Sunteți pe pagina 1din 10

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE UM DOS JUIZADOS ESPECIAIS CVEIS DA COMARCA DE MOSSOR RN

MAYARA CRISTINY PINHEIRO DE OLIVEIRA, brasileira, solteira, estudante, inscrita no CPF n 026.916.224-01 e no RG n 1674340, residente e domiciliada na Rua 2 de Maio, n. 54, Alto de So Manoel, CEP 59.631200, Mossor- RN, por seu procurador que esta subscreve (anexo), vem respeitosamente presena de Vossa Excelncia propor a presente

AO DE INDENIZAO POR DANOS MORAIS

Contra ASSOCIAO PARAIBANA DE ENSINO RENOVADO- ASPER, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ n. 118888490001-60, com sede Rua Prof. Joaquim, Francisco Veloso Galvo, n. 1860, Estados, CEP 58.031130, Joo Pessoa- PB, o que faz pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

DOS FATOS Em setembro deste ano a requerente foi at a caixa Econmica FederalCEF a fim de financiar um imvel residencial, sua casa prpria, mas no momento em que precisou efetuar o financiamento foi informada pelo bancrio que, por meio de uma consulta no SERASA, servio de proteo ao crdito, constatou que o nome da autora constava no cadastro de inadimplentes, inviabilizando a aquisio almejada. Surpresa com a notcia e convicta de no possuir qualquer dvida que justificasse tal restrio de crdito, o requerente dirigiu-se at o SERASA para retirar um extrato que indicasse seu nome no cadastro, pois estava certa de que no possua divida alguma. Quando retirou o extrato, verificando de que se tratava, no entendeu o porqu de seu nome constar no referido cadastro, haja vista que este apontamento refere-se uma antiga MENSALIDADE DA FACULDADE ONDE ESTUDOU que deveria estar quitada e excluda de qualquer objeto de cobrana por parte da ASSOCIAO PARAIBANA DE ENSINO RENOVADO- ASPER desde julho do corrente ano, nos termos da sentena exarada pelo Juzo de Direito do 2 Juizado Especial cvel desta comarca, processo n. 0011554-

53.2012.820.0106. Entretanto, apesar de a sentena em se desfavor, a empresa requerida no retirou o nome da autora do cadastro do SERASA, fazendo a requerente passar por situao vexatria sem motivo. O atualizado extrato atualizado demonstra que o nome da requerente permanece negativado, mesmo semanas aps o trnsito em julgado da sentena referida. E por se tratar de uma relao de consumo, o requerente vem presena de Vossa Excelncia requerer a aplicao de danos morais.

DO FUNDAMENTO JURDICO Em decorrncia deste incidente, a requerente experimentou situao constrangedora, angustiante, tendo sua moral abalada, face indevida inscrio de seu nome no cadastro de inadimplentes com seus reflexos prejudiciais, sendo suficiente a ensejar danos morais, at porque, ela provou em juzo, nos autos acima referidos, a inexistncia do dbito. O certo que at o presente momento, a requerente permanece com seu nome registrado no cadastro do SERASA, por conta de um dbito inexistente declarado em juzo, e precisa que seja retirado para continuar sua vida. A empresa requerida atualmente est agindo com manifesta negligncia e evidente descaso com a requerente, pois jamais poderia ter mantido o nome da autora no cadastro dos servios de proteo ao crdito. No bastasse a negativao, a autora sofre ainda com as cobranas via email ou telefone fietas pela empresa h aproximadamente 2 meses. Sua conduta, sem dvida, causou danos imagem, honra e ao bom nome da requerente que permanece nos cadastros do SERASA, de modo que encontra-se com uma imagem de mau pagador, de forma absolutamente indevida, eis que nada deve. Desta forma, no tendo providenciado a retirada do nome da autora do cadastros dos servios de proteo ao crdito, no pode a empresa requerida se eximir da responsabilidade pela reparao do dano causado, pelo qual responde.

Sobre o tema, assim j decidiram os egrgios Tribunais de Justia, in verbis: RECURSO DE APELAO CVEL - AO INDENIZATRIA POR ATO ILCITO - INPCIA DA INICIAL - FALTA DE PEDIDO E CAUSA DE PEDIR -

