Sunteți pe pagina 1din 6

"Como a Igreja deve ser" Harold Walker Jundia, 10/11/2013

COMO A IGREJA DEVE SER

Deus tem despertado essa igreja para orar coletivamente e se envolver com misses. Vrios projetos tm sido vivenciados: obras sociais, evangelismo, unidade etc. Atravs desses projetos permitimos que o Esprito Santo desenvolva os dons e os frutos em nosso meio. Tudo isso faz parte daquilo que Deus quer que faamos como igreja. Mas, o que Ele quer que sejamos como igreja? Faz 12 anos (08/03/2001) que nos reunimos como pastores desta Congregao e iniciamos um processo intenso de reconciliao e busca de unidade que mudou profundamente nossa histria como igreja nesta cidade. Entretanto, no um processo rpido de acontecer. Deus no tem pressa. Ele est construindo algo forte e eterno em ns e entre ns. No somos uma igreja como muitas que tm somente um pastor sobre o povo que ora e decide tudo, fazendo com que as coisas caminhem rpido. Somos doze presbteros que precisam chegar a uma unidade entre si e a uma comunho com o Esprito Santo para discernir o que Ele quer e vai fazer. Esse um processo vagoroso, porm slido e permanente. O Senhor tem feito uma obra indita em nosso meio despertando um desejo intenso no corao dos homens para buscarem mais a Ele e, com isso, produzir mudanas radicais em nossas vidas, famlias e igreja. Diante disso, veremos alguns pontos-chave para discernir o que Deus quer que sejamos como igreja.

1) Deus prioriza a famlia; no h nada mais importante para Ele. Abrao foi chamado de "pai da f" de todos os que creem. Ns nascemos, comeamos a nossa histria em Gnesis 12:3: "Abenoarei os que te abenoarem e amaldioarei os que te amaldioarem; em ti sero benditas todas as famlias da terra." O Velho Testamento comea e termina com esse propsito de restaurar as famlias: "...ele converter o corao dos pais aos filhos e o corao dos filhos a seus pais para que Eu no venha e fira a terra com maldio" (Malaquias 4:6). Em Joel, esse propsito tambm revelado: "E acontecer, depois, que derramarei o meu Esprito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizaro, vossos velhos sonharo, e vossos jovens tero vises..." (2:28). A palavra proftica para esses ltimos dias que o Senhor vai restaurar a famlia e, consequentemente, por causa disso, a igreja. A igreja est na famlia!
1

"Como a Igreja deve ser" Harold Walker Jundia, 10/11/2013

2) O diabo sabe que Deus est interessado na famlia; logo, ele contra ela. O "mistrio da impiedade" (ou iniquidade - 2 Tessalonicenses 2:7) opera na Terra desde o incio da histria at hoje. Ele no se importa que a igreja "v bem" desde que a famlia v mal, pois seu objetivo destru-la. Como ele tem feito para cumprir esse seu intento? A palavra "famlia", no grego, vem da palavra "pai". Aos olhos de Deus no existe famlia sem pai. Todo pai tem sua origem e recebe sua validao do Senhor, o Pai, que d Seu nome a todos eles: "Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda famlia, tanto no cu como sobre a terra..." (Efsios 3:14,15). Para destruir a identidade de um povo, para arrasar a imagem e a expresso de Deus na Terra s destruir os homens, os pais de famlias, e isso que o diabo tem se esmerado em fazer. Nos ltimos 40 anos as indstrias de entretenimento tm atacado, zombado e denegrido a figura do pai de todas as formas possveis em seus filmes e seriados. J, nos ltimos 20 anos, outro tema tem sido enfatizado: filhos e filhas com inmeros problemas com seus pais (homens), magoados, feridos e aborrecidos por diversas causas, ou seja, problemas de relacionamentos entre pais e filhos tm-se multiplicado nos ltimos anos. No tem como acontecer crescimento e cura emocional sem um bom relacionamento entre marido e esposa, pais e filhos. Somente atravs do Pai celestial Se revelando atravs dos pais terrenos que podemos ter equilbrio emocional. O diabo sabe disso e luta com o intento de destruir a figura dos pais. Meninos de 10, 12 anos hoje j esto completamente desestruturados em suas emoes e relacionamentos com seus pais devido, justamente, negligncia ou falta da figura paterna. Essa a maior estratgia satnica hoje porque se a paternidade, se a famlia no for restaurada, no haver igreja. Sua base ser destruda e no sobrar mais nada.

