leve para assar por aproximadamente 20 minutos ou at perder o brilho. Dicas de Me Rendimento de bolo mdio de 8 a 10 fatias.

Massa de chocolate para forma de 26cm de dimetro Ingredientes


4 xcaras (ch) de farinha de trigo 2 xcaras (ch) de acar 2 xcaras (ch) de chocolate em p 2 xcaras (ch) de gua xcara (ch) de leo 2 colheres (sopa) de fermento em p 4 ovos

Modo de preparo Preaquea o forno a 180C. Prepare uma forma de 26 cm de dimetro untando-a, enfarinhando-a ou revestindo-a com papel manteiga. Reserve o fermento. Ferva a gua e reserve. Misture bem os outros ingredientes secos. Aps, acrescente os ovos e o leo. Acrescente a gua fervendo e , por ltimo, o fermento. Misture bem, coloque na forma e leve para assar por 20 minutos aproximadamente. Dicas de Me No troque o chocolate em p por achocolatado porque a colorao da massa no ser a mesma.

Bolo de Laranja

375 gramas de farinha de trigo 360 gramas de acar 200 gramas de manteiga 360 gramas de suco de laranja 25 gramas de fermento em p 6 ovos

Modo de Preparo 1. Em uma forma retangular de 30 x 40 cm ou uma redonda de 30 cm de dimetro; unte-a com manteiga, forre o fundo com papel manteiga e, depois, unte tambm o papel. Pulverize com farinha de trigo e retire o excesso de farinha. 2. Preaquea o forno a 180C. 3. Misture a farinha de trigo com o fermento e reserve.Bata as claras em neve e reserve. 4. Na batedeira, bata at obter um creme homogneo, as gemas, a manteiga e o acar. Acrescente alternadamente a mistura de farinha com fermento e o suco de laranja, batendo sempre, at obter uma massa uniforme. 5. Fora da batedeira, acrescente as claras em neve e misture delicadamente. Coloque a massa na forma e leve para assar por aproximadamente 50 minutos ou at dourar. Dicas de Me Ao retirar o bolo do forno, espere amornar e desenforme.Depois do bolo frio completamente, recheie e cubra. Invista em uma balancinha digital para equipar sua cozinha pois copos medidores no so precisos.

Que Tipo de Chocolate devo Utilizar? Que tipo de chocolate eu compro? Qual chocolate utilizo para fazer ovos de Pscoa? O que chocolate cobertura? Chocolate diet bom para quem est fazendo dieta calrica? Vale a pena ler e entender essa publicao. Como os diferentes tipos de chocolate produzem resultados diversos na culinria, importante sabermos que tipo de chocolate deveremos utilizar para determinada receita. Os melhores chocolates contm uma elevada proporo tanto de massa de cacau como de manteiga de cacau. No comrcio voc encontrar diversos tipos e marcas de chocolate e a precisamos conhecer a matria-prima para obtermos sucesso com nossos produtos base de chocolate. Encontramos nas melhores casa do ramo o Chocolate e a Cobertura tipo chocolate. Chocolates: O verdadeiro chocolate. Chocolate nobre ou puro. Coberturas (tipochocolate): Chocolates fracionados e chocolates hidrogenados. Com alto ndice de manteiga de cacau, derrete com facilidade. Facilita o acabamento e o brilho nas coberturas. Os chocolates podem ser classificados quanto variedade e, em funo dos diferentes tipos de gordura utilizados em sua produo. Quanto gordura Quanto mais gordura na matria-prima, menos cacau e menor valor.

Nobre: Exige temperagem/ choque trmico para se obter , brilho, uma textura que o faa derreter na boca e sucesso com o produto final.

Fracionado: De brilho acentuado, dispensa a temperagem/choque trmico. Indicado para banhar e usar em decoraes.

Hidrogenado: Indicado para decoraes superficiais por ter sabor desagradvel ao paladar.

Quanto variedade Variedades mais comum dos chocolate nobres

Chocolate ao leite: por conter leite em p, possui um gosto mais adocicado. Pode ser misturado com o chocolate amargo para se obter um chocolate menos doce.

Chocolate meio amargo: Semelhante ao amargo mas com acar. Chocolate amargo: Pouco refinado, no contm leite, de paladar amargo e cor escura chamado de chocolate puro. o mais saudvel entre os chocolates tradicionais.

Chocolate branco: considerado a ovelha negra dos chocolates. O chocolate branco composto por manteiga de cacau com gorduras, acar e leite em p. O doce no usa na sua composio o gro do cacau que o principal ingrediente dos chocolates. Como tem alto teor de gordura, derrete mais rpido, mas tambm encaroa ou cozinha mais rpido. Sendo assim, necessrio derret-lo sempre muito lentamente.

Chocolate ao leite diet: com alta dose de gordura para compensar a falta de acar. Pessoas em dieta calrica o consomem erroneamente; altamente calrico.

Chocolate Blend: Harmonia entre o Chocolate ao Leite misturado ao Chocolate Meio Amargo.

Outros

Chocolate em p: feito de amndoa de cacau e sem manteiga. O chocolate em p pode ser encontrado nas verses amargo, meio amargo e doce. O que varia a porcentagem de cacau. O chocolate em p amargo conhecido como cacau em p (100% cacau).

Cacau em p: o mais utilizado o cacau em p natural. H dois tipos de cacau em p; o Natural e o Alcalino.

Achocolatados: alta porcentagem de sacarose e outros acares e baixo porcentual de cacau em p. No o utilize quando a receita pede chocolate em p.

Quanto ao formato Quanto ao formato, chocolates so comercializados em diversos formatos: gotas ou moedas, barras, granulados, etc. Dicas de Me Faa ovos de Pscoa com chocolate nobre. Mesmo preferindo os chocolates fracionados, o ideal que recheios de bombons e massas de trufas, alm de outras iguarias, sejam feitos com chocolate nobre.

Benefcios do chocolate: Nutritivo, aplicao em tratamento esttico, antidepressivo, efeitos cardioprotetores, melhora o sistema imunolgico, os flavonides como antioxidante e efeitos benficos para prevenir o cncer. O chocolate capaz de estimular a produo de serotonina (substncia cerebral que d sensao de prazer e calma), por isso muitos professores recomendam aos vestibulandos comer chocolate antes ou durante a prova do vestibular. No d chocolate para os animais. Chocolate mortal para animais, principalmente filhotes (ces, gatos, hamsters, papagaios, cavalos)

BICOS E SACOS DE CONFEITAR BASICOS

Como existem inmeros bicos de confeitar, muita gente fica em dvida na hora de comprar, especialmente quem est comeando utiliza-los. Seguem aqui algumas sugestes de bicos mais utilizados, adaptadores e sacos de confeitar, para voc tirar suas dvidas e comear sua coleo 1. Bico pitanga fechada closed star sugiro 1 tamanho intermedirio, como o 30 Wilton e Mago tem o mesmo nmero para este. 2. Bico ptala sugiro 1 pequeno como o 103 ou 104 Wilton ou Mago e 1 grande como o 124 ou 125 Wilton ou Mago 124. 3. Bico pitanga aberta open star sugiro 1 pequeno como o 21 ou 22 Wilton ou Mago e 1 grande Wilton 1M ou 2110 ou Mago 1M ou 6B o bico 1M o mais utilizado para fazer a cobertura de cupcakes e tambm para fazer as rosas de glac que voc v no vdeo aqui. 4. Bico perle 3 pequenos nmeros 1, 2 e 3 Wilton ou Mago e 1 grande Wilton 1A ou Mago C15 ou C18 5. Adaptadores 1 grande e 1 pequeno 6. Sacos de confeitar descartveis grandes Wilton ou Mago. Reutilizveis 1 ou 2 pequenos 8 inches da Wilton ou nmero 1 Mago Flex. 1 ou 2 grandes, Wilton 16 inches o Mago 5 ou 6. 7. Cones de papel manteiga que voc mesmo faz veja o passo a passo.

DICAS 1. Compre sempre bicos de inox, e compre o melhor que voc encontrar. Se bem cuidados duram muitos anos. 2. Sempre lave os bicos assim que terminar de utiliza-los, com gua morna e detergente. Se necessrio use uma escovinha prpria. 3. Guarde sempre em lugar apropriado existem umas caixas prprias, caso ainda no tenha, use uma caixa de plstico que voc consiga coloca-los em p e tampe. Eles amassam fcil, portanto cuidado para no colocar nada por cima. 4. Os adaptadores so teis na hora de trocar de bico e continuar usando o mesmo glac. Tambm para glacs mais fludos, ajudam para no deixar escorrer pela lateral. 5. Deixe sempre um saco apenas para glac real, ou utilize os descartveis, para no ter resqucios de gordura, o que vai arruinar o glac. 6. Trabalhos feitos com bicos de confeitar so muito bonitos e uma maneira de valorizar muito o bolo. 7. Quanto mais voc praticar mais bonito vai ficar o seu trabalho em glac. Como fazer cone de papel manteiga!!

