Sunteți pe pagina 1din 5

Ensinamentos de Jesus - general-conference

https://www.lds.org/general-conference/print/2011/10/teachings-of-jesu...

Ensinamentos de Jesus
Dallin H. Oaks
Do Qurum dos Doze Apstolos

Jesus Cristo o Filho Unignito e Amado de Deus. () Ele nosso Salvador do pecado e da morte. Esse o mais importante conhecimento que existe na Terra.

Que pensais vs do Cristo? (Mateus 22:42). Com essas palavras Jesus confundiu os fariseus de Sua poca. Pergunto o mesmo a nossos membros e a outros cristos: o que vocs realmente acreditam a respeito de Jesus Cristo e o que esto fazendo por causa dessa crena? Grande parte de minhas citaes das escrituras foi tirada da Bblia, porque ela mais conhecida pela maioria dos cristos. Minhas interpretaes baseiam-se no que a escritura moderna, principalmente o Livro de Mrmon, ensina a respeito de certas escrituras da Bblia que so interpretadas de maneira to diferente que os cristos discordam entre si. Dirijo-me aos crentes, mas aos outros tambm. Conforme ensinou-nos o lder Tad R. Callister esta manh, alguns que se consideram cristos louvam Jesus como um grande mestre, mas se abstm de afirmar Sua divindade. Ao dirigir-me a eles, usarei as prprias palavras de Jesus. Todos devemos levar em conta o que Ele prprio ensinou sobre quem Ele e o que veio fazer na Terra.

O Filho Unignito
Jesus ensinou que Ele era o Filho Unignito, ao dizer: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, no para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele (Joo 3:1617). Deus, o Pai, afirmou isso. No ponto culminante dos sagrados eventos transcorridos no Monte da Transfigurao, Ele declarou do cu: Este o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o (Mateus 17:5). Jesus tambm ensinou que Ele tinha a mesma aparncia que Seu Pai. Para Seus apstolos, Ele disse: Se vs me conhecsseis a mim, tambm conhecereis a meu Pai; e j desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou h tanto tempo convosco, e no me tendes conhecido, Filipe? Quem me v a mim v o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (Joo 14:79). Assim sendo, o Apstolo Paulo descreveu que o Filho era a expressa imagem da () pessoa [de Deus, o Pai] (Hebreus 1:3; ver tambm II Corntios 4:4).

O Criador
Posteriormente, o Apstolo Joo escreveu que Jesus, a quem ele chamou de o Verbo, estava no princpio com Deus.

1 de 5

11/01/2014 11:50

Ensinamentos de Jesus - general-conference

https://www.lds.org/general-conference/print/2011/10/teachings-of-jesu...

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez (Joo 1:23). Assim, segundo o plano do Pai, Jesus Cristo foi o Criador de todas as coisas.

Senhor Deus de Israel


Durante Seu ministrio a Seu povo, na Palestina, Jesus ensinou que Ele era Jeov, o Senhor Deus de Israel (ver Joo 8:58). Mais tarde, como o Senhor ressuscitado, Ele ministrou a Seu povo no continente americano. Ali, Ele declarou: Eis que eu sou Jesus Cristo, cuja vinda ao mundo foi testificada pelos profetas.() Eu sou o Deus de Israel e o Deus de toda a Terra (3 Nfi 11:10, 14).

O Que Ele Fez por Ns


Numa conferncia de estaca, h muitos anos, conheci uma mulher que dizia ter sido convidada a voltar para a Igreja, aps vrios anos afastada, mas ela no conseguia pensar em nenhum motivo para faz-lo. Para incentiv-la, eu disse: Quando voc pensa em todas as coisas que o Salvador fez por ns, no tm muitos motivos para voltar para a Igreja a fim de ador-Lo e servi-Lo? Fiquei surpreso com sua resposta: O que Ele fez por mim? Para aqueles que no sabem o que o Salvador fez por ns, responderei a essa pergunta com minhas prprias palavras e com meu prprio testemunho.

A Vida do Mundo
A Bblia registra este ensinamento de Jesus: Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundncia (Joo 10:10). Mais tarde, no Novo Mundo, Ele declarou: Eu sou a luz e a vida do mundo (3 Nfi 11:11). Ele a vida do mundo porque nosso Criador e porque, graas a Sua Ressurreio, todos temos a garantia de que viveremos novamente. E a vida que Ele nos d no apenas a vida mortal. Ele ensinou: E dou-lhes a vida eterna, e nunca ho de perecer, e ningum as arrebatar da minha mo (Joo 10:28; ver tambm Joo 17:2).

