Sunteți pe pagina 1din 9

EXTRAO DE LEOS (FIXOS E VOLTEIS) A PARTIR DE MATERIAL BIOLGICO

1- INTRODUO

O qumico dispe de uma diversidade de procedimentos e sistemas para uso na extrao do material biolgico a partir da sua fonte natural. Dependendo do que se deseja extrair algumas tcnicas so mais recomendadas que outras. Por exemplo, na extrao de leos volteis a tcnica de destilao por arraste a vapor (Figura 1) o procedimento mais aconselhvel, por outro lado, a extrao por meio de solvente orgnico (extrator Soxhlet) de longe a metodologia mais indicada para extrao de leos fixos. Independentemente da tcnica a ser usado na extrao, o processo comum para a obteno de produtos naturais a partir de fontes naturais envolve: escolha da fonte (material biolgico, geralmente vegetal); secagem do material; triturao; extrao e purificao.

a)

b)

c)

Figura 1. Esquema geral para destilaes a vapor em escala laboratorial: a) arraste a vapor. b) hidrodestilao usando uma aparelhagem tipo Clevenger. c) sistema de destilao-extrao simultnea usando uma aparelhagem tipo Likens-Nickerson. Os leos volteis so os principais odorferos encontrados em vrias partes de plantas. Como evaporam quando expostos ao ar em temperaturas comuns, so chamados leos volteis, leos essenciais ou essncias. Este ltimo utilizado porque os leos volteis representam "essncias" ou componentes odorferos das plantas. Os leos essenciais so normalmente encontrados em bolsas secretoras presentes nas partes vitais dos vegetais, tais como: ptalas das flores, folhas, sementes, caule, raiz e frutos. A qualidade do leo essencial varivel de um gnero a outro, de uma a outra espcie, podendo-se encontrar vegetais que possuem essncias quimicamente diferentes em vrias de suas partes.

Praticamente todos os leos volteis so constitudos por misturas qumicas muito complexas; sua composio qumica varia muito. Neles podem ser encontrados quase todos os tipos de compostos orgnicos (hidrocarbonetos, lcoois, cetonas, aldedos, steres, xidos, teres e outros) os quais p quais podem ser agrupados em duas classes, com base na sua biossntese que lhe deu origem: derivados dos terpenides (I), formados pela via do cido mevalnico-acetato e, compostos aromticos (II) formados pela via do cido chiqumico-fenil propanides. As essncias so imiscveis com gua sendo, entretanto, so solveis em lcool, clorofrmio, diclorometano, ter e outros solventes orgnicos. Quando expostas ao ar, mesmo temperatura ambiente, evaporam. Quando recm obtida so incolores, mas com o tempo podem sofrer oxidao, tornando-se escuras. O processo de extrao das essncias depende de uma srie de fatores, tais como: sua localizao no vegetal, suas propriedades f sico-qumicas e a finalidade a que se destina. A grande maioria pode ser isolada dos tecidos vegetais com arraste a vapor. Os constituintes de um leo essencial em

particular podem ser separados por: destilao fracionada a presso reduzida, cristalizao ou cromatografia. A tcnica de extrao pelo arraste de vapor permite a separao de componentes volteis, sem necessidade de temperaturas elevadas, evitandose assim, a sua decomposio trmica. Em escala de laboratrio, a tcnica pode ser convenientemente realizada por meio de um sistema de destilao simples, adaptado com um funil de adio, atravs do qual gua adicionada constantemente, permitindo assim, que o nvel da gua no frasco de destilao permanea constante. Muitas plantas so usadas diretamente com fins medicinais, entretanto, de modo anlogo, o prprio leo voltil extrado da planta usado como medicamento. Em muitos casos, plantas so pulverizadas e empregadas como especiarias e condimentos (anis, cravo-da-ndia, noz-moscada). Alm do uso em produtos farmacuticos, certos leos essenciais so bastante empregados como aromatizantes de alimentos e doces, bem como no comrcio de especiarias, perfumes e cosmticos. A destilao por arraste de vapor uma destilao de misturas imiscveis de compostos orgnicos e gua (vapor). Misturas imiscveis no se comportam como solues. Os componentes de uma mistura imiscvel "fervem" a temperaturas menores do que os pontos de ebulio dos componentes individuais. Assim, uma mistura de compostos de alto ponto de ebulio e gua pode ser destilada temperatura menor que 100C, que o ponto de ebulio da gua. O princpio da destilao a vapor baseia-se no fato de que a presso total de vapor de uma mistura de lquidos imiscveis igual soma da presso de vapor dos componentes puros individuais. A presso total de vapor da mistura torna-se igual presso atmosfrica, e a mistura ferve numa temperatura menor que o ponto de ebulio de qualquer um dos componentes.

