Sunteți pe pagina 1din 4

1

www.materialconcursos.com.br

Teatro do Brasil
O teatro no Brasil tem suas origens remotas nas prticas de evangelizao dos jesutas no sculo XVI, mas s entra em pleno desenvolvimento nos sculos XIX e XX.

Origens
O teatro em terras brasileiras nasceu em meados do sculo XVI como instrumento de catequese dos Jesutas vindos de Coimbra como missionrios. Era um teatro, portanto, com funo religiosa e objetivos claros: evangelizar os ndios e apaziguar os conflitos existentes entre eles e os colonos portugueses e espanhis. O primeiro grupo de Jesutas a desembarcar na Bahia de Todos os Santos, em 1549, era composto por quatro religiosos da comitiva de Tom de Sousa, entre os quais o padre Manuel da Nbrega. O segundo grupo de missionrios chegou ento Provncia do Brasil no dia 13 de julho de 1553, como parte da comitiva de Duarte da Costa. No grupo de quatro religiosos estava o jovem Jos de Anchieta (1534-1597), ento com dezenove anos de idade. A populao estimada de 57 mil habitantes era composta por colonos, muitos deles criminosos, e ndios em sua maioria de vida nmade. Os jesutas mantinham os indgenas em pequenas aldeias, isolados de dois terrveis perigos: a vida desregrada e a escravido impostas pelo homem branco explorador e o conseqente retorno ao paganismo. A tradio teatral jesutica encontrou no gosto dos ndios pela dana e pelo canto um solo frtil e os religiosos passaram a se valer dos hbitos e costumes dos silvcolas mscaras, arte plumria, instrumentos musicais primitivos - para as suas produes com finalidades catequticas. Tematicamente, essas produes mesclavam a realidade local (tanto de ndios quanto dos colonos) com narrativas hagiogrficas (vidas dos santos). Como toda espcie de dominao cultural prescinde um conhecimento da cultura do dominado, o Padre Anchieta seguiu o preceito da Companhia de Jesus que determinava ao jesuta o aprendizado da lngua onde mantivessem misses. Assim, foi incumbido de organizar uma gramtica da lngua tupi, o que fez com sucesso.

www.materialconcursos.com.br

Dramaturgia de catequese

Entrada do teatro universitrio da UFMG, em Belo Horizonte. H notcia de 25 obras teatrais, todas de tradio medieval com forte influncia do teatro de Gil Vicente em sua forma e contedo, produzidas nos ltimos 50 anos do sculo o XVI. O gnero predominante o auto e alguns deles no tm autoria comprovada; muitos outros, como se sabe, so atribudos ao padre Anchieta (por vezes contando com a colaborao do padre Manuel da Nbrega). De algumas dessas obras tm-se se apenas o ttulo, so elas:

1557 Dilogo, Converso do Gentio - padre Manuel da Nbrega. 1564 Auto de Santiago - representado em Santiago da Bahia. 1567-70 Auto da Pregao Universal - padre Jos de Anchieta - representada em So Vicente e So Paulo de Piratininga. 1573 Dilogo - representado em Pernambuco e na Bahia. 1574 Dilogo - representado na Bahia. 1574 cloga Pastoril - representado em Pernambuco. 1575 Histria do Rico Avarento e Lzaro Pobre - representado em Olinda, padre 1576 cloga Pastoril - representado em Pernambuco. 1578 Tragicomdia a - representada na Bahia. 1578 Auto do Crisma - padre Jos de Anchieta - representada no Rio de Janeiro 1583 Auto de So Sebastio - representado no Rio de Janeiro. 1583 Auto Pastoril - representado no Esprito Santo. 1583 Auto das Onze Mil Virgens - representado na Bahia 1584 Dilogo da Ave Maria - representado no Esprito Santo 1584 Dilogo Pastoril - representado no Esprito Santo 1584 Auto de So Sebastio - representado no Rio de Janeiro 1584 Auto de Santa rsula - padre Jos de Anchieta - representado no Rio de Janeiro 1584 Dilogo - representado em Pernambuco 1584 Na Festa do Natal - padre Jos de Anchieta 1586 Auto da Vila da Vitria ou de So Maurcio - padre Jos de Anchieta representado em Vitria (ES)

www.materialconcursos.com.br

1586 Na Festa de So Loureno ou Auto de So Loureno - padre Jos de Anchieta 1587 Recebimento que Fizeram os ndios de Guaraparim - padre Jos de Anchieta - representado em Guarapari (ES) 1589 Assuerus - representado na Bahia. 1596 Espetculos - representado em Pernambuco 1598 Na visitao de Santa Isabel - padre Jos de Anchieta 1599 "Auto das Prostitutas- O Retorno"- Padre Anchieta