A Luz do Mundo
Jesus tambm ensinou: Eu sou a luz do mundo; quem me segue no andar em trevas (Joo 8:12). Tambm declarou: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida (Joo 14:6). Ele o Caminho e Ele a Luz porque Seus ensinamentos iluminam nosso caminho na vida mortal e mostram-nos o caminho de volta ao Pai.

Fazer a Vontade do Pai


Jesus sempre honrou o Pai e O seguiu. Mesmo quando jovem, Ele declarou a Seus pais terrenos: No sabeis que me convm tratar dos negcios de meu Pai? (Lucas 2:49). Mais tarde, Ele ensinou: Porque eu desci do cu, no para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou (Joo 6:38; ver tambm Joo 5:19). E o Salvador ensinou: Ningum vem ao Pai, seno por mim (Joo 14:6; ver tambm Mateus 11:27). Retornamos ao Pai Fazendo Sua Vontade Jesus ensinou: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrar no reino dos cus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que est nos cus (Mateus 7:21). Ele explicou: Muitos me diro naquele dia: Senhor, Senhor, no profetizamos ns em teu nome? e em teu nome no expulsamos demnios? e em teu nome no fizemos muitas maravilhas? E ento lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vs que praticais a iniquidade (Mateus 7: 2223). Quem, ento, h de entrar no reino do cu? No sero aqueles que simplesmente fazem obras maravilhosas usando o nome do Senhor, ensinou Jesus, mas somente aquele que faz a vontade de meu Pai, que est nos cus.

2 de 5

11/01/2014 11:50

Ensinamentos de Jesus - general-conference

https://www.lds.org/general-conference/print/2011/10/teachings-of-jesu...

O Grande Exemplo
Jesus mostrou-nos como fazer isso. Vez aps vez, Ele convidou-nos a segui-Lo: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheo-as, e elas me seguem (Joo 10:27).

O Poder do Sacerdcio
Ele deu o poder do sacerdcio a Seus apstolos (ver Mateus 10:1) e a outros. Para Pedro, o apstolo snior, Ele disse: E eu te darei as chaves do reino dos cus; e tudo o que ligares na terra ser ligado nos cus, e tudo o que desligares na terra ser desligado nos cus (Mateus 16:19; ver tambm Mateus 18:18). Lucas declara que designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir (Lucas 10:1). Mais tarde, aqueles setenta alegremente relataram a Jesus: Pelo teu nome, at os demnios se nos sujeitam (Lucas 10:17). Sou testemunha desse poder do sacerdcio.

Orientao pelo Esprito Santo


No final de Seu ministrio terreno, Jesus ensinou a Seus apstolos: Aquele Consolador, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, esse vos ensinar todas as coisas, e vos far lembrar de tudo quanto vos tenho dito (Joo 14:26), e ele vos guiar em toda a verdade (Joo 16:13).

Orientao por Seus Mandamentos


Ele tambm vai guiar-nos por Seus mandamentos. Assim sendo, Ele ordenou aos nefitas que no tivessem mais contendas no tocante a pontos de doutrina, porque, disse Ele: Aquele que tem o esprito de discrdia no meu, mas do diabo, que o pai da discrdia e leva a clera ao corao dos homens, para contenderem uns com os outros. Eis que esta no minha doutrina, levar a clera ao corao dos homens, uns contra os outros; esta, porm, minha doutrina: que estas coisas devem cessar (3 Nfi 11:2930).

Enfoque na Vida Eterna


Ele tambm nos desafia a concentrar-nos Nele, e no nas coisas do mundo. Em Seu grande sermo sobre o po da vida, Jesus explicou o contraste entre a nutrio mortal e a eterna. Ele disse: Trabalhai, no pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dar (Joo 6:27). O Salvador ensinou que Ele era o Po da Vida, a fonte da nutrio eterna. Falando da nutrio mortal que o mundo oferecia, inclusive o man que Jeov enviara para alimentar os filhos de Israel no deserto, Jesus ensinou que aqueles que confiaram naquele po estavam ento mortos (ver Joo 6:49). Em comparao, a nutrio que Ele oferecia era o po vivo que desceu do cu. E Jesus ensinou: Se algum comer deste po, viver para sempre (Joo 6:51). Alguns de Seus discpulos disseram: Duro este discurso. E daquele momento em diante muitos de Seus seguidores tornaram para trs, e j no andavam com ele (Joo 6:60, 66). Aparentemente, no aceitaram Seu ensinamento anterior de que deviam [buscar] primeiro o reino de Deus (Mateus 6:33). Mesmo hoje, alguns que professam o cristianismo sentem-se mais atrados pelas coisas do mundo as coisas que sustm a vida na Terra, mas no nutrem para a vida eterna. Para alguns, Seu duro discurso ainda motivo para no seguir Cristo.

