Sunteți pe pagina 1din 139

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

PONTIFICAL ROMANO

REFORMADO POR DECRETO DO CONCLIO ECUMNICO VATICANO II E PROMULGADO POR AUTORIDADE DE S. S. O PAPA PAULO VI

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

CONFERNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA

CAPTULO I RITO DO LANAMENTO DA PRIMEIRA PEDRA OU DO COMEO DAS OBRAS PARA A CONSTRUO DE UMA IGREJA PRELIMINARES
1. Quando se comea a construo de uma nova igreja, conveniente celebrar um rito, pelo qual se implore a bno de Deus para levar a bom termo aquela obra e os fiis sejam advertidos de que o edifcio que vai ser construdo de pedras ser sinal visvel daquela Igreja viva ou casa de Deus, 1 que eles prprios constituem. Segundo o costume litrgico, este rito consta da bno da rea da nova igreja e da bno e colocao da primeira pedra. Se em algum lugar, em razo de especiais exigncias da arte ou do gnero de construo, no se usar a primeira pedra, todavia necessrio celebrar o rito da bno da rea da nova igreja para dedicar a Deus o comeo da obra. 2. O rito do lanamento da primeira pedra ou do comeo da nova igreja pode realizar-se em qualquer dia e hora, excepto no Trduo Pascal; escolha-se, porm, o dia em que os fiis possam reunir-se em maior nmero. 3. conveniente que o rito seja celebrado pelo Bispo da diocese; se ele o no puder fazer por si prprio, confie-o a outro Bispo ou a um presbtero, especialmente quele que lhe est associado para o ajudar na aco pastoral da diocese ou da comunidade para quem a igreja construda. 4. Os fiis sejam informados a tempo acerca do dia e da hora da celebrao, e instrudos, pelo proco ou por outros, sobre o sentido do rito e a venerao devida igreja, que edificada para eles. tambm conveniente que os fiis sejam convidados a auxiliar, de maneira espontnea e livre, a construo da igreja.
1

Cf. 1 Cor 3, 9; Conc. Vat. II Const. dogm. sobre a Igreja, Lumen getium, n. 6: A.A.S. 57 (1965) pp. 8-9

12

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

5. Quanto possvel, tomem-se providncias para que a rea da igreja que vai ser erigida esteja bem delineada e possa ser facilmente percorrida em volta. 6. 7. No lugar onde ser erguido o altar, fixa-se uma cruz de madeira de altura conveniente. Para a celebrao do rito prepare-se: o Pontifical Romano; o Leccionrio; o assento para o Bispo; a primeira pedra, se for esse o caso, que, segundo o costume tradicional, quadrada e destinada a um dos ngulos, e tambm o cimento e os instrumentos para colocar a pedra nos alicerces; a caldeirinha com gua benta e o hissope; o turbulo com a naveta do incenso e a colher; a cruz processional e os castiais para os ministros.

Prepare-se, se for necessrio, um servio de som para que o povo reunido possa ouvir com clareza as leituras, as preces e as admonies. 8. Para a celebrao do rito usam-se vestes de cor branca ou festiva. Preparem-se: para o Bispo: alva, estola, pluvial, mitra, bculo pastoral; para o presbtero, quando ele preside celebrao: alva, estola, pluvial; para os diconos: alvas, estolas e, se parecer oportuno, dalmticas; para os outros ministros: alvas ou outras vestes legitimamente aprovadas.

RITO DA BNO

PRIMEIRA PARTE IDA PARA O LUGAR ONDE A IGREJA SER CONSTRUDA

9. A reunio do povo e a ida para o lugar onde o rito se h-de realizar fazem-se, conforme as circunstncias de tempo e de lugar, de um ou de outro modo que a seguir se descrevem.

A.

Primeiro modo: Procisso

10. hora competente, faz-se a reunio no lugar apropriado, de onde os fiis seguem processionalmente para o lugar designado. 11. O Bispo, revestido das vestes sagradas, com a mitra e o bculo, encaminha-se, com os ministros, para junto do povo reunido e depois, sem mitra nem bculo, sada-o, dizendo:

A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam convosco
ou outras palavras apropriadas, tiradas de preferncia da Sagrada Escritura. O povo responde: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo ou outras palavras apropriadas. 12. Em seguida, o Bispo dirige breves palavras aos fiis para os dispor para a celebrao e lhes dar o sentido do rito.

14

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

13.

Terminada a admonio, o Bispo diz:

Oremos.
E todos oram durante algum tempo em silncio. Depois, o Bispo continua:

Senhor nosso Deus, que edificastes a santa Igreja sobre o fundamento dos Apstolos, tendo como pedra angular o prprio Senhor Jesus Cristo, dai ao vosso povo, congregado em vosso nome, a graa de Vos adorar, de Vos amar, de Vos seguir, e de crescer para formar o templo da vossa glria, at ao momento em que, sempre conduzido por Vs, possa chegar cidade celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vos, Filho, que e Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men.

14. Terminada a orao, o Bispo toma a mitra e o bculo, e o dicono, se parecer oportuno, faz a admonio:

Caminhemos em paz.
E organiza-se a procisso como de costume: frente, o crucfero entre dois ministros com velas acesas; segue-se o clero; depois o Bispo com os diconos assistentes e os outros ministros, e, por fim, os fiis. Durante a procisso canta-se a antfona: A minha alma suspira pelos trios do Senhor (T. P. Aleluia) com o Salmo 83, ou outro cntico apropriado.

CONSTITUIO APOSTLICA 15

Salmo 83 Como e agradvel a vossa morada,* Senhor dos exrcitos! A minha alma suspira ansiosamente* pelo trios do Senhor. O meu corao e a minha carne* exultam no Deus vivo. Ant. At as aves encontram abrigo e as andorinhas um ninho para os seus filhos, junto dos vossos altares, Senhor dos Exrcitos, meu Rei e meu Deus. Ant. Felizes os que moram em vossa casa: podem louvar-Vos continuamente. Felizes os que em Vs encontram a sua fora, os que trazem no corao os caminhos do santurio. Ant. Ao atravessar o vale seco, transformam-no em osis,* que logo as primeiras chuvas cobriro de bnos. Vo caminhando com entusiasmo crescente,* at verem Deus em Sio. Ant. Senhor Deus dos Exrcitos, ouvi a minha prece, prestai-me ouvidos, Deus de Jacob. Contemplai, Deus, nosso protector, ponde os olhos no rosto do vosso Ungido. Ant. Um dia em vossos trios vale por mais de mil. Antes quero ficar no vestbulo da casa do meu Deus do que habitar nas tendas dos pecadores. Ant. Porque o Senhor Deus sol e escudo, Ele d a graa e a glria. O Senhor no recusa os seus bens * aos que procedem com rectido. Senhor dos Exrcitos, * feliz o homem que em Vs confia! Ant.

16

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Em seguida, faz-se a leitura da palavra de Deus, como mais adiante se indica nos nn. 18-22.

B. Segundo modo: Estao no lugar onde vai ser erigida a nova igreja.
15. Se no se puder fazer a procisso ou esta no parecer oportuna, os fiis renem-se junto da rea onde se dever erigir a nova igreja. Reunido o povo, canta-se a aclamao: Paz eterna do Eterno Pai a esta santa assembleia. Paz perene, Verbo do Pai, paz ao povo de Deus. Paz a todos os povos, dom do Esprito Consolador ou outro cntico apropriado. Entretanto, o Bispo revestido com as vestes sagradas, com a mitra e o bculo, encaminha-se para junto do povo e depois, j sem mitra nem bculo, sada-o, dizendo:

A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam convosco
ou outras palavras apropriadas, tiradas de preferncia da Sagrada Escritura. O povo responde: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo ou outras palavras apropriadas.

16. Em seguida, o Bispo dirige breves palavras aos fiis, para os dispor para a celebrao e lhes dar o sentido do rito.

CONSTITUIO APOSTLICA 17

17.

Terminada a admonio, o Bispo diz:

Oremos.
E todos oram durante algum tempo em silncio. Depois, o Bispo continua:

Senhor nosso Deus, que edificastes a santa Igreja sobre o fundamento dos Apstolos, tendo como pedra angular o prprio Senhor Jesus Cristo, dai ao vosso povo, congregado em vosso nome, a graa de Vos adorar, de Vos amar, de Vos seguir e de crescer para formar o templo da vossa glria, at ao momento em que, sempre conduzido por Vs, possa chegar cidade celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men.

SEGUNDA PARTE LEITURA DA PALAVRA DE DEUS

18. Lem-se ento um ou mais textos da Sagrada Escritura apropriados celebrao, de entre os que vm propostos no Leccionrio para o rito da dedicao da igreja, intercalando o salmo responsorial conveniente ou outro cntico apropriado. conveniente que se leia uma das leituras seguintes, sobretudo se no rito se usa a primeira pedra.

Leituras da Sagrada Escritura


19. 1. 1 Rs. 5, 2-18: O rei ordenou que extrassem grandes e belas pedras para os alicerces do templo. 2. Is 28, 16-17: Vou pr uma pedra angular, escolhida e preciosa. 3. Act 4, 8-12: Jesus, que vs crucificastes, a pedra que veio a tornar-se pedra angular. 4. 1 Cor 10, 1-6: A pedra era Cristo.

Salmos responsoriais
20. 1. Sl 23, 1-2. 3-4ab. 5-6 R. (11 Cr 7, 16a): O Senhor escolheu e santificou este lugar. 2. Sl 41, 3. 5bcd; Sl 42, 3. 4 R. (Cf. Sl 42, 3): A vossa verdade me conduza, Senhor, ao vosso monte santo. 3. Sl 86, 1-3. 4-6. 6-7 R. (Cf. 1): A cidade de Deus est fundada sobre os montes santos. 4. Sl 99, 2. 3. 5 R. (Cf. Ez 37, 27): Colocarei no meio dos homens o meu santurio. 5. Sl 117, 1-2. 16ab-17. 22-23 R. (Cf. I Cor 3, 11): No h outro fundamento seno Jesus Cristo.

19

Evangelhos
21. 1. Mt 7, 21-29: A casa edificada sobre a rocha e a casa edificada sobre a areia. 2. Mt 16, 13-18: Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. 3. Mc 12, 1-12: A pedra que os construtores rejeitaram veio a tornar-se pedra angular. 4. Lc 6, 46-49: Assentou os alicerces sobre a rocha. 22. Terminadas as leituras, faz-se a homilia, na qual se explicam as leituras bblicas e se expe o sentido do rito: Cristo a pedra angular da Igreja e o edifcio, que a Igreja viva dos fiis vai construir, ser a casa de Deus e ao mesmo tempo a casa do povo de Deus. 23. Depois da homilia, pode ler-se, segundo o costume do lugar, o documento da bno da primeira pedra e do incio da construo da igreja, o qual deve ser assinado pelo Bispo e pelos representantes dos que se vo ocupar da construo da igreja, e que ser lanado, juntamente com a primeira pedra, nos alicerces.

TERCEIRA PARTE BNO DA REA DA NOVA IGREJA

24. Terminada a homilia, o Bispo tira a mitra, levanta-se e faz a bno da rea da nova igreja, dizendo:

Oremos. Senhor, Pai santo, que encheis o mundo inteiro com a vossa santidade, para que, em toda a parte, seja glorificado o vosso nome, abenoai estes vossos filhos que, pelos seus donativos ou pelo seu trabalho, prepararam este terreno para a construrem a igreja que vai ser edificada para vossa glria; e fazei que a unio de espritos e a alegria de corao, com que hoje participam neste comeo feliz, de novo os congreguem, um dia, no vosso templo, para celebrarem os divinos mistrios e os reunam, por fim, no Cu a cantar, para sempre, os vossos louvores. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men.

PRELIMINARES 21

25. Em seguida, o Bispo pe a mitra e asperge com gua benta a rea da nova igreja, o que pode fazer ou estando no meio do terreno ou circundando processionalmente, com os ministros, o lugar dos alicerces. Neste caso, canta-se a antfona:

Todos os teus muros sero de pedras preciosas, e as torres de Jerusalm ho-de construir-se com jias (T. P. Aleluia)
com o Salmo 47, ou outro cntico apropriado.

Salmo 47, 2-4. 9-15 Grande o Senhor e digno de louvor* na cidade do nosso Deus. A sua montanha sagrada a mais bela das montanhas, a alegria de toda a terra. Ant. O monte Sio, no extremo norte, a cidade do grande Rei. Deus Se mostrou em seus palcios um baluarte seguro. Ant. Como nos contaram, assim o vimos, * na cidade do Senhor dos Exrcitos, na cidade do nosso Deus. * Deus a consolidou para sempre. Ant. Recordamos, Deus, a vossa misericrdia * no interior do vosso templo. Como o vosso nome, Deus, assim o vosso louvor chega at aos confins da terra. A vossa direita est cheia de justia. Ant. Dai volta a Sio, percorrei-a em redor, contai as suas torres, observai os seus baluartes, entrai em suas fortalezas, para narrardes s geraes futuras: Assim Deus, o nosso Deus, Ele para sempre o nosso guia. Ant.

22

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

QUARTA PARTE BNO E COLOCAO DA PRIMEIRA PEDRA


26. Terminada a bno da rea da futura igreja, se houver de fazer-se a colocao da primeira pedra, faz-se a bno e a colocao da mesma, como a seguir se descreve, nos nn. 27-29; de contrrio, segue-se imediatamente a concluso do rito, como se indica nos nn. 30-31. 27. O Bispo aproxima-se do lugar em que a primeira pedra deve ser colocada e, depois de tirar a mitra, benze a pedra, dizendo:

Oremos. Senhor, Pai santo, o vosso Filho Unignito, nascido da Virgem Santa Maria, foi anunciado, em figura, pelo Profeta como a pedra cada do monte sem interveno de mo humana, e o Apstolo chamou-Lhe o fundamento que ningum poder substituir; abenoai agora esta primeira pedra que vai ser colocada em seu nome, e concedei que Ele, a quem constitustes princpio e fim de todas as coisas, seja o principio desta obra, o seu crescimento e a sua consumao. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men.

PRELIMINARES 23

Ento, se parecer oportuno, o Bispo asperge a pedra com gua benta e incensa-a. E pe, de novo, a mitra.

28. Em seguida, o Bispo coloca a primeira pedra nos alicerces, em silncio, ou, se parecer mais oportuno, dizendo estas palavras ou outras apropriadas:

Na f de Jesus Cristo colocamos esta primeira pedra neste alicerce. Na igreja que neste lugar se h-de erguer seja recebida a virtude e a graa dos mistrios celestes e seja invocado e louvado o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Ele, glria e poder por todos os sculos.
Todos: men.

29. Em seguida, um operrio liga a pedra com cimento. Entretanto, se parecer oportuno, canta-se a antfona: Esta a casa do Senhor, solidamente construda sobre rocha firme (T. P. Aleluia). ou outro cntico apropriado.

24

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

CONCLUSO DO RITO
30. Terminado o cntico, o Bispo tira a mitra. Faz-se ento a Orao Universal, com estas palavras ou outras semelhantes:

Oremos, irmos carssimos, a Deus Pai todo-poderoso, e peamos que faa destes seus servos, aqui reunidos para dar inicio construo da sua nova igreja, um templo espiritual, erguido sua glria, sobre a pedra angular, que Jesus Cristo, seu Filho.
R. Abenoai, Senhor, e conservai a vossa Igreja. Para que Se digne congregar na unidade os seus filhos que andam dispersos, depois de rejeitarem o pecado que os dividiu, oremos ao Senhor. R. Abenoai, Senhor, e conservai a vossa Igreja. Para que Se digne fundar solidamente sobre a pedra firme da sua Igreja todos os que, pelos seus donativos e pelo seu trabalho, assumem a construo desta obra, oremos ao Senhor. R. Abenoai, Senhor, e conservai a vossa Igreja. Para que os nossos irmos impedidos de construrem igrejas dedicadas ao nome de Deus, em virtude de circunstncias adversas, procurem tornar-se templo vivo, para darem testemunho da sua f e do louvor devido a Deus, oremos ao Senhor. R. Abenoai, Senhor, e conservai a vossa Igreja.

Para que a aco da graa divina nos v preparando, a ns que nos encontramos agora aqui presentes, para depois virmos, aqui tambm, celebrar os divinos mistrios, oremos ao Senhor. R. Abenoai, Senhor, e conservai a vossa Igreja.

Em seguida, o Bispo pode introduzir a orao dominical com estas palavras ou outras semelhantes:

Unamos a voz da Igreja em orao voz do Senhor Jesus Cristo, suplicando ao Pai celeste com as palavras que o seu Filho nos ensinou. Digamos, pois, num s corao e numa s alma:
Todos:

Pai nosso, que estais nos cus, santificado seja o vosso nome; venha a ns o vosso reino; seja feita a vossa vontade assim na terra como no cu. O po nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido; e no nos deixeis cair em tentao; mas livrai-nos do mal.

26

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

O Bispo continua imediatamente:

Ns Vos louvamos, Senhor, Pai santo, porque concedeis aos vossos fiis, de quem a gua regeneradora do Baptismo fez templo a Vs consagrado, a graa de construirem casas de orao. Olhai, com bondade, para estes vossos filhos, que se reuniram, com tanta alegria, para dar inicio construo da nova igreja, e concedei que eles cresam como templo da vossa glria, at que, preparados pelo trabalho da vossa graa, sejam colocados, pela vossa mo, na cidade celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men.

31. Em seguida, o Bispo toma a mitra e o bculo e abenoa o povo na forma do costume; e o dicono despede-o, dizendo: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Todos: Graas a Deus.

CAPTULO II RITO DA DEDICAO DA IGREJA

PRELIMINARES I. NATUREZA E DIGNIDADE DAS IGREJAS


1. Pela sua morte e ressurreio, Cristo tornou-Se o verdadeiro e perfeito templo da Nova Aliana 2 e congregou o povo que Deus tornou seu. Este povo santo, reunido na unidade que procede da unidade do Pai e do Filho e do Esprito Santo, a Igreja, 3 o templo de Deus edificado de pedras vivas, no qual o Pai adorado em Esprito e em verdade. 4 Com razo, pois, desde os tempos antigos, se chamou tambm igreja ao edifcio onde a comunidade crist se rene para a ouvir a palavra de Deus, orar em conjunto, receber os sacramentos, celebrar a Eucaristia. 2. Pelo facto de ser um edifcio visvel, esta casa constitui um sinal peculiar da Igreja que peregrina na terra e uma imagem da Igreja que habita no Cu. , pois, conveniente que a igreja, ao ser erigida como edifcio destinado unicamente e de maneira permanente para nele se reunir o povo de Deus e se celebrarem os sagrados mistrios, seja dedicada ao Senhor por meio de um rito solene, segundo o antiqussimo costume da Igreja. 3. A igreja, como pede a sua natureza, seja apta para as celebraes sagradas, decorosa, brilhando por nobre beleza, no por mera sumptuosidade, e constitua verdadeiro smbolo e sinal das realidades celestes. Portanto, o edifcio sagrado, na sua disposio geral, deve,

Tertuliano, De resurrectione mortuorum, VIII, 3: CCL, 2, p. 931. Cf. Conc. Vat. II, Const. Sacrosanctum Concilium, 71: AAS 56 (1964), p. 118. 3 Cf. Conc. Vat. II, Const. Sacrosanctum Concilium, 21: AAS 56 (1964), p. 106. 4 Cf. Conc. Vat. II, Decr. Ad gentes, 36: AAS 58 (1966), p. 983.
1 2

28

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

de algum modo, reproduzir a imagem da assembleia congregada, permitir a conveniente coordenao de todos os seus membros e facilitar o perfeito desempenho da funo de cada um. Alm disso, no que se refere disposio do presbitrio, do altar, da cadeira do presidente, do ambo e do lugar da reserva do Santssimo Sacramento, observem-se as normas da Instruo Geral do Missal Romano. 5 Do mesmo modo, ponha-se todo o cuidado no que se refere s coisas e lugares destinados celebrao dos outros sacramentos, sobretudo do Baptismo e da Penitncia. 6

II. TITULAR DA IGREJA E COLOCAO DAS RELQUIAS DOS SANTOS


4. Toda a igreja, ao ser dedicada, deve ter um Titular, que ser ou a Santssima Trindade; ou Nosso Senhor Jesus Cristo na invocao de um mistrio da sua vida ou de um nome j introduzido na sagrada liturgia; ou o Esprito Santo; ou a Virgem Santa Maria igualmente em alguma invocao j introduzida na sagrada liturgia; ou os Santos Anjos; ou finalmente um Santo inscrito no Martirolgio Romano ou no Apndice do mesmo, devidamente aprovado, no, porm, um Beato sem indulto da S Apostlica. O Titular da igreja seja um s, a no ser que se trate de Santos que no Calendrio esto inscritos em conjunto. 5. Quanto possvel, mantenha-se o costume da liturgia romana de encerrar debaixo do altar relquias de Mrtires ou de outros Santos. 7 Todavia tenha-se em conta o seguinte: a) As relquias que ho-de ser colocadas sejam suficientemente grandes para se poder verificar que elas so parte de corpos humanos. Por isso, deve evitar-se que sejam colocadas relquias demasiado pequenas de um ou mais Santos. b) Verifique-se com toda a diligncia se as relquias que vo ser colocadas so autnticas. prefervel que o altar seja dedicado sem relquias, a que se coloquem debaixo dele relquias duvidosas. c) O cofre das relquias no deve ser colocado nem em cima do altar nem dentro da mesa do altar, mas, tendo em conta a forma do mesmo, deve ser colocado debaixo do altar.

Conc. Vat. II, Const. Lumen gentium, 11: AAS 57 (1965), p. 15. Ibid. 7 Ibid.; Cf. Conc. Vat. II, Decr. Ad gentes, 11: AAS 58 (1966), pp. 959-960.
5 6

RITO DA CONFIRMAO DENTRO DA MISSA 29

III. CELEBRAO DA DEDICAO O ministro do rito


6. Pertence ao Bispo, a quem est confiado o cuidado de uma Igreja particular, dedicar a Deus as novas igrejas edificadas na sua diocese. Se ele no presidir ao rito por si prprio, confiar essa funo a outro Bispo, sobretudo quele que lhe est associado e o auxilia na cura pastoral dos fiis para os quais a nova igreja foi edificada; em circunstncias absolutamente peculiares, confiar essa misso a um presbtero, a quem dar mandato especial.

Escolha do dia
7. Para a dedicao de uma nova igreja, escolha-se o dia em que os fiis possam reunir-se em maior nmero, sobretudo o domingo. Como neste rito o sentido da dedicao domina tudo o mais, a dedicao da nova igreja no pode fazer-se nos dias em que o mistrio nesse dia celebrado no deve de maneira nenhuma ser negligenciado: no Trduo Pascal, no Natal do Senhor, na Epifania, na Ascenso, no Domingo de Pentecostes, na Quarta-Feira de Cinzas, nas frias da Semana Santa, na Comemorao de Todos os Fiis Defuntos.