3) A igreja e a famlia so uma nica coisa. A igreja nunca esteve, no corao de Deus, como uma instituio separada da famlia. Ela no existe ou no deveria existir sem a famlia. Por mais de trezentos anos aps Jesus ela no tinha templos para se reunir e o fazia nas casas. Jesus no veio criar uma instituio separada ou diferente da famlia, mas veio para cumprir a promessa de Deus feita a Abrao. Para Deus, a famlia a igreja. Infelizmente existem inmeros casos de pessoas e lderes cujas famlias so destrudas por causa da igreja. Existem tantas atividades e reunies que as famlias acabam por ser desprezadas e desfeitas. Vemos hoje muitos casos de pastores, diconos, obreiros, lderes de louvor que adulteram, casam-se vrias vezes e continuam
2

"Como a Igreja deve ser" Harold Walker Jundia, 10/11/2013

normalmente "servindo" a Deus e a igreja. Mas no existe essa possibilidade da famlia estar mal e a igreja estar bem. Infelizmente, a igreja que hoje existe no est baseada na famlia, mas em uma instituio que concorre com a mesma.

4) A igreja e a famlia so uma coisa s; isso deve produzir fortes e profundas mudanas e consequncias em nossas vidas e lares. Deus no est interessado apenas em aes espirituais orao, louvor, palavra, reunies etc. -, mas na unio dessas atividades espirituais com as atividades naturais trabalhar, estudar, relacionar, fazer planos, sonhar etc. A Bblia diz que "o verbo se fez carne" (Joo 1:14), ou seja, Jesus orava, pregava, curava, ensinava etc. mas tambm comia, dormia, trabalhava, estudava, se relacionava com as pessoas. O que realmente impressionou e impactou os discpulos e as pessoas que ele era um homem que, apesar de ser Deus, continuava sendo a mesma pessoa, Deus em carne. Os discpulos viram na prtica um homem conforme Deus quer que seja: "O que era desde o princpio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos prprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e ns a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), o que temos visto e ouvido anunciamos tambm a vs outros, para que vs, igualmente, mantenhais comunho conosco. Ora, a nossa comunho com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo." (1 Joo 1:1-3) Nunca existiu um homem igual a Jesus ele era Deus, mas em forma humana. Hoje, ainda, Ele quer Se encarnar em nossas famlias, quer que nossas vidas sejam ntegras, que tenhamos um nico modo de viver seja na vida da igreja, seja em casa. Deus no quer que vivamos uma vida de fachada, algum visto pelas pessoas mas que no corresponde verdade. Ele quer que a nossa vida espiritual e natural ou terrena seja a mesma. Sermos ntegros, uma s pessoa a qualquer hora, em qualquer lugar, diante de qualquer pessoa. No um personagem religioso que vive apenas de fachada para outros verem. Esse o propsito e o sonho de Deus: unir o espiritual com o natural: as oraes, reunies, palavra, louvor etc. com os relacionamentos, planos, trabalho, estudo etc.; que as nossas decises, posturas e maneiras de viver em famlia e sociedade sejam to espirituais quanto as nossas oraes e relaes com Ele. A nica maneira disso acontecer se tivermos pais, homens de valor que vo exercer o sacerdcio em suas casas permitindo que Deus transforme os lares em ambientes que manifestem o Seu Reino ao mundo.
3