Estes cones so super teis para utilizar com chocolate ou glac real. Super fcil de fazer e econmico. Depois de usar s jogar fora. E d at para colocar o bico dentro.

Com um rolo de papel manteiga dobre a ponta para formar um triangulo. J vai dar para 2 cones.

Corte a parte reta.

Com uma faca divida os

2 tringulos. parte maior do tringulo virada para voc.

Deixe a

Pegue a ponta do lado direito embaixo e junte com a ponta de cima, passando por traz.

Faa o mesmo com a ponta esquerda, segurando a parte da frente com os dedos indicador e polegar. Veja a ponta se

formando embaixo. Agora vai escorregando as pontas em cima para formar um W, e isto far com que o bico fique bem

fechado embaixo.

Quando estiver na posio correta (o bico embaixo fechado) dobre as pontas para dentro para segurar o formato.

Coloque o glac ou chocolate derretido dentro e feche, dobrando em cima. No coloque muito, no mximo at a metade

. Corte o bico do tamanho desejado e utilize.

DICAS PARA BOLOS ESCULPIDOS

Quem acompanha a srie GOSTARIA DE TER FEITO na pgina da Escola de Bolo no Facebook j deve ter notado que os bolos que mais fazem sucesso so os esculpidos. Embora cada bolo tenha um molde especfico, algumas regras bsicas aplicam-se todos. Seguem algumas dicas para evitar frustraes e problemas na hora de executar seu projeto. 1. Escolha a receita com cuidado. Um bolo esculpido precisa de uma massa densa. Evite bolos com frutas e castanhas, que podero criar relevos indesejveis. Po de l e genoises tambm no funcionam. Encontre aqui 2 receitas timas para este fim. Um bolo de baunilha (que voc pode adaptar para outros sabores) e um bolo de chocolate. Ambos so timas opes. 2. Escolha um recheio que no escorregue e no grude na faca na hora de esculpir. Ganache ou buttercream so timas opes. Evite brigadeiro, bab de moa ou recheios que levem frutas em pedaos. 3. No utilize calda. Estas receitas de massa so super midas e no necessitam de calda. 4. Coloque camadas finas de recheio, melhor colocar vrias camadas e finas do que 1 ou 2 altas. 5. Sempre trabalhe com o bolo j recheado e parcialmente congelado. Ou seja, deixe no freezer e retire 20 minutos antes de comear. 6. Caso a escultura seja muito demorada coloque de volta na geladeira por 30 minutos se necessrio durante o trabalho. 7. Use uma faca de serra grande para contornos e pequena para detalhes. 8. Comece sempre retirando pouco e afaste-se para ver o conjunto todo antes de continuar. bem mais fcil retirar mais do que tentar colocar de volta caso retire muito

9. Caso o seu bolo seja muito alto, com altura maior do que 8cm, faa divises internas com bases de papelo ou isopor, prprias para alimentos, para delimitar a altura da fatia. Isto no ficar visvel, mas facilitar na hora de cortar o bolo para servir. 10. Neste caso utilize tambm suportes. 11. Depois de terminar de esculpir o bolo, passe uma camada fina de ganache, leve geladeira por 30 minutos e passe outra camada. 12. Para cobrir com pasta, sempre que possvel, cubra por partes, se o projeto permitir. 13. Planeje bem e pense em todos os detalhes, como ir transportar o bolo e como ele ser servido. 14. Tente se aprimorar nesta tcnica, com um pouco de prtica voc estar fazendo lindos projetos e ir se destacar. 15. Bolos esculpidos so super valorizados e devem ser cobrados pelo projeto, no por kilo ou fatia.

PASTA AMERICANA DICAS

A pasta americana pode ser sua maior amiga ou sua mais atroz inimigausada para decorar bolos em ocasies especiais, quando bem trabalhada, vai valorizar o bolo e transforma-lo em uma obra de arte. Para que isto acontea, so necessrios alguns cuidados. Confira as dicas e crie uma longa e duradoura amizade com a pasta americana 1. Como a pasta americana sensvel temperatura ambiente, especialmente umidade, sempre que possvel, faa a sua. Assim voc controla a quantidade de glicerina que vai utilizar de acordo com a umidade do ambiente. A pasta comprada pronta nem sempre se adapta ao local que ser utilizada. Para quem mora nos Estados Unidos ou Inglaterra, existe uma grande variedade de pastas prontas, ento fica mais fcil encontrar a que melhor se adapta determinados locais. 2. J para algumas cores, o melhor comprar a pasta j tingida. Para pastas nas cores preta, vermelha ou marinho, muito difcil (impossvel) chegar na cor desejada. Assim a soluo so as pastas j prontas. 3. A pasta americana tingida, especialmente a que foi tingida por voc, desbota em contato com a luz. Qualquer luz, no apenas do sol, mas eltrica tambm. As cores mais propensas a desbotar so rosa e lils. A pasta roxa tende a ficar azul em contato com a luz. Tambm uma boa idia utilizar a que j vem pronta. Uma boa soluo cobrir o bolo com papel celofane de cor escura ou colocar em uma caixa fechada, depois de decorado com estas cores, para evitar surpresas (desagradveis) de ultima hora. Muita gente tem dvidas, e receios, sobre colocar o bolo coberto com pasta americana na geladeira. Isto sim possvel,

e as vezes necessrio. Por exemplo se vai ter vrios bolos para entregar no mesmo dia, pode fazer antecedncia e guardar na geladeira. O problema com a geladeira a condensao que ir ocorrer quando o bolo for retirado da geladeira e voltar em temperatura ambiente. O bolo vai suar um pouco. Para diminuir este efeito deixe a geladeira na temperatura mais alta possvel. Coloque o bolo dentro de uma caixa fechada enquanto estiver na geladeira. Deixe para decorar o bolo depois que j estiver degelado e seco. Neste caso, deixe j as decoraes prontas e depois use glac real para cola-las no bolo. 4. A pasta americana NO vai fazer um bolo mal feito, torto e com imperfeies ficar lindo. Pelo contrrio, pode realar ainda mais os problemas. Para conseguir um bolo bem acabado, comece com um bolo bem montado, bem recheado, reto e coberto corretamente com ganache. Certifique-se que o bolo est perfeito antes de colocar a pasta. 5. Um local adequado para abrir a pasta, como uma pedra de mrmore ou um plstico grosso e um rolo grande e liso utilizados apenas para este fim, so fundamentais para conseguir um bom efeito com a pasta. Tenha sempre em mos um saquinho com amido para polvilhar levemente a bancada e certifique-se que a pasta no est grudando conforme vai abrindo.

6. Caso voc ainda no tem muita experincia com a pasta, pratique antes com um bolo falso,do tamanho do bolo que ir fazer de verdade. Passe uma fina camada de gordura vegetal no isopor antes. Abra a pasta e cubra o bolo falso, retire a pasta e repita vrias vezes o processo, at sentir-se segura para cobrir o bolo verdadeiro. Dispense esta pasta e use uma nova para o bolo. Tente abrir a pasta na mesma espessura em sua totalidade, para garantir uniformidade ao bolo. 7. Alise bem a pasta antes de transferi-la para o bolo. Use alisadores prprios para isto. mais fcil retirar as imperfeies enquanto a pasta ainda esta na bancada, do que tentar depois de coloca-la no bolo. 8. A pasta americana no ideal para todos os tipos de decorao. Para algumas modelagens voc pode adicionar um pouco de cmc pasta para ficar mais firme. Para flores utilize a massa para flores. 9. Muitas vezes mais fcil cobrir um bolo grande do que um pequeno. Especialmente um bolo pequeno e alto pode ser bem mais dificil para cobrir, pois se formam mais pregas na lateral do que um bolo grande. Portanto tenha isto em mente quando orar mini bolosNo s o tamanho que conta, mas a dificuldade e o tempo que se leva para executa-los (bem).

