Sunteți pe pagina 1din 8

Noes de Topologia na reta Topologia

A topologia se preocupa, com grande generalidade, com a noo de limite, as propriedades das funes contnuas e dos conjuntos onde tais funes so definidas e tomam valores. Para que se tenha sentido este tipo de estudo, necessrio se estabelecer uma estrutura adequada, tal estrutura ser denominada espao topolgico. Os espaos topolgicos so conjuntos equipados com estruturas tais que entre eles tem sentido falar em limite e continuidade de funes. O conjunto dos nmeros reais o espao topolgico mais freqentemente usado.

Conjuntos abertos
Dado um conjunto X IR, um ponto x X ser um ponto interior ao conjunto X quando existir um intervalo aberto (a,b) onde x (a,b) IR. Ou seja, todos os pontos suficientemente prximos de x ainda se encontram dentro do conjunto X. Para que x X seja um ponto interior do conjunto X necessrio e suficiente que exista >0 de forma que ocorra (x - , x + ) X. Outra forma de expressar isto dizer que se existe menor que , ento y est no intervalo (x y (x - , x + ). >0 e, se a distncia entre x e y for X. ou seja, >0, <

,x+ )

O conjunto de todos os pontos interiores do conjunto X IR, representado por int(X), denominado o interior do conjunto X. Obviamente tem-se a seguinte incluso int(X) X. Tem-se ainda que se X Y, ento int(X) int(Y). Um conjunto A interiores. IR ser dito um conjunto aberto se todos os seus pontos forem

A aberto

int(A) = A A existe um

Assim, pode-se dizer que A aberto se, e somente se, para cada x intervalo aberto (a,b) de forma que x (a,b) A. Diz-se que X uma vizinhana do ponto a quando a Definies equivalentes:

intX, isto , a

intX

X viz a

A IR aberto se todo ponto de A interior a A todos os seus pontos.

A aberto se A vizinhana de

Temos que o conjunto vazio um conjunto aberto. Este fato se verifica quando tentamos identificar algum ponto do conjunto vazio que no seja interior a ele, como bem se sabe, no existe ponto algum no conjunto vazio, logo no somos capazes de identificar os pontos que no so interiores, o que nos fora a admitir que aberto.

Teorema 1: a) Se A1 b) Seja (A IR e A2 ) IR so abertos, ento A1


L uma

A2 aberto. IR. A

famlia arbitrria de conjuntos abertos A

reunio A = Demonstrao:

conjunto aberto.

Corolrio: Se A1,A2,..., An so subconjuntos abertos de IR ento A1 A2 ... An aberto. Ou seja, a interseo de um nmero finito de conjuntos abertos um conjunto aberto. Demonstrao: Temos que todo conjunto aberto A IR uma reunio de intervalos abertos, isto , A =

Teorema 2: (Estrutura dos abertos da reta) Todo subconjunto aberto A IR se exprime, de modo nico, como uma reunio enumervel de intervalos abertos dois a dois disjuntos. Lema: Seja (I IR. Ento I =
) L

uma famlia de intervalos abertos, todos contendo o ponto p

um intervalo aberto.

Demonstrao(Lema): Demonstrao(teorema2): Corolrio:Seja I um intervalo aberto. Se I = A B, onde A e B so conjuntos abertos disjuntos, ento um desses conjuntos igual a I e o outro vazio. Demonstrao:

Conjuntos Fechados
Diz-se que um ponto a aderente a um conjunto X seqncia de pontos xn X. IR quando a for limite de uma

Obs.: Podemos definir o limite de uma seqncia da seguinte forma: Lim Xn = a V. Se dada qualquer Viz V de a, n0 IN tal que n>n0, tem-se Xn

Teorema 3: Um ponto a todo >0 tem-se X (a,a+ ) .

IR aderente a um conjunto X

IR se, e somente se, para

Demonstrao: Obs.: Todo ponto a X aderente a X, basta tomar a seqncia de pontos xn = a.Mas pode-se ter a aderente a X sem que a pertena a X. Corolrio 1:(equivalente ao teorema)Um ponto a aderente ao conjunto X se, e somente se, para todo intervalo aberto I contendo a tem-se I X . Demonstrao: Corolrio 2: Sejam X IR limitado inferiormente e Y IR limitado superiormente. Ento a = inf X aderente a X e b = supY aderente a Y. Demonstrao:

Chamaremos de fecho do conjunto X ao conjunto formado por todos os pontos aderentes a X, representamos isto escrevendo todo X. . Evidentemente tem-se X para

Um conjunto X ser dito fechado quando todo ponto aderente a X pertencer a X, ou seja, = X.