"Como a Igreja deve ser" Harold Walker Jundia, 10/11/2013

5) As doenas nas famlias devem ser tratadas com seriedade e temor a Deus. Essa prtica de igreja separada da famlia no surgiu do nada. Surgiu porque a realidade das famlias to ruim que, para no ter que enfrentar essa realidade, criou-se uma distino entre igreja e lar, ou seja, uma vida pessoal separada da igreja. Vestimos uma boa roupa, vamos aos cultos uma vez por semana e isso traz um certo sentimento de alvio; a igreja tornou-se uma fuga da cruel realidade. A maior parte das famlias em nossos dias tm problemas insolveis, perguntas sem respostas, situaes que sabem no estar de acordo com a Palavra de Deus mas que no conseguem mudar ou melhorar, apesar de orar, frequentar cultos etc. A verdade que o reino de Deus ainda no chegou na maioria dos lares, pois, quando ele chega, todas as coisas entram em seus devidos lugares e a vida espiritual e terrena passam a ser vividas em uma s realidade. Os problemas que existem nas famlias relacionamentos, falta de perdo, falta de posicionamentos, pecados ocultos, falsidades, maledicncias, desrespeitos, brigas, consumismos, dvidas, confuses, egosmo etc. revelam uma grave doena, uma triste realidade e no pode continuar como est, tem de haver mudanas urgentes. Entretanto, no basta ter apenas o desejo de tratar com essas situaes. H duas atitudes que devemos evitar para no prejudicar ainda mais a relao familiar: a) Tratar os problemas sem temor e sabedoria de Deus. como um tumor: se mexer de forma irresponsvel e sem sabedoria ele pode piorar e se espalhar por todo o corpo. b) Tratar os problemas de forma superficial, no dando tanta importncia aos mesmos. Deus no quer que tratemos de qualquer maneira os problemas srios que existem em nossas casas, que apenas coloquemos um band-aid sobre as feridas. Ele quer homens espirituais que vo falar a verdade em amor, que vo tratar as coisas com seriedade, verdadeiros cirurgies que extraem os tumores por completo. S assim haver restaurao e cura total. Precisamos da verdade, mas a verdade em amor; somente assim haver um ambiente propcio para que as feridas sejam curadas e no pioradas. No h soluo sem dor. Se tivermos uma atitude de pacincia e inconformidade com as situaes, Deus vai sarar e restaurar os nossos lares.

6) Os homens devem assumir sua verdadeira posio diante de Deus e das suas famlias. Existem dois tipos de homens ou duas posies erradas que os impedem de serem pais conforme a vontade de Deus:
4

"Como a Igreja deve ser" Harold Walker Jundia, 10/11/2013

a) Os machistas, que vivem para si mesmos. "Eu quero, eu mando e minha esposa e filhos existem para me ajudar a fazer o que eu quero." So homens sem misso exigindo que suas mulheres sejam submissas. Submisso "estar debaixo de uma misso". Ora, se eles no tm uma misso, no podem exigir que as esposas lhes sejam submissas. b) Os que eu chamo de "homens banana". Qualquer coisa que a mulher ou os filhos dizem ou fazem eles cedem, eles permitem. Isso faz com que todos no lar se tornem inseguros pois no tm parmetros. Eles tm medo de contrariar esposa e filhos. No livreto "Paternidade" (Editora Ultimato), Derek Prince afirma que o homem pode at viajar pelo mundo e pregar o Evangelho para milhares de pessoas, mas se a sua famlia estiver em desordem ele um verdadeiro fracasso. Ele tambm afirma que esse tipo de homem, quando ouve a Palavra de Deus e comea a mudar, sua esposa a princpio fica espantada mas, depois, comea a louvar e agradecer a Deus por essa mudana. Entretanto, existe uma posio correta, um tipo de homem que agrada a Deus: o homem "Abrao"; homem que ouve a Deus e que conduz seu lar de acordo com a vontade do Pai, conforme o modelo da Palavra de Deus. Um homem de Deus pai, tem a identidade de Deus, conduz com firmeza sua casa e nunca vai fazer como Ado que no assumiu seu erro mas, ao contrrio, a transferiu para Eva, sua esposa. Deus est chamando homens para se levantarem diante de suas casas assumindo seus papis de sacerdotes, profetas e reis; para assumirem suas responsabilidades diante de Deus como autnticos pais e maridos, no fazendo suas prprias vontades ou a vontade de suas mulheres e filhos mas fazendo a vontade de Deus, custe o que custar. Quando isso acontecer seremos famlias dignas onde Deus ir habitar e Se manifestar ao mundo.