10. Por fim, a pasta americana (especialmente a que voc fizer) no tem este sabor terrvel que se fala por ai. J vi muita gente que nunca provou, falando que detesta. Acho que o maior problema com a pasta a sua textura, meio elstica, que em nada combina com a maciez do bolo. Mas a sua beleza, quando bem executada, supera em muito este problema. Viva a pasta americana

TRANSPORTANDO O BOLO

Transportar o bolo costuma ser um desafio, s vezes ainda maior do que fazer e decorar o bolo em siEspecialmente bolos importantes, como os de casamento por exemplo, aonde no existe espao para erros, pode deixar qualquer boleira quase to estressada quanto a noiva. Claro que esta tarefa sempre ser um pouco tensa, pois sabemos que um pequeno descuido pode arruinar, no s o prprio bolo, mas tambm a carreira e a fama da boleira, que arduamente construda ao longo do tempo. Para minimizar ao mximo os problemas nesta hora, confira as dicas e faa sua prxima entrega (quase) sem stress. 1. Antes mesmo de comear o bolo, pense no transporte. Arrume uma caixa boa e grande o suficiente para caber o bolo dentro. J vi muitos bolos por ai, inclusive em programas de reality show, transportados descobertos, sem nenhuma preocupao com a higiene, em porta malas de carros. Arrume uma caixa boa e grande o suficiente para caber o bolo dentro. A caixa deve abrir pela frente, para facilitar na hora de colocar e retirar o bolo. Provavelmente voc no vai encontrar uma caixa com estas caractersticas, mas pode fazer uma. A partir de uma boa caixa grande, recorte as 2 laterais da frente e depois de colocar o bolo feche com fita adesiva. Veja na foto acima. Verifique tambm que esta caixa entra no carro, porta malas ou porta lateral, se voc conseguir abaixar os bancos e ficar com uma superfcie reta. importante tambm que a caixa entre e saia sem ter que inclinar. Teste antes. 2. Caso a caixa no caiba no seu carro, voc pode transportar o bolo com os andares separados, cada um dentro de uma caixa, ou uma caixa com 2 andares j montados, e outra com o restante, de acordo com o tamanho do bolo e do automvel. O importante voc j ter tudo isto planejado antes de comear a fazer o bolo.

3. Outra coisa bem importante so estes tapetes anti deslizantes, que voc compra por metro, em lugares como a 25 de maro. Custam bem barato e podem sa lvar o seu bolocoloque um pedao entre o bolo e a caixa. E outro entre a caixa e o cho do porta malas. 4. Quanto base na qual o bolo ir ficar bem importante ser firme e ter espao para segurar na hora de carregar o bolo. Pense nisto antes de decora-la. Se for cobri-la com pasta americana, faa-o com vrios dias de antecedncia para estar bem seca e no ficar marcada. Se for utilizar um pedestal, sugiro que leve separado e coloque o bolo nele no local da festa, pois a altura do pedestal mais o bolo em cima pode ficar bem instvel na hora de transportar. 5. Quando colocar o primeiro andar de bolo sobre a base, cole bem, a melhor opo o chocolate derretido, mas glac real tambm funciona. Eu prefiro chocolate, o de cobertura, derreta alguns segundos no microondas e passe uma camada fina na base e coloque o bolo por cima. Para os demais andares faa o mesmo, porm no esquea de colocar os suportes. 6. Suporte adequadamente o bolo. Velas e canudos NO so suportes adequados. Para bolos muito altos, canos de pvc, devidamente limpos, so uma boa opo. Para bolos menores, ou com alguns andares falsos, palitos de churrasco de bambu (existe de bambu e de madeira) escolha os de bambu, que so apropriados para alimentos e muito mais fortes. Coloque 3 juntos para formar um suporte. No tem necessidade de embrulhar com papel alumnio. 7. Dependendo do bolo, uma vareta de bambu que atravesse todas as camadas, pode ser necessria. 8. Planeje bem para deixar o bolo pronto vrias horas, ou de um dia para o outro, antes de iniciar o transporte. Isto vai te dar uma tranqilidade ao ver que nada aconteceu, ou seja, no afundou, no derreteu, no escorreu calda, no descolou nada e provavelmente no vai acontecer durante o evento. E tambm vai dar tempo para tudo secar e firmar bem antes da entrega. 9. Segurando o bolo j pronto com as mos pela base, de uma boa balanada, inclusive batendo um pouco na bancada, para imitar movimentos que com certeza iro acontecer durante o trajeto, e veja o que acontece. melhor saber antes, e resolver ainda na sua cozinha, todos os problemas, do que ter surpresas (nada agradveis) quando chegar no local da festa. 10. Leve sempre um kit emergncia, com decoraes extras que voc utilizou, cone de papel com glac real, estecas, um pouco da pasta que utilizou, para resolver eventuais problemas no local. 11. Topos de bolos, especialmente os com bonequinhos, devem ser levados separadamente, acomodados em uma caixa, e colocados no bolo no local. Uma noiva sem a cabea no vai ser muito atraente, para dizer o mnimo

12. Idealmente o transporte de bolos mais importantes, deve ser feito pela boleira que os criou. Mas nem sempre isto possvel. Sendo assim, instrua rigorosamente quem vai efetuar a entrega. Coloque voc mesma o bolo no carro, e certifique-se, mais de uma vez, que tudo esta de acordo. 13. Ao chegar ao local do evento, deixe tudo no carro e verifique se a mesa na qual o bolo ir ficar definitivamente, j est pronta. Chame o responsvel e pergunte se j pode colocar o bolo no lugar definitivo, sem que fiquem mexendo com ele. Se o bolo for ficar naqueles carrinhos que levam depois para os noivos cortarem, veja se j est preparado, com a toalha em cima etc. e s dai traga o bolo para dentro. Tire uma foto quando j estiver tudo pronto. 14. Saia com muita antecedncia para fazer a entrega. Especialmente se tiver que fazer algum trabalho ainda no lugar, como montar o bolo, colocar o topo etc. Se for este o caso entre em contato com o responsvel antes da entrega e explique que voc vai ter que montar o bolo no local, veja se conseguem deixar a mesa pronta um pouco antes. Melhor chegar no local e ficar esperando para terminarem de arrumar a mesa do que chegar atrasada e correndo. Se for escolher apenas uma dica destas para seguir, escolha esta. 15. Guarde a caixa que usou para transportar pois com certeza ir utiliza-la novamente.

COMO MANTER A PROPORO DA RECEITA

Muitas vezes precisamos aumentar ou diminuir um pouco a receita do bolo para adequar ao tamanho da forma e ao nosso projeto. Claro que se for para fazer o dobro ou a metade bem simples. Porm podemos precisar 30% ou 60% a mais ou a menos. Seguem algumas dicas para voc fazer a modificao e manter a proporo correta. 1. Divida a quantidade de cada ingrediente pela quantidade de ovos, ou seja, 5 ovos, 200 gr. de farinha = 40 gr. de farinha por ovo. 2. Depois multiplique pela nova quantidade de ovos que ir utilizar, ou seja, para 7 ovos vai usar 280 gr. de farinha. 3. Faa isto com todos os ingredientes, secos e lquidos. 4. No esquea tambm que a quantidade de massa ir mudar o tempo de forno. Faa o teste com o palito. 5. Para determinar a quantidade de massa que precisa ser modificada, um bom jeito medir as formas com gua. Por exemplo, uma receita que voc usa uma forma de 25 cm, voc quer agora fazer na de 3o cm. Coloque gua na de 25 cm com um medidor at a altura que voc costuma colocar a massa. Faa o mesmo na forma de 30 cm e veja a diferena. Se na forma de 25 cm voc utilizou 1200ml de gua, na de 30 cm 2000 ml de gua, ento precisou aprox. de 60% a mais. 6. Aumente ento a quantidade de ovos em 60% e mude o restante dos ingredientes de acordo.

EXEMPLO PRTICO: 5 ovos, 150 gr. de farinha e 150 gr. de acar 150/5 = 30 60% a mais de massa = 5 x 60% = 8 ovos 8 ovos, 240 gr. de farinha e 240 gr. de acar

Sabores de bolos

Muitas vezes eu percebi que o fator decisivo para a cliente encomendar o meu bolo foi a lista diferenciada de sabores. claro que muitas vezes a cliente j sabe que quer um bolo de chocolate ou de brigadeiro, especialmente se for para crianas. Mas muitas vezes, para outras ocasies, interessante ter outras opes. Isto ir te valorizar e destacar entre tantas outras boleiras. Veja tambm como apresenta-los da maneira correta, com os termos adequados. Certifique-se de testar as receitas antes. Aumente suas chances de conquistar os clientes mais exigentes. 1. Bolo Chiffon de chocolate c0m camadas de brigadeiro gourmet 2. Bolo de coco com camadas de brigadeiro de limo siciliano 3. Bolo de baunilha (mexicana se usar esta) com camadas de doce de leite (bolo bem casado) 4. Bolo de pistache com camadas de buttercream de framboesa e de ganache de chocolate belga (se usar este) 5. Bolo de nozes e maa com recheio de doce de nozes e gelia de damasco 6. Bolo de nozes com recheio de leite condensado 7. Bolo de limo siciliano com recheio de buttercream de morango 8. Bolo de avel com recheio de ganache de Nutella 9. Bolo red velvet com recheio de cream cheese 10. Bolo de amndoas com recheio de leite condensado 11. Bolo de coco com recheio de buttercream de abacaxi 12. Bolo de coco com recheio de buttercream de maracuj 13. Bolo de semolina com recheio de creme de limo siciliano e buttercream de coco 14. Bolo de chocolate com buttercream de framboesas e ganache de chocolate belga meio amargo 15. Bolo de limo siciliano e bauniha com recheio de ganache de chocolate belga branco