A Missa da dedicao
8. A celebrao da Missa est intimamente ligada ao rito da dedicao da igreja; por isso, quando se faz a dedicao de uma igreja, omitidos os textos da liturgia do dia, tomam-se os textos prprios tanto para a liturgia da palavra como para a liturgia eucarstica. 9. Convm que o Bispo concelebre a Missa com os presbteros que se lhe associam na realizao dos ritos da dedicao e com aqueles a quem foi confiado o mnus de estar frente da parquia ou da comunidade para a qual foi construda a igreja.

O Ofcio da dedicao
10. O dia em que se faz a dedicao da igreja deve ser tido como Solenidade na prpria igreja que dedicada. Celebra-se o Ofcio da dedicao da igreja, que comea com as 1 Vsperas. Onde se fizer o rito da deposio das relquias de um Mrtir ou de um Santo, muito conveniente que se celebre a Viglia junto das relquias que ho-de ser colocadas debaixo do altar: para tal, ptimo celebrar o Ofcio de leitura, tirado do Comum ou Prprio respectivo. Para facilitar a participao do povo, adapte-se a Viglia como parecer oportuno; observando o que est estabelecido pelo direito. 8
8

Cf. Conc. Vat. II, Decr. Presbyterorum Ordinis, 5: AAS 58 (1966), p.997.

30

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

As diversas partes do rito


A. A entrada na igreja 11. O rito da dedicao comea com a entrada na igreja, que pode fazer-se de trs modos; deve escolher-se aquele que parea mais conveniente para as circunstncias dos lugares e dos tempos: procisso para a igreja que vai ser dedicada: congrega-se o povo numa igreja prxima ou noutro lugar apto, donde o Bispo, os ministros e os fiis se encaminham, orando e cantando, para a igreja que se vai dedicar; entrada solene: se a procisso no se puder fazer ou no parecer oportuna, a comunidade rene-se porta da igreja; entrada simples: os fiis renem-se na prpria igreja; o Bispo, os concelebrantes e os ministros saem da sacristia como de costume. a) entrega da igreja: os representantes daqueles que trabalharam para a construo da igreja entregam-na ao Bispo. b) A asperso da igreja: o Bispo benze a gua e com ela asperge o povo, que o templo espiritual, as paredes da igreja e o altar. B. A liturgia da palavra 12. Na liturgia da palavra dizem-se trs leituras, escolhidas de entre as que se propem no Leccionrio para o rito da dedicao da igreja. Como primeira leitura, l-se sempre, mesmo no tempo pascal, a passagem de Neemias em que se descreve a assembleia do povo de Jerusalm reunida em volta do escriba Esdras para ouvir a proclamao da Lei de Deus (Ne 8, 1-4a. 5-6. 8-10). Depois das leituras, o Bispo faz a homilia, na qual explica tanto as leituras bblicas como o sentido da dedicao da igreja. Diz-se sempre o Smbolo. Omite-se a Orao Universal, visto que, em seu lugar, se cantam as Ladainhas dos Santos. C. A Orao da Dedicao e a uno da igreja e do altar A deposio das relquias dos Santos 14. Depois do canto das Ladainhas, faz-se, se for esse o caso, a deposio das relquias de algum Mrtir, para significar que o sacrifcio dos membros teve a sua origem no sacrifcio da Cabea. 9 Onde no houver relquias de um Mrtir, podem colocar-se no altar relquias de outro Santo.
9

Dois ritos sobressaem na entrada na nova igreja:

Cf. ibid. pp. 997-998.

RITO DA CONFIRMAO DENTRO DA MISSA 31

A Orao da Dedicao 15. A celebrao da Eucaristia o rito mais importante e o nico necessrio para dedicar a igreja; no entanto, segundo a tradio comum da Igreja, quer do Oriente quer do Ocidente, diz-se tambm a Orao da Dedicao, na qual significada a inteno de dedicar a igreja ao Senhor para sempre e se pede a sua bno. Os ritos da uno, da incensao, do revestimento e da iluminao do altar 16. Os ritos da uno, da incensao, do revestimento e da iluminao do altar exprimem, em sinais sensveis, alguns aspectos daquela obra invisvel que o Senhor realiza por meio da Igreja quando ela celebra os divinos mistrios, principalmente a Eucaristia. a) uno do altar e das paredes da igreja: Pela uno do crisma o altar torna-se o smbolo de Cristo, que o Ungido de preferncia aos demais e assim chamado; na verdade, o Pai O ungiu pelo Esprito Santo e O constituiu o Sumo Sacerdote, para que oferecesse no altar do seu Corpo o sacrifcio da vida pela salvao de todos. A uno da igreja significa que ela dedicada totalmente e para sempre ao culto cristo. Fazem-se doze unes segundo a tradio litrgica ou, se parece mais oportuno, apenas quatro; por meio delas significado que a igreja a imagem da santa cidade de Jerusalm. b) O incenso queimado sobre o altar para significar que o sacrifcio de Cristo, que a se perpetua de maneira sacramental, sobe para Deus em odor de suavidade; mas tambm para exprimir que as oraes dos fiis sobem at ao trono de Deus, por Ele aceites e a Ele agradveis. 10 A incensao da nave da igreja indica que ela, por meio da dedicao, se torna casa de orao; mas em primeiro lugar incensa-se o povo de Deus, pois ele o templo vivo, no qual cada fiel altar espiritual. 11 c) O revestimento do altar indica que o altar cristo a ara do Sacrifcio Eucarstico e a mesa do Senhor, em volta da qual os sacerdotes e os fiis, numa mesma e nica aco, embora com funo diversa, celebram o Memorial da morte e ressurreio de Cristo e comem a Ceia do Senhor. Por isso, o altar preparado e festivamente ornado como mesa do banquete sacrificial. Isto claramente significa que ele a mesa do Senhor, da qual todos os fiis se aproximam com alegria, para se alimentarem do alimento divino, o Corpo e o Sangue de Cristo imolado.

Cf. Orgenes, De principiis, 3, 2; GCS, 22, p. 49 ss; Comm. in Ep. ad Rom., V, 8: PG 14, 1038; S. Cirilo de Jerusalm, Catech XVI, 26; XXI, 1-7: PG 33, 956; 1088-1093. 11 Cf. Tertuliano, De Baptismo, VII-VIII: CCL, I, p. 282 ss; B. Botte, La tradition apostolique de Saint Hyppolyte: Liturgiewissenschafliche Quellen und Forschungen, 39, Munster in W., 1963, pp. 52-54; S. Ambrsio, De Sacramentis, II, 24; III, 2, 8; VI, 2, 9; CSEL, LXXIII, p. 36, 42, 74-75; De Mysteriis, VII, 42; ibidem, p. 106.
10

32

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

d) A iluminao do altar, qual se segue a iluminao da igreja, faz recordar que Cristo Luz para se revelar s naes, 12 por cuja claridade resplandece a Igreja e por ela toda a famlia humana. D. A celebrao da Eucaristia

17. Preparado o altar, o Bispo celebra a Eucaristia, que a parte principal e a mais antiga de todo o rito. 13 A celebrao da Eucaristia est estreitamente unida ao rito da dedicao da igreja: com a celebrao do Sacrifcio Eucarstico, atinge-se e manifesta-se por meio de sinais muito claros o fim principal para que se edifica a igreja e se constri o altar; alm disso, a Eucaristia, que santifica o corao dos que a recebem, consagra de algum modo o altar e o lugar da celebrao, como os antigos Padres da Igreja vrias vezes afirmaram: digno de admirao este altar, porque, sendo por natureza uma pedra, se torna santo, depois de ter recebido em si o Corpo de Cristo; 14 finalmente, o nexo estreito que existe entre a dedicao da igreja e a celebrao da Eucaristia mostra-se tambm no facto de a Missa da dedicao estar enriquecida com um Prefcio prprio, intimamente unido ao rito.

Liber Sacramentorum Romanae Aeclesiae Ordinis Anni circuli, ed. L. C. Mohlberg: Rerum Ecclesiasticarum Documenta, Fontes, IV, Roma, 1960, p. 75; Das Sacramentarium Gregorianum nach dem Aachener Urexemplar, ed. H.Lietzmann: Liturgiegeschichtliche Quelleil, 3, Munster in W.,1921, pp. 53 ss.; Liber Ordinum, ed. M.Ferotin: Monumenta Ecclesiae Liturgica, V, Paris, 1904, p. 33 ss; Missale Gallicanum Vetus, ed. L. C. Mohlberg: Rerum Ecclesiasticarum Documenta, Fontes, III, Roma, 1958, p.42; Missale Gothicum, ed. L. C. Mohlberg: Rerum Ecclesiasticarum Documenta, V, Roma, 1961, p. 67; C. Vogel-R. Elze, Le Pontifical Romano-Germanique du dixime sicle, Le Texte, II: Studi e Testi, 227, Citta del Vaticano, 1963, p. 109; M. Andrieu, Le Pontifical Romain au Moyen ge, t. 1, Le Pontifical Romain du XIIe sicle: Studi e Testi, 86, Citt del Vaticano, 1938, pp. 247 ss e 289; t. 2, Le Pontifical de la Curie Romaine au XIIIe sicle: Studi e Testi, 87, Citt del Vaticano, 1940, pp. 452 ss. 13 Inocncio III, Ep. Cum venisset: PL 215, 285. A Profisso de F imposta pelo mesmo Pontfice aos Valdenses diz: A confirmao feita pelo Bispo, isto , a imposio das mos, julgamos que deve ser recebida como coisa santa e com venerao: PL 215, 1511. 14 Inocncio IV, Ep. Sub Catholicae professione: Mansi, Conc. Coll., t. 23, 579.
12

RITO DA CONFIRMAO DENTRO DA MISSA 33

IV. ADAPTAES DO RITO Adaptaes que competem s Conferncias Episcopais


18. As Conferncias Episcopais podem adaptar, se parecer oportuno, este Ritual aos costumes de cada regio, contanto que nada se tire sua nobreza e solenidade. Observe-se, pois, o seguinte: a) nunca se devem omitir a celebrao da Missa com o Prefcio prprio nem a Orao da Dedicao; b) a no ser que obstem razes graves, conservem-se os ritos, aos quais, por tradio litrgica, est inerente um sentido e uma fora particular (cf. supra n. 16), adaptando-se as frmulas de maneira conveniente, se o caso o exigir.

Ao fazer as adaptaes, a autoridade eclesistica competente consulte a S Apostlica e, com o seu consentimento, introduza essas adaptaes. 15

Acomodaes que competem aos ministros


19. Pertence ao Bispo e aos responsveis pela celebrao do rito: estabelecer o modo de realizar a entrada na igreja (cf. supra n. 11); definir o modo de entregar a nova igreja ao Bispo (cf. supra n. 11); julgar sobre a oportunidade de fazer a deposio das relquias dos Santos; nisto atenda-se antes de mais ao bem espiritual dos fiis e observe-se o que se prescreve no n. 5.

Pertence ao reitor da igreja que vai ser dedicada, com a ajuda dos seus cooperadores na aco pastoral, determinar e preparar tudo o que se refere s leituras, aos cnticos e aos subsdios pastorais, tanto para fomentar a frutuosa participao do povo como para promover o decoro de celebrao.

V. PREPARAO PASTORAL
20. Para que os fiis tomem parte, de maneira frutuosa, no rito da celebrao, preciso que o reitor da igreja que vai ser dedicada e outros peritos em matria pastoral os instruam sobre a eficcia e o valor espiritual, eclesial e missionrio da celebrao. Por consequncia, necessrio que sejam explicadas aos fiis as vrias partes da igreja e a finalidade das mesmas, e ainda o rito da dedicao e os principais smbolos litrgicos que nele se empregam; deste modo, lanando mo dos meios oportunos, os fiis podero compreender sem dificuldade, atravs dos ritos e das preces, o sentido da dedicao da igreja e assim participar na aco sagrada de maneira consciente, piedosa e activa.
15

Conc. II de Lio, Mansi, Conc. Coll., t. 24, 71.

VI. COISAS QUE SE DEVEM PREPARAR PARA A DEDICAO DA IGREJA


21. Para a celebrao do rito da dedicao da igreja prepare -se o seguinte: a) No lugar onde se faz a estao: o Pontifical Romano; cruz para ser levada na procisso; se as relquias dos Santos houverem de ser levadas processionalmente, as coisas que esto indicadas no n. 24 a). b) Na sacristia ou no presbitrio ou na nave da igreja que vai ser dedicada, como cada uma das coisas o exigir: o Missal Romano, o Leccionrio; caldeirinha com gua para ser benzida e hissope; mbula com o santo Crisma; panos para limpar a mesa do altar; se as circunstncias o exigirem, uma toalha de linho encerada ou um pano de linho impermevel, medida do altar; bacia e gomil com gua, toalhas e tudo o que for necessrio para o Bispo e os presbteros que ungiram as paredes da igreja lavarem as mos; gremial de linho; braseiro pequeno para queimar o incenso ou os aromas; ou gros de incenso e pequenos pavios para serem queimados sobre o altar; turbulos com naveta para o incenso e colher; clice, corporal, sanguneos, manustrgio; po, vinho e gua para a celebrao da Missa; cruz do altar, a no ser que j tenha sido colocada no presbitrio uma cruz, ou que a cruz que levada na procisso de entrada seja colocada perto do altar; toalha, velas, castiais; flores, se parecer oportuno. 22. louvvel o costume de colocar cruzes de pedra ou de bronze ou de outra matria apropriada ou de as esculpir nas prprias paredes da igreja. Por isso, preparem-se doze ou quatro, conforme o nmero de unes (cf. supra n. 16) e distribuam-se, da melhor maneira, nas paredes da igreja, a uma altura conveniente. Debaixo de cada cruz prepare-se um

pequeno suporte, no qual se possa colocar um castial pequeno com uma vela que vir a acender-se. 23. Na Missa da dedicao da igreja, usam-se vestes sagradas de cor branca ou festiva. Preparem-se: para o Bispo: alva, estola, (dalmtica), casula, mitra, bculo pastoral, plio, se a ele tem direito; para os presbteros concelebrantes: vestes para a concelebrao da Missa; para os diconos: alvas, estolas e dalmticas; para os outros ministros: alvas ou outras vestes legitimamente aprovadas.

24. Se houver relquias de Santos para serem colocadas debaixo do altar, prepare-se o seguinte: a) No lugar onde se faz a estao: cofre com as relquias, rodeado de flores e luzes. Se se faz a entrada simples, o cofre pode colocar-se em lugar conveniente do presbitrio, antes de o rito comear; para os diconos que ho-de transportar as relquias: alvas, estolas de cor encarnada, se trata de relquias de um Mrtir, ou de cor branca, nos outros casos, e dalmticas, se as houver. Se as relquias forem levadas por presbteros, em vez de dalmticas, preparem-se casulas para os mesmos. Todavia, as relquias podem tambm ser levadas por outros ministros, revestidos de alvas ou de vestes legitimamente aprovadas. b) No presbitrio: uma mesa pequena, na qual se depe o cofre das relquias durante a primeira parte do rito da dedicao. c) Na sacristia: cimento ou argamassa para fechar a tampa da cavidade; esteja tambm presente um operrio, para fechar, no devido momento, o sepulcro das relquias. 25. Faam-se dois exemplares da acta da dedicao da igreja, que devem ser assinados pelo Bispo, pelo reitor da igreja e pelos representantes da comunidade local, um dos quais ser guardado no arquivo da diocese, outro no da igreja dedicada. Onde se fizer a deposio das relquias, faa-se um terceiro exemplar da acta, que ser oportunamente colocado no prprio cofre das relquias. Na acta faa-se meno do ano, do ms, do dia da dedicao da igreja, do nome do Bispo que celebrou o rito, do Titular da igreja e, se for esse o caso, dos nomes dos Mrtires ou dos Santos cujas relquias sero colocadas debaixo do altar.

36

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Alm disso, coloque-se, em lugar conveniente da igreja, uma inscrio, em que se faa meno do dia, do ms, do ano em que foi feita a dedicao, do Titular da igreja e do nome do Bispo que celebrou o rito.

VII. ANIVERSRIO DA DEDICAO A. No dia aniversrio da dedicao da igreja catedral


26. Para que ressalte com mais clareza a importncia e a dignidade da igreja particular, deve fazer-se a celebrao aniversria da dedicao da sua igreja catedral com o grau de Solenidade na prpria igreja catedral, e com o grau de Festa nas outras igrejas da diocese, no mesmo dia em que se fez a dedicao da igreja. 16 Se este dia for perpetuamente impedido, esta celebrao ser fixada no prximo dia livre. conveniente que no dia aniversrio da dedicao o Bispo concelebre a Eucaristia na igreja catedral com o Cabido dos cnegos ou com o Conselho Presbiteral, com a participao do maior nmero possvel de fiis.

B. No dia aniversrio da dedicao da igreja prpria


27. O dia aniversrio da dedicao da igreja celebra-se com o grau de Solenidade. 17

Epistolae Pontificiae ad Concilium Florentinum spectantes, ed. G. Hofmann: Concilium Florentinum, vol. I, ser. A, pars II, Roma, 1944, p. 128. 17 Ibid., p. 129.
16

RITO DA DEDICAO PRIMEIRA PARTE RITOS INICIAIS Entrada na igreja


28. A entrada na igreja que vai ser dedicada faz-se, segundo as circunstncias dos tempos e dos lugares, de um dos trs modos que a seguir se descrevem.

A. Primeiro modo: Procisso


29. A porta da igreja que vai ser dedicada deve estar fechada. hora prevista, o povo rene-se numa igreja prxima ou noutro lugar apropriado, donde a procisso parte e se encaminha para a igreja. Se houverem de ser depostas sob o altar relquias de Mrtires ou de outros Santos, estas preparam-se no lugar onde o povo se rene. 30. O Bispo e os presbteros concelebrantes, os diconos e os ministros, cada qual com as suas vestes, aproximam-se do lugar onde o povo est congregado. O Bispo, deixando o bculo e a mitra, sada o povo, dizendo:

A graa e a paz estejam com todos vs na santa Igreja de Deus ou outras palavras apropriadas, tiradas de preferncia da Sagrada Escritura. O povo responde:
Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

38

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

ou outras palavras apropriadas. Em seguida, o Bispo dirige-se ao povo com estas palavras ou outras semelhantes:

Irmos carssimos, estamos aqui reunidos, cheios de alegria, para fazermos a dedicao da nova igreja por meio da celebrao do Sacrifcio do Senhor. Participemos nesta aco sagrada com piedade e devoo, escutando a palavra de Deus com f, para que a nossa comunidade, renascida da mesma fonte baptismal e alimentada na mesma mesa do Senhor, cresa como um templo espiritual e progrida no amor das coisas divinas ao reunir-se junto do mesmo altar.
31. Terminada a admonio, o Bispo toma de novo a mitra e o bculo e comea a procisso para a igreja que vai ser dedicada. No se usam velas, excepto as que circundam as relquias dos Santos. No se queima incenso, nem na procisso nem na Missa, antes do rito da incensao e da iluminao do altar e da igreja (cf. infra nn, 66-71). frente vai o crucfero; seguem em primeiro lugar os ministros; depois, os diconos ou os presbteros com as relquias dos Santos; de um lado e de outro, os ministros ou os fiis com luzes; em seguida, os presbteros concelebrantes; depois o Bispo com dois diconos que seguem atrs; finalmente os fiis. 32. Durante a procisso canta-se a antfona: Vamos com alegria para a casa do Senhor com o salmo 121, ou outro cntico apropriado. Salmo 121 Alegrei-me quando me disseram: Vamos para a casa do Senhor. Detiveram-se os nossos passos s tuas portas, Jerusalm. Ant.

RITO DA CONFIRMAO FORA DA MISSA 39

Jerusalm, cidade bem edificada, que forma to belo conjunto! Para l sobem as tribos, as tribos do Senhor, segundo o costume da Israel, para celebrar o nome do Senhor; ali esto os tribunais da justia, os tribunais da casa da David. Ant. Pedi a paz para Jerusalm: Vivam seguros quantos te amam. Haja paz dentro dos teus muros, tranquilidade em teus palcios.

Ant.

Por amor de meus irmos e amigos, pedirei a paz para ti. Por amor da casa do Senhor nosso Deus, pedirei para ti todos os bens. Ant.

33. entrada da igreja todos param. Os representantes daqueles que trabalharam para a construo da igreja (as parquias ou os fiis da diocese, benfeitores, arquitectos, operrios) entregam o edifcio ao Bispo, oferecendo-lhe, consoante as circunstncias e os lugares, ou os documentos jurdicos da posse do edifcio, ou as chaves ou a reproduo do mesmo, ou o livro em que se descreve o itinerrio da obra e se indicam os nomes das pessoas que estiveram frente da mesma e tambm os dos operrios. Um dos representantes dirige algumas breves palavras ao Bispo e comunidade, explicando, se for necessrio, o que a nova igreja pretende exprimir com a sua arte e forma peculiar. Em seguida, o Bispo diz ao presbtero a quem foi confiado o encargo pastoral da igreja que abra a porta da igreja. 34. Uma vez a porta aberta, o Bispo convida o povo a entrar na igreja, com estas palavras ou outras semelhantes:

Entrai pelas portas do Senhor, dando graas, penetrai em seus trios com hinos de louvor.
Ento, com o crucfero frente, o Bispo e todos entram na igreja. entrada da procisso, canta-se a antfona: Levantai-vos, prticos antigos, e entrar o Rei da glria. com o Salmo 23, ou outro cntico apropriado.

40

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Salmo 23 Do Senhor a terra e o que nela existe, o mundo e quantos nele habitam. Ele a fundou sobre os mares e a consolidou sobre as guas. Ant. Quem poder subir montanha do Senhor? Quem habitar no seu santurio? O que tem as mos inocentes e o corao puro, que no invocou o seu nome em vo, nem jurou falso. Ant. Este ser abenoado pelo Senhor e recompensado por Deus, seu Salvador. Esta a gerao dos que O procuram, que procuram a face do Deus de Jacob. Levantai, portas, os vossos umbrais, alteai-vos, prticos antigos, e entrar o Rei da glria. Quem e esse Rei da glria? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso nas batalhas. Ant. Levantai, portas, os vossos umbrais, alteai-vos, prticos antigos, e entrar o Rei da glria. Quem e esse Rei da glria? O Senhor dos Exrcitos, Ele o Rei da glria. Ant. 35. O Bispo, omitindo o sculo ao altar, dirige-se para a ctedra; os concelebrantes, os diconos e os ministros dirigem-se para os lugares que lhes esto destinados no presbitrio. As relquias dos Santos colocam-se em lugar apropriado do presbitrio, no meio de luzes. Em seguida, benze-se a gua, com o rito que adiante se descreve nos nn. 48-50.

