Sunteți pe pagina 1din 5

O Patriota e o Iluminismo luso-brasileiro Pedro Galdino da Silva Neto Resumo: O peridico O Patriota, publicado em 1813 e 1814, despontou como

relevante proposta literria na nascente imprensa da Amrica portuguesa e tambm como experincia iluminista dentro de um projeto de consolidao do Imprio luso-brasileiro. Com um carter enciclopdico na sua divulgao cientfica e um jornalismo formador de opinio se direcionou para uma dimenso intelectual, adaptando a herana ilustrada do sculo XVIII realidade luso-brasileira, pela qual a divulgao e o incentivo pedaggico de conhecimentos, cincias e notcias polticas e literrias permitiriam na prtica, a formao intelectual de seus leitores que passariam a constituir uma elite ilustrada. Palavras-chave: Iluminismo, imprensa peridica, divulgao cientfica.

Abstract: O Patriota, a periodical published between 1813 and 1814, emerged as a relevant literary proposal in the beginning of the printing press at Portuguese America. It revealed itself as a widely known enlightened experience inside a consolidation project of the early Portuguese-Brazilian Empire. This periodical had a distinguished mark of encyclopedism in his scientific disclosure, as well as a journalism willing to shape public opinion. Also, it eagerly moved toward intellectualism, shaping the enlightened legacy of the eighteen century to Portuguese-Brazilian needs. At the same time, the disclosure and the pedagogic estimulation of knowledge, science and political news would allow some intellectual development of its readers, which would became a new enlightened higher class. Keyword: Enlightenment , periodicals , scientific disclosure.

Graduando do curso de Histria na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Bolsista, CNPq.

Publicado nos anos de 1813 e 1814, O Patriota foi o primeiro peridico no Brasil a se empenhar na divulgao de cunho cientfico, a fim de cuidar da ilustrao do seu pblico. Definindo-se como um jornal literrio, poltico e mercantil, representou a experincia de se publicar um peridico, determinadamente a partir de uma experincia anterior, a da implantao da imprensa no Rio de Janeiro, j em 1808, vindo de Portugal, promovendo o advento de novas possibilidades para a leitura. Caracterstico do mundo editorial do sculo XVIII, o peridico foi o suporte que amparou o projeto enciclopdico dO Patriota. O peridico foi uma proposta de impresso de um modelo decalcado no livro, com informaes destinadas, principalmente aos sbios e eruditos, para um modelo mais imediato e ligado aos movimentos de transformao da realidade (REIS, 2005, p.2). O enciclopedismo ocupou boa parte da impresso peridica na Europa, objetivando divulgar, principalmente, as cincias e tcnicas que no sculo XVIII sofriam diversos acrscimos. Essa difuso direcionava-se especialmente entre os letrados, a quem sua leitura serve para se manterem a par das ltimas descobertas cientficas (REIS, 2005, p.5). Os peridicos enciclopdicos pretendiam difundir uma sistematizao inteligvel do saber acoplada mxima exatido emprica possvel (FALCON, 1994: 80). Fundado O Patriota, enquadrava-se tambm o Brasil na cultura do periodismo enciclopdico, obedecendo a um projeto com preocupaes particulares. Herdeiro do Iluminismo setecentista, O Patriota apresentou em suas sees um conjunto de conhecimentos selecionados por seus editores, como: Artes, Agricultura, Medicina, Literatura, Gramtica Filosfica, Histria, Poltica, Comrcio, Qumica, Botnica, Geografia e Mineralogia. O grupo de letrados envolvido com o jornal empenhou-se na iniciativa de fazer circular, alm das notcias cientficas, o registro de suas defesas polticas e ideolgicas. Dessa maneira, investia-se diretamente na criao de uma esfera de opinio pblica e trocas culturais no Rio de Janeiro. O projeto dO Patriota pretendia dotar de contornos mais ntidos um espao prprio dos intelectuais no interior das sociabilidades urbanas da cidade imperial. Disposto num contexto de redefinio da identidade do Imprio, O Patriota acabou por se inserir na criao de redes, na qual a produo e circulao de impressos portadores de idias, interesses, palavras de ordem e propostas de organizao tinha papel determinante para a criao de espaos pblicos (MOREL, 2005:151). Mesmo diante de um quadro de demandas polticas, o advento dO Patriota foi uma das tentativas primeiras de constituio de um espao cultural nos moldes de uma Repblica das Letras (MOREL, 2007:19 e 28). A experincia de opinies publicizadas, mesmo que em favor da monarquia, era algo novo. A figura do escritor setecentista, tambm atuante na imprensa, assomava como exemplo do 2