BOLO PELADO DICAS E SUGESTES

O naked cake bolo pelado, est fazendo sucesso e acho que vai virar moda por aqui logo. Ana Maria Braga ganhou o seu de aniversrio recentemente. Pode ser uma opo bem legal, porm alguns cuidados so necessrios para garantir frescor e sabor. Veja nossas dicas e saia na frente com estes lindos bolos. 1. Escolha uma receita de po de l clssico ou de nozes, ou uma genoise de chocolate 2. Unte e enfarinhe bem as formas para manter as bordas intactas 3. Assim que desenformar, embrulhe bem em plstico filme e mantenha na geladeira at a hora de montar o bolo 4. Faa bolos com 5cm de altura e corte ao meio 5. Escolha um recheio que contraste com a cor da massa 6. Prefira um recheio mais firme, que consiga ter alguma altura, ganache ou buttercream so perfeitos para este tipo de bolo 7. Umedea bem o bolo com uma calda bsica 8. Caso v fazer com andares, utilize suportes veja a tcnica aqui 9. Este tipo de bolo sugere decoraes naturais, como flores e frutas frescas 10. Coloque as flores em tubos de ensaios prprios para bolos 11. Utilize frutas como blueberries, framboesas, morangos, cerejas e amoras, bem lavadas e secas e coloque no bolo por ltimo 12. Um toque de acar impalpvel peneirado por cima d um lindo acabamento, cuidado para no exagerar

13. Valorize ainda mais o bolo com um lindo suporte alto ou inove com uma fatia de tronco

DICAS SOBRE INGREDIENTES

Uma dvida muito comum a questo dos ingredientes na hora de preparar o bolo. Veja aqui algumas dicas sobre o que vale a pena comprar, quais as melhores marcas disponveis e a melhor maneira de armazena-los. 1. OVOS prefira os da feira ou avcolas ao invs de supermercados. Se voc utiliza uma grande quantidade, no coloque na geladeira. Deixe na bandeja que vieram e coloque em uma prateleira, em lugar ventilado, longe do sol ou de alguma fonte de calor. Duram no mnimo 2 semanas assim. 2. AUCAR REFINADO no percebo muita diferena entre as marcas em termos de qualidade. Unio, Barra etc. no alteram o resultado final do bolo. 3. AUCAR DE CONFEITEIRO note que diferente de acar impalpvel, porm voc pode utilizar acar impalpvel no lugar de acar de confeiteiro, mas no ao contrrio. O Glacar, da Unio, bom, mas fica bem empedrado e tem que ser peneirado antes de utilizar. Armazene em local seco. 4. AUCAR IMPALPVEL um acar de confeiteiro, bem fino e misturado com amido de milho. utilizado para fazer pasta americana, massa para flores, glac real etc. O da Arcolor o mais fininho e o mais branco. Armazene em local seco.

5. FARINHA DE TRIGO A farinha Renata a minha preferida, mais fina e mais branca do que outras. Caso no encontre desta marca, a farinha Sol tambm tem um bom resultado. Nunca use farinha que j vem com fermento. Fica impossvel determinar a quantidade. Guarde em local seco e peneire sempre antes de utilizar. Dispense os grumos que sobrarem na peneira, sem passar a colher. 6. MANTEIGA Prefira sempre a sem sal, pois o sabor bem melhor e voc consegue controlar a quantidade de sal que ir na receita. A manteiga da marca Serenssima, argentina, infinitamente superior s outras marcas nacionais, e com o mesmo preo. Vale muito a pena. Para quem no encontrar esta marca, a manteiga Itamb uma boa opo. 7. LEITE CONDENSADO no precisa falar nada 8. CREME DE LEITE o creme de leite Nestl de lata tem uma quantidade de gordura superior ao creme de leite da mesma marca em caixinha. Para fazer ganache use o creme de leite fresco ou o da lata. 9. CHOCOLATE EM P o chocolate do Padre (Nestle) muito mais saboroso. Use sempre o com 50% de cacau. Deixe dentro da caixinha, feche bem e armazene em local seco. 10. CACAU EM PO se possvel compre o cacau da Barry-Callebaut, muito saboroso e o resultado final do seu bolo ou cupcake vai ser muito melhor. O Plein Arome tem a cor marrom e o Extra Brute avermelhado. Ele sem acar. Caso no encontre destas marcas, opte pelo da Garoto, que tambm sem acar, ou compre em lojas da Zona Cerealista em So Paulo, a granel, o produto excelente. Tome muito cuidado ao armazenar, pois o cacau absorve o aroma de outros produtos que ficar em contato. At mesmo na hora de sair da loja, especialmente se comprar a granel, coloque em sacola separada(no me pergunte como eu sei istocacau com sabor de fungi nem sempre uma boa idiars.) Guarde em um vidro bem fechado. 11. LEITE use sempre o integral em embalagem longa vida. Guarde na geladeira depois de aberto por at 5 dias. Descarte depois disto. 12. FERMENTO EM PO uso a mesma marca Royal a anosno adianta inventarse voc no usa muito, prefira a embalagem pequena. Guarde bem tampada em local seco. Veja sempre a validade. Um fermento velho vai arruinar a sua receita. 13. BICARBONATO DE SODIO no percebo diferena nas marcas, normalmente compro a granel na zona cerealista ou da Kitano no super mercado. Guarde em tuppeware tampado, em local seco. Sempre peneire antes de usar. E faa um teste se estiver em dvida quanto validade misture com um pouquinho de vinagre e veja se espuma bastante. Caso isto no acontea, dispense. 14. BAUNILHA existe uma diferena enorme entre o extrato de baunilha artificial e o de baunilha natural. Se conseguir comprar o de baunilha natural, guarde com todo o amor e carinho, em local seco e longe da luzveja aqui para maiores informaes sobre baunilha.

15. CHOCOLATE existe uma diferena ENORME entre chocolate e coberturabasicamente o chocolate feito com manteiga de cacau, e a cobertura feita com gordura vegetal. Para fazer ganache, para recheio e cobertura de bolos e cupcakes, use sempre chocolate. Caso encontre o chocolate da Callebaut, delicioso, tem em vrias verses branco, ao leite e meio amargo, j vem em pastilhas, muito fcil para derreter. um chocolate belga. A marca deles fabrica aqui no Brasil tambm, a SICAO, vem em barras e tem boa qualidade e timo sabor. Como o cacau em p, o chocolate tambm absorve aromas e sabores do que estiver em contato. Guarde sempre em local seco, bem embrulhado em papel alumnio e saco plstico. 16. FRUTAS para fazer gelias para recheios, use sempre que possvel frutas frescas e da estao, mas no utilize-as cruas no bolo, pois azedam bem facilmente. 17. FRUTAS SECAS nozes, avels, castanhas etc. prefira sempre as inteiras, mesmo que v processa-las. So muito mais frescas e a diferena de preo pequena. Tome cuidado para guardar, deixe sempre em local seco e fresco, muito bem embaladas e em recipientes bem fechados. Sempre que possvel prove antes de comprar, para ter certeza que esto crocantes e sem sabor ranoso. Para as outras frutas secas, como damascos, ameixas, uva-passas etc., tambm prove antes e guarde em geladeira, em recipientes fechados.

DICAS PARA PREPARAR UM BOLO

Para o bolo ficar bem assado e no afundar, encruar ou grudar na forma os problemas mais comuns fizemos uma lista com algumas dicas. Assim voc no vai ficar frustrada com o resultado e garante um bolo bem feito, saboroso e pronto para ser recheado, decorado ou mesmo para ser degustado simples, no caf da manh ou ch da tarde. Seja qual for o objetivo, algumas regrinhas simples faro toda a diferena no final. 1. Antes mesmo de comear certifique-se que a receita contenha propores adequadas de gordura, secos e lquidos. Ou seja, a quantidade de gordura e lquidos (ovos, manteiga, leite, gua etc.) ligeiramente menor do que a quantidade de secos. Por exemplos, na receita de po de l com 5 ovos, a quantidade de ovos de 250 gr. e a de secos de 300 gr. Na receita do bolo de brigadeiro a quantidade de lquidos e gordura de 500 gr. e a de secos de 570 gr. 2. Sempre use ovos frescos. Normalmente os ovos encontrados em supermercados deixam muito desejar. Se possvel compre na feira ou em avcolas, a diferena enorme e saem mais em conta tambm. 3. Utilize ovos, manteiga e leite sempre em temperatura ambiente, menos que a receita especifique diferente. 4. Se possvel utilize uma balana. Estas pequenas de cozinha so timas e no ocupam espao. A quantidade exata de ingredientes faz muita diferena no resultado do bolo, diferente de comidas e pratos que normalmente no necessitam de tanta preciso. 5. Conhea bem o seu forno. Se possvel invista em um termmetro de forno.