Ant.

B. Segundo modo: Entrada solene


36. Se no se puder fazer a procisso ou esta no parecer oportuna, os fiis renem-se porta da igreja que vai ser dedicada, na qual as relquias dos Santos j foram colocadas de forma privada.

RITO DA CONFIRMAO FORA DA MISSA 41

37. O Bispo e os presbteros concelebrantes, os diconos e os ministros, cada qual com as suas vestes, precedidos do crucfero, dirigem-se para a porta da igreja, onde o povo j est reunido. conveniente que a porta da igreja esteja fechada e que o Bispo, concelebrantes, diconos e ministros se encaminhem para ela, indo do exterior. 38. O Bispo, sem bculo nem mitra, sada o povo, dizendo:

A graa e a paz estejam com todos vs na santa Igreja de Deus


ou outras palavras apropriadas, tiradas de preferncia da Sagrada Escritura. O povo responde: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo ou outras palavras apropriadas. Em seguida, o Bispo dirige-se ao povo com estas palavras ou outras semelhantes:

Irmos carssimos, estamos aqui reunidos, cheios de alegria, para fazermos a dedicao da nova igreja por meio da celebrao do sacrifcio do Senhor. Participemos nesta aco sagrada com piedade e devoo, escutando a palavra de Deus com f, para que a nossa comunidade, renascida da mesma fonte baptismal e alimentada na mesma mesa do Senhor, cresa como um templo espiritual e progrida no amor das coisas divinas ao reunir-se junto do mesmo altar.
39. Terminada a admonio, o Bispo toma de novo a mitra e, se parecer oportuno, canta-se a antfona: Vamos com alegria para a casa do Senhor com o Salmo 121 (cf. supra n. 32), ou outro cntico apropriado.

42

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

40. Ento, os representantes daqueles que trabalharam para a construo da igreja (as parquias ou os fiis da diocese, benfeitores, arquitectos, operrios) entregam o edifcio ao Bispo, oferecendo-lhe, consoante as circunstncias e os lugares, ou os documentos jurdicos da posse do edifcio, ou as chaves ou a reproduo do mesmo, ou o livro em que se descreve o itinerrio da obra e se indicam os nomes das pessoas que estiveram frente da mesma e tambm os dos operrios. Um dos representantes dirige algumas breves palavras ao Bispo e comunidade, explicando, se for necessrio, o que a nova igreja pretende exprimir com a sua arte e forma peculiar. Em seguida, se a porta estiver fechada, o Bispo diz ao presbtero a quem foi confiado o encargo pastoral da igreja que abra a porta da igreja. 41. Ento, o Bispo toma o bculo e convida o povo a entrar na igreja, com estas palavras ou outras semelhantes:

Entrai pelas portas do Senhor, dando graas, penetrai em seus trios com hinos de louvor.
Depois, com o crucfero frente, o Bispo e todos entram na igreja. entrada da procisso, canta-se a antfona: Levantai-vos, prticos antigos, e entrar o Rei da glria com o Salmo 23 (cf. supra n. 34), ou outro cntico apropriado. 42. O Bispo, omitindo o sculo ao altar, dirige-se para a ctedra; os concelebrantes, os diconos e os ministros dirigem-se para os lugares que lhes esto destinados no presbitrio. As relquias dos Santos colocam-se em lugar apropriado do presbitrio, no meio de luzes. Em seguida, benze-se a gua, com o rito que adiante se descreve nos nn. 48-50.

C. Terceiro modo: Entrada simples


43. Se no se pode fazer a entrada solene, faz-se a entrada simples. Reunido o povo, o Bispo e os presbteros concelebrantes, os diconos e os ministros, cada qual com as suas vestes, precedidos do crucfero, saem da sacristia e encaminham-se para o presbitrio atravs da nave da igreja. 44. Se houverem de ser colocadas debaixo do altar relquias de Santos, estas so levadas na procisso de entrada para o presbitrio a partir da sacristia ou da capela onde, desde a viglia, estiveram expostas venerao dos fiis. Todavia, por uma razo justa, podem j estar preparadas antes do incio do rito em lugar apropriado do presbitrio, rodeadas de luzes.

RITO DA CONFIRMAO FORA DA MISSA 43

45.

Durante a procisso, canta-se a antfona de entrada: Deus vive na sua morada santa, Ele prepara uma casa para o pobre. a fora e o vigor do seu povo

ou a antfona: Vamos com alegria para a casa do Senhor com o Salmo 121 (cf. supra n. 32), ou outro cntico apropriado. 46. Quando a procisso tiver chegado ao presbitrio, colocamse as relquias dos Santos em lugar apropriado, rodeadas de luzes; os presbteros concelebrantes, os diconos e os ministros colocam-se nos lugares que lhes esto destinados; o Bispo, omitindo o sculo ao altar, dirige-se para a ctedra. Em seguida, sem bculo nem mitra, sada o povo, dizendo:

A graa e a paz estejam com todos vs na santa Igreja de Deus


ou outras palavras apropriadas, tiradas de preferncia da Sagrada Escritura. O povo responde: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo ou outras palavras apropriadas. 47. Ento, os representantes daqueles que trabalharam para a construo da igreja (as parquias ou os fiis da diocese, benfeitores, arquitectos, operrios) entregam o edifcio ao Bispo, oferecendo-lhe, consoante as circunstncias e os lugares, ou os documentos jurdicos da posse do edifcio, ou a chaves ou a reproduo do mesmo, ou o livro em que se descreve o itinerrio da obra e se indicam os nomes das pessoas que estiveram frente da mesma e tambm os dos operrios. Um dos representantes dirige algumas breves palavras ao Bispo e comunidade, explicando, se for necessrio, o que a nova igreja pretende exprimir com a sua arte e forma peculiar.

Bno da gua e asperso


48. Terminado o rito de entrada, o Bispo benze a gua para aspergir o povo em sinal de penitncia e em memria do Baptismo e para purificar as paredes e o altar da nova igreja. Os ministros levam ao Bispo, que est de p na ctedra, a caldeirinha com gua. O Bispo convida todos a orar, com estas palavras ou outras semelhantes:

44

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Irmos carssimos, ao fazermos a dedicao desta casa com este rito solene, supliquemos humildemente a Deus nosso Senhor que Se digne abenoar esta gua, com que vamos ser aspergidos em sinal de penitncia e para recordarmos o Baptismo, e com a qual vo ser purificadas estas paredes novas e o novo altar. O Senhor nos ajude com a sua graa a sermos dceis ao Esprito, que recebemos, para permanecermos fiis na sua Igreja.
E todos oram durante algum tempo em silncio. Depois, o Bispo continua:

Senhor nosso Deus, por quem todas as criaturas vm luz da vida, Vs rodeais os homens de to grande amor, que no s os sustentais com desvelos de pai, mas ainda, com o orvalho da vossa caridade, os purificais de seus pecados e constantemente os reconduzis a Cristo, Cabea da Igreja. Em vosso desgnio de misericrdia, quisestes que todos os que descessem, com seus pecados, s guas purificadoras do Baptismo, para a morrerem com Cristo, da surgissem purificados como novos membros do seu Corpo e, com Ele, herdeiros dos prmios eternos.

RITO DA CONFIRMAO FORA DA MISSA 45

Santificai agora, Senhor, com a vossa bno, esta gua, que vossa criatura, para que, ao ser aspergida sobre ns e sobre as paredes desta igreja, ela aparea como sinal do Baptismo, aquele banho de salvao, pelo qual, purificados em Cristo, nos tornmos templos do vosso Esprito Santo. E a ns, Senhor, e a todos os nossos irmos que, nesta igreja, viro celebrar os divinos mistrios, concedei a graa de chegarmos, um dia, Jerusalm celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

Todos: men. 49. O Bispo, acompanhado pelos diconos, asperge o povo e as paredes com a gua benta, passando pela nave da igreja e, ao voltar ao presbitrio, asperge o altar. Entretanto, canta-se a antfona: Vi a gua que saa do templo, aleluia; e todos aqueles a quem ela chegou foram salvos e cantam: Aleluia. ou, no tempo da Quaresma, a antfona: Derramarei sobre vs gua pura, e sereis purificados das vossas manchas; e Eu vos darei um esprito novo. ou outro cntico apropriado. 50. Depois da asperso, o Bispo volta ctedra e, terminado o cntico, de p, com as mos juntas, diz:

46

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Deus, Pai de misericrdia, nos assista nesta casa de orao, e a graa do Esprito Santo purifique o templo da sua morada, que somos ns.
Todos: men.

Hino e colecta
51. 52. Em seguida, diz-se o hino Glria a Deus nas alturas. Terminado o hino, o Bispo, com as mos juntas, diz:

Oremos.
E todos oram durante algum tempo em silncio. Depois, o Bispo, de braos abertos, diz:

Deus todo-poderoso e eterno, derramai a vossa graa sobre este lugar, e vinde em auxilio de todos os que Vos invocam, para que o corao dos vossos fiis aqui seja fortalecido pelo poder da vossa palavra e dos vossos sacramentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men.

RITO DA CONFIRMAO FORA DA MISSA 47

SEGUNDA PARTE LITURGIA DA PALAVRA


53. conveniente celebrar a proclamao da palavra de Deus deste modo: dois leitores, um dos quais leva o Leccionrio da Missa, e o salmista vm junto do Bispo. O Bispo, de p, com mitra, recebe o Leccionrio, apresenta-o ao povo e diz:

Seja proclamada sempre nesta casa a palavra de Deus, que vos revele o mistrio de Cristo e realize a vossa salvao na Igreja.
Todos respondem: men. Em seguida, o Bispo entrega o Leccionrio ao primeiro leitor. Os leitores e o salmista dirigem-se para o ambo, levando o Leccionrio, de modo que todos o vejam. 54. As leituras ordenam-se deste modo: a) em primeiro lugar l-se sempre o livro de Neemias 8, 1- 4a. 5-6. 8-10, a que se segue o canto do Salmo 18 B, 8-9. 10. 15 com o refro: b) a segunda leitura e o Evangelho tomam-se dos textos propostos no Leccionrio para o rito da dedicao da igreja.

R. As vossas palavras, Senhor, so esprito e vida.

Para o Evangelho no se levam luzes nem incenso. 55. Depois do Evangelho, o Bispo faz a homilia, na qual explica tanto as leituras bblicas como o sentido do rito. 56. Terminada a homilia, diz-se o Smbolo. Omite-se a Orao Universal, visto que em seu lugar se cantam as Ladainhas dos Santos.

48

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

TERCEIRA PARTE ORAO DA DEDICAO E UNES Orao litnica


57. Em seguida, o Bispo convida o povo a orar com estas palavras ou outras semelhantes:

Oremos, irmos carssimos, a Deus Pai todo-poderoso, que faz do corao dos fiis templos espirituais, e peamos-Lhe que a orao dos Santos, nossos irmos, se venha juntar nossa humilde orao.
58. Cantam-se ento as Ladainhas dos Santos, a que todos respondem; aos domingos e no tempo pascal, cantam-se de p; nos outros dias, de joelhos; neste caso, o dicono dir: Ajoelhemos. 59. Nas Ladainhas, juntam-se, no lugar prprio, as invocaes do Titular da igreja, do Padroeiro do lugar e, se for esse o caso, dos Santos cujas relquias vo ser colocadas debaixo do altar. Podem juntar-se outras peties, em relao com a natureza peculiar do rito e as condies dos fiis. Os cognomes dos Santos colocados entre parnteses podem omitir-se, se parecer oportuno, quando as Ladainhas so cantadas. Senhor, tende piedade de ns: Cristo, tende piedade de ns. Senhor, tende piedade de ns. Santa Maria, Me de Deus, So Miguel, Santos Anjos de Deus, So Joo Baptista, So Jos, So Pedro e So Paulo, Santo Andr, So Joo, Santa Maria Madalena, Senhor, tende piedade de ns Cristo, tende piedade de ns Senhor, tende piedade de ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns

CONFIRMAO A UM DOENTE EM PERIGO DE MORTE 49

Santo Estvo, Santo Incio de Antioquia, So Loureno, So Joo de Brito, Santa Perptua e Santa Felicidade, Santa Ins, So Gregrio, Santo Agostinho, Santo Atansio, So Baslio, So Martinho, So Bento, So Teotnio, So Francisco e So Domingos, Santo Antnio (de Lisboa), So Joo de Deus, So Francisco (Xavier), So Joo Maria (Vianney), Santa Isabel (de Portugal), Santa Catarina (de Sena), Santa Teresa de Jesus, Todos os Santos e Santas de Deus, Sede-nos propicio, De todo o mal, De todo o pecado, Da morte eterna, Pela vossa encarnao, Pela vossa morte e ressureio, Pela efuso do Esprito Santo, A ns, pecadores, Governai e defendei a santa Igreja, Assisti o Santo Padre, o Papa, e toda a Hierarquia sagrada no santo ministrio, Concedei a paz e a concrdia a todos os povos, Confortai-nos e conservai-nos no vosso santo servio, Dignai-Vos consagrar esta igreja, Jesus, Filho de Deus vivo, Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor Cristo, ouvi-nos Cristo, atendei-nos

60.

Terminado o canto das Ladainhas, o Bispo, de p, de braos abertos, diz:

Atendei, Senhor, em vossa bondade, por intercesso da Virgem Santa Maria e de todos os Santos, as nossas humildes splicas, para que esta casa, que vai ser dedicada ao vosso nome, seja casa de salvao e de graa, onde o povo cristo se venha reunir para Vos adorar em esprito e verdade e se edificar na caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men. O dicono, se for esse o caso, diz: Levantai-vos. E todos se levantam. O Bispo toma de novo a mitra. Onde no se faz a deposio das relquias dos Santos, o Bispo diz imediatamente a Orao da Dedicao, como se indica no n. 62. _______________________________________________________________________

Deposio das relquias


61. Em seguida, se se faz a deposio de relquias dos Mrtires ou de outros Santos debaixo do altar, o Bispo aproxima-se do altar. O dicono ou um presbtero traz as relquias ao Bispo, que as coloca no sepulcro oportunamente preparado. Entretanto, canta-se a antfona: Santos de Deus, sob o altar de Deus tendes a vossa morada: intercedei por ns a Nosso Senhor Jesus Cristo; ou a antfona: Os corpos dos Santos foram sepultados em paz e o seu nome vive eternamente (T. P. Aleluia);

com o Salmo 14, ou outro cntico apropriado. Salmo 14 Quem habitar, Senhor, no vosso santurio, quem descansar na vossa montanha sagrada? Ant. O que vive sem mancha e pratica a justia e diz a verdade que tem no seu corao, o que no usa a lngua para levantar calnias e no faz o mal ao seu prximo nem ultraja o seu semelhante, Ant. o que tem por desprezvel o mpio mas estima os que temem o Senhor, o que no falta ao juramento, mesmo em seu prejuzo, e no empresta dinheiro com usura, nem aceita presentes para condenar o inocente. Quem assim proceder jamais ser abalado. Ant. Entretanto, o operrio fecha o sepulcro, e o Bispo volta ctedra.

Orao da Dedicao
62. Depois, o Bispo, de p, sem mitra, na ctedra ou junto do altar, de braos abertos, diz em voz alta:

Senhor, que santificais e governais a vossa Igreja, nosso dever proclamar o vosso nome com cnticos de festa, porque hoje o vosso povo fiel quer dedicar-Vos, para sempre, num rito solene, esta casa de orao, para aqui Vos adorar, e se instruir com a vossa palavra e se alimentar dos vossos sacramentos.

52

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Esta casa anuncia o mistrio da Igreja, santificada pelo Sangue de Cristo, que Ele quis apresentar a Si mesmo como Esposa gloriosa, Virgem admirvel na integridade da f, Me fecunda pelo poder do vosso Esprito. Igreja santa, vinha eleita do Senhor, que ao mundo inteiro estende os seus ramos, e, suspensos da rvore da cruz, os ergue at ao reino celeste. Igreja feliz, morada de Deus com os homens, templo santo, construdo de pedras vivas, edificada sobre o alicerce dos Apstolos, tendo Cristo Jesus como pedra angular. Igreja excelsa, cidade erguida no alto do monte, visvel para todos, a todos manifesta, onde a lmpada do Cordeiro brilha sem cessar e ressoa, agradecido, o cntico dos bem-aventurados. Por isso, humildemente Vos pedimos, Senhor: derramai sobre esta igreja e este altar a vossa bno celeste; seja esta casa lugar para sempre santificado, e este altar, mesa continuamente preparada para o sacrifcio de Cristo. Aqui sejam destrudos os pecados dos homens pela torrente da graa divina, para que os vossos filhos, Pai, mortos para o pecado, sejam regenerados para a vida do alto. Aqui, os vossos fiis, reunidos em volta da mesa do altar, celebrem o memorial da Pscoa e sejam alimentados no banquete da palavra e do Corpo de Cristo.

MISSA DA CONFIRMAO 53

Aqui ressoe jubilosa a oblao do louvor, voz dos homens unida aos cnticos dos Anjos, e incessantemente suba para Vs a orao pela salvao do mundo. Aqui encontrem os pobres a misericrdia, alcancem os oprimidos a verdadeira liberdade, e todos os homens se revistam da dignidade de filhos vossos, at chegarem, exultantes de alegria, Jerusalm do alto, a cidade do Cu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men.

Uno do altar e das paredes da igreja


63. Em seguida, o Bispo, depois de tirar a casula, se for necessrio, e de tomar o gremial de linho, aproxima-se do altar com os diconos e os outros ministros, um dos quais leva a mbula com o crisma, e procede uno do altar e das paredes da igreja, como a seguir se descreve no n. 64. Se o Bispo, na uno das paredes da igreja, quiser associar a si alguns presbteros que com ele concelebram o rito sagrado, terminada a uno do altar, entrega-lhes as mbulas com o santo crisma e, juntamente com eles, procede s unes. O Bispo s aos presbteros pode confiar a funo de ungir as paredes: neste caso, depois da uno do altar, entrega-lhes as mbulas com o santo crisma.

64.

O Bispo, de p diante do altar, diz em voz alta:

Santifique o Senhor, com o seu poder, este altar e esta casa, que ns, seus ministros, agora ungimos, para que exprimam, por um sinal visvel, o mistrio de Cristo e da Igreja.

54

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Em seguida, derrama o santo crisma no meio do altar e nos seus quatro ngulos, e louvvel que unja tambm com ele toda a mesa do altar. Depois unge as paredes da igreja com o santo crisma, fazendo o sinal da cruz nas doze ou nas quatro cruzes convenientemente distribudas, no que pode ser oportunamente ajudado por dois ou quatro presbteros. Se as unes das paredes tiverem sido confiadas a presbteros, estes, logo que o Bispo tenha terminado a uno do altar, fazem a uno das paredes da igreja, ungindo com o santo crisma as cruzes. Entretanto, canta-se a antfona: Eis a morada de Deus com os homens, Deus habitar com eles; sero o seu povo e Deus, no meio deles, ser o seu Deus (T. P. Aleluia) ou a antfona: O templo de Deus santo, construo de Deus, edificao de Deus com o Salmo 83, ou outro cntico apropriado. Salmo 83 Como agradvel a vossa morada, Senhor dos Exrcitos! A minha alma suspira ansiosamente pelos trios do Senhor. O meu corao e a minha carne exultam no Deus vivo. Ant. At as aves do cu encontram abrigo e as andorinhas um ninho para os seus filhos, junto dos vossos altares, Senhor dos Exrcitos, meu Rei e meu Deus. Ant. Felizes os que moram em vossa casa: podem louvar-Vos continuamente. Felizes os que em Vs encontram a sua fora, os que trazem no corao os caminhos do santurio. Ant.

MISSA DA CONFIRMAO 55

Ao atravessar o vale seco, transformam-no em osis,* que logo as primeiras chuvas cobriro de bnos. Vo caminhando com entusiasmo crescente, at verem Deus em Sio. Ant. Senhor Deus dos Exrcitos, ouvi a minha prece, prestai-me ouvidos, Deus de Jacob. Contemplai, Deus, nosso protector, * ponde os olhos no rosto do vosso Ungido. Ant. Um dia em vossos trios vale por mais de mil. Antes quero ficar no vestbulo da casa do meu Deus do que habitar nas tendas dos pecadores. Porque o Senhor Deus sol e escudo, Ele d a graa e a glria. O Senhor no recusa os seus bens aos que procedem com rectido. Senhor dos Exrcitos, feliz o homem que em Vs confia! Ant. 65. Terminada a uno do altar e das paredes da igreja, o Bispo volta para a ctedra e senta-se; os ministros trazem-lhe as coisas necessrias para lavar as mos. Em seguida, o Bispo tira o gremial e retoma a casula. Os presbteros lavam tambm as mos depois de terem ungido as paredes.

Incensao do altar e da igreja


66. Depois do rito da uno, coloca-se sobre o altar um braseiro pequeno para queimar o incenso ou outros aromas ou, se se preferir, faz-se sobre o altar um pequeno amontoado de incenso misturado com pequenos pavios. O Bispo deita incenso no braseiro ou, com o pavio que o ministro lhe entrega, pega o fogo ao amontoado de incenso, dizendo:

Suba at Vs, Senhor, a nossa orao como incenso na vossa presena; e, assim como esta casa se enche de suave perfume, assim a vossa Igreja exale o bom odor de Cristo.
67. Ento, o Bispo deita incenso em alguns turbulos e incensa o altar. Em seguida, volta para a ctedra, incensado e senta-se. Os ministros, passando pela nave da igreja, incensam o povo e as paredes.

56

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

68.

Entretanto, canta-se a antfona: O Anjo colocou-se diante do altar do templo, com um turbulo de ouro na mo,

ou a antfona: O fumo do incenso subiu das mos do Anjo presena do Senhor com o Salmo 137., ou outro cntico apropriado. Salmo 137 De todo o corao, Senhor, eu Vos dou graas,* porque ouvistes as palavras da minha boca. Na presena dos Anjos Vos hei-de cantar e Vos adorarei, voltado para o vosso templo santo. Ant. Hei-de louvar o vosso nome pela vossa bondade e fidelidade, porque exaltastes acima de tudo o vosso nome e a vossa promessa.

Ant.

Quando Vos invoquei, me respondestes, aumentastes a fortaleza da minha alma. Todos os reis da Terra Vos ho-de louvar, Senhor, quando ouvirem as palavras da vossa boca. Ant. Celebraro os caminhos do Senhor, porque grande a glria do Senhor. O Senhor excelso e olha para o humilde, ao soberbo, conhece-o de longe. Ant.

