Sunteți pe pagina 1din 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JLIO DE MESQUITA FILHO" CAMPUS DE GUARATINGUET

O ESTUDO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAO MATEMTICA

Sandro Tadeu Iris Lopes

Guaratinguet-SP 2013

Resumo Com este sucinto trabalho, desejamos desenvolver umas das atividades necessrias para nossa avaliao na disciplina "Informtica na Educao". Ademais, tambm apresentar as definies de um Objeto de Aprendizagem (OA), a estrutura de sua construo e caractersticas. Analisaremos dois OAs previamente escolhidos, retirados de repositrios j identificados em sala de aula. A partir do estudo de como realizar uma avaliao de OA, realizaremos tal atividade, demonstrando assim suas utilidades no ensino da Matemtica. Ressaltando que, de acordo com estas avaliaes, eles sero comparados verificando qual seria o melhor, justamente para pr em conflito estes dois objetos, mostrando que o uso dessa mdia (e de qualquer outro mtodo de ensino, seja ele com o uso de tecnologia ou no) deve ser sempre meticulosamente analisado antes de seu uso em sala de aula.

Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem, Matemtica, Educao.

SUMRIO

INTRODUO ................................................................................................................................. 4 1 ESTRUTURA DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM ......................................................... 5 2 CARACTERSTICAS DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM ........................................... 6 3 REPOSITRIOS........................................................................................................................... 7 4 O OBJETO DE APRENDIZAGEM "DESAFIO EMPRESARIAL" ........................................ 8 5 AVALIAES DOS OAs .......................................................................................................... 11 REFERNCIAIS BIBLIOGRFICAS ......................................................................................... 15

INTRODUO

Uma breve e resumida definio de objeto de aprendizagem seria: "Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para dar suporte aprendizagem (WILEY, 2000)". Ou ento, em uma forma mais extensa:

"Objetos de aprendizagem so recursos digitais dinmicos, interativos e reutilizveis em diferentes ambientes de aprendizagem elaborados a partir de uma base tecnolgica. Desenvolvidos com fins educacionais, eles cobrem diversas modalidades de ensino: presencial, hbrida ou distncia; diversos campos de atuao: educao formal, corporativa ou informal; e, devem reunir vrias caractersticas, como durabilidade, facilidade para atualizao, flexibilidade, interoperabilidade, modularidade, portabilidade, entre outras. Eles ainda apresentam-se como unidades autoconsistentes de pequena extenso e fcil manipulao, passveis de combinao com outros objetos educacionais ou qualquer outra mdia digital (vdeos, imagens, udios, textos, grficos, tabelas, tutoriais, aplicaes, mapas, jogos educacionais, animaes, infogrficos, pginas web) por meio da hiperligao. Alm disso, um objeto de aprendizagem pode ter usos variados, seu contedo pode ser alterado ou reagregado, e ainda ter sua interface e seu layout modificado para ser adaptado a outros mdulos ou cursos. No mbito tcnico, eles so estruturas autocontidas em sua grande maioria, mas tambm contidas, que, armazenados em repositrios, esto marcadas por identificadores denominados metadados" (AUDINO E NASCIMENTO, 2010).

OAs so elaborados com intuito pedaggico, visando o ensino e aprendizagem. Possui estrutura e caractersticas intrnsecas, sendo abordadas a seguir.

1 ESTRUTURA DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM

Existem trs estruturas bsicas que so fundamentais na criao de OAs. So elas: objetivos, contedo instrucional e prtica/feedback. Objetivos: so os conceitos/teoremas matemticos que devem ser aprendidos pelo usurio ao manipular o objeto de aprendizagem. Estes objetivos dever ser concisos no momento da construo do OA, para que a manipulao do mesmo possa, por si, proporcionar a assimilao do contedo. Dentro dos objetivos tambm esperado uma lista de conhecimentos prvios, sendo pr-requisitos para um bom aproveitamento de todo o contedo disponvel. Contedo Instrucional: todo contedo indispensvel para o aprendizado dos objetivos antes citados. Estes seriam os recursos presentes no OA (grficos, informaes, vdeos, animaes, etc.) que iro proporcionar o aprendizado no momento que forem manipulados. Prtica/Feedback: Talvez duas das caractersticas mais visveis dos OAs a facilidade de manipulao e a resposta quase instantnea do que feito. Mesmo ao final, possvel voltar as atividades para rever ou refaz-las. Tambm sempre possvel saber se o que foi feito est certo ou no. E se houver erro, possvel voltar e corrigir. Esses trs patamares criam as bases estritamente necessrias na hora da criao dos objetos, visando sempre o aprendizado em sua utilizao.