6. Pr aquea o seu forno por pelo menos 30 minutos antes de colocar o bolo. Isto garantir que o forno esteja aquecido por igual. 7. Utilize um conjunto de colheres medidoras e mea os ingredientes nivelados com a borda da colher. 8. Separe todos os ingredientes antes de comear a preparar o bolo. 9. Peneire sempre os secos. Utilize uma peneira bem fina. 10. Use formas de boa qualidade e adequadas receita. Caso tenha alguma dvida confira o guia sobre formas e assadeiras. 11. Para a maioria das receitas, no unte a forma. Apenas forre o fundo com papel manteiga. Isto far com que o bolo saia do tamanho exato da forma, pois ele gruda nas laterais e no encolhe nem deforma. 12. Para os bolos de frutas, brownies ou bolos que demoram muito para assar forre a forma inteira com papel manteiga. Assim no queimaro nas laterais. 13. Para formas com relevo ou furo no meio, unte e enfarinhe ao invs de usar o papel manteiga. 14. No abra o forno antes de 15 minutos, nada assa antes disto. 15. Se encontrar compre um cake tester para ver se os bolos esto assados, funciona melhor do que palito, pois so mais finos e mais compridos. Veja o nmero 18 no guia sobre equipamentos essenciais. 16. Aps retirar o bolo do forno deixe esfriar completamente antes de desenformar. Caso no tenha utilizado o papel manteiga, desenforme depois de 10 minutos. 17. Passe uma faquinha para soltar as laterais e desenforme, retirando cuidadosamente o papel manteiga. 18. Se for cortar para rechear, embrulhe bem em plstico filme e deixe no freezer por 2 horas. Isto vai facilitar muito na hora de cortar o bolo para rechear. 19. Na hora de rechear e montar o bolo, deixe a parte que ficou para baixo a que voc retirou o papel manteiga para cima. Ela estar bem lisinha. 20. Use sempre uma calda bsica para umedecer o bolo na hora de rechear. Espalhe com um pincel de silicone.

ESSENCIAIS PARA DECORAR O BOLO

Para voc que quer comear ou se aprimorar na arte de decorar bolos, aqui uma lista bsica de equipamentos para voc comear a fazer lindas decoraes nos seus bolos. Para assar os bolos a lista de equipamentos voc encontra aqui. 1. bases de plstico ou acrlico quadradas que servem de apoio para o bolo antes de ir para a base definitiva, para cortar o bolo, deixar na geladeira etc. 2. cortadores pequenos diversos tenha pelo menos 1 jogo redondo, 1 quadrado, alguns de corao, florzinhas pequenas, redondos com a borda trabalhada. So bem fceis de encontrar, baratos e vale a pena ter vrios 3. placas com texturas para marcar a pasta 4. corantes comestveis em gel comece com as cores primrias, vermelho, azul e amarelo, e tambm rosa, marrom e lils, duram muito e no custam caro 5. um rolo grande para abrir a pasta este de poliuretano e mede 50cm, vale a pena investir em um bom, faz toda a diferena na hora de abrir a pasta 6. palitos de churrasco os de madeira servem como guia na hora de abrir a pasta e os de bambu, um pouco maiores e mais resistentes so perfeitos para suporte em bolo de vrios andares 7. conjunto de estecas se puder adquira um bom e completo como este da Wilton, ou compre avulsas, estas so da Mago 8. canetinhas com corante comestvel 9. bicos para confeitar para comear bicos perle de vrios tamanhos e tambm bico pitanga 1M

10. sacos de confeitar descartveis so timos para glac real, os outros para ganache 11. discos de isopor ou papelo prprios para alimentos 35cm, 30cm, 25cm e 20cm, caso queira comprar apenas o maior voc pode recortar do tamanho necessrio 12. salva-bolo 13. 1 par de alisador de pasta americana 14. saquinho de amido para polvilhar a bancada na hora de abrir a pasta 15. moldes e marcadores de silicone fceis de encontrar e fceis de utilizar 16. esptulas angulares diversos tamanhos timas para espalhar o recheio e a cobertura, a menorzinha tima para ajudar a retirar decoraes de pasta da bancada antes de estarem secas 17. cortador de pizza 18. 1 tesoura pequena e 1 estilete 19. conjunto de pincis macios, para pintar e colar 20. rgua de 30cm 21. 1 rolo pequeno para abrir a pasta para decoraes menores 22. rolinhos com textura fceis de encontrar e bem teis 23. palitos de dente 24. isopor de alta densidade com 2cm de espessura (no est na foto) e voc encontra na S Isopor na regio da 25 de maro em SP, acho que entregam pelo correio tambm, timos para usar como tabuleiros, podem ser cortados na medida necessria

CUPCAKES DICAS E SUGESTES

Cupcakes so mini delcias, fofos e delicados, mas muitas vezes acabam sendo mini (ou mega) decepes. J escutei muita gente comentar que acha que os cupcakes so secos e sem sabor. Porm alguns cuidados podem transformar este mini-bolinho em verdadeiras delcias gourmet. Criatividade e bom gosto, alm de algumas regrinhas simples, podem fazer o seu cupcake se destacar entre tantos outros que existem no mercado. Confira as sugestes e divirta-se. 1. Ao contrrio do que muita gente pensa, massa para cupcake e massa para bolo so diferentes, tanto em relao aos ingredientes como em relao ao modo de fazer. Receitas de cupcakes levam necessariamente manteiga na massa e batem muito pouco na batedeira, normalmente apenas para misturar os ingredientes, e com o batedor de leque. O objetivo no incorporar ar na massa. 2. Escolha forminhas forneaveis e de boa qualidade, que caibam perfeitamente dentro da forma de cupcakes ou de forminhas de empadinhas utilizadas para este fim. 3. Ao separar as forminhas, v retirando as de fora, cuidadosamente, evitando deforma-las. As de boa qualidade soltam fcil, no desbotam e no deformam. 4. Coloque a mesma quantidade de massa em cada forminha use uma colher de sorvete. Coloque at 1/2 da forminha se quiser que eles fiquem da altura da borda, ou 3/4 se quiser que fiquem mais altos. Tudo depende de como ir decora-los. 5. Mini cupcakes so timos para decorar a mesa. J os de tamanho padro so bons para presentear, mas tambm podem servir de decorao.

6. A temperatura do forno super importante, assim como o tempo de forno. Para os minis verifique depois de 12 minutos, tamanho padro depois de 15 minutos. No caso de cupcakes, 1 ou 2 minutos a mais ou a menos fazem toda a diferena. 7. Veja se o tamanho da receita e do seu forno esto compatveis. Asse 1 forma por vez. As massas de cupcakes so rpidas e fceis de bater, permitindo assim que voc faa diversas receitas. Tire vantagem disto. 8. Assim que retirar os cupcakes do forno, retire-os imediatamente da forma e coloque em uma grade para esfriarem por completo. 9. Use recheio, de preferncia diferente da cobertura. Os cupcakes so bem fceis de rechear, existe uma ferramenta prpria, mas voc pode usar uma faquinha e retirar um pouco da massa no meio. Cuidado para no chegar na forminha, para o recheio no molhar a parte de baixo. 10. Saia do lugar comum. Inove nas combinaes. Experimente sabores diferentes e inusitados. Para os adultos cupcakes com sabores de drinks so sempre um sucesso. Que tal um cupcake de caipiroska por exemplo. Cupcake de baunilha com recheio de brigadeiro de limo e cobertura de merengue suio de limo com vodka. Ou um cupcake black and white, cupcake de chocolate, recheio de brigadeiro branco e cobertura de ganache de chocolate meio amargo e um toque de whisky. Ou massa de chocolate com recheio de gelia de frutas vermelhas (que voc mesma faz) e coberto com ganache de chocolate branco. O importante testar antes as receitas, use seus amigos e familiares para provarem os sabores. Anote tudo cuidadosamente para no correr o risco de fazer uma receita maravilhosa e depois no lembrar como fez 11. Idealmente os cupcakes devem ser feitos e recheados e decorados no mesmo dia, e servidos neste dia ou no dia seguinte. Planeje bem para no ter problemas. Depois de 2 dias os cupcakes comeam a ressecar, podendo assim soltar da forminha e perder sabor e qualidade. Tenha isto em mente ao aceitar encomendas. 12. No caso de cupcakes decorados com uma espiral de cobertura, pequenas decoraes cortadas em pasta americana ou feitas com chocolate podem dar um toque diferenciado ao seu produto. Forminhas coloridas que combinem com a decorao tambm so uma tima oportunidade de se diferenciar.