Iluminao do altar e da igreja


69. Terminada a incensao, alguns ministros limpam com panos a mesa do altar e, se for esse o caso, estendem a toalha impermevel; em seguida, cobrem o altar com uma toalha e, se parecer oportuno, adornam-no com flores; colocam, de forma conveniente, os castiais com as velas, requeridas para a celebrao da Missa, e, se for esse o caso, a cruz. 70. Depois, o dicono aproxima-se do Bispo, que, de p, lhe entrega uma pequena vela acesa, dizendo em voz alta:

MISSA DA CONFIRMAO 57

A luz de Cristo resplandea na Igreja, para que todos os povos cheguem plenitude da verdade.
Depois, o Bispo senta-se. O dicono aproxima-se do altar e acende as velas para a celebrao da Eucaristia. 71. Faz-se ento uma iluminao festiva: acendem-se todos os crios, as velas postas nos stios onde foram feitas as unes e as restantes lmpadas da igreja, em sinal de alegria. Entretanto, canta-se a antfona: A tua luz desponta, Jerusalm, e brilha sobre ti a glria do Senhor. Os povos caminharo tua luz, aleluia; ou, no tempo da Quaresma, a antfona: Brilhars com luz esplndida, Jerusalm, cidade de Deus, e todos os confins da terra viro prostrar-se diante de ti; com o cntico de Tobias, ou outro cntico apropriado, de preferncia em honra de Cristo, luz do mundo. Cntico de Tobias Bendizei o Senhor, todos vs, os seus eleitos, celebrai dias de alegria e cantai a sua glria. Ant. Jerusalm, cidade de Deus, brilhars como luz refulgente, * e ho-de venerar-te todos os povos da terra. As naes distantes viro a ti com oferendas, para adorar o Senhor dentro dos teus muros. Ant. Em teu solo tero os povos um santurio * e invocaro dentro de ti o nome do Senhor. Hs-de alegrar-te por causa dos teus filhos,* porque todos sero abenoados e reunidos junto do Senhor. Ant.

58

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

QUARTA PARTE LITURGIA EUCARSTICA


72. Os diconos e os ministros preparam o altar como de costume. Em seguida, alguns fiis trazem o po, o vinho e a gua para a celebrao do Sacrifcio do Senhor. O Bispo recebe os dons na ctedra. Enquanto so trazidos os dons, conveniente cantar a antfona: Senhor, meu Deus, na simplicidade do meu corao, eu Vos ofereo todas as coisas, e o vosso povo, aqui reunido, tudo Vos oferece com grande alegria. Deus de Israel, guardai esta vontade do nosso corao (T.P. Aleluia) ; ou outro cntico apropriado. 73. Quando tudo estiver preparado, o Bispo vai para o altar e, depois de tirar a mitra, beija o altar. A Missa continua como de costume; mas no se incensam nem as oblatas nem o altar. 74. Orao sobre as oblatas

Aceitai, Senhor, os dons da Igreja em festa, para que o vosso povo, reunido nesta casa santa, obtenha, por estes mistrios; a vossa contnua proteco. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men. 75. Diz-se a Orao Eucarstica I ou III com este Prefcio, que est inerente ao rito da dedicao da igreja:

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

LEITURAS 59 BBLICAS

V.
R.

Coraes ao alto.

O nosso corao est em Deus. nosso dever, nossa salvao.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente! verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas sempre e em toda a parte. Vs fizestes de todo o universo o templo da vossa glria, para que em toda a parte o vosso nome fosse glorificado, mas no recusais lugares a Vs consagrados para a celebrao dos divinos mistrios: por isso, exultantes de alegria, dedicamos vossa majestade esta casa de orao, construda pelo trabalho humano. Nesta casa se anuncia o mistrio do Templo verdadeiro e se prefigura a imagem da celeste Jerusalm: do Corpo de vosso Filho, nascido da Virgem Maria, fizestes o templo a Vs consagrado, para que nele habitasse a plenitude da divindade. E constitustes a Igreja como cidade santa, edificada sobre o alicerce dos Apstolos, tendo como pedra angular o prprio Cristo Jesus; mas que h-de erguer-se, construda com pedras escolhidas, vivificadas pelo Esprito Santo, cimentadas pela caridade, cidade onde sereis tudo para todos pelos tempos sem fim e onde brilhar perpetuamente a luz de Cristo.

60

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Por Ele, Senhor, com os Anjos e os Santos, ns Vos louvamos, cantando com alegria: Santo, Senhor Deus do universo...
76. Na Orao eucarstica I diz-se o Aceitai benignamente, Senhor prprio:

Aceitai benignamente, Senhor, a oblao que ns, vossos servos, Vos apresentamos, com todos os que, movidos pela f, Vos ofereceram esta igreja, (em honra de N.), e, com infatigvel trabalho, a edificaram. (Por Cristo nosso Senhor.)
77. Nas intercesses da Orao Eucarstica III, depois das palavras povo por Vs redimido, diz-se:

Atendei propcio s preces desta famlia que Vos dedica esta igreja: aqui ela encontre a casa da salvao e o lugar dos sacramentos celestes; aqui ressoe o evangelho da paz e sejam celebrados os sagrados mistrios, por meio dos quais os vossos fiis, alimentados pela palavra da vida e pela graa divina, como peregrinos atravs da cidade terrestre, cheguem eterna Jerusalm, onde Vs, Pai de misericrdia, Vos digneis congregar todos os vossos filhos dispersos. Lembrai-Vos dos nossos irmos defuntos...
78. Enquanto o Bispo toma o Corpo de Cristo, comea-se o cntico da comunho. Canta-se a antfona:

LEITURAS 61 BBLICAS

A minha casa casa de orao, diz o Senhor: quem nela pede, recebe; quem procura, encontra; a quem bater, abrir-se- (T. P. Aleluia) ou a antfona: Como rebentos de oliveira, assim os filhos da Igreja, em volta da mesa do Senhor (T. P. Aleluia) com o Salmo 127, ou outro cntico apropriado. Salmo 127 Feliz de ti, que temes o Senhor e andas nos seus caminhos. Comeras do trabalho das .tuas mos, sers feliz e tudo te correr bem. Tua esposa ser como videira fecunda, no ntimo do teu lar; teus filhos como ramos de oliveira, ao redor da tua mesa. Ant. Assim ser abenoado * o homem que teme o Senhor. De Sio te abenoe o Senhor: vejas a prosperidade de Jerusalm todos os dias da tua vida, e possas ver os filhos dos teus filhos. Paz a Israel. Ant. Se no se fizer a inaugurao da capela do Santssimo Sacramento, a Missa continua como adiante se indica no n. 83.

Inaugurao da capela do Santssimo Sacramento


79. conveniente que a inaugurao da capela onde ser guardada a Santssima Eucaristia se faa do modo seguinte: depois da comunho, deixa-se a pxide com o Santssimo Sacramento sobre a mesa do altar. O Bispo dirige-se para a ctedra e todos oram durante algum tempo em silncio. Em seguida, o Bispo diz a Orao depois da Comunho:

62

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Oremos. Senhor nosso Deus, por estes sacramentos que recebemos, fazei que o nosso corao cresa, cada vez mais, na verdade, para que Vos adoremos continuamente no vosso santo templo e para sempre nos alegremos na vossa presena com todos os Santos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men. 80. Dita esta orao, o Bispo volta para o altar e, de joelhos, incensa o Santssimo Sacramento: depois, pe o vu de ombros e toma a pxide nas mos, cobertas com o vu. Organiza-se ento a procisso, em que se conduz o Santssimo Sacramento, com luzes e incenso, pela nave da igreja at capela da reposio, indo frente o crucfero. Durante a procisso canta-se a antfona: Louva, Jerusalm, o Senhor com o Salmo 147, ou outro cntico apropriado. Salmo 147 Glorifica, Jerusalm, o Senhor, louva, Sio, o teu Deus. Ant.

Ele reforou as tuas portas e abenoou os teus filhos. Estabeleceu a paz nas tuas fronteiras e saciou-te com a flor da farinha. Ant. Envia terra a sua palavra, corre veloz a sua mensagem. Faz cair a neve como l, * espalha a geada como cinza.

Ant.

63

Faz cair a granizo como migalhas de po e com o seu frio gelam as guas. Envia a sua palavra e derrete-as, faz soprar o vento e correm as guas. Ant. Revelou a sua palavra a Jacob, suas leis e preceitos a Israel. No fez assim com nenhum outro povo, a nenhum outro manifestou os seus juzos. Ant. 81. Quando a procisso chegar capela da reposio, o Bispo depe a pxide sobre o altar ou no tabernculo, cuja porta fica aberta, e, pondo incenso no turbulo, incensa, de joelhos, o Santssimo Sacramento. Por fim, depois de todos terem orado durante algum tempo em silncio, o dicono recolhe a pxide no tabernculo ou fecha a porta do mesmo; e o ministro acende a lmpada que arder continuamente diante do Santssimo Sacramento. 82. Se a capela onde o Santssimo Sacramento foi colocado fica bem vista dos fiis, o Bispo d imediatamente a bno da Missa (cf. mais adiante n. 84). Se no, a procisso regressa pelo caminho mais breve ao presbitrio e o Bispo d a bno ou do altar ou da ctedra. 83. Se no se fizer a inaugurao da capela do Santssimo Sacramento, terminada a comunho dos fiis, o Bispo diz:

Oremos. Senhor nosso Deus, por estes sacramentos que recebemos, fazei que o nosso corao cresa, cada vez mais, na verdade, para que Vos adoremos continuamente no vosso santo templo e para sempre nos alegremos na vossa presena com todos os Santos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men.

64

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Bno e despedida
84. O Bispo, depois de pr a mitra, diz:

O Senhor esteja convosco.


O povo responde: Ele est no meio de ns. Em seguida, o dicono, se parecer oportuno, convida o povo a receber a bno com estas palavras ou outras semelhantes: Inclinai-vos para receber a bno. Ento, o Bispo, com as mos estendidas sobre o povo, abenoa-o, dizendo:

Deus, Senhor do Cu e da Terra, que vos reuniu hoje aqui para a dedicao desta igreja, vos encha de todas as bnos do Cu.
Todos: men. O Bispo:

Ele vos conceda a graa de vos tornardes o seu templo e a morada do Esprito Santo, Ele que, em seu Filho, quis reunir todos os filhos que andavam dispersos.
Todos: men. O Bispo:

Assim, em boa hora purificados, Ele vos d a graa de O trazer, a Ele prprio, a habitar em vs mesmos e de, um dia, possuir como herana a felicidade eterna na companhia de todos os Santos.

65

Todos: men. O Bispo toma o bculo e continua:

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


Todos: men. 85. Por fim, o dicono despede o povo como de costume.

CAPTULO III RITO DA DEDICAO DA IGREJA NA QUAL J SE COSTUMAM CELEBRAR OS SAGRADOS MISTRIOS PRELIMINARES
1. Para atingir plenamente a fora dos smbolos e o sentido dos ritos, necessrio que se faa a inaugurao da nova igreja juntamente com a dedicao da mesma: por isso, como acima ficou dito, evite-se, tanto quanto possvel, que seja celebrada a Missa na nova igreja antes de ela ser dedicada (cf. cap. 11, nn. 8, 15, 17). Todavia, como acontece fazer-se a dedicao de igrejas onde j habitualmente se celebram os sagrados mistrios, prope-se, neste captulo, o Rito que deve ser usado em tais circunstncias. Alm disso, nestas igrejas, no sem razo que se distingue entre aquelas que foram recentemente construdas, e em relao s quais aparece mais claramente o motivo para que sejam dedicadas, e as que o foram h mais tempo; para fazer a dedicao destas ltimas requere-se: que o altar ainda no tenha sido dedicado, visto que o costume e o direito litrgico probem que se faa a dedicao da igreja sem que se faa a dedicao do altar; na verdade, a dedicao do altar a parte principal de todo o rito; que na construo haja alguma coisa de novo ou de muito modificado, que atinja o edifcio (ex. gr., que a igreja tenha sido completamente restaurada) ou o seu estado jurdico (ex. gr., que a igreja tenha sido elevada categoria de paroquial).

2. Tudo o que est indicado nos Preliminares do captulo II refere-se tambm a este Rito, a no ser que, pela prpria condio das coisas que so objecto deste Rito, claramente se veja tratar-se de coisas diferentes, ou expressamente se indique o contrrio. Este Rito difere do Rito descrito no captulo II principalmente no seguinte: a) omite-se o rito de abrir as portas da igreja (cf. cap. II, n. 34 ou n. 41), dado que a igreja j est patente aos fiis; por consequncia, a entrada faz-se maneira de entrada simples (cf. cap. II, nn. 43-47). Se, porm, se trata de fazer a dedicao de uma igreja que esteve fechada durante muito tempo e agora, de novo, se abre s celebraes sagradas, pode realizar-se o Rito, porque, neste caso, ele conserva toda a sua fora e todo o seu sentido;

68

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

b) o Rito de entregar a igreja ao Bispo (cf. cap. II, n. 33 ou 40 ou 47) dever, conforme as circunstncias, ou ser conservado ou omitido ou adaptado, tendo em vista a condio da igreja que vai ser dedicada (ex. gr., conveniente conservar-se na dedicao da igreja recentemente construda; omitir-se- na dedicao de uma igreja antiga onde nada foi mudado na estrutura do edifcio; ser adaptado na dedicao de uma igreja antiga completamente reconstruda); c) o rito da asperso das paredes da igreja com gua benta (cf. cap. II, nn. 48-50), que tem ndole lustral, omite-se; d) o que h de peculiar na primeira proclamao da palavra de Deus (cf. cap. II, n. 53) omite-se, e, por isso, a liturgia da palavra faz-se como de costume; em lugar da leitura de Neemias 8, 1-4a. 5-6. 8-10 com o Salmo 18 B, 8-9. 10. 15 e o seu refro (cf. cap. II, n. 54a), escolha-se outra leitura apropriada.

69

RITO DA DEDICAO PRIMEIRA PARTE RITOS INICIAIS Entrada


3. Reunido o povo, o Bispo e os presbteros concelebrantes, os diconos e os ministros, cada qual revestido com a sua veste, precedidos do crucfero, saem da sacristia e encaminham-se para o presbitrio atravs da nave da igreja. 4. Se houverem de ser colocadas debaixo do altar relquias de Santos, estas so levadas na procisso de entrada para o presbitrio a partir da sacristia ou da capela, onde, desde a viglia, estiveram expostas venerao dos fiis. Todavia, por uma razo justa, podem j estar preparadas antes do incio do rito em lugar apropriado do presbitrio, rodeadas de luzes. 5. Durante a procisso, canta-se a antfona de entrada: Deus vive na sua morada santa, Ele prepara uma casa para o pobre. a fora e o vigor do seu povo ou a antfona: Vamos com alegria para a casa do Senhor com o Salmo 121, ou outro cntico apropriado. Salmo 121 Alegrei-me quando me disseram: Vamos para a casa do Senhor. Detiveram-se os nossos passos s tuas portas, Jerusalm. Ant.

70

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Jerusalm, cidade bem edificada, que forma to belo conjunto! Para l sobem os tribos, as tribos do Senhor, segundo o costume de Israel, para celebrar o nome do Senhor; ali esto os tribunais da justia, os tribunais da casa de David. Ant. Pedi a paz para Jerusalm: Vivam seguros quantos te amam. Haja paz dentro dos teus muros, tranquilidade em teus palcios.

Ant.

Por amor de meus irmos e amigos, pedirei a paz para ti. Por amor da casa do Senhor nosso Deus, pedirei para ti todos os bens. Ant. 6. Quando a procisso tiver chegado ao presbitrio, colocam-se as relquias dos Santos em lugar apropriado, rodeadas de luzes; os presbteros concelebrantes, os diconos e os ministros colocam-se nos lugares que lhes esto destinados; o Bispo, omitindo o sculo ao altar, dirige-se para a ctedra. Em seguida, sem bculo nem mitra, sada o povo, dizendo:

A graa e a paz estejam com todos vs na santa Igreja de Deus;


ou outras palavras apropriadas, tiradas de preferncia da Sagrada Escritura. O povo responde: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo; ou outras palavras apropriadas. 7. Ento, se em razo das circunstncias (cf. Preliminares, n. 2b) a igreja deve ser entregue ao Bispo, os representantes daqueles que trabalharam para a construo da igreja (as parquias ou os fiis da diocese, benfeitores, arquitectos, operrios) entregam -na ao Bispo, oferecendo-lhe ou os documentos jurdicos da posse do edifcio, ou as chaves ou a reproduo do mesmo, ou o livro em que se descreve o itinerrio da obra e se indicam os nomes das pessoas que estiveram frente da mesma e tambm os dos operrios. Um dos representantes dirige algumas breves palavras ao Bispo e comunidade, explicando, se for necessrio, o que a nova igreja pretende exprimir com a sua arte e forma peculiar.

71

Bno da gua, asperso


8. Terminado o rito de entrada, o Bispo benze a gua para aspergir o povo em sinal de penitncia e em memria do Baptismo. Os ministros levam ao Bispo, que est de p na ctedra, a caldeirinha com a gua. O Bispo convida todos a orar, com estas palavras ou outras semelhantes:

Irmos carssimos, ao fazermos a dedicao desta casa com este rito solene, supliquemos humildemente a Deus nosso Senhor, que Se digne abenoar esta gua, com que vamos ser aspergidos em sinal de penitncia e para recordarmos o Baptismo. O Senhor nos ajude com a sua graa a sermos dceis ao Esprito, que recebemos, para permanecermos fiis na sua Igreja.
E todos oram durante algum tempo em silncio. Depois, o Bispo continua:

Senhor nosso Deus, por quem todas as criaturas vm luz da vida, Vs rodeais os homens de to grande amor, que no s os sustentais com desvelos de pai, mas ainda, com o orvalho da vossa caridade, os purificais de seus pecados e constantemente os reconduzis a Cristo, Cabea da Igreja. Em vosso desgnio de misericrdia, quisestes que todos os que descessem, com seus pecados, s guas purificadoras do Baptismo para a morrerem com Cristo, da surgissem purificados como novos membros do seu Corpo, e, com Ele, herdeiros dos prmios eternos.

72

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Santificai, agora, Senhor, com a vossa bno, esta gua, que vossa criatura, para que, ao ser aspergida sobre ns, ela aparea como sinal do Baptismo, aquele banho de salvao, pelo qual, purificados em Cristo, nos tornmos templos do vosso Esprito Santo. E a ns, Senhor, e a todos os nossos irmos que, nesta igreja, viro celebrar os divinos mistrios, concedei a graa de chegarmos, um dia, Jerusalm celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men. 9. O Bispo, acompanhado pelos diconos, asperge o povo com a gua benta. Em seguida, se o altar completamente novo, asperge-o tambm. Entretanto, canta-se a antfona: Vi a gua que saa do templo, aleluia; e todos aqueles a quem ela chegou foram salvos e cantam: Aleluia, ou, no tempo da Quaresma, a antfona: Derramarei sobre vs gua pura, e sereis purificados das vossas manchas; e Eu vos darei um esprito novo; ou outro cntico apropriado. 10. Depois da asperso, o Bispo volta ctedra, e, terminado o cntico, de p, com as mos juntas, diz:

Deus, Pai de misericrdia, pela graa do Esprito Santo purifique o templo da sua morada, que somos ns.
Todos: men.

73

Hino e colecta
11. 12. Em seguida, diz-se o hino Glria a Deus nas alturas. Terminado o hino, o Bispo, com as mos juntas; diz:

Oremos.
E todos oram durante algum tempo em silncio. Depois, o Bispo, de braos abertos, diz:

Deus todo-poderoso e eterno, derramai a vossa graa sobre este lugar, e vinde em auxilio de todos os que Vos invocam, para que o corao dos vossos fiis aqui seja fortalecido pelo poder da vossa palavra e dos vossos sacramentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men.

74

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

SEGUNDA PARTE LITURGIA DA PALAVRA


13. Depois, o Bispo senta-se e toma a mitra; do mesmo modo, todos os outros se sentam. Faz-se ento a liturgia da palavra; as leituras tomam-se de entre os textos propostos no Leccionrio para o rito da dedicao da igreja. 14. Para o Evangelho no se levam luzes nem incenso.

15. Depois do Evangelho, o Bispo faz a homilia, na qual explica tanto as leituras bblicas como o sentido do rito. 16. Terminada a homilia, diz-se o Smbolo. Omite-se a Ora o Universal, visto que em seu lugar se cantam as Ladainhas dos Santos.

TERCEIRA PARTE ORAO DA DEDICAO E UNES Orao litnica


17. Em seguida, o Bispo convida o povo a orar com estas palavras ou outras semelhantes:

Oremos, irmos carssimos, a Deus Pai todo-poderoso, que faz do corao dos fiis templos espirituais, e peamos-Lhe que a orao dos Santos, nossos irmos, se venha juntar nossa humilde orao.
18. Cantam-se ento as Ladainhas dos Santos, a que todos respondem; aos domingos e no tempo pascal, cantam-se de p; nos outros dia de joelhos; neste caso, o dicono dir: Ajoelhemos.

75

19. Nas Ladainhas, juntam-se, no lugar prprio, as invocaes do Titular da igreja, do Padroeiro do lugar, e, se for esse o caso, dos Santos cujas relquias vo ser colocadas debaixo do altar. Podem juntar-se outras peties, em relao com a natureza peculiar do rito e as condies dos fiis. Os cognomes dos Santos, colocados entre parnteses, podem omitir-se, se parecer oportuno, quando as Ladainhas so cantadas. Senhor, tende piedade de ns. Cristo, tende piedade de ns. Senhor, tende piedade de ns. Santa Maria, Me de Deus, So Miguel, Santos Anjos de Deus, So Joo Baptista, So Jos, So Pedro e So Paulo, Santo Andr, So Joo, Santa Maria Madalena, Santo Estvo, Santo Incio de Antioquia, So Loureno, So Joo de Brito, Santa Perptua e Santa Felicidade, Santa Ins, So Gregrio, Santo Agostinho, Santo Atansio, So Baslio, So Martinho, So Bento, So Teotnio, So Francisco e So Domingos, Santo Antnio (de Lisboa), So Joo de Deus, So Francisco (Xavier), So Joo Maria (Vianney), Santa Isabel (de Portugal), Santa Catarina (de Sena), Santa Teresa de Jesus, Todos os Santos e Santas de Deus, Sede-nos propcio, De todo o mal, De todo pecado, Senhor, tende piedade de ns Cristo, tende piedade de ns Senhor, tende piedade de ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor

76

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Da morte eterna, Pela vossa encarnao, Pela vossa morte e ressurreio, Pela efuso do Esprito Santo, A ns pecadores, Governai e defendei a santa Igreja, Assisti o santo Padre, o Papa, e toda a Hierarquia sagrada no santo ministrio, Concedei a paz e a concrdia a todos os povos, Confortai-nos e conservai-nos no vosso santo servio, Dignai-Vos consagrar esta igreja, Jesus, Filho de Deus vivo, Cristo, ouvi-nos, Cristo, atendei-nos,

livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor Cristo, ouvi-nos Cristo, atendei-nos

20.