Assim, para que X seja fechado, necessrio e suficiente que X cumpra a seguinte condio: Se xn X para todo n IN e lim xn = a, ento a X

Teorema 4: Um conjunto F aberto. Demonstrao: Corolrio:

IR fechado se, e somente se, seu complementar IR F

a) IR e o conjunto vazio so fechados. b) Se F1, F2, ..., Fn so fechados ento F1 c) Se (F F= )


L

F2

...

Fn fechado.

uma famlia qualquer de conjuntos fechados ento a interseo

um conjunto fechado.

Demonstrao:

Teorema 5 : O fecho de um conjunto X Demonstrao:

IR um conjunto fechado, isto ,

Diz-se que X denso em Y quando todo ponto de Y for aderente a X. Isto o mesmo que dizer que todo ponto de Y limite de uma seqncia de pontos de X, assim, Y . Ou ainda, para todo y Y e todo >0 tem-se (yafirmaes anteriores so equivalentes. ,y+ ) X . Todas as

Teorema 6: Todo conjunto X de nmeros reais contm um subconjunto enumervel E, denso em X. Demonstrao:

Topologia
Pontos de acumulao

Um ponto a IR ponto de acumulao do conjunto X IR quando todo intervalo aberto (a - , a + ), de centro a, contm algum ponto x X diferente de a. Simbolicamente:

>0,

X; 0 <

< < nos diz que

A parte 0 < nos diz que x diferente de a, enquanto que x est no intervalo aberto de centro a e raio .

Podemos dizer ainda que a ponto de acumulao do conjunto X quando toda vizinhana V de a contm algum ponto de X diferente do prprio a.Em smbolos: >0; (a - , a + ) ( X {a}) .

O conjunto dos pontos de acumulao de X ser representado pela notao X.

Teorema 7: Dados X

IR e a

IR, as seguintes afirmaes so equivalentes:

1. a X ( a ponto de acumulao de X); 2. a = lim xn, onde (xn) uma seqncia de elementos de X, dois a dois distintos; 3. Todo intervalo aberto contendo a possui uma infinidade de elementos de X. Demonstrao:

Corolrio: Se X Demonstrao:

, ento X infinito.

Teorema 8 : Para todo X IR, tem se =X X. Ou seja, o fecho de um conjunto X obtido acrescentando se a X os seus pontos de acumulao. Demonstrao:

Corolrio 1: X fechado se, e somente se, X

X.

Demonstrao:

Corolrio 2: Se todos os pontos do conjunto X so isolados, ento X enumervel. Demonstrao:

Teorema 9: Seja F IR no-vazio tal que F = F(F fechado, no-vazio e sem pontos isolados) ento F no-enumervel. Demonstrao: Corolrio: (equivalente ao teorema) Todo conjunto fechado enumervel no vazio possui algum ponto isolado. Demonstrao:

Topologia
Conjuntos Compactos

Um conjunto X

IR compacto se for limitado e fechado.

Dada uma famlia

= (C

L de

conjuntos C

IR, tais que X

, em L de

ento dita uma cobertura para X. Para todo elemento de X existe um forma que este elemento pertena a algum C .

Uma subcobertura de

uma subfamlia

com elementos , ou seja,

tomados em L = (C )
L ,

L, tal L

que ainda tenhamos X contido na unio dos C L; X .

Teorema 10: Dada uma seqncia decrescente X1 X2 ... Xn ... de conjuntos compactos no vazios, existe(pelo menos) um nmero real que pertence a todos os Xn. Demonstrao:

Teorema 11:(Borel Lebesgue) Seja [a,b] um intervalo limitado e fechado(ou seja , compacto). Dada uma famlia (I
) L

de intervalos abertos tais que [a,b]

tais que [a,b] . Ou , existe um nmero finito deles, seja, toda cobertura [a,b] por meio de intervalos abertos admite uma subcobertura finita. Demonstrao:

Outra forma de enunciar o teorema acima seria: Toda cobertura aberta de um conjunto compacto possui uma subcobertura finita.

O seguinte teorema determina equivalncias a respeito dos conjuntos compactos

Teorema12: As afirmaes a respeito de um conjunto K 1. 2. 3. 4.

IR so equivalentes:

K limitado e fechado; Toda cobertura aberta de K possui subcobertura finita; Todo subconjunto infinito de K possui subcobertura finita; Toda seqncia de pontos de K possui uma subseqncia que converge para um ponto de K.

Demonstrao:

Corolrio: (Bolzano Weierstrass) Todo conjunto infinito limitado X algum ponto de acumulao.

IR possui

Demonstrao:

S-ar putea să vă placă și