Receita Bsica de Bolo de Po de L

Receita Bsica de Bolo rende 8 pores Ingredientes

250 gramas de Qualy Cremosa

4 Gemas

250 gramas de Acar

250 gramas de Farinha de Trigo

3 colheres de sopa de Limo apenas raspas

4 Claras em neve

1 colher de ch de Fermento em p

Modo de Preparo 01 Preaquea o forno em temperatura mdia (180 C). 02 Na tigela da batedeira, coloque a margarina, as gemas e o acar. Bata at obter um creme bem liso e levemente esbranquiado. Tire da batedeira e acrescente, aos poucos, a farinha de trigo e as raspas de limo. Acrescente as claras em neve e mexa delicadamente. Por ltimo junte o fermento e mexa. 03 Numa forma redonda untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo, coloque a massa e leve para assar por aproximadamente 50 minutos.

A pasta americana esta cada vez mais sendo utilizada para cobrir bolos e deixa-los prontos para serem decoradosPorm so necessrios alguns cuidados para obter bons resultados e ter uma base perfeita para ser trabalhada. Assim como uma tela em branco que precisa estar bem esticada na moldura, lisa e sem nenhum defeito para no interferir no resultado final, o bolo coberto com pasta deve tambm estar liso, reto e pronto para ser decorado. Confira as dicas para no errar na hora de preparar o seu. 1. No qualquer receita de bolo que pode ser coberta com pasta. Diferente de outras coberturas, o bolo para ser coberto com pasta tem que ser feito especificamente para este fim. Massas como po de l ou genoise no suportam o peso da pasta e iro deformar quando cobertos. 2. Bolos cobertos com pasta devem ter 10 cm. de altura (altura final do bolo incluindo a base antes de colocar a pasta). Pois assim podero ser compostos com bolos falsos (se for o caso) que tem esta altura. Mesmo que no sero utilizados bolos falsos, esta uma altura ideal. 3. fundamental para ter um bom acabamento, que o bolo esteja em cima de uma base de isopor, com 2 cm. de altura e coberta com um isopor ou laminado prprio para alimentos. Assim a altura do bolo ser de 8cm mais 2cm da base. uma altura boa que ir garantir uma fatia bonita, alta e elegante, e que ir caber no prato de sobremesa. 4. Faa 4 ou 5 camadas de recheio. Assim poder fazer finas camadas de bolo e de recheio, que alm de ficar super delicado visualmente, voc no corre o risco do recheio comear a sair pelas laterais. 5. Escolha recheios mais firmes. Se for utilizar gelias tambm, passe uma camada fina em cada disco de bolo e espalhe o recheio por cima. 6. No utilize frutas cruas. Alm de correr o risco de azedarem, elas soltam lquido que ir alterar a textura do bolo.

7. No utilize chantilly, mousse ou qualquer outro tipo de recheio que precise estar gelado para manter a textura. 8. Monte o bolo dentro de uma forma, forrada com plstico. Lembre-se que a parte de baixo ser a parte de cima, portanto comece usando uma parte do bolo que ficou em contato com o papel manteiga, que sempre ser mais lisa, e deixe para baixo na hora de montar o bolo. 9. Se voc no tiver forma com 8 cm de altura, coloque uma tira de acetato com esta altura dentro de uma forma mais baixa. Planeje bem antes de comear a altura dos discos, para o bolo terminado ter 8 cm. 10. Cubra bem com plstico e deixe na geladeira de um dia para o outro, ou pelo menos por vrias horas. 11. Quando for retirar da forma, coloque o isopor por cima e vire o bolo, retirando o plstico. 12. Sempre cubra com ganache, deixando o mais liso possvel, antes de cobrir com a pasta. De ateno especial s bordas, para que fiquem bem definidas. Qualquer problema que tenha no bolo antes de colocar a pasta, ser acentuado depois de colocada a pasta. Portanto certifique-se que o bolo est reto, liso e sem nenhuma imperfeio. 13. A pasta em si tambm bem importante para o processo. Escolha uma que seja adequada ao clima local. Veja as dicas aqui. 14. Trabalhe pequenas pores de pasta e v juntando. Fica mais fcil do que trabalhar toda a pasta de uma vez. 15. Polvilhe sempre a bancada com amido, usando um guardanapo de tecido com amido dentro, para polvilhar sem adicionar uma grande quantidade. 16. Tenha um bom rolo, grande e liso para abrir a pasta. Veja a lista de materiais aqui. 17. Abra a pasta com a mesma espessura. No abra muito grossa nem muito fina. Com um pouco de prtica voc ir saber a espessura correta. 18. Enrole a pasta no rolo e coloque sobre o bolo. 19. Alise primeiro a parte de cima, utilizando alisadores prprios para isto. 20. Depois v fazendo as laterais, levantando a pasta e empurrando delicadamente sobre o bolo, para tirar as pregas. 21. Retire o excesso com um cortador de pizza ou uma faquinha. 22. Aguarde pelo menos 1 hora antes de mudar o bolo para o tabuleiro definitivo. Assim a pasta ir secar um pouco e no corre o risco de deformar ou ficar marcada.

GANACHE RECEITAS E USOS

A ganache nada mais do que uma mistura de creme de leite com chocolate certo?? Sim e noSim, um mistura e no, no apenas istoExplico melhorA ganache uma combinao de creme de leite com chocolate na proporo correta e com alguns ajustes que vo depender da sua finalidade, se vai ser usada para rechear o bolo, cobrir cupcakes ou cobrir o bolo para receber a pasta americana. importante utilizar chocolate de tima qualidade. No use chocolate fracionado ou cobertura (que na verdade no so chocolates). Se usar bastante, pode deixar pronta na geladeira por at 1 semana ou no freezer por 1 ms sem perder a qualidade. COBRIR CUPCAKES para decorar cupcakes a ganache precisa ter brilho e estar na consistncia correta. Para isto fundamental utilizar o creme de leite fresco, pois o seu alto teor de gordura aprox. 35%, ir garantir o brilho. INGREDIENTES:

400 gr. de chocolate ao leite ou meio amargo 200 gr. de creme de leite fresco 40 gr. de manteiga sem sal

obs.: para chocolate branco aumente a quantidade para 500 gr.

MODO DE FAZER :

pique o chocolate bem pequeno ou use chocolate em pastilhas coloque eu um recipiente de inox leve o creme de leite ao fogo e deixe at comear a ferver jogue sobre o chocolate e deixe sem mexer por 5 minutos misture delicadamente com uma esptula at incorporar tudo muito bem coloque a manteiga e misture at derreter bem, cuidado para no incorporar ar, pois ir aparecer no cupcake depois

cubra com plstico filme ou tampe bem e leve geladeira por 8 horas no mnimo antes de utilizar, retire e deixe voltar em temperatura ambiente

PREPARAR O BOLO PARA A PASTA AMERICANA - a ganache perfeita para voc cobrir o bolo antes de decorar com pasta americana. a cobertura ideal, que vai dar uniformidade, cobrir buracos, alisar, segurar o recheio dentro do bolo e definir as bordas. Nada pior do que um bolo arredondado, quando no o objetivoAlm disto a ganache combina com qualquer tipo de massa e recheio, sem interferir no sabor do bolo. E voc pode cobrir um bolo de chocolate com pasta branca cobrindo com uma camada de ganache branca. INGREDIENTES:

1 lata de creme de leite sem soro 400 gr. de chocolate ao leite ou meio amargo ralado ou picado muito pequeno ou pastilhas se for chocolate branco aumente para 500 gr.

MODO DE FAZER:

coloque o creme de leite em uma panela pequena e leve ao fogo baixo assim que comear a formar bolhas na lateral, coloque o chocolate e misture com uma esptula

desligue o fogo e mexa at derreter todo o chocolate, se necessrio acenda o fogo novamente por alguns segundos

leve geladeira por no mnimo 8 horas e deixe em temperatura ambiente antes de utilizar.

RECHEAR BOLOS voc pode usar a mesma receita para cobrir o bolo. Uma tima sugesto usar uma camada de ganache fina e uma camada de gelia de frutas vermelhas. Tambm possvel adicionar sabores como limo ou laranja por exemplo. Use raspas de limo na ganache branca ou de laranja na ganache de chocolate meio amargo ou ao leite. Adcione as raspas assim que o chocolate dissolver, mas com a ganache ainda quente, no fim da preparao.