Para dois lquidos imiscveis A e B:

Ptotal = PoA + PoB

Onde: PoA e PoB so as presses de vapor dos componentes puros. Note que este comportamento diferente daquele observado para lquidos miscveis, onde a presso total de vapor a soma das presses de vapor parciais dos componentes.

Para dois lquidos miscveis A e B: Ptotal= XA PoA + XB PoB

Onde: XAPoA e XBPoB correspondem s presses parciais de vapor.

A destilao por arraste a vapor pode ser utilizada nos seguintes casos: 1. Quando se desejam separar ou purificar uma substncia cujo ponto de ebulio alto e/ou apresente risco de decomposio; 2. Para separar ou purificar substncias contaminadas com impurezas resinosas; 3. Para retirar solventes com elevado ponto de ebulio, quando em soluo existe uma substncia no voltil; 4. Para separar substncia pouco miscvel em gua cuja presso de vapor seja prxima a da gua a 100C.

EXTRAO DO LEO ESSENCIAL DE CRAVO DA NDIA


(DESTILAO POR ARRASTE A VAPOR)

2- METODOLOGIA Neste experimento ser isolado o eugenol (4-alil-2-metoxifenol, 1) do leo de cravo da ndia (Eugenia caryophyllata), pela tcnica de destilao por arraste a vapor. Uma vez obtido o eugenol, deve-se separ-lo da soluo aquosa atravs de extraes com diclorometano. Traos de gua presentes no solvente devero ser retirados com a ajuda de um sal dessecante (sulfato de sdio anidro). Como difcil purificar o composto original ou caracteriz-lo atravs de suas propriedades fsicas, pode-se convert-lo em um derivado. Este derivado poder ser obtido atravs da reao do eugenol com cloreto de benzola. O produto formado o benzoato de eugenila 2, um composto cristalino com ponto de fuso bem definido.

3-PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1- EXTRAO DO EUGENOL:

Monte a aparelhagem conforme a Figura 1b. A fonte de calor uma manta eltrica. Coloque 10 g de cravos num balo de 250 mL e adicione 150 mL de gua. Inicie o aquecimento de modo a ter uma velocidade de destila o lenta, mas constante. Extraia o destilado com duas pores de cloreto de metileno (10 mL). Separe as camadas e despreze a fase aquosa. Seque a fase orgnica com sulfato de sdio anidro. Filtre a mistura em papel pregueado (diretamente

em um balo de fundo redondo previamente tarado), lave com uma pequena poro de CH2Cl2 e em seguida retire o solvente no evaporador rotativo. Opcionalmente, aps a filtrao concentre a mistura (utilizando um banho de vapor na capela), transfira o lquido restante para um frasco previamente tarado e concentre o contedo novamente por evaporao em banho-maria at que

somente um resduo oleoso permanea. Seque o fresco e pese. Calcule a porcentagem de extrao de leo, baseado na quantidade original de cravo usada. Reserve uma alquota para anlises cromatogrficas.