Terminado o canto das Ladainhas, o Bispo, de p, de braos abertos, diz:

Atendei, Senhor, em vossa bondade, por intercesso da Virgem Santa Maria e de todos os Santos, as nossas humildes splicas, para que esta casa, que vai ser dedicada ao vosso nome, seja casa de salvao e de graa, onde o povo cristo se venha reunir para Vos adorar em esprito e verdade e se edificar na caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men.

77

O dicono, se for esse o caso, diz: Levantai-vos. E todos se levantam. O Bispo toma de novo a mitra. Onde no se faz a deposio das relquias dos Santos, o Bispo diz imediatamente a Orao da Dedicao, como se indica no n. 22. _______________________________________________________________________

Deposio das relquias


21. Em seguida, sese faz a deposio de relquias dos Mrtires ou de outros Santos debaixo do altar, o Bispo aproxima-se do altar. O dicono ou um presbtero traz as relquias ao Bispo, que as coloca no sepulcro oportunamente preparado. Entretanto, canta-se a antfona: Santos de Deus, sob o altar de Deus tendes a vossa morada: intercedei por ns a Nosso Senhor Jesus Cristo; ou a antfona: Os corpos dos Santos foram sepultados em paz e o seu nome vive eternamente (T. P. Aleluia); com o Salmo 14, ou outro cntico apropriado. Salmo 14 Quem habitar, Senhor, no vosso santurio, quem descansar na vossa montanha sagrada? O que vive sem mancha e pratica a justia e diz a verdade que tem no seu corao, o que no usa a lngua para levantar calnias e no faz o mal ao seu prximo nem ultraja o seu semelhante, Ant. o que tem por desprezvel o mpio * mas estima os que temem o Senhor, o que no falta ao juramento, mesmo em seu prejuzo, e no empresta dinheiro com usura, nem aceita presentes para condenar o inocente. Quem assim proceder jamais ser abalado. Ant. Ant.

78

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Entretanto, o operrio fecha o sepulcro e o Bispo volta ctedra. _______________________________________________________________________

Orao da Dedicao
22. Depois, o Bispo, de p, sem mitra, na ctedra ou junto do altar, de braos abertos, diz em voz alta:

Senhor, que santificais e governais a vossa Igreja, nosso dever proclamar o vosso nome com cnticos de festa, porque hoje o vosso povo fiel quer dedicar-Vos, para sempre, num rito solene, esta casa de orao, para aqui Vos adorar e se instruir com a vossa palavra e se alimentar dos vossos sacramentos. Esta casa anuncia o mistrio da Igreja, santificada pelo Sangue de Cristo, que Ele quis apresentar a Si mesmo como Esposa gloriosa, Virgem admirvel na integridade da f, Me fecunda pelo poder do vosso Esprito. Igreja santa, vinha eleita do Senhor, que ao mundo inteira estende os seus ramos, e, suspensos da rvore da cruz, os ergue at ao reino celeste. Igreja feliz, morada de Deus com os homens, templo santo, construdo de pedras vivas, edificada sobre o alicerce dos Apstolos, tendo Cristo Jesus como pedra angular. Igreja excelsa, cidade erguida no alto do monte, visvel para todos, a todos manifesta, onde a lmpada do Cordeiro brilha sem cessar e ressoa, agradecido, o cntico dos bem-aventurados.

79

Por isso, humildemente Vos pedimos, Senhor: derramai sobre esta igreja e este altar a vossa bno celeste; seja esta casa lugar para sempre santificado e este altar, mesa continuamente preparada para o sacrifcio de Cristo. Aqui sejam destrudos os pecados dos homens pela torrente da graa divina, para que os vossos filhos, o Pai, mortos para o pecado, sejam regenerados para a vida do alto. Aqui, os vossos fiis, reunidos em volta da mesa do altar, celebrem o memorial da Pscoa e sejam alimentados no banquete da palavra e do Corpo de Cristo. Aqui ressoe jubilosa a oblao do louvor, voz dos homens unida aos cnticos dos Anjos, e incessantemente suba para Vs a orao pela salvao do mundo. Aqui encontrem os pobres a misericrdia, alcancem os oprimidos a verdadeira liberdade, e todos os homens se revistam da dignidade de filhos vossos, at chegarem, exultantes de alegria, Jerusalm do alto, a cidade do Cu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

Todos: men.

80

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Uno do altar e das paredes da igreja


23. Em seguida, o Bispo, depois de tirar a casula, se for necessrio, e de tomar o gremial de linho, aproxima-se do altar com os diconos e os outros ministros, um dos quais leva a mbula com o crisma, e procede uno do altar e das paredes da igreja, como a seguir se descreve no n. 24. Se o Bispo, na uno das paredes da igreja, quiser associar a si alguns presbteros que com ele concelebram o rito sagrado, terminada a uno do altar, entrega-lhes as mbulas com o santo crisma e, juntamente com eles, procede s unes. O Bispo s aos presbteros pode confiar a funo de ungir as paredes: neste caso, depois da uno do altar, entrega-lhes as mbulas com o santo crisma. 24. O Bispo, de p diante do altar, diz em voz alta:

Santifique o Senhor, com o seu poder, este altar e esta casa, que ns, seus ministros, agora ungimos, para que exprimam, por um sinal visvel, o mistrio de Cristo e da Igreja.
Em seguida, derrama o santo crisma no meio do altar e nos seus quatro ngulos, e louvvel que unja tambm com ele toda a mesa do altar. Depois unge as paredes da igreja com o santo crisma, fazendo o sinal da cruz nas doze ou nas quatro cruzes convenientemente distribudas, no que pode ser oportunamente ajudado por dois ou quatro presbteros. Se as unes das paredes tiverem sido confiadas a presbteros, estes, logo que o Bispo tenha terminado a uno do altar, fazem a uno das paredes da igreja, ungindo com o santo crisma as cruzes. Entretanto, canta-se a antfona: Eis a morada de Deus com os homens, Deus habitar com eles; sero o seu povo e Deus, no meio deles, ser o seu Deus (T. P. Aleluia); ou a antfona: O templo de Deus santo, construo de Deus, edificao de Deus

81

com o Salmo 83, ou outro cntico apropriado. Salmo 83 Como e agradvel a vossa morada, Senhor dos Exrcitos! A minha alma suspira ansiosamente pelos trios do Senhor. O meu corao e a minha carne exultam no Deus vivo. Ant. At as aves do cu encontram abrigo e as andorinhas um ninho para os seus filhos, junto dos vossos altares, Senhor dos Exrcitos,* meu Rei e meu Deus. Ant. Felizes os que moram em vossa casa: podem louvar-Vos continuamente. Felizes os que em Vs encontram a sua fora, os que trazem no corao os caminhos do santurio. Ant. Ao atravessar o vale seco, transformam-no em osis, que logo as primeiras chuvas cobriro de bnos. Vo caminhando com entusiasmo crescente, at verem Deus em Sio. Ant. Senhor Deus dos Exrcitos, ouvi a minha prece, prestai-me ouvidos, Deus de Jacob. Contemplai, Deus, nosso protector, ponde os olhos no rosto do vosso Ungido. Ant. Um dia em vossos trios vale por mais de mil. Antes quero ficar no vestbulo da casa do meu Deus do que habitar nas tendas dos pecadores. Ant. Porque o Senhor Deus sol e escudo, Ele d a graa e a glria. O Senhor no recusa os seus bens aos que procedem com rectido. Senhor dos Exrcitos, feliz o homem que em Vs confia. Ant.

82

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

25. Terminada a uno do altar e das paredes da igreja, o Bispo volta para a ctedra e senta-se; os ministros trazem-lhe as coisas necessrias para lavar as mos. Em seguida, o Bispo tira o gremial e retoma a casula. Os presbteros lavam tambm as mos depois de terem ungido as paredes.

Incensao do altar e da igreja


26. Depois do rito da uno, coloca-se sobre o altar um braseiro pequeno para queimar o incenso ou outros aromas ou, se se preferir, faz-se sobre o altar um pequeno amontoado de incenso misturado com pequenos pavios. O Bispo deita incenso no braseiro ou, com o pavio que o ministro lhe entrega, pega o fogo ao amontoado de incenso, dizendo:

Suba at Vs, Senhor, a nossa orao como incenso na vossa presena; e, assim como esta casa se enche de suave perfume, assim a vossa Igreja exale o bom odor de Cristo.
27. Ento, o Bispo deita incenso em alguns turbulos e incensa o altar. Em seguida, volta para a ctedra, incensado e senta-se. Os ministros, passando pela nave da igreja, incensam o povo e as paredes. 28. Entretanto, canta-se a antfona: O Anjo colocou-se diante do altar do templo, com um turbulo de ouro na mo; ou a antfona: O fumo do incenso subiu das mos do Anjo presena do Senhor com o Salmo 137, ou outro cntico apropriado. Salmo 137 De todo o corao, Senhor, eu Vos dou graas,* porque ouvistes as palavras da minha boca. Na presena dos Anjos Vos hei-de cantar e Vos adorarei, voltado para o vosso templo santo. Ant. Hei-de louvar o vosso nome pela vossa bondade e fidelidade, porque exaltastes acima de tudo o vosso nome e a vossa promessa.

Ant.

83

Quando Vos invoquei, me respondestes, aumentastes a fortaleza da minha alma. Todos os reis da Terra Vos ho-de louvar, Senhor, quando ouvirem as palavras da vossa boca. Celebraro os caminhos do Senhor, porque grande a glria do Senhor. O Senhor excelso e olha para o humilde, ao soberbo, conhece-o de longe. Ant.

Ant.

Iluminao do altar e da igreja


29. Terminada a incensao, alguns ministros limpam com panos a mesa do altar e, se for esse o caso, estendem a toalha impermevel; em seguida, cobrem o altar com uma toalha e, se parecer oportuno, adornam-no com flores; colocam, de forma conveniente, os castiais com as velas, requeridas para a celebrao da Missa, e, se for esse o caso, a cruz. 30. Depois, o dicono aproxima-se do Bispo, que, de p, lhe entrega uma pequena vela acesa, dizendo em voz alta: A luz de Cristo resplandea na Igreja, para que todos os povos cheguem plenitude da verdade. Depois, o Bispo senta-se. 0 dicono aproxima-se do altar e acende as velas para a celebrao da Eucaristia. 31. Faz-se ento uma iluminao festiva: acendem-se todos os crios, as velas postas nos stios onde foram feitas as unes e as restantes lmpadas da igreja, em sinal de alegria. Entretanto, canta-se a antfona: A tua luz desponta, Jerusalm, e brilha sobre ti a glria do Senhor. Os povos caminharo tua luz, aleluia; ou, no tempo da Quaresma, a antfona: Brilhars com luz esplndida, Jerusalm, cidade de Deus, e todos os confins da terra viro prostrar-se diante de ti, com o cntico de Tobias, ou outro cntico apropriado, de preferncia em honra de Cristo, luz do mundo.

84

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Cntico de Tobias Bendizei o Senhor, todos vs, os seus eleitos, * celebrai dias de alegria e cantai a sua glria. Ant. Jerusalm, cidade de Deus, brilhars como luz refulgente * e ho-de venerar-te todos os povos da terra. As naes distantes viro a ti com oferendas, para adorar o Senhor dentro dos teus muros. Ant. Em teu solo tero os povos um santurio e invocaro dentro de ti o nome do Senhor. Hs-de alegrar-te por causa dos teus filhos, * porque todos sero abenoados e reunidos junto do Senhor. Ant.

85

QUARTA PARTE LITURGIA EUCARSTICA


32. Os diconos e os ministros preparam o altar como de costume. Em seguida, alguns fiis trazem o po, o vinho e a gua para a celebrao do sacrifcio do Senhor. O Bispo recebe os dons na ctedra. Enquanto so trazidos os dons, conveniente cantar a antfona: Senhor, meu Deus, na simplicidade do meu corao, eu Vos ofereo todas as coisas, e o vosso povo, aqui reunido, tudo Vos oferece com grande alegria. Deus de Israel, guardai esta vontade do nosso corao (T. P. Aleluia); ou outro cntico apropriado. 33. Quando tudo estiver preparado, o Bispo vai para o altar e, depois de tirar a mitra, beija o altar. A Missa continua como de costume; mas no se incensam nem as oblatas nem o altar. 34. Orao sobre as oblatas

Aceitai, Senhor, os dons da Igreja em festa, para que o vosso povo, reunido neste lugar santo, obtenha, por estes mistrios, a vossa contnua proteco. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men.

86

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

35.

Diz-se a Orao Eucarstica I ou III, com este Prefcio:

V. R. V. R. V. R.

O Senhor esteja convosco. Ele est no meio de ns Coraes ao alto. O nosso corao est em Deus. Dmos graas ao Senhor nosso Deus. nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente! verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas sempre e em toda a parte por Cristo nosso Senhor. Nesta casa visvel, que nos destes a graa de construir, incessantemente concedeis os vossos favores vossa famlia, que, neste lugar, peregrina para Vs. Aqui nos dais o sinal admirvel da vossa comunho connosco e nos fazeis participar no mistrio da vossa aliana: aqui edificais o vosso templo, que somos ns, e fazeis crescer a Igreja, presente em toda a terra, na unidade do Corpo do Senhor, que, um dia, tornareis perfeita na viso de paz da celeste cidade de Jerusalm. Por isso, com os Anjos e os Santos, ns Vos louvamos, no templo da vossa glria, e Vos bendizemos e glorificamos, cantando a uma s voz: Santo, Senhor Deus do universo...

87

36. Enquanto o Bispo toma o Corpo de Cristo, comea-se o cntico da comunho. Canta-se a antfona: A minha casa casa de orao, diz o Senhor: quem nela pede, recebe; quem procura, encontra; a quem bater, abrir-se- (T. P. Aleluia); ou a antfona: Como rebentos de oliveira, assim os filhos da Igreja, em volta da mesa do Senhor (T. P. Aleluia); com o Salmo 127, ou outro cntico apropriado. Salmo 127 Feliz de ti, que temes o Senhor e andas nos seus caminhos. Ant. Comeras do trabalho das tuas mos, sers feliz e tudo te correr bem. Tua esposa ser como videira fecunda, no ntimo do teu lar; teus filhos como ramos de oliveira, ao redor da tua mesa. Ant. Assim ser abenoado o homem que teme o Senhor. De Sio te abenoe o Senhor: * vejas a prosperidade de Jerusalm todos os dias da tua vida, e possas ver os filhos dos teus filhos. Paz a Israel. Ant. _______________________________________________________________________

Inaugurao da Capela do Santssimo Sacramento


37. Se se faz a inaugurao da capela do Santssimo Sacramento, terminada a comunho dos fiis, faz-se tudo como se indica no captulo II, nos nn. 79-82. _______________________________________________________________________

88

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

38.

Orao depois da Comunho

Oremos. Senhor nosso Deus, por estes sacramentos que recebemos, fazei que o nosso corao cresa, cada vez mais, na vossa verdade, para que Vos adoremos continuamente no vosso santo templo e nos alegremos na vossa presena com todos os Santos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos:

men. Bno e despedida


39. O Bispo, depois de pr a mitra, diz:

O Senhor esteja convosco.


O povo responde: Ele est no meio de ns. Em seguida, o dicono, se parecer oportuno, convida o povo a receber a bno com estas palavras ou outras semelhantes: Inclinai-vos para receber a bno. Ento, o Bispo, com as mos estendidas sobre o povo, abenoa-o, dizendo:

Deus, Senhor do Cu e da Terra, que vos reuniu hoje aqui para a dedicao desta igreja, vos encha de todas as bnos do Cu.

89

Todos: men. O Bispo:

Ele vos conceda a graa de vos tornardes o seu templo e a morada do Esprito Santo, Ele que, em seu Filho, quis reunir todos os filhos que andavam dispersos.
Todos: men. O Bispo:

Assim, em boa hora purificados, Ele vos d a graa de O trazer, a Ele prprio, a habitar em vs mesmos e de, um dia, possuir como herana a felicidade eterna na companhia de todos os Santos.
Todos: men. O Bispo toma o bculo e continua:

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


Todos: men. 40. Por fim, o dicono despede o povo como de costume.

CAPTULO IV RITO DA DEDICAO DO ALTAR PRELIMINARES 1. NATUREZA E DIGNIDADE DO ALTAR


1. Os antigos Padres da Igreja, meditando a palavra de Deus, no duvidaram afirmar de Cristo que Ele era a vtima, o sacerdote e o altar do seu prprio sacrifcio. 1 Na Epstola aos Hebreus, Cristo apresentado como o grande Pontfice e, ao mesmo tempo, como o Altar vivo do Templo celeste; 2 no Apocalipse, o nosso Redentor aparece como o Cordeiro morto, 3 cuja oblao levada ao altar celeste pelas mos do santo Anjo. 4

O CRISTO TAMBM UM ALTAR ESPIRITUAL


2. Como Cristo, Cabea e Mestre, o verdadeiro altar, tambm os seus membros e discpulos so altares espirituais, nos quais oferecido a Deus o sacrifcio da vida santamente vivida. Isto mesmo parecem querer significar os prprios Padres: S. Incio de Antioquia, quando, de maneira notvel, pede aos Romanos: No me ofereais mais nada, seno deixar que eu seja imolado a Deus, enquanto o altar est ainda preparado, 5 ou S. Policarpo, quando chama a ateno s vivas para que vivam santamente, elas que so o altar de Deus. 6 A estas vozes respondem, entre outras, a de S. Gregrio Magno, quando ensina: O que o altar de Deus, seno o esprito dos que vivem com perfeio?... Com razo, pois, se chama altar de Deus ao corao dos justos. 7

4 5 6
2 3 7

Cf. S. EPIFANIO, Panarium II, I, Haeresis 55: PG 41, 979; S. CIRILO DE ALEXANDRIA, De adoratione in spiritu et veritate, IX: PG 68, 647. Cf. Hebr 4, 14; 13, 10. Cf. Ap 5, 6. Cf. Missal Romano, Ordindrio da Missa, n. 67. Ad Romanos 2, 2: ed. F. X. Funk, p. 255. Ad Philippenses 4, 3: ed. F. X. FUNK, p. 301. Homiliarum in Ezechielem 11, 10, 19: PL 76, 1069.246.

92

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Ou ainda, segundo outra imagem clebre, entre os autores eclesisticos, os cristos que se entregam orao, oferecem a Deus peties e imolam vtimas de splicas so, eles prprios, pedras vivas, com as quais o Senhor Jesus edifica o altar da Igreja. 8 O ALTAR, MESA DO SACRIFCIO E DO BANQUETE PASCAL 3. O Senhor Jesus Cristo, ao instituir, na forma de banquete sacrificial, o memorial do sacrifcio que ia oferecer ao Pai no altar da cruz, tornou sagrada a mesa onde os fiis se renem para celebrar a sua Pscoa. Por isso, o altar e a mesa do sacrifcio e do banquete, na qual o sacerdote, representando o Senhor Jesus Cristo, realiza o mesmo que o prprio Senhor fez e entregou aos discpulos para que eles o fizessem em memria dEle; tudo isto, o Apstolo o aponta de maneira muito clara, quando diz: O clice da bno, que ns abenoamos, no comunho no Sangue de Cristo? E o po que partimos, no comunho no Corpo do Senhor? Porque h um s po, ns, que somos muitos, faze mos um 9 s corpo, visto participarmos todos desse nico po.

O ALTAR, SINAL DE CRISTO


4. Em toda a parte, consoante as circunstncias, os filhos da Igreja podem celebrar o memorial de Cristo e sentar-se mesa do Senhor. Mas consentneo com o mistrio eucarstico que os cristos ergam um altar estvel para celebrarem a Ceia do Senhor: assim aconteceu j desde os tempos antigos. O altar cristo , pela sua prpria natureza, uma mesa especial do sacrifcio e do banquete pascal: ara especial, onde se perpetua sacramentalmente o sacrifcio da cruz at ao fim dos sculos, at que Cristo venha; mesa em volta da qual se renem os filhos da Igreja, para darem graas a Deus e comungarem o Corpo e o Sangue de Cristo.

Em todas as igrejas o altar , por isso, o centro da aco de graas, que se realiza totalmente na Eucaristia, 10 em torno do qual, de algum modo, se ordenam os outros ritos da Igreja. 11 Porque no altar celebrado o memorial do Senhor e se apresenta aos fiis o seu Corpo e Sangue, os escritores eclesisticos viram no altar como que um sinal do prprio Cristo donde o dizer-se: O altar Cristo.

CF. OrgENEs In librum Iesu Nave, Homilia IX, 1: SC 71, pp. 244 e 246 Cf. 1 Cor 10, 16-17. 10 Missal Romano, Instruo Geral, n. 259. 11 Cf. Pio XII, Enc. Mediator Dei et hominum: A.A.S. 39 (1947) p. 529.
8 9

93

O ALTAR, HONRA DOS MRTIRES


5. Toda a dignidade do altar est no facto de ele ser a mesa do Senhor. No so, portanto, os corpos dos Mrtires que honram o altar, mas antes o altar que honra o sepulcro dos Mrtires. Vem, por isso, a propsito erguer altares sobre os sepulcros dos Mrtires ou colocar as suas relquias debaixo do altar, para honrar os seus corpos e ainda para significar que o sacrifcio dos membros tira o seu princpio do sacrifcio da Cabea, 12 e assim venham vtimas triunfais tomar lugar onde Cristo a vtima. Mas Ele, sobre o altar, Ele que padeceu por todos; aqueles, debaixo do altar, pois foram remidos pela sua paixo. 13 Esta maneira de dispor as coisas parece, de algum modo, retomar a viso espiritual do Apstolo Joo no Apocalipse: Vi debaixo do altar as almas dos que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que tinham dado. 14 Embora todos os Santos sejam justamente chamados testemunhas de Cristo, h todavia no testemunho do sangue uma fora peculiar, que s as relquias dos Mrtires colocadas debaixo do altar exprimem de maneira total e completa.

