Sunteți pe pagina 1din 3

CARTA-CIRCULAR N.

6/2013, DE 24 DE OUTUBRO

CORRUPO NO COMRCIO INTERNACIONAL Na sequncia da divulgao dos resultados da avaliao de Portugal realizada pela Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) no quadro da aplicao da Conveno sobre a Luta contra a Corrupo de Agentes Pblicos Estrangeiros nas Transaes Comerciais Internacionais (Fase 3)1, o Instituto de Seguros de Portugal considera pertinente comunicar o seguinte: 1. Em 2000, Portugal ratificou a Conveno sobre a Luta contra a Corrupo de Agentes Pblicos Estrangeiros nas Transaes Comerciais Internacionais, de 17 de dezembro de 19972, instrumento de Direito Internacional que compele os pases aderentes a, entre outros aspetos, criminalizar a corrupo no comrcio internacional. 2. A incriminao da corrupo ativa com prejuzo do comrcio internacional encontra-se, atualmente, vertida no artigo 7. da Lei n. 20/2008, de 21 de abril, como segue: Quem por si ou, mediante o seu consentimento ou ratificao, por interposta pessoa der ou prometer a funcionrio, nacional, estrangeiro ou de organizao internacional, ou a titular de cargo poltico, nacional ou estrangeiro3, ou a terceiro com conhecimento daqueles, vantagem patrimonial ou no patrimonial, que lhe no seja
1

O relatrio do referido processo de avaliao de Portugal, adotado em 14 de junho ltimo, encontra-se

acessvel atravs da seguinte hiperligao: http://www.oecd.org/daf/anti-bribery/Portugalphase3reportEN.pdf.


2

As verses oficiais da Conveno (texto original em francs e ingls), bem como a respetiva traduo para

portugus foram publicadas no Dirio da Repblica, em anexo Resoluo da Assembleia da Repblica n. 32/2000, aprovada em 2 de dezembro de 1999, que aprovou, para ratificao, o instrumento internacional em referncia. A Conveno veio a ser ratificada pelo Decreto do Presidente da Repblica n. 19/2000, de 31 de maro.
3

Note-se que as alneas a), b) e c) do artigo 2. do referido diploma legal consagram os conceitos de

funcionrio estrangeiro, funcionrio de organizao internacional e titular de cargo poltico estrangeiro. de

devida, para obter ou conservar um negcio, um contrato ou outra vantagem indevida no comrcio internacional, punido com pena de priso de um a oito anos. 3. Considerando os riscos operacionais e reputacionais, assim como os riscos legais associados ao fenmeno da corrupo em particular, no contexto internacional o Instituto de Seguros de Portugal salienta a convenincia de as empresas de seguros, os mediadores de seguros e as sociedades gestoras de fundos de penses procederem (re)avaliao da eventual exposio aos riscos inerentes realidade em apreo e, em especial, da sua permeabilidade ao referido crime de corrupo ativa com prejuzo do comrcio internacional, diligenciando no sentido da implementao, da manuteno ou do reforo de medidas adequadas preveno de condutas ilcitas, respetiva deteo e reporte, bem como mitigao dos seus efeitos. Desde logo, afigura-se fundamental que as entidades supervisionadas definam e adotem princpios adequados4 nesta sede (que abordem, entre outros aspetos, o relacionamento com funcionrios, nacionais, estrangeiros ou de organizaes internacionais, e, bem assim, com titulares de cargos polticos, nacionais ou estrangeiros), incorporem tais princpios nas polticas e nos procedimentos internos e procedam monitorizao da respetiva implementao e do seu cumprimento de forma apropriada. Importa igualmente salientar a importncia de as referidas entidades promoverem o conhecimento da incriminao da corrupo ativa com prejuzo do comrcio internacional e suas consequncias, de forma eficaz, a nvel interno e, quando aplicvel, externo (nomeadamente, junto dos seus colaboradores, contrapartes, clientes e, se for o caso, canais de distribuio). Por outro lado, os operadores devem assegurar a observncia das polticas e dos procedimentos internamente fixados no contexto da preveno, deteo e reporte de condutas suscetveis de configurar o crime de corrupo ativa com prejuzo do comrcio internacional, habilitando, para o efeito, os seus colaboradores (por exemplo, no plano da comunicao e da formao) e considerando, quando aplicvel, os seus canais de distribuio.
assinalar, ainda, que a Lei criminaliza a corrupo de funcionrio nacional e titular de cargo poltico nacional no contexto do comrcio internacional.
4

Tendo em conta a natureza, dimenso e complexidade da sua atividade.

Carta-Circular n. 6/2013, de 24 de outubro

Relembra-se, ainda, que as empresas de seguros, os mediadores de seguros e as sociedades gestoras de fundos de penses esto adstritos ao dever de participao s autoridades competentes de quaisquer suspeitas de tentativa ou prtica consumada do crime de corrupo ativa com prejuzo do comrcio internacional. 4. Adicionalmente, o Instituto de Seguros de Portugal alerta para o facto de que o crime de corrupo ativa com prejuzo do comrcio internacional integra, por fora do artigo 10. da Lei n. 20/2008, de 21 de abril, o conceito de corrupo constante do artigo 368.-A do Cdigo Penal, preceito que criminaliza o branqueamento de capitais5. Nesta senda, em reforo de quanto resulta do enquadramento jurdico aplicvel neste domnio, adverte-se para a necessidade de as entidades sujeitas superviso do Instituto de Seguros de Portugal adotarem, manterem ou reforarem medidas adequadas preveno, deteo e participao de condutas (nomeadamente, de clientes ou contrapartes) que suspeitem estar relacionadas com o branqueamento de vantagens ilcitas, designadamente, advenientes da atividade de corrupo ativa com prejuzo do comrcio internacional. O CONSELHO DIRETIVO: Jos Figueiredo Almaa, presidente Maria de Nazar Barroso, vogal.

Refira-se que, em rigor, a considerao da corrupo ativa com prejuzo para o comrcio internacional como

crime subjacente ao crime de branqueamento de capitais j resultaria do disposto no citado preceito da lei penal, por referncia ao critrio relativo moldura penal constante da parte final do n. 1 do artigo 368.-A do Cdigo Penal.

Carta-Circular n. 6/2013, de 24 de outubro

S-ar putea să vă placă și