Sunteți pe pagina 1din 4

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

2 FASE - CONSTITUCIONAL
XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2 FASE DIREITO CONSTITUCIONAL Simulado Pea: Durante o regime militar o Presidente da Repblica editou ato normativo estabelecendo a censura de programas de rdio. Determinava que todas as pautas deveriam ser previamente submetidas ao censor regional. No obstante, ter havido a redemocratizao do pas e a promulgao da

Constitucional da Repblica Federativa do Brasil de 1988, referido ato normativo federal continua em vigor e sendo aplicado na sua integralidade. Inconformada com o teor do ato normativo que se externou pelo Decreto Presidencial n 5599, de 31 de novembro de 1969, que possui apenas o artigo 1, a Confederao Nacional dos Radialistas pretende adotar medida judicial, a fim de que a referida norma no tenha mais eficcia, diante do novo sistema constitucional. Desse modo, a Confederao Nacional dos Radialistas procura seus servios de advocacia para adotar a medida judicial cabvel, atentando para os seguintes pontos: a) competncia; b) legitimidade ativa e passiva; c) fundamentos constitucionais; d) medida de urgncia; e) pedido e requisitos formais. (Valor: 5,00)
Direito Constitucional SIMULADO Quesito avaliado 1. Endereamento: Supremo Tribunal Federal, art. 102, 1, CRFB c.c Lei 9.882/99. 2. Legitimidade Ativa: Confederao Nacional dos Radialistas. art. 103, inciso IX, da CF e artigo 2 da Lei 9882/99. Demonstrar a pertinncia temtica (legitimado especial) 3. Legitimidade Passiva: Presidente da Repblica e Ato Normativo Impugnado Valor Mdia 1,00 0,20

0.40

4. Ao: ADPF com pedido de liminar: art. 102, 1, CRFB c.c Lei 9.882/99 e art. 282 e ss. do 1,20 Cdigo de Processo Civil 5. Fundamentos: artigo 5, inciso IV, da CF (livre manifestao do pensamento); art. 5, inciso 1,00 IX (livre expresso da atividade intelectual sem censura); artigo 220, 2, da CF (proibio da censura). Observar que se trata de norma anterior CF/88 Princpio da Subsidiariedade (art. 4, 1 da Lei 9882/99) Liminar: Fumus boni iuris violao do preceito fundamento no caso apresentado e, Periculum in mora os danos que podem ser gerados com a continuidade desse diploma legal no ordenamento. Art. 5, caput, da Lei 9.882/99 . 6. - Pedido e requisitos formais: Intimao do rgo ou autoridade responsvel para
DAMASIO EDUCACIONAL

1,20

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

2 FASE - CONSTITUCIONAL
manifestao sobre a liminar; - Concesso da Medida Liminar para suspender os processos em andamento - Intimao do rgo responsvel para se manifestar sobre o mrito da ao. Intimao do Procurador Geral da Repblica - Procedncia do Pedido de Mrito e ratificao da medida liminar - valor da causa (mil reais).

Questes: 1. No incio de um ano eleitoral, o Congresso Nacional aprovou e promulgou uma emenda constitucional suprimindo a alnea a do inciso II do 1 do art. 14 da Constituio e alterando o 2 do mesmo dispositivo, que passaria a ter a seguinte redao: No podem alistar-se como eleitores os estrangeiros, os analfabetos e, durante o perodo do servio militar obrigatrio, os conscritos. Ocorre que, no intervalo entre o primeiro e o segundo turno de votao da proposta (PEC) no Senado Federal, o Presidente da Repblica havia decretado interveno federal num determinado Estado da federao. Diante da dvida generalizada a respeito do direito de voto dos analfabetos na eleio que ocorreria naquele ano, o Procurador-Geral da Repblica houve por bem ajuizar ADI contra a referida emenda constitucional. A esse respeito, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurdicos apropriados e a fundamentao legal pertinente ao caso. a) Uma emenda constitucional pode ser objeto de ADI? b) H inconstitucionalidade formal ou material na emenda em questo? (Valor: 1,25)
Direito Constitucional Questo 1 - SIMULADO Quesito avaliado a) Sim, pois a EC est sujeita observncia dos limites ao poder de reforma. (0,25). b) Inconstitucionalidade material violao ao art. 60, 4, CRFB. (0,50). Inconstitucionalidade formal violao ao art. 60, 1, CRFB (0,50) Valor Mdia 1,25