EXTRAO DO LEO ESSENCIAL DA CASCA DA LARANJA DESTILAO POR ARRASTE A VAPOR

EXTRAO DO LIMONENO

1- Pese 50,0 g de casca de laranja. Obtenha pequenos pedaos em forma de

pelcula. 2- Coloque este material em um balo de 500 mL e adicione cerca de 250 mL de gua. Adapte o balo ao sistema de destilao por arraste a vapor (Figura 2). 3- Inicie a destilao utilizando uma manta de aquecimento. Marque o tempo de destilao, o incio do aquecimento e o fim do aquecimento, anotando o tempo a cada 10 mL destilado. Se for necessrio, coloque mais gua no sistema gerador de vapor.
4- Colete cerca de 80 mL do destilado em uma proveta. Observar o aroma, cor

e outras caractersticas do lquido. 5- Transfira o destilado para um funil de separao. 6- Lave a proveta com 3 x 10 mL de CH2Cl2. 7- Faa o processo de extrao. Separe as duas fases. 8- Combine as fases orgnicas e seque com sulfato de sdio anidro.

9- Filtre em funil com algodo na haste para um balo de 125 mL. 10- Evaporem o solvente em evaporador rotativo usando temperaturas do banho < 40C. 11- Determine a massa do material obtido e calcule o rendimento. 12- Reservem o material para posterior anlise por cromatografia gasosa (CG).

Figura 2: Sistema de Destilao por Arraste a Vapor (verso laboratorial).

PS-LABORATRIO: 1. Em que categoria geral de produtos naturais se enquadra as essncias? 2. Consulte nos catlogos (Index Merk, Handbook, etc.) o ponto de ebulio do eugenol e do limoneno. 3. Baseado no peso original de cravo e casca de laranja, calcular a porcentagem de recuperao do eugenol e do limoneno, respectivamente, considerando que as impurezas presentes no extrato so insignificantes. 4. Por que a destilao por arraste a vapor preferida destilao simples quando se trata de leos essenciais? 5. Quando dois lquidos imiscveis so misturados formando uma mistura heterognea, cada substncia exerce sua prpria presso de vapor, independentemente da presena da outra. Por que um sistema heterogneo, como gua e leo essencial, destila a uma temperatura abaixo de 100oC?

6. Os constituintes de um leo essencial particular podem ser separada por destilao fracionada a presso reduzida, cristalizao ou cromatografia. Supondo que, com leo essencial de cravo, nenhum dos procedimentos acima citados poderia ser adotado para separar os seus componentes (eugenol e acetato de eugenila). Nesse caso, proponha um fluxograma e equa es mostrando como o eugenol pode ser separado (quimicamente!!!) do seu acetil derivado.

7- Apresente a reao entre o eugenol e NaOH e escreva estruturas de ressonncia que mostrem como o nion do eugenol estabilizado: 8- Qual a funo dos agentes dessecantes? Cite exemplos: 9- Escreva o mecanismo de decomposio do cloreto de benzola em H2O: 10- Qual o produto formado na reao de um cloreto de cido (RCOCl) com: a) H2O b) NH3 c) RCOOH d) ROH

11- Apresente o mecanismo de reao entre o eugenol e cloreto de benzola: 12- Que outro reagente poderia ser utilizado no lugar do cloreto de benzola, visando a preparao do benzoato de eugenol? 13- Como pode ser realizada a caracterizao do eugenol? 14- Discuta a pureza do derivado (benzoato de eugenol), a partir da medida de seu ponto de fuso. Como este composto poderia ser melhor purificado? 15- Cite outros exemplos de compostos orgnicos (aromticos ou no) que podem ser extrados de fontes naturais, tais como: anis estrelado, noz moscada, pimenta, hortel, guaran e sassafrs: 16- Cite um mtodo de extrao e de dosagem para leos essenciais. Explique. 17- (Provo 2002) Em um laboratrio efetuou-se a nitrao do fenol, obtendose os ismeros o-nitrofenol (A) e p-nitrofenol (B). Os dois ismeros obtidos foram separados utilizando-se a seguinte aparelhagem de destilao:

O mecanismo escolhido para efetuar a separao baseia-se na destilao (a) por arraste a vapor do componente A, pois A mais voltil que B, por apresentar ligao hidrognio intramolecular. (b) por arraste a vapor do componente B, pois B menos solvel que A, por apresentar menor momento de dipolo. (c) fracionada, onde o componente A recolhido puro, pois apresenta menor ponto de ebulio que B. (d) fracionada, onde o componente B recolhido puro, pois apresenta menor solubilidade em gua.

S-ar putea să vă placă și