2 CARACTERSTICAS DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM

Alm dessas trs grandes estruturas vistas anteriormente, que criam a base para criao de objetos de aprendizagem, h tambm certas caractersticas que envolvem os OAs. Reusabilidade: aprendizagem; Adaptabilidade: adaptvel a qualquer ambiente de ensino; Granularidade: contedo em pedaos, para facilitar sua reusabilidade; Acessibilidade: acessvel facilmente via Internet para ser usado em diversos locais; Durabilidade: possibilidade de continuar a ser usado, independente da mudana de tecnologia. Interoperabilidade: habilidade de operar atravs de uma variedade de hardware, sistemas operacionais e browsers, intercmbio efetivo entre os sistemas. reutilizvel diversas vezes em diversos ambientes de

3 REPOSITRIOS

Repositrios so grandes bancos de dados na Internet, com a funo principal de armazenar, possibilitando tambm o desenvolvimento e relacionamento entre os objetos de aprendizagem contidos nele. Acessando esses repositrios possvel ter acesso aos OAs, us-los e realizar downloads de arquivos informativos sobre cada atividade. Normalmente, dentro dos diversos repositrios encontrados na Internet, os objetos esto divididos em variadas categorias e/ou disciplinas, facilitando a procura de determinados assuntos.

4 O OBJETO DE APRENDIZAGEM "DESAFIO EMPRESARIAL"

Introduo: Do repositrio PROATIVA (o endereo eletrnico consta nas referncias bibliogrficas) analisamos o OA "Desafio Empresarial", que traz o tema "funes e grficos". Sua justificativa embasada nos conceitos de que este tema altamente necessrio e importante no cotidiano do aluno e em sua futura vida profissional. As funes esto por toda a parte. "Vivemos em funo do tempo". E pela perspectiva empresarial ainda mais til e usada. Funes lineares e quadrticas normalmente explicitam, dentro das empresas, relaes do tipo: a venda de um produto com o investimento feito com propaganda e meios de comunicao. Alm do que, os grficos ajudam muito na hora de analisar algum tipo especifico de crescimento ou decrescimento, possibilitando anlises cuidadosas, importantes para uma mudana de estratgia dentro da empresa, focando, por exemplo, o crescimento do lucro. Objetivos do Objeto: Fazer com que o aluno identifique e interprete grficos de funes lineares e quadrticas; Reconhecer regies de crescimento e decrescimento no grfico; Reconhecer pares ordenados; Desenvolver a capacidade de analisar, relacionar, comparar, abstrair e generalizar; Desenvolver habilidades especficas de medir e comparar grandezas presentes em tabelas e grficos; Desenvolver um pensamento meditativo que lhe permita a elaborao de conjecturas, a descoberta de solues e a capacidade de concluir.