INOCORRNCIA - PRELIMINAR REJEITADA - DANO MORAL -REMESSA INDEVIDA DE NOME DE CPF DA REQUERENTE AOS RGOS DE RESTRIO AO CRDITO SERASA E SPC - DVIDA ADIMPLIDA NEGLIGNCIA DO RU - CULPA CARACTERIZADA OBRIGAO INDENIZATRIA QUANTUM DEBEATUR FIXADO COM OBSERVNCIA DA RAZOABILIDADE - CUSTAS PROCESSUAIS E HONRRIOS ADVOCATCIOS - VERBAS DEVIDAS PELO REQUERIDO - AUTORA VENCIDA EM PARTE NFIMA DO PEDIDO - RECURSO IMPROVIDO. No h falar-se em extino do processo sem julgamento do mrito em razo de ser inepta a inicial, se esta, em seu bojo, atende as exigncias do artigo 282, III do CPC, permitindo parte adversa que apresente sua defesa de forma integral ou satisfatria. Uma vez comprovada a remessa indevida do nome e CPF do requerente no Banco de dados de negativados, em razo de dbito j adimplido pelo devedor, aflora-se a obrigao de indenizar do causador do dano, a ttulo de dano moral, como forma de compensar os transtornos e humilhao sofridos perante a sociedade. Nesse caso desnecessria a demonstrao da ocorrncia do dano sofrido uma vez que, caracteriza pela simples comprovao da remessa indevida. Indenizao fixada na r.sentena que se afigura, in casu justa e razovel, no est sujeita reduo. Ainda que a requerente tenha sido vencida, embora em parte nfima do pedido, as custas processuais e os honorrios advocatcios devem ser suportados apenas pela requerida. (RAC n. 2198/2004 Des. Jurandir Florncio de Castilho). APELAO CVEL - AO DE INDENIZAO DANOS MORAIS - PROCEDNCIA - DECISO CORRETA NOME INSCRITO NO SPC INDEVIDAMENTE - ANTECIPAO CONCEDIDA PROVA DO PREJUZO - DESNECESSIDADE - ART. 159 CC DE 1916 - VALOR FIXADO COMPATVEL COM A LESO - RECURSO IMPROVIDO. A indevida inscrio do nome do ofendido no SPC autoriza a antecipao da tutela para sua excluso e motiva a indenizao por dano moral, independentemente da prova objetiva do prejuzo. A fixao do valor indenizatrio deve servir para amenizar o sofrimento do ofendido e tambm desestimular a repetio do ato lesivo. Sentena mantida. (RAC n. 44349/2003 Dr. Gerson Ferreira Paes).

INDENIZAO POR DANOS MORAIS - INJUSTA NEGATIVAO NO SPC - DEVER DE INDENIZAR DESNECESSIDADE DE PROVA DO PREJUZO - VALOR DA INDENIZAO - RECURSOS IMPROVIDOS. A permanncia da inscrio em rgo de restrio ao crdito, depois de quitada a dvida, acarreta a responsabilidade pela indenizao, independente da prova objetiva do dano. Na fixao da indenizao h que se atentar para a no configurao do enriquecimento seu causa da vtima. (RAC n. 18301/2004 Des. Evandro Estblie). Caio Mrio da Silva PEREIRA ensina que "o indivduo titular de direitos integrantes de sua personalidade, o bom conceito que desfruta na sociedade, os sentimentos que estornam a sua conscincia, os valores afetivos, merecedores todos de igual proteo da ordem jurdica" (PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Responsabilidade Civil. 9 ed. Rio de Janeiro: Forense. 1998. p. 59). A Constituio Federal de 1988 preceitua em seu artigo 5, inciso X, que: Art. 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (...) X - So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito indenizao pelo dano material ou moral

decorrente de sua violao;"

Dessa forma, claro que a empresa requerida, ao cometer imprudente ato, afrontou confessada e conscientemente o texto constitucional acima transcrito, devendo, por isso, ser condenada respectiva indenizao pelo dano moral sofrido pelo requerente.

Diante do narrado, fica claramente demonstrado o absurdo descaso e negligncia por parte da requerida, que permaneceu com o nome da requerente at o presente momento inserido no cadastro do SERASA, fazendoa passar por um constrangimento lastimvel. O ilustre jurista Rui Stoco, em sua obra Responsabilidade Civil e sua Interpretao Judicial, 4 ed. Ver. Atual. E ampl.. Editora RT, p..59, nos traz que: a noo de responsabilidade a necessidade que existe de responsabilizar algum por seus atos danosos.

A nica concluso a que se pode chegar a de que a reparabilidade do dano moral puro no mais se questiona no direito brasileiro, porquanto uma srie de dispositivos, constitucionais e infraconstitucionais, garantem sua tutela legal. luz do artigo 186 do Cdigo Civil, aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Para que se caracterize o dano moral, imprescindvel que haja: a) ato ilcito, causado pelo agente, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia; b) ocorrncia de um dano, seja ele de ordem patrimonial ou moral; c) nexo de causalidade entre o dano e o comportamento do agente.

A presena do nexo de causalidade entre os litigantes est patente, sendo indiscutvel o liame jurdico existente entre eles, pois se no fosse a manuteno do nome do requerente no rol de protestados a mesma no teria sofrido os danos morais pleiteados, objeto desta ao. Evidente, pois, que devem ser acolhidos os danos morais suportados, visto que, em razo de tal fato, decorrente da culpa nica e exclusiva da empresa requerida, esta teve a sua moral afligida, foi exposta ao ridculo e sofreu constrangimentos de ordem moral, o que inegavelmente consiste em meio vexatrio.