Os espetculos tinham como elenco os ndios catequizados e eram apresentados, na maioria das vezes, ao ar livre alguns deles tendo a selva por cenrio; noutros, ao estilo do teatro medieval, nos trios das pequenas igrejas. De todos, o espetculo mais grandioso foi do "Auto das Onze Mil Virgens", em maio de 1583, em honra aos padres Cardim e Gouveia e que contou com a participao de todo o povo da Bahia. Este auto, que era uma tragicomdia inspirada na vida de Santa rsula e na lenda das onze mil virgens, foi representada cinco vezes entre os anos de 1582 e 1605. O pesquisador Mario Cacciaglia em sua "Pequena Histria do Teatro Brasileiro" faz uma rica descrio do que teria sido a primeira apresentao (1583), que ele adjetiva como espetacular, como segue: "...depois da missa, com acompanhamento de um coro de ndios, com flautas e, da capela da Catedral, com rgos e cravos, teve incio uma procisso de estudantes precedida pelos vereadores e pelos sobrinhos ou netos do governador; os estudantes carregavam trs cabeas de virgens cobertas por um plio e puxavam sobre rodas uma esplndida nau sobre a qual eram levadas em triunfo as virgens mrtires (estudantes travestidos), enquanto da prpria nau eram feitos disparos de arcabuz. De vez em quando, durante o percurso, falavam das janelas personagens alegricas, em esplndidos costumes: a cidade, o prprio colgio e alguns anjos. noite foi celebrado na nau o martrio das virgens, com o aparato cnico de uma nuvem que descia do cu e dos anjos que chegavam para sepultar as mrtires." Outras narrativas chegam at ns, algumas envolvendo embarcaes, salvas de arcabuzes, uivos e gritos de ndios, flautas e percusses; todas elas assistidas pelos colonos, pelos ndios e, claro, pelas autoridades locais, todos chegando s lgrimas ante os dramas encenados por vezes nos adros das igrejas, noutras em anfiteatros montados no entorno dos templos.

Teatro Anchietano
Como se sabe, os nicos textos de toda essa produo chegados aos nossos dias so de autoria do Pe. Jos de Anchieta, graas ao seu processo de beatificao iniciado em 1736. Considerado por Sbato Magaldi "o texto mais complexo e digno de interesse" de toda a obra do missionrio, o Auto de So Loureno ou Na Festa de S. Loureno uma pea trilnge que teve sua primeira representao na cidade de Niteri em 1583. O texto rico em personagens e situaes dramticas, envolvendo canto, luta e dana para narrar o martrio do santo. H muitos aspectos que denotam a inteligncia do missionrio ao urdir a trama, mas digno de nota o artifcio de substituit o tradicional mecanismo do

www.materialconcursos.com.br

sincretismo religioso por um outro que poderamos classificar de sincretismo demonolgico. Assim, Anchieta aproxima os demnios da igreja catlica dos demnios familiares aos ndios (Guaixar, Aimber e Saravaia) - nomes tomados dos ndios Tamoios que se uniram aos invasores franceses, forma tambm de criticar a situao poltica do momento. Os demnios advogam pelos terrveis hbitos dos ndios: o cauim, o fumo, o curandeirismo e a poligamia. O texto, trilnge, visa dialogar com ndios, portugueses e espanhis. Outro texto do Padre Anchieta, Na Festa de Natal, uma releitura do Auto de S. Loureno, com menos personagens e cenas. Neste caso, os demnios dificultam os Reis Magos a encontrarem a manjedoura onde se encontra o Salvador. Este auto em sua maioria escrito em Tupi, por razes bvias de catequese. J o drama Na Vila de Vitria foi representado, como de hbito, no adro da Igreja de So Tiago por ocasio da chegada de um grupo de missionrios europeus com destino ao Paraguai. Por esse motivo, a pea parece estar dirigida a um pblico feito exclusivamente de colonos, uma vez que faz muitas referncias a acontecimentos ento recentes das sociedades portuguesa e espanhola, alm de mencionar os conflitos envolvendo colonos e ndios. A apresentao tinha, em seus trs atos, aes bastante complicadas decorrentes do fato de ser crivada de personagens alegricas: o Mundo e a Carne (dois demnios, respectivamente), a Cidade de Vitria (uma nobre dama), o Governo (um senhor muito digno), a Ingratido (uma bruxa), o Amor a Deus, o Temor a Deus, So Vitor e o Embaixador do Prata (cujo objetivo era levar as relquias de So Maurcio, cujo martrio narrado na encenao). Em Recebimento que fizeram os ndios de Guaraparim ao Padre Provincial Maral Beliarte, Anchieta cria divertidos dilogos entre demnios que prometem levar muitos pecadores locais para os infernos, alm de cnticos de arrependimento dos indgenas que um dia foram antropfagos. Na visitao de Santa Isabel, considerada ltima obra do jesuta, um dilogo em espanhol que narra o encontro da Virgem Maria com sua prima, Isabel (me de So Joo Batista). Finalizada por uma procisso solene, a encenao era para celebrar a construo de uma Santa Casa de Misericrdia, com data e local de representao obscuros.

S-ar putea să vă placă și