Pr-requisitos: noes do plano cartesiano, pares ordenados, grficos e grficos de funes lineares e quadrticas. Tempo previsto para a atividade: Para realizar a atividade recomendvel o uso de pelo menos trs aulas, sendo uma introdutria, uma de explorao com o uso do computador e a ltima em que os alunos apresentaro os resultados da explorao. Na sala de aula: Sugerimos que antes de ir para o computador os alunos possam ter uma aula introdutria. Nessa aula o professor poder trazer para os alunos textos de jornais ou revistas sobre economia e planejamento financeiro, de preferncia que tenham grficos que ilustrem o comportamento financeiro de empresas. Sugerimos que o professor possa formar grupos de alunos. Os grupos formados podero discutir a aplicao de funes que se voltariam para a questo empresarial. Tambm poderia ser utilizado material publicado em revistas semanais e jornais ou textos e vdeos adaptados que abordem o funcionamento de empresas. Questes para discusso: Como sugesto para abrir a discusso, o professor poder fazer perguntas como: 1) Tentem identificar quando uma empresa est indo bem ou mal? Aqui, podero ser utilizados grficos de venda, receita e lucro para contextualizar as questes. 2) Com o que um empresrio deve se preocupar para gerenciar sua empresa? 3) Que variveis (marketing, numero de funcionrios, etc.) podem ser modificadas para melhorar o desempenho de uma empresa? Na sala de computadores: Para realizar a atividade no laboratrio interessante que o trabalho seja em dupla, pois estimularia a discusso entre eles, enquanto realizam a atividade. A atividade poder ser mais proveitosa se o aluno tiver em mos: lpis, papel (inclusive o papel quadriculado para traarem grficos) e calculadora de bolso. Tambm pode ser proposto um guia com questes para os alunos responderem durante e aps a atividade ou a elaborao de um relatrio com os resultados da explorao

10

Avaliao: Na atividade com o objeto de aprendizagem, a avaliao poder ser feita a partir das discusses e elaborao de um relatrio dos alunos acerca dos resultados obtidos. A discusso deveria estar centrada em quais tticas foram usados, quais no levaram a um sucesso e que outras solues seriam possveis. Na atividade em sala de aula, o professor instigaria os alunos a deduzir a lei de formao de uma funo e poderia promover uma nova discusso.

5 AVALIAES DOS OAs

Abaixo segue as tabelas de avaliao dos objetos de aprendizagem "Desafio Empresarial" e "Decifrando Tabelas e Grficos", respectivamente.

Check List - Avaliao de Objetos de Aprendizagem Desafio Empresarial / Ensino Mdio


Descrio breve: Este objeto de aprendizagem aborda o tema "Funes e Grficos" por uma perspectiva empresarial. Seu uso ser voltado para interpretao de grficos, localizao de coordenadas, clculo de lucro e entendimento de outros assuntos pertinentes ao assunto. Location/ URL: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa.php?id=0

Objetivo da Aprendizagem: Saber ler, interpretar o grfico e identificar coordenadas de pontos; proporcionar aos alunos condies de descobrir, com a mediao do professor, a frmula que permite calcular a distncia entre dois pontos, sendo dadas suas coordenadas, bem como desenvolver a capacidade de raciocnio dedutivo.

Pblico alvo: Ensino Mdio. Qualidade do contedo 5 4 3 2 1 Claro e conciso Demonstra um conceito bsico relevante Apresenta informao relevante flexvel e reusvel Inclui quantidade apropriada de material Resume bem o conceito Qualidade do contedo muito alta Avaliao geral X X X X X X X X X

12 Usabilidade 5 4 3 2 1 fcil de usar Tem instrues claras Autoajuda eficiente engajador Visualmente atraente flexvel e reusvel interativo Retorna feedback com qualidade Evidencia alta qualidade do projeto Qualidade do contedo muito alta Avaliao geral Potencial como ferramenta de ensino 5 4 3 2 1 Identifica objetivos de aprendizagem Identifica conhecimentos pr-requisitos Refora conceitos progressivamente Fundamenta em conhecimentos prvios Demonstra relacionamento entre conceitos muito eficiente (pode-se aprender bastante num curto perodo de tempo) Qualidade do contedo muito alta Avaliao geral X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

Comentrios: Inicialmente se v uma arte visual bem elaborada e chamativa. Toda a interatividade usurio-mquina ocorre nos grficos e essa caracterstica do objeto foi construda de forma eficaz. Por exemplo, no momento de identificao dos pontos, o prprio cursor mostra as coordenadas em x e y (meses e valores, respectivamente), mas aparece com um formato pequeno, atrapalhando a visualizao. No entanto, acima do grfico, possvel visualizar as coordenadas de acordo com o movimento do cursor, dessa forma facilitando a identificao dos pontos pedidos nessa atividade. No decorrer do objeto sempre possvel voltar atividade anterior, ou ento obter ajuda, com instrues sobre o que deve ser feito para se prosseguir.