2. Lei do Estado Y, editada em abril de 2012, com base no Art. 215, 1, da Constituio da Repblica, regulamenta a chamada rinha de galo, prtica popular em que dois galos se enfrentam em lutas e espectadores apostam no galo que acreditam ser o vencedor. Comumente, os dois galos saem muito feridos da contenda, e no raras vezes algum animal morre ou adquire sequelas permanentes que recomendam seu abate imediato. A Associao comercial do Estado Y ajuza ao direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal em que pleiteia a declarao de inconstitucionalidade da referida lei estadual. Em defesa da norma, parlamentar que votou pela sua aprovao, diz, em entrevista a uma rdio local, que a prtica da conhecida briga de galos comum em vrias localidades rurais do
DAMASIO EDUCACIONAL

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

2 FASE - CONSTITUCIONAL
Estado Y, ocorrendo h vrias geraes. Alm do mais, animais, especialmente aves, so abatidos diariamente para servir de alimento, o que no ocorreria com as aves destinadas para as rinhas. Responda justificadamente aos questionamentos a seguir, empregando os argumentos jurdicos apropriados e apresentando a fundamentao legal pertinente ao caso. A) Quanto ao mrito do pedido, cabvel a declarao de inconstitucionalidade da lei do Estado Y que regulamenta a chamada rinha de galo? (Valor: 0,65) B) H regularidade na legitimidade ativa da ao? (Valor: 0,60)

Direito Constitucional - Questo 2 SIMULADO Quesito avaliado Valor Mdia 1,25

A) Sim, cabvel a declarao de inconstitucionalidade da lei do Estado Y que regulamenta a chamada rinha de galo, pois a Constituio Federal (art. 225, 1, VII) probe prticas que submetam os animais crueldade (0,40). Desse modo, no pode o Estado Y alegar que protege manifestaes culturais, pois prevalece o princpio da unidade da Constituio ou princpio da especialidade e, assim, no se pode ter uma manifestao cultural que submeta os animais crueldade (0,25). Nesse sentido: STF ADI 3776, 1856 e 2514. B) No h regularidade na legitimidade ativa da ao, pois a Associao Comercial do Estado Y no entidade de classe de mbito nacional (art. 103, IX, da CF/88 e art. 2, IX, da Lei 9.868/99) (0,60).

3. Julius de Souza um cidado e tem os seus dados fiscais expostos na pgina (site) principal da Receita Federal. Como advogado de tal cidado indique qual o instrumento processual a ser utilizado para a retirada o mais rpido possvel dos dados da referida pgina (site), qual o foro competente e os fundamentos jurdicos. (Valor: 1,25)
Direito Constitucional Questo 3 - SIMULADO Quesito avaliado Valor Mdia 1,25

Mandado de Segurana com pedido liminar (art. 5, LXIX, da CF/88 e art. 7, III, da Lei 12.016/2009) (0,5). Foro: Justia Federal - art. 109, I e VIII, da CF/88 (0,5) Fundamento Proteo da intimidade (art. 5, V, X e XII, da CF) (0,25).

4. O art. 5, inciso XIII, da CF/88 estabelece a possibilidade de limitar o acesso a determinadas profisses. Trata-se de norma de eficcia limitada? O Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil limita o acesso atividade profissional de advogados. Tal norma inconstitucional? Justifique. (Valor: 1,25)

DAMASIO EDUCACIONAL

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

2 FASE - CONSTITUCIONAL
Direito Constitucional Questo 4 SIMULADO Quesito avaliado Valor Mdia 1,25

No, trata-se de norma de eficcia contida (0,60). No, o EOAB constitucional nos termos do prprio inciso XIII do art. 5 da CF e posicionamento do STF. (0,65)

DAMASIO EDUCACIONAL

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

S-ar putea să vă placă și