II. O ERGUER DO ALTAR


6. conveniente que em todas as igrejas haja um altar fixo; nos outros lugares destinados s celebraes sagradas, um altar fixo ou mvel. O altar diz-se fixo se construdo sobre o pavimento e de tal modo unido a ele que no se possa remover; chama-se mvel, se pode ser removido. 15 7. prefervel que, nas igrejas novas, se coloque um s altar, para que na assembleia una dos fiis o altar nico signifique que nico o nosso Salvador, Jesus Cristo, e nica Eucaristia da Igreja. Na capela, um tanto separada, se possvel, da nave da igreja, onde est colocado o tabernculo para guardar o Santssimo Sacramento, poder erguer-se outro altar, onde se pode tambm celebrar a Missa nos dias feriais para uma pequena assembleia de fiis. Deve, porm, evitar-se, de maneira absoluta, colocar mais altares apenas para adorno da igreja. 8. O altar seja construdo separado da parede, de maneira que o sacerdote possa facilmente circular em volta dele e celebrar a Missa voltado para o povo: Pela sua localizao, h-de ser o centro de convergncia para o qual espontaneamente se dirijam as atenes de toda a assembleia dos fiis. 16

Cf. Missal Romano, Comum dos Mrtires 8, Orao sobre as Oblatas. S. AMBRSIO, Epistula 22, 13: PL 16, 1023; cf. Ps. MXIMO DE TURIM, Sermo 78: PL 57, 689-690. 14 Ap 6, 9. 15 Cf. Missal Romano, Instruo geral, n. 265, 261. 16 Ibid., n. 262.
12 13

94

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

9. Segundo a tradio da Igreja e o smbolo bblico inerente ao altar, a mesa do altar fixo seja de pedra, e de pedra natural. Todavia, pode empregar-se outra matria digna, slida e artisticamente trabalhada, a juizo das Conferncias Episcopais. 17 Os ps ou a base que suportam a mesa podem ser de qualquer matria, contando que seja digna e slida. 18 10. Por sua prpria natureza, o altar s a Deus dedicado, pois que o Sacrifcio Eucarstico s a Deus oferecido. neste sentido que se deve entender o costume de a Igreja dedicar altares a Deus em honra dos Santos. Isto mesmo, o exprime S. Agostinho de maneira adequada: No erguemos altares a nenhum mrtir, mas ao prprio Deus dos Mrtires, ainda que em memria dos Mrtires. 19 Tudo isto se deve explicar muito claramente aos fiis. Nas igrejas novas no se coloquem representaes ou imagens dos Santos em cima do altar. Do mesmo modo, no se ponham sobre a mesa do altar relquias de Santos, quando estas so expostas venerao dos fiis. 11. Quanto possvel, mantenha-se o costume da liturgia romana de encerrar debaixo do altar relquias de Mrtires ou de outros Santos. 20 Todavia tenha-se em conta o seguinte: a) As relquias que ho-de ser colocadas sejam suficientemente grandes para se poder verificar que elas so parte de corpos humanos. Por isso, deve evitar-se que sejam colocadas relquias demasiado pequenas de um ou mais Santos. b) Verifique-se com toda a diligncia se as relquias que vo ser colocadas so autnticas. prefervel que o altar seja dedicado sem relquias, a que se coloquem debaixo dele relquias duvidosas. c) O cofre das relquias no deve ser colocado nem em cima do altar nem dentro da mesa do altar, mas, tendo em conta a forma do mesmo, deve ser colocado debaixo do altar.

Onde se fizer o rito da deposio das relquias, e muito conveniente que se celebre a Viglia junto das relquias do Mrtir ou do Santo, segundo o que se indica acima, cap. II, n. 10.

III. A CELEBRAO DA DEDICAO O ministro do rito


12. Pertence ao Bispo, a quem est confiado o cuidado de uma Igreja particular, dedicar a Deus os novos altares erigidos na sua diocese; se ele o no puder fazer por si prprio, confiar essa funo a outro Bispo, sobretudo quele que lhe est associado e o auxilia na
A Conferncia Episcopal Portuguesa determinou que a mesa do altar que vai dedicar-se dever ser de pedra ou formada por um bloco compacto de madeira nobre (Ass. Plen. 29. IV. 1987). 18 Cf. Missal Romano, Instruo geral, n. 263. 19 Contra Faustum, XX, 21: PL 42, 384. 20 Cf. Missal Romano, Instruo geral, n. 266.
17

95

cura pastoral dos fiis para os quais o novo altar foi erigido; em circunstncias absolutamente especiais, confia-la- a um presbtero, a quem dar mandato especial.

Escolha do dia
13. Como o altar se torna sagrado, antes de mais, pela celebrao da Eucaristia, evite-se, para salvar a verdade das coisas, que seja celebrada a Missa no novo altar antes de ele ser dedicado, de sorte que a Missa da dedicao seja tambm a primeira Eucaristia que celebrada sobre esse altar. 14. Para a dedicao de um novo altar, escolha-se o dia em que os fiis possam reunir-se em maior nmero, sobretudo o domingo, a no ser que razes pastorais aconselhem outra coisa. Todavia o rito da dedicao do altar no pode ser celebrado no Trduo Pascal, nem na Quarta-Feira de Cinzas, nem nas frias da Semana Santa, nem na Comemorao de Todos os Fiis Defuntos.

A Missa da dedicao
15. A celebrao da Eucaristia est intimamente ligada ao rito da dedicao do altar. Diz-se a Missa da Dedicao do Altar. Mas no Natal do Senhor, na Epifania, na Ascenso, no Domingo de Pentecostes e tambm nos Domingos do Advento, da Quaresma e da Pscoa, toma-se a Missa do dia, excepto a Orao sobre as Oblatas e o Prefcio, que esto intimamente ligados ao prprio rito. 16. Convm que o Bispo concelebre a Missa com os presbteros presentes e sobretudo com aqueles a quem foi confiado o mnus de estar frente da parquia ou da comunidade para a qual foi erigido o altar.

As diversas partes do rito A. Os ritos iniciais


17. Os ritos iniciais da Missa da dedicao do altar fazem-se como de costume, mas, em lugar do acto penitencial, o Bispo benze a gua e com ela asperge o povo e o novo altar.

B. A liturgia da palavra
18. Na liturgia da palavra louvvel dizer trs leituras, escolhidas, em conformidade com as rubricas, ou da liturgia do dia (cf. acima n. 15) ou de entre as que se propem no Leccionrio para o rito da dedicao do altar. 19. Depois das leituras, o Bispo faz a homilia, na qual explica tanto as leituras bblicas como o sentido da dedicao do altar. Terminada a homilia, diz-se o Smbolo. Omite-se a Orao Universal, visto que, em seu lugar, se cantam as Ladainhas dos Santos.

96

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

C. A Orao da Dedicao e a uno do altar


A deposio das relquias dos Santos 20. Depois do canto das Ladainhas, faz-se, se for esse o caso, a deposio, debaixo do altar, das relquias dos Mrtires ou de outros Santos, para significar que todos os que foram baptizados na morte de Cristo, e, em primeiro lugar, os que derramaram o sangue pelo Senhor, participam na paixo de Cristo (cf. acima n. 5). A Orao da Dedicao 21. A celebrao da Eucaristia o rito mais importante e o nico necessrio para dedicar o altar; no entanto, segundo a tradio comum da Igreja, quer do Oriente quer do Ocidente, diz-se tambm a Orao da Dedicao, na qual significada a inteno de dedicar o altar ao Senhor para sempre e se pede a sua bno. Os ritos da uno, da incensao, do revestimento e da iluminao 22. Os ritos da uno, da incensao, do revestimento e da iluminao do altar exprimem, em sinais sensveis, alguns aspectos daquela obra invisvel que o Senhor realiza por meio da Igreja quando ela celebra os divinos mistrios, principalmente a Eucaristia. a) uno do altar: pela uno do crisma o altar torna-se o smbolo de Cristo, que o Ungido de preferncia aos demais e assim chamado; na verdade, o Pai O ungiu pelo Esprito Santo e O constituiu o Sumo Sacerdote, para que oferecesse no altar do seu Corpo o sacrifcio da vida pela salvao de todos. b) O incenso queimado sobre o altar para significar que o sacrifcio de Cristo, que a se perpetua de maneira sacramental, sobe para Deus em odor de suavidade, mas tambm para exprimir que as oraes dos fiis sobem at ao trono de Deus, por Ele aceites e a Ele agradveis. 21 c) O revestimento do altar indica que o altar cristo a ara do Sacrifcio Eucarstico e a mesa do Senhor, em volta da qual os sacerdotes e os fiis, numa mesma e nica aco, embora com funo diversa, celebram o Memorial da Morte e Ressurreio de Cristo e comem a Ceia do Senhor. Por isso, o altar preparado e festivamente ornado como a mesa do banquete sacrificial. Isto claramente significa que ele a mesa do Senhor, da qual todos os fiis se aproximam com alegria, para se alimentarem do alimento divino, o Corpo e o Sangue de Cristo imolado. d) A iluminao do altar faz recordar que Cristo Luz para se revelar s naes,22 por cuja claridade resplandece a Igreja e por ela toda a famlia humana.

Cf. Ap 8, 3-4: Veio [um Anjo] com um turbulo de ouro na mo e colocou-se junto do altar. Foram-lhe dadas muitas espcies de aromas, para que os oferecesse com as oraes de todos os santos, sobre o altar de ouro que est diante do trono. E das mos do Anjo subiu presena de Deus o fumo dos aromas com as oraes dos santos. 22 Lc 2, 32.
21

97

D. A celebrao da Eucaristia
23. Preparado o altar, o Bispo celebra a Eucaristia, que a parte principal e a mais antiga de todo o rito. 23 A celebrao da Eucaristia est estreitamente unida ao rito da dedicao do altar: com a celebrao do Sacrifcio Eucarstico, atinge-se e manifesta-se de maneira muito clara o fim para que se constri o altar; alm disso, a Eucaristia, que santifica o corao. dos que a recebem, consagra de algum modo o altar, como os antigos Padres da Igreja vrias vezes afirmaram: digno de admirao este altar, porque, sendo por natureza uma pedra, se torna santo, depois de ter recebido em si o Corpo de Cristo; 24 finalmente, o nexo estreito que existe entre a dedicao do altar e a celebrao da Eucaristia mostra-se tambm no facto de a Missa da dedicao estar enriquecida com um Prefcio prprio, intimamente unido ao rito.

IV. ADAPTAES DO RITO Adaptaes que pertencem s Conferncias Episcopais


24. As Conferncias Episcopais podem adaptar, se parecer oportuno, este Rito aos costumes de cada regio, contanto que nada se tire sua nobreza e solenidade. 25 Observe-se, pois, o seguinte: a) nunca se devem omitir nem a celebrao da Missa com o Prefcio prprio nem a Orao da Dedicao; b) a no ser que obstem razes graves, conservem-se os ritos aos quais, por tradio litrgica, est inerente um sentido e uma fora particulares (cf. acima n. 22), adaptando-se as frmulas de maneira conveniente, se o caso o exigir.

Ao fazer as adaptaes, a autoridade eclesistica competente consulte a S Apostlica e, com o seu consentimento, introduza essas adaptaes. 26

Acomodaes que competem aos ministros


25. Pertence ao Bispo e aos responsveis pela celebrao do rito julgar sobre a oportunidade de fazer a deposio das relquias dos Santos; nisto atenda-se antes de mais ao bem
Cf. VIGLIO, Papa, Epistula ad Profuturum episcopum, IV: PL 84, 832. S. Joo Crisstomo, Homil. XX in II Cor., 3: PG 61, 540. 25 A Conferncia Episcopal Portuguesa considera que, conforme secular tradio, convir gravar ao menos uma cruz no altar que vai ser dedicado (Ass. Plen. 29. IV. 1987). 26 Cf. Conc. Vat. II, Const. sobre a sagrada Liturgia, Sacrosanctum Concilium, n. 40: A.A.S. 56 (1964) p. 111.
23 24

98

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

espiritual dos fiis e ao verdadeiro sentido da liturgia, tendo em conta o que acima foi dito no n. 11. Pertence ao reitor da igreja na qual vai ser dedicado o altar, com a ajuda dos seus cooperadores na aco pastoral, determinar e preparar tudo o que se refere s leituras, aos cnticos e aos subsdios pastorais, tanto para fomentar a frutuosa participao do povo como para promover o decoro da celebrao.

V. PREPARAO PASTORAL
26. Os fiis no s sejam informados a tempo da dedicao do novo altar, mas sejam tambm preparados de maneira conveniente para tomarem parte activa no rito. , por isso, necessrio que tenham conhecimento do que significa cada rito e como se realiza. Para lhes dar esta catequese, pode lanar-se mo do que acima foi dito sobre a natureza e dignidade do altar e sobre o sentido e o valor dos ritos. Deste modo, os fiis sero penetrados do amor recto e devido para com o altar.

VI. COISAS QUE SE DEVEM PREPARAR


PARA A DEDICAO DO ALTAR 27. Para a celebrao do rito da dedicao do altar prepare-se o seguinte: o Missal Romano, o Leccionrio, o Pontifical Romano; cruz e livro dos Evangelhos para serem levados na procisso; caldeirinhacom gua para ser benzida e hissope; mbula com o santo crisma; panos para limpar a mesa do altar; se as circunstncias o exigirem, uma toalha de linho encerada ou um pano de linho impermevel, medida do altar; bacia e gomil com gua, toalhas e tudo o que for necessrio para o Bispo lavar as mos; gremial de linho; braseiro pequeno para queimar o incenso ou os aromas; ou gros de incenso e pequenos pavios para serem queimados sobre o altar; turbulo com naveta para o incenso e colher; clice, corporal, sanguneos, manustrgio; po, vinho e gua para a celebrao da Missa;

99

cruz do altar, a no ser que j tenha sido colocada no presbitrio uma cruz, ou que a cruz que levada na procisso de entrada seja colocada perto do altar; toalha, velas, castiais; flores, se parecer oportuno.

28. Na Missa da dedicao do altar, usam-se vestes sagradas de cor branca ou festiva. Preparem-se: para o Bispo: alva, estola, (dalmtica), casula, mitra, bculo pastoral, plio, se a ele tem direito; para os presbteros concelebrantes: vestes para a celebrao da Missa; para os outros ministros: alvas ou outras vestes legitimamente aprovadas.

29. Se houver relquias de Santos para serem colocadas debaixo do altar, prepare-se o seguinte: a) No lugar donde parte a procisso: cofre com as relquias, rodeado de flores e luzes; se parecer oportuno, o cofre pode colocar-se em lugar conveniente do presbitrio, antes de o rito comear; para os diconos que ho-de transportar as relquias: alva, estola de cor encarnada, se se trata de relquias de um Mrtir, ou de cor branca, nos outros casos, e dalmticas, se as houver. Se as relquias forem levadas por presbteros, em vez de dalmticas, preparem-se casulas para os mesmos. Todavia, as relquias podem tambm ser levadas por outros ministros, revestidos de alvas ou de vestes legitimamente aprovadas. b) No presbitrio: uma mesa pequena, na qual se depe o cofre das relquias durante a primeira parte do rito da dedicao. c) Na sacristia: cimento ou argamassa para fechar a tampa da cavidade; esteja tambm presente um operrio, para fechar, no devido momento, o sepulcro das relquias. 30. conveniente conservar o costume de incluir no cofre das relquias um pergaminho, do qual conste o dia, ms e ano da dedicao do altar, o nome do Bispo que celebrou o rito, do Titular da igreja e os nomes dos Mrtires ou dos Santos cujas relquias foram colocadas debaixo do altar. Redija-se a acta da dedicao em dois exemplares, um dos quais ser guardado no arquivo da diocese, outro no da igreja, assinados pelo Bispo, pelo reitor da igreja e pelos representantes da comunidade local.

100

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

RITO DA DEDICAO PRIMEIRA PARTE RITOS INICIAIS Entrada na igreja


31. Reunido o povo, o Bispo e os presbteros concelebrantes, os diconos e os ministros, cada qual revestido com a sua veste, precedidos do crucfero, saem da sacristia e encaminham-se para o presbitrio atravs da nave da igreja. 32. Se houverem de ser colocadas relquias de Santos debaixo do altar, estas so levadas na procisso de entrada para o presbitrio a partir da sacristia ou da capela onde, desde a Viglia, estiveram expostas venerao dos fiis. Todavia, por uma razo justa, podem j estar preparadas antes do incio do rito num lugar apropriado do presbitrio, rodeadas de luzes. 33. Durante a procisso, canta-se a antfona de entrada: Contemplai, Deus, nosso protector, ponde os olhos no rosto do vosso Ungido. Um dia em vossos trios vale por mais de mil (T. P. Aleluia) ou a antfona: Irei ao altar de Deus, a Deus que a minha alegria com o salmo 42, ou outro cntico apropriado.

101

Fazei-me justia, meu Deus, defendei a minha causa contra a gente sem piedade, livrai-me do homem desleal e perverso.

Salmo 42

Ant.

Vs, Deus, sois o meu refgio: Porque me abandonastes? Porque hei-de andar triste, sob a opresso do inimigo? Ant. Enviai a vossa luz e verdade, sejam elas o meu guia e me conduzam vossa montanha santa e ao vosso santurio. E eu irei ao altar de Deus, a Deus que a minha alegria. Ao som da ctara Vos louvarei, Senhor meu Deus. Ant. Porque ests triste, minha alma, e desfaleces? Espera em Deus: ainda O hei-de louvar, meu Salvador e meu Deus. Ant. 34. Quando a procisso chegar ao presbitrio, colocam-se as relquias dos Santos em lugar apropriado, rodeadas de luzes; os presbteros concelebrantes, os diconos e os ministros colocam-se nos lugares que lhes esto destinados; o Bispo, omitindo o sculo ao altar, dirige-se para a ctedra. Em seguida, sem bculo nem mitra, sada o povo, dizendo:

Ant.

A graa e a paz estejam com todos vs na santa Igreja de Deus


ou outras palavras apropriadas, tiradas, de preferncia, da Sagrada Escritura. O povo responde: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo ou outras palavras apropriadas.

Bno da gua e asperso


35. Terminado o rito de entrada, o Bispo benze a gua para aspergir o povo em sinal de penitncia e em memria do Baptismo e para purificar o altar. Os ministros levam ao Bispo, que est de p na ctedra, a caldeirinha com gua. O Bispo convida todos a orar, com estas palavras ou outras semelhantes:

102

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Irmos carssimos, estamos aqui reunidos, cheios de alegria, para fazermos a dedicao deste altar por meio da celebrao do sacrifcio do Senhor. Participemos nesta aco sagrada com piedade e devoo; escutando a palavra de Deus com f e participando, com alegria, na mesa do Senhor, elevemos os nossos coraes para uma santa esperana. Reunidos em volta de um nico altar, aproximamo-nos de Cristo, pedra viva, e nEle crescemos como um templo santo. Mas, antes de mais, supliquemos humildemente a Deus nosso Senhor que Se digne abenoar esta gua, com que vamos ser aspergidos, em sinal de penitncia e para recordarmos o Baptismo, e com a qual vai ser tambm purificado o novo altar.
E todos oram durante algum tempo em silncio. Depois, o Bispo continua:

Senhor nosso Deus, por quem todas as criaturas vm luz da vida, Vs rodeais os homens de to grande amor, que no s os sustentais com desvelos de pai, mas ainda, com o orvalho da vossa caridade, os purificais de seus pecados e constantemente os reconduzis a Cristo, Cabea da Igreja.

103

Em vosso desgnio de misericrdia, quisestes que todos os que descessem, com seus pecados, s guas purificadoras do Baptismo, para a morrerem com Cristo, da surgissem purificados como novos membros do seu Corpo, e, com Ele, herdeiros dos prmios eternos. Santificai, agora, Senhor, com a vossa bno, esta gua, que vossa criatura; para que, ao ser aspergida sobre ns e sobre o novo altar, ela aparea como sinal do Baptismo, aquele banho de salvao, no qual, purificados em Cristo, nos tornmos um altar espiritual. E a ns, Senhor, e a todos os nossos irmos, que, neste altar, viro celebrar os divinos mistrios, concedei a graa de chegarmos, um dia Jerusalm celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men. 36. Terminada a invocao sobre a gua, o Bispo, acompanhado pelos diconos, asperge o povo com a gua benta, passando pela nave da igreja e, ao voltar ao presbitrio, asperge o altar. Entretanto, canta-se a antfona: Vi a gua que saa do templo, aleluia; e todos aqueles a quem ela chegou foram salvos e cantam: Aleluia, aleluia;

104

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

ou, no tempo da Quaresma, a antfona: Derramarei sobre vs gua pura, e sereis purificados das vossas manchas; e Eu vos darei um esprito novo ou outro cntico apropriado. 37. Depois da asperso, o Bispo volta ctedra, e, terminado o cntico, de p, com as mos juntas, diz:

Deus, Pai de misericrdia, a quem, na Terra, dedicamos este altar, perdoe os nossos pecados e nos d a graa de celebrar eternamente o sacrifcio de louvor no seu altar celeste.
Todos: men.

Hino e colecta.
38. Em seguida, diz-se o hino Glria a Deus nas alturas, a no ser que ocorra um domingo do Advento ou da Quaresma. 39. Terminado o hino, o Bispo, com as mos juntas, diz:

Oremos.
E todos oram durante algum tempo em silncio. Depois, o Bispo, de braos abertos, diz:

Senhor nosso Deus, que ao vosso Filho, exaltado no altar da cruz, quisestes atrair todas as coisas, derramai a abundncia da graa celeste sobre os fiis que vos dedicam este altar: como Pai providente, alimentai-os nesta mesa santa quando em volta dela se vierem reunir, e, pelo poder do vosso Esprito, fazei que sejam, cada vez mais, o povo a Vs consagrado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men.

105

SEGUNDA PARTE LITURGIA DA PALAVRA


40. Na liturgia da palavra, faz-se tudo como de costume. As leituras e o Evangelho tomam-se, em conformidade com as rubricas, ou dos textos propostos no Leccionrio para o rito da dedicao do altar ou da Missa do dia. 41. Lido o Evangelho, o Bispo faz a homilia, na qual explica tanto as leituras bblicas como o sentido do rito. 42. Diz-se sempre o Smbolo. Omite-se a Orao Universal, visto que em seu lugar se cantam as Ladainhas dos Santos.