Concluso: Percebe-se no uso do objeto de aprendizagem "Desafio Empresarial" sua coerncia com o tema abordado, apresentando resultados satisfatrios nas caractersticas avaliadas. Na opinio do grupo, este objeto interessante para uso em sala de aula, possibilitando um aprendizado diferenciado sobre funes, na perspectiva empresarial.

13

Decifrando tabelas e grficos / 8 e 9 ano


Descrio breve: A proposta do objeto de aprendizagem uma viagem virtual seguindo um roteiro com diversas cidades. O objetivo do jogo conseguir chegar ao destino aps passar pelas diversas fases que envolvem a necessidade de respostas, com base nos objetivos de aprendizagem.

Location/URL: http//www.projetos.unijui.edu.br/matemtica/fabrica_virtual/mapas/index.html

Objetivo de Aprendizagem: Leitura e interpretao de tabela e grficos, transformaes de unidades, clculo de distncia, tempo e consumo de combustvel, despertando no aluno um senso de deciso na escolha da melhor alternativa para concluso do roteiro de viagem.

Pblico alvo: alunos do 8 e 9 ano. Qualidade do contedo 5 4 3 2 1 Claro e conciso Demonstra um conceito bsico relevante Apresenta informao relevante flexvel e reusvel Inclui quantidade apropriada de material Resume bem o conceito Qualidade do contedo muito alta Avaliao geral Usabilidade 5 4 3 2 1 fcil de usar Tem instrues claras Autoajuda eficiente engajador Visualmente atraente flexvel e reusvel interativo Retorna feedback com qualidade Evidncia alta qualidade do projeto Qualidade do contedo muito alta Avaliao geral X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

14

Potencial como ferramenta de ensino 5 4 3 2 1 Identifica objetivos de aprendizagem Identifica conhecimentos pr-requisitos Refora conceitos progressivamente Fundamenta em conhecimentos prvios Demonstra relacionamento entre conceitos muito eficiente (pode-se aprender bastante num curto perodo de tempo) Qualidade do contedo muito alta Avaliao geral X X X X X X X X

Comentrios: Apesar do objeto no se apresentar dentro do construtivismo, ou seja, como "mquina a ser ensinada", ele permite que o usurio desenvolva um senso para tomar decises e tambm faz uma boa introduo aos conceitos da cinemtica e anlises de tabelas e grficos. Por outro lado fica evidente que a falta de informao dentro do programa diminui a credibilidade do objeto de aprendizagem. Existem informaes, mas elas so parciais e esto no tutorial. As ajudas no permitem responder dvidas mais refinadas e os feedbacks se resumem em informar se a resposta est certa ou errada. Existe uma pergunta em uma das fases que est formulada de maneira incorreta, o que induz ao erro. No tutorial no existe informao sobre o nvel a ser aplicado, maneira de exposio da aula, nem tempo estimado de durao da aula, alm dos conceitos estarem misturados em nvel, de maneira que no refora o ensino gradativo.

Concluso: Utilizaramos este Objeto de Aprendizagem somente se no houvesse uma segunda opo que o substitusse no campo da introduo da cinemtica.

REFERNCIAIS BIBLIOGRFICAS

MANDELLO, S. S. O uso de objetos de aprendizagem no ensino da Matemtica.

WIKIPDIA. Objetos de Aprendizagem. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Objeto_de_aprendizagem> Acesso em: 01 maio 2013.

MATEMTICA INTERATIVA. Objetos de Aprendizagem. Disponvel em: <http://matematicalogando.blogspot.com.br/2011/01/objetos-de-aprendizagem.html> Acesso em 30 abril 2013.

PROATIVA. Grupo de Pesquisa e Produo de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem. Disponvel em: <http://www.proativa.vdl.ufc.br/> Acesso em: 29 abril 2013.

OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Breve histrico, caractersticas e alguns aspectos tcnicos e diddico-pedaggicos. Disponvel em: <http://www.slideshare.net/edineileandro/objetos-de-aprendizagem-breve-histricocaractersticas-e-alguns-aspectos-tcnicos-e-didticopedaggicos> Acesso em: 01 maio 2013.

S-ar putea să vă placă și