GLAC REAL 1

Muito antes da inveno da pasta americana, os bolos eram cobertos com uma mistura de claras, acar e suco de limo. Cobria-se o bolo inteiro com uma grossa camada deste glac deixava-se secando por diasMas foi apenas depois de ter sido utilizado para cobrir e decorar o bolo de casamento da Rainha Victria, em 1840, que passou a ser conhecido como glac real, e a ser mais largamente utilizado. Hoje em dia mais utilizado para decoraes sobre a pasta americana. Quando bem utilizado, enriquece muito o trabalho, valorizando o bolo e o artista. Alm de ser um mtodo bem rpido de decorar. importante que a receita e a consistncia estejam de acordo com a utilizao. Veja as dicas para utiliza-lo em trabalhos de escrita ou detalhes, aplicados diretamente sobre o bolo. 1. importante que a receita e o modo de fazer estejam de acordo com esta utilizao veja aqui. 2. A consistncia correta fundamental para um bom resultado o glac deve estar firme, sem escorrer da esptula, porm macio e brilhante. 3. Utilize apenas corante em gel comestvel para tingir. Tenha em mente que cores mais escuras necessitaro de muito mais corante e talvez precise de um pouco mais de acar no preparo. Para tingir com cores escuras, coloque o corante no final do preparo, ainda na batedeira, e v adicionando at estar satisfeito com a cor (o glac tende a escurecer um pouco mais depois de alguns minutos). Se necessrio acrescente mais acar e bata mais um pouco. 4. Para um bom resultado fundamental que no tenha nenhum resduo de gemas nas claras separe com cuidado, de uma em uma, e descarte caso caia alguma gema.

5. tambm fundamental que a tigela e as ps da batedeira estejam totalmente livres de gordura. No utilize tigelas de plstico. Antes de comear lave muito bem e jogue uma gua fervendo para eliminar possveis traos de gordura. 6. Assim que terminar o preparo o glac estar pronto para ser utilizado. Cubra a tigela com um pano mido. O glac comea a secar muito rpido. 7. Utilize sacos de confeitar descartveis ou cones de papel manteiga. 8. Para escrever use bico perle 2 ou 3 9. Para pos, detalhes de linhas ou arabescos use perle 3 ou 4, dependendo do resultado desejado. 10. Trabalhe sempre com pouco glac dentro do saco de confeitar. Fica muito mais fcil para controlar e evita que o calor da mo desande o glac. 11. Caso ainda no tenha prtica, treine antes. Use um bolo falso e decore nas laterais e no topo retire tudo e faa novamente at estar satisfeito com o resultado. 12. Se tiver que parar um pouco durante o trabalho, coloque um alfinete (destes com bolinha na ponta) dentro do bico para prevenir que o glac seque. 13. Caso cometa algum erro, se estiver trabalhando com o glac da mesma cor que a pasta americana, retire imediatamente com um palito e refaa. Caso esteja trabalhando com cor diferente, aguarde secar totalmente e retire delicadamente raspando um alfinete e refaa. 14. Trabalhe sempre com o bolo na altura dos olhos. Para isto coloque sobre um suporte (de preferencia giratrio para facilitar o trabalho). 15. Segure o saco de confeitar com uma mo e com a outra v guiando os movimentos. 16. Apoie o brao que est trabalhando encontre um suporte como um balde de pasta americana ou alguma coisa que fique confortvel e tenha uma boa altura. 17. Lembre-se que sua mo no sempre a mesmaou seja, muda muito de um dia para o outro, portanto tente fazer o trabalho todo no mesmo dia. 18. Treine muito o seu trabalho antes, vale muito a pena, pois voc poder criar verdadeiras obras de arte com glac real.

GLAC REAL 1

Esta receita ideal para decorar diretamente sobre o bolo. INGREDIENTES:


3 claras em temperatura ambiente 400 gr de acar impalpvel peneirado

MODO DE FAZER:

coloque os ingredientes na tigela da batedeira (que deve estar sem nenhum resduo de gordura)

use o batedor de globo, comece batendo na velocidade baixa at misturar bem, raspando as laterais com uma esptula

aumente para a velocidade mais alta e bata por 5 minutos

QUANTIDADE DE PASTA AMERICANA BOLOS REDONDOS

1 Ontem publicamos algumas dicas de como cobrir o bolo com pasta americana. bem importante que a pasta esteja bem trabalhada e devidamente esticada antes de ser aplicada ao bolo. Para isto importante comear com a quantidade de pasta ideal para o tamanho do bolo. Se voc abrir pouca pasta vai ter que ficar esticando, afinando demais e corre o risco de colocar sobre o bolo e notar que no foi suficiente. Do contrrio, se abrir muito mais do que necessita, a pasta vai ficar pesada nas laterais e pode comear a rachar ou deformar o bolo. Preparamos uma tabela da quantidade correta de pasta para ser aberta. Esta tabela valida para bolos com 10 cm de altura, que a altura ideal para bolos cobertos com pasta. Note que vai sobrar um pouco de pasta depois de cobrir o bolo.

QUANTIDADE DE PASTA AMERICANA BOLOS QUADRADOS

12 Foi publicada a tabela de quantidade de pasta americana que deve ser aberta para cobrir bolos redondos. Muita gente perguntou se a tabela tambm vale para bolos quadrados. No valebolos quadrados tem rea maior. Lembre-se que esta a quantidade de pasta que deve ser esticada, porm vai ter alguma sobra. vlida para bolos com 10 cm e altura, falsos ou verdadeiros.

Cupcake de Parmeso com Azeitonas Ingredientes Massa 4 ovos inteiros (240 g) 3/4 xcara de (ch) de leite integral (180 g) 1 xcara (ch) de leo de milho (240 ml) 1 colher sobremesa de sal (1 g) 2 xcaras ch farinha de trigo (240 g) 1 colher sopa de fermento em p (10 g) 200 g de Parmeso ralado grosso Cobertura 200 g de requeijo cremoso 150 g de cream cheese 150 g e azeitonas pretas bem picadas Decorao Pimenta biquinho Ramos de alecrim Para Assar os Cupcakes Mini forminha de papel prpria para assar Cupcake Forminhas de metal para mini po de mel Modo de Preparo Massa: Bata no liquidificador os ovos, o leite, o leo e o sal por 3 minutos. Em seguida passe a mistura batida do liquidificador para um refratrio e junte a farinha de trigo e o fermento. Mexa at homogeneizar totalmente. Por ltimo acrescente o parmeso. Mexa e em seguida preencha forminhas prprias para cupcakes at a metade e leve para assar em forno mdio pre- aquecido a 180oC por aproximadamente 20 minutos ou at que esteja dourado. Cobertura: Misture todos os ingredientes at que fique bem homogneo. Reserve para decorao final. Finalizao: Quando o cupcake estiver morno inicie a decorao. Coloque a cobertura em um saco de confeitar com o bico de 1M e em seguida faa movimentos circulares na superfcie do cupcake. Decore com uma pimenta biquinho e um pequeno ramo de Alecrim. Sirva a seguir.

Tempo de Preparo: 2 horas Rendimento: 50 mini cupcakes Custo da Receita: R$ 28,00

Bolo bem casado de doce de leite 4 de outubro de 2012, Categoria: bolo, Doces

Massa: 8 claras 8 gemas 2 xcaras (ch) de acar 1 colher (caf) de essncia de baunilha 8 colheres (sopa) de gua 2 xcaras (ch) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em p Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a forma Recheio: 3 xcaras (ch) de doce de leite Calda: 1 xcara (ch) de gua ou de leite de coco 3 xcaras (ch) de acar Para decorar: Acar de confeiteiro

1 hora 12 pores Massa: bata as 8 claras em neve e reserve. Bata as gemas com o acar at formar um creme branco. Acrescente a essncia de baunilha e a gua e misture. Adicione a farinha de trigo aos poucos e o fermento. Adicione as claras em neve e misture delicadamente. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhar e leve para assar em forno pr-aquecido a 180 graus at que a massa esteja dourada. Deixe esfriar. Corte o bolo ao meio e reserve. Calda: em uma panela, coloque o acar e a gua ou leite de coco e misture. Deixe ferver em fogo baixo at a calda formar, sem ficar mexendo. Reserve. Montagem: cubra uma das metades da massa com parte da calda e espalhe o doce de leite. Em seguida, adicione a outra metade da massa, o restante da calda e, para finalizar, polvilhe com acar de confeiteiro.

Dica do Edu: para facilitar a homogeneizao das claras em neve com a massa, voc pode adicionar metade das claras e misturar vigorosamente e, depois, colocar o restante das claras e mexer delicadamente para garantir a aerao da massa. Bolo de Nozes com Doce de Leite Ingredientes

Massa: 2 xcaras (ch) de acar 2 colheres (sopa) de manteiga 4 gemas 1 xcara (ch) de leite 3 xcaras (ch) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento qumico em p 1 xcara (ch) de nozes picadas 4 claras em neve 1 colher (caf) de essncia de nozes

Cobertura: 1 caixinha de creme de leite uht 400g de doce de leite Modo de preparo Para a Massa: Bata o acar com a manteiga em uma batedeira. Acrescente as gemas e continue batendo at obter um creme claro. Coloque o leite, a farinha aos poucos, o fermento, as nozes e delicadamente as claras em neve. Coloque em uma forma com furo central untada com margarina e farinha. Leve ao forno moderado (180) por aproximadamente 40 minutos.