7) No existe chamamento mais alto para os homens do que a paternidade. Isso pode ser tanto no sentido natural como espiritual. Homens podem ser pastores, apstolos, lderes etc., mas seu maior chamado dado por Deus de serem pais, porque o pai revela Deus s pessoas. As mulheres podem at fazer muitas coisas melhores que os homens mas elas no podem manifestar Deus. Assim, o diabo tem trabalhado para afastar da mente e corao dos homens desde pequenos o seu chamamento, sua funo, sua identidade de andar na presena de Deus, ouvir a voz de Deus e assumir a paternidade responsvel diante de suas casas.

"Como a Igreja deve ser" Harold Walker Jundia, 10/11/2013

Qual a responsabilidade da mulher diante desta situao? Honrar e respeitar seu marido. Nem Deus consegue operar em um ambiente onde no existe honra, respeito, onde a mulher fala mal ou desrespeita o marido na frente dos filhos e das pessoas. Sabemos que muitos so "homens banana", mas a esposa tem a responsabilidade e misso de exercer f para que Deus entre e mude essa situao, que o reino de Deus transforme sua casa. Ela deve orar, crer, mas tambm honrar e respeitar seu marido. Desta forma, com o tempo, ele vai crescer e assumir suas funes e responsabilidades. Qual a responsabilidade do homem diante desta situao? Tomar sua posio, sacrificar suas vontades, deixar de fazer o que quer para ouvir, buscar e fazer o que Deus quer. Por detrs das aes e palavras da esposa existem sentimentos que foram produzidos pelas falhas de seus maridos em assumir seus papis como homens de Deus. Assim, o marido deve aprender a escutar a Deus e escutar sua famlia e o Esprito Santo comear a agir em seu lar. Desta forma, Deus conseguir fazer proezas apesar das falhas, dificuldades e limitaes do homem. Temos muitas fraquezas, erros e fracassos, coisas que no satisfazem a Deus. Mas, se tivermos f e sinceridade, se assumirmos nossas responsabilidades como homens e mulheres de Deus, Ele vai falar conosco e Suas palavras vo desatar ns, libertar cativos e trazer o Seu reino para nossos lares. Assim, eles se tornaro lugares agradveis onde as pessoas vo desejar se aproximar e conhecer a Deus. Nestes lares as pessoas encontraro a manifestao do Senhor na Terra. Deus Se encarnando novamente no somente nas oraes, na vida espiritual, mas tambm na comunho, nas atitudes, no trabalho, na vida pessoal e familiar. Cuidemos para que o sof no substitua a mesa em nossas casas. A mesa um lugar de comunho, de compartilhar. um lugar sagrado onde os sonhos so gerados, as frustraes so expressadas, os problemas so tratados. Temos que dar tempo e gerar um ambiente para que a restaurao acontea. Desta forma, vamos tomar medidas prticas e decisivas para que a presena de Deus entre e permanea em nossas casas, que haja cura fsica, emocional e espiritual, que as nossas aes e de nossos filhos revelem e manifestem a vontade e a vida de Deus nas famlias de todo o mundo!

Transcrio e Copidesque: Luiz Roberto K. Cascaldi

S-ar putea să vă placă și