TERCEIRA PARTE ORAO DA DEDICAO E UNES Orao litnica


43. Em seguida, o Bispo convida o povo a orar com estas palavras ou outras semelhantes:

Irmos carssimos, subam as nossas oraes a Deus Pai todo-poderoso, por intermdio de Jesus Cristo, a quem todos os Santos esto unidos, participantes na sua paixo e convivas da sua mesa.
44. Cantam-se ento as Ladainhas dos Santos, a que todos respondem; aos domingos e no tempo pascal, cantam-se de p; nos outros dias, de joelhos; neste caso, o dicono dir: Ajoelhemos. 45. Nas Ladainhas, juntam-se, no lugar prprio, as invocaes do Titular da igreja, do Padroeiro do lugar, e, se for esse o caso, dos Santos cujas relquias vo ser colocadas debaixo do altar. Podem juntar-se outras peties, em relao com a natureza peculiar do rito e as condies dos fiis. Os cognomes dos Santos, colocados entre parnteses, podem omitir-se, se parecer oportuno, quando as Ladainhas so cantadas.

106

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Senhor, tende piedade de ns. Cristo, tende piedade de ns. Senhor, tende piedade de ns. Santa Maria, Me de Deus, So Miguel, Santos Anjos de Deus, So Joo Baptista, So Jos, So Pedro e So Paulo, Santo Andr, So Joo, Santa Maria Madalena, Santo Estvo, Santo Incio de Antioquia, So Loureno, So Joo de Brito, Santa Perptua e Santa Felicidade, Santa Ins, So Gregrio, Santo Agostinho, Santo Atansio, So Baslio, So Martinho, So Bento, So Teotnio, So Francisco e So Domingos, Santo Antnio (de Lisboa), So Joo de Deus, So Francisco (Xavier), So Joo Maria (Vianney), Santa Isabel (de Portugal), Santa Catarina (de Sena) Santa Teresa de Jesus, Todos os Santos e Santas de Deus, Sede-nos propicio, De todo mal, De todo o pecado, Da morte eterna, Pela vossa encarnao, Pela vossa morte e ressurreio, Pela efuso do Esprito Santo,

Senhor, tende piedade de ns Cristo, tende piedade de ns Senhor, tende piedade de ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns rogai por ns livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor livrai-nos, Senhor

107

A ns, pecadores, Governai e defendei a santa Igreja, Assisti o Santo Padre, o Papa, e toda a Hierarquia sagrada no santo ministrio, Concedei a paz e a concrdia a todos os povos, Confortai-nos e conservai-nos no vosso santo servio, Dignai-vos consagrar este altar, Jesus, Filho de Deus vivo, Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos. 46.

ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor ouvi-nos, Senhor Cristo, ouvi-nos Cristo, atendei-nos

Terminado o canto das Ladainhas, o Bispo, de p, de braos abertos, diz:

Atendei, Senhor, em vossa bondade, por intercesso da Virgem Santa Maria e de todos os Santos, as nossas humildes splicas, para que este altar se torne o lugar onde sejam celebrados os mistrios mximos da salvao, e onde o vosso povo Vos oferea os seus dons, apresente os seus votos e preces e todos os seus sentimentos de religio e de piedade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men. O dicono, se for esse o caso, diz: Levantai-vos. E todos se levantam. O Bispo toma de novo a mitra. Onde se no faz a deposio das relquias dos Santos, o Bispo diz imediatamente a Orao da Dedicao, como adiante se indica no n. 48. _______________________________________________________________________

108

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Deposio das relquias


47. Em seguida, se se faz a deposio de relquias dos Mrtires ou de outros Santos debaixo do altar, o Bispo aproxima-se do altar. O dicono ou um presbtero traz as relquias ao Bispo, que as coloca no sepulcro oportunamente preparado. Entretanto, canta-se a antfona: Santos de Deus, sob o altar de Deus tendes a vossa morada: intercedei por ns a Nosso Senhor Jesus Cristo ou a antfona: Os corpos dos Santos foram sepultados em paz e o seu nome vive eternamente (T. P. Aleluia) com o Salmo 14, ou outro cntico apropriado. Salmo 14 Quem habitar, Senhor, no vosso santurio, quem descansar na vossa montanha sagrada? O que vive sem mancha e pratica a justia* e diz a verdade que tem no seu corao, o que no usa a lngua para levantar calnias e no faz o mal ao seu prximo nem ultraja o seu semelhante, Ant. o que tem por desprezvel o mpio * mas estima os que temem o Senhor, o que no falta ao juramento, mesmo em seu prejuzo, e no empresta dinheiro com usura, nem aceita presentes para condenar o inocente. Quem assim proceder jamais ser abalado. Ant. Entretanto, o operrio fecha o sepulcro, e o Bispo volta ctedra. _______________________________________________________________________ Ant.

Orao da Dedicao
48. alta: Depois, o Bispo, de p, sem mitra, junto do altar, de braos abertos, diz em voz

109

Nos Vos glorificamos, Senhor, ns Vos bendizemos, porque, nos inefveis desgnios da vossa piedade, quisestes que, passado o tempo das figuras, o mistrio do altar atingisse a perfeio em Cristo. Foi assim que No, segundo pai do gnero humano, uma vez acalmadas as guas do dilvio, Vos ergueu um altar e ofereceu um sacrifcio, que Vs, Pai, aceitastes como suave perfume, renovando assim a vossa aliana de amor com os homens. Abrao, pai da nossa f, seguindo, de todo o corao, a vossa palavra, ergueu um altar, para sobre ele imolar Isaac, preferindo assim agradar-Vos a Vs a poupar o filho do seu amor. Tambm Moiss, o mediador da Lei antiga, edificou um altar, que, aspergido com o sangue do cordeiro, prefigurava simbolicamente o altar da cruz. Todas estas figuras, Cristo as realizou no seu mistrio pascal: sacerdote e vitima, ao subir rvore da cruz, Ele Se entregou a Vs, Pai, como oblao pura, que destrua os pecados de todo o mundo e selava convosco uma aliana nova e eterna. Derramai, agora, Senhor, humildemente Vos pedimos, sobre este altar, erguido na casa da Igreja, a vossa celeste santificao, para que ele seja, para sempre, dedicado ao sacrifcio de Cristo e se torne a mesa do Senhor, onde o vosso povo se alimente do divino banquete.

110

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Seja este altar (esta pedra), para ns, sinal de Cristo, de cujo lado aberto correu sangue e gua, nos quais encontram fundamento os sacramentos da Igreja. Seja a mesa da festa aonde acorrem, cheios de alegria, os convivas de Cristo, para que, colocando em Vs o peso e os cuidados da vida, tomem novo vigor de alma para percorrerem novos caminhos. Seja lugar de ntima comunho convosco e de paz, de modo que, alimentados com o Corpo e Sangue de vosso Filho, e penetrados pelo seu Esprito, cresam sempre no vosso amor. Seja fonte de unidade da Igreja e de concrdia entre os irmos, em volta da qual se renam os vossos fiis, para a beberem o esprito da mtua caridade. Seja o centro do nosso louvor e da nossa aco de graas, at chegarmos jubilosos s moradas eternas, onde, com Cristo, Sumo Sacerdote e Altar vivo, Vos ofereamos o sacrifcio do louvor perene. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men.

111

Uno do altar
49. Em seguida, o Bispo, depois de tirar a casula, se for necessrio, e de tomar o gremial de linho, aproxima-se do altar com o dicono ou outro ministro, que leva a mbula com o crisma. O Bispo, de p diante do altar, diz em voz alta:

Santifique o Senhor, com o seu poder, este altar, que ns, seus ministros, agora ungimos, para que exprima, por um sinal visvel, o mistrio de Cristo, que a Si mesmo Se ofereceu ao Pai pela vida do mundo.
Em seguida, derrama o santo crisma no meio do altar e nos seus quatro ngulos, e louvvel que unja tambm com ele toda a mesa do altar. 50. Enquanto se faz a uno, canta-se, excepto no tempo pascal (cf. n. 51), a antfona: O Senhor Deus Vos ungiu com o leo da alegria com o Salmo 44, ou outro cntico apropriado. Salmo 44 O meu corao vibra com uma ideia feliz: Vou dedicar ao Rei o meu poema. * Minha lngua pena de hbil escriba. Ant. Sois o mais belo dos filhos dos homens, a graa se derrama em vossos lbios, por isso Deus Vos abenoou para sempre.

Ant.

Cingi a espada cintura, poderoso heri, cheio de esplendor, avanai para o cambate, em defesa da verdade, da mansido e da justia. Ant.

112

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

A vossa direita realizar feitos grandiosos: as vossas setas so aguadas; a Vs se submetem os povos. Perdem nimo os inimigos do Rei. Ant. O vosso trono, o Deus, eterno, de justia o vosso ceptro real. Amais a justia e odiais a iniquidade. Ant. Por isso o Senhor Deus Vos ungiu com o leo da alegria preferindo-Vos aos vossos companheiros. Vossas vestes exalam mirra, alos e cssia. Ant. 51. No tempo pascal canta-se a antfona: A pedra que rejeitaram os construtores tornou-se pedra angular, aleluia com o salmo 117, ou outro cntico apropriado. Salmo 117 Dai graas ao Senhor, porque Ele bom, porque eterna a sua misericrdia. A mo do Senhor fez prodgios, * a mo do Senhor foi magnfica, a mo do Senhor fez prodgios. Ant. No morrerei, mas hei-de viver para anunciar as obras do Senhor. Com dureza me castigou o Senhor, mas no me deixou morrer. Ant. Eu Vos darei graas porque me ouvistes e fostes o meu Salvador. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. Ant. Tudo isto veio do Senhor: * admirvel aos nossos olhos. Este o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria.

Ant.

113

Senhor, salvai os vossos servos, Senhor, dai-nos a vitria. Bendito o que vem em nome do Senhor, da casa do Senhor ns Vos bendizemos.

Ant.

O Senhor Deus e fez brilhar sobre ns a sua luz. Ordenai o cortejo solene com ramagens frondosas at ao ngulo do altar. Ant. 52. Terminada a uno do altar, o Bispo volta para a ctedra, senta-se, lava as mos e tira o gremial.

Incensao do altar
53. Depois do rito da uno, coloca-se sobre o altar um braseiro pequeno para queimar o incenso ou outros aromas ou, se se preferir, faz-se sobre o altar um pequeno amontoado de incenso misturado com pequenos pavios. O Bispo deita incenso no braseiro ou, com o pavio que o ministro lhe entrega, pega o fogo ao amontoado de incenso, dizendo:

Suba at Vs, Senhor, a nossa orao como incenso na vossa presena; e, assim como esta casa se enche de suave perfume, assim a vossa Igreja exale o bom odor de Cristo.
Ento, o Bispo deita incenso no turbulo e incensa o altar; em seguida, volta para a ctedra, incensado e senta-se; o ministro incensa o povo. Entretanto, canta-se a antfona: O Anjo colocou-se diante do altar do templo, com um turbulo de ouro na mo; ou a antfona: O fumo do incenso subiu das mos do Anjo presena do Senhor com o Salmo 137, ou outro cntico apropriado. Salmo 137 De todo o corao, Senhor, eu Vos dou graas porque ouvistes as palavras da minha boca. Na presena dos Anjos Vos hei-de cantar* e Vos adorarei, voltado para o vosso templo santo. Ant.

114

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Hei-de louvar o vosso nome * pela vossa bondade e fidelidade, porque exaltastes acima de tudo o vosso nome e a vossa promessa.

Ant.

Quando Vos invoquei, me respondestes, * aumentastes a fortaleza da minha alma. Todos os reis da terra Vos ho-de louvar, Senhor, quando ouvirem as palavras da vossa boca. Ant. Celebraro os caminhos do Senhor, porque grande a glria do Senhor. O Senhor excelso e olha para o humilde, ao soberbo, conhece-o de longe. Ant.

Revestimento e iluminao do altar


54. Terminada a incensao, alguns ministros limpam com panos a mesa do altar e, se for esse o caso, estendem a toalha impermevel; em seguida, cobrem o altar com uma toalha e, se parecer oportuno, adornam-no com flores; colocam, de forma conveniente, os castiais com as velas, requeridas para a celebra o da Missa, e, se for esse o caso, a cruz. 55. Depois o dicono aproxima-se do Bispo, que, de p, lhe entrega uma pequena vela acesa, dizendo em voz alta:

A luz de Cristo ilumine a mesa do altar e com ela resplandeam os convivas da Ceia do Senhor.
Em seguida, o Bispo senta-se. O dicono aproxima-se do altar e acende os crios para a celebrao da Eucaristia. 56. Faz-se ento uma iluminao festiva: acendem-se todas as lmpadas em volta do altar em sinal de alegria. Entretanto, canta-se a antfona: Em vs, Senhor, est a fonte da vida e na vossa luz veremos a luz ou outro cntico apropriado, de preferncia em honra de Cristo, luz do mundo.

115

QUARTA PARTE LITURGIA EUCARSTICA


57. Os diconos e os ministros preparam o altar como de costume. Em seguida, alguns fiis trazem o po, o vinho e a gua para a celebrao do sacrifcio do Senhor. O Bispo recebe os dons na ctedra. Enquanto so trazidos os dons, conveniente cantar a antfona: Se ao apresentares a tua oferta ao altar, a te recordares que o teu irmo tem alguma coisa contra ti, deixa a a tua oferta diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmo e vem ento apresentar a tua oferta, aleluia ou a antfona: Moiss consagrou um altar ao Senhor, e sobre ele ofereceu holocaustos e vtimas; fez o sacrifcio da tarde, como suave perfume, na presena dos filhos de Israel ou outro cntico apropriado. 58. Quando tudo estiver preparado, o Bispo vai para o altar e, depois de tirar a mitra, beija o altar. A Missa continua como de costume; mas no se incensam nem as oblatas nem o altar. 59. Orao sobre as Oblatas

Desa, Senhor nosso Deus, sobre este altar o vosso Esprito Santo, para que Ele santifique os dons do vosso povo e, com o seu amor, purifique o corao dos que vo participar deste banquete sagrado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men

116

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

60. Diz-se a Orao eucarstica I ou III com este Prefcio, que est inerente ao rito da dedicao do altar:

V/. R. V/. R. V/. R.

O Senhor esteja convosco. Ele est no meio de ns. Coraes ao alto. O nosso corao est em Deus. Dmos graas ao Senhor nosso Deus. nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente! verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas sempre e em toda a parte, por Cristo nosso Senhor. Verdadeiro sacerdote e vtima verdadeira, mandou-nos celebrar para sempre o memorial do Sacrifcio que Ele Vos ofereceu sobre o altar da Cruz. Por isso, o vosso povo ergueu este altar, que ns, Senhor, cheios de alegria, Vos dedicamos. Aqui est o verdadeiro lugar excelso, onde o Sacrifcio de Cristo continuamente oferecido no mistrio sacramental, onde, a Vs, dado o louvor perfeito e, ao vosso povo, oferecida a salvao. Aqui se prepara a mesa do Senhor, onde os vossos filhos, alimentados com o Corpo de Cristo, se encontram unidos na Igreja una e santa. Aqui os fiis recebem o vosso Esprito das fontes que jorram de Cristo, a pedra espiritual, pelo qual tambm eles se tornam oblao santa e altar vivo.

117

Por isso, Senhor, com todos os Anjos e Santos, ns Vos louvamos, cantando com alegria: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo...
61. Enquanto o Bispo toma o Corpo de Cristo, comea-se o cntico da comunho. Canta-se a antfona: At as aves do cu encontram um abrigo e as andorinhas um ninho para os seus filhos, junto dos vossos altares, Senhor dos Exrcitos, meu Rei e meu Deus. Felizes os que moram em vossa casa: podem louvar-Vos continuamente ou a antfona: Como rebentos de oliveira, assim os filhos da Igreja, em volta da mesa do Senhor (T. P. Aleluia) com o Salmo 127, ou outro cntico apropriado Salmo 127 Feliz de ti, que temes o Senhor e andas nos seus caminhos. Comeras do trabalho das tuas mos, sers feliz e tudo te correr bem. Tua esposa ser como videira fecunda, no ntimo do teu lar; teus filhos como ramos de oliveira, ao redor da tua mesa. Ant. Assim ser abenoado o homem que teme o Senhor. De Sio te abenoe o Senhor: * vejas a prosperidade de Jerusalm todos os dias da tua vida, e possas ver os filhos dos teus filhos. Paz a Israel. Ant.

Ant.

118

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

62.

Orao depois da Comunho

Oremos. Senhor, concedei-nos a graa de vivermos sempre unidos ao sacrifcio do vosso Filho, sacramentalmente celebrado nos vossos altares, para que, congregados na f e na caridade, sejamos transformados em Cristo, que, nesta mesa, Se nos d como alimento. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men.

Bno e despedida
63. O Bispo, depois de pr a mitra, diz:

O Senhor esteja convosco.


O povo responde: Ele est no meio de ns. Em seguida, o dicono, se parecer oportuno, convida o povo a receber a bno com estas palavras ou outras semelhantes: Inclinai-vos para receber a bno. Ento, o Bispo, com as mos estendidas sobre o povo, abenoa o, dizendo:

Deus, que fez de vs sacerdotes e reis, vos faa participar dignamente no sacrifcio de Cristo, exercendo assim, da maneira mais santa, o vosso sacerdcio.
Todos: men.

119

O Bispo:

E Aquele que vos rene aqui, em volta desta nica mesa, e vos alimenta com um nico po faa de todos vs um s corao e uma s alma.
Todos: men. O Bispo:

Para que aqueles a quem levais o anncio de Cristo sejam atrados a Cristo pelo exemplo do vosso amor.
Todos: men. O Bispo toma o bculo e continua:

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


Todos: men. 64. Por fim, o dicono despede o povo como de costume.

120

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

CAPITULO V RITO DA BNO DA IGREJA PRELIMINARES


1. Convm que os edifcios sagrados ou igrejas, que se destinam, de maneira estvel, celebrao dos divinos mistrios, sejam dedicados a Deus segundo o Rito da dedicao da igreja, descrito nos captulos II e III, que pe em relevo a fora dos ritos e dos smbolos. Os oratrios privados, capelas ou edifcios sagrados que, por circunstncias especiais, s temporariamente se destinam ao culto divino, convm que sejam benzidos segundo o Rito que a seguir se descreve. 2. No que se refere ordenao litrgica dos mesmos, escolha do Titular, preparao pastoral dos fiis, observe-se, com as devidas adaptaes, o que foi dito nos Preliminares do Rito da dedicao da igreja, no captulo II, nn. 45, 7, 20. A igreja ou o oratrio so benzidos pelo Bispo da diocese ou pelo presbtero delegado por ele. 3. A igreja ou oratrio pode ser benzido em qualquer dia, excepto no Trduo Pascal; no entanto, escolha-se, de preferncia, o dia em que os fiis possam reunir-se em maior nmero, principalmente o domingo, a no ser que razes pastorais aconselhem outra coisa. 4. Nos dias inscritos na Tabela dos dias litrgicos nos nn. 1-4, diz-se a Missa do dia; nos outros dias, pode dizer-se ou a Missa do dia ou a Missa do Titular da igreja ou do oratrio. 5. Para o rito da bno da igreja ou do oratrio prepare-se tudo aquilo que requerido para a celebrao da Missa. Mas o altar, mesmo que j tenha sido benzido ou dedicado, permanea sem nada at ao incio da liturgia eucarstica. Alm disso, em lugar apropriado do presbitrio prepare-se: caldeirinha com gua e hissope, e turbulo com naveta do incenso e colher; o Pontifical Romano; cruz do altar, a no ser que j tenha sido colocada uma cruz no presbitrio ou a cruz que levada na procisso da entrada seja colocada junto do altar; toalha, velas, castiais e, se parecer oportuno, flores;

6. Se, porm, o altar houver de ser consagrado juntamente com a bno da igreja, prepare-se tudo o que se descreve no cap. IV, n. 27, e ainda n. 29, se houver relquias de Santos para serem colocadas debaixo do altar.

121

7. Na Missa da bno da igreja, usam-se vestes sagradas de cor branca ou festiva. Prepare-se: para o Bispo: alva, estola, casula, mitra, bculo pastoral; (para o presbtero: vestes para a celebrao da Missa); para os presbteros concelebrantes: vestes para a concelebrao da Missa; para os diconos: alvas, estolas, dalmticas; para os outros ministros: alvas ou outras vestes legitimamente aprovadas.

122

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

RITO DA BNO PRIMEIRA PARTE RITOS INICIAIS Entrada na igreja


8. Reunido o povo, enquanto se canta o cntico de entrada, o Bispo e os presbteros concelebrantes, os diconos e os ministros, cada qual com as suas vestes, precedidos do crucfero, saem da sacristia e encaminham-se para o presbitrio atravs da nave da igreja. Quando a procisso tiver chegado ao presbitrio, o Bispo, omitido o sculo ao altar e a incensao do mesmo, dirige-se logo para a ctedra; os restantes dispem-se nos lugares que lhes esto designados. 9. Terminado o cntico, o Bispo depe o bculo e a mitra e sada o povo, dizendo:

A graa e a paz estejam com todos vs na santa Igreja de Deus


ou outras palavras apropriadas, tiradas de preferncia da Sagrada Escritura. O povo responde: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo ou outras palavras apropriadas.

Bno da gua e asperso


10. Em seguida, o Bispo benze a gua para aspergir o povo em sinal de penitncia e em memria do Baptismo e para purificar as paredes da nova igreja ou do oratrio. Os ministros levam ao Bispo, que est de p na ctedra, a caldeirinha com gua. O Bispo convida todos a orar com estas palavras ou outras semelhantes:

123

Irmos carssimos, estamos aqui reunidos, cheios de alegria, para oferecer a Deus esta nova igreja; supliquemos-Lhe, pois, humildemente que nos assista com a sua graa e Se digne abenoar, com o seu poder, esta gua com que vamos ser aspergidos, em sinal de penitncia e para recordarmos o Baptismo, e com a qual vo ser tambm purificadas as paredes da nova igreja. Mas, antes de tudo, tenhamos presente que a Igreja viva somos ns, reunidos pela f e pela caridade, Igreja que est presente no meio do mundo, como sinal e testemunho do amor com que Deus ama todos os homens.
11.

E todos oram durante algum tempo em silncio. Depois, o Bispo continua:

Senhor nosso Deus, por quem todas as criaturas vm luz da vida, Vs rodeais os homens de to grande amor, que no s os sustentais com desvelos de pai, mas ainda, com o orvalho da vossa caridade, os purificais dos seus pecados e constantemente os reconduzis a Cristo, Cabea da Igreja. Em vosso desgnio de misericrdia, quisestes que todos os que descessem, com seus pecados, s guas purificadoras do Baptismo, para a morrerem com Cristo, da surgissem purificados como novos membros do seu Corpo e, com Ele, herdeiros dos prmios eternos.