papel influente do escritor pblico na constituio de uma dinmica intelectual, paralela e integrada vida poltica. Os colaboradores dO Patriota atuavam diretamente no circuito de influncia da Coroa, assumindo cargos como militares, estadistas, professores e funcionrios pblicos. Exercendo h muito sua insero na vida pblica, partiam da para a atividade na imprensa, quando a aventura de se criar um jornal naquele contexto, de rgido controle das autoridades, era tarefa para escritores ou polticos, corajosos ou bajuladores (FERREIRA, 2007:45). A participao num jornal literrio acabava apoiando-se na situao precedente de uma renda assegurada. Essa iniciativa prpria constitua o jornal como meio para legitimao do Imprio portugus, longe de ser um jornal oficial, como a Gazeta do Rio de Janeiro. Tal disposio no deixava de se conjugar com as amplas iniciativas culturais do Estado no Rio de Janeiro, necessrias e mesmo indispensveis para uma cidade que se vira alada a uma posio diferente e central para a gerncia do Imprio (GUIMARES, 2008:70). Dessa forma, em suas posies ideolgicas, esses letrados definiam a si prprios como constituintes atuantes no advento da dinmica de uma Repblica das Letras e no menos de uma reorganizao do Imprio. Essa reorganizao na qual pretendiam participar era colocada como uma tarefa civilizatria, que se conjugava com a empresa de mesmo carter encaminhada pelo Estado portugus na Amrica. A herana das Luzes setecentistas, amparando essa tarefa, renovava o papel das artes, letras e cincias na condio civilizada do homem. Alm do papel da imprensa corroborando com a construo de uma vida pblica. Este ato de civilizar passaria diretamente pela condio de domnio das prticas de leitura e escrita. J em seu texto introdutrio, O Patriota confirmava que sem a prodigiosa inveno das letras, haverio sido muito lentos os progressos nas Sciencias, e nas Artes (O Patriota, janeiro de 1813:3). O domnio sobre a palavra, escrita ou impressa, era para a pedagogia iluminista, condio primeira para a promoo da civilizao como uma realidade e um ideal (FALCON, 1994:60). A partir dessa iniciativa pedaggica e civilizatria, o contedo dO Patriota obedecia a orientao de uma aplicabilidade. Em sintonia com a proposta iluminista do utilitarismo, verifica-se que boa parte de seu interior era cientfico. A valorizao das cincias denotada em diversos temas apresentados, que se infiltravam em outras sees, interando o leitor dos avanos no exerccio de diversas prticas, demonstrando que o progresso seria permitido pelo carter til, no nvel do conhecimento e da ao. Ainda sob esse utilitarismo, os textos polticos iam ao encontro de demandas contemporneas, sendo comum o tratamento 3

do fim da era napolenica e as tentativas de reequilbrio na Europa. O corpo editor do jornal posicionando-se como um dos reorganizadores do Imprio portugus, pretendia no desvincular a Amrica portuguesa desse processo. A favor do projeto civilizatrio do Estado portugus, O Patriota atendeu outra demanda contempornea. A publicao de textos resgatados, como odes, discursos de posse ou oraes fnebres, se referia a uma tentativa de fortalecer uma memria do Imprio. Um quadro de referncias intelectuais e polticas formado a partir das exigncias de fixao de uma memria de feitos passados e seus respectivos autores com vistas ao trabalho da lembrana, procurava embasar, pelos exemplos, a atuao na vida pblica (GUIMARES, 2007:97). Com isso, O Patriota demonstra que seu papel foi inseparvel de um posicionamento poltico e de um projeto de transformao cultural, dando incio consolidao de uma camada de escritores pblicos, que assumiam o papel atuante de difundir as Luzes no Imprio luso-brasileiro. Situando-se no esprito ilustrado do sculo XIX, que no deixava de se amparar na crena no progresso e na utilidade de conhecimentos cientficos, O Patriota foi uma das manifestaes iniciais para a consolidao de uma esfera pblica intelectual, que j estruturada mais tarde, abrigaria as discusses sobre 1822.

Referncias bibliogrficas: FALCON, Francisco Jos Calazans. Iluminismo. So Paulo: tica, 1994. FERREIRA, Tnia Maria Tavares Bessone da Cruz. Redatores, Livros e Leitores em O Patriota. In: KURY, Lorelai (Org.). Iluminismo e Imprio no Brasil: O Patriota (1813-1814). Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007. GUIMARES, Manoel Luiz Salgado. As Luzes para o Imprio: Histria e progresso nas pginas de O Patriota. In: KURY, Lorelai (Org.). Iluminismo e Imprio no Brasil: O Patriota (1813-1814). Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007. MOREL, Marco. As transformaes dos espaos pblicos. Imprensa, Atores Polticos e Sociabilidades na Cidade Imperial (1820-1840). So Paulo: Hucitec, 2005.

MOREL, Marco. Ptrias Polissmicas: Repblica das Letras e imprensa na crise do Imprio portugus na Amrica. In: KURY, Lorelai (Org.). Iluminismo e Imprio no Brasil: O Patriota (1813-1814). Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007. O PATRIOTA. Rio de Janeiro, Impresso Rgia, 1813-1814 (CD-ROM, 2007). REIS, Fernando Egidio. Felicidade, utilidade e instruo. A divulgao cientfica no Jornal Enciclopdico dedicado rainha 1779; 1788-1793; 1806. Porto: Porto Editora, 2005.

S-ar putea să vă placă și