A Expiao
O ponto culminante do ministrio mortal de nosso Salvador foi Sua Ressurreio e Sua Expiao pelos pecados do mundo. Joo Batista profetizou isso quando disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Joo 1:29).

3 de 5

11/01/2014 11:50

Ensinamentos de Jesus - general-conference

https://www.lds.org/general-conference/print/2011/10/teachings-of-jesu...

Mais tarde, Jesus ensinou que o Filho do homem () veio () para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos (Mateus 20:28). Na ltima Ceia, Jesus explicou, de acordo com o relato de Mateus, que o vinho que Ele havia abenoado era o [seu] sangue, o sangue do novo testamento, que derramado por muitos, para remisso dos pecados (Mateus 26:28). Ao aparecer aos nefitas, o Senhor ressuscitado os convidou a aproximarem-se Dele para sentir a ferida em Seu lado e as marcas dos cravos em Suas mos e Seus ps. Ele fez isso, explicou Ele, a fim de que saibais que eu sou o Deus de Israel e o Deus de toda a Terra e fui morto pelos pecados do mundo (3 Nfi 11:14). O relato continua, dizendo que as pessoas da multido lanaram-se aos ps de Jesus e adoraram-no (versculo 17). Por isso, o mundo inteiro, no final, ir ador-Lo. Jesus ensinou outras verdades preciosas sobre Sua Expiao. O Livro de Mrmon, que detalha os ensinamentos do Salvador e d a melhor explicao de Sua misso, relata este ensinamento: Meu Pai enviou-me para que eu fosse levantado na cruz () [para que] pudesse atrair a mim todos os homens, () () Para que sejam julgados segundo suas obras. E () aquele que se arrepender e for batizado em meu nome, ser satisfeito; e se perseverar at o fim, eis que eu o terei por inocente perante meu Pai no dia em que eu me levantar para julgar o mundo. () E nada que seja imundo pode entrar em seu reino; portanto nada entra em seu descanso, a no ser aqueles que tenham lavado suas vestes em meu sangue, por causa de sua f e do arrependimento de todos os seus pecados e de sua fidelidade at o fim (3 Nfi 27:1416, 19). Portanto, sabemos que a Expiao de Jesus Cristo nos d a oportunidade de vencer a morte espiritual resultante do pecado e, ao fazermos e cumprirmos convnios sagrados, de receber as bnos da vida eterna.

Desafio e Testemunho
Jesus lanou o desafio: Que pensais vs do Cristo? (Mateus 22:42). O Apstolo Paulo desafiou os corntios, dizendo: Examinai-vos a vs mesmos, se permaneceis na f (II Corntios 13:5). Todos deveramos aceitar esse desafio para ns mesmos. Onde est nossa maior lealdade? Ser que somos como os cristos da memorvel descrio feita pelo lder Neal A. Maxwell, que mudaram sua residncia para Sio, mas ainda tentam manter uma segunda residncia na Babilnia?1 No h meio-termo. Somos seguidores de Jesus Cristo. Nossa cidadania est em Sua Igreja e em Seu evangelho, e no devemos usar um visto para visitar Babilnia ou agir como um de seus cidados. Devemos honrar Seu nome, guardar Seus mandamentos e no [buscar] as coisas deste mundo, mas [procurar] primeiro edificar o reino de Deus e estabelecer sua justia (Mateus 6:33, nota de rodap a; da Traduo de Joseph Smith, Mateus 6:38). Jesus Cristo o Filho Unignito e Amado de Deus. Ele nosso Criador. Ele a Luz do Mundo. Ele nosso Salvador do pecado e da morte. Esse o mais importante conhecimento que existe na Terra, e vocs podem saber isso por si mesmos, como eu sei por mim mesmo. O Esprito Santo, que presta testemunho do Pai e do Filho e nos conduz para a verdade, revelou essas verdades para mim, e Ele vai revel-las a vocs. O caminho o desejo e a obedincia. Quanto ao desejo, Jesus ensinou: Pedi, e dar-se-vos-; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos- (Mateus 7:7). Quanto obedincia, Ele ensinou: Se algum quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecer se ela de Deus, ou se eu falo de mim mesmo (Joo 7: 17). Presto testemunho da veracidade dessas coisas, em nome de Jesus Cristo. Amm.

4 de 5

11/01/2014 11:50

Ensinamentos de Jesus - general-conference

https://www.lds.org/general-conference/print/2011/10/teachings-of-jesu...

1. Ver Neal A. Maxwell, A Wonderful Flood of Light, 1990, p. 47.

Site Oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias 2014 Intellectual Reserve, Inc. Todos os direitos reservados.

5 de 5

11/01/2014 11:50

S-ar putea să vă placă și