Sunteți pe pagina 1din 4

FACULDADE DE DIREITO DA UFMG Introduo Cincia do Direito 1 perodo Turma B Vanessa Mara Pinto Nogueira Lima

Conceitue: (a) direito positivo, (b) direito natural, (c) direito objetivo, (d) direito subjetivo lato sensu,(e) direito subjetivo stricto sensu, (f) direito vigente, (g) direito eficaz, (h) direito comum, (i) direito particular, (j) direito geral, (k) direito especial, (l) direito excepcional e (m) privilgio (Dicionrios Jurdicos, artigo Nota sobre os conceitos jurdicos, in Rev. De Direito Pblico, vol. 74, fls. 217 e segs; Elementos... de Mata-Machado; Teoria Pura... de H. Kelsen; Introduccin... de Abelardo Torre; Lies Preliminares... de Miguel Reale; Introduccin..., Aftalin, O. e Vilanova; Introduccin..., de G. Maynez, etc.)

a) Direito Positivo O direito positivo um conjunto de normas jurdicas escritas e no escritas, vigentes em um territrio e na relao entre os Estados. Esse direito posto pelo Estado com o objetivo de regular a vida social, tendo validade temporal. O direito positivo , portanto, mutvel. considerado relativo, uma vez que no podemos considerar suas normas absolutas, pois esto limitadas s fronteiras do territrio de um pas. b) Direito Natural

Direito Natural composto pelos princpios prprios da essncia humana. Esses princpios servem de fundamento ao Direito Positivo. O direito Natural no formado pela sociedade, nem imposto pelo Estado, um direito espontneo que se origina da natureza social do homem, e revelado pela experincia e pela razo. Seu carter universal, eterno e imutvel. O direito natural no pode ser afetado por nenhuma lei, pois um

conjunto de normas jurdicas promulgadas pelo governante em conformidade com o sistema da coletividade. o direito legtimo, que nasce do povo. Sua escola tem diversas concepes, como visto com John Locke, Thomas Hobbes, Montesquieu e Rousseau.

c) Direito objetivo O direito objetivo o conjunto de normas jurdicas em vigor em um pas num determinado tempo, sendo que seu no cumprimento gera sanes. Tem como funo, portanto, regular o comportamento do indivduo na sociedade, conferindo a ele seus direitos e deveres. o direito normativo material positivo. O direito objetivo garante ao indivduo o direito subjetivo de invocar o ordenamento jurdico a seu favor.

d) Direito subjetivo lato sensu. O direito subjetivo pode ser definido, segundo Jos Cretella Jnior, como a faculdade ou possibilidade que tem uma pessoa de fazer prevalecer em juzo a sua vontade, consubstanciada num interesse. Ou seja, o direito lato sensu a capacidade do homem em invocar o cumprimento das normas do direito objetivo em defesa de seus interesses e seus objetivos. a atuao legal de recorrer ao ordenamento jurdico. e) Direito subjetivo stricto sensu. O direito subjetivo stricto sensu a faculdade de poder exigir o cumprimento de uma determinada ao ou omisso. O sujeito ativo tem um direito ao qual corresponde um dever jurdico. Exemplos dessa categoria so os direitos de crdito, os direitos de famlia e os direitos de personalidade. f) Direito Vigente O direito vigente aquele posto pelo Estado e que tem validade em determinado tempo e territrio. vigente porque pode produzir efeitos justamente por ser formalmente vlido. O direito vigente funde-se com o positivo, mas h normas positivas que no so vigentes. Como diz Miguel Reale em sua obra Lies Preliminares de Direito, validade formal ou vigncia , em suma, uma propriedade que diz respeito competncia dos rgos e aos processos de produo e reconhecimento do Direito no plano normativo.

g) Direito Eficaz. A eficcia social da norma diz respeito ao cumprimento e reconhecimento do direito por parte de uma sociedade e aos efeitos que uma regra trs atravs do seu cumprimento. a aplicabilidade de uma norma vigente, de modo que ela produza os efeitos que so esperados dela. Esse direito se faz por meio da relao de dever-ser da norma jurdica com o ser da realidade.

h) Direito Comum. a denominao dada ao direito civil, uma vez que esse o direito comum a todas as pessoas, disciplinando seu modo de agir sem qualquer diferena em relao s condies sociais e culturais. o mesmo que direito ordinrio. i) Direito Particular. Tambm chamado de Direito Privado, tem a funo de regular as relaes entre os particulares. Distingue-se das normas jurdicas de natureza pblica, e tem por objetivo legitimar as relaes privadas, colocando as partes em igualdade de posio.

j) Direito Geral. o conjunto de normas jurdicas que emanam do governo e vigoram no territrio nacional, aplicveis a relaes de mesma natureza. Ele tenta identificar se h princpios inerentes a todas as constituies, independente das peculiaridades. k) Direito Especial. um direito de exceo, aplicado apenas nos casos previstos, em relaes especficas, relativamente a coisas ou pessoas pelas qualidades ou funes pblicas que exercem. destinado apenas a uma parcela do todo, no a uma coletividade.

l) Direito Excepcional

O direito excepcional aplicado atravs das leis excepcionais, que tem sua aplicao condicionada a fenmenos da natureza, como terremotos e enchentes, que ocasionam consequncias graves e, por isso, necessitam de um tratamento jurdico especial. m) Privilgios. O conceito de privilgios no mbito jurdico se d como uma exceo s normas do direito positivo. Essas excees tem carter exclusivo e so concedidas pela lei. o ato de conferir benefcios, vantagens ou imunidade a certas pessoas.

Bibliografia extra: Primeiras lies de Direito- Jos Cretella Jnior ndice fundamental do direito http://www.dji.com.br/diversos/indexp_3-refer.htm http://www.jusbrasil.com.br/bem-vindo?ref=logo

20 de Outubro de 2013, _______________________________, Vanessa Mara Pinto Nogueira Lima

S-ar putea să vă placă și