124

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Santificai agora, Senhor, com a vossa bno, esta gua, que vossa criatura, para que, ao ser aspergida sobre ns e sobre as paredes desta igreja, ela aparea como sinal do Baptismo, aquele banho de salvao, no qual, purificados em Cristo, nos tornmos templos do vosso Esprito Santo. E a ns, Senhor, e a todos os nossos irmos que, nesta igreja, viro celebrar os divinos mistrios, concedei a graa de chegarmos, um dia, Jerusalm celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men. 12. Terminada a invocao sobre a gua, o Bispo, acompanhado pelos diconos, asperge o povo e as paredes com a gua benta, passando pela nave da igreja e, ao voltar ao presbitrio, asperge o altar, a no ser que j tenha sido benzido ou dedicado (cf. acima n. 5). Entretanto, canta-se a antfona: Vi a gua que saa do templo, aleluia; e todos aqueles a quem ela chegou foram salvos e cantam: Aleluia, aleluia ou, no tempo da Quaresma, a antfona: Derramarei sobre vs gua pura, e sereis purificados das vossas manchas; e Eu vos darei um esprito novo ou outro cntico apropriado. 13. Depois da asperso, o Bispo volta ctedra e, terminado o cntico, de p, com as mos juntas, diz:

Deus, Pai de misericrdia, nos assista nesta casa de orao e a graa do Esprito Santo purifique o templo da sua morada, que somos ns.

125

Todos: Amen.

Hino e colecta
14. Em seguida, salvo na Missa de um domingo ou de uma fria do tempo do Advento e da Quaresma, canta-se o hino Glria a Deus nas alturas. 15. Terminado este hino, o Bispo, com as mos juntas, diz:

Oremos.
E todos oram durante algum tempo em silncio. Depois, o Bispo, de braos abertos, diz, excepto nos dias inscritos na Tabela dos dias litrgicos nos nn. 1-4, esta orao:

Enviai, Senhor, a vossa bno sobre esta igreja que nos destes a graa de edificar, e concedei a todos os fiis que nela se reunirem que, escutando a vossa palavra e participando nos vossos mistrios, sintam a presena de Jesus Cristo, que prometeu estar presente no meio dos que se reunissem em seu nome. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men.

126

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

SEGUNDA PARTE LITURGIA DA PALAVRA


16. As leituras tomam-se, segundo as rubricas (cf. acima n. 4), ou da liturgia do dia ou de entre os textos propostos no Leccionrio para o rito da dedicao da igreja. 17. Para o Evangelho no se levam nem luzes nem incenso.

18. Depois do Evangelho, o Bispo faz a homilia, na qual explica tanto as leituras bblicas como o sentido do rito. 19. Terminada a homilia, diz-se o Smbolo, e faz-se a Orao Universal como de costume.

127

TERCEIRA PARTE BNO DO ALTAR


20. Em seguida, o Bispo aproxima-se do altar que vai ser benzido. Entretanto, canta-se a antfona: Como rebentos de oliveira, assim os filhos da Igreja. em volta da mesa do Senhor (T. P. Aleluia) ou outro cntico apropriado. 21. Terminado o cntico, o Bispo, de p, sem mitra, dirige-se aos fiis, com estas palavras ou outras semelhantes:

Irmos carssimos, a nossa comunidade est aqui reunida, com muita alegria, para fazermos a bno deste altar. Participemos nesta aco sagrada com piedade e devoo e peamos a Deus que olhe com bondade para a oblao da Igreja que vier a ser colocada sobre este altar e faa do seu povo uma oferenda eterna sua glria.
E todos oram durante algum tempo em silncio.

128

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Depois o Bispo, de braos abertos, diz em voz alta:

Bendito sois, Senhor nosso Deus, que aceitastes, para redeno do gnero humano, o sacrifcio de Cristo, vosso Filho, oferecido sobre o altar da cruz, e que, no vosso amor de Pai, reunis o vosso povo em volta da mesa do Senhor para celebrar o memorial desse mesmo sacrifcio. Olhai, pois, Senhor, para este altar, que ns preparmos para celebrar os vossos mistrios: seja ele o centro do nosso louvor e da nossa aco de graas; seja o altar onde oferecemos, de modo sacramental, o sacrifcio de Cristo; seja a mesa em que partimos o po da vida e bebemos do clice da unidade; seja a fonte perene donde jorra para ns a gua da salvao, para que, aproximando-nos de Cristo, pedra viva, cresamos nEle como templo santo, e, sobre o altar do corao, ofereamos o sacrifcio da vida santamente vivida, sacrifcio agradvel a vossos olhos, para louvor da vossa glria.
Todos: Bendito seja Deus para sempre. Depois, o Bispo deita incenso em alguns turbulos e incensa o altar. Em seguida, pe a mitra, volta ctedra, incensado e senta-se. Os ministros, passando pela nave da igreja, incensam o povo e a nave. _______________________________________________________________________ 22. Se houver de fazer-se a dedicao do altar, depois de dito o Smbolo e omitindo a Orao Universal, observe-se o que est dito no cap. IV, nn. 43-56. Se porm o altar no houver de ser benzido nem consagrado (ex. gr. porque foi transferido para a nova igreja um altar j benzido ou dedicado), depois da Orao Universal a Missa continua como a seguir se indica no n. 23. _______________________________________________________________________

129

QUARTA PARTE LITURGIA EUCARSTICA


23. Os ministros cobrem o altar com a toalha e, se parecer oportuno, adornam-no com flores, colocam os castiais com as velas, requeridas para a celebrao da Missa, e, se for esse o caso, tambm a cruz. 24. Uma vez preparado o altar, alguns fiis trazem o po, o vinho e a gua para a celebrao do sacrifcio do Senhor. O Bispo recebe os dons na ctedra. Enquanto so trazidos os dons, conveniente cantar a antfona: Se ao apresentares a tua oferta ao altar, a te recordares que o teu irmo tem alguma coisa contra ti, deixa a a tua oferta diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmo e vem ento apresentar a tua oferta, aleluia ou a antfona: Moiss consagrou um altar ao Senhor, e sobre ele ofereceu holocaustos e vtimas; fez o sacrifcio da tarde, como suave perfume, na presena dos filhos de Israel ou outro cntico apropriado. 25. Quando tudo estiver preparado, o Bispo vai para o altar e, depois de tirar a mitra, beija o altar. A Missa continua como de costume; mas no se incensam nem as oblatas nem o altar. Se, porm, o altar no foi benzido nem dedicado nesta celebrao, a incensao faz-se como de costume. _______________________________________________________________________ 26. Se se fizer a inaugurao da capela do Santssimo Sacramento, terminada a Comunho dos fiis, faz-se tudo como est indicado no cap. 11, nn. 79-82. _______________________________________________________________________

130

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Bno e despedida
27. O Bispo, pe a mitra e diz:

O Senhor esteja convosco.


O povo responde: Ele est no meio de ns. Em seguida, o dicono, se parecer oportuno, convida o povo a receber a bno com estas palavras ou outras semelhantes: Inclinai-vos para receber a bno. Ento, o Bispo, com as mos estendidas sobre o povo, abenoa -o, dizendo:

Deus, Senhor do cu e da terra, que vos reuniu hoje aqui para a bno desta igreja, vos encha de todas as bnos do cu.
Todos: men.

Ele vos conceda a graa de vos tornardes o seu templo e a morada do Esprito Santo, Ele que, em seu Filho, quis reunir todos os filhos que andavam dispersos.
Todos: men. O Bispo:

Assim, em boa hora purificados, Ele vos d a graa de O trazer a Ele prprio a habitar em vs mesmos e de, um dia, possuir como herana a felicidade eterna na companhia de todos os Santos.

131

Todos: men. O Bispo toma a bculo e continua:

Abene-vos Deus Todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


Todos:

men.
28. Por fim, o dicono despede o povo como de costume.

132

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

133

CAPTULO VI RITO DA BNO DO ALTAR PRELIMINARES


1. O altar diz-se fixo se construdo sobre o pavimento e de tal modo unido a ele que no se possa remover; chama-se mvel, se pode ser removido. 1 O altar fixo deve ser dedicado com o rito que acima se descreve no cap. IV. Mas tambm ao altar mvel devida reverncia, porque a mesa destinada exclusivamente e de maneira estvel para o Sacrifcio Eucarstico. , por isso, conveniente que, antes de entrar em uso, se no for dedicado, seja ao menos benzido com o rito que se segue. 2 2. O altar mvel pode ser construdo de quaisquer matrias slidas, que estejam de acordo com o uso litrgico, segundo as tradies e os costumes das diversas regies. 3 3. Ao erguer-se um altar mvel, observe-se o que est estabelecido nos Preliminares do Rito da dedicao do altar (cap. IV, nn. 6-10), fazendo as devidas adaptaes; no , todavia, permitido colocar relquias de Santos na base do altar. 4. conveniente que o altar mvel seja benzido pelo Bispo da diocese ou pelo presbtero reitor da Igreja. 5. O altar mvel pode ser benzido em qualquer dia, excepto na Sexta-Feira da Paixo do Senhor e no Sbado Santo; mas escolha-se, de preferncia, o dia em que os fiis se possam reunir em maior nmero, sobretudo o domingo, a no ser que razes pastorais aconselhem outra coisa. 6. No rito da bno do altar mvel diz-se a Missa do dia. 7. At ao incio da liturgia eucarstica o altar deve estar completamente nu. Por consequncia, a cruz, se for esse o caso, a toalha, as velas e as outras coisas necessrias para sua preparao coloquem-se num lugar conveniente do presbitrio.

Missal Romano, Instruo Geral, n. 261. Cf. ibid., n. 265. 3 Cf. ibid., n. 264.
1 2

134

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

RITO DA BNO

8. Na Missa, faz-se tudo como de costume. Terminada a Orao Universal, o Bispo aproxima-se do altar que vai ser benzido. Entretanto, canta-se a antfona: Como rebentos de oliveira, assim os filhos da Igreja, em volta da mesa do Senhor (T. P. Aleluia) ou outro cntico apropriado. 9. Em seguida, o Bispo, de p, sem mitra, dirige-se aos fiis com estas palavras ou outras semelhantes:

Irmos carssimos, a nossa comunidade est aqui reunida, com muita alegria, para fazermos a bno deste altar. Participemos nesta aco sagrada com piedade e devoo, e peamos a Deus que olhe com bondade para a oblao da Igreja que vier a ser colocada sobre este altar, e faa do seu povo uma oferenda eterna sua glria.

135

Bendito sois, Senhor nosso Deus, que aceitastes, para redeno do gnero humano, o Sacrifcio de Cristo, vosso Filho, oferecido sobre o altar da cruz, e que, no vosso amor de Pai, reunis o vosso povo em volta da mesa do Senhor para celebrar o memorial desse mesmo Sacrifcio. Olhai, pois, Senhor, para este altar, que ns preparmos para celebrar os vossos mistrios: seja ele o centro do nosso louvor e da nossa aco de graas; seja o altar onde oferecemos, de modo sacramental, o Sacrifcio de Cristo; seja a mesa em que partimos o po da vida e bebemos do clice da unidade; seja a fonte perene donde jorra para ns a gua da salvao, para que, aproximando-nos de Cristo, pedra viva, cresamos nEle como templo santo, e, sobre o altar do corao, ofereamos o sacrifcio da vida santamente vivida, sacrifcio agradvel a vossos olhos, para louvor da vossa glria.
Todos: Bendito seja Deus para sempre. 10. Em seguida, o Bispo asperge o altar com gua benta e incensa-o. Depois, volta ctedra, pe a mitra, incensado e senta-se. 0 ministro incensa o povo. 11. Os ministros cobrem o altar com a toalha e, se parecer oportuno, adornam-no com flores; colocam os castiais com as velas, requeridas para a celebrao da Missa, e, se for esse o caso, a cruz.

136

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

12. Preparado o altar, alguns fiis trazem o po, o vinho e a gua para a celebrao do sacrifcio do Senhor. O Bispo recebe os dons na ctedra. Enquanto so trazidos os dons, conveniente cantar a antfona: Se ao apresentares a tua oferta ao altar, a te recordares que o teu irmo tem alguma coisa contra ti, deixa a a tua oferta diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmo e vem ento apresentar a tua oferta, aleluia ou outro cntico apropriado. 13. Quando tudo estiver preparado, o Bispo vai para o altar e, depois de tirar a mitra, beija o altar. A Missa continua como de costume; mas no se incensam nem as oblatas nem o altar.

137

CAPTULO VII RITO DA BNO DO CLICE E DA PATENA PRELIMINARES


l. O clice e a patena, que servem para oferecer, consagrar e comungar o po e o vinho, 4 como se destinaram, exclusivamente e de maneira estvel, celebrao da Eucaristia, tornam-se vasos sagrados. 2. A inteno de destinar estes vasos exclusivamente celebrao da Eucaristia manifestada, diante da comunidade dos fiis, por uma bno especial louvavelmente feita durante a Missa. 3. Qualquer sacerdote pode benzer o clice e a patena, desde que estejam confeccionados segundo as normas da Instruo Geral do Missal Romano, nn. 290-295. 4. Se se fizer somente a bno do clice ou da patena, adapte-se oportunamente o texto.

RITO DA BNO DENTRO DA MISSA


5. Na liturgia da palavra, excepto nos dias inscritos na Tabela dos dias litrgicos nos nn. 1-9, podem ler-se uma ou duas leituras das que se propem a seguir nos nn.

Leituras da Sagrada Escritura


6. 1. 1 Cor 10,14-22a (Gr. 10-22): No o clice da bno que ns abenoamos uma comunho com o Sangue de Cristo? 2. 1 Cor 11, 23-26: Este clice a Nova Aliana no meu Sangue.

Cf. Missal Romano, Instruo Geral, n. 289.

138

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Salmos responsoriais
7. 1. SI 15, 5 e 8. 9-10. 11 R. (5a): O Senhor a poro da minha herana e do meu clice. 2. SI 22, 1-3 a. 3b-4. 5. 6 R. (5a. d): Para mim preparais a mesa, e o meu clice transborda.

Evangelhos
8. 1. Mt 20, 20-28: O meu clice, haveis de beb-lo.

2: Mc 14, 12-16. 22-26: Pegou numa taa, deu graas e entregou-lha. E todos beberam dela. 9. Depois da leitura da palavra de Deus, faz-se a homilia, na qual o sacerdote explica tanto as leituras bblicas como o sentido da bno do clice e da patena, usados na celebrao da Ceia do Senhor. 10. Terminada a Orao Universal, os ministros ou os representantes da comunidade que oferece o clice e a patena colocam-nos sobre o altar. Em seguida, o sacerdote dirige-se para o altar, enquanto se canta a antfona: Tomarei o clice da salvao e invocarei o nome do Senhor ou outro cntico apropriado. 11. Terminado o cntico, o sacerdote diz:

Oremos.
E todos oram durante algum tempo em silncio. Depois, o sacerdote continua:

Senhor nosso Deus, com muita alegria colocamos no vosso altar este clice e esta patena para a celebrao do Sacrifcio da nova aliana: o Corpo e o Sangue do vosso Filho, que neles so oferecidos e comungados, tornem santos estes vasos.

139

Concedei-nos, Senhor, que, celebrando o Sacrifcio puro, nos alimentemos, na Terra, com os vossos sacramentos e sejamos repletos do vosso Esprito, at saborearmos o vosso banquete, com os Santos, no reino dos Cus. Glria e honra a Vs pelos sculos.
Todos: Bendito seja Deus para sempre. 12. Depois, os ministros colocam o corporal sobre o altar. Alguns fiis trazem o po, o vinho e a gua para a celebrao do Sacrifcio do Senhor. O sacerdote depe as oblatas na patena e no clice acabados de benzer e oferece como de costume. Entretanto, conveniente cantar a antfona: Tomarei o clice da salvao e oferecerei o sacrifcio de louvor (T. P. Aleluia) com o Salmo 115, ou outro cntico apropriado. Salmo 115 Confiei no Senhor, mesmo quando disse: Sou um homem de todo infeliz. Na minha perturbao exclamei: falsa toda a segurana dos homens. Como agradecerei ao Senhor tudo quanto Ele me deu? Elevarei o clice da salvao, invocando o nome do Senhor. Ant. Cumprirei as minhas promessas ao Senhor na presena de todo o povo. preciosa aos olhos do Senhor a morte dos seus fiis. Ant. Senhor, sou vosso servo, filho da vossa serva: quebrastes as minhas cadeias. Oferecer-Vos-ei um sacrifcio de louvor, invocando, Senhor, o vosso nome. Ant.

Ant.

140

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Cumprirei as minhas promessas ao Senhor na presena de todo o povo, nos trios da casa do Senhor, dentro dos teus muros, Jerusalm. Ant. 13. Dita a orao Em humildade e contrio, o sacerdote, se parecer oportuno, incensa os dons e o altar. 14. Tendo em conta as circunstncias da celebrao, conveniente que os fiis recebam o Sangue de Cristo do clice agora benzido.

141

RITO DA BNO FORA DA MISSA


15. Reunido o povo, o sacerdote, revestido de alva ou sobrepeliz e estola, toma lugar na cadeira. Entretanto, conveniente cantar a antfona com o Salmo 115 (cf. acima n. 12) ou outro cntico apropriado. 16. O sacerdote sada os fiis, dizendo:

A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, que ofereceu o seu Corpo e Sangue para nossa salvao, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam convosco
ou outras palavras apropriadas, tiradas de preferncia da Sagrada Escritura. O povo responde: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo ou outras palavras apropriadas. 17. Em seguida, o sacerdote dirige breves palavras aos fiis, para os dispor para a celebrao e lhes explicar o sentido do rito. 18. Depois, lem-se um ou mais textos da Sagrada Escritura, escolhidos de preferncia de entre aqueles que acima se propem, intercalando o respectivo salmo responsorial (cf. acima n. 6-8) ou observando um intervalo de silncio. 19. Depois da leitura da palavra de Deus faz-se a homilia, na qual o sacerdote explica tanto as leituras bblicas como o sentido da bno do clice e da patena, usados na celebrao da Ceia do Senhor. 20. Terminada a homilia, os ministros ou os representantes da comunidade que oferece o clice e a patena colocam-nos sobre o altar; em seguida, o sacerdote dirige-se para o altar. Entretanto, pode cantar-se a antfona: Tomarei o clice da salvao e invocarei o nome do Senhor ou outro cntico apropriado.

142

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

21.

Ento o sacerdote diz:

Oremos.
E todos oram durante algum tempo em silncio. O sacerdote continua:

Olhai, Pai santo, para os vossos filhos, que trouxeram, com tanta alegria, ao vosso altar este clice e esta patena: santificai com a vossa santa bno estes vasos, destinados, pela vontade unnime do vosso povo, celebrao do sacrifcio da nova aliana. E ns, que, celebrando os sagrados mistrios, somos alimentados, na Terra, com os vossos sacramentos, sejamos repletos do Esprito divino, at saborearmos o vosso banquete, com os Santos, no reino dos Cus. Glria e honra a Vs pelos sculos.
Todos: Bendito seja Deus para sempre. 22. Depois, faz-se a Orao Universal, ou como de costume na celebrao da Missa ou como aqui se prope:

Oremos humildemente ao Senhor Jesus, que Se entrega continuamente Igreja como po da vida e clice da salvao, e digamos: R. Cristo, po do Cu, dai-nos a vida eterna. Salvador nosso,
que, obedecendo vontade do Pai, bebestes o clice da paixo para nos salvar, concedei-nos que, participando no mistrio da vossa morte, alcancemos o reino dos Cus. R. Cristo, po do Cu, dai-nos a vida eterna.

143

Sacerdote do Altssimo, que estais presente e oculto no sacramento do altar, fazei que vejamos pela f o que aos olhos est escondido. Bom Pastor, que Vos dais como comida e bebida aos vossos discpulos, fazei que nos transformemos em Vs, os que de Vs nos alimentamos. R. Cristo, po do Cu, dai-nos a vida eterna. Cordeiro de Deus, que mandastes vossa Igreja celebrar o mistrio pascal no sinal do po e do vinho, concedei-nos ???????????????????????????????????????? que o memorial da vossa paixo e ressurreio seja para todos os fiis o vrtice e a fonte da vida espiritual. R. Cristo, po do Cu, dai-nos a vida eterna. Filho de Deus, que, de maneira admirvel, saciais, com o po da vida e a bebida da salvao, a fome e a sede que temos de Vs, fazei que encontremos no mistrio da Eucaristia ????????????? a caridade para convosco e para com todos os homens. R. Cristo, po do Cu, dai-nos a vida eterna. Em seguida, conveniente que o sacerdote introduza a orao dominical, com estas palavras ou outras semelhantes:

O ponto culminante da nossa orao seja agora a prpria orao de Cristo, Ele que, pregado na cruz, foi o nosso Mediador e Salvador, e, cumprindo a vontade do Pai, Se apresenta como o Mestre de toda a orao:

144

DEDICAO DA IGREJA E DO ALTAR

Todos:

Pai nosso, que estais nos Cus, santificado seja o vosso nome; venha a ns o vosso reino; seja feita a vossa vontade assim na terra como no cu. O po nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido; e no nos deixeis cair em tentao; mas livrai-nos do mal.
O sacerdote continua imediatamente:

Senhor nosso Deus, que pela morte e ressurreio de vosso Filho remistes todos os homens, conservai em ns a obra da vossa misericrdia, para que, celebrando sempre o mistrio de Cristo, mereamos alcanar os frutos da nossa salvao. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Todos: men. 23. Por fim, o sacerdote abenoa o povo como de costume e despede-o, dizendo:

Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.


Todos: Graas a Deus.

NDICE

Decreto de confirmao da traduo portuguesa......................................................................... 7 Decreto da Sagrada Congregao dos Sacramentos e do culto divino........................................ 9 CAPTULO I. Rito do lanamento da primeira pedra ou do comeo das obras para a construo de uma igreja Preliminares................................................................................................................................. 11 Rito da bno.............................................................................................................................. 13 CAPTULO II Rito da dedicao da igreja.......................................................................................................... ?? Preliminares................................................................................................................................. 27 Rito da dedicao......................................................................................................................... 38 CAPTULO III ............................................................................................................................ Rito da dedicao da igreja na qual j se costumam celebrar os sagrados mistrios Preliminares................................................................................................................................. 69 Rito da dedicao......................................................................................................................... 71 CAPTULO IV Rito da dedicao do altar Preliminares................................................................................................................................. 95 Rito da dedicao......................................................................................................................... 106 CAPTULO V Rito da bno da igreja Preliminares................................................................................................................................. 131 Rito da bno.............................................................................................................................. 133 CAPTULO VI Rito da bno do altar Preliminares................................................................................................................................. 143 Rito da bno.............................................................................................................................. 144 CAPTULO VII Rito da bno do clice e da patena Preliminares................................................................................................................................. 147 Rito da bno dentro da Missa.................................................................................................. 148 Rito da bno fora da Missa....................................................................................................... 151

S-ar putea să vă placă și