Dano moral, frise-se, o dano causado injustamente a outrem, que no atinja ou diminua o seu patrimnio; a dor, a mgoa, a tristeza infligida injustamente a outrem com reflexo perante a sociedade. Neste sentido, pronunciou-se o E. Tribunal de Justia do Paran: O dano simplesmente moral, sem repercusso no patrimnio, no h como ser provado. Ele existe tosomente pela ofensa, e dela presumido, sendo bastante para justificar a indenizao (TJPR - Rel. Wilson Reback RT 681/163).

A respeito, o doutrinador Yussef Said Cahali aduz: O dano moral presumido e, desde que verificado ou pressuposto da culpabilidade, impe-se a

reparao em favor do ofendido (Yussef Said Cahali, in Dano e sua indenizao, p. 90).

Preconiza o Art. 927 do Cdigo Civil: Art. 927. Aquele que, por ato ilcito, causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo.

No se pode deixar de favorecer compensaes psicolgicas ao ofendido moral que, obtendo a legtima reparao satisfatria, poder, porventura, ter os meios ao seu alcance de encontrar substitutivos, ou alvios, ainda que incompletos, para o sofrimento. J que, dentro da natureza das coisas, no pode o que sofreu leso moral recompor o "status quo ante" restaurando o bem jurdico imaterial da honra, da moral, da auto estima agredidos, por que o deixar desprotegido, enquanto o agressor se quedaria na imunidade, na sano? No sistema capitalista a consecuo de recursos pecunirios sempre motivo de satisfao pelas coisas que podem propiciar ao homem.

Harmonizando os dispositivos legais feridos de inferir-se que a reparao satisfatria por dano moral abrangente a toda e qualquer agresso s emanaes personalssimas do ser humano, tais como a honra, dignidade, reputao, liberdade individual, vida privada, recato, abuso de direito, enfim, o patrimnio moral que resguarda a personalidade no mais lato sentido.

Indubitavelmente, feriu fundo honra da autora ver seu nome protestado por um ttulo inexistente, espalhando por todo e qualquer lugar que fosse, a falsa informao de que inadimplente.

MARIA HELENA DINIZ (Curso de Direito Civil Brasileiro, 7 vol., 9 ed., Saraiva), ao tratar do dano moral, ressalva que a reparao tem sua dupla funo, a penal "constituindo uma sano imposta ao ofensor, visando diminuio de seu patrimnio, pela indenizao paga ao ofendido, visto que o bem jurdico da pessoa (integridade fsica, moral e intelectual) no poder ser violado impunemente", e a funo satisfatria ou compensatria, pois "como o dano moral constitui um menoscabo a interesses jurdicos extrapatrimoniais, provocando sentimentos que no tm preo, a reparao pecuniria visa a proporcionar ao prejudicado uma satisfao que atenue a ofensa causada." Da, a necessidade de observar-se as condies de ambas as partes.

Em que pese o grau de subjetivismo que envolve o tema da fixao da reparao, vez que no existem critrios determinados e fixos para a quantificao do dano moral, a reparao do dano h de ser fixada em montante que desestimule o ofensor a repetir o cometimento do ilcito.

E na aferio do quantum indenizatrio, CLAYTON REIS (Avaliao do Dano Moral, 1998, Forense), em suas concluses, assevera que deve ser levado em conta o grau de compreenso das pessoas sobre os seus direitos e obrigaes, pois "quanto maior, maior ser a sua responsabilidade no cometimento de atos ilcitos e, por deduo lgica, maior ser o grau de apenamento quando ele romper com o equilbrio necessrio na conduo de

sua vida social". Continua, dizendo que "dentro do preceito do 'in dubio pro creditori' consubstanciada na norma do art. 948 do Cdigo Civil Brasileiro, o importante que o lesado, a principal parte do processo indenizatrio seja integralmente satisfeito, de forma que a compensao corresponda ao seu direito maculado pela ao lesiva."

Bem se v, saciedade, ser indiscutvel a prtica de ato ilcito por parte do requerido, configurador da responsabilidade de reparao dos danos morais suportados pela autora.

DO PEDIDO

Em razo do exposto, requer:

a) seja notificada a empresa reclamada para, querendo, contestar a presente, devendo comparecer nas audincias de conciliao e instruo/julgamento, sob pena de revelia e confisso quanto matria de fato, e no final a condenao da empresa no pagamento dos valores pleiteados, acrescidos de correo monetria, juros de mora.

b) seja ao final, julgado procedente o pedido ora formulado, condenando a reclamada ao pagamento de 40 (quarenta) salrios mnimos guisa de dano moral.

c) e, finalmente, o benefcio da Justia Gratuita, de acordo com a Lei 1.060/50.

Protesta-se provar o alegado, por todos os meios de provas em direito admitidos, especialmente pelo depoimento pessoal do representante legal da reclamada, oitiva das testemunhas, juntada de documentos.

Atribui causa o valor de R$ 678,00 (seiscentos e setenta e oito reais).

Termos em que, Pede e espera deferimento.

Mossor- RN, 07 de novembro de 2013.

JULLEMBERG MENDES PINHEIRO OAB- RN 8461

S-ar putea să vă placă și