Para a Cobertura: Coloque em uma panela o creme de leite junto com doce de leite e misture em fogo moderado. Reserve. Depois do bolo assado desenforme e regue com o doce de leite e acar de confeiteiro.

EVITANDO PROBLEMAS

Para o seu bolo ser bem sucedido (e voc tambm), no basta apenas conhecer as tcnicas, ter timas receitas e utilizar os melhores ingredientes. fundamental que voc planeje tudo muito bem e evite ao mximo problemas que podero comprometer o resultado final. O bolo deve ser entregue no horrio certo, e estar de acordo com o que foi combinado com o cliente. Lembre-se que o bolo vai ser visto por todos os convidados e o seu carto de visitas. Uma festa com 100 convidados equivale 100 cartes distribudos. Vai depender de voc criar uma experincia inesquecvel e garantir que o seu carto seja guardado com cuidado. Seguem algumas dicas importantes, especialmente para quem est comeando e quer garantir a sua fatia de um mercado que esta aumentando cada vez mais. 1. A descrio do bolo deve estar bem detalhada e conter o mximo possvel dos detalhes que foram acertados com o cliente sabor da massa, recheio, tamanho, cores etc. Se possvel faa um desenho e mantenha-o vista. 2. Pelo menos uma semana antes da entrega faa uma lista completa de todos os ingredientes que ir necessitar. 3. Reserve um dia para fazer todas as compras, pelo menos 6 dias de antecedncia. Compre sempre a mais para o caso de ter algum problema e ter que refazer a receita, evitando assim ter que sair correndo para comprar coisas. 4. Certifique-se que a entrega esteja planejada de acordo, e que a caixa na qual ir levar o bolo esteja em ordem e cabe no carro. 5. 5 dias antes da entrega, prepare a base na qual o bolo ir e deixe pronta para ser utilizada. Guarde em local seguro em cubra para evitar p.

6. Caso v utilizar decoraes que possam ser feitas com antecedncia, como flores, laos, modelagem de figuras ou detalhes em glac real, faa no mnimo uma semana antes e deixe secando. Faa sempre a mais para o caso de quebrarem na hora de colocar no bolo. 7. 5 dias antes prepare a ganache que ir usar para cobrir o bolo antes de colocar a pasta americana. A ganache, guardada na geladeira em recipiente fechado dura muito tempo. 8. 5 dias antes prepare tambm a pasta americana, embrulhe bem em plstico filme e saco plstico e deixe na geladeira. 9. 4 dias antes asse todas as massas, embrulhe em plstico filme e em saco plstico e deixe na geladeira. 10. 3 dias antes faa os recheios, a calda, corte e monte o bolo em uma forma e deixa na geladeira bem coberto. 11. 2 dias antes, pela manh, retire o bolo e a ganache da geladeira e deixe voltar em temperatura ambiente. Desenforme, cubra com a ganache e com a pasta americana. Deixe secando por algumas horas. 12. Na parte da tarde monte o bolo, caso tenha vrios andares e coloque sobre a base. 13. 1 dia antes da entrega, na parte da manh, coloque todas as decoraes e deixe secando. 14. Na parte da tarde finalize o bolo, faa detalhes de acabamentos se for o caso e deixe secando sobre a bancada at o dia seguinte. 15. Prepare a entrega e saia com muita antecedncia para faze-la.

BASES PARA BOLOS

A base que utilizamos para colocar o bolo deve fazer parte do design e ser escolhida de acordo com o bolo e a ocasio. No perca a oportunidade de valorizar ainda mais o seu bolo utilizando o suporte adequado. No se limite apenas a cobrir uma base com pasta americana e fazer o acabamento com uma fita. Nesta foto uma coleo de bases para voc inspirar-se e criar a sua. Veja algumas dicas de como aproveitar ao mximo este elemento. 1. Use isopor de alta densidade. Alm do custo benefcio ser timo, voc pode recortar do tamanho que quiser risque no isopor e corte com uma faca quente (v esquentando na chama do fogo e cortando). 2. So super resistentes e so descartveis. 3. As placas vem com 50cm x 1 m e vrias espessuras. Sugiro a de 25mm. O pacote vem com 10 placas e d para fazer inmeras bases. Na S Isopor na regio da 25 de maro ou pelo site deles. 4. Voc pode colar 2 placas para ter uma base mais alta. 5. Verifique se seu cliente tem algum suporte que combine com o bolo e utilize-o. 6. Estenda a decorao do bolo para o suporte criando assim uma pea nica. 7. Se puder invista em alguns suportes. Um timo este de loua branca que tem um lugar para passar uma fita. Tem uma altura tima e so super versteis. 8. NO utilize em hiptese nenhuma pratos de papelo, prateados, dourados e os de plstico tambm. Nada vai desvalorizar tanto o seu bolo como uma destas bases.

9. Destaque-se como profissional e surpreenda seu cliente, decorando lindamente a base do bolo. Vai fazer toda a diferena. 10. No tenha medo de ousar. At mesmo uma fatia de tronco pode ser uma linda base, dependendo da decorao do bolo. QUAL O MELHOR FORNO??

Nada mais frustrante do que um bolo que afunda assim que sai do forno, ou que est lindo por fora mas cru por dentro ou que est queimado por fora e cru por dentroVoc jura que fez tudo certinho, seguiu a receita e o protocolo religiosamente e o bolo no deu certo. Embora vrios fatores possam contribuir para este resultado, se voc fez mesmo tudo certo, bem provvel que o problema tenha sido o forno. Ento respondendo pergunta o melhor forno o que voc conhece bemmuito bemMesmo conhecendo bem o seu forno, pequenos detalhes podem fazer uma grande diferena no seu prximo bolo. 1. Caso tenha a oportunidade de escolher, escolha um forno eltrico. O forno eltrico aquece por igual, mantm melhor a temperatura e os bolos assam de maneira mais uniforme, sem aquela crosta na superfcie. 2. Se possvel utilize o mesmo apenas para bolos, cupcakes etcou seja, deixe reservado apenas para uso no seu trabalho. 3. Caso use forno a gs invista em um termmetro para fornos. No so caros e so bem acurados. Especialmente importante para gs de botijo pois a temperatura varia muito em funo da quantidade de gs que ainda resta dentro do mesmo. 4. Sempre ligue o forno 30 minutos antes de colocar qualquer coisa l dentro. 5. Mesmo fornos eltricos com termostato digital podem no ser to precisos assim, portanto confie mais na sua experincia ou no seu termmetro. 6. O melhor lugar para o dentro do forno na grade um pouco abaixo do meio pois assim a forma ficar no meio do forno.

7. Centralize da melhor maneira possvel a forma dentro do forno, deixando espaos iguais nas laterais. 8. Caso o seu forno permita colocar mais do que uma assadeira, coloque sempre na mesma grade e deixe um espao entre elas. 9. Fornos com ventilao interna (destes que espalham o calor por igual) no so adequados para bolos ou cupcakes pois o vento faz a massa enrugar em cima. 10. Para assar bolos de frutas (destes que demoram 1 hora ou mais no forno) caso esteja usando forno eltrico, coloque um recipiente (uma forminha por exemplo) com gua dentro do forno para ter um pouco de umidade.

Cupcake

Massa 2 ovos 3/4 xcara (ch) de leo 1 xcara (ch) de leite 2 xcaras (ch) de acar 2 xcaras (ch) de chocolate em p 3 xcaras (ch) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento

Recheio e cobertura

Creme de manteiga 1 xcara (ch) de manteiga 3 xcaras (ch) de acar de confeiteiro peneirado 2 colheres (sopa) de leite Essncia de baunilha, gosto

Opes de sabores Avel Limo Chocolate

Para decorar Confeitos de chocolate Bolacha waffer picada Chocolate granulado colorido 40 minutos 12 pores Massa: em uma tigela, coloque os ovos, o leo, o leite e misture bem. Acrescente o acar, o chocolate, a farinha e o fermento. Misture bem at obter uma massa homognea. Coloque a massa at metade das forminhas e leve para assar em forno mdio pr-aquecido, 180C, por cerca de 20 minutos. Creme de manteiga (Buttercream): coloque na batedeira a manteiga, o acar, o leite e a essncia de baunilha e misture bem. Ligue a batedeira e deixe bater por 15 minutos. Acrescente no creme de manteiga a opo de sabor desejado e reserve. Montagem: com a ajuda de um bico de confeiteiro, faa um buraquinho no meio do cupcake frio, coloque o recheio e continue espalhando at formar a cobertura. Cubra com os confeitos de sua preferncia.

S-ar putea să vă placă și